SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  17
Introspecção Educacional Já é! escolha um dos projetos Projetos
Introdução Esquema Ilustrativo escolha uma das opções Início
Introdução O projeto foi criado por jovens, que não possuem nenhum vínculo com partidos políticos ou qualquer instituição privada ou pública, objetivando fazer uma análise do sistema educacional de algumas escolas de várias regiões de Fortaleza. Há um ano, nosso grupo vem trabalhando na criação de medidas a fim de melhorar a educação. Sendo assim, desenvolvemos o projeto “Introspecção Educacional”, em que haverá um estudo profundo, introspectivo das escolas públicas da nossa cidade. Teremos um contato real com a realidade educacional dos jovens cearenses, visto que através de um extenso questionário criado pelo próprio grupo, abrangemos vários tipos de perguntas sobre a estrutura física do colégio, freqüência dos alunos e dos professores, o relacionamento discente e docente, questão financeira, o apoio da comunidade e a participação dos pais na educação dos filhos, a qualidade do material didático, os índices de aprovação, de repetência e o desempenho dos alunos nas avaliações, nos trabalhos, nos eventos culturais e esportivos da escola. Salientamos a importância desse projeto para o nosso grupo, haja vista a profundidade, a realidade e abrangência desse estudo. Serão feitas entrevistas com alunos, coordenadores e professores, fazendo com que tenhamos várias visões do mesmo objeto de estudo. Não nos restringimos a uma postura pragmática, em que se faz um estudo superficial de dados e estatísticas sobre a educação, criando projetos infundados e sem solidez. Estamos laboriosos na criação de algo concreto e coerente. Ao concluirmos o estudo, faremos um relatório destacando as deficiências em comum dessas escolas e, partindo desse ponto, criaremos um projeto piloto. Nele, explicitaremos nossas idéias, nossos planos a fim de estruturar um projeto modelo, aplicável em qualquer escola. Através do projeto piloto buscaremos construir um ambiente favorável para o ensino e aprendizagem, em que haja uma convivência harmoniosa entre discentes e docentes, tornando laboriosa a educação, estimulando o  conhecimento epistemológico * (o estudo critico das ciências) a fim de que educador e educando sejam formadores uns dos outros.  Alunos e professores serão ao mesmo tempo sujeitos formadores e objetos a serem transformados *, havendo uma reciprocidade de conhecimento. Visamos à valorização do sistema educacional e a valorização do educador, já que este é um importante instrumento na formação de cidadãos conscientes e pudicos.  Almejamos uma educação menos pragmática e “domesticadora”.Porém, não queremos somente um ensino de qualidade e uma mudança comportamental de alunos e professores; desejamos também uma transformação social, com uma sociedade mais justa, consciente e igualitária.   . . . Introspecção Educacional Início escolha uma das opções
Introdução Esquema Ilustrativo escolha uma das opções Início
Pesquisa Projeto Piloto Esquema Ilustrativo O projeto possui duas etapas
Pesquisa Nosso grupo irá visitar várias escola públicas... ...de várias regiões de Fortaleza... Mapa de Fortaleza Através de um extenso questionário... ...iremos entrevistar alunos, professores e coordenadores ...a fim de criarmos um relátorio de todas as escolas Faremos uma análise dessas escolas, destacando os defeitos em comum... A partir dessa análise, criaremos o Projeto Piloto Introspecção Educacional Início escolha uma das opções
