SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  29
(Ef 3:14-21)
“Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”
O Apóstolo Paulo ora a Deus, de joelhos, suplicando para que a Igreja fosse tomada pelo Poder do Espírito Santo e assim pudesse conhecer o amor de Cristo, sendo envolvida pela plenitude de Deus. Para isso Precisamos conhecer e nos submetermos.
O que é submissão?R:  Ato de obedecer a alguém ou a algo. Disposição para obedecer.
Deus é autoridade em si mesmo, e tudo que no mundo existe é sustentado pela palavra do poder de sua autoridade. (Hb 1.3) “Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,...” Nada supera a autoridade de Deus, todo aquele que deseja cooperar com o Senhor, precisa conhecer a sua autoridade. "A maior das exigências que Deus faz ao homem é que lhe Obedeça".
(ISm 15:22) “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros.” Rejeitar uma ordem de Deus é o mesmo que ser contra o próprio Deus
Submissão a Deus é sujeitar-se aos seus Mandamentos e à sua Vontade, passando a obedecê-LOhumilde e constantemente.
Foi a rebeldia que provocou a queda de Satanás. A intenção de Satanás de estabelecer o seu trono acima do trono de Deus violou a autoridade do Senhor. O começo da rebelião é passado a todos os homens depois da queda de Adão. Sempre que alguém peca contra a autoridade de Deus, peca diretamente contra o Senhor.
(Rm 13:1) “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.”
Todas as coisas estão debaixo deste princípio. E este princípio é para a ordem e paz, nunca para confusão. Como entender a autoridade? Na Trindade o Pai é igual ao Filho, que é igual ao Espírito Santo. Na essência os três são iguais. Todavia, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são diferentes nas funções.
O Pai enviou o Filho. (Jo4:34)“Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra.”O Filho veio. (Jo16:28)“Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.”O Filho foi obediente ao Pai. (Jo8:29)“E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado.”
O Filho enviou o Espírito Santo. (Jo15:26) “Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;...” (Jo14:26)“Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto Eu vos tenho dito.”
O Espírito Santo veio. (At 2.16-18)“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.”
O Espírito Santo é obediente ao Filho. (Jo16:13-15)“Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-loanunciará. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que Ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará.”
A Trindade é a fonte de toda a verdade. Este princípio divino é encontrado em todas as relações estabelecidas por Deus. Numa família o pai é igual â mãe, que é igual aos filhos. O que ocorre é que na família, o pai é "o cabeça" e a mãe a ajudadora. Eles são iguais, têm o mesmo valor para o Senhor, mas têm funções diferentes.
Há uma tendência de se pensar que se submeter é ser inferior. Jesus nunca foi inferior ou menor que o Pai pelo simples fato de lhe ser submisso. Pelo contrário, Jesus Cristo tem o nome que está acima de todo nome (Fp 2.9). Temos que entender que entre iguais há uma relação de autoridade e submissão. Isto faz parte da ordem divina. As autoridades delegadas estão em todas as áreas de nossas vidas. Um discípulo do Senhor deve, onde estiver, saber quem é a autoridade encarregada para a ela se submeta.
Deus Transmite Autoridades em Todas as Áreas da Vida:(Jo 19:11)“Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado; por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem.”
Na área civil. (Rm 13.1-4) “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.
No trabalho. (Ef 6:5,6) “Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus,...”(Tt 2:9,10)“Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador”, (ITm 6:1,2)“Todos os servos que estão debaixo do jugo considerem seus senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.E os que têm senhores crentes não os desprezem, porque são irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que se utilizam do seu bom serviço, são crentes e amados. Ensina estas coisas.”
Na família. (Ef 5:22-24) “Vós, mulheres, submetei-vosa vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,...”; (Ef 6:1-4) “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.
Na Igreja. (ICo 12:27,28) “Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.(Ef 4:10-12)“Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E Ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;...”
Todo discípulo do Senhor, onde estiver, tem uma autoridade sobre a sua vida, a qual deve se submeter. Não existe o "super-crente".
"super-crente”.É aquele que aparenta ser espiritual, mas são rebeldes e causa muitos problemas a Igreja de Cristo. O supercostuma dizer: "Eu só obedeço a Cristo. Não estou sujeito a nenhum homem.” É inaceitável afirmar obediência a Deus e não às autoridades por Ele constituídas. Sempre que obedecemos às autoridades estamos submissos e,  agradamos ao Pai. Obedecer somente quando se concorda não é submissão, é rebeldia. Importa que, concordando ou não, a obedeçamos de coração. É assim que se age perante Deus. Enquanto não reconhecemos as autoridades constituídas sobre as nossas vidas, nunca chegaremos à maturidade cristã.
Sem submissão não há obediência. Nem estaremos sendo cooperadores do Senhor. Se alguém é independente, não é membro do corpo, pois sendo membro será dependente, será submisso. Como pode um membro estar no corpo e não se submeter às ordens da cabeça? Assim também nós não podemos estar unidos no corpo de Cristo se não formos sujeitos as autoridades por Ele constituída. Quando uma mulher não se submete ao seu marido(em Cristo), ou quando um filho não obedece ao seu pai, ou quando o empregado não acata as ordens do seu chefe, ou quando o discípulo não se submete a liderança, é um(a) rebelde. Quem está cheio de Cristo está cheio de obediência. O evangelho de Cristo é contra a independência e rebeldia do homem.
Só existe um caminho para a submissão, andar como Cristo andou (I Jo 2:6) “aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou”. Ele é o nosso modelo, embora sendo filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. (Hb5:8) “ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,...”.
A igreja é governada por Cristo. Não existe democracia na igreja, porque a igreja não é do povo, é de Deus. O que existe é a teocracia: O governo de Deus através de suas autoridades constituídas. É impossível edificar alguém que não se submete. Não há nada mais frustrante do que apascentar "cabras e bodes". Um filho espiritual obedece naturalmente.
Ser submisso não destrói, e nem tira a personalidade de ninguém. Pelo contrário, destaca a vida de qualquer um. Cristo foi o tempo todo submisso, humilde, sempre servindo. E o que ocorreu com Ele? (Fp2.:5-9) “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,masesvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;...”.
Deus quer uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus, por isso nos coloca a todos sob o seu princípio de Autoridade e Submissão.
A Importância da Submissão à Autoridade de Deus

