SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  19
Os Profetas  Menores (II) 4T11 Miquéias  / Naum  Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 750 a 392 a.C) Estudo 03
Neste domingo finalizamos a primeira incursão que estamos fazendo neste último trimestre de 2011, na segunda série dos Profetas Menores. Miquéias é o primeiro deles e com os três capítulos de hoje encerramos o livro.
Miquéias vai nos mostrar hoje, o “por que” de ser ele uma espécie de ícone entre os profetas ditos menores. Sim, porque sendo talvez o mais humilde deles, conseguiu com notável dom profético abordar os problemas da época e apontar para a mensagem messiânica tão distante ainda.
Nos três capítulos de hoje, ele nos ratifica sua posição de acusador da classe dirigente, de crítico da condição espiritual do povo de Israel e de um projetista notável de um futuro messiânico, visão esta que praticamente nenhum profeta anterior teria tido (Oséias, Jonas, Joel, Amós).
Como já vimos, Miqueias era alguém ligado à terra, e as suas críticas contra os nobres da época, apontam para um camponês pobre, um trabalhador da terra ou mesmo um pequeno proprietário.  Ele profetizava, sem dúvida, com inspiração que vinha do alto, e o fazia no interior do país enquanto Isaías ao seu tempo o fazia na corte  (750 a 698 a.C). O seu nome significa: “Quem é como o Senhor?”
Texto bíblico  Miquéias 5, 6 e 7 Texto áureo  Miquéias 7.7 “ Eu, porém, confiarei no Senhor: Esperarei no Deus da minha salvação . O meu Deus me ouvirá.” Estudo 3 Confiança no Senhor, o Deus da salvação
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
1ª. Parte: Acusação contra a classe dirigente: Miquéias 5.10-15 Miquéias 6.9-16 Miquéias 7.1-6 Esta é uma situação para a qual o povo de Deus deve estar atento. Que caminhos estamos seguindo?
10. Naquele dia, diz o Senhor,  exterminarei do meio de ti os teus cavalos, e destruirei os teus carros; 11. destruirei as cidades da tua terra,  e derribarei todas as tuas fortalezas. 12. Tirarei as feitiçarias da tua mão,  e não terás adivinhadores; 13. arrancarei do meio de ti as tuas imagens esculpidas e as tuas colunas;  e não adorarás mais a obra das tuas mãos. 14. Do meio de ti arrancarei os teus aserins,  e destruirei as tuas cidades. 15. E com ira e com furor exercerei vingança sobre as nações que não obedeceram. 1ª. Parte – Acusação contra a classe dirigente (5.10-15)
9. A voz do Senhor clama à cidade, e o que é sábio temerá o teu nome. Escutai a vara, e quem a ordenou .  10. Porventura ainda há na casa do ímpio tesouros de impiedade? e a efa desfalcada, que é detestável?  11. Justificarei ao que tem balanças falsas, e uma bolsa de pesos enganosos?  12. Pois os ricos da cidade estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras, e a língua deles é enganosa na sua boca.  13. Assim eu tambem te enfraquecerei, ferindo-te e assolando-te, por causa dos teus pecados.  14. Tu comerás, mas não te fartarás; e a tua fome estará sempre contigo; removerás os teus bens, mas nada livrarás; e aquilo que livrares, eu o entregarei à espada.  15. Tu semearás, mas não segarás; pisarás a azeitona, mas não te ungirás de azeite; e pisarás a vindima, mas não beberás o vinho.  16. Porque se observam os estatutos de Onri, e todas as obras da casa de Acabe, e vós andais nos conselhos deles; para que eu faça de ti uma desolação, e dos seus habitantes um assobio. Assim trareis sobre vós o opróbrio do meu povo. 1ª. Parte – Acusação contra a classe dirigente (6.9-16)
1. Ai de mim! porque estou feito como  quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figo temporão que a minha alma deseja. 2.Pereceu da terra o homem piedoso; e entre os homens não há um que seja reto; todos armam ciladas para sangue; caça cada um a seu irmão com uma rede.  3. As suas mãos estão sobre o mal para o fazerem diligentemente; o príncipe e o juiz exigem a peita, e o grande manifesta o desejo mau da sua alma; e assim todos eles tecem o mal. 5. Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro; guarda as portas da tua boca daquela que repousa no teu seio.  6. Pois o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora contra a sogra; os inimigos do homem são os da própria casa. 1ª. Parte – Acusação contra a classe dirigente (7.1-6)
2ª. Parte: A baixa condição espiritual de Israel Miquéias 6.1-8 Miquéias 7.7-9 Outra situação para a qual o povo de Deus deve estar atento. O país tem que se posicionar contra a corrupção que campeia.
