SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  23
Doenças Sexualmente Transmissíveis Professora:Maria João Nogueira    Trabalho realizado por: André Santos nº2 Pedro Babo nº17 Sara Sousa nº19 Vanessa Pais nº21
INDÌCE .Doenças Sexualmente Transmissíveis: Sida ( HIV):                     Comportamentos de risco.                     Prevenção.                     Contagio.                     Casos Diagnosticados. Hepatite B:                     O que é a hepatite B?                                                    Como se transmite a hepatite B?                   Como prevenir ?                    A mãe com hepatite b pode amamentar?                   Quais os sintomas da hepatite b?                   Casos diagnosticados.
  INTRODUÇÂO Com este trabalho , pretende-mos conhecer e dar a conhecer , o que é  a sida e  a hepatite b ,  e para termos o devido cuidado.
Doenças Sexualmente Transmissíveis Sida(HIV)O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é um lentivírus da família dos retrovírus. É constituído por moléculas de ácido ribonucleico (ARN), com uma única cadeia e possui envelope formado por proteínas.
Os retrovírus infectam predominantemente animais vertebrados. São conhecidos outros retrovírus que provocam síndromes de imunodeficiência adquirida noutras espécies de vertebrados, nomeadamente, o Vírus da Imunodeficiência dos Felinos e o Vírus da Imunodeficiência dos Símios.       o a partir do Vírus de Imunodeficiência dos Símios encontrado nos chimpanzés da África ocidente       Segundo as investigações feitas nesta área, o VIH pode ter evoluído, e ter passado aos humanos dessa região e daí para o resto do mundo. Esta é a teoria actualmente aceite para a origem do VIH.
Existem dois tipos de vírus da imunodeficiência humana, o VIH-1 e o VIH-2, e tanto um como outro só se reproduzem nos humanos. O VIH-1 é o vírus de imunodeficiência humana mais predominante, enquanto o VIH-2 se transmite com menos facilidade e o período entre a infecção e a doença é mais prolongado.
O vírus tem que entrar no sistema sanguíneo para poder multiplicar-se. Ele infecta e multiplica-se dentro dos linfócitos T4, também conhecidos como células CD4, que fazem parte do sistema imunológico. Ao penetrar na célula, o VIH transforma o seu código genético de ARN em ADN, o que é possível através de uma enzima chamada transcriptase reversa, que lhe permite replicar-se e destruir estas células. Para completar o seu ciclo de reprodução, o vírus utiliza ainda outras duas enzimas, a protease e a integrase
Sida:(VHI) células CD4 são um elemento fundamental do sistema imunológico, porque são estas que informam outras células sobre a necessidade de combater vírus. O VIH destrói as células CD4 e quando a sua contagem baixa, a resposta do organismo torna-se deficiente. O vírus cria, diariamente, dez milhões de novos vírus, destruindo outro tanto de células CD4.
Todos os dias o organismo produz quase a mesma quantidade de células CD4 para repor a diferença, mas, a partir de certa altura, não consegue aguentar este ritmo. Se a contagem diminui para menos de 200 unidades por mililitro de sangue, diz-se que o seropositivo passou a ter SIDA. O vírus começa a multiplicar-se assim que entra no sistema sanguíneo da pessoa infectada, mas podem passar algumas semanas até que o organismo comece a produzir anticorpos.
Existem, pelo menos, nove subtipos do VIH-1 que são geneticamente diferentes, identificados com as letras de A a J, todos pertencentes ao grupo M. Foram já identificados outros, bastante heterogéneos, pertencentes ao grupo O e ao grupo N.    Na América do Norte e na Europa predomina o subtipo B;    Em África a maioria das estirpes isoladas pertencem aos subtipos A, C e D, sendo o subtipo C o mais comum;    Na Ásia predominam os subtipos C e B e a forma recombinante AE.
Comportamentos de risco - sida , hiv Toxicodependentes que se injectam e partilham agulhas, seringas e outro material usado na preparação da droga para injecção.  Pessoas que não praticam sexo seguro, isto é, que não usam preservativos e têm mais do que um parceiro sexual.  Profissionais de saúde - acidentes com contacto com objectos cortantes contaminados (agulhas) ou com sangue, ou outros líquidos orgânicos, contaminados.
