SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 36
Asma
Asma :  Definição A asma é uma  doença  inflamatória crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório, e resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar.
Asma Sua  fisiopatologia  está relacionada a interação entre fatores genéticos e ambientais que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da  mucosa  brônquica, a hiperprodução de muco e a contração da musculatura lisa das vias aéreas, com consequente diminuição de seu diâmetro (broncoespasmo).
Asma
Asma
Asma : sinais e sintomas Dentre os principais sinais e sintomas estão: a tosse, que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração; dificuldade respiratória, com dor ou ardência no peito; além de um chiado(sibilância). Na maioria das vezes não há expectoração ou se tem, é do tipo "clara de ovo". Podem aparecer a qualquer momento do dia, mas tendem a predominar pela manhã ou à noite.
Asma : Sinais e sintomas Os sintomas de asma ocorrem, ou agravam-se, à noite e, também, na presença de exercício, infecção viral, animais com pêlo e penas, ácaros domésticos (nos colchões, nas roupas de cama, nas almofadas, nas carpetes, na mobília acolchoada), fumo, pólenes, alimentos, alterações da temperatura, emoções fortes (riso, choro), aerossóis de produtos químicos e de fármacos.
Asma : Fatores  desencadeantes (exemplos)
Asma : Diagnóstico O diagnóstico da asma tem por base: História clínica :  para determinar a presença de sintomas e as suas características, relacionados com exposições a fatores de agressão;  Exame específico :  para determinar sinais de obstrução brônquica, embora um exame normal possa possibilitar o diagnóstico;  Avaliação funcional respiratória  : para comprovação de obstrução brônquica, da presença de hiperreatividade brônquica e de limitação variável do fluxo aéreo;  Avaliação de atopia ;  Exclusão de situações que podem confundir-se com a asma .
Asma:  Classificação Asma Intermitente: sintomas menos de uma vez por semana;  crises de curta duração (leves); sintomas noturnos esporádicos (não mais do que duas vezes ao mês); provas de função pulmonar normal no período entre as crises.  Asma Persistente Leve: presença de sintomas pelo menos uma vez por semana, porém, menos de uma vez ao dia; presença de sintomas noturnos mais de duas vezes ao mês,porém, menos de uma vez por semana; provas de função pulmonar normal no período entre as crises.  Asma Persistente Moderada: sintomas diários;  as crises podem afetar as atividades diárias e o sono; presença de sintomas noturnos pelo menos uma vez por semana; provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF) >60% e < 80% do esperado.  Asma Persistente Grave: sintomas diários;  crises frequentes; sintomas noturnos frequentes; provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF) > 60% do esperado
Asma
Asma:  Tipos de crise Crise ligeira Apresenta dispnéia à marcha (a andar);  Tolera posição de decúbito (posição de quem está deitado);  Apresenta um discurso quase normal; consciente; normalmente calmo ;  Não apresenta habitualmente tiragem respiratória;  A frequência respiratória está habitualmente normal, podendo estar ligeiramente elevada;  A frequência cardíaca está habitualmente abaixo dos 100/min;  Apresenta sibilos (ruídos feitos ao respirar que indicam obstrução parcial dos brônquios) moderados.  Não apresenta pulso paradoxal.
Asma : Tipos de crises Crise moderada Apresenta dispnéia a falar;  Adota a posição de sentado;  Fala com frases curtas;  Está consciente mas ansioso;  Apresenta tiragem respiratória;  A frequência respiratória encontra-se elevada;  A frequência cardíaca encontra-se entre 100 e 120/min;  Apresenta sibilos evidentes;  Pode apresentar pulso paradoxal .
Asma : Tipos de crise Crise grave Apresenta dispnéia em repouso;  Encontra-se inclinado para a frente;  Encontra-se ansioso ou até agitado;  Apresenta tiragem respiratória;  A frequência respiratória é superior a 30/min;  A frequência cardíaca é superior a 120/min;  Apresenta sibilos muito evidentes;  Apresenta geralmente pulso paradoxal .