Contenu connexe

Tendances

Lição 9 - É preciso buscar Crescimento Espiritual
Lição 9 - É preciso buscar Crescimento EspiritualLição 9 - É preciso buscar Crescimento Espiritual
Lição 9 - É preciso buscar Crescimento EspiritualÉder Tomé
 
Marcas De Uma Pessoa Madura
Marcas De Uma Pessoa MaduraMarcas De Uma Pessoa Madura
Marcas De Uma Pessoa Maduraguestc5d870
 
O bom testemunho cristão
O bom testemunho cristãoO bom testemunho cristão
O bom testemunho cristãoQuenia Damata
 
Melhorando o relacionamento conjugal
Melhorando o relacionamento conjugalMelhorando o relacionamento conjugal
Melhorando o relacionamento conjugalPr Ismael Carvalho
 
Lição 10 - O discípulo e o discipulado
Lição 10 - O discípulo e o discipuladoLição 10 - O discípulo e o discipulado
Lição 10 - O discípulo e o discipuladoErberson Pinheiro
 
Lição 5 - É necessário nascer de novo
Lição 5 - É necessário nascer de novoLição 5 - É necessário nascer de novo
Lição 5 - É necessário nascer de novoÉder Tomé
 
Lição 1 - A formação do caráter do cristão
Lição 1 - A formação do caráter do cristãoLição 1 - A formação do caráter do cristão
Lição 1 - A formação do caráter do cristãoErberson Pinheiro
 
As obras da carne e do Espírito
As obras da carne e do EspíritoAs obras da carne e do Espírito
As obras da carne e do EspíritoJoselito Machado
 
estudo biblico
estudo biblicoestudo biblico
estudo biblicovalmarques
 
Estudo sobre o fruto do espírito
Estudo sobre o fruto do espíritoEstudo sobre o fruto do espírito
Estudo sobre o fruto do espíritoReginaldo Pacheco
 
Maturidade Espiritual com DMZeca
Maturidade Espiritual com DMZecaMaturidade Espiritual com DMZeca
Maturidade Espiritual com DMZecaDM Zeca
 

Tendances (20)

Lição 9 - É preciso buscar Crescimento Espiritual
Lição 9 - É preciso buscar Crescimento EspiritualLição 9 - É preciso buscar Crescimento Espiritual
Lição 9 - É preciso buscar Crescimento Espiritual
 
