SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  27
Télécharger pour lire hors ligne
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim Todos os Direitos são Reservados 2008. Atualizado em: 28/09/08 Número: 15 Livro Virtual 1º CIENTIFICO
 
AS DIVISÕES CELULARES Haplóides e Diplóides Diplóides : são células diplóides são aquelas cujos cromossomos se organizam em pares de cromossomos semelhantes (à exceção dos cromossomos sexuais, nos organismos que os possuem). Diz-se que estas células possuem  2n  cromossomos, onde n é o número de cromossomos diferentes. As mulheres possuem o último par de cromossomos, o 23º, igual a XX onde X é um tipo de cromossomo. Já os homens o possuem como XY,o Y determinando seu sexo. Haplóide s: os cromossomos haplóides, apresentam-se sozinhos, únicos, sem "irmãos" idênticos, ou seja, não possuem par cromossômico. Diz-se que células haplóides são possuidoras de  n  cromossomas em oposição às diplóides que possuem  2n  cromossomas.
 
AS DIVISÕES CELULARES Interfase A maior parte da vida da célula é representada pelo período entre uma divisão e outra, chamado de interfase.
AS DIVISÕES CELULARES Interfase A síntese do DNA ocorre somente em um período estrito da interfase, denominado S ou sintético, que é procedido e seguido por dois intervalos (GAPS) ou períodos de interfase (G1 e G2) onde não ocorre síntese de DNA. Geralmente, os períodos S, G2 e mitótico são relativamente constante nas diversas células de um mesmo organismo. O período G1 é o mais variável. Dependendo da condição fisiológica das células, pode durar dias, meses e até anos. Os tecidos que normalmente não se dividem (como nervoso ou músculo esquelético), ou que raramente se dividem (como os linfócitos circulantes), possuem a mesma quantidade de DNA presente do período G1.  FONTE: http://www.colegiosaofrancisco.com.br
 
AS DIVISÕES CELULARES Mitose É o processo de divisão celular que permite a distribuição dos cromossomos e dos constituintes citoplasmáticos da célula-mãe igualmente entre as duas células-filhas. Tal processo é responsável pela multiplicação dos indivíduos unicelulares e pelo crescimento dos pluricelulares, por realizar o aumento do número de células. A mitose compreende :   1º  -  a divisão do núcleo ou  cariocinese ,   2º  - e a do citoplasma ou  citodiérese .   É dividida em quatro etapas: Prófase Metáfase Anáfase Telófase
AS DIVISÕES CELULARES Mitose - Prófase 1. Prófase È a fase inicial da mitose, em que se começa a notar alteração no núcleo e no citoplasma. Com um considerável aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina, formando os cromossomos. Cada cromossomo é constituído de duas cromátides unidas pelo centrômero, o que significa que a duplicação dos cromossomos ocorreu antes da prófase, ou seja, na interfase. O inicio da prófase é marcado pela duplicação dos centríolos, cada um dos centríolos resultantes vão migrando para os pólos opostos da célula. A carioteca fragmenta-se e o fuso passa a ocupar a zona axial da célula.
AS DIVISÕES CELULARES Mitose - Metáfase 2. Metáfase Os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação e se colocam no equador do fuso. Há dois tipos de fibras no fuso: as continuas que vão de centríolo a centríolo, e as cromossômicas, que vão de centríolo a centrômero.
AS DIVISÕES CELULARES Mitose - Anáfase 3. Anáfase Divisão longitudinal do centrômero. Cromossomos-filhos migram para os pólos da célula, orientados pelas fibras do fuso.
AS DIVISÕES CELULARES Mitose - Telófase 4. Telófase Desaparecimento das fibras do fuso. Organização da carioteca e do nucléolo. Desespiração dos cromossomos. Fim da cariocinese e inicio da citosina.
AS DIVISÕES CELULARES Citocinese Divisão do citoplasma que leva à individualização das células-filhas. Nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos protéicos que se contraem puxando a membrana para dentro levando de início ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separem as duas células-filhas.  Citocinese centrípeta . Nas células vegetais (com parede celular) como a parede celular não permite divisão por estrangulamento um conjunto de vesículas derivadas do complexo de Golgi vão alinhar-se na região equatorial e fundem-se formando a membrana plasmática, o que leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. (Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — plasmodesmos, que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células).  Citocinese centrífuga
AS DIVISÕES CELULARES Mitose - Resumo A duração da  mitose pode ser de alguns minutos ou de muitas horas, segundo o caso e segundo a temperatura.  A mitose típica descrita acima é a  ortomitose equacional  (as células-filhas têm o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe);  Existe uma mitose reducional no curso dos fenômenos de formação das gônadas (Meiose-modo peculiar de multiplicação celular que tem por efeito reduzir de metade o número de cromossomos das células).  Nos vegetais superiores, desprovidos de centrossomo, a mitose é chamada acêntrica. Por fim, em várias ordens de protozoários, a mitose não tem metáfase, e os cromossomos não são fixados em um fuso, é a pleuromitose.
 
