SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  91
DO DEUS ÚNICO PARA O DEUS TRINO COMO TUDO ACONTECEU
Siga o conselho da Bíblia e da senhora White: “ Examinai tudo retende o que é bom.”  I Tessalonicenses 5:21 “ Não há desculpas para alguém tomar a posição de que não há mais  verdades a serem reveladas, seja ele quem for, nem a de que todas as nossas explicações da Escrituras estejam sem erros.”  Review and Herald, 20/12/1892. “ Não podemos manter a idéia de que a posição uma vez tomada, uma idéia já advogada, não deve, sob quaisquer circunstâncias, ser renun- ciada.  Somente há Um que é infalível.”  Testemunhos Seletos, Vol. 2, pág. 312.
Analise as informações a seguir e tire as suas próprias conclusões.  Antes de iniciar este estudo, convidamos a ler com atenção a seguinte advertên- cia de autoria de Ellen G. White: “ O inimigo das almas tem procurado  introduzir  a  suposição  de que  uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia , e que essa reforma consistiria em  renunciar às doutrinas que  se erguem como pilares de nossa fé , e empenhar-se num processo  de reorganiza- ção.  Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado?  Seriam rejeita- dos os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à igreja remanescente .  Nossa religião  seria  alterada.  Os  princípios fundamentais  que  têm  sustido a obra neste últimos cinqüenta anos, seriam tidos na conta de erros .  Estabelecer-se-ia  uma  nova organiza- ção.  Escrever-se-iam livros de ordem diferente.  Introduzir-se-ia um siste- ma de filosofia intelectual.  Os  fundadores deste sistema iriam às cidades, realizando uma obra maravilhosa...” Mensagens Escolhidas, Vol. 1, p. 205. Vamos aos fatos!
1872 – A PRIMEIRA DECLARAÇÃO DE FÉ Em 1872 quando a Igreja era composta por 4.801 membros foi publicado um folheto redigido por Uriah Smith com o resumo das principais  doutri- nas da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Uriah  Smith
 
Os dois primeiros Princípios Fundamentais: 1- Que existe  um só Deus , pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas as coisas, Onipotente,  Onisciente,  e  Eterno;  infinito  em  conhecimento, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente em todos lugares por seu representante, o Espírito Santo.  Salmo 139:07. 2- Que existe um Senhor, Jesus Cristo,  o Filho do Eterno Pai ,  o  único por  quem  foram  criadas  todas  as  coisas,  e  por  meio  de  quem elas existem;... É  importante  salientar  que  Uriah  Smith  foi  o  diretor  das  publicações Adventistas por quase 50 anos.
1874 – THE SIGNS OF THE TIMES (SINAIS DOS TEMPOS) No dia 4 de junho de 1874 foi publicado o primeiro número do “Signs of The  Times”  (Sinais  dos Tempos) que trazia impresso um resumo dos Princípios Fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia, os quais foram Redigidos por Uriah Smith e publicados naquele folheto de 1872.
 
Tradução dos três primeiros Princípios Fundamentais: 1- Que existe  um só Deus , pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas as coisas,  Onipotente,  Onisciente,  e Eterno;  Infinito  em  conhecimento, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente  em todos os lugares por seu representante, o Espírito Santo.  Salmo 139: 07. 2- Que existe um Senhor, Jesus Cristo,  o Filho do Eterno Pai ,  o único por  quem foram criadas todas as coisas, e por  meio  de  quem elas existem; que  Ele tomou a natureza da semente de Abraão para a redenção de  nossa raça caída ... 3- Que as Santas Escrituras do Velho e do Novo Testamento foram dadas pela inspiração de Deus, possuem uma completa revelação de Sua vonta- de para o homem, e são a única e infalível regra de fé e prática.
1889 – O PRIMEIRO YEAR BOOK Em 1889 surge o Year Book (Livro Anual), que é um livro oficial da IASD, onde a Conferência Geral publica os estatutos, endereços, e a doutrina  da igreja.  Esta  edição  de  1889  trouxe  a  publicação  dos  Princípios Fundamentais da denominação Adventistas, e estes foram apresentados exatamente  da  forma  como  foram  originalmente  redigidos  por  Uriah Smith.
 
Tradução: 1- Que existe  um só Deus , pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas as  coisas,  Onipotente,  Onisciente,  e Eterno;  infinito  em  conhecimento, santidade, justiça, bondade, verdade  e  misericórdia; imutável, e presente em todos os lugares por seu representante, o Espírito Santo. Salmo 139: 07. 2- Que existe um Senhor, Jesus Cristo,  o Filho do Eterno Pai ,  o único por quem foram criadas todas as coisas, e por meio de quem elas existem;...
1894 – BATTLE CREEK Em  1894  houve  a aprovação das doutrinas Adventistas na Assembléia  da igreja, realizada em Battle Creek, Michigan, E.U.A.. Com conseqüência desta aprovação, foi publicado um documento que é considerado o mais importante  documento  da  história  da IASD.  Esse documento publicado em 1894 se reveste da maior importância histórica, porque mostra a  DOUTRINA OFICIAL  da igreja Adventista! Essa Assembléia  foi realizada em  15 de abril de 1894  em Battle Creek, Michigan.  Assinaram a  ATA  todos  os dirigentes da Conferência Geral, Review and Herald, Faculdade de Teologia e do Sanatório Adventista de  Battle Creek (Hospital Adventista) e demais membros da igreja, num total de  1521 assinaturas .  Battle Creek era o centro administrativo  da igreja antes de mudar para Takoma Park, Maryland. No folheto consta a lista de oficiais que compareceram à reunião, e pode ser  confirmado  no  livro  “Movement  of  Destiny”,  escrito  pelo  emérito professor  de  História  da igreja Adventista da universidade de Andrews, LeRoy E. Froom.  Apresentamos  a  seguir,  cópia  da  página  456 deste livro.
 
Tradução: Algumas coisas que os Adventistas do Sétimo Dia acreditam: O povo Adventista (SDA) não tem um credo ou disciplina, exceto a Bíblia, mas o que se segue são alguns pontos da sua fé, sobre  as  quais  existe um perfeito acordo entre todos: Que existe  um só Deus , pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas as coisas, Onipotente, Onisciente, e Eterno; Infinito em conhecimento, santi- dade, justiça, bondade, verdade e misericórdia;  imutável,  e presente em todos os lugares por seu  representante , o Espírito Santo. Que existe um Senhor, Jesus Cristo,  o Filho do Eterno Pai ,   o  único  por quem foram criadas todas as coisas, e por meio de quem elas existem... Nota: A palavra  representante , referindo ao Espírito Santo, foi escrito com letra minúscula.
A pergunta que poderíamos fazer é: Será que esta declaração elaborada em 1894 pelos pioneiros da IASD, sobre  alguns  pontos  de  fé é mesmo representativo, e pode ser usado  como  base  para  conhecermos quais eram as crenças desta igreja nos seus primórdios? Quem vai responder a nossa pergunta é uma  das  principais autoridades em  História  da  IASD,  LeRoy  E.  Froom,  em  seu  livro  “Movement of Destiny”:  Dr. LeRoy E. Froom
O Dr. LeRoy E. Froom  querendo  provar  que  houve uma mudança na doutrina escrita por Uriah Smith a respeito do Dia da Expiação, usa as declarações  de  fé  de  1894,  como  sendo  plenamente  confiáveis, representativos e oficiais.  Tradução (página 339): 4. A Voz do Adventismo Fala em 1894. – Então a questão do dia da expi- ação... De fato, não foi registrado até que muitos anos se passaram após a Conferência  de  1888  de  Minneápolis  até a posição tomada por 1521 membros em Battle Creek em 1894. (Membros da igreja Adventista entre oficiais, comitês, delegados, procuradores, reuniões regulares, p. 12).
Como acabamos de constatar, LeRoy E. Froom foi enfático na valorização desta significativa e histórica Declaração das Doutrinas dos Adventistas do Sétimo Dia de 1894, tendo solidamente estabelecido que a Declaração das Crenças conforme registradas em 1894, eram as doutrinas oficiais da IASD, defendida  com  unanimidade  por  todos  os  seus  principais  e  mais proeminentes líderes e representantes, inclusive a irmã Ellen G. White.
1895 até 1914 – OS YEAR BOOKS Os Princípios Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia foram sis- tematicamente repetidos nos Year Books entre os anos 1889 e 1914. É importante salientar  que Ellen G. White morreu em 1915, e que portanto estava  viva  durante  todo  este  período  em que as doutrinas adventistas foram repetidas ano após ano. A  publicação  do  Year  Book (Livro Anual), foi interrompida em 1895 e só voltaram a publicar em 1904.  Nesse primeiro ano (1904) em que voltaram a  publicar  o  Year  Book,  não  colocaram  as  doutrinas  (Fundamental Principles).  Uma possível razão para a não publicação das doutrinas pelo espaço de 10 anos (1895-1904)  talvez  seja  o pensamento de alguns em não publicar doutrinas além da própria Bíblia.  Portanto os anos em que temos o Year Book publicado com os Princípios Fundamentais são: 1889, 1905, 1907, 1908, 1909, 1910, 1911, 1912, 1913 e 1914.
 
Uma análise destes livros oficiais da  Igreja  Adventista  mostra  que  os  Princípios Fundamentais das doutrinas dos Adventistas foram repetidas exatamente iguais  durante  todas  estas  dez  edições.  Elas foram uma mera transcrição do texto publicado no primeiro  número  do jornal  “The Signs of the Times”. Apresentamos  a  seguir  os  Princípios  Fundamentais  ( as  primeiras páginas) apresentados no Year Book de 1911.
 
 
Toda a apresentação da Doutrina Adventista está contida em apenas 5 páginas do Year  Book,  e  começa  dizendo  que  os  Adventistas  não possuem credo além da Bíblia. Tradução dos dois primeiros Princípios Fundamentais: PRICÍPIOS FUNDAMENTAIS DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA Os Adventistas do Sétimo Dia não possuem credo além da Bíblia; porém, sustenta um certo número de pontos  bem  definidos  de  fé, pelos quais estão preparados para dar “a todo homem que pedir” uma razão de sua  fé.  As seguintes proposições podem ser entendidas  como  um  resumo dos principais traços de sua fé religiosa, sobre os quais existe, na medida do que é conhecido, completa unanimidade por todo o corpo.  Eles crêem: 1- Que existe  um só Deus , pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas as coisas, Onipotente,  Onisciente,  e  Eterno;  Infinito  em  conhecimento, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente em todos os lugares por seu representante, o Espírito Santo. Sal. 139:07. 2- Que existe um Senhor, Jesus Cristo,  o Filho do Eterno  Pai ,  o  único por  quem  foram  criadas  todas  as  coisas,  e  por  meio  de  quem  elas existem;...
As declarações dos Princípios Fundamentais publicados nos Year Book dos anos de 1912, 1913 e 1914, obviamente são iguais ao ano de 1911, pois  todas  trazem  na  parte  de  cima o nome de Uriah Smith que foi o redator do primeiro folheto com  a  doutrina  Adventista em 1872, tendo falecido em 1903. Nenhuma  mudança  ocorreu  na  crença  sobre  a  divindade  desde o primeiro  folheto  em  1872,  até  a  publicação da Revista Adventista em 1874 e a publicação no Year Book em 1889. Em  1914  foi  a  última  vez  que publicaram os “Fundamental Principles”. Em  1915  publicaram  o Year Book, mas não publicaram as doutrinas da igreja (este foi o ano em que faleceu Ellen G. White).
1892 – A TRINDADE – MARCO 1 O marco inicial da doutrina da Trindade na Igreja Adventista, foi estabe- lecido  no  ano  de  1892 .  Dois anos antes da famosa Assembléia da Conferência  em  Battle  Creek  que  aprovou  oficialmente  as principais crenças dos adventistas. Em dezembro de 1881, Ellen G. White  desembarca  na Austrália acom- panhado do filho e de outros auxiliares, fixando residência no  país  por muitos anos.  Um ano após sua chegada na Austrália, aparece a doutri- na  Católica  da  Trindade  na  “Review  and  Herald”  a  Revista  Adventista americana. Em  fevereiro  deste  mesmo  ano,  foi  publicado um folheto contendo a transcrição  de  um  artigo escrito para o jornal “New York Independent” em 14 de novembro  de  1889,  de  autoria  de um  Bispo Episcopal  do Brooklin, chamado Samuel T. Spear. Este  Bispo  Episcopal  tinha  conquistado  a  simpatia da administração adventista ao escrever um livro defendendo a separação entre a religião e  o  Estado,  intitulado  “Religion  and  the  State”,  assunto  de  grande interesse para os adventistas  que  mantinham  uma  seção permanente na “Review and Herald”, tratando deste assunto.
Este folheto tinha 13 páginas e fazia parte de uma série de folhetos men- sais vendidos para os membros da igreja,  com  um  assunto diferente a cada mês. Apesar  do  título  ser  “A  Doutrina  Bíblica  da Trindade”, seu conteúdo apresentava  claramente  Jesus  Cristo  como  subordinado  ao  Pai, não sendo desta forma exatamente a doutrina da Trindade como é ensinado  pela Igreja Católica, e também pela Igreja Adventista na atualidade. Poderíamos comparar este episódio em nossa igreja no passado, com a  recente  publicação  do  livro  “Confessions  of a Nomad” publicado pela “ Pacific Press” (Editora Adventista) , que faz apologia ao domingo, ou seja,  que  o  domingo  também  é  um dia de adoração.   Os pastores adventistas  nos  E.U.A.  estão  utilizando  o  conteúdo  deste  livro,  para pregar nos púlpitos da nossa igreja.
 
Cópia do folheto de Samuel T. Spear:
Conforme comentário apresentado no livro “A Mensageira do Senhor”, Ellen G. White censurou  especificamente  as  publicações  da  igreja Adventista que traziam doutrinas católicas. “ A Mensageira do Senhor”, pág. 363 e 364:
Nos textos que acabamos de ver, comentam-se os problemas havidos na principal Editora Adventista na década que antecedeu ao incêndio que destruiu completamente essa Editora, como castigo divino. Traz também a data do incêndio (10/12/1902) e a  informação  de que Deus os advertiu por dez anos:  1902 – 10 = 1892  Justamente o ano da publicação do tal folheto sobre a doutrina da Trindade! Note que no final do segundo parágrafo, há uma referencia (nº 16) para o fato da Sr. White havê-los alertados para  “manter a editora dentro  de  Seu  propósito  pretendido.”  O  próximo  texto,  do  livro “ A Mensageira do Senhor”, pág. 369,  terá a comprovação  de  que  o incêndio também ocorreu  porque  a  liderança  da  IASD,  entre  outras coisas,  estavam  publicando  “livros  que  divulgam  as  doutrinas católicas.”
 
