SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  14
Exploração Infantil
INTRODUÇÃO Uma das situações mais problemáticas que se tem vindo a deparar ao longo dos anos na nossa sociedade é sem dúvida a prática do trabalho infantil.     Sobretudo em África e na América Latina (países pobres – países em desenvolvimento) onde este problema tem maior intensidade. Algumas Perguntas, que queremos Respostas Será que existem direitos de igualdade nas crianças?  A caminhada para uma efectiva igualdade entre as crianças tem de continuar: mas como? Será que quando uma criança é vítima de trabalho infantil não estará a ser usada como um meio para se atingir determinados fins?
A luta contra a injustiça algum dia acabará?     Na minha opinião o trabalho infantil é um problema muito grave e intolerável (uma calamidade) que teima em não ter fim. É sem dúvida uma forma de violação dos direitoshumanos, logo há o desrespeitopelas leis morais. A exploração da mão-de-obra infantil terájustificação?     Façamos uma reflexão acerca do trabalhoinfantil, ver até que ponto o     problema não terá solução, se terá justificação! Esensibilizar aqueles que     ainda não se deram conta deste grave e delicado problema.
Qual a razão pela qual as crianças trabalham?     Há quem defenda que o trabalho infantil é uma prática disciplinadora, prepara as crianças para a vida e é uma forma de evitar a malandragem.     Pois na verdade, a principal razão pela qual as crianças trabalham é a pobreza das suas famílias (algumas crianças até trabalham para a sua subsistência). É óbvio que existem também outros factores que condicionam o trabalho das crianças, tais como, a violência; a falta de oportunidades educativas, profissionais e de realização pessoal.         No meu ponto de vista o trabalho infantil traz consequências para as crianças exploradas! Por exemplo, as crianças não podem ter uma boa educação, nem fazer actividades próprias da sua idade,o que prejudica a sua formação como pessoa e o seu desenvolvimento.
Não terão todas as crianças os mesmos direitos? Não terão o direito a uma infância feliz?      As crianças que são exploradas nunca irão crescer NATURALMENTE porque nunca lhes deram essa possibilidade de escolha!     Então não existem direitos de igualdade entre as crianças?!     Quais os princípios de justiça, de uma sociedade justa?     A teoria da justiça e a de direitos e imparcialidade, que é e deve ser a base de qualquer fundamentação dos direitos humanos, de forma a convencer a sua universalidade. Certo!? Assim, a única hipótese é  de privar os indivíduos da sua liberdade é passarem a ser controlados por alguém (o estado) que impeça situações moralmente injustas (como o trabalho infantil).      Atendendo a estes princípios teríamos assim todas as crianças com os mesmos direitos, passando a ter uma infância feliz!
Na questão acima  eticamente temos:     Nunca devemos utilizar o Homem como um meio para se atingir determinados fins, mas sempre como um fim em si próprio. O valor moral das acções depende do respeito pelos princípios dos outros, levando ao cumprimento do dever por dever, como regra de acção.     Com isto conclui-se que este acto do trabalho infantil é condenado moralmente.      A posição a este problema será defender que o valor moral das acções depende das nossas consequências, assim uma acção é considerada boa se traz felicidade, isto é (ausência de dor)!
Deveríamos apoiar a compra de produtos que são feitos sem recurso à exploração do trabalho infantil?      Esse acto irá proporcionar felicidade para o maior número, na medida que o Homem irá aproveitar-se do trabalho daquelas crianças (por exemplo: uma marca muito conhecida e usada a “nike” explora crianças…)  Como irradiar a situação do trabalho infantil? Perante este terrível e preocupante problema devíamos tentar arranjar possíveis soluções e  argumentar para a eliminação do trabalho infantil.     Comecemos pela definição de criança, talvez nos ajude: Criança igual ser humano de pouca idade.