2ª. Parte - A baixa condição espiritual de Israel (6.1-8) 1.Ouvi agora o que diz o Senhor: Levanta-te, contende perante os montes, e ouçam os outeiros a tua voz.  2. Ouvi, montes, a demanda do Senhor, e vós, fundamentos duradouros da terra; porque o  Senhor tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo.  3. Ó povo meu, que é que te tenho feito? e em que te enfadei? testifica contra mim.  4. Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã.  5. Povo meu, lembra-te agora da consulta de Balaque, rei de Moabe, e do que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, e do que sucedeu desde Sitim até Gilgal, para que conheças as justiças do Senhor.  6. Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano?  7. Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma?  8. Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?
2ª. Parte  A baixa condição espiritual de Israel (7.7-9) 7. Eu, porém, confiarei no Senhor; esperarei no Deus da minha salvação. O meu Deus me ouvirá. 8. Não te alegres, inimiga minha, a meu respeito; quando eu cair, levantar-me-ei; quando me sentar nas trevas, o Senhor será a minha luz. 9. Sofrerei a indignação do Senhor, porque tenho pecado contra ele; até que ele julgue a minha causa, e execute o meu direito. Ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça.
3ª. Parte: A visão do Reino Messiânico e do Reino de Deus Miquéias 5.1-9 Miquéias 7.10-17 E da misericórdia do Senhor Miquéias 7.18-20 Esta deve ser a nossa esperança.
1. Agora, ajunta-te em tropas, ó filha de tropas;  pôr-se-á cerco contra nós; ferirão com a vara no  queixo ao juiz de Israel.  2. Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.  3. Portanto os entregará até o tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então o resto de seus irmãos voltará aos filhos de Israel.  4. E ele permanecerá, e apascentará o povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora ele será grande até os fins da terra.  5. E este será a nossa paz...  6. Esses consumirão a terra da Assíria à espada...  7. E o resto de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho da parte do Senhor, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda filhos de homens.  8. Também o resto de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leão novo entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passar, as pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre.  9. A tua mão será exaltada sobre os teus adversários, e serão exterminados todos os teus inimigos. 3ª. Parte – A visão do Reino do Messias e do Reino de Deus (5.1-9)
10. E a minha inimiga verá isso, e cobri-la-á a  confusão, a ela que me disse: Onde está o Senhor teu Deus? Os meus olhos a contemplarão; agora ela será pisada como a lama das ruas.  11. É dia de reedificar os teus muros! Naquele dia será dilatado grandemente o teu termo. 12. Naquele dia virão a ti da Assíria e das cidades do Egito, e do Egito até o Rio, e de mar a mar, e de montanha a montanha. 13. Mas a terra será entregue à desolação por causa dos seus moradores, por causa do fruto das suas obras.  14. Apascenta com a tua vara o teu povo, o rebanho da tua herança, que habita a sós no bosque, no meio do Carmelo; apascentem-se em Basã e Gileade, como nos dias antigos.  15. Eu lhes mostrarei maravilhas, como nos dias da tua saída da terra do Egito.  16. As nações o verão, e envergonhar-se-ão, por causa de todo o seu poder; porão a mão sobre a boca, e os seus ouvidos ficarão surdos.  17. Lamberão o pó como serpentes; como répteis da terra, tremendo, sairão dos seus esconderijos; com pavor virão ao Senhor nosso Deus, e terão medo de ti. 3ª. Parte – A visão do Reino do Messias e do Reino de Deus (7.10-17)
18. Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade. 19. Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. 20. Mostrarás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, conforme juraste a nossos pais desde os dias antigos. 3ª. Parte – A visão do Reino do Messias e do Reino de Deus (7.18-20)
Conclusão 1.Como poderemos como crentes lutar contra a corrupção moral e social? 2.Qual a atitude que posso tomar para mostrar ao mundo a diferença do crente? 3.Como a igreja pode mostrar sua posição contra isto? 4.E quanto à volta de Cristo? Estou vivendo em função dela?