A maioria dos organismos possui pares de cromossomos em suas células, mas os gametas são haplóides, ou seja, possuem metade dos cromossomos das outras células: portanto, apenas um cromossomo de cada par de homólogos.  Essa redução ocorre durante a meiose. Na prófase I, os cromossomos estão duplicados: cada um é formado por duas cromátides.  Durante a metáfase I, os cromossomos homólogos duplicados se colocam um de cada lado da região mediana da célula e separam-se: cada componente do par.  Na segunda divisão da meiose, os cromossomos duplicados alinham-se na região mediana de cada célula e as cromátides separam-se. Cada cromátide vai para um dos pólos da célula. Forma, assim, quatro células, cada uma com um cromossomo simples de cada par de homólogos. FONTE: http://www.alunosonline.com.br AS DIVISÕES CELULARES Meiose
AS DIVISÕES CELULARES Interfase ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
AS DIVISÕES CELULARES Meiose I – Prófase I –  Crossing Over CROSSING OVER Recombinação é a troca aleatória de material genético durante a meiose. Na primeira divisão meiótica, mais precisamente no paquíteno, ocorre o crossing-over, que é o sobre cruzamento das cromátides homólogas, não-irmãs. A relação existente entre meiose e variabilidade é principalmente devida à ocorrência de crossing-over.
AS DIVISÕES CELULARES Meiose I – Metáfase I 1. Metáfase I   Na metáfase I, as fibras polares passam a ocupar a região correspondente ao núcleo. Aos cinetócoros associam-se as fibras cromossômicas, e os cromossomos passam a ocupar a região equatorial da célula.
AS DIVISÕES CELULARES Meiose I – Anáfase I 1. Anáfase I   A anáfase I caracteriza-se pelo deslocamento dos cromossomos para os pólos da célula. O par de cromossomos homólogos separa-se, indo para cada pólo um cromossomo duplicado de cada par.
AS DIVISÕES CELULARES Meiose I – Telófase I 1. Telófase I   Quando as díades chegam aos pólos termina a anáfase I e tem início a telófase I.  O que ocorre nesta fase da meiose é muito semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e acontece a citocinese.
AS DIVISÕES CELULARES Meiose II – Prófase II 1. Prófase II   Quando as díades chegam aos pólos termina a anáfase I e tem início a telófase I.  O que ocorre nesta fase da meiose é muito semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e acontece a citocinese.
AS DIVISÕES CELULARES Meiose II – Metáfase II 1. Metáfase II   Quando as díades chegam aos pólos termina a anáfase I e tem início a telófase I.  O que ocorre nesta fase da meiose é muito semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e acontece a citocinese.
AS DIVISÕES CELULARES Meiose II – Anáfase II 1. Anáfase II   Quando as díades chegam aos pólos termina a anáfase I e tem início a telófase I.  O que ocorre nesta fase da meiose é muito semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e acontece a citocinese.
AS DIVISÕES CELULARES Meiose II – Telófase II 1. Telófase II   Quando as díades chegam aos pólos termina a anáfase I e tem início a telófase I.  O que ocorre nesta fase da meiose é muito semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e acontece a citocinese.
AS DIVISÕES CELULARES Cromossomos
AS DIVISÕES CELULARES Cromossomos