Todas as crianças são seres humanos e têm direitos!     Como  se pode verificar, as crianças não deixam de ser seres humanos e como seres humanos que são, têm direitos, mas não são devidamente respeitados! Na prática do trabalho infantil, existem valores que não são respeitados e que são muito importantes, tais como: a dignidade, a vida, a justiça, a igualdade, a liberdade...     Para as crianças não precisarem de trabalhar, é necessário colocar em causa os direitos e liberdades fundamentais das crianças, isto é, lutar contra a exploração do trabalho infantil, em defesa de uma sociedade mais justa, onde todas as crianças tenham os seus direitos respeitados.
Para isso,  o acesso das crianças à educação básica ajude na redução do trabalho infantil, e com isto elas não teriam oportunidade para trabalharem. Que medida a tomar , que ajudara a eliminar o trabalho infantil? Tentar-se-ia adoptar um ponto de vista imparcial a fim de atingir valores universais aceites ,e colocados em prática, acabariam com esta injustiça. (Só os valores universais conseguirão condenar o que está universalmente errado e atribuir mérito ao que está universalmente correcto!) Por em prática algo, é preciso compreensão. Os “exploradores” deverão entender que as crianças não são escravas de ninguém ,nem mesmo dos país. Claro que isto não será conseguido de um dia para o outro, mas como estamos a sofrer um processo de socialização, (transmissão ou mudança de cultura de geração). A nova geração, ouviria e se aperceberá da injustiça que existe na sociedade e desenvolvera uma consciência mais aberta em relação a estes problema. Assim, pouco a pouco resultara numa mudança de mentalidade, que facilitara, e o solucionaria.
Será necessário ir mais longe e reivindicar os direitos destas crianças? É importante salientar que existem organizações que lutam pelos direitos das crianças.     Temos: a UNICEF que é uma organização que trabalha para esse fim: a defesa dos direitos das crianças e consequente eliminação/combate ao trabalho infantil; o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); entre outras.     Já foram propostas soluções pelas organizações, para erradicar com o trabalho infantil, alguns exemplos se seguem: * A denúncia de todas as formas e situações de exploração de crianças; * A promoção de acções de sensibilização/formação; * Celebrar o dia Mundial contra o trabalho infantil (12/ Junho).…
CONCLUSÃO Não podemos baixar os braços, esquecendo estas crianças.      O problema destas crianças é um problema de todos nós, uma vez que, se a situação delas não for alterada, o ciclo de pobreza e exploração do trabalho infantil tende a continuar e a não acabar.      O único meio de impedir a renovação desse ciclo, é através de políticas sociais. Essas medidas devem ser tomadas pelo governo, e indirectamente pela população em geral, através do sistema democrático! (que leva a que se estabeleçam critérios/leis universais)      (nota: lei igual mentalidade).
     No entanto podemos verificar que ainda não se verificou essa protecção total nas crianças exploradas! Será que podemos falar em progresso enquanto houver crianças exploradas?     Enquanto as crianças continuarem a ser utilizadas comoum meio para se atingir determinados fins, nunca teremos um mundo plenamente justo, digno e desenvolvido!  Qual o papel de cada um de nós contra a exploração infantil?     Sabemos que o combate ao trabalho infantil é uma meta invisível, porém se aplicarmos as medidas (possíveis soluções) referidas, talvez haja o fim do trabalho infantil.      Não podemos devolver a essas crianças o que lhes foi tirado mas, podemos trabalhar para ajudar      a resgatá-las e criar ambientes em que as famílias     não possam pôr em risco os membros mais jovens e     mais vulneráveis da sociedade: as crianças.
Todos olhamos para as crianças com ternura, amor e seres frágeis, porque será? Observe estas imagens, o que sente?
É preciso pôr um fim a este problema! Não podemos ficar indiferentes! Queremos um mundo que seja digno! É possível mudar! Deixai-as serem crianças na plenitude da palavra!                Elaborado     Por: ORQUIDEA AZEREDO