Contenu connexe

Tendances

Amós estudo 01 -
Amós   estudo 01 -Amós   estudo 01 -
Amós estudo 01 -Joao Franca
 
Lição 4 amós - a justiça social, slide por professor érick freire.
Lição 4   amós - a justiça social, slide por professor érick freire.Lição 4   amós - a justiça social, slide por professor érick freire.
Lição 4 amós - a justiça social, slide por professor érick freire.Ebd Brasil
 
Panorama do AT - Miqueias
Panorama do AT - MiqueiasPanorama do AT - Miqueias
Panorama do AT - MiqueiasRespirando Deus
 
Profetas menores parte 1 natalino das neves
Profetas menores parte 1 natalino das nevesProfetas menores parte 1 natalino das neves
Profetas menores parte 1 natalino das nevesNatalino das Neves Neves
 
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 6 - PARÁBOLA DO CASTIGO E EXÍLIO DE JUDÁ
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 6 - PARÁBOLA DO CASTIGO E EXÍLIO DE JUDÁ2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 6 - PARÁBOLA DO CASTIGO E EXÍLIO DE JUDÁ
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 6 - PARÁBOLA DO CASTIGO E EXÍLIO DE JUDÁNatalino das Neves Neves
 
Panorama do AT - Sofonias
Panorama do AT - SofoniasPanorama do AT - Sofonias
Panorama do AT - SofoniasRespirando Deus
 
2016 3 TRI LIÇÃO 2 - O contexto da profecia de isaias
2016 3 TRI LIÇÃO 2 - O contexto da profecia de isaias2016 3 TRI LIÇÃO 2 - O contexto da profecia de isaias
2016 3 TRI LIÇÃO 2 - O contexto da profecia de isaiasNatalino das Neves Neves
 
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHORNatalino das Neves Neves
 
2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O JUÍZO DE JUDÁ E DE JERUSALÉM
2016 3 TRI LIÇÃO 4 -  O JUÍZO DE JUDÁ E DE JERUSALÉM2016 3 TRI LIÇÃO 4 -  O JUÍZO DE JUDÁ E DE JERUSALÉM
2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O JUÍZO DE JUDÁ E DE JERUSALÉMNatalino das Neves Neves
 
2016 3 tri lição 4 o juízo de judá e de jerusalém
2016 3 tri lição 4   o juízo de judá e de jerusalém2016 3 tri lição 4   o juízo de judá e de jerusalém
2016 3 tri lição 4 o juízo de judá e de jerusalémboasnovassena
 

Tendances (20)

Amós
AmósAmós
Amós
 
Profetas menores lição 4 - Amós
Profetas menores   lição 4 - AmósProfetas menores   lição 4 - Amós
Profetas menores lição 4 - Amós
 
Amós estudo 01 -
Amós   estudo 01 -Amós   estudo 01 -
Amós estudo 01 -
 
Profeta Amós
Profeta Amós Profeta Amós
Profeta Amós
 
Panorama do AT - Amós
Panorama do AT - AmósPanorama do AT - Amós
Panorama do AT - Amós
 
Livro de Amós
Livro de AmósLivro de Amós
Livro de Amós
 
Lição 4 amós - a justiça social, slide por professor érick freire.
Lição 4   amós - a justiça social, slide por professor érick freire.Lição 4   amós - a justiça social, slide por professor érick freire.
Lição 4 amós - a justiça social, slide por professor érick freire.
 
Perdido esquecido e encontrado
Perdido esquecido e encontradoPerdido esquecido e encontrado
Perdido esquecido e encontrado
 
42. O Profeta Sofonias
42. O Profeta Sofonias42. O Profeta Sofonias
42. O Profeta Sofonias
 
Panorama do AT - Miqueias
Panorama do AT - MiqueiasPanorama do AT - Miqueias
Panorama do AT - Miqueias
 
Sofonias
SofoniasSofonias
Sofonias
 
Profetas menores parte 1 natalino das neves
Profetas menores parte 1 natalino das nevesProfetas menores parte 1 natalino das neves
Profetas menores parte 1 natalino das neves
 
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 6 - PARÁBOLA DO CASTIGO E EXÍLIO DE JUDÁ
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 6 - PARÁBOLA DO CASTIGO E EXÍLIO DE JUDÁ2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 6 - PARÁBOLA DO CASTIGO E EXÍLIO DE JUDÁ
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 6 - PARÁBOLA DO CASTIGO E EXÍLIO DE JUDÁ
 
14 sofonias
14   sofonias14   sofonias
14 sofonias
 
Panorama do AT - Sofonias
Panorama do AT - SofoniasPanorama do AT - Sofonias
Panorama do AT - Sofonias
 
