SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  70
CURSO TRABALHO EM EQUIPE WILSON                       MARTINS Especialista em oratória Consultor de liderança WM Treinamentos Cursos e Palestras Ltda CNPJ 25.176.447/0001-47 Av. Pres. Kubtschek, 140 sl 106 Ed. Boulevard Center Betim MG www.wilsonmartins.com wmpalestrante@hotmail.com 31 25714992 – 31 3054 0042
MUDAR PARADIGMAS! A EQUIPE em MUTAÇÃO  IDÉIAS E CONCEITOS INOVADORES!
Uma equipe se forma quando dois ou mais  indivíduos interdependentes e em interação se juntam visando a obtenção de um determinado objetivo.
CENÁRIO NOS ÚLTIMOS SETENTA ANOS   Hierarquia Divisão do Trabalho Amplitude de controle  Especialização funcional Comunicação oral.
CENÁRIO NO SÉCULO XXI Emprego dinâmico dos recursos Comunicação ponto a ponto Redes e Parcerias Trabalho realizado em equipes Monitoração de resultados Trabalho organizado em projetos Oportunidade, criatividade e coordenação
A EQUIPE precisa se conscientizar Mudam os problemas e mudam as soluções As respostas velhas não respondem as perguntas novas Esse é o drama de empresas que não tem equipes em condições de competir Mas o que está atrasado na realidade, são os conhecimentos que elas têm, que não se aplicam mais à realidade
As vezes temos pessoas na equipe que: 1 – FAZEM AS COISAS ACONTECEREM 2 – OBSERVAM AS COISAS ACONTECENDO 3 – NEM MESMO SABEM QUE AS COISAS ACONTECEM Estas pessoas precisam ser DESAFIADAS a se movimentarem!
DESAFIOS Redefinição do modelo de distribuição de responsabilidades  Reinventar a comunicação entre membros da equipes  Conscientizar a mudarem de profissionais de  tarefas métodicas a profissionais de processo
A TRANSIÇÃO MUDAR A PRÁTICA DE GESTÃO; ESTIMULAR A INICIATIVA; AJUDAR A ENTENDER O MOMENTO,  OS DESAFIOS E A ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO; REDEFINIR OS MECANISMOS DE FUNCIONAMENTO  (NORMAS) DA ORGANIZAÇÃO;  REEQUIPAR A ORGANIZAÇÃO COM NOVAS  FERRAMENTAS.
Características da Nova Equipe de Trabalho Existência de Desafio Constante Pequeno Número de Integrantes Objetivos Comuns Comprometimento Competência Valorização das Pessoas Clareza de Papéis e Tarefas	 Liderança Compartilhada Convergència de Esforços Flexibilidade Valores e Princípios Motivação Constante
CULTURA DA FLEXIBILIDADE ... maior ou menor capacidade de considerar as contribuições, idéias, necessidades de membros da equipe, assim como a maior ou menor capacidade de ver a mudança ou mesmo uma nova idéia como uma ótima oportunidade e não uma ameaça. Conceito A flexibilidade é avaliada por meio de níveis Avalie-se!
NÍVEIS de FLEXIBILIDADE ,[object Object]
visto pelos outros como pessoa de um só propósito
em grupo, faz coisas de sua preferência
prefere situações e tarefas que lhe são familiares
resistente à mudanças
não assume riscos em situações novas
inflexívelNÍVEL 1 ,[object Object]
visto pelos outros como pessoa de objetivos rígidos
em grupo, tende a cooperar até o ponto de muita exigência
algumas vezes, reage a idéias alheias
indeciso quanto à mudanças, prefere modelos tradicionais
voltado para áreas técnicas, não humanas
eficiente, quando se relaciona com pessoas semelhantesNÍVEL 2
NÍVEIS de FLEXIBILIDADE ,[object Object]
grande capacidade de compreensão
fácil adaptação
visto pelos outros como pessoa simpática e acessível
se envolve moderadamente com pessoas e tarefas
bastante flexível
sente-se feliz em conviver com as pessoasNÍVEL 3 ,[object Object]
fácil de ser entendido e conhecido
gasta suas energias para atender as necessidades de todos
procura fazer as coisas de diferentes maneiras
traz desconfiança às pessoas sobre suas atitudes
situações ambíguas e incertas não causam problemasNÍVEL 4
O FUTURO DAS EQUIPES Liderança compartilhada Pessoas emancipadas  conscientemente Pessoas praticando as disciplinas  acordadas Pessoas autodesenvolvendo-se, e criando novos caminhos Aprendizagem contínua e ininterrupta
Um grupo com objetivos comuns O desafio é de fazer este grupo trabalhar como uma equipe; Cultura de produzir um resultado maior que a simples soma de contribuição individual; Os envolvidos entender a relevância da sua individualidade diante do grupo.
Como  está  a  equipe ? Produtividade Empatia Regras e Objetivos Flexibilidade Objetividade Reconhecimento Moral
Papéis na estruturação de uma equipe Apoio Confrontação Moderação Mediação Harmonização Observação do Processo
O grande desafio na Coordenação de Equipes Conhecer os membros da equipe Negociar interna e externamente Socializar e intercambiar informações Discutir  o cenário organizacional Estimular e incentivar o processo criativo Contribuir para o estabelecimento da identidade do grupo Estabelecer metas realistas Reconhecer e recompensar a equipe Estimular a União e interesse do grupo   Contribuir para que o grupo sinta orgulho de fazer parte do time Delegar tarefas.