Marcas De Uma Pessoa Madura
Marcas De Uma Pessoa MaduraMarcas De Uma Pessoa Madura
Marcas De Uma Pessoa Madura
 
Palestra maturidade cristã
Palestra   maturidade cristãPalestra   maturidade cristã
Palestra maturidade cristã
 
O bom testemunho cristão
O bom testemunho cristãoO bom testemunho cristão
O bom testemunho cristão
 
Melhorando o relacionamento conjugal
Melhorando o relacionamento conjugalMelhorando o relacionamento conjugal
Melhorando o relacionamento conjugal
 
Estudo biblico 22
Estudo biblico 22Estudo biblico 22
Estudo biblico 22
 
Face a face com Deus
Face a face com DeusFace a face com Deus
Face a face com Deus
 
Lição 10 - O discípulo e o discipulado
Lição 10 - O discípulo e o discipuladoLição 10 - O discípulo e o discipulado
Lição 10 - O discípulo e o discipulado
 
Lição 5 - É necessário nascer de novo
Lição 5 - É necessário nascer de novoLição 5 - É necessário nascer de novo
Lição 5 - É necessário nascer de novo
 
Do esfriamento espiritual à queda
Do esfriamento espiritual à quedaDo esfriamento espiritual à queda
Do esfriamento espiritual à queda
 
Lição 1 - A formação do caráter do cristão
Lição 1 - A formação do caráter do cristãoLição 1 - A formação do caráter do cristão
Lição 1 - A formação do caráter do cristão
 
As obras da carne e do Espírito
As obras da carne e do EspíritoAs obras da carne e do Espírito
As obras da carne e do Espírito
 
INTIMIDADE COM DEUS
INTIMIDADE COM DEUSINTIMIDADE COM DEUS
INTIMIDADE COM DEUS
 
O poder do chamado de deus
O poder do chamado de deus O poder do chamado de deus
O poder do chamado de deus
 
estudo biblico
estudo biblicoestudo biblico
estudo biblico
 
Estudo sobre o fruto do espírito
Estudo sobre o fruto do espíritoEstudo sobre o fruto do espírito
Estudo sobre o fruto do espírito
 
A armadura de_deus_completa
A armadura de_deus_completaA armadura de_deus_completa
A armadura de_deus_completa
 
Ministrações do encontro
Ministrações do  encontroMinistrações do  encontro
Ministrações do encontro
 
Palestra seminario de casais 2015
Palestra seminario de casais 2015Palestra seminario de casais 2015
Palestra seminario de casais 2015
 
Maturidade Espiritual com DMZeca
Maturidade Espiritual com DMZecaMaturidade Espiritual com DMZeca
Maturidade Espiritual com DMZeca
 

En vedette

Isaque, o Sorriso de uma Promessa
Isaque, o Sorriso de uma PromessaIsaque, o Sorriso de uma Promessa
Isaque, o Sorriso de uma PromessaMárcio Martins
 
A Provisão de Deus no Monte do Sacrificio
A Provisão de Deus no Monte do SacrificioA Provisão de Deus no Monte do Sacrificio
A Provisão de Deus no Monte do SacrificioMárcio Martins
 
380 abraão e o se sacrifício
380   abraão e o se sacrifício380   abraão e o se sacrifício
380 abraão e o se sacrifícioSUSSURRO DE AMOR
 
Principios de autoridade
Principios de autoridadePrincipios de autoridade
Principios de autoridadePaulo Roberto
 

En vedette (6)

Isaque, o Sorriso de uma Promessa
Isaque, o Sorriso de uma PromessaIsaque, o Sorriso de uma Promessa
Isaque, o Sorriso de uma Promessa
 
GÊNESIS 22
GÊNESIS 22GÊNESIS 22
GÊNESIS 22
 
Submissão
SubmissãoSubmissão
Submissão
 
A Provisão de Deus no Monte do Sacrificio
A Provisão de Deus no Monte do SacrificioA Provisão de Deus no Monte do Sacrificio
A Provisão de Deus no Monte do Sacrificio
 
380 abraão e o se sacrifício
380   abraão e o se sacrifício380   abraão e o se sacrifício
380 abraão e o se sacrifício
 
Principios de autoridade
Principios de autoridadePrincipios de autoridade
Principios de autoridade
 

Similaire à A Importância da Submissão à Autoridade de Deus

Respostas_322016_O Sermão do Monte_GGR
Respostas_322016_O Sermão do Monte_GGRRespostas_322016_O Sermão do Monte_GGR
Respostas_322016_O Sermão do Monte_GGRGerson G. Ramos
 