2016 3 TRI LIÇÃO 2 - O contexto da profecia de isaias
2016 3 TRI LIÇÃO 2 - O contexto da profecia de isaias2016 3 TRI LIÇÃO 2 - O contexto da profecia de isaias
2016 3 TRI LIÇÃO 2 - O contexto da profecia de isaias
 
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR
2016 3 TRI LBJ LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR
 
2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O JUÍZO DE JUDÁ E DE JERUSALÉM
2016 3 TRI LIÇÃO 4 -  O JUÍZO DE JUDÁ E DE JERUSALÉM2016 3 TRI LIÇÃO 4 -  O JUÍZO DE JUDÁ E DE JERUSALÉM
2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O JUÍZO DE JUDÁ E DE JERUSALÉM
 
2016 3 tri lição 4 o juízo de judá e de jerusalém
2016 3 tri lição 4   o juízo de judá e de jerusalém2016 3 tri lição 4   o juízo de judá e de jerusalém
2016 3 tri lição 4 o juízo de judá e de jerusalém
 
Panorama do AT - Oseias
Panorama do AT - OseiasPanorama do AT - Oseias
Panorama do AT - Oseias
 

En vedette

Pra Cima Brasil (João Alexandre)
Pra Cima Brasil (João Alexandre)Pra Cima Brasil (João Alexandre)
Pra Cima Brasil (João Alexandre)Pablo Cid Bember
 
Tomada de decisao (estudo 7 de 8)
Tomada de decisao (estudo 7 de 8)Tomada de decisao (estudo 7 de 8)
Tomada de decisao (estudo 7 de 8)Pedro Siena
 
Os Falsos Profetas
Os Falsos ProfetasOs Falsos Profetas
Os Falsos ProfetasFUNVIC
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”JUERP
 
Os Profetas Menores II
Os Profetas Menores IIOs Profetas Menores II
Os Profetas Menores IIJUERP
 
Estruturas de rede
Estruturas de redeEstruturas de rede
Estruturas de redecadudragon
 
"Boas Novas que anunciam a paz"
"Boas Novas que anunciam a paz""Boas Novas que anunciam a paz"
"Boas Novas que anunciam a paz"JUERP
 
Espaguete ao forno
Espaguete ao fornoEspaguete ao forno
Espaguete ao fornomucamaba
 
Pão de mandioca
Pão de mandiocaPão de mandioca
Pão de mandiocamucamaba
 
Torta diet delícia
Torta diet delíciaTorta diet delícia
Torta diet delíciamucamaba
 
Introdução Aos Profetas Menores II
Introdução Aos Profetas Menores IIIntrodução Aos Profetas Menores II
Introdução Aos Profetas Menores IIJUERP
 
Conceito e estruturas de redes...
Conceito e estruturas de redes...Conceito e estruturas de redes...
Conceito e estruturas de redes...Alison Rodrigues
 
39 RECEITAS DOCES SEM AÇÚCAR PARA DIABÉTICOS
39 RECEITAS DOCES SEM AÇÚCAR PARA DIABÉTICOS39 RECEITAS DOCES SEM AÇÚCAR PARA DIABÉTICOS
39 RECEITAS DOCES SEM AÇÚCAR PARA DIABÉTICOSSantos de Castro
 
Comida mateira 23
Comida mateira 23Comida mateira 23
Comida mateira 23mucamaba
 

En vedette (20)

Miquéias
MiquéiasMiquéias
Miquéias
 
Pra Cima Brasil (João Alexandre)
Pra Cima Brasil (João Alexandre)Pra Cima Brasil (João Alexandre)
Pra Cima Brasil (João Alexandre)
 
Tomada de decisao (estudo 7 de 8)
Tomada de decisao (estudo 7 de 8)Tomada de decisao (estudo 7 de 8)
Tomada de decisao (estudo 7 de 8)
 
Estado planes mejoramiento
Estado planes mejoramientoEstado planes mejoramiento
Estado planes mejoramiento
 
Os Falsos Profetas
Os Falsos ProfetasOs Falsos Profetas
Os Falsos Profetas
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”
 
Os Profetas Menores II
Os Profetas Menores IIOs Profetas Menores II
Os Profetas Menores II
 
Estruturas de rede
Estruturas de redeEstruturas de rede
Estruturas de rede
 
"Boas Novas que anunciam a paz"
"Boas Novas que anunciam a paz""Boas Novas que anunciam a paz"
"Boas Novas que anunciam a paz"
 
