SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  37
Idade Média Centro de Ensino Fundamental Arapoanga Professora: Joana D’arc História 6° série - 2011
A Idade Média é o período que vai do século V ao século XV.
O que chamamos de Idade Média é a forma de vida dos europeus no período que vai desde a dominação de Roma em 476 até a dominação de Constantinopla em 1453.
A Idade Média é um período que diz respeito ao continente europeu e não a toda a humanidade. Nessa mesma época, em outros lugares do mundo as pessoas tinham organização de vida diferente.
Com o fim do Império Romano, vários reinos bárbaros formaram-se na Europa Ocidental. Dentre esses reinos, destacou-se o dos francos.
    A sociedade  europeia sofreu um processo de ruralização, ou seja, as pessoas abandonaram  as cidades, indo para o campo procurar  abrigo, trabalho e segurança.
Desenvolveu-se a instituição do colonato, onde o colono cuidava de uma pequena parcela das terras, de onde tirava o seu sustento e o de sua família. Como pagamento, entregava parte da sua produção ao proprietário das terras. Assim, formou-se uma economia baseada no trabalho agrícola de subsistência.
        Os povos germânicos converteram-se ao cristianismo, tornando a Igreja Católica cada vez mais poderosa. Assim, a Igreja Católica tornou-se a principal força política, cultural e religiosa da Europa na Idade Média, graças aos acordos de cooperação que estabelecia com os reis bárbaros.
Os francos e o Império Carolíngio: a aliança entre a Igreja Católica e os reis fortaleceu-se com a coroação de Carlos Magno pelo papa Leão III no ano 800. Com esse gesto, o papa simbolizava que o poder vinha de Deus, reafirmando assim a autoridade da Igreja sobre os homens e os reis.
          Para evitar agitações e traições, Carlos Magno estimulou o costume germânico das relações de fidelidade e honra entre senhor e súditos, criando a instituição da vassalagem.
Cerimônia de vassalagem: o vassalo prestava homenagem ao suserano (ou senhor). O vassalo colocava suas mãos entre as mãos do senhor, beijava-o no rosto e jurava-lhe lealdade. Além disso, o vassalo oferecia ao senhor sua ajuda e apoio, sobretudo militar. Por seu lado, o senhor se comprometia a proteger o vassalo e ceder-lhe uma porção de terra (feudo), para que tivesse condições de se manter.
Com a morte de Carlos Magno em 814, o trono foi ocupado por seu filho Luís, o Piedoso. Após a morte de Luís, ocorreu a assinatura do Tratado de Verdun, que estabeleceu a divisão do império franco entre os três filhos. Porém, eles começaram uma luta pelo controle do poder que  desintegrou totalmente o império pouco tempo depois. A partir desse momento consolidou-se o sistema feudal.
          O feudalismo é uma organização social e política baseada na relação de fidelidade e dependência entre os homens. As principais características do feudalismo são:. Enfraquecimento do poder central. Laços de dependência. Agricultura de subsistência. Consolidação da Igreja Católica
Depois da desintegração do império Carolíngio, os reis perderam grande parte de seu poder para membros da nobreza.
A fim de assegurar a lealdade dos nobres, os reis faziam com eles alianças individuais, por meio das quais juravam fidelidade um ao outro. Na maior parte  das vezes esse compromisso era selado com a doação de um feudo por parte do rei. Os reis, ao doarem os feudos, cediam aos senhores os direitos sobre a população ali existentes.
O feudo era como uma grande fazenda que o senhor doava a um nobre. Aquele que fazia a doação do feudo era chamado suserano ou senhor, enquanto o que recebia a doação chamava-se vassalo.
Organização do feudo:Manso senhorial: terras exclusivas do senhor cultivadas pelos camponeses durante alguns dias da semana. Manso servil: pequenas faixas de terra  cedidas aos camponeses.Manso comunal:  usado principalmente como pastagens para o gado.