Prevenção  Usar sempre preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas, seringas, material usado na preparação de drogas injectáveis e objectos cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura).  Além dos preservativos comuns, vendidos em farmácias e supermercados, existem outros, menos vulgares, que podem ser utilizados como protecção durante as mais diversas práticas sexuais.  É, também, preciso ter atenção à utilização de objectos, uma vez que, se estiverem em contacto com sémen, fluidos vaginais e sangue infectados, podem transmitir o vírus.  
Contágio  Através de sangue, sémen, fluidos vaginais, leite materno e, provavelmente, dos fluidos pré-ejaculatórios dos seropositivos. O VIH não se transmite pelo ar nem penetra no organismo através da pele, precisando de uma ferida ou de um corte para penetrar no organismo.  A forma mais perigosa de transmissão é através de uma seringa com sangue contaminado, já que o vírus entra directamente na corrente sanguínea.
Sida: Casos Diagnosticados   1983----------------------------------------------1 Caso   1984---------------------------------------------4 Casos   1985-------------------------------------------29 Casos   1986-------------------------------------------41 Casos   1987-------------------------------------------81 Casos   1988-----------------------------------------142 Casos   1989-----------------------------------------202 Casos   1990-----------------------------------------261 Casos   1991-----------------------------------------307 Casos   1992-----------------------------------------438 Casos   1993-----------------------------------------568 Casos   1999-------------------------------------- 1.137 Casos   2000--------------------------------------1.027 Casos   2002--------------------------------------1.083 Casos   2005----------------------------------------778 Casos   2008----------------------------------------387 Casos
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis HEPATITE B O que e a hepatite B?  A hepatite B, provocada pelo Vírus da Hepatite B (VHB), descoberto em 1965, é a mais perigosa das hepatites e uma das doenças mais frequentes do mundo, estimando-se que existam 350 milhões de portadores crónicos do vírus.  		Contudo a prevenção contra este vírus está ao nosso alcance através da vacina da hepatite B que tem uma eficácia de 95 por cento. 		Existe também a possibilidade de transmissão de mãe para filho. Em Portugal, calcula-se que existam 150 mil portadores crónicos do VHB .
Doenças Sexualmente Transmissíveis HEPATITE B Como se transmite a hepatite B? 	Na maioria dos casos  é adquirida pelo contacto sexual e pela toxicodependência, dado que o vírus da hepatite B (VHB) é transmitida pelo contacto de sangue ou de outros fluidos orgânicos, aliás da mesma forma que o Vírus da Imunodeficiência Adquirida. 	O contacto social não representa qualquer risco de contagio, mesmo com aqueles indivíduos que estão numa fase activa da doença. Nomeadamente a partilha de canetas, de teclados do computador, o aperto de mão, o beijo na face, o abraço ou tomar café. No entanto, deve evitar-se a partilha de instrumentos cortantes, lâminas de barbear, instrumentos de depilação.
Doenças Sexualmente Transmissíveis    HEPATITE B ,[object Object],	Evitar o contacto com sangue infectado ou de quem se desconheça o estado de saúde, usar sempre preservativo nas relações sexuais são as principais formas de prevenir o contágio.  	A realização de tatuagens, a colocação de «piercings» e de tratamentos com acupunctura só deve ser feita se os instrumentos utilizados estiverem adequadamente esterilizados.   
Doenças Sexualmente Transmissíveis HEPATITE B A mãe com hepatite B pode amamentar?                Pode. Apesar do vírus poder ser encontrado no leite materno, não existe prova de transmissão do vírus através do leite materno. Recomenda-se maior precaução no caso de surgirem gretas nos mamilos, principalmente se houver sangramento.
Doenças Sexualmente Transmissíveis HEPATITE B ,[object Object],Em casos raros, em menos de 1% das hepatites B agudas, pode evoluir para a chamada hepatite fulminante, uma situação muito grave, que é fatal em metade dos casos. 95% dos adultos cura espontaneamente sem qualquer tratamento médico. 	 No entanto, em idades mais jovens, e nos recém-nascidos, a probabilidade de evolução para portador crónico é de 95%.
Doenças Sexualmente Transmissíveis HEPATITE B Casos diagnosticados:
CONCLUSAO Acho que conseguimos transmitir o que era a sida e a hepatite b , as suas consequências e como se fica infectado, e também os cuidados  a ter.