Dale O. Callender
Dale O. CallenderDale O. Callender
Dale O. Callender
 
Espaguete ao forno
Espaguete ao fornoEspaguete ao forno
Espaguete ao forno
 
Receitas Diet
Receitas DietReceitas Diet
Receitas Diet
 
Pão de mandioca
Pão de mandiocaPão de mandioca
Pão de mandioca
 
Torta diet delícia
Torta diet delíciaTorta diet delícia
Torta diet delícia
 
De vento em popa coletânea
De vento em popa coletâneaDe vento em popa coletânea
De vento em popa coletânea
 
Introdução Aos Profetas Menores II
Introdução Aos Profetas Menores IIIntrodução Aos Profetas Menores II
Introdução Aos Profetas Menores II
 
Conceito e estruturas de redes...
Conceito e estruturas de redes...Conceito e estruturas de redes...
Conceito e estruturas de redes...
 
Voce ja ganhou um
Voce ja ganhou umVoce ja ganhou um
Voce ja ganhou um
 
39 RECEITAS DOCES SEM AÇÚCAR PARA DIABÉTICOS
39 RECEITAS DOCES SEM AÇÚCAR PARA DIABÉTICOS39 RECEITAS DOCES SEM AÇÚCAR PARA DIABÉTICOS
39 RECEITAS DOCES SEM AÇÚCAR PARA DIABÉTICOS
 
Comida mateira 23
Comida mateira 23Comida mateira 23
Comida mateira 23
 

Similaire à Os Profetas Menores: Miquéias denuncia a corrupção e anuncia o Reino de Deus

"Cheios do Espírito do Senhor para profetizar justiça"
"Cheios do Espírito do Senhor para profetizar justiça""Cheios do Espírito do Senhor para profetizar justiça"
"Cheios do Espírito do Senhor para profetizar justiça"JUERP
 
Malaquias-PROFECIAS BIBLIA SAGRADA
 Malaquias-PROFECIAS BIBLIA SAGRADA  Malaquias-PROFECIAS BIBLIA SAGRADA
Malaquias-PROFECIAS BIBLIA SAGRADA ELIAS OMEGA
 
Malaquias
MalaquiasMalaquias
MalaquiasJNR
 
O papel dos avós no século xxi (3 de 4)
O papel dos avós no século xxi (3 de 4)O papel dos avós no século xxi (3 de 4)
O papel dos avós no século xxi (3 de 4)Pedro Siena
 
Apocalipse intro e cap 01 10 02 2015
Apocalipse intro e cap 01 10 02 2015Apocalipse intro e cap 01 10 02 2015
Apocalipse intro e cap 01 10 02 2015Welem C Lourenço
 
Joel 3 - Israel será restaurado
Joel 3 - Israel será restauradoJoel 3 - Israel será restaurado
Joel 3 - Israel será restauradoRodrigo Mendonça
 
Salmos de salomão
Salmos de salomãoSalmos de salomão
Salmos de salomãoSandra Silva
 
BIBLIA GATEWAY - ANTIGO TESTAMENTO COMENTADO - ISAIAS.doc
BIBLIA GATEWAY - ANTIGO TESTAMENTO COMENTADO - ISAIAS.docBIBLIA GATEWAY - ANTIGO TESTAMENTO COMENTADO - ISAIAS.doc
BIBLIA GATEWAY - ANTIGO TESTAMENTO COMENTADO - ISAIAS.docPrJulioCesarSoares
 
Habacuc
HabacucHabacuc
HabacucJNR
 
Perseguidos mas não desamparados e destruídos
Perseguidos mas não desamparados e destruídosPerseguidos mas não desamparados e destruídos
Perseguidos mas não desamparados e destruídosSilvio Dutra
 
Joel
JoelJoel
JoelJNR
 
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em Deus
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em DeusOs Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em Deus
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em DeusJUERP
 
Leituras: 4° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Leituras: 4° Domingo do Tempo Comum - Ano ALeituras: 4° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Leituras: 4° Domingo do Tempo Comum - Ano AJosé Lima
 
Sofonias
SofoniasSofonias
SofoniasJNR
 
❉ Respostas 9 - O jugo de Jeremias_GGR
❉ Respostas 9 - O jugo de Jeremias_GGR❉ Respostas 9 - O jugo de Jeremias_GGR
❉ Respostas 9 - O jugo de Jeremias_GGRGerson G. Ramos
 

Similaire à Os Profetas Menores: Miquéias denuncia a corrupção e anuncia o Reino de Deus (20)