Contenu connexe

Tendances

Tendances (20)

Mitose e meiose primeiro ano
Mitose e meiose primeiro anoMitose e meiose primeiro ano
Mitose e meiose primeiro ano
 
Divisao Celular
Divisao CelularDivisao Celular
Divisao Celular
 
Pdf de nucleo e divisão celular
Pdf de nucleo e divisão celularPdf de nucleo e divisão celular
Pdf de nucleo e divisão celular
 
Divisão celular
Divisão celularDivisão celular
Divisão celular
 
Aula 4 divisao celular pot
Aula 4 divisao celular   potAula 4 divisao celular   pot
Aula 4 divisao celular pot
 
Divisão celular
Divisão celularDivisão celular
Divisão celular
 
Biologia, núcleo e divisão celular.
Biologia, núcleo e divisão celular.Biologia, núcleo e divisão celular.
Biologia, núcleo e divisão celular.
 
mitose e meiose
mitose e meiosemitose e meiose
mitose e meiose
 
Meiose
MeioseMeiose
Meiose
 
Núcleo, Mitose e Meiose
Núcleo, Mitose e MeioseNúcleo, Mitose e Meiose
Núcleo, Mitose e Meiose
 
(2) Divisão celular
(2) Divisão celular(2) Divisão celular
(2) Divisão celular
 
Divisão celular mitose e meiose biologia
Divisão celular mitose e meiose biologiaDivisão celular mitose e meiose biologia
Divisão celular mitose e meiose biologia
 
Ciclo celular e mitose
Ciclo celular e mitoseCiclo celular e mitose
Ciclo celular e mitose
 
Ciclo de Divisão Celular e Meiose
Ciclo de Divisão Celular e MeioseCiclo de Divisão Celular e Meiose
Ciclo de Divisão Celular e Meiose
 
Cromossomos div celular 10_05_2010
Cromossomos  div celular 10_05_2010Cromossomos  div celular 10_05_2010
Cromossomos div celular 10_05_2010
 
Mitose
MitoseMitose
Mitose
 
Divisão Celular: Mitose e Meiose
Divisão Celular: Mitose e Meiose Divisão Celular: Mitose e Meiose
Divisão Celular: Mitose e Meiose
 
Meiose (1)
Meiose (1)Meiose (1)
Meiose (1)
 
Meiose
MeioseMeiose
Meiose
 
Divisão celular
Divisão celularDivisão celular
Divisão celular
 

Similaire à Divisão celular (20)

Divisão celular - Mitose e Meiose
Divisão celular - Mitose e MeioseDivisão celular - Mitose e Meiose
Divisão celular - Mitose e Meiose
 
Trabalho de biologia.
Trabalho de biologia.Trabalho de biologia.
Trabalho de biologia.
 
Cmc expressão gênica
Cmc   expressão gênicaCmc   expressão gênica
Cmc expressão gênica
 
Aula -divisao-celular-mitose-e-meiose.pptx
Aula -divisao-celular-mitose-e-meiose.pptxAula -divisao-celular-mitose-e-meiose.pptx
Aula -divisao-celular-mitose-e-meiose.pptx
 
2ª Aula Núcleo
2ª Aula Núcleo2ª Aula Núcleo
2ª Aula Núcleo
 
Bio ação 3 ciclo celular equipe 4 apresentação
Bio ação 3 ciclo celular  equipe 4 apresentaçãoBio ação 3 ciclo celular  equipe 4 apresentação
Bio ação 3 ciclo celular equipe 4 apresentação
 
Apostila divisão celular - UFF
Apostila divisão celular - UFFApostila divisão celular - UFF
Apostila divisão celular - UFF
 