Contenu connexe

Tendances (20)

Imunologia palestra sobre aids
Imunologia   palestra sobre aidsImunologia   palestra sobre aids
Imunologia palestra sobre aids
 
Herpes vírus e vírus hiv
Herpes vírus e vírus hivHerpes vírus e vírus hiv
Herpes vírus e vírus hiv
 
Breve Histórico do HIV
Breve Histórico do HIVBreve Histórico do HIV
Breve Histórico do HIV
 
Doenças Sexualmente Transmissiveis
Doenças Sexualmente TransmissiveisDoenças Sexualmente Transmissiveis
Doenças Sexualmente Transmissiveis
 
Sida apifarma
Sida apifarmaSida apifarma
Sida apifarma
 
AIDS - The Skeletons
AIDS - The SkeletonsAIDS - The Skeletons
AIDS - The Skeletons
 
AIDS
AIDSAIDS
AIDS
 
Aids ou sida
Aids ou sidaAids ou sida
Aids ou sida
 
Doenças sexualmente transmissíveis
Doenças sexualmente transmissíveisDoenças sexualmente transmissíveis
Doenças sexualmente transmissíveis
 
Hiv o início
Hiv o inícioHiv o início
Hiv o início
 
Trabalho de pesquisa SIDA biologia 12º ano
Trabalho de pesquisa SIDA biologia 12º anoTrabalho de pesquisa SIDA biologia 12º ano
Trabalho de pesquisa SIDA biologia 12º ano
 
HIV - AIDS
HIV - AIDSHIV - AIDS
HIV - AIDS
 
Prevencao IST HIV Aids Unesp Botucatu 2019
Prevencao IST HIV Aids Unesp Botucatu 2019 Prevencao IST HIV Aids Unesp Botucatu 2019
Prevencao IST HIV Aids Unesp Botucatu 2019
 
Hepatite vírica dos patos
Hepatite vírica dos patosHepatite vírica dos patos
Hepatite vírica dos patos
 
Hiv
HivHiv
Hiv
 
Power Point Sobre A Sida 1
Power Point Sobre A Sida 1Power Point Sobre A Sida 1
Power Point Sobre A Sida 1
 
Slides do trabalho vida sem aids
Slides do trabalho vida sem aidsSlides do trabalho vida sem aids
Slides do trabalho vida sem aids
 
Aids.2
Aids.2Aids.2
Aids.2
 
HIV/AIDS
HIV/AIDSHIV/AIDS
HIV/AIDS
 
sida
sidasida
sida
 

En vedette

Presentación infeccion del tracto urinario
Presentación infeccion del  tracto urinario Presentación infeccion del  tracto urinario
Presentación infeccion del tracto urinario Hugo Sanchez
 
Trabalho dsp doenças sexualmente transmissíveis
Trabalho  dsp doenças sexualmente transmissíveisTrabalho  dsp doenças sexualmente transmissíveis
Trabalho dsp doenças sexualmente transmissíveisR C
 
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente TransmissíveisDoenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente TransmissíveisTCHOKAN
 
Dst – doenças sexualmente transmissíveis
Dst – doenças sexualmente transmissíveisDst – doenças sexualmente transmissíveis
Dst – doenças sexualmente transmissíveisstcnsaidjv
 
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente TransmissíveisDoenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente TransmissíveisMichele Pó
 

En vedette (6)

Presentación infeccion del tracto urinario
Presentación infeccion del  tracto urinario Presentación infeccion del  tracto urinario
Presentación infeccion del tracto urinario
 
Trabalho dsp doenças sexualmente transmissíveis
Trabalho  dsp doenças sexualmente transmissíveisTrabalho  dsp doenças sexualmente transmissíveis
Trabalho dsp doenças sexualmente transmissíveis
 
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente TransmissíveisDoenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis
 
STC NG5 DR4 Filipa
STC NG5 DR4 FilipaSTC NG5 DR4 Filipa
STC NG5 DR4 Filipa
 
Dst – doenças sexualmente transmissíveis
Dst – doenças sexualmente transmissíveisDst – doenças sexualmente transmissíveis
Dst – doenças sexualmente transmissíveis
 
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente TransmissíveisDoenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis
 

Similaire à DSTs: SIDA e Hepatite B

Cartilha infeccoes sexualmente transmissiveis
Cartilha infeccoes sexualmente transmissiveisCartilha infeccoes sexualmente transmissiveis
Cartilha infeccoes sexualmente transmissiveisDyeniffer Packer
 