1913 – A TRINDADE – MARCO 2 O segundo caso aconteceu 21 anos após a publicação do folheto do Bispo Episcopal Samuel T. Spear em 1913.  É bom frisar  novamente,  que  este folheto do Bispo Episcopal foi publicado pela IASD,  e  circulou  dentro da  nossa denominação. No dia 9 de outubro de 1913 a  revista  “Review  and  Herald”  publicou um pequeno artigo sem qualquer  destaque  na  página  21  com  o título “The  Message for Today” (A Mensagem Para Hoje).
 
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Em poucas linhas e com letras muito pequenas “tipo 8”, ele apresentou os seus  pensamentos doutrinários dos quais a crença numa Trindade fazia  parte;  um  pouco  acima  deste  item  1  estava  escrito “Os Adventistas do Sétimo Dia crêem”. Alguns usam esta publicação  como  uma  prova  para  a  aceitação de Ellen G. White quanto à  Trindade,  pois  quando este parágrafo foi pu- blicado (1913) a senhora White ainda estava viva.  Argumentam  que se a Trindade fosse uma heresia  Católica,  Ellen G. White certamente teria se manifestado contra tal declaração.  Tal  conclusão  é questio- nável!  Quando este parágrafo foi publicado num canto da página 21 em letras minúsculas dentro  da  revista  “Review  and  Herald”,  Ellen  G.  White estava com 86 anos de idade (outubro de 1913)  em  sua  chácara  em Elmshaven  na  Califórnia,  já  afastada  de  qualquer  atividade.  Nem mesmo  tinha  condições  de  assinar  as  cartas  que  o  filho  William  escrevia em seu nome.  Quem  pode  garantir  com  absoluta  precisão que ela leu este artigo?  Parece ser desproporcional quando colocamos este pequeno  parágrafo  ao  lado  de  todos  os 10 Year Books onde as Crenças Fundamentais dos Adventistas foram repetidas sem a doutrina Católica da Trindade.
1931 – A TRINDADE – MARCO 3 Após 1914, os Princípios Fundamentais só voltaram a serem publicados no Year Book de 1931, ou seja, 17 anos após a última publicação, mas desta vez com algumas modificações. Desde  a  primeira  vez  que  estes  princípios  foram  publicados em um folheto redigido por Uriah Smith em 1872, até o ano em que apareceram as  primeiras  mudanças,  foram  quase  60  anos  em  que os Princípios Fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia permaneceram inalterados. O professor de história da IASD da Universidade de Andrews, Jerry Moon, escreveu que foi  a providência  divina  que trouxe a doutrina da Trindade para  dentro  de  nossas  crenças  com  objetivo  de  manter a unidade da igreja. É  muito  estranho  este  argumento,  pois  quando  a  doutrina  da Trindade surgiu em nosso meio, já existia há mais de 1600 anos na Igreja Católica Apostólica Romana.  Em outras palavras,  Deus  reve- lou este mistério primeiramente para a prostituta  de  Apocalipse,  e  depois  a  “providência  divina”  fez  com  que  esta  revelação  fosse descoberta pelo seu povo remanescente?
Não parece estranho que aquela que até hoje é considerada pela igreja Católica a principal doutrina (Trindade) sob a qual todas as demais estão estabelecidas, passasse a ser considerada pela Igreja Adventista como uma recente revelação da “providência divina”  que  surgiu  de  maneira gradativa em nossa igreja? Não parece estranho também que aquilo  que  chamam  de  “providência divina” hoje,  era  considerada  pelos  pioneiros  adventistas como sendo uma diabólica heresia? Apresentamos a seguir o Year Book de 1931,  agora  com  a  doutrina da Trindade.
 
Tradução da parte assinalada: CRENÇAS FUNDAMENTAIS DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA 2- Que  a  Divindade,  ou  Trindade ,  consiste  do  Pai Eterno...  o Espírito Santo a terceira pessoa da Divindade. Em 1931, quando a doutrina da Trindade foi inserida nos Princípios Funda- mentais, a Igreja Adventista tinha em torno de 300 mil membros. AS MODIFICAÇÕES DOS “PRINCÍPIOS  FUNDAMENTAIS” NO YEAR BOOK DE 1931 Entre as principais mudanças ocorridas, podemos citar as seguintes: 1- Foi  tirado  a  palavra  “única”  onde  dizia  que  “a Bíblia é a fonte de doutrinas”.
2- Até o ano de 1914, as Doutrinas Fundamentais diziam  que  “o Papa é o homem do pecado” (II Tess. 2).  Este termo foi retirado. 3- Até 1914 dizia que Jesus era da semente de Abraão.  Em 1931, coloca- ram que Jesus foi concebido  pelo  Espírito  Santo  e  nascido  da Virgem  Maria – Um enfoque mais Católico na doutrina Adventista. O interessante é que esta declaração  de  Crenças  Fundamentais do Year Book de 1931,  apresenta  o  texto  exatamente  como  exige  o  Concílio Mundial de Igrejas (WCC)  para admitir um membro naquela organização. Em 1925 uma série de reuniões foram realizadas pelos E.U.A., promovidas pelo  professor  e  historiador  da  Universidade Andrews, LeRoy E. Froom, defendendo a doutrina da Trindade. LeRoy  E.  Froom  em  seu  livro  “Movement  of  Destiny”,  na  página 322 confessa  que  precisou  buscar  a  doutrina  da Trindade em livros  fora de nossa fé.
“ Aqui posso fazer uma confissão pessoal e franca.  Quando em 1926 e 1928 me  foi  pedido  pelos  líderes  para  dar uma série de estudo sobre o Espírito Santo ...  nos  institutos  ministeriais  cobrindo  a União  Norte  Americana de  1928, fora uns vestígios inestimáveis no Espírito  de  Profecia, eu não encon- trei  praticamente  nada  desse  fantástico  ramo  de  estudo  da  Bíblia.  Não existiam prévias pegadas  em  nossos  livros  e literatura.  Eu fui obrigado a pesquisar  em  livros  fora  da  nossa  fé.   Em vista disso,... alguns desses homens  tinham  pontos  de  vista  mais  profundos  das  coisas espirituais de Deus, que muitos dos nossos próprios homens tinham então sobre o Espírito Santo e a vida triunfante.” Se a doutrina da Trindade é bíblica, porque ir buscar esta verdade em autores de outras denominações?  Dessa  forma  poderíamos  afirmar  sem medo de  errar  que  LeRoy  E.  Froom  é  o  pai  da doutrina da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo Dia.
O próprio LeRoy E. Froom admite que seus estudos trinitarianos causaram muita oposição por  parte  dos  obreiros mais antigos, mas gradativamente passaram a ser aceitos.  Veja a declaração de LeRoy E. Froom apresenta- da abaixo: “ Permita-me declarar que meu livro ‘A Vinda do Consolador’ foi o resultado de uma série de estudos que eu dei em 1927 e 1928 nos institutos ministe- riais através da América do Norte.  Você não imagina como eu fui ataca- do  por  alguns  mais  antigos,  porque  eu  insisti na personalidade do Espírito Santo como uma terceira pessoa da divindade.  Alguns homens negaram  isto,  continuam  negando,  mas  o livro foi gradativamente sendo aceito como padrão.”  Carta de LeRoy E. Froom – 27 de outubro de 1960. Em  1930  uma comissão de apenas  quatro administradores  decide mudar as Crenças Fundamentais da IASD, as quais tinha sido aprovadas por 1521 signatários na Assembléia de Battle Creek em 1894. Esses  administradores  que  fizeram as mudanças nas Crenças Fundamen- tais da IASD eram:  F. M. Wilcox  (autor daquele artigo de 1913 e diretor de  Publicações  na  ocasião),  M.  E. Kern, E. R. Palmer e C. H. Watson.  Isto também pode ser confirmado no livro “A Trindade”, pág. 227:
 
LeRoy E. Froom fez muita pressão sobre o presidente Daniels para que a doutrina da Trindade fosse incluída em nossas Crenças Fundamentais. Daniels chegou a dizer que “primeiro era preciso deixar que certas feridas fossem curadas”.  Talvez estivesse se  referindo  ao  estabelecimento do Estado do Vaticano em 1929.  Numa outra ocasião, Daniels disse que “era preciso  que  certas  pessoas  estivessem  fora  de  ação”,  possivelmente querendo dizer que deveriam esperar que algumas delas morressem antes de levarem avante tais modificações. Uma pergunta que cada membro da IASD deveria fazer:Como pode nossas Crenças Fundamentais, defendidas por décadas pelos nossos pioneiros,  e aprovadas  em  1894  por  1521 signatários na Assembléia de Battle Creek, serem modificadas por apenas quatro homens? Foi desta forma que de maneira “oficiosa” a doutrina da Trindade passou  a fazer parte da Crenças Fundamentais dos Adventistas, sendo publicada no Year Book de  1931 .
O MOTIVO DAS MUDANÇAS A explicação que deram na tentativa de justificar as mudanças foi que isso facilitaria a entrada da IASD em países africanos.  Na verdade esta é uma desculpa para introduzir a doutrina da Trindade nos Princípios Fundamen- tais da igreja e  desvincular  a IASD das  Testemunhas  de Jeová , uma vês que a declaração daquilo que os adventistas  criam  já  existia desde   1894, onde tinha sido aprovada por 1521 membros, não havendo necessi- dade de elaborar  uma  nova  declaração,  bastando  apenas  encaminhar  aquilo que já existia. Charles T. Russel – Fundador das Testemunhas de Jeová
Nesta época os adventistas eram conhecidos pela população americana como uma seita do mesmo segmento  das  Testemunhas de Jeová, pois  Charles T. Russel, fundador das Testemunhas  de  Jeová,  quando  tinha 20 anos  tinha  sido  Adventista  e  foi  onde aprendeu a doutrina do Deus único, razão pela qual as Testemunhas de Jeová até hoje não acreditam na doutrina da Trindade. A  comunidade  evangélica  americana  conhecia  os  Adventistas  como: “ Uma seita do grupo  das  Testemunhas  de Jeová.”  Isso tornava os Adventistas uma das duas “seitas” de maior  rejeição  entre  a população dos Estados Unidos. A população  americana  ainda não havia esquecido do “grupo de fanáti- cos” que anunciou a volta de Cristo para 1844 e mais tarde pregava que os Estados Unidos era a segunda besta do Apocalipse, e que conspirava para  matar  os  guardadores  do  Sábado,  através da Lei Dominical.  As Testemunhas  de  Jeová  por  sua  vez,  não  admitiam a transfusão de sangue,  não  saudavam  a bandeira dos E.U.A., e outras formas de fana- tismo. A analogia da opinião pública americana ligando as duas “seitas” que não criam na Trindade, incomodava os administradores Adventistas.  A  lide- rança adventista tinha que mudar alguma coisa para se tornarem diferen- tes da seita de maior rejeição nos E.U.A., as Testemunhas de Jeová.
1940 – A CENSURA AOS LIVROS DOS PIONEIROS Em  1940  alguns livros da IASD começaram  a  ser censurados.  Os livros de Uriah Smith começaram a ser  “caçados”  com  a justificativa de serem livros que  precisavam  ser doados para serem  então  devidamente  preservados. Acredita-se que na realidade o que aconteceu é que foram todos queimados. Mas por que os livros de Uriah Smith foram em especial “caçados”,  desapa- recendo logo a seguir?  Ensinamentos contidos em seus  escritos,  como  o  que  se  segue,  por  exemplo,  pode  responder  muito  bem esta questão. Vamos  apresentar  a  página  82  do  livro  “As  Profecias de Apocalipse” de Uriah  Smith,  traduzido  para  o  português,  os  quais  mostram  claramente porque  a  nova  IASD,  agora  trinitariana,  estava  tão  preocupada em tirar esses livros de circulação, deixando-os bem longe da vista do povo. Essa é uma versão original de 1913:
 
Todas as afirmações sobre a origem de Jesus foram censuradas nas edi- ções posteriores a 1940.  se estas citações eram perigosas heresias que precisavam ser supridas, por que Ellen G. White que conviveu com estes ensinamentos  nunca  recebeu  uma  clara  orientação  de  Deus para corrigi-los? Pelo contrário,  o  que  encontramos  nos  escritos de Ellen G. White com respeito a Uriah Smith e seus livros sobre Daniel e Apocalipse pode ser lido a seguir: “ A luz dada foi que  Daniel e Apocalipse , O Grande Conflito e Patriarcas e Profetas se venderiam.  Eles contém exatamente a mensagem de que o povo necessita, a luz especial que Deus deu a Seu povo.  Os anjos de Deus preparariam o caminho para estes livros no coração do povo.” Special  Instruction  Regarding  Royalties,  pág.07; Colportor Evangelista, pág. 123-124.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
No livro “A Search for Identity” (“Em Busca de Identidade”/CPB) escrito por George R. Knight, comenta na página 154 que ainda em 1940, J. S. Washburn escreveu: “ Essa monstruosa doutrina  (Trindade) transplantada do ateísmo para a igreja de Roma Papal,  quer se introduzir na Mensagem do Terceiro Anjo –   a  Trindade  está  totalmente  fora  da  Bíblia  e  dos  ensinos do Espírito  de  Profecia.  A  revelação  não  dá o menor suporte para isso. Essa monstruosa concepção não tem lugar  no universo do Abençoado Pai Celeste e Seu Filho. (JSW MS, The Trinity).” Um presidente da associação local ficou tão impressionado que mandou imprimir  o  folheto  de  Washburn  e  mandou  distribuir  entre  os  seus obreiros.
“ ...então devemos observar que durante o período que vai  de  1919 a  1950 houve também tentativas de  tornar o adventismo mais cristão , especialmente durante a década de 1940.  Essa década, por exemplo, testemunhou esforços da parte de alguns de  ‘purificar’  e fortalecer as publicações adventistas.  Três áreas ilustram estas tendências.  A pri- meira  diz  respeito  a  Trindade.  Como  já  observamos em capítulos anteriores,  os  primeiros adventistas eram, em termos gerais, antitrini- tarianos...” George R. Knight, Em Busca de Identidade, pág. 157.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
 