        A sociedade feudal dividia-se em três ordens fundamentais: a dos que oravam, a dos que lutavam e a dos que trabalhavam. Alterar essa ordem seria o mesmo que ir contra  a vontade de Deus. Por isso, cada um deveria permanecer na condição em que haviam nascido para sempre.
   Nobres:  As ocupações diárias dos nobres incluíam a administração da justiça e a vigilância dos servos a eles subordinados. Entre os nobres a guerra era vista como fonte de riqueza e ocupação. Em tempos de paz eram promovidos torneios que simulavam combates.
O Clero dividia-se em dois grupos: alto clero e baixo clero.Alto clero: seus membros eram nobres, tinham muito poder e terras. Em geral eram as únicas pessoas alfabetizadas.Baixo clero: exerciam o trabalho braçal nas paróquias e atendiam os pobres e necessitados das vilas próximas da paróquia.
O servo era a principal força de trabalho do sistema feudal. Ele estava preso à terra para o resto da vida. Em troca de proteção e do usufruto da terra, o servo devia cultivar os terrenos recebidos e as terras pessoais do senhor. Além disso, pagava impostos e fazia várias outras tarefas, como consertar pontes, estradas, etc.
Embora a agricultura de subsistência tenha sido a base da economia feudal, o comércio e o artesanato não desapareceram.
As transformações do feudalismo: a partir do século X, as inovações nas técnicas agrícolas possibilitaram o aumento da produção de alimentos, o crescimento populacional e o revigoramento do comércio e das cidades.
O crescimento econômico e populacional das cidades levou à formação de novas camadas sociais e profissionais: na periferia das cidades, denominadas burgos, habitavam pessoas que se dedicavam ao comércio, ao empréstimo de dinheiro a juros e à produção de artigos nas oficinas artesanais. Eram os burgueses.
        Cidades mal planejadas, falta de saneamento básico e epidemias foram as marcas do final da Idade Média.
Em decorrência da falta de higiene das cidades, foram comuns no período epidemias como cólera, lepra, varíola, além da peste negra, que no século XIV, dizimou populações desde a Ásia até a Europa.
O enfraquecimento do sistema feudal e o fortalecimento da burguesia foram fundamentais na formação das monarquias nacionais, favorecida pelo revigoramento do comércio e das cidades e pelas cruzadas. As principais monarquias  nacionais que se formaram foram Portugal, França e Inglaterra.
As Cruzadas foram expedições militares organizadas para reconquistar as áreas cristãs sob domínio muçulmano. O fracasso das expedições  colaborou para o empobrecimento da nobreza feudal
A Guerra dos Cem Anos: disputa entre Inglaterra e França que durou 116 anos (de 1137 a 1453), alterando períodos de combate e de trégua. A vitória dos exércitos franceses contou com a ajuda da jovem camponesa Jona D’Arc.
A nova mentalidade urbana diminuiu a importância da Igreja. Com isso, abriu-se caminho para as mudanças do final do século XIV, como por exemplo:  o uso da razão com a escolástica, a criação de universidades na Europa, a valorização do ser humano por meio da arte gótica, a exaltação da figura feminina por meio da literatura, e o Renascimento cultural.
O Renascimento foi um movimento cultural que começou nas cidades italianas a partir do século XIV. O objetivo dos pensadores e artistas renascentistas foi o de dar continuidade à obra iniciada pelos autores da Antiguidade greco-romana. Esse movimento foi financiado pela rica burguesia mercantil e representa a transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Uma das principais características do Renascimento foi a importância dada ao ser humano. Esse movimento, conhecido como humanismo defendia valores diferentes dos medievais, tais como:. O ser humano como o centro do universo.  Volta aos estudos da antiguidade clássica.  Reconhecimento da racionalidade humana.
Idade Média - Resumo