Divisão celular
Divisão celularDivisão celular
Divisão celular
 
Núcleo e divisão celular
Núcleo e divisão celularNúcleo e divisão celular
Núcleo e divisão celular
 
Nucleo e divisao celular
Nucleo e divisao celularNucleo e divisao celular
Nucleo e divisao celular
 
Núcleo FIJ
Núcleo FIJNúcleo FIJ
Núcleo FIJ
 
Divisao celular
Divisao celular Divisao celular
Divisao celular
 
Divisao mitose
Divisao mitoseDivisao mitose
Divisao mitose
 
Conceitos basicos de Genetica - aula 3a.ppt
Conceitos basicos de Genetica - aula 3a.pptConceitos basicos de Genetica - aula 3a.ppt
Conceitos basicos de Genetica - aula 3a.ppt
 
Biologia ppt -_aula_14_diviso_
Biologia ppt -_aula_14_diviso_Biologia ppt -_aula_14_diviso_
Biologia ppt -_aula_14_diviso_
 
Apresentaçao de biologia
Apresentaçao de biologiaApresentaçao de biologia
Apresentaçao de biologia
 
Mitose
MitoseMitose
Mitose
 
Diversidade celular
Diversidade celularDiversidade celular
Diversidade celular
 
Mitose
MitoseMitose
Mitose
 
Grupo 1
Grupo 1Grupo 1
Grupo 1
 

Plus de Alessandra Firmino (20)

Origens.
Origens.Origens.
Origens.
 
Origem vida 1o._médio
Origem vida 1o._médioOrigem vida 1o._médio
Origem vida 1o._médio
 
Virus
VirusVirus
Virus
 
Cladística 2o.médio 2011
Cladística 2o.médio 2011Cladística 2o.médio 2011
Cladística 2o.médio 2011
 
Sistema imune
Sistema imuneSistema imune
Sistema imune
 
Embriologia2m 110831185101-phpapp01
Embriologia2m 110831185101-phpapp01Embriologia2m 110831185101-phpapp01
Embriologia2m 110831185101-phpapp01
 
Embriologia 2ºm
Embriologia 2ºmEmbriologia 2ºm
Embriologia 2ºm
 
Embriologia revisão
Embriologia revisãoEmbriologia revisão
Embriologia revisão
 
Anexos embrionários
Anexos embrionáriosAnexos embrionários
Anexos embrionários
 
Embriologia ventre materno
Embriologia ventre maternoEmbriologia ventre materno
Embriologia ventre materno
 
Citologia i
Citologia iCitologia i
Citologia i
 
O mundo anoitecendo
O mundo anoitecendoO mundo anoitecendo
O mundo anoitecendo
 
Mollusca
MolluscaMollusca
Mollusca
 
Echinodermata
EchinodermataEchinodermata
Echinodermata
 
Arthropoda
ArthropodaArthropoda
Arthropoda
 
áCidos nucleicos
áCidos nucleicosáCidos nucleicos
áCidos nucleicos
 
Anelídeos
AnelídeosAnelídeos
Anelídeos
 
Ac. nucleicos código genético
Ac. nucleicos código genéticoAc. nucleicos código genético
Ac. nucleicos código genético
 
Sistema Ósseo_8o. Ano
Sistema Ósseo_8o. AnoSistema Ósseo_8o. Ano
Sistema Ósseo_8o. Ano
 
Aula cordados_2o.Médio
Aula cordados_2o.MédioAula cordados_2o.Médio
Aula cordados_2o.Médio
 