 
VOTO BATISMAL – 2002 1- Você crê, como ensinam as Escrituras, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo Se constituem em  um só Deus, denominado a Trindade? 2- Aceita a morte de Jesus no Calvário, como o  único  caminho  para o perdão e transformação, mediante a fé neste sacrifício? 3- Aceita que a  expiação do homem foi consumada na cruz , quando Jesus derramou o próprio sangue como sacrifício, e que este processo expiatório continua no céu através da intercessão de Cristo no Santuá- rio Celestial, onde ministra como sacerdote em nosso favor?
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
1946 – QUALQUER ALTERAÇÃO DOUTRINÁRIA SÓ PODERÁ SER FEITA PELA ASSEMBLÉIA DA CONFERÊNCIA GERAL Em  1946 , numa Assembléia da Conferência Geral, os opositores da doutri- na da Trindade conseguiram  aprovar  uma interposição  que  assegurava que qualquer doutrina da igreja só poderia ser feita numa Assembléia da Conferência Geral.  Isto  significa  que a alteração feita por apenas quatro homens em 1930 e  publicada  no  Year  Book  de  1931,  só  se tornariam  efetivos e oficiais após serem devidamente aprovadas em uma Assembléia da Conferência Geral.  Para  uma  religião  pertencer  ao  WCC  é preciso  ter  como doutrina a Trindade .   Os adventistas com dezenas de hospitais,  centros  de reabilita- ção, colégio e universidades  nos E.U.A.,  precisavam  das verbas governa- mentais e foram obrigados a “aparar as arestas” que faziam  os congressis- tas americanos a torcer o nariz cada vez que alguém pedia verbas as insti- tuições  Adventistas.  Hoje,  a  ADRA  tem em torno de 66%  do seu orça- mento provindo do Departamento de Estado Americano e os convênios com o Social  Security (Instituto  de  Previdência Americano), os quais são vitais para o “braço  direito”  da  obra (nenhum hospital nos E.U.A. sobrevive sem esses contratos e ajuda do governo).
1980 – A MUDANÇA TORNA-SE OFICIAL Um livro (“Nisto Cremos”) de 450 páginas contendo as 27 doutrinas da IASD foi preparado pela Conferência Geral.  É desnecessário comentar que entre as doutrinas apresentadas neste livro, estava a doutrina da Trindade. Este livro foi preparado com a finalidade de ser apresentado na Assembléia da Conferência Geral para ser definitivamente aprovado, tornando-se desta forma as crenças oficiais dos Adventistas do Sétimo Dia. No ano de 1980 numa Assembléia da Conferência Geral na cidade de Dallas no Estado do Texas, foi finalmente oficializado a doutrina da Trindade.
Esta mudança na doutrina ocorrida no ano de 1980 é confirmado no livro “ A Trindade” (CPB), pág. 10:
Na página 11 deste mesmo livro, encontramos o seguinte relato:
COMO SE PROCESSARAM AS MUDANÇAS No dia 24 de maio de 1979 o pastor  Neal  Wilson (Presidente da Conferên- cia Geral na época) publicou na Revista  Adventista  Americana, uma carta aberta para a igreja.  Nesta carta o presidente  Neal  Wilson convoca mem- bros e líderes da igreja para resolver algo que ele chamou de  “dificuldade em questão teológica”. Neal Wilson definiu as  “dificuldades teológicas”  com o rótulo genérico de “ justificação pela fé” .  Refere-se  a  uma  agitação  que  deseja  acabar, dizendo ser “uma  inundação  de cassetes, brochuras, livros e documentos, distribuídos através do correio, pelos  quais  os  membros se comunicam, e nunca chegam ao conhecimento da verdade.” Pelo conteúdo da convocação, a comissão que  teria  apenas dois dias para estudar  os  chamados  “pontos  difíceis  da  doutrina Adventista” , sabia apenas que o assunto genérico seria  “justificação pela fé” . Veja  que  os  membros  teriam apenas dois dias para concluir seus estudos sobre o assunto.  Qualquer um sabe que, mesmo um pequeno estudo nece- ssita de  mais  de  dois dias para ser concluído.  Imagine agora, estudar em dois dias, o conteúdo do que ao ser impresso formaria um livro com mais de 450 páginas?
Infelizmente,  esse  foi  o  início  da  preparação das 27 doutrinas depois aprovadas em Dallas, Texas,  na  Assembléia  de 1980, e que tornaram OFICIAL  a doutrina da Trindade.  O pastor Neal Wilson evitou tratar dire- tamente do assunto da Trindade,  apenas  fazendo  referência  genérica sobre a “natureza de Cristo” como um dos assuntos a serem tratados. O presidente da Conferência Geral, Neal Wilson temendo uma discussão pública do assunto “Trindade”, fez os delegados presentes na Assembléia aprovarem a mudança na forma de um livro com mais de 450 páginas. Não foi informado aos presentes naquela  Assembléia  que  entre aquelas 27 doutrinas existiam algumas radicais mudanças nas crenças que um dia foram defendidas e pregadas por nossos pioneiros.  Pastor Neal Wilson
EM DEFESA DA DOUTRINA DA TRINDADE O esforço para defender a doutrina da Trindade veio depois que começaram aparecer os primeiros focos de resistência conservadora.  Mais  tarde,  em- bora muitos tenham percebido o erro, circunstancialmente foram obrigados a defender a doutrina da Trindade. A partir de 1980,  por  ordem da Divisão Sul Americana, começaram a disci- plinar todos os membros que se declaravam contra a doutrina da Trindade, ou tão somente promoviam reuniões domiciliares para o estudo do assunto. Centenas de adventistas tem sido expulsos da igreja em todas as partes do Brasil.  Em  sua  grande  maioria,  os  membros da igreja são cortados sem  direito  de  se  defenderem e os pastores violam o Direito Constitucional do cidadão de promover reuniões, sem sofrer qualquer tipo de coação. O mais desconcertante de toda esta história, é o fato de vermos que vários membros  estão  sendo  removidos  da  comunhão  das IASD por crerem  exatamente como criam aqueles que a fundaram e a estabeleceram.
O QUE DIZIAM OS PIONEIROS  SOBRE A TRINDADE? O testemunho de Jesus dado a Ellen G. White no ano de 1905 nos informa que:  “Quando o homem vier mover um alfinete do nosso fundamento o qual Deus estabeleceu pelo seu Santo Espírito, deixe os homens de idade que foram os pioneiros no nosso trabalho falar  abertamente,  e os que estiverem mortos falem também, reimprimindo os seus artigos  das nossas revistas.   Juntemos  os  raios  da divina luz que Deus tem dado,  e  como  Ele  guiou  seu  povo,  passo  a  passo  no caminho da verdade.  Esta  verdade  permanecerá  pelo  teste  do  tempo  e  da experiência.”   - Manuscript Release, Vol. 1, pág. 55. Considerando  o  que  diz  o  testemunho  de Jesus, através de sua serva acima,  que  os  artigos  dos pioneiros deveriam ser impressos para que os homens não se desviassem do fundamento que Deus deu, em obediência  a  este  testemunho,  transcrevemos  alguns  destes  artigos  dos pioneiros, publicados  na  Review  and  Herald  ( Revista  Adventista  americana),  juntamente com as cópias escaneadas dos originais.
THIAGO WHITE
 
Tradução: “ A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar. Se  tivesse  levado  avante,  não  teriam  deixado  nenhum  vestígio  do papado  atrás, tal como a natural imortalidade, batismo  por  aspersão, a trindade , a  guarda do domingo , e a igreja agora estaria livre  de  erros escriturísticos.”  Thiago  White,  The Review and Herald, 07 de fevereiro de 1856.
J. N. ANDREWS
 
Tradução: “ ...está tão longe da verdade como a velha e absurda  doutrina trinitariana  na qual diz que Jesus é  verdadeiramente o Deus eterno.”  J.  N.  Andrews, The Advent Review, 5 de agosto de 1852.
R. F. COTTRELL
 
Tradução: “ Sustentar a  doutrina da Trindade , não é mais que uma evidência da intoxicação pelo vinho que todas as nações beberam.  O  fato dessa ser uma das principais doutrinas, senão a principal, pela qual o  bispo de Roma foi exaltado ao papado, não recomenda muito em seu  favor.  Isto  deveria  fazer  alguém  investigar  por  si  mesmo,  como quando os demônios fazem milagres para  provar  a  imortalidade  da alma.  Se eu nunca duvidei antes, agora  eu  tenho  que ir até o fundo para provar...”  R. F. Cottrell, Advent Review, 6 de julho de 1869.
J. N. LOUGHBOROUGH
 
Tradução: “ Essa doutrina da  Trindade  foi trazida para a igreja no mesmo tempo em que a adoração de imagens, e a guarda do domingo e não é mais do que  a doutrina dos persas remodelada...”  J. N. Loughborough, Advent Review, 5 de novembro de 1861.
ELLEN G. WHITE
“ Impedido pela humanidade, Cristo não poderia  estar  em  todos  os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e  enviar  o  Espírito  Santo para ser o Seu sucessor na terra.  O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela.  Ele se representaria como  estando  presente  em  todos  os lugares pelo Seu Espírito,  como  o  Onipresente.  ‘Mas  o  Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome  [embora não seja visto por vós] , esse vos ensinará todas as  coisas  e  vos  fará lembrar de  tudo o que vos tenho dito’ [João 14:26].  ‘Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.’ [João 16:07].” Ellen G. White, Manuscript Releases Volume Fourteen, page 23 and 24.
 
 
COMO ACEITAR ESTA MUDANÇA? Será que o argumento que nossos doutores e pastores estão usando para justificar a mudança de não-trinitarianos para trinitarianos é válida?  Eles afirmam que  nossa  doutrina  mudou  porque  os  conceitos dos pioneiros estavam errados.  Mas se isto é verdade por que Ellen G. White afirmou: “ Os  pontos  principais  da  nossa  fé,  tal  como hoje,  foram firmemente   estabelecidos.   Ponto por ponto foi claramente definido e toda a irmanda- de veio em harmonia.  A inteira congregação de crentes está estabelecida na verdade.  Há aqueles  que  vieram  com  estranhas  doutrinas, mas nós não tememos encontrá-los.  Nossa experiência foi maravilhosa e estabele- cida pela revelação do Espírito Santo.”  MS. 1903. E ainda mais: “ Nenhum  alfinete  deve  ser  removido  no que o Senhor estabeleceu. Nós encontraríamos segurança em menos do que o Senhor nos tem  dado nesses últimos cinqüenta anos?”  Review and Herald, 05/05/1905.
Diante  dos  fatos apresentados,  não  fica  muito difícil saber o que a irmã White estava querendo dizer quando escreveu: “ Haverá,  mesmo  entre nós, mercenários e lobos desfarçados em ovelhas que  persuadirão  [alguns  do]  rebanho  de  Deus  a  sacrificar  a outros deuses  diante  do Senhor. ...  Jovens  que  não  se acham estabelecidos, arraigados e firmados na verdade serão corrompidos e desencaminhados pelos condutores cegos dos cegos;  e  os  ímpios,  os desdenhadores que duvidam  e  perecem,  que  desprezam  a  soberania do Ancião de Dias e colocam  um  falso  deus  sobre  o  trono,  um  ser de sua própria invenção , um ser completamente tal qual eles mesmos – estes instrumen- tos estarão nas mãos de Satanás para corromper a fé dos incautos.” Mensagem Escolhidas, Vol. 3, pág. 398.
Veja abaixo, o que confessam os autores do livro “A Trindade”, na página 221:
Ora irmãos, o pastor LeRoy E. Froom  confessa  que foi buscar informações sobre a Trindade  em outras fontes  por não ter encontrado nada nos livros da igreja.  Os  autores  do  livro  “A  Trindade”  (CPB)  confessam  que os pontos  de  vista  da  igreja  finalmente  mudaram  porque os adventistas chegaram  a  uma  compreensão  diferente  da evidência bíblica .  Como poderemos aceitar uma doutrina que não possui nenhum amparo, tanto na Bíblia como nos escritos da irmã Ellen G. White? É importante destacarmos que os fatos que aqui foram mencionados sobre as  mudanças  na  doutrina  da  IASD,  parece que só são ignorados pela maioria  dos  Adventistas,  pois  até mesmo os evangélicos conhecem bem esta  história,  como  pode  ser  apresentado neste texto retirado do Site da Igreja Cristã de Deus (Christian Churches of God).  É interessante também observar  que  neste  texto  não-adventista,  está  relatado  de  forma bem  fundamentada que o Unitarismo e a guarda do Sábado eram as caracterís- ticas das igrejas cristãs primitivas. “ A  Igreja  Cristã  foi  dividida em dois grupos, os Unitarianos e Trinitarianos, somente a partir do concílio do quarto século.  Nos  dois primeiros séculos, todos  eram  unitarianos  e  acreditavam  que  Cristo  era  o grande Anjo do Velho Testamento.  Os Trinitarianos ainda não existiam no Cristianismo.
Eles eram pagãos adoradores em Roma, Júpiter, Juno, e Minerva, a Virgem Imaculada... Depois,  a Trindade  foi  adotada  de  Constantinopla  em 381, e a fé rachou novamente.  Esta grande rachadura culminou com a introdução da Páscoa no  segundo  século. ...  Os  Unitarianos  mantiveram-se  em  guerra com os Trinitarianos por alguns séculos...  Os Unitarianos eram também guardadores do Sábado.  Eles  eram erronea- mente  chamados  de  Arianos.  A  família  do  profeta  Maomé  era dessa linhagem  Sabatista.  No  quarto  século,  a  Igreja  Abissiniana  enviou seu arcebispo Mueses para a China através da Índia.  Ele estabeleceu o Cristia- nismo na China, que era Unitarianos guardadores do Sábado... Na Reforma, a Igreja Unitariana se dividiu em dois ramos.  Um foi o elemento Unitariano radical, o qual veio de grupos Protestantes e guardam o Domingo e os feriados católicos.  O outro elemento veio da Igreja Valdense pré-Refor- ma, eles eram Sabatistas.  Seus descendentes estão na Europa atualmente... Este sistema radical Unitariano nega a pré-existencia de Cristo e, em termos históricos, é  uma  inovação  relativamente recente...  Até a poucas décadas, bem  recentes,  todas  as igrejas guardadoras do Sábado  eram não-trinitaria- nas.  Os  Adventistas  do Sétimo Dia tornaram-se trinitarianos, formalmente, em 1978  [quando a Comissão Executiva da Associação Geral aprovou  a re- lação de 27 doutrinas fundamentais, oficializada na Reunião da Associação
Geral de 1980]...” Fonte:  http://www.logon.org/english/s/p060.html A SITUAÇÃO ATUAL DA IGREJA ADVENTISTA Durante  muitos  anos a liderança da IASD conseguiu ocultar dos membros, as mudanças ocorridas nos Princípios Fundamentais da Igreja. Até  hoje,  poucos  são os membros que sabem que um dia a IASD  foi uma igreja,  não  trinitariana.  Ou seja,  como  preferem  denominar os “doutores em divindade” da IASD, arianos ou semi-arianos. Com a evolução dos meios de comunicação, principalmente a comunicação por meio de computadores, a Internet, as informações estão  disponíveis  a todos em todo o mundo, bastando para isso ter acesso a um computador. Nos  E.U.A.  há  um  despertar  muito  lento.  Mas, é no Brasil (país com a maior  população  adventista)  que  se  concentra  os  focos  mais  ativos de insurgência anti-trinitarinana.  Com sucesso a administração vinha iludindo os adventistas com as histórias de  que  os  pioneiros  eram  semi-arianos  e  que  não  tinham definido sua doutrina,  sendo  que  a  doutrina  da  Trindade foi uma revelação que Deus
deu a igreja de forma progressiva. diante desta afirmação, surge a seguinte pergunta: Porque  Deus  revelaria  a  doutrina  da  Trindade  primeiramente  à Igreja Católica, a mãe das meretrizes, para somente depois  de 1700 anos  reve- lar a Igreja Adventista?  Não  nos parece que alguma  coisa  esta errada? Outro  argumento  usado  é  o  de  que  os  pioneiros tinham  verdadeira aversão em publicar as doutrinas da igreja, por isso a doutrina da Trindade só foi publicada de forma oficial no ano de 1980. Apenas  esquecem  que  os  Princípios  Fundamentais  da IASD já haviam  sido publicados em 1894 e republicados sucessivamente nos Year Books. Outra estratégia era jogar a mudança da doutrina para  um  tempo  remoto, num início ainda inseguro, em que os pioneiros procuravam firmar âncoras e estabelecer raízes. MAS COMO AGORA SABEMOS, A HISTÓRIA ERA COMPLETAMENTE DIFERENTE!
“ Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem  nós  vivemos;  e  um  só  Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.”  I Coríntios 8:06.  “ E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”  João 17:03.
Estudo formatado pelos ADVENTISTAS DO 7º DIA HISTÓRICOS DE FLORIANÓPOLIS-SC Contato: arautosdaverdade@hotmail.com Visite: WWW.ADVENTISTAS-HISTÓRICOS.COM