DoençAs Infecto Contagiosas Terminais Humanas
DoençAs Infecto Contagiosas Terminais HumanasDoençAs Infecto Contagiosas Terminais Humanas
DoençAs Infecto Contagiosas Terminais HumanasCIVEC
 
A Minha VacinaçãO
A Minha VacinaçãOA Minha VacinaçãO
A Minha VacinaçãOguestd825828
 
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403(1)...
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403(1)...Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403(1)...
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403(1)...enferikarodrigues
 
Sida susana, ines , joana p.
Sida susana, ines , joana p.Sida susana, ines , joana p.
Sida susana, ines , joana p.Teresa S
 
V Rus 09 11 2009]
V Rus 09 11 2009]V Rus 09 11 2009]
V Rus 09 11 2009]guest8fc71c
 
Ae cn dia_luta_contra_sida
Ae cn dia_luta_contra_sidaAe cn dia_luta_contra_sida
Ae cn dia_luta_contra_sidaceliasantos75
 
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403.pdf
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403.pdfCartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403.pdf
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403.pdfJose Adalberto
 

Similaire à DSTs: SIDA e Hepatite B (20)

Cartilha infeccoes sexualmente transmissiveis
Cartilha infeccoes sexualmente transmissiveisCartilha infeccoes sexualmente transmissiveis
Cartilha infeccoes sexualmente transmissiveis
 
DoençAs Infecto Contagiosas Terminais Humanas
DoençAs Infecto Contagiosas Terminais HumanasDoençAs Infecto Contagiosas Terminais Humanas
DoençAs Infecto Contagiosas Terminais Humanas
 
A Minha VacinaçãO
A Minha VacinaçãOA Minha VacinaçãO
A Minha VacinaçãO
 
Sida 3
Sida 3Sida 3
Sida 3
 
1 vírus
1 vírus1 vírus
1 vírus
 
Aids
AidsAids
Aids
 
Apresentação sida
Apresentação sida  Apresentação sida
Apresentação sida
 
A sexualidade
A sexualidadeA sexualidade
A sexualidade
 
A Sida
A SidaA Sida
A Sida
 
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403(1)...
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403(1)...Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403(1)...
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403(1)...
 
Dsts para leigos sidnei
Dsts para leigos sidneiDsts para leigos sidnei
Dsts para leigos sidnei
 
Sida susana, ines , joana p.
Sida susana, ines , joana p.Sida susana, ines , joana p.
Sida susana, ines , joana p.
 
Texto de imuno iii
Texto de imuno iiiTexto de imuno iii
Texto de imuno iii
 
Sida
SidaSida
Sida
 
Trabalho de biologia
Trabalho de biologiaTrabalho de biologia
Trabalho de biologia
 
V Rus 09 11 2009]
V Rus 09 11 2009]V Rus 09 11 2009]
V Rus 09 11 2009]
 
Ae cn dia_luta_contra_sida
Ae cn dia_luta_contra_sidaAe cn dia_luta_contra_sida
Ae cn dia_luta_contra_sida
 
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403.pdf
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403.pdfCartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403.pdf
Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403.pdf
 
Hiv sida
Hiv sidaHiv sida
Hiv sida
 
Aids (1)
Aids (1)Aids (1)
Aids (1)
 

Plus de 8d20092010

Consumo De Substâncias Psicoactivas
Consumo De Substâncias PsicoactivasConsumo De Substâncias Psicoactivas
Consumo De Substâncias Psicoactivas8d20092010
 
Actividade Física
Actividade FísicaActividade Física
Actividade Física8d20092010
 
Gravidez Na Adolescência
Gravidez Na AdolescênciaGravidez Na Adolescência
Gravidez Na Adolescência8d20092010
 
Comportamento Mental
Comportamento MentalComportamento Mental
Comportamento Mental8d20092010
 
Prevenção de doenças
Prevenção de doençasPrevenção de doenças
Prevenção de doenças8d20092010
 
Alimentação saudável
Alimentação saudávelAlimentação saudável
Alimentação saudável8d20092010
 

Plus de 8d20092010 (10)

Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
Violência
ViolênciaViolência
Violência
 