Contenu connexe

Tendances

Aula sobre violência contra crianças
Aula sobre violência contra criançasAula sobre violência contra crianças
Aula sobre violência contra criançasDiego Alvarez
 
Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolesce...
Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolesce...Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolesce...
Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolesce...Marilene dos Santos
 
Palestra trabalho infantil nnn
Palestra trabalho infantil nnnPalestra trabalho infantil nnn
Palestra trabalho infantil nnnMarília Mota
 
Trabalho infantil
Trabalho infantilTrabalho infantil
Trabalho infantilbryner97
 
Violencia contra criança e adolescente
Violencia contra criança e adolescenteViolencia contra criança e adolescente
Violencia contra criança e adolescentetlvp
 
Apresentação direitos e deveres da criança
Apresentação   direitos e deveres da criançaApresentação   direitos e deveres da criança
Apresentação direitos e deveres da criançaMarlidia Pinheiro
 
lei maria da penha
lei maria da penhalei maria da penha
lei maria da penhaCleide Silva
 
Visão geral sobre o ECA
Visão geral sobre o ECAVisão geral sobre o ECA
Visão geral sobre o ECAclaudiadmaia
 
Eca comentado
Eca comentadoEca comentado
Eca comentadoappfoz
 
O papel da família na educação dos filhos
O papel da família na educação dos filhosO papel da família na educação dos filhos
O papel da família na educação dos filhosMarta Lemos
 
Os deveres da família por simone helen drumond
Os deveres da família por simone helen drumondOs deveres da família por simone helen drumond
Os deveres da família por simone helen drumondSimoneHelenDrumond
 
Abuso e exploração sexual de criança e adolescente
Abuso e exploração sexual de criança e adolescenteAbuso e exploração sexual de criança e adolescente
Abuso e exploração sexual de criança e adolescenteLuisa Sena
 
Slide projeto violencia e abuso sexual renata
Slide projeto violencia e abuso sexual   renataSlide projeto violencia e abuso sexual   renata
Slide projeto violencia e abuso sexual renataFabiana Subrinho
 
Palestra Violência Sexual contra crianças e adolescentes
Palestra Violência Sexual contra crianças e adolescentesPalestra Violência Sexual contra crianças e adolescentes
Palestra Violência Sexual contra crianças e adolescentesMichelle Moraes Santos
 
Escola e família em parceria palestra norma
Escola e família em parceria palestra normaEscola e família em parceria palestra norma
Escola e família em parceria palestra normaFabiola Sampaio
 

Tendances (20)

18 de maio
18 de maio18 de maio
18 de maio
 
Trabalho infantil
Trabalho infantilTrabalho infantil
Trabalho infantil
 
A importância do eca
A importância do ecaA importância do eca
A importância do eca
 
Aula sobre violência contra crianças
Aula sobre violência contra criançasAula sobre violência contra crianças
Aula sobre violência contra crianças
 
Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolesce...
Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolesce...Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolesce...
Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolesce...
 
Palestra trabalho infantil nnn
Palestra trabalho infantil nnnPalestra trabalho infantil nnn
Palestra trabalho infantil nnn
 
Trabalho infantil apresentação
Trabalho infantil apresentaçãoTrabalho infantil apresentação
Trabalho infantil apresentação
 
Trabalho infantil
Trabalho infantilTrabalho infantil
Trabalho infantil
 
Trabalho infantil
Trabalho infantilTrabalho infantil
Trabalho infantil
 
Violencia contra criança e adolescente
Violencia contra criança e adolescenteViolencia contra criança e adolescente
Violencia contra criança e adolescente
 
Apresentação direitos e deveres da criança
Apresentação   direitos e deveres da criançaApresentação   direitos e deveres da criança
Apresentação direitos e deveres da criança
 
lei maria da penha
lei maria da penhalei maria da penha
lei maria da penha
 
Visão geral sobre o ECA
Visão geral sobre o ECAVisão geral sobre o ECA
Visão geral sobre o ECA
 
Eca comentado
Eca comentadoEca comentado
Eca comentado
 
O papel da família na educação dos filhos
O papel da família na educação dos filhosO papel da família na educação dos filhos
O papel da família na educação dos filhos
 
Os deveres da família por simone helen drumond
Os deveres da família por simone helen drumondOs deveres da família por simone helen drumond
Os deveres da família por simone helen drumond
 