Divisão celular

  • 1. Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim Todos os Direitos são Reservados 2008. Atualizado em: 28/09/08 Número: 15 Livro Virtual 1º CIENTIFICO
  • 2.  
  • 3. AS DIVISÕES CELULARES Haplóides e Diplóides Diplóides : são células diplóides são aquelas cujos cromossomos se organizam em pares de cromossomos semelhantes (à exceção dos cromossomos sexuais, nos organismos que os possuem). Diz-se que estas células possuem 2n cromossomos, onde n é o número de cromossomos diferentes. As mulheres possuem o último par de cromossomos, o 23º, igual a XX onde X é um tipo de cromossomo. Já os homens o possuem como XY,o Y determinando seu sexo. Haplóide s: os cromossomos haplóides, apresentam-se sozinhos, únicos, sem "irmãos" idênticos, ou seja, não possuem par cromossômico. Diz-se que células haplóides são possuidoras de n cromossomas em oposição às diplóides que possuem 2n cromossomas.
  • 4.  
  • 5. AS DIVISÕES CELULARES Interfase A maior parte da vida da célula é representada pelo período entre uma divisão e outra, chamado de interfase.
  • 6. AS DIVISÕES CELULARES Interfase A síntese do DNA ocorre somente em um período estrito da interfase, denominado S ou sintético, que é procedido e seguido por dois intervalos (GAPS) ou períodos de interfase (G1 e G2) onde não ocorre síntese de DNA. Geralmente, os períodos S, G2 e mitótico são relativamente constante nas diversas células de um mesmo organismo. O período G1 é o mais variável. Dependendo da condição fisiológica das células, pode durar dias, meses e até anos. Os tecidos que normalmente não se dividem (como nervoso ou músculo esquelético), ou que raramente se dividem (como os linfócitos circulantes), possuem a mesma quantidade de DNA presente do período G1. FONTE: http://www.colegiosaofrancisco.com.br
  • 7.  
  • 8. AS DIVISÕES CELULARES Mitose É o processo de divisão celular que permite a distribuição dos cromossomos e dos constituintes citoplasmáticos da célula-mãe igualmente entre as duas células-filhas. Tal processo é responsável pela multiplicação dos indivíduos unicelulares e pelo crescimento dos pluricelulares, por realizar o aumento do número de células. A mitose compreende :   1º - a divisão do núcleo ou cariocinese ,  2º - e a do citoplasma ou citodiérese .  É dividida em quatro etapas: Prófase Metáfase Anáfase Telófase
  • 9. AS DIVISÕES CELULARES Mitose - Prófase 1. Prófase È a fase inicial da mitose, em que se começa a notar alteração no núcleo e no citoplasma. Com um considerável aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina, formando os cromossomos. Cada cromossomo é constituído de duas cromátides unidas pelo centrômero, o que significa que a duplicação dos cromossomos ocorreu antes da prófase, ou seja, na interfase. O inicio da prófase é marcado pela duplicação dos centríolos, cada um dos centríolos resultantes vão migrando para os pólos opostos da célula. A carioteca fragmenta-se e o fuso passa a ocupar a zona axial da célula.
  • 10. AS DIVISÕES CELULARES Mitose - Metáfase 2. Metáfase Os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação e se colocam no equador do fuso. Há dois tipos de fibras no fuso: as continuas que vão de centríolo a centríolo, e as cromossômicas, que vão de centríolo a centrômero.
  • 11. AS DIVISÕES CELULARES Mitose - Anáfase 3. Anáfase Divisão longitudinal do centrômero. Cromossomos-filhos migram para os pólos da célula, orientados pelas fibras do fuso.
  • 12. AS DIVISÕES CELULARES Mitose - Telófase 4. Telófase Desaparecimento das fibras do fuso. Organização da carioteca e do nucléolo. Desespiração dos cromossomos. Fim da cariocinese e inicio da citosina.
  • 13. AS DIVISÕES CELULARES Citocinese Divisão do citoplasma que leva à individualização das células-filhas. Nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos protéicos que se contraem puxando a membrana para dentro levando de início ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separem as duas células-filhas. Citocinese centrípeta . Nas células vegetais (com parede celular) como a parede celular não permite divisão por estrangulamento um conjunto de vesículas derivadas do complexo de Golgi vão alinhar-se na região equatorial e fundem-se formando a membrana plasmática, o que leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. (Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — plasmodesmos, que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células). Citocinese centrífuga