ESTÁGIOS DE DESEMPENHO DE GRUPO ACOMPANHAR TAREFAS GRUPO DE TRABALHO DESENVOLVENDO POTENCIAL DA EQUIPE EQUIPE REAL EQUIPE DE ELEVADO DESEMPENHO
Quarteto crítico na equipe 1 - Coesão:a grande cola que une os membros da equipe: 	a) – Percepção – Sentimento positivo que vem da afirmação você é um dos nossos; 	b) – Desafio – Fortalece a coesão quando membros são expostos a missões desafiadoras; 	c) – Competência Técnica – Essa qualidade promove a coesão da equipe na medida em que todos querem associar-se um “time” que tende a ser bem sucedido; 	d) – Objetivos em comum – Quando os membros de uma possuem interesses convergentes; 	e) -  Experiência - Um grupo que já possui histórico bem sucedidos aumenta as chances de repetição do sucesso o que contribui para o fortalecimento da coesão (união) da equipe.
Quarteto crítico na equipe 2 2 - Organização – A organização é o “lubrificante” das engrenagens que deverão se mover em favor da equipe nos projetos. Missão - A missão do projeto é o ponto de partida para organizar a equipe. Registro – toda e qualquer informação é de suma importância para o projeto. Os E-mails trocados com o cliente, a versão de estudo anterior, atas de reuniões... Cumprimento de prazos – esse é um dos maiores desafios em uma equipe – disciplina muitas vezes está associado a imposições negativas.
Quarteto crítico na equipe 3 3 – Motivação – motor que impulsiona a equipe na realização de tarefas:            a) – Recompensas - imediatas ou remotas, psicológicas ou materiais;              b) – Interesse no projeto – o apelo motivacional nasce do próprio projeto;   c) – Percepção de “ameaças” – a ameaça pode ser representada por um “concorrente perigoso”, pela perspectiva de perda de emprego caso o projeto não seja bem sucedido;              d) – Crescimento profissional – perspectiva de que novas oportunidades surjam em decorrência do sucesso do projeto.
Quarteto crítico na equipe 4 4 – Comunicação – Um fator critico que as vezes é negligenciado, a comunicação é o eixo que conecta os membros. 	a) – Disposição para ouvir - talento precioso, deve ser exercitado pela equipe; 	b) – Disposição para falar – liberdade para manifestação das opiniões é o primeiro passo para o entrosamento; 	c) – Normas e princípios – todo o processo de comunicação envolvendo os membros precisa de regras para o “bom” andamento do processo positivo de comunicação.
TÁTICAS DA EQUIPE ,[object Object],Possibilidade de que o outro não saiba, não conheça totalmente ou não avalie os fatos do mesmo modo e intensidade; Que tal colocá-lo a par?
A equipe propõe sempre... ,[object Object]
Criar opções para superação dos obstáculos;
Determinar o tempo para conquistar as suas metas propostas;
Planejar estratégias facilitadoras;
Avaliar resultados e se propor novos objetivos;
Inovar sempre.,[object Object]
"Se você não mudou nos últimos seis meses não é porque o processo está certo, mas provavelmente porque você está errado.“ provérbio japonês .
RUMO AO  FUTURO
TURBULÊNCIAS
Estamos evoluindo de... REGRAS  RÍGIDAS para PRINCÍPIOS  E  VALORES
O TRABALHO EM EQUIPE É O CÓDIGO GENÉTICO  DA CULTURA  DA ORGANIZAÇÃO “Se você olhar para o seu corpo, suas células são especializadas, mas cada uma delas tem o plano mestre de todo o corpo.”Steve JobsIdeas for the 1990’sFortune, March 26, 1990, pg 35
CADA MEMBRO DA EQUIPE SE CONSCIÊNTIZAR 		Co-responsabilidade social 		Desenvolvimento integral do ser humano	Espiritualidade	 		Predominância do SER em relação ao TER SUCESSO !
Na verdade, a consciência nos faz valorizar a ... ... Felicidade Plenitude  Liberdade Paz  Amor
? COMO FAZER PARA QUE AS PESSOAS TRABALHEM EM EQUIPE E POSSAMPERPETUARE OBTERSUCESSO?
TRABALHAR ADEQUADAMENTE AS PESSOAS CHAVE DE UMA ORGANIZAÇÃO: ,[object Object],[object Object]
COOPERAÇÃO INTERNA PARA COMPETIR    DO LADO DE FORA.
Objetivo do Trabalho em Equipe Tornar as Organizações EFICIENTES Estruturadas e organizadas racionalizando custos - produtivas EFICAZES 	Viabilizando resultados – Definindo e alcançando METAS – assegurando sua sobrevivência EFETIVASSatisfazendo clientes, desenvolvendo colaboradores e atuando         com responsabilidade social – buscando a perpetuidade CONSCIENTESRespeitando a integralidade e a individualidade do ser humano – 	pessoal, profissional e cidadão - criando comunidades de sabedoria.
[object Object], gera erros, erros geram SUCESSO!
COLABORADORES COMPETENTES PARA O FUTURO COMPROMETIDOS COM O FUTURO MOTIVADOS PELO FUTURO HUMANIZAÇÃO
COLABORADORES COMPETENTES PARA O FUTURO APRENDENDO CONTINUAMENTE AUTO-DESENVOLVIMENTO BUSCANDO A EXCELÊNCIA