Contenu connexe

Tendances

Confirmações de EGW. O Espírito Santo é o Espírito de Jesus
Confirmações de EGW. O Espírito Santo é o Espírito de JesusConfirmações de EGW. O Espírito Santo é o Espírito de Jesus
Confirmações de EGW. O Espírito Santo é o Espírito de JesusFernando Xavier China
 
Conheça as doutrinas verdadeiras da IASD
Conheça as doutrinas verdadeiras da IASDConheça as doutrinas verdadeiras da IASD
Conheça as doutrinas verdadeiras da IASDFernando Xavier China
 
Quem são os "ASD Remanescentes"?
Quem são os "ASD Remanescentes"?Quem são os "ASD Remanescentes"?
Quem são os "ASD Remanescentes"?ASD Remanescentes
 
Livro de Ellen White que não pode ser traduzido.
Livro de Ellen White que não pode ser traduzido.Livro de Ellen White que não pode ser traduzido.
Livro de Ellen White que não pode ser traduzido.ASD Remanescentes
 
Os IASD Movimento de Reforma e a Mudanças Doutrinarias.
Os IASD Movimento de Reforma e a Mudanças Doutrinarias.Os IASD Movimento de Reforma e a Mudanças Doutrinarias.
Os IASD Movimento de Reforma e a Mudanças Doutrinarias.ASD Remanescentes
 
Citações chocantes de Ellen White sobre a IASD
Citações chocantes de Ellen White sobre a IASDCitações chocantes de Ellen White sobre a IASD
Citações chocantes de Ellen White sobre a IASDASD Remanescentes
 
IASD FAZENDO PARTE DA UNIÃO DAS IGREJAS PREVISTA POR ELLEN WHITE
IASD FAZENDO PARTE DA UNIÃO DAS IGREJAS PREVISTA POR ELLEN WHITEIASD FAZENDO PARTE DA UNIÃO DAS IGREJAS PREVISTA POR ELLEN WHITE
IASD FAZENDO PARTE DA UNIÃO DAS IGREJAS PREVISTA POR ELLEN WHITEASD Remanescentes
 
A Nova Teologia Adventista e a Mensagem do Anticristo.
A  Nova Teologia Adventista e a Mensagem do Anticristo.A  Nova Teologia Adventista e a Mensagem do Anticristo.
A Nova Teologia Adventista e a Mensagem do Anticristo.ASD Remanescentes
 
História da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo Dia
História da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo DiaHistória da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo Dia
História da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo DiaWalter Mendes
 
4 textos de Ellen White que não são dela...
4 textos de Ellen White que não são dela...4 textos de Ellen White que não são dela...
4 textos de Ellen White que não são dela...José Silva
 
ELLEN WHITE COMFIRMA QUEM É O ESPIRITO SANTO
ELLEN WHITE COMFIRMA QUEM É O ESPIRITO SANTOELLEN WHITE COMFIRMA QUEM É O ESPIRITO SANTO
ELLEN WHITE COMFIRMA QUEM É O ESPIRITO SANTOASD Remanescentes
 
Ellen white confirma: o Espírito Santo é o Espírito de Jesus
Ellen white confirma: o Espírito Santo é o Espírito de JesusEllen white confirma: o Espírito Santo é o Espírito de Jesus
Ellen white confirma: o Espírito Santo é o Espírito de JesusASD Remanescentes
 
Ellen White e os Pioneiros Adventistas Confirmam o Espírito Santo é o Espírit...
Ellen White e os Pioneiros Adventistas Confirmam o Espírito Santo é o Espírit...Ellen White e os Pioneiros Adventistas Confirmam o Espírito Santo é o Espírit...
Ellen White e os Pioneiros Adventistas Confirmam o Espírito Santo é o Espírit...ASD Remanescentes
 
O espírito santo e a trindade na crença dos pioneiros e dos dirigentes nos di...
O espírito santo e a trindade na crença dos pioneiros e dos dirigentes nos di...O espírito santo e a trindade na crença dos pioneiros e dos dirigentes nos di...
O espírito santo e a trindade na crença dos pioneiros e dos dirigentes nos di...Edu silva
 
A história da igreja cristã
A história da igreja cristãA história da igreja cristã
A história da igreja cristãFilipe
 
Ellen white e o texto de mateus 28:19
Ellen white e o texto de mateus 28:19Ellen white e o texto de mateus 28:19
Ellen white e o texto de mateus 28:19ASD Remanescentes
 
Historia de la iglesia 2
Historia de la iglesia 2Historia de la iglesia 2
Historia de la iglesia 2givari
 

Tendances (20)

Confirmações de EGW. O Espírito Santo é o Espírito de Jesus
Confirmações de EGW. O Espírito Santo é o Espírito de JesusConfirmações de EGW. O Espírito Santo é o Espírito de Jesus
Confirmações de EGW. O Espírito Santo é o Espírito de Jesus
 
Conheça as doutrinas verdadeiras da IASD
Conheça as doutrinas verdadeiras da IASDConheça as doutrinas verdadeiras da IASD
Conheça as doutrinas verdadeiras da IASD
 
A TRINDADE
A TRINDADEA TRINDADE
A TRINDADE
 
Quem são os "ASD Remanescentes"?
Quem são os "ASD Remanescentes"?Quem são os "ASD Remanescentes"?
Quem são os "ASD Remanescentes"?
 
Arquivos Secretos da IASD
Arquivos Secretos da IASDArquivos Secretos da IASD
Arquivos Secretos da IASD
 
Livro de Ellen White que não pode ser traduzido.
Livro de Ellen White que não pode ser traduzido.Livro de Ellen White que não pode ser traduzido.
Livro de Ellen White que não pode ser traduzido.
 
Os IASD Movimento de Reforma e a Mudanças Doutrinarias.
Os IASD Movimento de Reforma e a Mudanças Doutrinarias.Os IASD Movimento de Reforma e a Mudanças Doutrinarias.
Os IASD Movimento de Reforma e a Mudanças Doutrinarias.
 
Citações chocantes de Ellen White sobre a IASD
Citações chocantes de Ellen White sobre a IASDCitações chocantes de Ellen White sobre a IASD
Citações chocantes de Ellen White sobre a IASD
 
IASD FAZENDO PARTE DA UNIÃO DAS IGREJAS PREVISTA POR ELLEN WHITE
IASD FAZENDO PARTE DA UNIÃO DAS IGREJAS PREVISTA POR ELLEN WHITEIASD FAZENDO PARTE DA UNIÃO DAS IGREJAS PREVISTA POR ELLEN WHITE
IASD FAZENDO PARTE DA UNIÃO DAS IGREJAS PREVISTA POR ELLEN WHITE
 
A Nova Teologia Adventista e a Mensagem do Anticristo.
A  Nova Teologia Adventista e a Mensagem do Anticristo.A  Nova Teologia Adventista e a Mensagem do Anticristo.
A Nova Teologia Adventista e a Mensagem do Anticristo.
 
História da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo Dia
História da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo DiaHistória da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo Dia
História da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
4 textos de Ellen White que não são dela...
4 textos de Ellen White que não são dela...4 textos de Ellen White que não são dela...
4 textos de Ellen White que não são dela...
 
Ellen White e Bíblia
Ellen White e BíbliaEllen White e Bíblia
Ellen White e Bíblia
 
ELLEN WHITE COMFIRMA QUEM É O ESPIRITO SANTO
ELLEN WHITE COMFIRMA QUEM É O ESPIRITO SANTOELLEN WHITE COMFIRMA QUEM É O ESPIRITO SANTO
ELLEN WHITE COMFIRMA QUEM É O ESPIRITO SANTO
 
Ellen white confirma: o Espírito Santo é o Espírito de Jesus
Ellen white confirma: o Espírito Santo é o Espírito de JesusEllen white confirma: o Espírito Santo é o Espírito de Jesus
Ellen white confirma: o Espírito Santo é o Espírito de Jesus
 
Ellen White e os Pioneiros Adventistas Confirmam o Espírito Santo é o Espírit...
Ellen White e os Pioneiros Adventistas Confirmam o Espírito Santo é o Espírit...Ellen White e os Pioneiros Adventistas Confirmam o Espírito Santo é o Espírit...
Ellen White e os Pioneiros Adventistas Confirmam o Espírito Santo é o Espírit...
 
O espírito santo e a trindade na crença dos pioneiros e dos dirigentes nos di...
O espírito santo e a trindade na crença dos pioneiros e dos dirigentes nos di...O espírito santo e a trindade na crença dos pioneiros e dos dirigentes nos di...
O espírito santo e a trindade na crença dos pioneiros e dos dirigentes nos di...
 
A história da igreja cristã
A história da igreja cristãA história da igreja cristã
A história da igreja cristã
 
Ellen white e o texto de mateus 28:19
Ellen white e o texto de mateus 28:19Ellen white e o texto de mateus 28:19
Ellen white e o texto de mateus 28:19
 
Historia de la iglesia 2
Historia de la iglesia 2Historia de la iglesia 2
Historia de la iglesia 2
 

En vedette

Agentes Infiltrados na IASD
Agentes Infiltrados na IASDAgentes Infiltrados na IASD
Agentes Infiltrados na IASDJosé Silva
 
Verdades negligenciadas
Verdades negligenciadasVerdades negligenciadas
Verdades negligenciadasJose Moraes
 
Aorigemocultadossmolosnaigrejaadventista 130319183638-phpapp01
Aorigemocultadossmolosnaigrejaadventista 130319183638-phpapp01Aorigemocultadossmolosnaigrejaadventista 130319183638-phpapp01
Aorigemocultadossmolosnaigrejaadventista 130319183638-phpapp01Joao Jose
 
Os iasd movimento de reforma e a mudança doutrinária
Os iasd movimento de reforma e a mudança doutrináriaOs iasd movimento de reforma e a mudança doutrinária
Os iasd movimento de reforma e a mudança doutrináriaASD Remanescentes
 
O adventismo ontem_hoje (1)
O adventismo ontem_hoje (1)O adventismo ontem_hoje (1)
O adventismo ontem_hoje (1)Jose Moraes
 
Logo da IASD e Ellen White
Logo da IASD e Ellen WhiteLogo da IASD e Ellen White
Logo da IASD e Ellen WhiteJosé Silva
 
Até Reformistas omitem texto de Urias Smith Sobre o "Filho Unigênito de Deus"
Até Reformistas omitem texto de Urias Smith Sobre o "Filho Unigênito de Deus"Até Reformistas omitem texto de Urias Smith Sobre o "Filho Unigênito de Deus"
Até Reformistas omitem texto de Urias Smith Sobre o "Filho Unigênito de Deus"ASD Remanescentes
 
Em que acreditavam os Pioneiros?
Em que acreditavam os Pioneiros?Em que acreditavam os Pioneiros?
Em que acreditavam os Pioneiros?Luciano Armando
 
Mudanças no Hinario Adventista para apoiar a Trindade
Mudanças no Hinario Adventista para apoiar a TrindadeMudanças no Hinario Adventista para apoiar a Trindade
Mudanças no Hinario Adventista para apoiar a TrindadeASD Remanescentes
 
Os Iasd fazendo parte da união das igrejas prevista por e.g. white
Os Iasd fazendo parte da união das igrejas prevista por e.g. whiteOs Iasd fazendo parte da união das igrejas prevista por e.g. white
Os Iasd fazendo parte da união das igrejas prevista por e.g. whiteASD Remanescentes
 
O Povo de Deus sempre foi a minoria
O Povo de Deus sempre foi a minoriaO Povo de Deus sempre foi a minoria
O Povo de Deus sempre foi a minoriaASD Remanescentes
 
Dízimos Eclesiásticos: Um Legado da Igreja Católica às Igrejas Evangélicas
Dízimos Eclesiásticos: Um Legado da Igreja Católica às Igrejas Evangélicas Dízimos Eclesiásticos: Um Legado da Igreja Católica às Igrejas Evangélicas
Dízimos Eclesiásticos: Um Legado da Igreja Católica às Igrejas Evangélicas Timo Maas
 