Abuso e exploração sexual de criança e adolescente
Abuso e exploração sexual de criança e adolescenteAbuso e exploração sexual de criança e adolescente
Abuso e exploração sexual de criança e adolescente
 
Slide projeto violencia e abuso sexual renata
Slide projeto violencia e abuso sexual   renataSlide projeto violencia e abuso sexual   renata
Slide projeto violencia e abuso sexual renata
 
Palestra Violência Sexual contra crianças e adolescentes
Palestra Violência Sexual contra crianças e adolescentesPalestra Violência Sexual contra crianças e adolescentes
Palestra Violência Sexual contra crianças e adolescentes
 
Escola e família em parceria palestra norma
Escola e família em parceria palestra normaEscola e família em parceria palestra norma
Escola e família em parceria palestra norma
 

En vedette

Direito à infância sem Trabalho Exploratório Infantil
Direito à infância sem Trabalho Exploratório InfantilDireito à infância sem Trabalho Exploratório Infantil
Direito à infância sem Trabalho Exploratório InfantilJuuh Rodrigues
 
Trabalho infantil em portugal e no mundo
Trabalho infantil em portugal e no mundoTrabalho infantil em portugal e no mundo
Trabalho infantil em portugal e no mundomluisavalente
 
Exploração do trabalho infantil
Exploração do trabalho infantilExploração do trabalho infantil
Exploração do trabalho infantilEliana Graça
 
Apresentação de slides pronto
Apresentação de slides prontoApresentação de slides pronto
Apresentação de slides prontocandidacbertao
 
Relatório da CPI do Trabalho Infantil
Relatório da CPI do Trabalho InfantilRelatório da CPI do Trabalho Infantil
Relatório da CPI do Trabalho InfantilPaulo Veras
 
Luta contra o trabalho infantil
Luta contra o trabalho infantilLuta contra o trabalho infantil
Luta contra o trabalho infantilleidianelopes1
 
exploraçao infantil
exploraçao infantilexploraçao infantil
exploraçao infantilnelson0
 
Questões éticas e morais da atividade publicitária direcionada
Questões éticas e morais da atividade publicitária direcionadaQuestões éticas e morais da atividade publicitária direcionada
Questões éticas e morais da atividade publicitária direcionadaDhione Oliveira
 
Violação dos direitos humanos mariana
Violação dos direitos humanos marianaViolação dos direitos humanos mariana
Violação dos direitos humanos marianaressurreicaorecreio
 
Exploração do trabalho infantil
Exploração do trabalho infantilExploração do trabalho infantil
Exploração do trabalho infantilcelesita
 
Manual de convenções da OIT na área de segurança e saúde do trabalho
Manual de convenções da OIT na área de segurança e saúde do trabalhoManual de convenções da OIT na área de segurança e saúde do trabalho
Manual de convenções da OIT na área de segurança e saúde do trabalhoRobson Peixoto
 
Apresentação Trabalho Infantil
Apresentação Trabalho InfantilApresentação Trabalho Infantil
Apresentação Trabalho Infantildeputadamarina
 
Trabalho Infantil
Trabalho InfantilTrabalho Infantil
Trabalho InfantilFocap
 

En vedette (20)

Direito à infância sem Trabalho Exploratório Infantil
Direito à infância sem Trabalho Exploratório InfantilDireito à infância sem Trabalho Exploratório Infantil
Direito à infância sem Trabalho Exploratório Infantil
 
Fatos e imagens do trabalho infantil no Brasil
Fatos e imagens do trabalho infantil no BrasilFatos e imagens do trabalho infantil no Brasil
Fatos e imagens do trabalho infantil no Brasil
 
Trabalho infantil em portugal e no mundo
Trabalho infantil em portugal e no mundoTrabalho infantil em portugal e no mundo
Trabalho infantil em portugal e no mundo
 
Exploração do trabalho infantil
Exploração do trabalho infantilExploração do trabalho infantil
Exploração do trabalho infantil
 
Apresentação de slides pronto
Apresentação de slides prontoApresentação de slides pronto
Apresentação de slides pronto
 