A Higiene
A HigieneA Higiene
A Higiene
 
Consumo De Substâncias Psicoactivas
Consumo De Substâncias PsicoactivasConsumo De Substâncias Psicoactivas
Consumo De Substâncias Psicoactivas
 
Actividade Física
Actividade FísicaActividade Física
Actividade Física
 
Gravidez Na Adolescência
Gravidez Na AdolescênciaGravidez Na Adolescência
Gravidez Na Adolescência
 
Comportamento Mental
Comportamento MentalComportamento Mental
Comportamento Mental
 
Prevenção de doenças
Prevenção de doençasPrevenção de doenças
Prevenção de doenças
 
Alimentação saudável
Alimentação saudávelAlimentação saudável
Alimentação saudável
 

DSTs: SIDA e Hepatite B

  • 1. Doenças Sexualmente Transmissíveis Professora:Maria João Nogueira Trabalho realizado por: André Santos nº2 Pedro Babo nº17 Sara Sousa nº19 Vanessa Pais nº21
  • 2. INDÌCE .Doenças Sexualmente Transmissíveis: Sida ( HIV): Comportamentos de risco. Prevenção. Contagio. Casos Diagnosticados. Hepatite B: O que é a hepatite B? Como se transmite a hepatite B? Como prevenir ? A mãe com hepatite b pode amamentar? Quais os sintomas da hepatite b? Casos diagnosticados.
  • 3. INTRODUÇÂO Com este trabalho , pretende-mos conhecer e dar a conhecer , o que é a sida e a hepatite b , e para termos o devido cuidado.
  • 4. Doenças Sexualmente Transmissíveis Sida(HIV)O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é um lentivírus da família dos retrovírus. É constituído por moléculas de ácido ribonucleico (ARN), com uma única cadeia e possui envelope formado por proteínas.
  • 5. Os retrovírus infectam predominantemente animais vertebrados. São conhecidos outros retrovírus que provocam síndromes de imunodeficiência adquirida noutras espécies de vertebrados, nomeadamente, o Vírus da Imunodeficiência dos Felinos e o Vírus da Imunodeficiência dos Símios. o a partir do Vírus de Imunodeficiência dos Símios encontrado nos chimpanzés da África ocidente Segundo as investigações feitas nesta área, o VIH pode ter evoluído, e ter passado aos humanos dessa região e daí para o resto do mundo. Esta é a teoria actualmente aceite para a origem do VIH.
  • 6. Existem dois tipos de vírus da imunodeficiência humana, o VIH-1 e o VIH-2, e tanto um como outro só se reproduzem nos humanos. O VIH-1 é o vírus de imunodeficiência humana mais predominante, enquanto o VIH-2 se transmite com menos facilidade e o período entre a infecção e a doença é mais prolongado.
  • 7. O vírus tem que entrar no sistema sanguíneo para poder multiplicar-se. Ele infecta e multiplica-se dentro dos linfócitos T4, também conhecidos como células CD4, que fazem parte do sistema imunológico. Ao penetrar na célula, o VIH transforma o seu código genético de ARN em ADN, o que é possível através de uma enzima chamada transcriptase reversa, que lhe permite replicar-se e destruir estas células. Para completar o seu ciclo de reprodução, o vírus utiliza ainda outras duas enzimas, a protease e a integrase
  • 8. Sida:(VHI) células CD4 são um elemento fundamental do sistema imunológico, porque são estas que informam outras células sobre a necessidade de combater vírus. O VIH destrói as células CD4 e quando a sua contagem baixa, a resposta do organismo torna-se deficiente. O vírus cria, diariamente, dez milhões de novos vírus, destruindo outro tanto de células CD4.
  • 9. Todos os dias o organismo produz quase a mesma quantidade de células CD4 para repor a diferença, mas, a partir de certa altura, não consegue aguentar este ritmo. Se a contagem diminui para menos de 200 unidades por mililitro de sangue, diz-se que o seropositivo passou a ter SIDA. O vírus começa a multiplicar-se assim que entra no sistema sanguíneo da pessoa infectada, mas podem passar algumas semanas até que o organismo comece a produzir anticorpos.
  • 10. Existem, pelo menos, nove subtipos do VIH-1 que são geneticamente diferentes, identificados com as letras de A a J, todos pertencentes ao grupo M. Foram já identificados outros, bastante heterogéneos, pertencentes ao grupo O e ao grupo N.   Na América do Norte e na Europa predomina o subtipo B;   Em África a maioria das estirpes isoladas pertencem aos subtipos A, C e D, sendo o subtipo C o mais comum;   Na Ásia predominam os subtipos C e B e a forma recombinante AE.