O Calendário e a Criação em Gêneses. - Refutado Serie 04
O Calendário e a Criação em Gêneses. - Refutado Serie 04O Calendário e a Criação em Gêneses. - Refutado Serie 04
O Calendário e a Criação em Gêneses. - Refutado Serie 04ASD Remanescentes
 
Profecias Cumpridas de Ellen White.
Profecias Cumpridas de Ellen White.Profecias Cumpridas de Ellen White.
Profecias Cumpridas de Ellen White.ASD Remanescentes
 
Milênio e suas doutrinas
Milênio e suas doutrinasMilênio e suas doutrinas
Milênio e suas doutrinasRobson Santana
 
Citações de ellen g. white que o seu pastor não faz a menor questão que você ...
Citações de ellen g. white que o seu pastor não faz a menor questão que você ...Citações de ellen g. white que o seu pastor não faz a menor questão que você ...
Citações de ellen g. white que o seu pastor não faz a menor questão que você ...ASD Remanescentes
 
Os sete castiçais de ouro claudionor de andrade
Os sete castiçais de ouro   claudionor de andradeOs sete castiçais de ouro   claudionor de andrade
Os sete castiçais de ouro claudionor de andradeAdriana Nacif
 
A origem oculta dos símolos na igreja adventista
A origem oculta dos símolos na igreja adventistaA origem oculta dos símolos na igreja adventista
A origem oculta dos símolos na igreja adventistaEduardo Sousa Gomes
 

En vedette (20)

Agentes Infiltrados na IASD
Agentes Infiltrados na IASDAgentes Infiltrados na IASD
Agentes Infiltrados na IASD
 
Os jesuitas na iasd
Os jesuitas na iasdOs jesuitas na iasd
Os jesuitas na iasd
 
Verdades negligenciadas
Verdades negligenciadasVerdades negligenciadas
Verdades negligenciadas
 
EM DEFESA DO ADVENTISMO
EM DEFESA DO ADVENTISMOEM DEFESA DO ADVENTISMO
EM DEFESA DO ADVENTISMO
 
Aorigemocultadossmolosnaigrejaadventista 130319183638-phpapp01
Aorigemocultadossmolosnaigrejaadventista 130319183638-phpapp01Aorigemocultadossmolosnaigrejaadventista 130319183638-phpapp01
Aorigemocultadossmolosnaigrejaadventista 130319183638-phpapp01
 
Os iasd movimento de reforma e a mudança doutrinária
Os iasd movimento de reforma e a mudança doutrináriaOs iasd movimento de reforma e a mudança doutrinária
Os iasd movimento de reforma e a mudança doutrinária
 
O adventismo ontem_hoje (1)
O adventismo ontem_hoje (1)O adventismo ontem_hoje (1)
O adventismo ontem_hoje (1)
 
Logo da IASD e Ellen White
Logo da IASD e Ellen WhiteLogo da IASD e Ellen White
Logo da IASD e Ellen White
 
Até Reformistas omitem texto de Urias Smith Sobre o "Filho Unigênito de Deus"
Até Reformistas omitem texto de Urias Smith Sobre o "Filho Unigênito de Deus"Até Reformistas omitem texto de Urias Smith Sobre o "Filho Unigênito de Deus"
Até Reformistas omitem texto de Urias Smith Sobre o "Filho Unigênito de Deus"
 
Em que acreditavam os Pioneiros?
Em que acreditavam os Pioneiros?Em que acreditavam os Pioneiros?
Em que acreditavam os Pioneiros?
 
Mudanças no Hinario Adventista para apoiar a Trindade
Mudanças no Hinario Adventista para apoiar a TrindadeMudanças no Hinario Adventista para apoiar a Trindade
Mudanças no Hinario Adventista para apoiar a Trindade
 
Os Iasd fazendo parte da união das igrejas prevista por e.g. white
Os Iasd fazendo parte da união das igrejas prevista por e.g. whiteOs Iasd fazendo parte da união das igrejas prevista por e.g. white
Os Iasd fazendo parte da união das igrejas prevista por e.g. white
 
O Povo de Deus sempre foi a minoria
O Povo de Deus sempre foi a minoriaO Povo de Deus sempre foi a minoria
O Povo de Deus sempre foi a minoria
 
Dízimos Eclesiásticos: Um Legado da Igreja Católica às Igrejas Evangélicas
Dízimos Eclesiásticos: Um Legado da Igreja Católica às Igrejas Evangélicas Dízimos Eclesiásticos: Um Legado da Igreja Católica às Igrejas Evangélicas
Dízimos Eclesiásticos: Um Legado da Igreja Católica às Igrejas Evangélicas
 
O Calendário e a Criação em Gêneses. - Refutado Serie 04
O Calendário e a Criação em Gêneses. - Refutado Serie 04O Calendário e a Criação em Gêneses. - Refutado Serie 04
O Calendário e a Criação em Gêneses. - Refutado Serie 04
 
Profecias Cumpridas de Ellen White.
Profecias Cumpridas de Ellen White.Profecias Cumpridas de Ellen White.
Profecias Cumpridas de Ellen White.
 
Milênio e suas doutrinas
Milênio e suas doutrinasMilênio e suas doutrinas
Milênio e suas doutrinas
 
Citações de ellen g. white que o seu pastor não faz a menor questão que você ...
Citações de ellen g. white que o seu pastor não faz a menor questão que você ...Citações de ellen g. white que o seu pastor não faz a menor questão que você ...
Citações de ellen g. white que o seu pastor não faz a menor questão que você ...
 
Os sete castiçais de ouro claudionor de andrade
Os sete castiçais de ouro   claudionor de andradeOs sete castiçais de ouro   claudionor de andrade
Os sete castiçais de ouro claudionor de andrade
 
A origem oculta dos símolos na igreja adventista
A origem oculta dos símolos na igreja adventistaA origem oculta dos símolos na igreja adventista
A origem oculta dos símolos na igreja adventista
 

Similaire à Do Deus Único Para o Deus Trino

Mudanças nos textos das literaturas adventistas
Mudanças nos textos das  literaturas  adventistasMudanças nos textos das  literaturas  adventistas
Mudanças nos textos das literaturas adventistasJose Moraes
 
A FAMILIA WHITE ACREDITAVA NA TRINDADE?
A FAMILIA WHITE ACREDITAVA NA TRINDADE?A FAMILIA WHITE ACREDITAVA NA TRINDADE?
A FAMILIA WHITE ACREDITAVA NA TRINDADE?ASD Remanescentes
 
Familia White não acreditava na trindade
Familia White não acreditava na trindadeFamilia White não acreditava na trindade
Familia White não acreditava na trindadeJosé Silva
 
Em defesa adventismo
Em defesa adventismoEm defesa adventismo
Em defesa adventismoJosé Silva
 
O progressivo entendimento dos pioneiros
O progressivo entendimento dos pioneirosO progressivo entendimento dos pioneiros
O progressivo entendimento dos pioneirosGilberto Theiss
 
Que somos nós - Watchman Nee.pdf
Que somos nós - Watchman Nee.pdfQue somos nós - Watchman Nee.pdf
Que somos nós - Watchman Nee.pdfKarinaPeregrina
 
Mudancas doutrina
Mudancas doutrinaMudancas doutrina
Mudancas doutrinaJose Moraes
 
Resenha crítica do livro "Eu e o Pai Somos Um",
Resenha crítica do livro "Eu e o Pai Somos Um",Resenha crítica do livro "Eu e o Pai Somos Um",
Resenha crítica do livro "Eu e o Pai Somos Um",jb1955
 
A Fé dos Adventistas Pioneiros
A Fé dos Adventistas PioneirosA Fé dos Adventistas Pioneiros
A Fé dos Adventistas PioneirosOsvair Munhoz
 
Ellenwhitealertasobremudanasnascrenasdaigrejaadventista 131203095459-phpapp01...
Ellenwhitealertasobremudanasnascrenasdaigrejaadventista 131203095459-phpapp01...Ellenwhitealertasobremudanasnascrenasdaigrejaadventista 131203095459-phpapp01...
Ellenwhitealertasobremudanasnascrenasdaigrejaadventista 131203095459-phpapp01...José Silva
 
Igreja Adventista e os Pioneiros Adventistas
Igreja Adventista e os Pioneiros AdventistasIgreja Adventista e os Pioneiros Adventistas
Igreja Adventista e os Pioneiros AdventistasASD Remanescentes
 
Teologia sistematica (Stanley Horton)
Teologia sistematica (Stanley Horton)Teologia sistematica (Stanley Horton)
Teologia sistematica (Stanley Horton)Andréia Eufrazio
 
Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo a. kenne...
Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo   a. kenne...Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo   a. kenne...
Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo a. kenne...Milly Barbosa
 
Lição 01- A Origem e Desenvolvimento da Igreja
Lição 01- A Origem e Desenvolvimento da IgrejaLição 01- A Origem e Desenvolvimento da Igreja
Lição 01- A Origem e Desenvolvimento da IgrejaMaxsuel Aquino
 

Similaire à Do Deus Único Para o Deus Trino (20)

Mudanças nos textos das literaturas adventistas
Mudanças nos textos das  literaturas  adventistasMudanças nos textos das  literaturas  adventistas
Mudanças nos textos das literaturas adventistas
 
A FAMILIA WHITE ACREDITAVA NA TRINDADE?
A FAMILIA WHITE ACREDITAVA NA TRINDADE?A FAMILIA WHITE ACREDITAVA NA TRINDADE?
A FAMILIA WHITE ACREDITAVA NA TRINDADE?
 
Familia White não acreditava na trindade
Familia White não acreditava na trindadeFamilia White não acreditava na trindade
Familia White não acreditava na trindade
 
Em defesa adventismo
Em defesa adventismoEm defesa adventismo
Em defesa adventismo
 
O progressivo entendimento dos pioneiros
O progressivo entendimento dos pioneirosO progressivo entendimento dos pioneiros
O progressivo entendimento dos pioneiros
 
Que somos nós - Watchman Nee.pdf
Que somos nós - Watchman Nee.pdfQue somos nós - Watchman Nee.pdf
Que somos nós - Watchman Nee.pdf
 
Mudancas doutrina
Mudancas doutrinaMudancas doutrina
Mudancas doutrina
 
Resenha crítica do livro "Eu e o Pai Somos Um",
Resenha crítica do livro "Eu e o Pai Somos Um",Resenha crítica do livro "Eu e o Pai Somos Um",
Resenha crítica do livro "Eu e o Pai Somos Um",
 
A Fé dos Adventistas Pioneiros
A Fé dos Adventistas PioneirosA Fé dos Adventistas Pioneiros
A Fé dos Adventistas Pioneiros
 
Ellenwhitealertasobremudanasnascrenasdaigrejaadventista 131203095459-phpapp01...
Ellenwhitealertasobremudanasnascrenasdaigrejaadventista 131203095459-phpapp01...Ellenwhitealertasobremudanasnascrenasdaigrejaadventista 131203095459-phpapp01...
Ellenwhitealertasobremudanasnascrenasdaigrejaadventista 131203095459-phpapp01...
 
Igreja Adventista e os Pioneiros Adventistas
Igreja Adventista e os Pioneiros AdventistasIgreja Adventista e os Pioneiros Adventistas
Igreja Adventista e os Pioneiros Adventistas
 
O Credo Apostólico
O Credo ApostólicoO Credo Apostólico
O Credo Apostólico
 
Teologia sistematica (Stanley Horton)
Teologia sistematica (Stanley Horton)Teologia sistematica (Stanley Horton)
Teologia sistematica (Stanley Horton)
 
STNB-SMR-M3A
STNB-SMR-M3ASTNB-SMR-M3A
STNB-SMR-M3A
 
Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo a. kenne...
Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo   a. kenne...Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo   a. kenne...
Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo a. kenne...
 
Avivamento-Martyn-Lloyd-Jones.pdf
Avivamento-Martyn-Lloyd-Jones.pdfAvivamento-Martyn-Lloyd-Jones.pdf
Avivamento-Martyn-Lloyd-Jones.pdf
 
Avivamento-Martyn-Lloyd-Jones.pdf
Avivamento-Martyn-Lloyd-Jones.pdfAvivamento-Martyn-Lloyd-Jones.pdf
Avivamento-Martyn-Lloyd-Jones.pdf
 
Origem da IASD.ppt
Origem da IASD.pptOrigem da IASD.ppt
Origem da IASD.ppt
 
Lição 01- A Origem e Desenvolvimento da Igreja
Lição 01- A Origem e Desenvolvimento da IgrejaLição 01- A Origem e Desenvolvimento da Igreja
Lição 01- A Origem e Desenvolvimento da Igreja
 
STNB-SMR-M2B
STNB-SMR-M2BSTNB-SMR-M2B
STNB-SMR-M2B
 

Plus de Sérgio Ventura

Construire sur le rocher
Construire sur le rocherConstruire sur le rocher
Construire sur le rocherSérgio Ventura
 
A Divindade à Luz da Bíblia
A Divindade à Luz da BíbliaA Divindade à Luz da Bíblia
A Divindade à Luz da BíbliaSérgio Ventura
 
Metas da nova ordem mundial
Metas da nova ordem mundialMetas da nova ordem mundial
Metas da nova ordem mundialSérgio Ventura
 
O Espírito Santo é o espírito de Cristo
O Espírito Santo é o espírito de CristoO Espírito Santo é o espírito de Cristo
O Espírito Santo é o espírito de CristoSérgio Ventura
 
As 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça para o Professo Povo de Deus
As 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça para o Professo Povo de DeusAs 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça para o Professo Povo de Deus
As 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça para o Professo Povo de DeusSérgio Ventura
 

Plus de Sérgio Ventura (11)

Quem diria...
Quem diria...Quem diria...
Quem diria...
 