  • 14. AS DIVISÕES CELULARES Mitose - Resumo A duração da mitose pode ser de alguns minutos ou de muitas horas, segundo o caso e segundo a temperatura. A mitose típica descrita acima é a ortomitose equacional (as células-filhas têm o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe); Existe uma mitose reducional no curso dos fenômenos de formação das gônadas (Meiose-modo peculiar de multiplicação celular que tem por efeito reduzir de metade o número de cromossomos das células). Nos vegetais superiores, desprovidos de centrossomo, a mitose é chamada acêntrica. Por fim, em várias ordens de protozoários, a mitose não tem metáfase, e os cromossomos não são fixados em um fuso, é a pleuromitose.
  • 15.  
  • 16. A maioria dos organismos possui pares de cromossomos em suas células, mas os gametas são haplóides, ou seja, possuem metade dos cromossomos das outras células: portanto, apenas um cromossomo de cada par de homólogos. Essa redução ocorre durante a meiose. Na prófase I, os cromossomos estão duplicados: cada um é formado por duas cromátides. Durante a metáfase I, os cromossomos homólogos duplicados se colocam um de cada lado da região mediana da célula e separam-se: cada componente do par. Na segunda divisão da meiose, os cromossomos duplicados alinham-se na região mediana de cada célula e as cromátides separam-se. Cada cromátide vai para um dos pólos da célula. Forma, assim, quatro células, cada uma com um cromossomo simples de cada par de homólogos. FONTE: http://www.alunosonline.com.br AS DIVISÕES CELULARES Meiose
  • 17.
  • 18. AS DIVISÕES CELULARES Meiose I – Prófase I – Crossing Over CROSSING OVER Recombinação é a troca aleatória de material genético durante a meiose. Na primeira divisão meiótica, mais precisamente no paquíteno, ocorre o crossing-over, que é o sobre cruzamento das cromátides homólogas, não-irmãs. A relação existente entre meiose e variabilidade é principalmente devida à ocorrência de crossing-over.
  • 19. AS DIVISÕES CELULARES Meiose I – Metáfase I 1. Metáfase I Na metáfase I, as fibras polares passam a ocupar a região correspondente ao núcleo. Aos cinetócoros associam-se as fibras cromossômicas, e os cromossomos passam a ocupar a região equatorial da célula.
  • 20. AS DIVISÕES CELULARES Meiose I – Anáfase I 1. Anáfase I A anáfase I caracteriza-se pelo deslocamento dos cromossomos para os pólos da célula. O par de cromossomos homólogos separa-se, indo para cada pólo um cromossomo duplicado de cada par.
  • 21. AS DIVISÕES CELULARES Meiose I – Telófase I 1. Telófase I Quando as díades chegam aos pólos termina a anáfase I e tem início a telófase I. O que ocorre nesta fase da meiose é muito semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e acontece a citocinese.
  • 22. AS DIVISÕES CELULARES Meiose II – Prófase II 1. Prófase II Quando as díades chegam aos pólos termina a anáfase I e tem início a telófase I. O que ocorre nesta fase da meiose é muito semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e acontece a citocinese.
  • 23. AS DIVISÕES CELULARES Meiose II – Metáfase II 1. Metáfase II Quando as díades chegam aos pólos termina a anáfase I e tem início a telófase I. O que ocorre nesta fase da meiose é muito semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e acontece a citocinese.
  • 24. AS DIVISÕES CELULARES Meiose II – Anáfase II 1. Anáfase II Quando as díades chegam aos pólos termina a anáfase I e tem início a telófase I. O que ocorre nesta fase da meiose é muito semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e acontece a citocinese.
  • 25. AS DIVISÕES CELULARES Meiose II – Telófase II 1. Telófase II Quando as díades chegam aos pólos termina a anáfase I e tem início a telófase I. O que ocorre nesta fase da meiose é muito semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e acontece a citocinese.
  • 26. AS DIVISÕES CELULARES Cromossomos
  • 27. AS DIVISÕES CELULARES Cromossomos