Contenu connexe

Tendances

2016 fev 19_ palestra_equipe_metacompetente
2016 fev 19_ palestra_equipe_metacompetente2016 fev 19_ palestra_equipe_metacompetente
2016 fev 19_ palestra_equipe_metacompetenteSandra Marques
 
MBA Gestão de Pessoas e Liderança por Metodologia Coaching
MBA Gestão de Pessoas e Liderança por Metodologia CoachingMBA Gestão de Pessoas e Liderança por Metodologia Coaching
MBA Gestão de Pessoas e Liderança por Metodologia CoachingThais Silva
 
Manual ufcd 4647_-_liderana_e_trabalho_em_equipa
Manual ufcd 4647_-_liderana_e_trabalho_em_equipaManual ufcd 4647_-_liderana_e_trabalho_em_equipa
Manual ufcd 4647_-_liderana_e_trabalho_em_equipaDaniela Anjos
 
Liderança de alta performance
Liderança de alta performanceLiderança de alta performance
Liderança de alta performanceaction_coach
 
[Joinville/SC] Programa Formação em Mentoring e Coaching Holo-Sistêmico ISOR®
[Joinville/SC] Programa Formação em Mentoring e Coaching Holo-Sistêmico ISOR®[Joinville/SC] Programa Formação em Mentoring e Coaching Holo-Sistêmico ISOR®
[Joinville/SC] Programa Formação em Mentoring e Coaching Holo-Sistêmico ISOR®Maryze Dal Borba
 
Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe - Aula 4
Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe - Aula 4Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe - Aula 4
Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe - Aula 4Professor Cristiano Barreto
 
Liderana 1210184941713462-8 (1)
Liderana 1210184941713462-8 (1)Liderana 1210184941713462-8 (1)
Liderana 1210184941713462-8 (1)Universidade Unesa
 
Train the-trainer
Train the-trainerTrain the-trainer
Train the-trainerHigorMario
 
Folder da trilha sem data
Folder da trilha   sem dataFolder da trilha   sem data
Folder da trilha sem dataTiago Paiva
 
Série Aprendendo com Outros: Formação e Desenvolvimento de Equipes
Série Aprendendo com Outros: Formação e Desenvolvimento de EquipesSérie Aprendendo com Outros: Formação e Desenvolvimento de Equipes
Série Aprendendo com Outros: Formação e Desenvolvimento de EquipesMoacir Medrado
 

Tendances (20)

3. liderança, atitude e comportamento gerencial
3. liderança, atitude e comportamento gerencial3. liderança, atitude e comportamento gerencial
3. liderança, atitude e comportamento gerencial
 
2016 fev 19_ palestra_equipe_metacompetente
2016 fev 19_ palestra_equipe_metacompetente2016 fev 19_ palestra_equipe_metacompetente
2016 fev 19_ palestra_equipe_metacompetente
 
Lideranca
LiderancaLideranca
Lideranca
 
Scrum Gathering Rio 2021 | Como sua organização inova? Como a liderança influ...
Scrum Gathering Rio 2021 | Como sua organização inova? Como a liderança influ...Scrum Gathering Rio 2021 | Como sua organização inova? Como a liderança influ...
Scrum Gathering Rio 2021 | Como sua organização inova? Como a liderança influ...
 
Workshop Pilares da Liderança
Workshop Pilares da LiderançaWorkshop Pilares da Liderança
Workshop Pilares da Liderança
 
MBA Gestão de Pessoas e Liderança por Metodologia Coaching
MBA Gestão de Pessoas e Liderança por Metodologia CoachingMBA Gestão de Pessoas e Liderança por Metodologia Coaching
MBA Gestão de Pessoas e Liderança por Metodologia Coaching
 
Comportamento Gerencial
Comportamento GerencialComportamento Gerencial
Comportamento Gerencial
 
Manual ufcd 4647_-_liderana_e_trabalho_em_equipa
Manual ufcd 4647_-_liderana_e_trabalho_em_equipaManual ufcd 4647_-_liderana_e_trabalho_em_equipa
Manual ufcd 4647_-_liderana_e_trabalho_em_equipa
 
Liderança de alta performance
Liderança de alta performanceLiderança de alta performance
Liderança de alta performance
 
Tecnico em enfermagem aula 1
Tecnico em enfermagem aula 1Tecnico em enfermagem aula 1
Tecnico em enfermagem aula 1
 
[Joinville/SC] Programa Formação em Mentoring e Coaching Holo-Sistêmico ISOR®
[Joinville/SC] Programa Formação em Mentoring e Coaching Holo-Sistêmico ISOR®[Joinville/SC] Programa Formação em Mentoring e Coaching Holo-Sistêmico ISOR®
[Joinville/SC] Programa Formação em Mentoring e Coaching Holo-Sistêmico ISOR®
 
Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe - Aula 4
Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe - Aula 4Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe - Aula 4
Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe - Aula 4
 
Formação de Equipes.
Formação de Equipes.Formação de Equipes.
Formação de Equipes.
 
Formando grandes equipes
Formando grandes equipesFormando grandes equipes
Formando grandes equipes
 
Liderana 1210184941713462-8 (1)
Liderana 1210184941713462-8 (1)Liderana 1210184941713462-8 (1)
Liderana 1210184941713462-8 (1)
 
Estilos de liderancas_texto1
Estilos de liderancas_texto1Estilos de liderancas_texto1
Estilos de liderancas_texto1
 
Apostila chefia-e-lideranca
Apostila chefia-e-liderancaApostila chefia-e-lideranca
Apostila chefia-e-lideranca
 
Train the-trainer
Train the-trainerTrain the-trainer
Train the-trainer
 
Folder da trilha sem data
Folder da trilha   sem dataFolder da trilha   sem data
Folder da trilha sem data
 
Série Aprendendo com Outros: Formação e Desenvolvimento de Equipes
Série Aprendendo com Outros: Formação e Desenvolvimento de EquipesSérie Aprendendo com Outros: Formação e Desenvolvimento de Equipes
Série Aprendendo com Outros: Formação e Desenvolvimento de Equipes
 