Introdução Encarte escolha uma das opções Revista Início
Início Já é! Pretendemos fazer com que os jovens se integrem de maneira saudável e proveitosa, organizando atividades dinâmicas e acessíveis.Para isso, necessitamos do espaço que o colégio dispõe.Nesse espaço, faremos com que os jovens possam descobrir que este pode se tornar um ambiente agradável,onde supra suas necessidades de lazer, de integração social e desenvolvimento cultural.  Portanto, nosso objetivo é fazer com que os jovens despertem para esse grande desafio que é melhorar nossa sociedade.Almejamos o engajamento de todos os juvens nessa luta que o Brasil tanto precisa para alcançar um futuro promissor. Ultimamente, muito se tem falado sobre a importância da educação em nosso país, mas, infelizmente, isso não é o bastante para que haja uma revolução educacional.Muitas pessoas utilizam esse discurso para tirar algumas vantagens e incentivam a educação de forma forçosa e de maneira incorreta, oferecendo alguns tipos de “bolsas”. Esse incentivo, como nós temos visto, não tem dado resultado, pois pesquisas revelam o caráter quantitativo e não qualitativo da educação brasileira. É aí que o Já É! entra inovando, pois é formado por um grupo de jovens engajados, que não possuem nenhum vínculo partidário, preocupados com o melhoria do nível de vida social e com desenvolvimento do país.Por isso, encontramos na educação a solução para os problemas atuais.
Introdução Encarte escolha uma das opções Revista Início
Encarte “ A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”.  Aristóteles. Já é!
A educação é o principal foco do PDL, acreditamos que esta seria a solução para muitos dos problemas que assolam a vida urbana e rural dos brasileiros como um todo, mostrando que a capacidade de aprendizado de um indivíduo não depende apenas do local, mas também da vontade de vencer. Pode-se afirmar também que a arte, esporte e cultura mantêm uma constante relação com a educação, garantindo a evolução da personalidade e consciência humana. Por isso, salientamos esse vínculo conceitual durante explanações que estão feitas no projeto Já É! O projeto apresenta inúmeros objetivos, entre eles destacamos: a integração com a comunidade através dos esportes coletivos, desenvolvimento do raciocínio, expor o conhecimento do corpo e seus perigos, colocar jovem em contato com a arte, explorar os limites da mente e do corpo através da defesa pessoal, estimula a participação dos alunos nos eventos, desenvolvimento e extensão do vocabulário. Objetivos e atrações   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Já é!
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Já é!
Cronograma 1 º  DIA: Sexta-feira 2 º  DIA: Sábado 3 º  DIA: Domingo escolha uma das opções Início Já é! Futsal 15h00min / 17h30min Abertura 14h00min Evento Horário: Xadrez 16h00min Campeonato de WAR 15h00min Evento Horário: Debate sobre cinema  ----------- Evento Horário: Streetball 16h30min / 17h30min Hip hop 16h00min Vôlei 14h00min Evento Horário: Palestras 15h00min Defesa pessoal 14h30min / 16h00min Evento Horário: Fanzine ----------- Oficinas de leitura ----------- Evento Horário: Cosplay 18h30min Finais Futsal 16h30min /18h00min Finais Vôlei 14h30min / 16h00min Evento Horário: Decoração do corredor para filme 15h00min Evento Horário: Filme ----------- Evento Horário:
Introdução Encarte escolha uma das opções Revista Início
Capa da 1ª edição Início Revista* * Clique - Objetivos Já é!
Início Já é!
Introdução Encarte escolha uma das opções Revista Início