  • 11. Comportamentos de risco - sida , hiv Toxicodependentes que se injectam e partilham agulhas, seringas e outro material usado na preparação da droga para injecção. Pessoas que não praticam sexo seguro, isto é, que não usam preservativos e têm mais do que um parceiro sexual. Profissionais de saúde - acidentes com contacto com objectos cortantes contaminados (agulhas) ou com sangue, ou outros líquidos orgânicos, contaminados.
  • 12. Prevenção Usar sempre preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas, seringas, material usado na preparação de drogas injectáveis e objectos cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura). Além dos preservativos comuns, vendidos em farmácias e supermercados, existem outros, menos vulgares, que podem ser utilizados como protecção durante as mais diversas práticas sexuais. É, também, preciso ter atenção à utilização de objectos, uma vez que, se estiverem em contacto com sémen, fluidos vaginais e sangue infectados, podem transmitir o vírus.  
  • 13. Contágio Através de sangue, sémen, fluidos vaginais, leite materno e, provavelmente, dos fluidos pré-ejaculatórios dos seropositivos. O VIH não se transmite pelo ar nem penetra no organismo através da pele, precisando de uma ferida ou de um corte para penetrar no organismo. A forma mais perigosa de transmissão é através de uma seringa com sangue contaminado, já que o vírus entra directamente na corrente sanguínea.
  • 14. Sida: Casos Diagnosticados 1983----------------------------------------------1 Caso 1984---------------------------------------------4 Casos 1985-------------------------------------------29 Casos 1986-------------------------------------------41 Casos 1987-------------------------------------------81 Casos 1988-----------------------------------------142 Casos 1989-----------------------------------------202 Casos 1990-----------------------------------------261 Casos 1991-----------------------------------------307 Casos 1992-----------------------------------------438 Casos 1993-----------------------------------------568 Casos 1999-------------------------------------- 1.137 Casos 2000--------------------------------------1.027 Casos 2002--------------------------------------1.083 Casos 2005----------------------------------------778 Casos 2008----------------------------------------387 Casos
  • 15.
  • 17. Doenças Sexualmente Transmissíveis HEPATITE B O que e a hepatite B? A hepatite B, provocada pelo Vírus da Hepatite B (VHB), descoberto em 1965, é a mais perigosa das hepatites e uma das doenças mais frequentes do mundo, estimando-se que existam 350 milhões de portadores crónicos do vírus. Contudo a prevenção contra este vírus está ao nosso alcance através da vacina da hepatite B que tem uma eficácia de 95 por cento. Existe também a possibilidade de transmissão de mãe para filho. Em Portugal, calcula-se que existam 150 mil portadores crónicos do VHB .
  • 18. Doenças Sexualmente Transmissíveis HEPATITE B Como se transmite a hepatite B? Na maioria dos casos é adquirida pelo contacto sexual e pela toxicodependência, dado que o vírus da hepatite B (VHB) é transmitida pelo contacto de sangue ou de outros fluidos orgânicos, aliás da mesma forma que o Vírus da Imunodeficiência Adquirida. O contacto social não representa qualquer risco de contagio, mesmo com aqueles indivíduos que estão numa fase activa da doença. Nomeadamente a partilha de canetas, de teclados do computador, o aperto de mão, o beijo na face, o abraço ou tomar café. No entanto, deve evitar-se a partilha de instrumentos cortantes, lâminas de barbear, instrumentos de depilação.
  • 19.
  • 20. Doenças Sexualmente Transmissíveis HEPATITE B A mãe com hepatite B pode amamentar? Pode. Apesar do vírus poder ser encontrado no leite materno, não existe prova de transmissão do vírus através do leite materno. Recomenda-se maior precaução no caso de surgirem gretas nos mamilos, principalmente se houver sangramento.
  • 21.
  • 22. Doenças Sexualmente Transmissíveis HEPATITE B Casos diagnosticados:
  • 23. CONCLUSAO Acho que conseguimos transmitir o que era a sida e a hepatite b , as suas consequências e como se fica infectado, e também os cuidados a ter.