En vedette

Portfolio Leela Kala Artes Novembro 2013
Portfolio Leela Kala Artes Novembro 2013Portfolio Leela Kala Artes Novembro 2013
Portfolio Leela Kala Artes Novembro 2013Leila Monnerat
 
242 lacerise
242 lacerise242 lacerise
242 laceriseAl-kimiya
 
Texto da 5ª sessão
Texto da 5ª sessãoTexto da 5ª sessão
Texto da 5ª sessãocandidamatos
 
Découverte de haut tonkin 9 jours trekking au nord vietnam- dès 519 usd
Découverte de haut tonkin 9 jours   trekking au nord vietnam- dès 519 usdDécouverte de haut tonkin 9 jours   trekking au nord vietnam- dès 519 usd
Découverte de haut tonkin 9 jours trekking au nord vietnam- dès 519 usdtourtt
 

En vedette (8)

Portfolio Leela Kala Artes Novembro 2013
Portfolio Leela Kala Artes Novembro 2013Portfolio Leela Kala Artes Novembro 2013
Portfolio Leela Kala Artes Novembro 2013
 
jj
jjjj
jj
 
242 lacerise
242 lacerise242 lacerise
242 lacerise
 
Texto da 5ª sessão
Texto da 5ª sessãoTexto da 5ª sessão
Texto da 5ª sessão
 
Familles
FamillesFamilles
Familles
 
Découverte de haut tonkin 9 jours trekking au nord vietnam- dès 519 usd
Découverte de haut tonkin 9 jours   trekking au nord vietnam- dès 519 usdDécouverte de haut tonkin 9 jours   trekking au nord vietnam- dès 519 usd
Découverte de haut tonkin 9 jours trekking au nord vietnam- dès 519 usd
 
Prova html
Prova htmlProva html
Prova html
 
Regras 2011
Regras 2011Regras 2011
Regras 2011
 

Similaire à Trabalho em Equipe

Gestão de equipes para professores v final
Gestão de equipes para professores v finalGestão de equipes para professores v final
Gestão de equipes para professores v finalPaulo Santos
 
Trabalho_em_Equipe.pptx
Trabalho_em_Equipe.pptxTrabalho_em_Equipe.pptx
Trabalho_em_Equipe.pptxErickOdilon
 
Palestra gestores
Palestra gestoresPalestra gestores
Palestra gestoreseliasdemoch
 
Equipes de Alta Performance - Atividade de preparação + EQ - 2014A
Equipes de Alta Performance - Atividade de preparação + EQ - 2014AEquipes de Alta Performance - Atividade de preparação + EQ - 2014A
Equipes de Alta Performance - Atividade de preparação + EQ - 2014ASustentare Escola de Negócios
 
Treinamento e desenvolvimento
Treinamento e desenvolvimentoTreinamento e desenvolvimento
Treinamento e desenvolvimentoIvonei Hilgemberg
 
Palestragestores 130915174239-phpapp02 (1)
Palestragestores 130915174239-phpapp02 (1)Palestragestores 130915174239-phpapp02 (1)
Palestragestores 130915174239-phpapp02 (1)professoramichele
 
Programas treinamentotarget
Programas treinamentotargetProgramas treinamentotarget
Programas treinamentotargetTARGET - HR
 
Programas treinamentotarget
Programas treinamentotargetProgramas treinamentotarget
Programas treinamentotargetTARGET - HR
 
ApresentacaoSobreLideranca (2).ppt
ApresentacaoSobreLideranca (2).pptApresentacaoSobreLideranca (2).ppt
ApresentacaoSobreLideranca (2).pptCatarinaSousa673770
 
ApresentacaoSobreLideranca.ppt
ApresentacaoSobreLideranca.pptApresentacaoSobreLideranca.ppt
ApresentacaoSobreLideranca.pptCliaMachado11
 
ApresentacaoSobreLideranca.ppt
ApresentacaoSobreLideranca.pptApresentacaoSobreLideranca.ppt
ApresentacaoSobreLideranca.pptCliaMachado11
 
LIDERANÇA VIVA.ppt
LIDERANÇA VIVA.pptLIDERANÇA VIVA.ppt
LIDERANÇA VIVA.pptCasi20
 

Similaire à Trabalho em Equipe (20)

SEMINÁRIO COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA
SEMINÁRIO COMUNICAÇÃO E LIDERANÇASEMINÁRIO COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA
SEMINÁRIO COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA
 
Gestão de equipes para professores v final
Gestão de equipes para professores v finalGestão de equipes para professores v final
Gestão de equipes para professores v final
 
Trabalho_em_Equipe.pptx
Trabalho_em_Equipe.pptxTrabalho_em_Equipe.pptx
Trabalho_em_Equipe.pptx
 
Palestra gestores
Palestra gestoresPalestra gestores
Palestra gestores
 
Equipes de Alta Performance - Atividade de preparação + EQ - 2014A
Equipes de Alta Performance - Atividade de preparação + EQ - 2014AEquipes de Alta Performance - Atividade de preparação + EQ - 2014A
Equipes de Alta Performance - Atividade de preparação + EQ - 2014A
 
Liderança e gestão
Liderança e gestãoLiderança e gestão
Liderança e gestão
 
Treinamento e desenvolvimento
Treinamento e desenvolvimentoTreinamento e desenvolvimento
Treinamento e desenvolvimento
 
6 Coaching
6   Coaching6   Coaching
6 Coaching
 
6 Coaching
6   Coaching6   Coaching
6 Coaching
 
Palestragestores 130915174239-phpapp02 (1)
Palestragestores 130915174239-phpapp02 (1)Palestragestores 130915174239-phpapp02 (1)
Palestragestores 130915174239-phpapp02 (1)
 