Asma : Tipos de crise Crise com paragem respiratória iminente Apresenta-se sonolento ou em estado de confusão;  Apresenta bradicardia (diminuição do número normal das contrações cardíacas);  Apresenta silêncio respiratório;  Não apresenta pulso paradoxal.
Asma: Pulso paradoxal Na  medicina , pulso paradoxal é definido como uma queda superior a 15 mmHg na pressão arterial sistólica durante a fase inspiratória da respiração. É um sinal médico indicativo de diversas condições incluindo  tamponamento cardíaco ,  pericardite ,  apneia do sono  crônica,  crupe , e doença obstrutiva dos pulmões, como  asma  e  DPOC .
Asma :  Tratamento Para se tratar a asma, a pessoa deve ter cuidados com o ambiente, principalmente na sua casa e no trabalho, além de usar medicações e manter consultas médicas regulares.Técnicas fisioterapêuticas se mostram bastante eficientes. Os medicamentos podem ser divididos em duas classes: de alívio e de manutenção.
Asma: Tratamento O tratamento da asma tem dois componentes: 1) Uso de um agente aliviador (resgate) na fase aguda (broncodilatador) para reverter a obstrução aguda das vias áereas asmáticas. 2) Uso de medicações controladoras, que modifiquem o ambiente das vias áereas, de forma a diminuir a frequência de broncoconstrição. A asma é uma doença crônica que deve, exceto nas formas mais leves, ser tratada por longo prazo.
Asma :  Tratamento O doente asmático deve procurar cuidados médicos imediatos se:  1. A crise de asma é grave. O doente apresenta-se em insuficiência respiratória global. Nos lactentes e em  crianças  de idade inferior a 5 anos a evolução para um quadro de insuficiência respiratória grave pode ser mais rápida.  2. A resposta ao tratamento broncodilatador inicial não foi imediata e mantida pelo menos durante 3 horas.  3. Há deterioração progressiva do seu estado clínico .
Asma: Tratamento Segundo o principal mecanismo de ação, os medicamentos  usados no tratamento da asma podem ser divididos em duas categorias: os de alívio e os controladores. Os de alívio (ß2 agonistas de curta duração, brometo de ipratrópio, teofilina e derivados, e corticosteróides sistêmicos) são administrados para controle de sintomas agudos.  Os controladores (ß2 agonistas de longa duração,  cromoglicato dissódico, nedocromil sódico, cetotifeno, glico-corticosteróides inalatórios e os antileucotrienos) são administrados por período de tempo prolongado para controle da inflamação.
Asma: Tratamento Tanto os broncodilatadores quanto os anti-inflamatórios podem ser usados de várias formas: *por nebulização; *nebulímetro (&quot;spray&quot; ou &quot;bombinha&quot;);  *inaladores de pó seco;  * comprimido;  *xarope.  Os médicos dão preferência ao uso das medicações por nebulização, nebulímetro ou inaladores de pó seco por serem mais eficazes e causarem menos efeitos indesejáveis.
Asma: Nebulizadores *Use o nebulizador de acordo com as orientações de seu médico e do fabricante.  *Não misture medicamentos no nebulizador ou use o nebulizador de um  medica-mento específico com outro medicamento.  *Em caso de vazamentos ou obstrução, troque o nebulizador.  *Seu nebulizador é de uso individual.  *Sempre limpe e desinfete o nebulizador após cada aplicação.
Asma : Broncodilatadores Utilizados principalmente como medicações de alívio para cortar uma crise de asma. O  broncodilatador  é um medicamento, como o próprio nome diz, que dilata os brônquios (vias aéreas) quando o asmático está com falta de ar, chiado no peito ou crise de tosse.
Asma : Broncodilatadores Existem broncodilatadores chamados beta2-agonistas - uns apresentam efeito curto e outros efeito prolongado (que dura até 12h). Os de efeito curto costumam ser utilizados conforme a necessidade. Já aqueles de efeito prolongado costumam ser utilizados continuamente, a cada 12 horas. Além dos beta2-agonistas, outros broncodilatadores, como teofilinas e anticolinérgicos, podem ser usados.