Contenu connexe

Tendances

Idade Média - Curso completo
Idade Média - Curso completoIdade Média - Curso completo
Idade Média - Curso completoPrivada
 
Idade média feudalismo
Idade média   feudalismoIdade média   feudalismo
Idade média feudalismoFatima Freitas
 
Queda do império romano do ocidente – 476
Queda do império romano do ocidente – 476Queda do império romano do ocidente – 476
Queda do império romano do ocidente – 476Izaac Erder
 
O Feudalismo Prof Medeiros 2015
O Feudalismo Prof Medeiros 2015O Feudalismo Prof Medeiros 2015
O Feudalismo Prof Medeiros 2015João Medeiros
 
Os povos africanos e a origem do mundo
Os povos africanos e a origem do mundoOs povos africanos e a origem do mundo
Os povos africanos e a origem do mundoPROFºWILTONREIS
 
Romanos monarquia e república
Romanos   monarquia e repúblicaRomanos   monarquia e república
Romanos monarquia e repúblicaFatima Freitas
 
O cristianismo em roma
O cristianismo em romaO cristianismo em roma
O cristianismo em romaAna Barreiros
 
21 - Cultura, Religião e Arte Medievais
21 -  Cultura, Religião e Arte Medievais21 -  Cultura, Religião e Arte Medievais
21 - Cultura, Religião e Arte MedievaisCarla Freitas
 
Reformas Religiosas - Século XVI
Reformas Religiosas - Século XVIReformas Religiosas - Século XVI
Reformas Religiosas - Século XVIValéria Shoujofan
 
C3 cristãos e muçulmanos na península
C3 cristãos e muçulmanos na penínsulaC3 cristãos e muçulmanos na península
C3 cristãos e muçulmanos na penínsulaVítor Santos
 

Tendances (20)

Idade Média - Curso completo
Idade Média - Curso completoIdade Média - Curso completo
Idade Média - Curso completo
 
Feudalismo
FeudalismoFeudalismo
Feudalismo
 
Sociedade Medieval
Sociedade MedievalSociedade Medieval
Sociedade Medieval
 
Reforma religiosa
Reforma religiosaReforma religiosa
Reforma religiosa
 
1° ano aula slide - feudalismo
1° ano   aula slide - feudalismo1° ano   aula slide - feudalismo
1° ano aula slide - feudalismo
 
Idade média feudalismo
Idade média   feudalismoIdade média   feudalismo
Idade média feudalismo
 
17 sociedade feudal
17   sociedade feudal17   sociedade feudal
17 sociedade feudal
 
Queda do império romano do ocidente – 476
Queda do império romano do ocidente – 476Queda do império romano do ocidente – 476
Queda do império romano do ocidente – 476
 
O Feudalismo Prof Medeiros 2015
O Feudalismo Prof Medeiros 2015O Feudalismo Prof Medeiros 2015
O Feudalismo Prof Medeiros 2015
 
ImpéRio Romano
ImpéRio RomanoImpéRio Romano
ImpéRio Romano
 
Islamismo
IslamismoIslamismo
Islamismo
 
Os povos africanos e a origem do mundo
Os povos africanos e a origem do mundoOs povos africanos e a origem do mundo
Os povos africanos e a origem do mundo
 
Romanos monarquia e república
Romanos   monarquia e repúblicaRomanos   monarquia e república
Romanos monarquia e república
 
O cristianismo em roma
O cristianismo em romaO cristianismo em roma
O cristianismo em roma
 
Reforma Protestante e Contra Reforma
Reforma Protestante e Contra ReformaReforma Protestante e Contra Reforma
Reforma Protestante e Contra Reforma
 
1° ano império romano - completo
1° ano    império romano - completo1° ano    império romano - completo
1° ano império romano - completo
 
21 - Cultura, Religião e Arte Medievais
21 -  Cultura, Religião e Arte Medievais21 -  Cultura, Religião e Arte Medievais
21 - Cultura, Religião e Arte Medievais
 
Reformas Religiosas - Século XVI
Reformas Religiosas - Século XVIReformas Religiosas - Século XVI
Reformas Religiosas - Século XVI
 
Feudalismo
FeudalismoFeudalismo
Feudalismo
 
C3 cristãos e muçulmanos na península
C3 cristãos e muçulmanos na penínsulaC3 cristãos e muçulmanos na península
C3 cristãos e muçulmanos na península
 

En vedette (20)

Feudalismo
FeudalismoFeudalismo
Feudalismo
 
Baixa idade média
Baixa idade médiaBaixa idade média
Baixa idade média
 
Apresentação 3
Apresentação 3Apresentação 3
Apresentação 3
 
IDADE MÉDIA
IDADE MÉDIAIDADE MÉDIA
IDADE MÉDIA
 
A IDADE MÉDIA
A IDADE MÉDIAA IDADE MÉDIA
A IDADE MÉDIA
 
As origens e a expansão do islamismo
As origens e a expansão do islamismoAs origens e a expansão do islamismo
As origens e a expansão do islamismo
 