Programas treinamentotarget
Programas treinamentotargetProgramas treinamentotarget
Programas treinamentotarget
 
Programas treinamentotarget
Programas treinamentotargetProgramas treinamentotarget
Programas treinamentotarget
 
Trabalho em equipe
Trabalho em equipeTrabalho em equipe
Trabalho em equipe
 
ApresentacaoSobreLideranca (2).ppt
ApresentacaoSobreLideranca (2).pptApresentacaoSobreLideranca (2).ppt
ApresentacaoSobreLideranca (2).ppt
 
ApresentacaoSobreLideranca.ppt
ApresentacaoSobreLideranca.pptApresentacaoSobreLideranca.ppt
ApresentacaoSobreLideranca.ppt
 
ApresentacaoSobreLideranca.ppt
ApresentacaoSobreLideranca.pptApresentacaoSobreLideranca.ppt
ApresentacaoSobreLideranca.ppt
 
LIDERANÇA VIVA.ppt
LIDERANÇA VIVA.pptLIDERANÇA VIVA.ppt
LIDERANÇA VIVA.ppt
 
Gestão lider
Gestão   liderGestão   lider
Gestão lider
 
Discovery Week ZUP | Como ser uma organização orientada para produto? Produt...
Discovery Week ZUP |  Como ser uma organização orientada para produto? Produt...Discovery Week ZUP |  Como ser uma organização orientada para produto? Produt...
Discovery Week ZUP | Como ser uma organização orientada para produto? Produt...
 
Apr Avantti Coaching
Apr Avantti CoachingApr Avantti Coaching
Apr Avantti Coaching
 

Plus de WM Treinamentos Cursos e Palestras Ltda

Plus de WM Treinamentos Cursos e Palestras Ltda (20)

Humanizar o atendimento na saúde
Humanizar o atendimento na saúdeHumanizar o atendimento na saúde
Humanizar o atendimento na saúde
 
Vença a timidez
Vença a timidezVença a timidez
Vença a timidez
 
Seu pior inimigo
Seu pior inimigoSeu pior inimigo
Seu pior inimigo
 
Futuro, é lá que vou viver!
Futuro, é lá que vou viver!Futuro, é lá que vou viver!
Futuro, é lá que vou viver!
 
Abordagem ao eleitor
Abordagem ao eleitorAbordagem ao eleitor
Abordagem ao eleitor
 
Relacionamento com o cliente
Relacionamento com o clienteRelacionamento com o cliente
Relacionamento com o cliente
 
Curso de atendimento com excelência
Curso de atendimento com excelênciaCurso de atendimento com excelência
Curso de atendimento com excelência
 
Formação de liderança política
Formação de liderança políticaFormação de liderança política
Formação de liderança política
 
Motivação & vendas
Motivação & vendasMotivação & vendas
Motivação & vendas
 
5 S, uma nova visão de futuro!
5 S, uma nova visão de futuro!5 S, uma nova visão de futuro!
5 S, uma nova visão de futuro!
 
Negociar com excelência todos os dias!!!
Negociar com excelência  todos os dias!!!Negociar com excelência  todos os dias!!!
Negociar com excelência todos os dias!!!
 
Zona de conforto mata, salve sua vida!
Zona de conforto mata, salve sua vida!Zona de conforto mata, salve sua vida!
Zona de conforto mata, salve sua vida!
 
A meta, processos de desafio diário
A meta, processos de desafio  diárioA meta, processos de desafio  diário
A meta, processos de desafio diário
 
Curso comunicação para empreendedores e gerentes de vendas
Curso comunicação para empreendedores e gerentes de vendasCurso comunicação para empreendedores e gerentes de vendas
Curso comunicação para empreendedores e gerentes de vendas
 
Consciência Política Já!
Consciência Política Já!Consciência Política Já!
Consciência Política Já!
 
Negociar é uma arte!
Negociar é uma arte!Negociar é uma arte!
Negociar é uma arte!
 
Segurança do trabalho, saúde e qualidade de vi
Segurança do trabalho, saúde e qualidade de viSegurança do trabalho, saúde e qualidade de vi
Segurança do trabalho, saúde e qualidade de vi
 
Palestra motivação, estratégia planejamento 2
Palestra motivação, estratégia planejamento 2Palestra motivação, estratégia planejamento 2
Palestra motivação, estratégia planejamento 2
 
Palestra - Caro é o produto que o cliente não vê valor!
Palestra - Caro é o produto que o cliente não vê valor!Palestra - Caro é o produto que o cliente não vê valor!
Palestra - Caro é o produto que o cliente não vê valor!
 
Treinamento sucesso nas_vendas
Treinamento sucesso nas_vendasTreinamento sucesso nas_vendas
Treinamento sucesso nas_vendas
 

Dernier

Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoE-Commerce Brasil
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxCoca Pitzer
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?Michael Rada
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...E-Commerce Brasil
 
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssGuilhermeMelo381677
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024E-Commerce Brasil
 
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoCatálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoWagnerSouza717812
 
Brochura template para utilizar em eventos
Brochura template para utilizar em eventosBrochura template para utilizar em eventos
Brochura template para utilizar em eventosnpbbbb
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaE-Commerce Brasil
 

Dernier (14)

Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
 
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
 
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoCatálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
 
Brochura template para utilizar em eventos
Brochura template para utilizar em eventosBrochura template para utilizar em eventos
Brochura template para utilizar em eventos
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
 