Construire sur le rocher
Construire sur le rocherConstruire sur le rocher
Construire sur le rocher
 
A Divindade à Luz da Bíblia
A Divindade à Luz da BíbliaA Divindade à Luz da Bíblia
A Divindade à Luz da Bíblia
 
Metas da nova ordem mundial
Metas da nova ordem mundialMetas da nova ordem mundial
Metas da nova ordem mundial
 
O Espírito Santo é o espírito de Cristo
O Espírito Santo é o espírito de CristoO Espírito Santo é o espírito de Cristo
O Espírito Santo é o espírito de Cristo
 
As 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça para o Professo Povo de Deus
As 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça para o Professo Povo de DeusAs 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça para o Professo Povo de Deus
As 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça para o Professo Povo de Deus
 
Lagar de Azeite
Lagar de AzeiteLagar de Azeite
Lagar de Azeite
 
Mensageira do Senhor
Mensageira do SenhorMensageira do Senhor
Mensageira do Senhor
 
O Lar Adventista
O Lar AdventistaO Lar Adventista
O Lar Adventista
 
Mensagens Aos Jovens
Mensagens Aos JovensMensagens Aos Jovens
Mensagens Aos Jovens
 
Apostasia em Israel
Apostasia em IsraelApostasia em Israel
Apostasia em Israel
 

Dernier

GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxGestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxSebastioFerreira34
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxCelso Napoleon
 
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de Deus
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de DeusAULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de Deus
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de DeusFilipeDuartedeBem
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...silvana30986
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............Nelson Pereira
 
10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José OperárioNilson Almeida
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptx
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptxA CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptx
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptxPIB Penha
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequeseanamdp2004
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadofreivalentimpesente
 

Dernier (15)

GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxGestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
 
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de Deus
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de DeusAULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de Deus
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de Deus
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
 
10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptx
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptxA CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptx
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptx
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significado
 