"Cheios do Espírito do Senhor para profetizar justiça"
"Cheios do Espírito do Senhor para profetizar justiça""Cheios do Espírito do Senhor para profetizar justiça"
"Cheios do Espírito do Senhor para profetizar justiça"
 
Malaquias-PROFECIAS BIBLIA SAGRADA
 Malaquias-PROFECIAS BIBLIA SAGRADA  Malaquias-PROFECIAS BIBLIA SAGRADA
Malaquias-PROFECIAS BIBLIA SAGRADA
 
Malaquias
MalaquiasMalaquias
Malaquias
 
O papel dos avós no século xxi (3 de 4)
O papel dos avós no século xxi (3 de 4)O papel dos avós no século xxi (3 de 4)
O papel dos avós no século xxi (3 de 4)
 
Salmo 9
Salmo 9Salmo 9
Salmo 9
 
Apocalipse intro e cap 01 10 02 2015
Apocalipse intro e cap 01 10 02 2015Apocalipse intro e cap 01 10 02 2015
Apocalipse intro e cap 01 10 02 2015
 
Joel 3 - Israel será restaurado
Joel 3 - Israel será restauradoJoel 3 - Israel será restaurado
Joel 3 - Israel será restaurado
 
Salmos de salomão
Salmos de salomãoSalmos de salomão
Salmos de salomão
 
BIBLIA GATEWAY - ANTIGO TESTAMENTO COMENTADO - ISAIAS.doc
BIBLIA GATEWAY - ANTIGO TESTAMENTO COMENTADO - ISAIAS.docBIBLIA GATEWAY - ANTIGO TESTAMENTO COMENTADO - ISAIAS.doc
BIBLIA GATEWAY - ANTIGO TESTAMENTO COMENTADO - ISAIAS.doc
 
Cidade brasília
Cidade brasíliaCidade brasília
Cidade brasília
 
Habacuc
HabacucHabacuc
Habacuc
 
Salmo 110 a 114
Salmo 110 a 114Salmo 110 a 114
Salmo 110 a 114
 
The Book of Prophet Habakkuk-Portuguese.pdf
The Book of Prophet Habakkuk-Portuguese.pdfThe Book of Prophet Habakkuk-Portuguese.pdf
The Book of Prophet Habakkuk-Portuguese.pdf
 
Perseguidos mas não desamparados e destruídos
Perseguidos mas não desamparados e destruídosPerseguidos mas não desamparados e destruídos
Perseguidos mas não desamparados e destruídos
 
Joel
JoelJoel
Joel
 
Portuguese - The Book of Prophet Zephaniah.pdf
Portuguese - The Book of Prophet Zephaniah.pdfPortuguese - The Book of Prophet Zephaniah.pdf
Portuguese - The Book of Prophet Zephaniah.pdf
 
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em Deus
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em DeusOs Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em Deus
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em Deus
 
Leituras: 4° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Leituras: 4° Domingo do Tempo Comum - Ano ALeituras: 4° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Leituras: 4° Domingo do Tempo Comum - Ano A
 
Sofonias
SofoniasSofonias
Sofonias
 
❉ Respostas 9 - O jugo de Jeremias_GGR
❉ Respostas 9 - O jugo de Jeremias_GGR❉ Respostas 9 - O jugo de Jeremias_GGR
❉ Respostas 9 - O jugo de Jeremias_GGR
 

Plus de JUERP

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”JUERP
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”JUERP
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"JUERP
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"JUERP
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”JUERP
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”JUERP
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”JUERP
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”JUERP
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"JUERP
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”JUERP
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clJUERP
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”JUERP
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”JUERP
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaJUERP
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”JUERP
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”JUERP
 
“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”JUERP
 

Plus de JUERP (20)

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glória
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
 
“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”
 

Dernier

AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxDIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxRoseLucia2
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusVini Master
 
TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................CarlosJnior997101
 
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptxFormação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptxVivianeGomes635254
 
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuaisG6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuaisFilipeDuartedeBem
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a CrençaSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a CrençaRicardo Azevedo
 
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdfBaralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdfJacquelineGomes57
 
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaHa muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaSessuana Polanski
 
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIAMATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIAInsituto Propósitos de Ensino
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 
Oração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos RefugiadosOração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos RefugiadosNilson Almeida
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19PIB Penha
 

Dernier (17)

AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxDIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
 
TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................
 