51. devemos amar uns aos outros
51. devemos amar uns aos outros51. devemos amar uns aos outros
51. devemos amar uns aos outrospohlos
 
Epistolaaos Colossenses
Epistolaaos ColossensesEpistolaaos Colossenses
Epistolaaos ColossensesJNR
 
O Que É Vida Eterna
O Que É Vida EternaO Que É Vida Eterna
O Que É Vida EternaSilvio Dutra
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”JUERP
 
Santificação – Uma Obra Vitalícia - John Owern
Santificação – Uma Obra Vitalícia - John OwernSantificação – Uma Obra Vitalícia - John Owern
Santificação – Uma Obra Vitalícia - John OwernSilvio Dutra
 
55. a norma mais alta
55. a norma mais alta55. a norma mais alta
55. a norma mais altapohlos
 
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013Gerson G. Ramos
 
CURSO-PARA-NOVOS-CONVERTIDOS.pdf
CURSO-PARA-NOVOS-CONVERTIDOS.pdfCURSO-PARA-NOVOS-CONVERTIDOS.pdf
CURSO-PARA-NOVOS-CONVERTIDOS.pdfevanil2
 
FOCO2014 - O Que É A Vida Cristã
FOCO2014 - O Que É A Vida CristãFOCO2014 - O Que É A Vida Cristã
FOCO2014 - O Que É A Vida Cristãibmalphaville
 
Cristo, o fim da lei_722014_GGR
Cristo, o fim da lei_722014_GGRCristo, o fim da lei_722014_GGR
Cristo, o fim da lei_722014_GGRGerson G. Ramos
 
A Guerra Espiritual:Como Superar Nestes Tempos Difíceis!
A Guerra Espiritual:Como Superar Nestes Tempos Difíceis! A Guerra Espiritual:Como Superar Nestes Tempos Difíceis!
A Guerra Espiritual:Como Superar Nestes Tempos Difíceis! Dennis Edwards
 
Julgamento - O propósito de Deus
Julgamento - O propósito de DeusJulgamento - O propósito de Deus
Julgamento - O propósito de DeusRosana Morgado
 
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGR
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGRO reino de Cristo e a lei_1322014_GGR
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGRGerson G. Ramos
 

Similaire à A Importância da Submissão à Autoridade de Deus (20)

Respostas_322016_O Sermão do Monte_GGR
Respostas_322016_O Sermão do Monte_GGRRespostas_322016_O Sermão do Monte_GGR
Respostas_322016_O Sermão do Monte_GGR
 
As 4 leis_da_esp
As 4 leis_da_espAs 4 leis_da_esp
As 4 leis_da_esp
 
51. devemos amar uns aos outros
51. devemos amar uns aos outros51. devemos amar uns aos outros
51. devemos amar uns aos outros
 
Apostila discipulado
Apostila discipuladoApostila discipulado
Apostila discipulado
 
Epistolaaos Colossenses
Epistolaaos ColossensesEpistolaaos Colossenses
Epistolaaos Colossenses
 
O Que É Vida Eterna
O Que É Vida EternaO Que É Vida Eterna
O Que É Vida Eterna
 
A QUEM DEVEMOS ADORAR
A QUEM DEVEMOS ADORARA QUEM DEVEMOS ADORAR
A QUEM DEVEMOS ADORAR
 
Submissão espiritual
Submissão espiritualSubmissão espiritual
Submissão espiritual
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”
 
Santificação – Uma Obra Vitalícia - John Owern
Santificação – Uma Obra Vitalícia - John OwernSantificação – Uma Obra Vitalícia - John Owern
Santificação – Uma Obra Vitalícia - John Owern
 
55. a norma mais alta
55. a norma mais alta55. a norma mais alta
55. a norma mais alta
 
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013
 
CURSO-PARA-NOVOS-CONVERTIDOS.pdf
CURSO-PARA-NOVOS-CONVERTIDOS.pdfCURSO-PARA-NOVOS-CONVERTIDOS.pdf
CURSO-PARA-NOVOS-CONVERTIDOS.pdf
 
FOCO2014 - O Que É A Vida Cristã
FOCO2014 - O Que É A Vida CristãFOCO2014 - O Que É A Vida Cristã
FOCO2014 - O Que É A Vida Cristã
 