Contenu connexe

Tendances

9 paz na escola construindo valores
9  paz na escola construindo valores9  paz na escola construindo valores
9 paz na escola construindo valoresjuniorfuleragem
 
Boletim novembro 2013
Boletim novembro 2013Boletim novembro 2013
Boletim novembro 2013Mais Sucesso
 
Seminário Canoas - Trabalho Educativo - Out./2012
Seminário Canoas - Trabalho Educativo - Out./2012Seminário Canoas - Trabalho Educativo - Out./2012
Seminário Canoas - Trabalho Educativo - Out./2012Alexandre da Rosa
 
Projeto Vocação Sustentável | CONDECA
Projeto Vocação Sustentável | CONDECA Projeto Vocação Sustentável | CONDECA
Projeto Vocação Sustentável | CONDECA Vocação
 
Projeto de vida: Caminhos para o desenvolvimento integral
Projeto de vida: Caminhos para o desenvolvimento integralProjeto de vida: Caminhos para o desenvolvimento integral
Projeto de vida: Caminhos para o desenvolvimento integralVocação
 
Projeto Esculpindo Valores Humanos
Projeto Esculpindo Valores HumanosProjeto Esculpindo Valores Humanos
Projeto Esculpindo Valores HumanosAva Augustina
 
Projeto didático valores humanos
Projeto didático valores humanosProjeto didático valores humanos
Projeto didático valores humanosMarcio Haubricht
 
Modelo elaboracao trabalho_academico_2012
Modelo elaboracao trabalho_academico_2012Modelo elaboracao trabalho_academico_2012
Modelo elaboracao trabalho_academico_2012Heitor Aguiar
 
Construindo Vínculos Comunitários
Construindo Vínculos ComunitáriosConstruindo Vínculos Comunitários
Construindo Vínculos ComunitáriosVocação
 
TCC - INCLUSÃO MUSICAL Á DEFICIENTES VISUAIS.
TCC - INCLUSÃO MUSICAL Á DEFICIENTES VISUAIS.TCC - INCLUSÃO MUSICAL Á DEFICIENTES VISUAIS.
TCC - INCLUSÃO MUSICAL Á DEFICIENTES VISUAIS.Leonam pepper Moreira
 
Valores sociais e família
Valores sociais e famíliaValores sociais e família
Valores sociais e famíliaMariadajuda
 
Grêmio Estudantil 2011
Grêmio Estudantil 2011Grêmio Estudantil 2011
Grêmio Estudantil 2011paulotmo
 
Introdução à educação digital valores éticos na escola
Introdução à educação digital   valores éticos na escolaIntrodução à educação digital   valores éticos na escola
Introdução à educação digital valores éticos na escolaBrazilian Public School
 

Tendances (19)

9 paz na escola construindo valores
9  paz na escola construindo valores9  paz na escola construindo valores
9 paz na escola construindo valores
 
Boletim novembro 2013
Boletim novembro 2013Boletim novembro 2013
Boletim novembro 2013
 
Seminário Canoas - Trabalho Educativo - Out./2012
Seminário Canoas - Trabalho Educativo - Out./2012Seminário Canoas - Trabalho Educativo - Out./2012
Seminário Canoas - Trabalho Educativo - Out./2012
 
Territorios educativos
Territorios educativosTerritorios educativos
Territorios educativos
 
Projeto Vocação Sustentável | CONDECA
Projeto Vocação Sustentável | CONDECA Projeto Vocação Sustentável | CONDECA
Projeto Vocação Sustentável | CONDECA
 
Projeto de vida: Caminhos para o desenvolvimento integral
Projeto de vida: Caminhos para o desenvolvimento integralProjeto de vida: Caminhos para o desenvolvimento integral
Projeto de vida: Caminhos para o desenvolvimento integral
 
Projeto Esculpindo Valores Humanos
Projeto Esculpindo Valores HumanosProjeto Esculpindo Valores Humanos
Projeto Esculpindo Valores Humanos
 
Projeto didático valores humanos
Projeto didático valores humanosProjeto didático valores humanos
Projeto didático valores humanos
 
Modelo elaboracao trabalho_academico_2012
Modelo elaboracao trabalho_academico_2012Modelo elaboracao trabalho_academico_2012
Modelo elaboracao trabalho_academico_2012
 
Futuridade parte 5
Futuridade parte 5Futuridade parte 5
Futuridade parte 5
 
Construindo Vínculos Comunitários
Construindo Vínculos ComunitáriosConstruindo Vínculos Comunitários
Construindo Vínculos Comunitários
 
TCC - INCLUSÃO MUSICAL Á DEFICIENTES VISUAIS.
TCC - INCLUSÃO MUSICAL Á DEFICIENTES VISUAIS.TCC - INCLUSÃO MUSICAL Á DEFICIENTES VISUAIS.
TCC - INCLUSÃO MUSICAL Á DEFICIENTES VISUAIS.
 