Asma : Broncodilatadores A  teofilina   é um  broncodilatador que pode ajudar a aliviar os sintomas. O médico pode recomendar monitoração com exames de sangue para assegurar-se que a dosagem está correta. A teofilina encontra-se disponível em várias formas diferentes, inclusive comprimidos ou cápsulas de liberação prolongada. Na forma de liberação prolongada, o medicamento deve ser engolido inteiro, não podendo ser esmagado nem mastigado.  Pergunte ao médico ou farmacêutico sobre como tomar o tipo específico de teofilina receitado .
Asma : Antinflamatórios Utilizados principalmente para evitar crises (manutenção). Os  corticóides inalatórios  são, atualmente, a melhor conduta para combater a inflamação.  São utilizados com o intuito de prevenir as exacerbações da doença ou, pelo menos, minimizá-las e aumentar o tempo livre da doença entre uma crise e outra.  Os anti-inflamatórios devem ser utilizados de maneira contínua (todos os dias), já que combatem a inflamação crônica da mucosa brônquica.
Asma : Corticóides inalatórios É importante bochechar e lavar a boca com água depois de usar esses inaladores a fim de evitar a irritação da boca e da garganta. Alguns exemplos são:  Fluticasona , budesonida , triancinolona , flunisolida, beclometasona e  (combinação de fluticasona e salmeterol). •
Manejo da asma Todo paciente asmático deve ter em mãos um aparelho medidor do pico do fluxo expiratório (PFE). Esse aparelho é tão importante quanto um termômetro ou o aparelho de medir a pressão arterial, pois assim como a temperatura e a pressão, a asma pode ser mais bem controlada quando é medida.
Manejo da asma O medidor do pico do fluxo avalia o fluxo de ar no momento da expiração. Seu médico pode informar qual o valor do PFE esperado, tendo por base sua idade, peso e altura. Quando a asma está sob controle, o fluxo de ar é normal ou muito próximo do valor  esperado. Porém, mesmo antes da percepção dos sintomas de uma crise de asma, o pico do fluxo expiratório pode estar diminuído, evidenciando a obstrução das vias aéreas .
Manejo da asma O  sistema de semáforo  foi estabelecido para ser um guia de ajuda para os pacientes no manejo da asma. Assim que seu PFE for estabelecido, todos os esforços devem ser feitos para manter os valores no mínimo em torno de 80% deste valor.
Manejo da asma Veja o que cada cor do “semáforo” indica:  PFE entre 80% e 100% do melhor PFE esperado: ZONA VERDE SIGA :   Você deve estar relativamente livre de sintomas e pode manter os medicamentos em uso.
MANEJO DA ASMA ZONA AMARELA PFE entre 50% e 80% do PFE esperado:  ATENÇÃO :  A asma está piorando.  Um aumento temporário na medicação para a asma é indicado. Se você usa medicação crônica, a terapia de manutenção irá provavelmente precisar ser aumentada. Entre em contato com seu médico para ajustar seu tratamento.
Manejo da asma ZONA VERMELHA PFE abaixo de 50% do PFE esperado:  PERIGO  -  O controle da asma está falhando. Use seu broncodilatador inalatório. Se o PFE não retornar à zona amarela, entre em contato com seu médico imediatamente, ou inicie o tratamento orientado para os momentos de exacerbação da asma.
A educação terapêutica do paciente asmático Os doentes devem ser ativamente envolvidos no controle da sua própria asma e na prevenção de situações de crise, podendo, assim, viver de forma ativa e produtiva.  Com a ajuda do profissional de saúde, os doentes com asma devem aprender a :  * tomar os medicamentos corretamente  * compreender as diferenças entre o alívio imediato da crise e o tratamento preventivo a longo prazo  * evitar fatores desencadeantes  * monitorizar o estado da sua asma, reconhecer os sintomas e, se possível, analisar os valores do seu PEF  * reconhecer os sinais de agravamento e tomar as medidas necessárias  * procurar a ajuda médica adequada
Fontes * Programa Nacional do controlo da asma Lisboa: Direcção-Geral da Saúde, 2000.  * Asma e Rinite: Linhas de conduta em atenção básica Editora MS Brasília-DF 2004  * Wikipédia
Compilação Aline Maria Sá Nascimento Farmacêutica-Bíoquimica Pos-graduada em Farmácia 12/2011