Casamento e divórcio revisado
Casamento e divórcio revisadoCasamento e divórcio revisado
Casamento e divórcio revisado
 
Pré revisão 3
Pré revisão 3Pré revisão 3
Pré revisão 3
 
Cristo, o fim da lei_722014_GGR
Cristo, o fim da lei_722014_GGRCristo, o fim da lei_722014_GGR
Cristo, o fim da lei_722014_GGR
 
A Guerra Espiritual:Como Superar Nestes Tempos Difíceis!
A Guerra Espiritual:Como Superar Nestes Tempos Difíceis! A Guerra Espiritual:Como Superar Nestes Tempos Difíceis!
A Guerra Espiritual:Como Superar Nestes Tempos Difíceis!
 
Julgamento - O propósito de Deus
Julgamento - O propósito de DeusJulgamento - O propósito de Deus
Julgamento - O propósito de Deus
 
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGR
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGRO reino de Cristo e a lei_1322014_GGR
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGR
 

Plus de ADPC109

Sê o exemplo
Sê o exemploSê o exemplo
Sê o exemploADPC109
 
Os pacificadores
Os pacificadoresOs pacificadores
Os pacificadoresADPC109
 
Adoração
AdoraçãoAdoração
AdoraçãoADPC109
 
Ensino bíblico sobre o jejum
Ensino bíblico sobre o jejumEnsino bíblico sobre o jejum
Ensino bíblico sobre o jejumADPC109
 
Como Levar a Arca de Deus
Como Levar a Arca de DeusComo Levar a Arca de Deus
Como Levar a Arca de DeusADPC109
 

Plus de ADPC109 (6)

Sê o exemplo
Sê o exemploSê o exemplo
Sê o exemplo
 
Os pacificadores
Os pacificadoresOs pacificadores
Os pacificadores
 
Adoração
AdoraçãoAdoração
Adoração
 
FéFé
 
Ensino bíblico sobre o jejum
Ensino bíblico sobre o jejumEnsino bíblico sobre o jejum
Ensino bíblico sobre o jejum
 
Como Levar a Arca de Deus
Como Levar a Arca de DeusComo Levar a Arca de Deus
Como Levar a Arca de Deus
 