Projeto EducaçãO E Valores
Projeto EducaçãO E ValoresProjeto EducaçãO E Valores
Projeto EducaçãO E Valores
 
Boas praticas teip
Boas praticas teipBoas praticas teip
Boas praticas teip
 
Valores sociais e família
Valores sociais e famíliaValores sociais e família
Valores sociais e família
 
Moradia e Cidadania 2013
Moradia e Cidadania 2013Moradia e Cidadania 2013
Moradia e Cidadania 2013
 
Livro volunteducativo
Livro volunteducativoLivro volunteducativo
Livro volunteducativo
 
Grêmio Estudantil 2011
Grêmio Estudantil 2011Grêmio Estudantil 2011
Grêmio Estudantil 2011
 
Introdução à educação digital valores éticos na escola
Introdução à educação digital   valores éticos na escolaIntrodução à educação digital   valores éticos na escola
Introdução à educação digital valores éticos na escola
 

Similaire à Projetos

A escola na perspectiva da educ inclusiva
A escola na perspectiva da educ inclusivaA escola na perspectiva da educ inclusiva
A escola na perspectiva da educ inclusivarosania39
 
Educação Física e Inclusão na Escola_relação com a diversidade.ppt
Educação Física e Inclusão na Escola_relação com a diversidade.pptEducação Física e Inclusão na Escola_relação com a diversidade.ppt
Educação Física e Inclusão na Escola_relação com a diversidade.pptIgor Sampaio Pinho
 
Direitos humanos
Direitos humanosDireitos humanos
Direitos humanosTecaAdri
 
A base nacional comum curricular e as práticas pedagógicas. conceitos e práti...
A base nacional comum curricular e as práticas pedagógicas. conceitos e práti...A base nacional comum curricular e as práticas pedagógicas. conceitos e práti...
A base nacional comum curricular e as práticas pedagógicas. conceitos e práti...rodrigodelapaes
 
ConstruçãO Ppp[1]
ConstruçãO Ppp[1]ConstruçãO Ppp[1]
ConstruçãO Ppp[1]guestaa7fd
 
Cultura e artes
Cultura e artesCultura e artes
Cultura e artesTecaAdri
 
Institucional apresentando o makanudos
Institucional   apresentando o makanudosInstitucional   apresentando o makanudos
Institucional apresentando o makanudosONG MAKANUDOS
 
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...Instituto Consciência GO
 
Venina palma
Venina palmaVenina palma
Venina palmapibidbio
 
487 projetos e 8 sessões Temáticas para contribuir com seu TRABALHO em sala d...
487 projetos e 8 sessões Temáticas para contribuir com seu TRABALHO em sala d...487 projetos e 8 sessões Temáticas para contribuir com seu TRABALHO em sala d...
487 projetos e 8 sessões Temáticas para contribuir com seu TRABALHO em sala d...Rosane Domingues
 
Pauta -3º Encontro com Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil
Pauta -3º Encontro com Coordenadores Pedagógicos da Educação InfantilPauta -3º Encontro com Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil
Pauta -3º Encontro com Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantiladridaleffi121212
 

Similaire à Projetos (20)

Projetoarturramos
ProjetoarturramosProjetoarturramos
Projetoarturramos
 
Apresentacaolucimar
ApresentacaolucimarApresentacaolucimar
Apresentacaolucimar
 
Projetoarturramos
ProjetoarturramosProjetoarturramos
Projetoarturramos
 
A escola na perspectiva da educ inclusiva
A escola na perspectiva da educ inclusivaA escola na perspectiva da educ inclusiva
A escola na perspectiva da educ inclusiva
 
Educação Física e Inclusão na Escola_relação com a diversidade.ppt
Educação Física e Inclusão na Escola_relação com a diversidade.pptEducação Física e Inclusão na Escola_relação com a diversidade.ppt
Educação Física e Inclusão na Escola_relação com a diversidade.ppt
 
Direitos humanos
Direitos humanosDireitos humanos
Direitos humanos
 
A base nacional comum curricular e as práticas pedagógicas. conceitos e práti...
A base nacional comum curricular e as práticas pedagógicas. conceitos e práti...A base nacional comum curricular e as práticas pedagógicas. conceitos e práti...
A base nacional comum curricular e as práticas pedagógicas. conceitos e práti...
 