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (20)

DPOC - Doenca Pulmonar Obstrutiva Cronica
DPOC - Doenca Pulmonar Obstrutiva CronicaDPOC - Doenca Pulmonar Obstrutiva Cronica
DPOC - Doenca Pulmonar Obstrutiva Cronica
 
Insuficiência cardíaca
Insuficiência cardíacaInsuficiência cardíaca
Insuficiência cardíaca
 
Aula sobre DPOC
Aula sobre DPOCAula sobre DPOC
Aula sobre DPOC
 
Pneumonias - Aula de Microbiologia
Pneumonias - Aula de MicrobiologiaPneumonias - Aula de Microbiologia
Pneumonias - Aula de Microbiologia
 
Clinica medica em Enfermagem
Clinica medica em EnfermagemClinica medica em Enfermagem
Clinica medica em Enfermagem
 
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOCDoença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC
 
Apresentação asma
Apresentação asmaApresentação asma
Apresentação asma
 
Apresentação pneumonia
Apresentação pneumoniaApresentação pneumonia
Apresentação pneumonia
 
Asma
AsmaAsma
Asma
 
Slide de Angina de Peito
Slide de Angina de PeitoSlide de Angina de Peito
Slide de Angina de Peito
 
DPOC
DPOCDPOC
DPOC
 
Clínica Médica II (parte 1)
Clínica Médica II (parte 1)Clínica Médica II (parte 1)
Clínica Médica II (parte 1)
 
Insuficiência Cardíaca Congestiva - ICC
Insuficiência Cardíaca Congestiva - ICCInsuficiência Cardíaca Congestiva - ICC
Insuficiência Cardíaca Congestiva - ICC
 
Bronquiectasias
BronquiectasiasBronquiectasias
Bronquiectasias
 
Exame Físico do Aparelho Respiratório (Davyson Sampaio Braga)
Exame Físico do Aparelho Respiratório (Davyson Sampaio Braga)Exame Físico do Aparelho Respiratório (Davyson Sampaio Braga)
Exame Físico do Aparelho Respiratório (Davyson Sampaio Braga)
 
Asma
AsmaAsma
Asma
 
Doenças respiratórias nos idosos
Doenças respiratórias nos idososDoenças respiratórias nos idosos
Doenças respiratórias nos idosos
 
Doença pulmonar-obstrutiva-crônica-dpoc
Doença pulmonar-obstrutiva-crônica-dpocDoença pulmonar-obstrutiva-crônica-dpoc
Doença pulmonar-obstrutiva-crônica-dpoc
 
Asma
Asma Asma
Asma
 
PES 3.5 Asma
PES 3.5 AsmaPES 3.5 Asma
PES 3.5 Asma
 

Destaque

Destaque (18)

Asma - Fisiologia Humana
Asma - Fisiologia HumanaAsma - Fisiologia Humana
Asma - Fisiologia Humana
 
ASMA - Aula residência Pediatria Santa Casa
ASMA - Aula residência Pediatria Santa CasaASMA - Aula residência Pediatria Santa Casa
ASMA - Aula residência Pediatria Santa Casa
 
Asma brônquica alérgica
Asma brônquica alérgicaAsma brônquica alérgica
Asma brônquica alérgica
 
Laringite - causas, sintomas e tratamento
Laringite - causas, sintomas e tratamentoLaringite - causas, sintomas e tratamento
Laringite - causas, sintomas e tratamento
 
ASMA
ASMAASMA
ASMA
 
Asma (Pediatria)
Asma (Pediatria)Asma (Pediatria)
Asma (Pediatria)
 
Asma Final0303
Asma Final0303Asma Final0303
Asma Final0303
 
Asma em pediatria
Asma em pediatriaAsma em pediatria
Asma em pediatria
 
Distúrbios respiratórios agudos no P.S. infantil: laringite x crise asmática
Distúrbios respiratórios agudos no P.S. infantil: laringite x crise asmáticaDistúrbios respiratórios agudos no P.S. infantil: laringite x crise asmática
Distúrbios respiratórios agudos no P.S. infantil: laringite x crise asmática
 