A Importância da Submissão à Autoridade de Deus

  • 2. “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”
  • 3. O Apóstolo Paulo ora a Deus, de joelhos, suplicando para que a Igreja fosse tomada pelo Poder do Espírito Santo e assim pudesse conhecer o amor de Cristo, sendo envolvida pela plenitude de Deus. Para isso Precisamos conhecer e nos submetermos.
  • 4. O que é submissão?R:  Ato de obedecer a alguém ou a algo. Disposição para obedecer.
  • 5. Deus é autoridade em si mesmo, e tudo que no mundo existe é sustentado pela palavra do poder de sua autoridade. (Hb 1.3) “Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,...” Nada supera a autoridade de Deus, todo aquele que deseja cooperar com o Senhor, precisa conhecer a sua autoridade. "A maior das exigências que Deus faz ao homem é que lhe Obedeça".
  • 6. (ISm 15:22) “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros.” Rejeitar uma ordem de Deus é o mesmo que ser contra o próprio Deus
  • 7. Submissão a Deus é sujeitar-se aos seus Mandamentos e à sua Vontade, passando a obedecê-LOhumilde e constantemente.
  • 8. Foi a rebeldia que provocou a queda de Satanás. A intenção de Satanás de estabelecer o seu trono acima do trono de Deus violou a autoridade do Senhor. O começo da rebelião é passado a todos os homens depois da queda de Adão. Sempre que alguém peca contra a autoridade de Deus, peca diretamente contra o Senhor.
  • 9. (Rm 13:1) “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.”
  • 10. Todas as coisas estão debaixo deste princípio. E este princípio é para a ordem e paz, nunca para confusão. Como entender a autoridade? Na Trindade o Pai é igual ao Filho, que é igual ao Espírito Santo. Na essência os três são iguais. Todavia, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são diferentes nas funções.
  • 11. O Pai enviou o Filho. (Jo4:34)“Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra.”O Filho veio. (Jo16:28)“Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.”O Filho foi obediente ao Pai. (Jo8:29)“E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado.”
  • 12. O Filho enviou o Espírito Santo. (Jo15:26) “Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;...” (Jo14:26)“Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto Eu vos tenho dito.”
  • 13. O Espírito Santo veio. (At 2.16-18)“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.”
  • 14. O Espírito Santo é obediente ao Filho. (Jo16:13-15)“Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-loanunciará. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que Ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará.”
  • 15. A Trindade é a fonte de toda a verdade. Este princípio divino é encontrado em todas as relações estabelecidas por Deus. Numa família o pai é igual â mãe, que é igual aos filhos. O que ocorre é que na família, o pai é "o cabeça" e a mãe a ajudadora. Eles são iguais, têm o mesmo valor para o Senhor, mas têm funções diferentes.
  • 16. Há uma tendência de se pensar que se submeter é ser inferior. Jesus nunca foi inferior ou menor que o Pai pelo simples fato de lhe ser submisso. Pelo contrário, Jesus Cristo tem o nome que está acima de todo nome (Fp 2.9). Temos que entender que entre iguais há uma relação de autoridade e submissão. Isto faz parte da ordem divina. As autoridades delegadas estão em todas as áreas de nossas vidas. Um discípulo do Senhor deve, onde estiver, saber quem é a autoridade encarregada para a ela se submeta.
  • 17. Deus Transmite Autoridades em Todas as Áreas da Vida:(Jo 19:11)“Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado; por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem.”
  • 18. Na área civil. (Rm 13.1-4) “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.
  • 19. No trabalho. (Ef 6:5,6) “Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus,...”(Tt 2:9,10)“Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador”, (ITm 6:1,2)“Todos os servos que estão debaixo do jugo considerem seus senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.E os que têm senhores crentes não os desprezem, porque são irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que se utilizam do seu bom serviço, são crentes e amados. Ensina estas coisas.”
  • 20. Na família. (Ef 5:22-24) “Vós, mulheres, submetei-vosa vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,...”; (Ef 6:1-4) “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.
  • 21. Na Igreja. (ICo 12:27,28) “Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.(Ef 4:10-12)“Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E Ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;...”
  • 22. Todo discípulo do Senhor, onde estiver, tem uma autoridade sobre a sua vida, a qual deve se submeter. Não existe o "super-crente".
  • 23. "super-crente”.É aquele que aparenta ser espiritual, mas são rebeldes e causa muitos problemas a Igreja de Cristo. O supercostuma dizer: "Eu só obedeço a Cristo. Não estou sujeito a nenhum homem.” É inaceitável afirmar obediência a Deus e não às autoridades por Ele constituídas. Sempre que obedecemos às autoridades estamos submissos e, agradamos ao Pai. Obedecer somente quando se concorda não é submissão, é rebeldia. Importa que, concordando ou não, a obedeçamos de coração. É assim que se age perante Deus. Enquanto não reconhecemos as autoridades constituídas sobre as nossas vidas, nunca chegaremos à maturidade cristã.
  • 24. Sem submissão não há obediência. Nem estaremos sendo cooperadores do Senhor. Se alguém é independente, não é membro do corpo, pois sendo membro será dependente, será submisso. Como pode um membro estar no corpo e não se submeter às ordens da cabeça? Assim também nós não podemos estar unidos no corpo de Cristo se não formos sujeitos as autoridades por Ele constituída. Quando uma mulher não se submete ao seu marido(em Cristo), ou quando um filho não obedece ao seu pai, ou quando o empregado não acata as ordens do seu chefe, ou quando o discípulo não se submete a liderança, é um(a) rebelde. Quem está cheio de Cristo está cheio de obediência. O evangelho de Cristo é contra a independência e rebeldia do homem.
  • 25. Só existe um caminho para a submissão, andar como Cristo andou (I Jo 2:6) “aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou”. Ele é o nosso modelo, embora sendo filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. (Hb5:8) “ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,...”.
  • 26. A igreja é governada por Cristo. Não existe democracia na igreja, porque a igreja não é do povo, é de Deus. O que existe é a teocracia: O governo de Deus através de suas autoridades constituídas. É impossível edificar alguém que não se submete. Não há nada mais frustrante do que apascentar "cabras e bodes". Um filho espiritual obedece naturalmente.
  • 27. Ser submisso não destrói, e nem tira a personalidade de ninguém. Pelo contrário, destaca a vida de qualquer um. Cristo foi o tempo todo submisso, humilde, sempre servindo. E o que ocorreu com Ele? (Fp2.:5-9) “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,masesvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;...”.
  • 28. Deus quer uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus, por isso nos coloca a todos sob o seu princípio de Autoridade e Submissão.