Feudalismo
FeudalismoFeudalismo
Feudalismo
 
Cap. 1 feudalismo no mundo europeu 7º ano
Cap. 1 feudalismo no mundo europeu 7º anoCap. 1 feudalismo no mundo europeu 7º ano
Cap. 1 feudalismo no mundo europeu 7º ano
 
Familia idade média tiago 6 b
Familia idade média   tiago 6 bFamilia idade média   tiago 6 b
Familia idade média tiago 6 b
 
Idade Media - Rafael
Idade Media - RafaelIdade Media - Rafael
Idade Media - Rafael
 
A ocidental roma
A ocidental romaA ocidental roma
A ocidental roma
 
Feudalimo baixaidademedia
Feudalimo baixaidademediaFeudalimo baixaidademedia
Feudalimo baixaidademedia
 
Império romano 3
Império romano 3Império romano 3
Império romano 3
 
Feudalismo
FeudalismoFeudalismo
Feudalismo
 
Revisão de conteúdo do 2º ano do ensino médio sobre o período da Idade Média
Revisão de conteúdo do 2º ano do ensino médio sobre o período da Idade MédiaRevisão de conteúdo do 2º ano do ensino médio sobre o período da Idade Média
Revisão de conteúdo do 2º ano do ensino médio sobre o período da Idade Média
 
3. a revolução industrial medieval
3. a revolução industrial medieval3. a revolução industrial medieval
3. a revolução industrial medieval
 
Liu xiaobo powerpoint
Liu xiaobo powerpointLiu xiaobo powerpoint
Liu xiaobo powerpoint
 
Tortura Chinesa
Tortura ChinesaTortura Chinesa
Tortura Chinesa
 
A cidade proibida
A cidade proibidaA cidade proibida
A cidade proibida
 
Montesquieu
MontesquieuMontesquieu
Montesquieu
 

Similaire à Idade Média - Resumo

Feudalismo_ o que foi, origem, economia, resumo - PrePara ENEM.pdf
Feudalismo_ o que foi, origem, economia, resumo - PrePara ENEM.pdfFeudalismo_ o que foi, origem, economia, resumo - PrePara ENEM.pdf
Feudalismo_ o que foi, origem, economia, resumo - PrePara ENEM.pdfROSANEAPARECIDAANTUN1
 
Ceep resumo2ªfeudal brasilcolônia2011
Ceep resumo2ªfeudal brasilcolônia2011Ceep resumo2ªfeudal brasilcolônia2011
Ceep resumo2ªfeudal brasilcolônia2011andrecarlosocosta
 
A sociedade europeia
A sociedade europeiaA sociedade europeia
A sociedade europeiaNTTL98
 
Mudanças no feudalismo
Mudanças no feudalismoMudanças no feudalismo
Mudanças no feudalismoCarla Cristina
 
Feudalismo- Baixa Idade Média
Feudalismo- Baixa Idade MédiaFeudalismo- Baixa Idade Média
Feudalismo- Baixa Idade MédiaValeria Kosicki
 
3˚ano 6 a 8 a alta idade média
3˚ano 6 a 8 a alta idade média3˚ano 6 a 8 a alta idade média
3˚ano 6 a 8 a alta idade médiaKerol Brombal
 
A Civilização Feudal
A Civilização Feudal A Civilização Feudal
A Civilização Feudal Laguat
 
A Civilização Feudal
A Civilização Feudal A Civilização Feudal
A Civilização Feudal Laguat
 
A civilização Feudal
A civilização FeudalA civilização Feudal
A civilização FeudalLaguat
 
02_01_A identidade civilizacional da Europa Ocidental.pdf
02_01_A identidade civilizacional da Europa Ocidental.pdf02_01_A identidade civilizacional da Europa Ocidental.pdf
02_01_A identidade civilizacional da Europa Ocidental.pdfVítor Santos
 
A identidade civilizacional da europa ocidental e o espaço português a conso...
A identidade civilizacional da europa ocidental e o espaço português  a conso...A identidade civilizacional da europa ocidental e o espaço português  a conso...
A identidade civilizacional da europa ocidental e o espaço português a conso...Henrique Rodrigues
 