Trabalho em Equipe

  • 1. CURSO TRABALHO EM EQUIPE WILSON MARTINS Especialista em oratória Consultor de liderança WM Treinamentos Cursos e Palestras Ltda CNPJ 25.176.447/0001-47 Av. Pres. Kubtschek, 140 sl 106 Ed. Boulevard Center Betim MG www.wilsonmartins.com wmpalestrante@hotmail.com 31 25714992 – 31 3054 0042
  • 2.
  • 3. MUDAR PARADIGMAS! A EQUIPE em MUTAÇÃO IDÉIAS E CONCEITOS INOVADORES!
  • 4. Uma equipe se forma quando dois ou mais indivíduos interdependentes e em interação se juntam visando a obtenção de um determinado objetivo.
  • 5. CENÁRIO NOS ÚLTIMOS SETENTA ANOS Hierarquia Divisão do Trabalho Amplitude de controle Especialização funcional Comunicação oral.
  • 6. CENÁRIO NO SÉCULO XXI Emprego dinâmico dos recursos Comunicação ponto a ponto Redes e Parcerias Trabalho realizado em equipes Monitoração de resultados Trabalho organizado em projetos Oportunidade, criatividade e coordenação
  • 7. A EQUIPE precisa se conscientizar Mudam os problemas e mudam as soluções As respostas velhas não respondem as perguntas novas Esse é o drama de empresas que não tem equipes em condições de competir Mas o que está atrasado na realidade, são os conhecimentos que elas têm, que não se aplicam mais à realidade
  • 8. As vezes temos pessoas na equipe que: 1 – FAZEM AS COISAS ACONTECEREM 2 – OBSERVAM AS COISAS ACONTECENDO 3 – NEM MESMO SABEM QUE AS COISAS ACONTECEM Estas pessoas precisam ser DESAFIADAS a se movimentarem!
  • 9. DESAFIOS Redefinição do modelo de distribuição de responsabilidades Reinventar a comunicação entre membros da equipes Conscientizar a mudarem de profissionais de tarefas métodicas a profissionais de processo
  • 10. A TRANSIÇÃO MUDAR A PRÁTICA DE GESTÃO; ESTIMULAR A INICIATIVA; AJUDAR A ENTENDER O MOMENTO, OS DESAFIOS E A ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO; REDEFINIR OS MECANISMOS DE FUNCIONAMENTO (NORMAS) DA ORGANIZAÇÃO; REEQUIPAR A ORGANIZAÇÃO COM NOVAS FERRAMENTAS.
  • 11. Características da Nova Equipe de Trabalho Existência de Desafio Constante Pequeno Número de Integrantes Objetivos Comuns Comprometimento Competência Valorização das Pessoas Clareza de Papéis e Tarefas Liderança Compartilhada Convergència de Esforços Flexibilidade Valores e Princípios Motivação Constante
  • 12. CULTURA DA FLEXIBILIDADE ... maior ou menor capacidade de considerar as contribuições, idéias, necessidades de membros da equipe, assim como a maior ou menor capacidade de ver a mudança ou mesmo uma nova idéia como uma ótima oportunidade e não uma ameaça. Conceito A flexibilidade é avaliada por meio de níveis Avalie-se!
  • 13.
  • 14. visto pelos outros como pessoa de um só propósito
  • 15. em grupo, faz coisas de sua preferência
  • 16. prefere situações e tarefas que lhe são familiares
  • 18. não assume riscos em situações novas
  • 19.
  • 20. visto pelos outros como pessoa de objetivos rígidos
  • 21. em grupo, tende a cooperar até o ponto de muita exigência
  • 22. algumas vezes, reage a idéias alheias
  • 23. indeciso quanto à mudanças, prefere modelos tradicionais
  • 24. voltado para áreas técnicas, não humanas
  • 25. eficiente, quando se relaciona com pessoas semelhantesNÍVEL 2
  • 26.
  • 27. grande capacidade de compreensão
  • 29. visto pelos outros como pessoa simpática e acessível
  • 30. se envolve moderadamente com pessoas e tarefas
  • 32.
  • 33. fácil de ser entendido e conhecido
  • 34. gasta suas energias para atender as necessidades de todos
  • 35. procura fazer as coisas de diferentes maneiras
  • 36. traz desconfiança às pessoas sobre suas atitudes
  • 37. situações ambíguas e incertas não causam problemasNÍVEL 4
  • 38. O FUTURO DAS EQUIPES Liderança compartilhada Pessoas emancipadas conscientemente Pessoas praticando as disciplinas acordadas Pessoas autodesenvolvendo-se, e criando novos caminhos Aprendizagem contínua e ininterrupta
  • 39. Um grupo com objetivos comuns O desafio é de fazer este grupo trabalhar como uma equipe; Cultura de produzir um resultado maior que a simples soma de contribuição individual; Os envolvidos entender a relevância da sua individualidade diante do grupo.
  • 40. Como está a equipe ? Produtividade Empatia Regras e Objetivos Flexibilidade Objetividade Reconhecimento Moral
  • 41. Papéis na estruturação de uma equipe Apoio Confrontação Moderação Mediação Harmonização Observação do Processo
  • 42. O grande desafio na Coordenação de Equipes Conhecer os membros da equipe Negociar interna e externamente Socializar e intercambiar informações Discutir o cenário organizacional Estimular e incentivar o processo criativo Contribuir para o estabelecimento da identidade do grupo Estabelecer metas realistas Reconhecer e recompensar a equipe Estimular a União e interesse do grupo Contribuir para que o grupo sinta orgulho de fazer parte do time Delegar tarefas.