ConstruçãO Ppp[1]
ConstruçãO Ppp[1]ConstruçãO Ppp[1]
ConstruçãO Ppp[1]
 
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOPROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
 
Cultura e artes
Cultura e artesCultura e artes
Cultura e artes
 
Institucional apresentando o makanudos
Institucional   apresentando o makanudosInstitucional   apresentando o makanudos
Institucional apresentando o makanudos
 
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...
 
Venina palma
Venina palmaVenina palma
Venina palma
 
Etica e cidadania
Etica e cidadaniaEtica e cidadania
Etica e cidadania
 
Ética e Cidadania
Ética e CidadaniaÉtica e Cidadania
Ética e Cidadania
 
Livro etica e_cidadania
Livro etica e_cidadaniaLivro etica e_cidadania
Livro etica e_cidadania
 
487 projetos e 8 sessões Temáticas para contribuir com seu TRABALHO em sala d...
487 projetos e 8 sessões Temáticas para contribuir com seu TRABALHO em sala d...487 projetos e 8 sessões Temáticas para contribuir com seu TRABALHO em sala d...
487 projetos e 8 sessões Temáticas para contribuir com seu TRABALHO em sala d...
 
Ppp carlosmota2
Ppp carlosmota2Ppp carlosmota2
Ppp carlosmota2
 
Pauta -3º Encontro com Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil
Pauta -3º Encontro com Coordenadores Pedagógicos da Educação InfantilPauta -3º Encontro com Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil
Pauta -3º Encontro com Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil
 
