• Partagez
  • E-mail
  • Intégrer
  • J'aime
  • Télécharger
  • Contenu privé
Petroleo   aula ppt.
 

Petroleo aula ppt.

on

  • 12,319 vues

 

Statistiques

Vues

Total des vues
12,319
Vues sur SlideShare
12,062
Vues externes
257

Actions

J'aime
2
Téléchargements
467
Commentaires
2

4 Ajouts 257

http://cal2b.blogspot.com.br 154
http://www.cal2b.blogspot.com.br 63
http://cal2b.blogspot.com 32
http://www.cal2b.blogspot.com 8

Accessibilité

Catégories

Détails de l'import

Uploaded via as Adobe PDF

Droits d'utilisation

© Tous droits réservés

Report content

Signalé comme inapproprié Signaler comme inapproprié
Signaler comme inapproprié

Indiquez la raison pour laquelle vous avez signalé cette présentation comme n'étant pas appropriée.

Annuler

12 sur 2 précédent suivant

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Votre message apparaîtra ici
    Processing...
Poster un commentaire
Modifier votre commentaire

    Petroleo   aula ppt. Petroleo aula ppt. Presentation Transcript

    • PETRÓLEOAtualmente o Petróleo é um dos recursos naturais de que anossa sociedade mais depende, pois diversos produtos queconhecemos e utilizamos são derivados desse combustível que move o mundo. O Petróleo é um fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para a humanidade.
    • Origem •Petróleo, do latim petra, “pedra , e oleum, “óleo”, ou seja petra oleum óleo de pedra.•Uma das teorias mais aceitas diz que tudo começou a milhares de anos, quando restos de animais e vegetais mortos sedepositaram no fundo de mares, nas vizinhanças de terra firme. Esses restos foram sendo lentamente cobertos por sedimentos como calcário, areia e arenito), que, com o passar dos anos, se transformaram em rochas, chamadas rochas sedimentares como calcário e arenito. •Sob efeitos de altas temperaturas e de alta pressão aí existentes, os restos orgânicos dos animais e vegetais sofreram, ao longo dos milhares de anos que se seguiram, transformações químicas bastante complicadas, formando o petróleo.
    • Devido as circunstâncias que foi formado o petróleo éencontrado em cavidades existentes entre as camadas do subsolo, quer em terra firme, quer sob o mar. Geralmente acompanhado de água salgada e de gás natural. solo rocha cascalho gás natural petróleo rochaÁgua salgada
    • Localização do PetróleoOs técnicos e geólogos seguem algumas evidências durante a prospecção dopetróleo, uma das quais é o tipo de solo. As maiores jazidas são encontradas, normalmente onde no passado geológico, ocorreram dobramentos dosubsolo, que deram origem às cavidades que acumulam petróleo. O relevo da região e outra pistaimportante na procura do petróleo, e este pode ser sondado através de fotografias aéreas ou de satélite. Por último, antes perfuração do poço e feito uma sondagem do subsolo.
    • Composição do Petróleo O petróleo é uma importante fonte de combustíveis e de matéria prima para industria. O petróleo e constituído fundamentalmente por compostos que contém apenas carbono e hidrogênio, chamados HIDROCARBONETOS.
    • O Processamento do Petróleo O processo de separação utilizado chama-se destilação fracionada, é executado em torres de fracionamento, e osderivados do petróleo são separados de acordo com seus pontos de ebulição.
    • A separação e feita aproveitando o fato de cada um dos componentes apresentar ponto de ebulição diferente
    • Fração Nº de C Faixa de Aplicações na Ebulição molécula em ºC Gás 1a4 Abaixo de Combustível e 20 matéria prima Gasolina 5 a 12 40 a 200Querosene 12 a 16 175 a 275 Solvente, combustível, matéria primaÓleo Diesel 15 a 18 250 a 400 Óleo Acima de Acima de Óleos e graxaslubrificante 17 300 para e parafina lubrificaçãoresíduo Acima de 30 _______ Piche, asfalto