  • 43. ESTÁGIOS DE DESEMPENHO DE GRUPO ACOMPANHAR TAREFAS GRUPO DE TRABALHO DESENVOLVENDO POTENCIAL DA EQUIPE EQUIPE REAL EQUIPE DE ELEVADO DESEMPENHO
  • 44. Quarteto crítico na equipe 1 - Coesão:a grande cola que une os membros da equipe: a) – Percepção – Sentimento positivo que vem da afirmação você é um dos nossos; b) – Desafio – Fortalece a coesão quando membros são expostos a missões desafiadoras; c) – Competência Técnica – Essa qualidade promove a coesão da equipe na medida em que todos querem associar-se um “time” que tende a ser bem sucedido; d) – Objetivos em comum – Quando os membros de uma possuem interesses convergentes; e) - Experiência - Um grupo que já possui histórico bem sucedidos aumenta as chances de repetição do sucesso o que contribui para o fortalecimento da coesão (união) da equipe.
  • 45. Quarteto crítico na equipe 2 2 - Organização – A organização é o “lubrificante” das engrenagens que deverão se mover em favor da equipe nos projetos. Missão - A missão do projeto é o ponto de partida para organizar a equipe. Registro – toda e qualquer informação é de suma importância para o projeto. Os E-mails trocados com o cliente, a versão de estudo anterior, atas de reuniões... Cumprimento de prazos – esse é um dos maiores desafios em uma equipe – disciplina muitas vezes está associado a imposições negativas.
  • 46. Quarteto crítico na equipe 3 3 – Motivação – motor que impulsiona a equipe na realização de tarefas: a) – Recompensas - imediatas ou remotas, psicológicas ou materiais; b) – Interesse no projeto – o apelo motivacional nasce do próprio projeto; c) – Percepção de “ameaças” – a ameaça pode ser representada por um “concorrente perigoso”, pela perspectiva de perda de emprego caso o projeto não seja bem sucedido; d) – Crescimento profissional – perspectiva de que novas oportunidades surjam em decorrência do sucesso do projeto.
  • 47. Quarteto crítico na equipe 4 4 – Comunicação – Um fator critico que as vezes é negligenciado, a comunicação é o eixo que conecta os membros. a) – Disposição para ouvir - talento precioso, deve ser exercitado pela equipe; b) – Disposição para falar – liberdade para manifestação das opiniões é o primeiro passo para o entrosamento; c) – Normas e princípios – todo o processo de comunicação envolvendo os membros precisa de regras para o “bom” andamento do processo positivo de comunicação.
  • 48.
  • 49.
  • 50. Criar opções para superação dos obstáculos;
  • 51. Determinar o tempo para conquistar as suas metas propostas;
  • 53. Avaliar resultados e se propor novos objetivos;
  • 54.
  • 55.
  • 56. "Se você não mudou nos últimos seis meses não é porque o processo está certo, mas provavelmente porque você está errado.“ provérbio japonês .
  • 57.
  • 58. RUMO AO FUTURO
  • 60. Estamos evoluindo de... REGRAS RÍGIDAS para PRINCÍPIOS E VALORES
  • 61. O TRABALHO EM EQUIPE É O CÓDIGO GENÉTICO DA CULTURA DA ORGANIZAÇÃO “Se você olhar para o seu corpo, suas células são especializadas, mas cada uma delas tem o plano mestre de todo o corpo.”Steve JobsIdeas for the 1990’sFortune, March 26, 1990, pg 35
  • 62. CADA MEMBRO DA EQUIPE SE CONSCIÊNTIZAR Co-responsabilidade social Desenvolvimento integral do ser humano Espiritualidade Predominância do SER em relação ao TER SUCESSO !
  • 63. Na verdade, a consciência nos faz valorizar a ... ... Felicidade Plenitude Liberdade Paz Amor
  • 64. ? COMO FAZER PARA QUE AS PESSOAS TRABALHEM EM EQUIPE E POSSAMPERPETUARE OBTERSUCESSO?
  • 65.
  • 66. COOPERAÇÃO INTERNA PARA COMPETIR DO LADO DE FORA.
  • 67. Objetivo do Trabalho em Equipe Tornar as Organizações EFICIENTES Estruturadas e organizadas racionalizando custos - produtivas EFICAZES Viabilizando resultados – Definindo e alcançando METAS – assegurando sua sobrevivência EFETIVASSatisfazendo clientes, desenvolvendo colaboradores e atuando com responsabilidade social – buscando a perpetuidade CONSCIENTESRespeitando a integralidade e a individualidade do ser humano – pessoal, profissional e cidadão - criando comunidades de sabedoria.
  • 68.
  • 69. COLABORADORES COMPETENTES PARA O FUTURO COMPROMETIDOS COM O FUTURO MOTIVADOS PELO FUTURO HUMANIZAÇÃO
  • 70. COLABORADORES COMPETENTES PARA O FUTURO APRENDENDO CONTINUAMENTE AUTO-DESENVOLVIMENTO BUSCANDO A EXCELÊNCIA
  • 71.
  • 72.
  • 73. BUSCAR A EXCELÊNCIA É UM EXERCÍCIO SEM FIM. SIGNIFICA: ASSUMIR UMA POSTURA DE SEMPRE FAZER MELHOR. “Hoje melhor do que ontem, pior do que amanhã”.
  • 74. TEM PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS COM O FUTURO DÃO O MÁXIMO DE SUA FORÇA NA MESMA DIREÇÃO E SENTIDO DOS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO
  • 75. Ayrton Senna “ Uma volta rápida requer um alto nível de sensibilidade entre o corpo e a mente. É a combinação dos dois que dá a performance.Eu nunca consegui dar uma volta perfeita, porque eu sei, ao olhar para trás, que houve sempre lugar para algum melhoramento.Não importa se é apenas um décimo ou centésimo: é sempre possível melhorar!”
  • 76. A Equipe representa o Todo, o total dos membros Para se chegar ao objetivo da Equipe como um todo, há necessidade de se enxergar suas partes, ou seja, cada membro e o seu papel.
  • 77. Líder de Equipe Trabalha a Motivação... Ninguém motiva ninguém–o líder deve criar condições para gerar motivação O líder precisa ser exemplo inspirador pela prática dos valores; O líder precisa conhecer seus liderados: estar presente e os liderados tem que se deixar conhecer. Reconhecer que cada pessoa temseus motivadores pessoaisque são situacionais e orientados para o futuro.
  • 78. Motivação Pessoas se Motivam... DE DENTRO PARA FORA FAZENDO O QUE GOSTAM, TRABALHANDO EM UM AMBIENTE AGRADÁVEL, QUANDO TÊM CONSCIÊNCIA DE QUE SEU TRABALHO É VIABILIZADOR DOS SEUS SONHOS DE REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL
  • 79. Líder motivado, equipe motivada MOTIVOS QUE LEVAM À AÇÃO SEDUÇÃO
  • 80. EQUIPES FIÉIS SATISFAZENDO PLENAMENTE NECESSIDADES PRESENTES E FUTURAS INDO ALÉM DA QUALIDADE TOTAL
  • 81. LEALDADE / FIDELIZAÇÃOFOCO NAS NECESSIDADES FUTURAS INTUIÇÃO - ANTECIPAÇÃO - INOVAÇÃO COMPARTILHAR VISÕES DE FUTURO IDENTIFICAR NECESSIDADES (INTUIÇÃO) DESENVOLVER PRODUTOS/SERVIÇOS PARA SATISFAZER NECESSIDADES FUTURAS (ANTECIPAÇÃO) ESTAR PRONTO PARA OFERECER O PRODUTO/SERVIÇO AO CLIENTE ASSIM QUE ELE IDENTIFIQUE A NECESSIDADE (INOVAÇÃO)
  • 82. X CONSTRUIR O FUTURO Seu sucesso no passado, não garante seu sucesso no futuro... CONSERTAR O PASSADO
  • 83. Precisamos ... Pensar o futuro como INVENÇÃO Criar, mudar com base na reflexão de erros e sucessos, ter a humildade de aproveitar a criação do outro, buscar a excelência Pensar o futuro como CONSTRUÇÃO Atuar com determinação, coragem e sinergia. Pensar o futuro como SUPERAÇÃO Nunca se sentir satisfeito, querer sempre mais! Nada ensina tanto quanto o desafio.
  • 84. Crie uma equipe atuante Trabalha com entusiasmo Demonstra autoconfiança Soluciona problemas Assume desafios
  • 85.
  • 86. Entender seu papel nele
  • 87. Ser uma pessoa equilibrada
  • 88. Confiar nos outros
  • 89. Ser direto e transparente
  • 91. Ter coragem e maturidade
  • 92.
  • 93. Percepção das habilidades dos outros e das necessidades de cada um
  • 94. Comunicação: equilíbrio entre feedback corretivo e estimulador
  • 95. Aperfeiçoar seu desempenho: ser cada dia melhor
  • 96.
  • 97. Valores sólidos Ter regras claras de Governança Corporativa Monitorar e antecipar o ambiente de negócios Transparência na prestação de contas para a sociedade e para os parceiros Desenvolvimento dos colaboradores Inovação
  • 98. 10 dicas para trabalhar em Equipe 1- Seja Paciente –não é fácil conciliar opiniões diversas. Exponha seus pontos de vista e ouça a opinião dos outros mesmo não estando de acordo. 2- Saiba reconhecer quando a idéia do outro é melhor que a sua, afinal, mais importante que nosso orgulho é o objetivo que o grupo pretende alcançar.
  • 99. 3- Não critique os colegas, não deixe que os conflitos entre vocês interfira no trabalho em equipe. Critique as idéias, nunca as pessoas. 4- Saiba dividir as tarefas, compartilhe as responsabilidades as informações. 5- Trabalhe, não deixe o outro sobrecarregado, faça a sua parte. 6- Seja participativo e solidário, ajude seu colega sempre necessário, assim não se sentirá culpado quando precisar de ajuda.
  • 100. 7- Dialogue, sempre que estiver com um problema ou insatisfação, para que seja possível alcançar uma solução. 8- Planejepara verificar se as metas traçadas pelo grupo estão sendo atingidas. 9- Evite cair no “pensamento do grupo”,é importante ouvir idéias externas. 10- Aproveite o trabalho em Equipe, pois essa é a oportunidade de conviver com seus colegas e aprender com eles.
  • 101. Qual o pensamento desta Equipe? É complicado, é difícil, essa empresa é isso, é aquilo, nada está bom... ou Vamos conseguir, difícil mas possível, vamos nos superar...
  • 102.
  • 103. CADA MACACO NO SEU GALHO
  • 104. QUEM TUDO QUER NADA TEM
  • 105. ANTES TARDE DO QUE NUNCA
  • 106. OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS
  • 107. O APRESSADO COME CRÚ
  • 108. SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE
  • 109. AS APARÊNCIAS ENGANAM
  • 110.
  • 111. Enfim, saiam da mesmice; Botem a cara pra bater; Chutem o pau da barraca; Segurem o touro pelos chifres; Matem um leão por dia; Engulam sapos e até jacarés; Riem da própria queda; Sacodem a poeira; E dão a volta por cima.