Do Deus Único Para o Deus Trino

  • 1. DO DEUS ÚNICO PARA O DEUS TRINO COMO TUDO ACONTECEU
  • 2. Siga o conselho da Bíblia e da senhora White: “ Examinai tudo retende o que é bom.” I Tessalonicenses 5:21 “ Não há desculpas para alguém tomar a posição de que não há mais verdades a serem reveladas, seja ele quem for, nem a de que todas as nossas explicações da Escrituras estejam sem erros.” Review and Herald, 20/12/1892. “ Não podemos manter a idéia de que a posição uma vez tomada, uma idéia já advogada, não deve, sob quaisquer circunstâncias, ser renun- ciada. Somente há Um que é infalível.” Testemunhos Seletos, Vol. 2, pág. 312.
  • 3. Analise as informações a seguir e tire as suas próprias conclusões. Antes de iniciar este estudo, convidamos a ler com atenção a seguinte advertên- cia de autoria de Ellen G. White: “ O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia , e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé , e empenhar-se num processo de reorganiza- ção. Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado? Seriam rejeita- dos os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à igreja remanescente . Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra neste últimos cinqüenta anos, seriam tidos na conta de erros . Estabelecer-se-ia uma nova organiza- ção. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia um siste- ma de filosofia intelectual. Os fundadores deste sistema iriam às cidades, realizando uma obra maravilhosa...” Mensagens Escolhidas, Vol. 1, p. 205. Vamos aos fatos!
  • 4. 1872 – A PRIMEIRA DECLARAÇÃO DE FÉ Em 1872 quando a Igreja era composta por 4.801 membros foi publicado um folheto redigido por Uriah Smith com o resumo das principais doutri- nas da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Uriah Smith
  • 5.  
  • 6. Os dois primeiros Princípios Fundamentais: 1- Que existe um só Deus , pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas as coisas, Onipotente, Onisciente, e Eterno; infinito em conhecimento, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente em todos lugares por seu representante, o Espírito Santo. Salmo 139:07. 2- Que existe um Senhor, Jesus Cristo, o Filho do Eterno Pai , o único por quem foram criadas todas as coisas, e por meio de quem elas existem;... É importante salientar que Uriah Smith foi o diretor das publicações Adventistas por quase 50 anos.
  • 7. 1874 – THE SIGNS OF THE TIMES (SINAIS DOS TEMPOS) No dia 4 de junho de 1874 foi publicado o primeiro número do “Signs of The Times” (Sinais dos Tempos) que trazia impresso um resumo dos Princípios Fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia, os quais foram Redigidos por Uriah Smith e publicados naquele folheto de 1872.
  • 8.  
  • 9. Tradução dos três primeiros Princípios Fundamentais: 1- Que existe um só Deus , pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas as coisas, Onipotente, Onisciente, e Eterno; Infinito em conhecimento, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente em todos os lugares por seu representante, o Espírito Santo. Salmo 139: 07. 2- Que existe um Senhor, Jesus Cristo, o Filho do Eterno Pai , o único por quem foram criadas todas as coisas, e por meio de quem elas existem; que Ele tomou a natureza da semente de Abraão para a redenção de nossa raça caída ... 3- Que as Santas Escrituras do Velho e do Novo Testamento foram dadas pela inspiração de Deus, possuem uma completa revelação de Sua vonta- de para o homem, e são a única e infalível regra de fé e prática.
  • 10. 1889 – O PRIMEIRO YEAR BOOK Em 1889 surge o Year Book (Livro Anual), que é um livro oficial da IASD, onde a Conferência Geral publica os estatutos, endereços, e a doutrina da igreja. Esta edição de 1889 trouxe a publicação dos Princípios Fundamentais da denominação Adventistas, e estes foram apresentados exatamente da forma como foram originalmente redigidos por Uriah Smith.
  • 11.  
  • 12. Tradução: 1- Que existe um só Deus , pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas as coisas, Onipotente, Onisciente, e Eterno; infinito em conhecimento, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente em todos os lugares por seu representante, o Espírito Santo. Salmo 139: 07. 2- Que existe um Senhor, Jesus Cristo, o Filho do Eterno Pai , o único por quem foram criadas todas as coisas, e por meio de quem elas existem;...
  • 13. 1894 – BATTLE CREEK Em 1894 houve a aprovação das doutrinas Adventistas na Assembléia da igreja, realizada em Battle Creek, Michigan, E.U.A.. Com conseqüência desta aprovação, foi publicado um documento que é considerado o mais importante documento da história da IASD. Esse documento publicado em 1894 se reveste da maior importância histórica, porque mostra a DOUTRINA OFICIAL da igreja Adventista! Essa Assembléia foi realizada em 15 de abril de 1894 em Battle Creek, Michigan. Assinaram a ATA todos os dirigentes da Conferência Geral, Review and Herald, Faculdade de Teologia e do Sanatório Adventista de Battle Creek (Hospital Adventista) e demais membros da igreja, num total de 1521 assinaturas . Battle Creek era o centro administrativo da igreja antes de mudar para Takoma Park, Maryland. No folheto consta a lista de oficiais que compareceram à reunião, e pode ser confirmado no livro “Movement of Destiny”, escrito pelo emérito professor de História da igreja Adventista da universidade de Andrews, LeRoy E. Froom. Apresentamos a seguir, cópia da página 456 deste livro.
  • 14.  
  • 15. Tradução: Algumas coisas que os Adventistas do Sétimo Dia acreditam: O povo Adventista (SDA) não tem um credo ou disciplina, exceto a Bíblia, mas o que se segue são alguns pontos da sua fé, sobre as quais existe um perfeito acordo entre todos: Que existe um só Deus , pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas as coisas, Onipotente, Onisciente, e Eterno; Infinito em conhecimento, santi- dade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente em todos os lugares por seu representante , o Espírito Santo. Que existe um Senhor, Jesus Cristo, o Filho do Eterno Pai , o único por quem foram criadas todas as coisas, e por meio de quem elas existem... Nota: A palavra representante , referindo ao Espírito Santo, foi escrito com letra minúscula.
  • 16. A pergunta que poderíamos fazer é: Será que esta declaração elaborada em 1894 pelos pioneiros da IASD, sobre alguns pontos de fé é mesmo representativo, e pode ser usado como base para conhecermos quais eram as crenças desta igreja nos seus primórdios? Quem vai responder a nossa pergunta é uma das principais autoridades em História da IASD, LeRoy E. Froom, em seu livro “Movement of Destiny”: Dr. LeRoy E. Froom
  • 17. O Dr. LeRoy E. Froom querendo provar que houve uma mudança na doutrina escrita por Uriah Smith a respeito do Dia da Expiação, usa as declarações de fé de 1894, como sendo plenamente confiáveis, representativos e oficiais. Tradução (página 339): 4. A Voz do Adventismo Fala em 1894. – Então a questão do dia da expi- ação... De fato, não foi registrado até que muitos anos se passaram após a Conferência de 1888 de Minneápolis até a posição tomada por 1521 membros em Battle Creek em 1894. (Membros da igreja Adventista entre oficiais, comitês, delegados, procuradores, reuniões regulares, p. 12).
  • 18. Como acabamos de constatar, LeRoy E. Froom foi enfático na valorização desta significativa e histórica Declaração das Doutrinas dos Adventistas do Sétimo Dia de 1894, tendo solidamente estabelecido que a Declaração das Crenças conforme registradas em 1894, eram as doutrinas oficiais da IASD, defendida com unanimidade por todos os seus principais e mais proeminentes líderes e representantes, inclusive a irmã Ellen G. White.
  • 19. 1895 até 1914 – OS YEAR BOOKS Os Princípios Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia foram sis- tematicamente repetidos nos Year Books entre os anos 1889 e 1914. É importante salientar que Ellen G. White morreu em 1915, e que portanto estava viva durante todo este período em que as doutrinas adventistas foram repetidas ano após ano. A publicação do Year Book (Livro Anual), foi interrompida em 1895 e só voltaram a publicar em 1904. Nesse primeiro ano (1904) em que voltaram a publicar o Year Book, não colocaram as doutrinas (Fundamental Principles). Uma possível razão para a não publicação das doutrinas pelo espaço de 10 anos (1895-1904) talvez seja o pensamento de alguns em não publicar doutrinas além da própria Bíblia. Portanto os anos em que temos o Year Book publicado com os Princípios Fundamentais são: 1889, 1905, 1907, 1908, 1909, 1910, 1911, 1912, 1913 e 1914.
  • 20.  
  • 21. Uma análise destes livros oficiais da Igreja Adventista mostra que os Princípios Fundamentais das doutrinas dos Adventistas foram repetidas exatamente iguais durante todas estas dez edições. Elas foram uma mera transcrição do texto publicado no primeiro número do jornal “The Signs of the Times”. Apresentamos a seguir os Princípios Fundamentais ( as primeiras páginas) apresentados no Year Book de 1911.
  • 22.  
  • 23.  
  • 24. Toda a apresentação da Doutrina Adventista está contida em apenas 5 páginas do Year Book, e começa dizendo que os Adventistas não possuem credo além da Bíblia. Tradução dos dois primeiros Princípios Fundamentais: PRICÍPIOS FUNDAMENTAIS DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA Os Adventistas do Sétimo Dia não possuem credo além da Bíblia; porém, sustenta um certo número de pontos bem definidos de fé, pelos quais estão preparados para dar “a todo homem que pedir” uma razão de sua fé. As seguintes proposições podem ser entendidas como um resumo dos principais traços de sua fé religiosa, sobre os quais existe, na medida do que é conhecido, completa unanimidade por todo o corpo. Eles crêem: 1- Que existe um só Deus , pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas as coisas, Onipotente, Onisciente, e Eterno; Infinito em conhecimento, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente em todos os lugares por seu representante, o Espírito Santo. Sal. 139:07. 2- Que existe um Senhor, Jesus Cristo, o Filho do Eterno Pai , o único por quem foram criadas todas as coisas, e por meio de quem elas existem;...
  • 25. As declarações dos Princípios Fundamentais publicados nos Year Book dos anos de 1912, 1913 e 1914, obviamente são iguais ao ano de 1911, pois todas trazem na parte de cima o nome de Uriah Smith que foi o redator do primeiro folheto com a doutrina Adventista em 1872, tendo falecido em 1903. Nenhuma mudança ocorreu na crença sobre a divindade desde o primeiro folheto em 1872, até a publicação da Revista Adventista em 1874 e a publicação no Year Book em 1889. Em 1914 foi a última vez que publicaram os “Fundamental Principles”. Em 1915 publicaram o Year Book, mas não publicaram as doutrinas da igreja (este foi o ano em que faleceu Ellen G. White).
  • 26. 1892 – A TRINDADE – MARCO 1 O marco inicial da doutrina da Trindade na Igreja Adventista, foi estabe- lecido no ano de 1892 . Dois anos antes da famosa Assembléia da Conferência em Battle Creek que aprovou oficialmente as principais crenças dos adventistas. Em dezembro de 1881, Ellen G. White desembarca na Austrália acom- panhado do filho e de outros auxiliares, fixando residência no país por muitos anos. Um ano após sua chegada na Austrália, aparece a doutri- na Católica da Trindade na “Review and Herald” a Revista Adventista americana. Em fevereiro deste mesmo ano, foi publicado um folheto contendo a transcrição de um artigo escrito para o jornal “New York Independent” em 14 de novembro de 1889, de autoria de um Bispo Episcopal do Brooklin, chamado Samuel T. Spear. Este Bispo Episcopal tinha conquistado a simpatia da administração adventista ao escrever um livro defendendo a separação entre a religião e o Estado, intitulado “Religion and the State”, assunto de grande interesse para os adventistas que mantinham uma seção permanente na “Review and Herald”, tratando deste assunto.
  • 27. Este folheto tinha 13 páginas e fazia parte de uma série de folhetos men- sais vendidos para os membros da igreja, com um assunto diferente a cada mês. Apesar do título ser “A Doutrina Bíblica da Trindade”, seu conteúdo apresentava claramente Jesus Cristo como subordinado ao Pai, não sendo desta forma exatamente a doutrina da Trindade como é ensinado pela Igreja Católica, e também pela Igreja Adventista na atualidade. Poderíamos comparar este episódio em nossa igreja no passado, com a recente publicação do livro “Confessions of a Nomad” publicado pela “ Pacific Press” (Editora Adventista) , que faz apologia ao domingo, ou seja, que o domingo também é um dia de adoração. Os pastores adventistas nos E.U.A. estão utilizando o conteúdo deste livro, para pregar nos púlpitos da nossa igreja.
  • 28.  
  • 29. Cópia do folheto de Samuel T. Spear:
  • 30. Conforme comentário apresentado no livro “A Mensageira do Senhor”, Ellen G. White censurou especificamente as publicações da igreja Adventista que traziam doutrinas católicas. “ A Mensageira do Senhor”, pág. 363 e 364:
  • 31. Nos textos que acabamos de ver, comentam-se os problemas havidos na principal Editora Adventista na década que antecedeu ao incêndio que destruiu completamente essa Editora, como castigo divino. Traz também a data do incêndio (10/12/1902) e a informação de que Deus os advertiu por dez anos: 1902 – 10 = 1892 Justamente o ano da publicação do tal folheto sobre a doutrina da Trindade! Note que no final do segundo parágrafo, há uma referencia (nº 16) para o fato da Sr. White havê-los alertados para “manter a editora dentro de Seu propósito pretendido.” O próximo texto, do livro “ A Mensageira do Senhor”, pág. 369, terá a comprovação de que o incêndio também ocorreu porque a liderança da IASD, entre outras coisas, estavam publicando “livros que divulgam as doutrinas católicas.”
  • 32.  
  • 33. 1913 – A TRINDADE – MARCO 2 O segundo caso aconteceu 21 anos após a publicação do folheto do Bispo Episcopal Samuel T. Spear em 1913. É bom frisar novamente, que este folheto do Bispo Episcopal foi publicado pela IASD, e circulou dentro da nossa denominação. No dia 9 de outubro de 1913 a revista “Review and Herald” publicou um pequeno artigo sem qualquer destaque na página 21 com o título “The Message for Today” (A Mensagem Para Hoje).
  • 34.  
  • 35.
  • 36. Em poucas linhas e com letras muito pequenas “tipo 8”, ele apresentou os seus pensamentos doutrinários dos quais a crença numa Trindade fazia parte; um pouco acima deste item 1 estava escrito “Os Adventistas do Sétimo Dia crêem”. Alguns usam esta publicação como uma prova para a aceitação de Ellen G. White quanto à Trindade, pois quando este parágrafo foi pu- blicado (1913) a senhora White ainda estava viva. Argumentam que se a Trindade fosse uma heresia Católica, Ellen G. White certamente teria se manifestado contra tal declaração. Tal conclusão é questio- nável! Quando este parágrafo foi publicado num canto da página 21 em letras minúsculas dentro da revista “Review and Herald”, Ellen G. White estava com 86 anos de idade (outubro de 1913) em sua chácara em Elmshaven na Califórnia, já afastada de qualquer atividade. Nem mesmo tinha condições de assinar as cartas que o filho William escrevia em seu nome. Quem pode garantir com absoluta precisão que ela leu este artigo? Parece ser desproporcional quando colocamos este pequeno parágrafo ao lado de todos os 10 Year Books onde as Crenças Fundamentais dos Adventistas foram repetidas sem a doutrina Católica da Trindade.
  • 37. 1931 – A TRINDADE – MARCO 3 Após 1914, os Princípios Fundamentais só voltaram a serem publicados no Year Book de 1931, ou seja, 17 anos após a última publicação, mas desta vez com algumas modificações. Desde a primeira vez que estes princípios foram publicados em um folheto redigido por Uriah Smith em 1872, até o ano em que apareceram as primeiras mudanças, foram quase 60 anos em que os Princípios Fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia permaneceram inalterados. O professor de história da IASD da Universidade de Andrews, Jerry Moon, escreveu que foi a providência divina que trouxe a doutrina da Trindade para dentro de nossas crenças com objetivo de manter a unidade da igreja. É muito estranho este argumento, pois quando a doutrina da Trindade surgiu em nosso meio, já existia há mais de 1600 anos na Igreja Católica Apostólica Romana. Em outras palavras, Deus reve- lou este mistério primeiramente para a prostituta de Apocalipse, e depois a “providência divina” fez com que esta revelação fosse descoberta pelo seu povo remanescente?
  • 38. Não parece estranho que aquela que até hoje é considerada pela igreja Católica a principal doutrina (Trindade) sob a qual todas as demais estão estabelecidas, passasse a ser considerada pela Igreja Adventista como uma recente revelação da “providência divina” que surgiu de maneira gradativa em nossa igreja? Não parece estranho também que aquilo que chamam de “providência divina” hoje, era considerada pelos pioneiros adventistas como sendo uma diabólica heresia? Apresentamos a seguir o Year Book de 1931, agora com a doutrina da Trindade.
  • 39.  
  • 40. Tradução da parte assinalada: CRENÇAS FUNDAMENTAIS DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA 2- Que a Divindade, ou Trindade , consiste do Pai Eterno... o Espírito Santo a terceira pessoa da Divindade. Em 1931, quando a doutrina da Trindade foi inserida nos Princípios Funda- mentais, a Igreja Adventista tinha em torno de 300 mil membros. AS MODIFICAÇÕES DOS “PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS” NO YEAR BOOK DE 1931 Entre as principais mudanças ocorridas, podemos citar as seguintes: 1- Foi tirado a palavra “única” onde dizia que “a Bíblia é a fonte de doutrinas”.
  • 41. 2- Até o ano de 1914, as Doutrinas Fundamentais diziam que “o Papa é o homem do pecado” (II Tess. 2). Este termo foi retirado. 3- Até 1914 dizia que Jesus era da semente de Abraão. Em 1931, coloca- ram que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria – Um enfoque mais Católico na doutrina Adventista. O interessante é que esta declaração de Crenças Fundamentais do Year Book de 1931, apresenta o texto exatamente como exige o Concílio Mundial de Igrejas (WCC) para admitir um membro naquela organização. Em 1925 uma série de reuniões foram realizadas pelos E.U.A., promovidas pelo professor e historiador da Universidade Andrews, LeRoy E. Froom, defendendo a doutrina da Trindade. LeRoy E. Froom em seu livro “Movement of Destiny”, na página 322 confessa que precisou buscar a doutrina da Trindade em livros fora de nossa fé.
  • 42. “ Aqui posso fazer uma confissão pessoal e franca. Quando em 1926 e 1928 me foi pedido pelos líderes para dar uma série de estudo sobre o Espírito Santo ... nos institutos ministeriais cobrindo a União Norte Americana de 1928, fora uns vestígios inestimáveis no Espírito de Profecia, eu não encon- trei praticamente nada desse fantástico ramo de estudo da Bíblia. Não existiam prévias pegadas em nossos livros e literatura. Eu fui obrigado a pesquisar em livros fora da nossa fé. Em vista disso,... alguns desses homens tinham pontos de vista mais profundos das coisas espirituais de Deus, que muitos dos nossos próprios homens tinham então sobre o Espírito Santo e a vida triunfante.” Se a doutrina da Trindade é bíblica, porque ir buscar esta verdade em autores de outras denominações? Dessa forma poderíamos afirmar sem medo de errar que LeRoy E. Froom é o pai da doutrina da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo Dia.
  • 43. O próprio LeRoy E. Froom admite que seus estudos trinitarianos causaram muita oposição por parte dos obreiros mais antigos, mas gradativamente passaram a ser aceitos. Veja a declaração de LeRoy E. Froom apresenta- da abaixo: “ Permita-me declarar que meu livro ‘A Vinda do Consolador’ foi o resultado de uma série de estudos que eu dei em 1927 e 1928 nos institutos ministe- riais através da América do Norte. Você não imagina como eu fui ataca- do por alguns mais antigos, porque eu insisti na personalidade do Espírito Santo como uma terceira pessoa da divindade. Alguns homens negaram isto, continuam negando, mas o livro foi gradativamente sendo aceito como padrão.” Carta de LeRoy E. Froom – 27 de outubro de 1960. Em 1930 uma comissão de apenas quatro administradores decide mudar as Crenças Fundamentais da IASD, as quais tinha sido aprovadas por 1521 signatários na Assembléia de Battle Creek em 1894. Esses administradores que fizeram as mudanças nas Crenças Fundamen- tais da IASD eram: F. M. Wilcox (autor daquele artigo de 1913 e diretor de Publicações na ocasião), M. E. Kern, E. R. Palmer e C. H. Watson. Isto também pode ser confirmado no livro “A Trindade”, pág. 227:
  • 44.  