Guia de estudo n.º3 A Europa nos séculos XIII e XIV 1516
Guia de estudo n.º3 A Europa nos séculos XIII e XIV 1516Guia de estudo n.º3 A Europa nos séculos XIII e XIV 1516
Guia de estudo n.º3 A Europa nos séculos XIII e XIV 1516Laboratório de História
 
A identidade civilizacional da europa ocidental
A identidade civilizacional da europa ocidentalA identidade civilizacional da europa ocidental
A identidade civilizacional da europa ocidentalVítor Santos
 
A identidade civilizacional da europa ocidental
A identidade civilizacional da europa ocidentalA identidade civilizacional da europa ocidental
A identidade civilizacional da europa ocidentalVítor Santos
 
O FEUDALISMO.pptx
O FEUDALISMO.pptxO FEUDALISMO.pptx
O FEUDALISMO.pptxWirlanPaje2
 
Revisão de prova de história 1º
Revisão de prova de história 1ºRevisão de prova de história 1º
Revisão de prova de história 1ºeunamahcado
 
Apostila de historia direito do brasil
Apostila de historia direito do brasilApostila de historia direito do brasil
Apostila de historia direito do brasilDireito2012sl08
 

Similaire à Idade Média - Resumo (20)

Feudalismo ens médio
Feudalismo ens médioFeudalismo ens médio
Feudalismo ens médio
 
Feudalismo_ o que foi, origem, economia, resumo - PrePara ENEM.pdf
Feudalismo_ o que foi, origem, economia, resumo - PrePara ENEM.pdfFeudalismo_ o que foi, origem, economia, resumo - PrePara ENEM.pdf
Feudalismo_ o que foi, origem, economia, resumo - PrePara ENEM.pdf
 
Ceep resumo2ªfeudal brasilcolônia2011
Ceep resumo2ªfeudal brasilcolônia2011Ceep resumo2ªfeudal brasilcolônia2011
Ceep resumo2ªfeudal brasilcolônia2011
 
A sociedade europeia
A sociedade europeiaA sociedade europeia
A sociedade europeia
 
Mudanças no feudalismo
Mudanças no feudalismoMudanças no feudalismo
Mudanças no feudalismo
 
Feudalismo- Baixa Idade Média
Feudalismo- Baixa Idade MédiaFeudalismo- Baixa Idade Média
Feudalismo- Baixa Idade Média
 
3˚ano 6 a 8 a alta idade média
3˚ano 6 a 8 a alta idade média3˚ano 6 a 8 a alta idade média
3˚ano 6 a 8 a alta idade média
 
A Civilização Feudal
A Civilização Feudal A Civilização Feudal
A Civilização Feudal
 
A Civilização Feudal
A Civilização Feudal A Civilização Feudal
A Civilização Feudal
 
A civilização Feudal
A civilização FeudalA civilização Feudal
A civilização Feudal
 
02_01_A identidade civilizacional da Europa Ocidental.pdf
02_01_A identidade civilizacional da Europa Ocidental.pdf02_01_A identidade civilizacional da Europa Ocidental.pdf
02_01_A identidade civilizacional da Europa Ocidental.pdf
 
A identidade civilizacional da europa ocidental e o espaço português a conso...
A identidade civilizacional da europa ocidental e o espaço português  a conso...A identidade civilizacional da europa ocidental e o espaço português  a conso...
A identidade civilizacional da europa ocidental e o espaço português a conso...
 
Guia de estudo n.º3 A Europa nos séculos XIII e XIV 1516
Guia de estudo n.º3 A Europa nos séculos XIII e XIV 1516Guia de estudo n.º3 A Europa nos séculos XIII e XIV 1516
Guia de estudo n.º3 A Europa nos séculos XIII e XIV 1516
 
Aula o feudalismo
Aula o feudalismoAula o feudalismo
Aula o feudalismo
 
A identidade civilizacional da europa ocidental
A identidade civilizacional da europa ocidentalA identidade civilizacional da europa ocidental
A identidade civilizacional da europa ocidental
 
A identidade civilizacional da europa ocidental
A identidade civilizacional da europa ocidentalA identidade civilizacional da europa ocidental
A identidade civilizacional da europa ocidental
 