Consenso Asma 2012
Consenso Asma 2012Consenso Asma 2012
Consenso Asma 2012
 
Cancro do pulmão
Cancro do pulmãoCancro do pulmão
Cancro do pulmão
 
Pneumonia
PneumoniaPneumonia
Pneumonia
 
Câncer de Pulmão
Câncer de Pulmão Câncer de Pulmão
Câncer de Pulmão
 
Asma
AsmaAsma
Asma
 
Asma Bronquial
Asma Bronquial Asma Bronquial
Asma Bronquial
 
EL ASMA
EL ASMAEL ASMA
EL ASMA
 
Asma bronquial
Asma bronquialAsma bronquial
Asma bronquial
 
Cartilha asma
Cartilha asmaCartilha asma
Cartilha asma
 

Semelhante a Asma

Semelhante a Asma (20)

Nocoes sobre a asma
Nocoes sobre a asmaNocoes sobre a asma
Nocoes sobre a asma
 
Asma CiêNcias
Asma   CiêNciasAsma   CiêNcias
Asma CiêNcias
 
Asma
AsmaAsma
Asma
 
Asma
AsmaAsma
Asma
 
Distúrbios pulmonares obstrutivos crônicos
Distúrbios pulmonares obstrutivos crônicosDistúrbios pulmonares obstrutivos crônicos
Distúrbios pulmonares obstrutivos crônicos
 
Como tratar a asma
Como tratar a asmaComo tratar a asma
Como tratar a asma
 
5.doc
5.doc5.doc
5.doc
 
Manual asma
Manual asmaManual asma
Manual asma
 
Aula de tosse
Aula de tosseAula de tosse
Aula de tosse
 
aula-de-asma-7c2ba-alunos.ppt
aula-de-asma-7c2ba-alunos.pptaula-de-asma-7c2ba-alunos.ppt
aula-de-asma-7c2ba-alunos.ppt
 
Endometriose
EndometrioseEndometriose
Endometriose
 
0326 asma - Marion
0326 asma - Marion0326 asma - Marion
0326 asma - Marion
 
Serviços natal parte 2 EXCELÊNCIA FARMACÊUTICA
Serviços natal parte 2 EXCELÊNCIA FARMACÊUTICAServiços natal parte 2 EXCELÊNCIA FARMACÊUTICA
Serviços natal parte 2 EXCELÊNCIA FARMACÊUTICA
 
Pneumonia.pptx
Pneumonia.pptxPneumonia.pptx
Pneumonia.pptx
 
Pneumonia.pptx
Pneumonia.pptxPneumonia.pptx
Pneumonia.pptx
 
Projeto educacional respire bem
Projeto educacional respire bemProjeto educacional respire bem
Projeto educacional respire bem
 
Sistema respiratório
Sistema respiratórioSistema respiratório
Sistema respiratório
 
Sistema Respiratório - Casos Clínicos - Farmacologia
Sistema Respiratório - Casos Clínicos - FarmacologiaSistema Respiratório - Casos Clínicos - Farmacologia
Sistema Respiratório - Casos Clínicos - Farmacologia
 
Protocolo de manejo da asma
Protocolo de manejo da asmaProtocolo de manejo da asma
Protocolo de manejo da asma
 
Asma na atenção primária
Asma na atenção primáriaAsma na atenção primária
Asma na atenção primária
 

Mais de Aline Maria Sá Nascimento (11)

Uso indiscriminado de medicamentos
Uso indiscriminado de medicamentosUso indiscriminado de medicamentos
Uso indiscriminado de medicamentos
 
Indiscriminate use of medicines
Indiscriminate use of medicinesIndiscriminate use of medicines
Indiscriminate use of medicines
 
Tabagismo
TabagismoTabagismo
Tabagismo
 
Medicamentos e amamentação
Medicamentos e amamentaçãoMedicamentos e amamentação
Medicamentos e amamentação
 
Torcicolo (cervicalgia)
Torcicolo (cervicalgia)Torcicolo (cervicalgia)
Torcicolo (cervicalgia)
 
Hiperplasia prostática benigna
Hiperplasia prostática benignaHiperplasia prostática benigna
Hiperplasia prostática benigna
 
Intolerância ao glúten
Intolerância ao glútenIntolerância ao glúten
Intolerância ao glúten
 
Aftas
AftasAftas
Aftas
 
Atenção farmacêutica
Atenção farmacêuticaAtenção farmacêutica
Atenção farmacêutica
 