    • Craqueamento Catalítico : Obtendo mais gasolinaPara atender o grande consumo de gasolina, as refinarias processam muito petróleo e, em conseqüência, sobra óleo. Para aumentar aprodução de gasolina, moléculas de óleo com 16 átomos de carbono são quebradas em duas de 8 átomos, que correspondem a gasolina. Essa quebra é feita a cerca de 500 ºC, com um catalisador apropriado, daí o nome Craqueamento Catalítico, do inglês to crack, “quebrar”, ou pirólise, do grego pyros, “fogo” e lysis, “quebra”. Molécula grande óleo hidrocarboneto Moléculas menores hidrocarboneto catalisador gasolina hidrocarboneto
    • Indústria Petroquímica Para fabricar plásticos, fertilizantes, detergentes e toda uma variedade de produtos industriais a partir dopetróleo, é preciso, após separar os hidrocarbonetos nele existentes, executar transformações (reações) químicas com eles. São necessárias dezenas de reações para se chegar, por exemplo a um medicamento.Indústria petroquímica é a expressão usada para designar o ramo da indústria química que utiliza derivados do petróleo como matéria-prima para fabricação de novos materiais.
    • Indústria Petroquímica TintasPlásticos MedicamentosTecidos ExplosivosBorrachas Inseticidas Essência Reações Químicas para perfumes Corantes para fotografia, Colas imprensa e Detergentes tecidos
    • Gás Natural Já é comum hoje a presença de postos de combustível, onde existe o GNV (gás natural veicular). Gás que aparece juntamente com o petróleo em bolsões de gás, a partir deorganismos marinhos. Possui composição variável conforme o local onde for encontrado, mas é majoritário a presença de CH4, gás metano.
    • O Petróleo no mundo Os donos do óleo Os países banhados pelo Golfo Pérsico, detém 65% das reservas mundiais de petróleo. Além de ter excelentequalidade, o petróleo do golfo é vantajoso economicamentepor estar mais próximo à superfície, o custo de produção de cada barril é menor que em outras regiões do mundo. Curiosidade : um barril de petróleo, equivale a 157 litros.
    • Os principais produtores As maiores reservas(em milhões de barris/dia) (em bilhões de barris) O Brasil1º Arábia Saudita 8,5 1º Arábia Saudita 262 produz 82% do petróleo2º Estados Unidos 8,1 2º Iraque 113 que consome3º Rússia 7,0 3º Emirados Árabes 984º Irã 3,8 4º Kuwait 97 Os Estados5º México 3,6 5º Irã 90 Unidos importam6º Noruega 3,4 6º Venezuela 78 60% do petróleo que consomem7º China 3,3 7º Rússia 498º Venezuela 3,1 8º Líbia 309º Canadá 2,7 9º México 27 A União10º Emirados Árabes 2,6 10º Nigéria 24 Européia, 68% e12º Iraque 2,4 12º Estados Unidos 22 o Japão, 98%15º BRASIL 1,6 16º BRASIL 9
    • Quanto tempo as jazidas de gás e petróleo vão durar? Existe uma quantidade limitada de jazidas. É difícil dizerquanto tempo vão durar, pois novas jazidas são descobertas,novas tecnologias permitirão obter mais combustível de cada depósito..A estimativa mais recente diz que as reservas de petróleo atuais, tem produção para 40 anos, daí para frente, depende da demanda aumentar, da busca por novas formas de energia, como substituto ao petróleo, entre elas a mais atual, que é a energia a célula combustível, que utiliza hidrogênio e oxigêniocomo combustível e produz como único resíduo, vapor d’água, portanto não poluente..
    • Problemas ambientais causados pelo Petróleo • Além dos hidrocarbonetos, o petróleo contem em pequenas quantidades, substâncias contendo nitrogênio, oxigênio eENXOFRE. Este último é a pior impureza existente no petróleo, sendo responsável pelo mau cheiro dos produtos da queima,atrapalha o funcionamento do motor, e um dos responsáveis pelo fenômeno conhecido como chuva ácida, que causa danos a cida agricultura, monumentos como estátuas, etc. • Efeito estufa, aumenta com a poluição dos gases emitidos estufa pelos combustíveis fósseis, pois aumentam a concentração de gases como CO, CO2, CH4, na atmosfera. • Acidentes com derramamento de petróleo, no mar ou em rios, devido ao sucateamento dos navios e refinarias, como acidente ocorrido em Araucária, causam danos à flora e a fauna.