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptxFormação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
 
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuaisG6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuais
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a CrençaSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
 
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdfBaralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
 
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaHa muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
 
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina EspíritaMediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
 
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIAMATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
Oração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos RefugiadosOração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos Refugiados
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
 
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmoAprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
 

Os Profetas Menores: Miquéias denuncia a corrupção e anuncia o Reino de Deus

  • 1. Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 750 a 392 a.C) Estudo 03
  • 2. Neste domingo finalizamos a primeira incursão que estamos fazendo neste último trimestre de 2011, na segunda série dos Profetas Menores. Miquéias é o primeiro deles e com os três capítulos de hoje encerramos o livro.
  • 3. Miquéias vai nos mostrar hoje, o “por que” de ser ele uma espécie de ícone entre os profetas ditos menores. Sim, porque sendo talvez o mais humilde deles, conseguiu com notável dom profético abordar os problemas da época e apontar para a mensagem messiânica tão distante ainda.
  • 4. Nos três capítulos de hoje, ele nos ratifica sua posição de acusador da classe dirigente, de crítico da condição espiritual do povo de Israel e de um projetista notável de um futuro messiânico, visão esta que praticamente nenhum profeta anterior teria tido (Oséias, Jonas, Joel, Amós).
  • 5. Como já vimos, Miqueias era alguém ligado à terra, e as suas críticas contra os nobres da época, apontam para um camponês pobre, um trabalhador da terra ou mesmo um pequeno proprietário. Ele profetizava, sem dúvida, com inspiração que vinha do alto, e o fazia no interior do país enquanto Isaías ao seu tempo o fazia na corte (750 a 698 a.C). O seu nome significa: “Quem é como o Senhor?”
  • 6. Texto bíblico Miquéias 5, 6 e 7 Texto áureo Miquéias 7.7 “ Eu, porém, confiarei no Senhor: Esperarei no Deus da minha salvação . O meu Deus me ouvirá.” Estudo 3 Confiança no Senhor, o Deus da salvação
  • 7.
  • 8. 1ª. Parte: Acusação contra a classe dirigente: Miquéias 5.10-15 Miquéias 6.9-16 Miquéias 7.1-6 Esta é uma situação para a qual o povo de Deus deve estar atento. Que caminhos estamos seguindo?
  • 9. 10. Naquele dia, diz o Senhor, exterminarei do meio de ti os teus cavalos, e destruirei os teus carros; 11. destruirei as cidades da tua terra, e derribarei todas as tuas fortalezas. 12. Tirarei as feitiçarias da tua mão, e não terás adivinhadores; 13. arrancarei do meio de ti as tuas imagens esculpidas e as tuas colunas; e não adorarás mais a obra das tuas mãos. 14. Do meio de ti arrancarei os teus aserins, e destruirei as tuas cidades. 15. E com ira e com furor exercerei vingança sobre as nações que não obedeceram. 1ª. Parte – Acusação contra a classe dirigente (5.10-15)
  • 10. 9. A voz do Senhor clama à cidade, e o que é sábio temerá o teu nome. Escutai a vara, e quem a ordenou . 10. Porventura ainda há na casa do ímpio tesouros de impiedade? e a efa desfalcada, que é detestável? 11. Justificarei ao que tem balanças falsas, e uma bolsa de pesos enganosos? 12. Pois os ricos da cidade estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras, e a língua deles é enganosa na sua boca. 13. Assim eu tambem te enfraquecerei, ferindo-te e assolando-te, por causa dos teus pecados. 14. Tu comerás, mas não te fartarás; e a tua fome estará sempre contigo; removerás os teus bens, mas nada livrarás; e aquilo que livrares, eu o entregarei à espada. 15. Tu semearás, mas não segarás; pisarás a azeitona, mas não te ungirás de azeite; e pisarás a vindima, mas não beberás o vinho. 16. Porque se observam os estatutos de Onri, e todas as obras da casa de Acabe, e vós andais nos conselhos deles; para que eu faça de ti uma desolação, e dos seus habitantes um assobio. Assim trareis sobre vós o opróbrio do meu povo. 1ª. Parte – Acusação contra a classe dirigente (6.9-16)