Rinite alérgica
Rinite alérgicaRinite alérgica
Rinite alérgica
 
Acne
AcneAcne
Acne
 

Último

William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...LizanSantos1
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoMary Alvarenga
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 

Último (20)

William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 

Asma

  • 2. Asma : Definição A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório, e resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar.
  • 3. Asma Sua fisiopatologia está relacionada a interação entre fatores genéticos e ambientais que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco e a contração da musculatura lisa das vias aéreas, com consequente diminuição de seu diâmetro (broncoespasmo).
  • 6. Asma : sinais e sintomas Dentre os principais sinais e sintomas estão: a tosse, que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração; dificuldade respiratória, com dor ou ardência no peito; além de um chiado(sibilância). Na maioria das vezes não há expectoração ou se tem, é do tipo &quot;clara de ovo&quot;. Podem aparecer a qualquer momento do dia, mas tendem a predominar pela manhã ou à noite.
  • 7. Asma : Sinais e sintomas Os sintomas de asma ocorrem, ou agravam-se, à noite e, também, na presença de exercício, infecção viral, animais com pêlo e penas, ácaros domésticos (nos colchões, nas roupas de cama, nas almofadas, nas carpetes, na mobília acolchoada), fumo, pólenes, alimentos, alterações da temperatura, emoções fortes (riso, choro), aerossóis de produtos químicos e de fármacos.
  • 8. Asma : Fatores desencadeantes (exemplos)
  • 9. Asma : Diagnóstico O diagnóstico da asma tem por base: História clínica : para determinar a presença de sintomas e as suas características, relacionados com exposições a fatores de agressão; Exame específico : para determinar sinais de obstrução brônquica, embora um exame normal possa possibilitar o diagnóstico; Avaliação funcional respiratória : para comprovação de obstrução brônquica, da presença de hiperreatividade brônquica e de limitação variável do fluxo aéreo; Avaliação de atopia ; Exclusão de situações que podem confundir-se com a asma .
  • 10. Asma: Classificação Asma Intermitente: sintomas menos de uma vez por semana; crises de curta duração (leves); sintomas noturnos esporádicos (não mais do que duas vezes ao mês); provas de função pulmonar normal no período entre as crises. Asma Persistente Leve: presença de sintomas pelo menos uma vez por semana, porém, menos de uma vez ao dia; presença de sintomas noturnos mais de duas vezes ao mês,porém, menos de uma vez por semana; provas de função pulmonar normal no período entre as crises. Asma Persistente Moderada: sintomas diários; as crises podem afetar as atividades diárias e o sono; presença de sintomas noturnos pelo menos uma vez por semana; provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF) >60% e < 80% do esperado. Asma Persistente Grave: sintomas diários; crises frequentes; sintomas noturnos frequentes; provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF) > 60% do esperado
  • 11. Asma
  • 12. Asma: Tipos de crise Crise ligeira Apresenta dispnéia à marcha (a andar); Tolera posição de decúbito (posição de quem está deitado); Apresenta um discurso quase normal; consciente; normalmente calmo ; Não apresenta habitualmente tiragem respiratória; A frequência respiratória está habitualmente normal, podendo estar ligeiramente elevada; A frequência cardíaca está habitualmente abaixo dos 100/min; Apresenta sibilos (ruídos feitos ao respirar que indicam obstrução parcial dos brônquios) moderados. Não apresenta pulso paradoxal.
  • 13. Asma : Tipos de crises Crise moderada Apresenta dispnéia a falar; Adota a posição de sentado; Fala com frases curtas; Está consciente mas ansioso; Apresenta tiragem respiratória; A frequência respiratória encontra-se elevada; A frequência cardíaca encontra-se entre 100 e 120/min; Apresenta sibilos evidentes; Pode apresentar pulso paradoxal .