3 feudalismo
3 feudalismo3 feudalismo
3 feudalismo
 
O FEUDALISMO.pptx
O FEUDALISMO.pptxO FEUDALISMO.pptx
O FEUDALISMO.pptx
 
Revisão de prova de história 1º
Revisão de prova de história 1ºRevisão de prova de história 1º
Revisão de prova de história 1º
 
Apostila de historia direito do brasil
Apostila de historia direito do brasilApostila de historia direito do brasil
Apostila de historia direito do brasil
 

Dernier

Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 

Dernier (20)

Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 

Idade Média - Resumo

  • 1. Idade Média Centro de Ensino Fundamental Arapoanga Professora: Joana D’arc História 6° série - 2011
  • 2. A Idade Média é o período que vai do século V ao século XV.
  • 3. O que chamamos de Idade Média é a forma de vida dos europeus no período que vai desde a dominação de Roma em 476 até a dominação de Constantinopla em 1453.
  • 4. A Idade Média é um período que diz respeito ao continente europeu e não a toda a humanidade. Nessa mesma época, em outros lugares do mundo as pessoas tinham organização de vida diferente.
  • 5. Com o fim do Império Romano, vários reinos bárbaros formaram-se na Europa Ocidental. Dentre esses reinos, destacou-se o dos francos.
  • 6. A sociedade europeia sofreu um processo de ruralização, ou seja, as pessoas abandonaram as cidades, indo para o campo procurar abrigo, trabalho e segurança.
  • 7. Desenvolveu-se a instituição do colonato, onde o colono cuidava de uma pequena parcela das terras, de onde tirava o seu sustento e o de sua família. Como pagamento, entregava parte da sua produção ao proprietário das terras. Assim, formou-se uma economia baseada no trabalho agrícola de subsistência.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11.
  • 12. Os povos germânicos converteram-se ao cristianismo, tornando a Igreja Católica cada vez mais poderosa. Assim, a Igreja Católica tornou-se a principal força política, cultural e religiosa da Europa na Idade Média, graças aos acordos de cooperação que estabelecia com os reis bárbaros.
  • 13. Os francos e o Império Carolíngio: a aliança entre a Igreja Católica e os reis fortaleceu-se com a coroação de Carlos Magno pelo papa Leão III no ano 800. Com esse gesto, o papa simbolizava que o poder vinha de Deus, reafirmando assim a autoridade da Igreja sobre os homens e os reis.
  • 14. Para evitar agitações e traições, Carlos Magno estimulou o costume germânico das relações de fidelidade e honra entre senhor e súditos, criando a instituição da vassalagem.
  • 15. Cerimônia de vassalagem: o vassalo prestava homenagem ao suserano (ou senhor). O vassalo colocava suas mãos entre as mãos do senhor, beijava-o no rosto e jurava-lhe lealdade. Além disso, o vassalo oferecia ao senhor sua ajuda e apoio, sobretudo militar. Por seu lado, o senhor se comprometia a proteger o vassalo e ceder-lhe uma porção de terra (feudo), para que tivesse condições de se manter.
  • 16. Com a morte de Carlos Magno em 814, o trono foi ocupado por seu filho Luís, o Piedoso. Após a morte de Luís, ocorreu a assinatura do Tratado de Verdun, que estabeleceu a divisão do império franco entre os três filhos. Porém, eles começaram uma luta pelo controle do poder que desintegrou totalmente o império pouco tempo depois. A partir desse momento consolidou-se o sistema feudal.
  • 17. O feudalismo é uma organização social e política baseada na relação de fidelidade e dependência entre os homens. As principais características do feudalismo são:. Enfraquecimento do poder central. Laços de dependência. Agricultura de subsistência. Consolidação da Igreja Católica
  • 18. Depois da desintegração do império Carolíngio, os reis perderam grande parte de seu poder para membros da nobreza.
  • 19. A fim de assegurar a lealdade dos nobres, os reis faziam com eles alianças individuais, por meio das quais juravam fidelidade um ao outro. Na maior parte das vezes esse compromisso era selado com a doação de um feudo por parte do rei. Os reis, ao doarem os feudos, cediam aos senhores os direitos sobre a população ali existentes.
  • 20. O feudo era como uma grande fazenda que o senhor doava a um nobre. Aquele que fazia a doação do feudo era chamado suserano ou senhor, enquanto o que recebia a doação chamava-se vassalo.