  • 45. LeRoy E. Froom fez muita pressão sobre o presidente Daniels para que a doutrina da Trindade fosse incluída em nossas Crenças Fundamentais. Daniels chegou a dizer que “primeiro era preciso deixar que certas feridas fossem curadas”. Talvez estivesse se referindo ao estabelecimento do Estado do Vaticano em 1929. Numa outra ocasião, Daniels disse que “era preciso que certas pessoas estivessem fora de ação”, possivelmente querendo dizer que deveriam esperar que algumas delas morressem antes de levarem avante tais modificações. Uma pergunta que cada membro da IASD deveria fazer:Como pode nossas Crenças Fundamentais, defendidas por décadas pelos nossos pioneiros, e aprovadas em 1894 por 1521 signatários na Assembléia de Battle Creek, serem modificadas por apenas quatro homens? Foi desta forma que de maneira “oficiosa” a doutrina da Trindade passou a fazer parte da Crenças Fundamentais dos Adventistas, sendo publicada no Year Book de 1931 .
  • 46. O MOTIVO DAS MUDANÇAS A explicação que deram na tentativa de justificar as mudanças foi que isso facilitaria a entrada da IASD em países africanos. Na verdade esta é uma desculpa para introduzir a doutrina da Trindade nos Princípios Fundamen- tais da igreja e desvincular a IASD das Testemunhas de Jeová , uma vês que a declaração daquilo que os adventistas criam já existia desde 1894, onde tinha sido aprovada por 1521 membros, não havendo necessi- dade de elaborar uma nova declaração, bastando apenas encaminhar aquilo que já existia. Charles T. Russel – Fundador das Testemunhas de Jeová
  • 47. Nesta época os adventistas eram conhecidos pela população americana como uma seita do mesmo segmento das Testemunhas de Jeová, pois Charles T. Russel, fundador das Testemunhas de Jeová, quando tinha 20 anos tinha sido Adventista e foi onde aprendeu a doutrina do Deus único, razão pela qual as Testemunhas de Jeová até hoje não acreditam na doutrina da Trindade. A comunidade evangélica americana conhecia os Adventistas como: “ Uma seita do grupo das Testemunhas de Jeová.” Isso tornava os Adventistas uma das duas “seitas” de maior rejeição entre a população dos Estados Unidos. A população americana ainda não havia esquecido do “grupo de fanáti- cos” que anunciou a volta de Cristo para 1844 e mais tarde pregava que os Estados Unidos era a segunda besta do Apocalipse, e que conspirava para matar os guardadores do Sábado, através da Lei Dominical. As Testemunhas de Jeová por sua vez, não admitiam a transfusão de sangue, não saudavam a bandeira dos E.U.A., e outras formas de fana- tismo. A analogia da opinião pública americana ligando as duas “seitas” que não criam na Trindade, incomodava os administradores Adventistas. A lide- rança adventista tinha que mudar alguma coisa para se tornarem diferen- tes da seita de maior rejeição nos E.U.A., as Testemunhas de Jeová.
  • 48. 1940 – A CENSURA AOS LIVROS DOS PIONEIROS Em 1940 alguns livros da IASD começaram a ser censurados. Os livros de Uriah Smith começaram a ser “caçados” com a justificativa de serem livros que precisavam ser doados para serem então devidamente preservados. Acredita-se que na realidade o que aconteceu é que foram todos queimados. Mas por que os livros de Uriah Smith foram em especial “caçados”, desapa- recendo logo a seguir? Ensinamentos contidos em seus escritos, como o que se segue, por exemplo, pode responder muito bem esta questão. Vamos apresentar a página 82 do livro “As Profecias de Apocalipse” de Uriah Smith, traduzido para o português, os quais mostram claramente porque a nova IASD, agora trinitariana, estava tão preocupada em tirar esses livros de circulação, deixando-os bem longe da vista do povo. Essa é uma versão original de 1913:
  • 49.  
  • 50. Todas as afirmações sobre a origem de Jesus foram censuradas nas edi- ções posteriores a 1940. se estas citações eram perigosas heresias que precisavam ser supridas, por que Ellen G. White que conviveu com estes ensinamentos nunca recebeu uma clara orientação de Deus para corrigi-los? Pelo contrário, o que encontramos nos escritos de Ellen G. White com respeito a Uriah Smith e seus livros sobre Daniel e Apocalipse pode ser lido a seguir: “ A luz dada foi que Daniel e Apocalipse , O Grande Conflito e Patriarcas e Profetas se venderiam. Eles contém exatamente a mensagem de que o povo necessita, a luz especial que Deus deu a Seu povo. Os anjos de Deus preparariam o caminho para estes livros no coração do povo.” Special Instruction Regarding Royalties, pág.07; Colportor Evangelista, pág. 123-124.
  • 51.
  • 52. No livro “A Search for Identity” (“Em Busca de Identidade”/CPB) escrito por George R. Knight, comenta na página 154 que ainda em 1940, J. S. Washburn escreveu: “ Essa monstruosa doutrina (Trindade) transplantada do ateísmo para a igreja de Roma Papal, quer se introduzir na Mensagem do Terceiro Anjo – a Trindade está totalmente fora da Bíblia e dos ensinos do Espírito de Profecia. A revelação não dá o menor suporte para isso. Essa monstruosa concepção não tem lugar no universo do Abençoado Pai Celeste e Seu Filho. (JSW MS, The Trinity).” Um presidente da associação local ficou tão impressionado que mandou imprimir o folheto de Washburn e mandou distribuir entre os seus obreiros.
  • 53. “ ...então devemos observar que durante o período que vai de 1919 a 1950 houve também tentativas de tornar o adventismo mais cristão , especialmente durante a década de 1940. Essa década, por exemplo, testemunhou esforços da parte de alguns de ‘purificar’ e fortalecer as publicações adventistas. Três áreas ilustram estas tendências. A pri- meira diz respeito a Trindade. Como já observamos em capítulos anteriores, os primeiros adventistas eram, em termos gerais, antitrini- tarianos...” George R. Knight, Em Busca de Identidade, pág. 157.
  • 54.
  • 55.  
  • 56.  
  • 57. VOTO BATISMAL – 2002 1- Você crê, como ensinam as Escrituras, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo Se constituem em um só Deus, denominado a Trindade? 2- Aceita a morte de Jesus no Calvário, como o único caminho para o perdão e transformação, mediante a fé neste sacrifício? 3- Aceita que a expiação do homem foi consumada na cruz , quando Jesus derramou o próprio sangue como sacrifício, e que este processo expiatório continua no céu através da intercessão de Cristo no Santuá- rio Celestial, onde ministra como sacerdote em nosso favor?
  • 58.
  • 59. 1946 – QUALQUER ALTERAÇÃO DOUTRINÁRIA SÓ PODERÁ SER FEITA PELA ASSEMBLÉIA DA CONFERÊNCIA GERAL Em 1946 , numa Assembléia da Conferência Geral, os opositores da doutri- na da Trindade conseguiram aprovar uma interposição que assegurava que qualquer doutrina da igreja só poderia ser feita numa Assembléia da Conferência Geral. Isto significa que a alteração feita por apenas quatro homens em 1930 e publicada no Year Book de 1931, só se tornariam efetivos e oficiais após serem devidamente aprovadas em uma Assembléia da Conferência Geral. Para uma religião pertencer ao WCC é preciso ter como doutrina a Trindade . Os adventistas com dezenas de hospitais, centros de reabilita- ção, colégio e universidades nos E.U.A., precisavam das verbas governa- mentais e foram obrigados a “aparar as arestas” que faziam os congressis- tas americanos a torcer o nariz cada vez que alguém pedia verbas as insti- tuições Adventistas. Hoje, a ADRA tem em torno de 66% do seu orça- mento provindo do Departamento de Estado Americano e os convênios com o Social Security (Instituto de Previdência Americano), os quais são vitais para o “braço direito” da obra (nenhum hospital nos E.U.A. sobrevive sem esses contratos e ajuda do governo).
  • 60. 1980 – A MUDANÇA TORNA-SE OFICIAL Um livro (“Nisto Cremos”) de 450 páginas contendo as 27 doutrinas da IASD foi preparado pela Conferência Geral. É desnecessário comentar que entre as doutrinas apresentadas neste livro, estava a doutrina da Trindade. Este livro foi preparado com a finalidade de ser apresentado na Assembléia da Conferência Geral para ser definitivamente aprovado, tornando-se desta forma as crenças oficiais dos Adventistas do Sétimo Dia. No ano de 1980 numa Assembléia da Conferência Geral na cidade de Dallas no Estado do Texas, foi finalmente oficializado a doutrina da Trindade.
  • 61. Esta mudança na doutrina ocorrida no ano de 1980 é confirmado no livro “ A Trindade” (CPB), pág. 10:
  • 62. Na página 11 deste mesmo livro, encontramos o seguinte relato:
  • 63. COMO SE PROCESSARAM AS MUDANÇAS No dia 24 de maio de 1979 o pastor Neal Wilson (Presidente da Conferên- cia Geral na época) publicou na Revista Adventista Americana, uma carta aberta para a igreja. Nesta carta o presidente Neal Wilson convoca mem- bros e líderes da igreja para resolver algo que ele chamou de “dificuldade em questão teológica”. Neal Wilson definiu as “dificuldades teológicas” com o rótulo genérico de “ justificação pela fé” . Refere-se a uma agitação que deseja acabar, dizendo ser “uma inundação de cassetes, brochuras, livros e documentos, distribuídos através do correio, pelos quais os membros se comunicam, e nunca chegam ao conhecimento da verdade.” Pelo conteúdo da convocação, a comissão que teria apenas dois dias para estudar os chamados “pontos difíceis da doutrina Adventista” , sabia apenas que o assunto genérico seria “justificação pela fé” . Veja que os membros teriam apenas dois dias para concluir seus estudos sobre o assunto. Qualquer um sabe que, mesmo um pequeno estudo nece- ssita de mais de dois dias para ser concluído. Imagine agora, estudar em dois dias, o conteúdo do que ao ser impresso formaria um livro com mais de 450 páginas?
  • 64. Infelizmente, esse foi o início da preparação das 27 doutrinas depois aprovadas em Dallas, Texas, na Assembléia de 1980, e que tornaram OFICIAL a doutrina da Trindade. O pastor Neal Wilson evitou tratar dire- tamente do assunto da Trindade, apenas fazendo referência genérica sobre a “natureza de Cristo” como um dos assuntos a serem tratados. O presidente da Conferência Geral, Neal Wilson temendo uma discussão pública do assunto “Trindade”, fez os delegados presentes na Assembléia aprovarem a mudança na forma de um livro com mais de 450 páginas. Não foi informado aos presentes naquela Assembléia que entre aquelas 27 doutrinas existiam algumas radicais mudanças nas crenças que um dia foram defendidas e pregadas por nossos pioneiros. Pastor Neal Wilson
  • 65. EM DEFESA DA DOUTRINA DA TRINDADE O esforço para defender a doutrina da Trindade veio depois que começaram aparecer os primeiros focos de resistência conservadora. Mais tarde, em- bora muitos tenham percebido o erro, circunstancialmente foram obrigados a defender a doutrina da Trindade. A partir de 1980, por ordem da Divisão Sul Americana, começaram a disci- plinar todos os membros que se declaravam contra a doutrina da Trindade, ou tão somente promoviam reuniões domiciliares para o estudo do assunto. Centenas de adventistas tem sido expulsos da igreja em todas as partes do Brasil. Em sua grande maioria, os membros da igreja são cortados sem direito de se defenderem e os pastores violam o Direito Constitucional do cidadão de promover reuniões, sem sofrer qualquer tipo de coação. O mais desconcertante de toda esta história, é o fato de vermos que vários membros estão sendo removidos da comunhão das IASD por crerem exatamente como criam aqueles que a fundaram e a estabeleceram.
  • 66. O QUE DIZIAM OS PIONEIROS SOBRE A TRINDADE? O testemunho de Jesus dado a Ellen G. White no ano de 1905 nos informa que: “Quando o homem vier mover um alfinete do nosso fundamento o qual Deus estabeleceu pelo seu Santo Espírito, deixe os homens de idade que foram os pioneiros no nosso trabalho falar abertamente, e os que estiverem mortos falem também, reimprimindo os seus artigos das nossas revistas. Juntemos os raios da divina luz que Deus tem dado, e como Ele guiou seu povo, passo a passo no caminho da verdade. Esta verdade permanecerá pelo teste do tempo e da experiência.” - Manuscript Release, Vol. 1, pág. 55. Considerando o que diz o testemunho de Jesus, através de sua serva acima, que os artigos dos pioneiros deveriam ser impressos para que os homens não se desviassem do fundamento que Deus deu, em obediência a este testemunho, transcrevemos alguns destes artigos dos pioneiros, publicados na Review and Herald ( Revista Adventista americana), juntamente com as cópias escaneadas dos originais.
  • 68.  
  • 69. Tradução: “ A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar. Se tivesse levado avante, não teriam deixado nenhum vestígio do papado atrás, tal como a natural imortalidade, batismo por aspersão, a trindade , a guarda do domingo , e a igreja agora estaria livre de erros escriturísticos.” Thiago White, The Review and Herald, 07 de fevereiro de 1856.
  • 71.  
  • 72. Tradução: “ ...está tão longe da verdade como a velha e absurda doutrina trinitariana na qual diz que Jesus é verdadeiramente o Deus eterno.” J. N. Andrews, The Advent Review, 5 de agosto de 1852.
  • 74.  
  • 75. Tradução: “ Sustentar a doutrina da Trindade , não é mais que uma evidência da intoxicação pelo vinho que todas as nações beberam. O fato dessa ser uma das principais doutrinas, senão a principal, pela qual o bispo de Roma foi exaltado ao papado, não recomenda muito em seu favor. Isto deveria fazer alguém investigar por si mesmo, como quando os demônios fazem milagres para provar a imortalidade da alma. Se eu nunca duvidei antes, agora eu tenho que ir até o fundo para provar...” R. F. Cottrell, Advent Review, 6 de julho de 1869.
  • 77.  
  • 78. Tradução: “ Essa doutrina da Trindade foi trazida para a igreja no mesmo tempo em que a adoração de imagens, e a guarda do domingo e não é mais do que a doutrina dos persas remodelada...” J. N. Loughborough, Advent Review, 5 de novembro de 1861.
  • 80. “ Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. ‘Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós] , esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito’ [João 14:26]. ‘Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.’ [João 16:07].” Ellen G. White, Manuscript Releases Volume Fourteen, page 23 and 24.
  • 81.  
  • 82.  
  • 83. COMO ACEITAR ESTA MUDANÇA? Será que o argumento que nossos doutores e pastores estão usando para justificar a mudança de não-trinitarianos para trinitarianos é válida? Eles afirmam que nossa doutrina mudou porque os conceitos dos pioneiros estavam errados. Mas se isto é verdade por que Ellen G. White afirmou: “ Os pontos principais da nossa fé, tal como hoje, foram firmemente estabelecidos. Ponto por ponto foi claramente definido e toda a irmanda- de veio em harmonia. A inteira congregação de crentes está estabelecida na verdade. Há aqueles que vieram com estranhas doutrinas, mas nós não tememos encontrá-los. Nossa experiência foi maravilhosa e estabele- cida pela revelação do Espírito Santo.” MS. 1903. E ainda mais: “ Nenhum alfinete deve ser removido no que o Senhor estabeleceu. Nós encontraríamos segurança em menos do que o Senhor nos tem dado nesses últimos cinqüenta anos?” Review and Herald, 05/05/1905.
  • 84. Diante dos fatos apresentados, não fica muito difícil saber o que a irmã White estava querendo dizer quando escreveu: “ Haverá, mesmo entre nós, mercenários e lobos desfarçados em ovelhas que persuadirão [alguns do] rebanho de Deus a sacrificar a outros deuses diante do Senhor. ... Jovens que não se acham estabelecidos, arraigados e firmados na verdade serão corrompidos e desencaminhados pelos condutores cegos dos cegos; e os ímpios, os desdenhadores que duvidam e perecem, que desprezam a soberania do Ancião de Dias e colocam um falso deus sobre o trono, um ser de sua própria invenção , um ser completamente tal qual eles mesmos – estes instrumen- tos estarão nas mãos de Satanás para corromper a fé dos incautos.” Mensagem Escolhidas, Vol. 3, pág. 398.
  • 85. Veja abaixo, o que confessam os autores do livro “A Trindade”, na página 221:
  • 86. Ora irmãos, o pastor LeRoy E. Froom confessa que foi buscar informações sobre a Trindade em outras fontes por não ter encontrado nada nos livros da igreja. Os autores do livro “A Trindade” (CPB) confessam que os pontos de vista da igreja finalmente mudaram porque os adventistas chegaram a uma compreensão diferente da evidência bíblica . Como poderemos aceitar uma doutrina que não possui nenhum amparo, tanto na Bíblia como nos escritos da irmã Ellen G. White? É importante destacarmos que os fatos que aqui foram mencionados sobre as mudanças na doutrina da IASD, parece que só são ignorados pela maioria dos Adventistas, pois até mesmo os evangélicos conhecem bem esta história, como pode ser apresentado neste texto retirado do Site da Igreja Cristã de Deus (Christian Churches of God). É interessante também observar que neste texto não-adventista, está relatado de forma bem fundamentada que o Unitarismo e a guarda do Sábado eram as caracterís- ticas das igrejas cristãs primitivas. “ A Igreja Cristã foi dividida em dois grupos, os Unitarianos e Trinitarianos, somente a partir do concílio do quarto século. Nos dois primeiros séculos, todos eram unitarianos e acreditavam que Cristo era o grande Anjo do Velho Testamento. Os Trinitarianos ainda não existiam no Cristianismo.
  • 87. Eles eram pagãos adoradores em Roma, Júpiter, Juno, e Minerva, a Virgem Imaculada... Depois, a Trindade foi adotada de Constantinopla em 381, e a fé rachou novamente. Esta grande rachadura culminou com a introdução da Páscoa no segundo século. ... Os Unitarianos mantiveram-se em guerra com os Trinitarianos por alguns séculos... Os Unitarianos eram também guardadores do Sábado. Eles eram erronea- mente chamados de Arianos. A família do profeta Maomé era dessa linhagem Sabatista. No quarto século, a Igreja Abissiniana enviou seu arcebispo Mueses para a China através da Índia. Ele estabeleceu o Cristia- nismo na China, que era Unitarianos guardadores do Sábado... Na Reforma, a Igreja Unitariana se dividiu em dois ramos. Um foi o elemento Unitariano radical, o qual veio de grupos Protestantes e guardam o Domingo e os feriados católicos. O outro elemento veio da Igreja Valdense pré-Refor- ma, eles eram Sabatistas. Seus descendentes estão na Europa atualmente... Este sistema radical Unitariano nega a pré-existencia de Cristo e, em termos históricos, é uma inovação relativamente recente... Até a poucas décadas, bem recentes, todas as igrejas guardadoras do Sábado eram não-trinitaria- nas. Os Adventistas do Sétimo Dia tornaram-se trinitarianos, formalmente, em 1978 [quando a Comissão Executiva da Associação Geral aprovou a re- lação de 27 doutrinas fundamentais, oficializada na Reunião da Associação
  • 88. Geral de 1980]...” Fonte: http://www.logon.org/english/s/p060.html A SITUAÇÃO ATUAL DA IGREJA ADVENTISTA Durante muitos anos a liderança da IASD conseguiu ocultar dos membros, as mudanças ocorridas nos Princípios Fundamentais da Igreja. Até hoje, poucos são os membros que sabem que um dia a IASD foi uma igreja, não trinitariana. Ou seja, como preferem denominar os “doutores em divindade” da IASD, arianos ou semi-arianos. Com a evolução dos meios de comunicação, principalmente a comunicação por meio de computadores, a Internet, as informações estão disponíveis a todos em todo o mundo, bastando para isso ter acesso a um computador. Nos E.U.A. há um despertar muito lento. Mas, é no Brasil (país com a maior população adventista) que se concentra os focos mais ativos de insurgência anti-trinitarinana. Com sucesso a administração vinha iludindo os adventistas com as histórias de que os pioneiros eram semi-arianos e que não tinham definido sua doutrina, sendo que a doutrina da Trindade foi uma revelação que Deus
  • 89. deu a igreja de forma progressiva. diante desta afirmação, surge a seguinte pergunta: Porque Deus revelaria a doutrina da Trindade primeiramente à Igreja Católica, a mãe das meretrizes, para somente depois de 1700 anos reve- lar a Igreja Adventista? Não nos parece que alguma coisa esta errada? Outro argumento usado é o de que os pioneiros tinham verdadeira aversão em publicar as doutrinas da igreja, por isso a doutrina da Trindade só foi publicada de forma oficial no ano de 1980. Apenas esquecem que os Princípios Fundamentais da IASD já haviam sido publicados em 1894 e republicados sucessivamente nos Year Books. Outra estratégia era jogar a mudança da doutrina para um tempo remoto, num início ainda inseguro, em que os pioneiros procuravam firmar âncoras e estabelecer raízes. MAS COMO AGORA SABEMOS, A HISTÓRIA ERA COMPLETAMENTE DIFERENTE!
  • 90. “ Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” I Coríntios 8:06. “ E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:03.
  • 91. Estudo formatado pelos ADVENTISTAS DO 7º DIA HISTÓRICOS DE FLORIANÓPOLIS-SC Contato: arautosdaverdade@hotmail.com Visite: WWW.ADVENTISTAS-HISTÓRICOS.COM