  • 14. Asma : Tipos de crise Crise grave Apresenta dispnéia em repouso; Encontra-se inclinado para a frente; Encontra-se ansioso ou até agitado; Apresenta tiragem respiratória; A frequência respiratória é superior a 30/min; A frequência cardíaca é superior a 120/min; Apresenta sibilos muito evidentes; Apresenta geralmente pulso paradoxal .
  • 15. Asma : Tipos de crise Crise com paragem respiratória iminente Apresenta-se sonolento ou em estado de confusão; Apresenta bradicardia (diminuição do número normal das contrações cardíacas); Apresenta silêncio respiratório; Não apresenta pulso paradoxal.
  • 16. Asma: Pulso paradoxal Na medicina , pulso paradoxal é definido como uma queda superior a 15 mmHg na pressão arterial sistólica durante a fase inspiratória da respiração. É um sinal médico indicativo de diversas condições incluindo tamponamento cardíaco , pericardite , apneia do sono crônica, crupe , e doença obstrutiva dos pulmões, como asma e DPOC .
  • 17. Asma : Tratamento Para se tratar a asma, a pessoa deve ter cuidados com o ambiente, principalmente na sua casa e no trabalho, além de usar medicações e manter consultas médicas regulares.Técnicas fisioterapêuticas se mostram bastante eficientes. Os medicamentos podem ser divididos em duas classes: de alívio e de manutenção.
  • 18. Asma: Tratamento O tratamento da asma tem dois componentes: 1) Uso de um agente aliviador (resgate) na fase aguda (broncodilatador) para reverter a obstrução aguda das vias áereas asmáticas. 2) Uso de medicações controladoras, que modifiquem o ambiente das vias áereas, de forma a diminuir a frequência de broncoconstrição. A asma é uma doença crônica que deve, exceto nas formas mais leves, ser tratada por longo prazo.
  • 19. Asma : Tratamento O doente asmático deve procurar cuidados médicos imediatos se: 1. A crise de asma é grave. O doente apresenta-se em insuficiência respiratória global. Nos lactentes e em crianças de idade inferior a 5 anos a evolução para um quadro de insuficiência respiratória grave pode ser mais rápida. 2. A resposta ao tratamento broncodilatador inicial não foi imediata e mantida pelo menos durante 3 horas. 3. Há deterioração progressiva do seu estado clínico .
  • 20. Asma: Tratamento Segundo o principal mecanismo de ação, os medicamentos usados no tratamento da asma podem ser divididos em duas categorias: os de alívio e os controladores. Os de alívio (ß2 agonistas de curta duração, brometo de ipratrópio, teofilina e derivados, e corticosteróides sistêmicos) são administrados para controle de sintomas agudos. Os controladores (ß2 agonistas de longa duração, cromoglicato dissódico, nedocromil sódico, cetotifeno, glico-corticosteróides inalatórios e os antileucotrienos) são administrados por período de tempo prolongado para controle da inflamação.
  • 21. Asma: Tratamento Tanto os broncodilatadores quanto os anti-inflamatórios podem ser usados de várias formas: *por nebulização; *nebulímetro (&quot;spray&quot; ou &quot;bombinha&quot;); *inaladores de pó seco; * comprimido; *xarope. Os médicos dão preferência ao uso das medicações por nebulização, nebulímetro ou inaladores de pó seco por serem mais eficazes e causarem menos efeitos indesejáveis.
  • 22. Asma: Nebulizadores *Use o nebulizador de acordo com as orientações de seu médico e do fabricante. *Não misture medicamentos no nebulizador ou use o nebulizador de um medica-mento específico com outro medicamento. *Em caso de vazamentos ou obstrução, troque o nebulizador. *Seu nebulizador é de uso individual. *Sempre limpe e desinfete o nebulizador após cada aplicação.
  • 23. Asma : Broncodilatadores Utilizados principalmente como medicações de alívio para cortar uma crise de asma. O broncodilatador é um medicamento, como o próprio nome diz, que dilata os brônquios (vias aéreas) quando o asmático está com falta de ar, chiado no peito ou crise de tosse.
  • 24. Asma : Broncodilatadores Existem broncodilatadores chamados beta2-agonistas - uns apresentam efeito curto e outros efeito prolongado (que dura até 12h). Os de efeito curto costumam ser utilizados conforme a necessidade. Já aqueles de efeito prolongado costumam ser utilizados continuamente, a cada 12 horas. Além dos beta2-agonistas, outros broncodilatadores, como teofilinas e anticolinérgicos, podem ser usados.