  • 21. Organização do feudo:Manso senhorial: terras exclusivas do senhor cultivadas pelos camponeses durante alguns dias da semana. Manso servil: pequenas faixas de terra cedidas aos camponeses.Manso comunal: usado principalmente como pastagens para o gado.
  • 22. A sociedade feudal dividia-se em três ordens fundamentais: a dos que oravam, a dos que lutavam e a dos que trabalhavam. Alterar essa ordem seria o mesmo que ir contra a vontade de Deus. Por isso, cada um deveria permanecer na condição em que haviam nascido para sempre.
  • 23. Nobres: As ocupações diárias dos nobres incluíam a administração da justiça e a vigilância dos servos a eles subordinados. Entre os nobres a guerra era vista como fonte de riqueza e ocupação. Em tempos de paz eram promovidos torneios que simulavam combates.
  • 24. O Clero dividia-se em dois grupos: alto clero e baixo clero.Alto clero: seus membros eram nobres, tinham muito poder e terras. Em geral eram as únicas pessoas alfabetizadas.Baixo clero: exerciam o trabalho braçal nas paróquias e atendiam os pobres e necessitados das vilas próximas da paróquia.
  • 25. O servo era a principal força de trabalho do sistema feudal. Ele estava preso à terra para o resto da vida. Em troca de proteção e do usufruto da terra, o servo devia cultivar os terrenos recebidos e as terras pessoais do senhor. Além disso, pagava impostos e fazia várias outras tarefas, como consertar pontes, estradas, etc.
  • 26. Embora a agricultura de subsistência tenha sido a base da economia feudal, o comércio e o artesanato não desapareceram.
  • 27. As transformações do feudalismo: a partir do século X, as inovações nas técnicas agrícolas possibilitaram o aumento da produção de alimentos, o crescimento populacional e o revigoramento do comércio e das cidades.
  • 28. O crescimento econômico e populacional das cidades levou à formação de novas camadas sociais e profissionais: na periferia das cidades, denominadas burgos, habitavam pessoas que se dedicavam ao comércio, ao empréstimo de dinheiro a juros e à produção de artigos nas oficinas artesanais. Eram os burgueses.
  • 29. Cidades mal planejadas, falta de saneamento básico e epidemias foram as marcas do final da Idade Média.
  • 30. Em decorrência da falta de higiene das cidades, foram comuns no período epidemias como cólera, lepra, varíola, além da peste negra, que no século XIV, dizimou populações desde a Ásia até a Europa.
  • 31. O enfraquecimento do sistema feudal e o fortalecimento da burguesia foram fundamentais na formação das monarquias nacionais, favorecida pelo revigoramento do comércio e das cidades e pelas cruzadas. As principais monarquias nacionais que se formaram foram Portugal, França e Inglaterra.
  • 32. As Cruzadas foram expedições militares organizadas para reconquistar as áreas cristãs sob domínio muçulmano. O fracasso das expedições colaborou para o empobrecimento da nobreza feudal
  • 33. A Guerra dos Cem Anos: disputa entre Inglaterra e França que durou 116 anos (de 1137 a 1453), alterando períodos de combate e de trégua. A vitória dos exércitos franceses contou com a ajuda da jovem camponesa Jona D’Arc.
  • 34. A nova mentalidade urbana diminuiu a importância da Igreja. Com isso, abriu-se caminho para as mudanças do final do século XIV, como por exemplo: o uso da razão com a escolástica, a criação de universidades na Europa, a valorização do ser humano por meio da arte gótica, a exaltação da figura feminina por meio da literatura, e o Renascimento cultural.
  • 35. O Renascimento foi um movimento cultural que começou nas cidades italianas a partir do século XIV. O objetivo dos pensadores e artistas renascentistas foi o de dar continuidade à obra iniciada pelos autores da Antiguidade greco-romana. Esse movimento foi financiado pela rica burguesia mercantil e representa a transição da Idade Média para a Idade Moderna.
  • 36. Uma das principais características do Renascimento foi a importância dada ao ser humano. Esse movimento, conhecido como humanismo defendia valores diferentes dos medievais, tais como:. O ser humano como o centro do universo. Volta aos estudos da antiguidade clássica. Reconhecimento da racionalidade humana.