  • 11. 1. Ai de mim! porque estou feito como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figo temporão que a minha alma deseja. 2.Pereceu da terra o homem piedoso; e entre os homens não há um que seja reto; todos armam ciladas para sangue; caça cada um a seu irmão com uma rede. 3. As suas mãos estão sobre o mal para o fazerem diligentemente; o príncipe e o juiz exigem a peita, e o grande manifesta o desejo mau da sua alma; e assim todos eles tecem o mal. 5. Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro; guarda as portas da tua boca daquela que repousa no teu seio. 6. Pois o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora contra a sogra; os inimigos do homem são os da própria casa. 1ª. Parte – Acusação contra a classe dirigente (7.1-6)
  • 12. 2ª. Parte: A baixa condição espiritual de Israel Miquéias 6.1-8 Miquéias 7.7-9 Outra situação para a qual o povo de Deus deve estar atento. O país tem que se posicionar contra a corrupção que campeia.
  • 13. 2ª. Parte - A baixa condição espiritual de Israel (6.1-8) 1.Ouvi agora o que diz o Senhor: Levanta-te, contende perante os montes, e ouçam os outeiros a tua voz. 2. Ouvi, montes, a demanda do Senhor, e vós, fundamentos duradouros da terra; porque o Senhor tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo. 3. Ó povo meu, que é que te tenho feito? e em que te enfadei? testifica contra mim. 4. Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã. 5. Povo meu, lembra-te agora da consulta de Balaque, rei de Moabe, e do que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, e do que sucedeu desde Sitim até Gilgal, para que conheças as justiças do Senhor. 6. Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? 7. Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma? 8. Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?
  • 14. 2ª. Parte A baixa condição espiritual de Israel (7.7-9) 7. Eu, porém, confiarei no Senhor; esperarei no Deus da minha salvação. O meu Deus me ouvirá. 8. Não te alegres, inimiga minha, a meu respeito; quando eu cair, levantar-me-ei; quando me sentar nas trevas, o Senhor será a minha luz. 9. Sofrerei a indignação do Senhor, porque tenho pecado contra ele; até que ele julgue a minha causa, e execute o meu direito. Ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça.
  • 15. 3ª. Parte: A visão do Reino Messiânico e do Reino de Deus Miquéias 5.1-9 Miquéias 7.10-17 E da misericórdia do Senhor Miquéias 7.18-20 Esta deve ser a nossa esperança.
  • 16. 1. Agora, ajunta-te em tropas, ó filha de tropas; pôr-se-á cerco contra nós; ferirão com a vara no queixo ao juiz de Israel. 2. Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. 3. Portanto os entregará até o tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então o resto de seus irmãos voltará aos filhos de Israel. 4. E ele permanecerá, e apascentará o povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora ele será grande até os fins da terra. 5. E este será a nossa paz... 6. Esses consumirão a terra da Assíria à espada... 7. E o resto de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho da parte do Senhor, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda filhos de homens. 8. Também o resto de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leão novo entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passar, as pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre. 9. A tua mão será exaltada sobre os teus adversários, e serão exterminados todos os teus inimigos. 3ª. Parte – A visão do Reino do Messias e do Reino de Deus (5.1-9)
  • 17. 10. E a minha inimiga verá isso, e cobri-la-á a confusão, a ela que me disse: Onde está o Senhor teu Deus? Os meus olhos a contemplarão; agora ela será pisada como a lama das ruas. 11. É dia de reedificar os teus muros! Naquele dia será dilatado grandemente o teu termo. 12. Naquele dia virão a ti da Assíria e das cidades do Egito, e do Egito até o Rio, e de mar a mar, e de montanha a montanha. 13. Mas a terra será entregue à desolação por causa dos seus moradores, por causa do fruto das suas obras. 14. Apascenta com a tua vara o teu povo, o rebanho da tua herança, que habita a sós no bosque, no meio do Carmelo; apascentem-se em Basã e Gileade, como nos dias antigos. 15. Eu lhes mostrarei maravilhas, como nos dias da tua saída da terra do Egito. 16. As nações o verão, e envergonhar-se-ão, por causa de todo o seu poder; porão a mão sobre a boca, e os seus ouvidos ficarão surdos. 17. Lamberão o pó como serpentes; como répteis da terra, tremendo, sairão dos seus esconderijos; com pavor virão ao Senhor nosso Deus, e terão medo de ti. 3ª. Parte – A visão do Reino do Messias e do Reino de Deus (7.10-17)
  • 18. 18. Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade. 19. Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. 20. Mostrarás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, conforme juraste a nossos pais desde os dias antigos. 3ª. Parte – A visão do Reino do Messias e do Reino de Deus (7.18-20)
  • 19. Conclusão 1.Como poderemos como crentes lutar contra a corrupção moral e social? 2.Qual a atitude que posso tomar para mostrar ao mundo a diferença do crente? 3.Como a igreja pode mostrar sua posição contra isto? 4.E quanto à volta de Cristo? Estou vivendo em função dela?