  • 25. Asma : Broncodilatadores A teofilina é um broncodilatador que pode ajudar a aliviar os sintomas. O médico pode recomendar monitoração com exames de sangue para assegurar-se que a dosagem está correta. A teofilina encontra-se disponível em várias formas diferentes, inclusive comprimidos ou cápsulas de liberação prolongada. Na forma de liberação prolongada, o medicamento deve ser engolido inteiro, não podendo ser esmagado nem mastigado. Pergunte ao médico ou farmacêutico sobre como tomar o tipo específico de teofilina receitado .
  • 26. Asma : Antinflamatórios Utilizados principalmente para evitar crises (manutenção). Os corticóides inalatórios são, atualmente, a melhor conduta para combater a inflamação. São utilizados com o intuito de prevenir as exacerbações da doença ou, pelo menos, minimizá-las e aumentar o tempo livre da doença entre uma crise e outra. Os anti-inflamatórios devem ser utilizados de maneira contínua (todos os dias), já que combatem a inflamação crônica da mucosa brônquica.
  • 27. Asma : Corticóides inalatórios É importante bochechar e lavar a boca com água depois de usar esses inaladores a fim de evitar a irritação da boca e da garganta. Alguns exemplos são: Fluticasona , budesonida , triancinolona , flunisolida, beclometasona e (combinação de fluticasona e salmeterol). •
  • 28. Manejo da asma Todo paciente asmático deve ter em mãos um aparelho medidor do pico do fluxo expiratório (PFE). Esse aparelho é tão importante quanto um termômetro ou o aparelho de medir a pressão arterial, pois assim como a temperatura e a pressão, a asma pode ser mais bem controlada quando é medida.
  • 29. Manejo da asma O medidor do pico do fluxo avalia o fluxo de ar no momento da expiração. Seu médico pode informar qual o valor do PFE esperado, tendo por base sua idade, peso e altura. Quando a asma está sob controle, o fluxo de ar é normal ou muito próximo do valor esperado. Porém, mesmo antes da percepção dos sintomas de uma crise de asma, o pico do fluxo expiratório pode estar diminuído, evidenciando a obstrução das vias aéreas .
  • 30. Manejo da asma O sistema de semáforo foi estabelecido para ser um guia de ajuda para os pacientes no manejo da asma. Assim que seu PFE for estabelecido, todos os esforços devem ser feitos para manter os valores no mínimo em torno de 80% deste valor.
  • 31. Manejo da asma Veja o que cada cor do “semáforo” indica: PFE entre 80% e 100% do melhor PFE esperado: ZONA VERDE SIGA : Você deve estar relativamente livre de sintomas e pode manter os medicamentos em uso.
  • 32. MANEJO DA ASMA ZONA AMARELA PFE entre 50% e 80% do PFE esperado: ATENÇÃO : A asma está piorando. Um aumento temporário na medicação para a asma é indicado. Se você usa medicação crônica, a terapia de manutenção irá provavelmente precisar ser aumentada. Entre em contato com seu médico para ajustar seu tratamento.
  • 33. Manejo da asma ZONA VERMELHA PFE abaixo de 50% do PFE esperado: PERIGO - O controle da asma está falhando. Use seu broncodilatador inalatório. Se o PFE não retornar à zona amarela, entre em contato com seu médico imediatamente, ou inicie o tratamento orientado para os momentos de exacerbação da asma.
  • 34. A educação terapêutica do paciente asmático Os doentes devem ser ativamente envolvidos no controle da sua própria asma e na prevenção de situações de crise, podendo, assim, viver de forma ativa e produtiva. Com a ajuda do profissional de saúde, os doentes com asma devem aprender a : * tomar os medicamentos corretamente * compreender as diferenças entre o alívio imediato da crise e o tratamento preventivo a longo prazo * evitar fatores desencadeantes * monitorizar o estado da sua asma, reconhecer os sintomas e, se possível, analisar os valores do seu PEF * reconhecer os sinais de agravamento e tomar as medidas necessárias * procurar a ajuda médica adequada
  • 35. Fontes * Programa Nacional do controlo da asma Lisboa: Direcção-Geral da Saúde, 2000. * Asma e Rinite: Linhas de conduta em atenção básica Editora MS Brasília-DF 2004 * Wikipédia
  • 36. Compilação Aline Maria Sá Nascimento Farmacêutica-Bíoquimica Pos-graduada em Farmácia 12/2011