Modulo05 ce
Modulo05 ceModulo05 ce
Modulo05 ce
 

Projetos

  • 1. Introspecção Educacional Já é! escolha um dos projetos Projetos
  • 2. Introdução Esquema Ilustrativo escolha uma das opções Início
  • 3. Introdução O projeto foi criado por jovens, que não possuem nenhum vínculo com partidos políticos ou qualquer instituição privada ou pública, objetivando fazer uma análise do sistema educacional de algumas escolas de várias regiões de Fortaleza. Há um ano, nosso grupo vem trabalhando na criação de medidas a fim de melhorar a educação. Sendo assim, desenvolvemos o projeto “Introspecção Educacional”, em que haverá um estudo profundo, introspectivo das escolas públicas da nossa cidade. Teremos um contato real com a realidade educacional dos jovens cearenses, visto que através de um extenso questionário criado pelo próprio grupo, abrangemos vários tipos de perguntas sobre a estrutura física do colégio, freqüência dos alunos e dos professores, o relacionamento discente e docente, questão financeira, o apoio da comunidade e a participação dos pais na educação dos filhos, a qualidade do material didático, os índices de aprovação, de repetência e o desempenho dos alunos nas avaliações, nos trabalhos, nos eventos culturais e esportivos da escola. Salientamos a importância desse projeto para o nosso grupo, haja vista a profundidade, a realidade e abrangência desse estudo. Serão feitas entrevistas com alunos, coordenadores e professores, fazendo com que tenhamos várias visões do mesmo objeto de estudo. Não nos restringimos a uma postura pragmática, em que se faz um estudo superficial de dados e estatísticas sobre a educação, criando projetos infundados e sem solidez. Estamos laboriosos na criação de algo concreto e coerente. Ao concluirmos o estudo, faremos um relatório destacando as deficiências em comum dessas escolas e, partindo desse ponto, criaremos um projeto piloto. Nele, explicitaremos nossas idéias, nossos planos a fim de estruturar um projeto modelo, aplicável em qualquer escola. Através do projeto piloto buscaremos construir um ambiente favorável para o ensino e aprendizagem, em que haja uma convivência harmoniosa entre discentes e docentes, tornando laboriosa a educação, estimulando o conhecimento epistemológico * (o estudo critico das ciências) a fim de que educador e educando sejam formadores uns dos outros. Alunos e professores serão ao mesmo tempo sujeitos formadores e objetos a serem transformados *, havendo uma reciprocidade de conhecimento. Visamos à valorização do sistema educacional e a valorização do educador, já que este é um importante instrumento na formação de cidadãos conscientes e pudicos. Almejamos uma educação menos pragmática e “domesticadora”.Porém, não queremos somente um ensino de qualidade e uma mudança comportamental de alunos e professores; desejamos também uma transformação social, com uma sociedade mais justa, consciente e igualitária. . . . Introspecção Educacional Início escolha uma das opções
  • 4. Introdução Esquema Ilustrativo escolha uma das opções Início
  • 5. Pesquisa Projeto Piloto Esquema Ilustrativo O projeto possui duas etapas
  • 6. Pesquisa Nosso grupo irá visitar várias escola públicas... ...de várias regiões de Fortaleza... Mapa de Fortaleza Através de um extenso questionário... ...iremos entrevistar alunos, professores e coordenadores ...a fim de criarmos um relátorio de todas as escolas Faremos uma análise dessas escolas, destacando os defeitos em comum... A partir dessa análise, criaremos o Projeto Piloto Introspecção Educacional Início escolha uma das opções
  • 7. Introdução Encarte escolha uma das opções Revista Início
  • 8. Início Já é! Pretendemos fazer com que os jovens se integrem de maneira saudável e proveitosa, organizando atividades dinâmicas e acessíveis.Para isso, necessitamos do espaço que o colégio dispõe.Nesse espaço, faremos com que os jovens possam descobrir que este pode se tornar um ambiente agradável,onde supra suas necessidades de lazer, de integração social e desenvolvimento cultural. Portanto, nosso objetivo é fazer com que os jovens despertem para esse grande desafio que é melhorar nossa sociedade.Almejamos o engajamento de todos os juvens nessa luta que o Brasil tanto precisa para alcançar um futuro promissor. Ultimamente, muito se tem falado sobre a importância da educação em nosso país, mas, infelizmente, isso não é o bastante para que haja uma revolução educacional.Muitas pessoas utilizam esse discurso para tirar algumas vantagens e incentivam a educação de forma forçosa e de maneira incorreta, oferecendo alguns tipos de “bolsas”. Esse incentivo, como nós temos visto, não tem dado resultado, pois pesquisas revelam o caráter quantitativo e não qualitativo da educação brasileira. É aí que o Já É! entra inovando, pois é formado por um grupo de jovens engajados, que não possuem nenhum vínculo partidário, preocupados com o melhoria do nível de vida social e com desenvolvimento do país.Por isso, encontramos na educação a solução para os problemas atuais.
  • 9. Introdução Encarte escolha uma das opções Revista Início
  • 10. Encarte “ A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”. Aristóteles. Já é!
  • 11.
  • 12.
  • 13. Cronograma 1 º DIA: Sexta-feira 2 º DIA: Sábado 3 º DIA: Domingo escolha uma das opções Início Já é! Futsal 15h00min / 17h30min Abertura 14h00min Evento Horário: Xadrez 16h00min Campeonato de WAR 15h00min Evento Horário: Debate sobre cinema ----------- Evento Horário: Streetball 16h30min / 17h30min Hip hop 16h00min Vôlei 14h00min Evento Horário: Palestras 15h00min Defesa pessoal 14h30min / 16h00min Evento Horário: Fanzine ----------- Oficinas de leitura ----------- Evento Horário: Cosplay 18h30min Finais Futsal 16h30min /18h00min Finais Vôlei 14h30min / 16h00min Evento Horário: Decoração do corredor para filme 15h00min Evento Horário: Filme ----------- Evento Horário:
  • 14. Introdução Encarte escolha uma das opções Revista Início
  • 15. Capa da 1ª edição Início Revista* * Clique - Objetivos Já é!
  • 17. Introdução Encarte escolha uma das opções Revista Início