Exploração do Trabalho Infantil
Exploração do Trabalho InfantilExploração do Trabalho Infantil
Exploração do Trabalho Infantil
 
Relatório da CPI do Trabalho Infantil
Relatório da CPI do Trabalho InfantilRelatório da CPI do Trabalho Infantil
Relatório da CPI do Trabalho Infantil
 
Programa de erradicação do trabalho infantil 02
Programa de erradicação do trabalho infantil 02Programa de erradicação do trabalho infantil 02
Programa de erradicação do trabalho infantil 02
 
Luta contra o trabalho infantil
Luta contra o trabalho infantilLuta contra o trabalho infantil
Luta contra o trabalho infantil
 
exploraçao infantil
exploraçao infantilexploraçao infantil
exploraçao infantil
 
Publicação1
Publicação1Publicação1
Publicação1
 
Questões éticas e morais da atividade publicitária direcionada
Questões éticas e morais da atividade publicitária direcionadaQuestões éticas e morais da atividade publicitária direcionada
Questões éticas e morais da atividade publicitária direcionada
 
Violação dos direitos humanos mariana
Violação dos direitos humanos marianaViolação dos direitos humanos mariana
Violação dos direitos humanos mariana
 
Trabalho Infantil
Trabalho InfantilTrabalho Infantil
Trabalho Infantil
 
Exploração do trabalho infantil
Exploração do trabalho infantilExploração do trabalho infantil
Exploração do trabalho infantil
 
Manual de convenções da OIT na área de segurança e saúde do trabalho
Manual de convenções da OIT na área de segurança e saúde do trabalhoManual de convenções da OIT na área de segurança e saúde do trabalho
Manual de convenções da OIT na área de segurança e saúde do trabalho
 
Apresentação Trabalho Infantil
Apresentação Trabalho InfantilApresentação Trabalho Infantil
Apresentação Trabalho Infantil
 
Relatório Peteca Tianguá 2012
Relatório Peteca Tianguá 2012Relatório Peteca Tianguá 2012
Relatório Peteca Tianguá 2012
 
.
..
.
 
Trabalho Infantil
Trabalho InfantilTrabalho Infantil
Trabalho Infantil
 

Similaire à ExploraçãO Infantil Power Point C Musica

Valores do jesse
Valores do jesseValores do jesse
Valores do jesseJhess00
 
11. apresentação+rosinha+mpt2
11. apresentação+rosinha+mpt211. apresentação+rosinha+mpt2
11. apresentação+rosinha+mpt2Onésimo Remígio
 
Educação em direitos humanos
Educação em direitos humanosEducação em direitos humanos
Educação em direitos humanosWaldiana Ferreira
 
Educaçao e açao_pelos_direitos_humanos_aguirre-1
Educaçao e açao_pelos_direitos_humanos_aguirre-1Educaçao e açao_pelos_direitos_humanos_aguirre-1
Educaçao e açao_pelos_direitos_humanos_aguirre-1Luciene Fernandes
 
Limitesevalores 110309101628-phpapp01
Limitesevalores 110309101628-phpapp01Limitesevalores 110309101628-phpapp01
Limitesevalores 110309101628-phpapp01walquirianobrega
 
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...Maria Cecilia Silva
 
Aprender a aprender: o papel da linguagem
Aprender a aprender: o papel da linguagem Aprender a aprender: o papel da linguagem
Aprender a aprender: o papel da linguagem Andreia Campos
 
A publicidade na vida diaria das crianças
A publicidade na vida diaria das criançasA publicidade na vida diaria das crianças
A publicidade na vida diaria das criançasfedupereira
 
Medialogue campanha somos todos responsáveis
Medialogue   campanha somos todos responsáveisMedialogue   campanha somos todos responsáveis
Medialogue campanha somos todos responsáveisabradiminas
 
Oportunidades e escolhas
Oportunidades e escolhasOportunidades e escolhas
Oportunidades e escolhasImpactto Cursos
 
Pequenos descuidos grandes problemas américo canhoto
Pequenos descuidos grandes problemas   américo canhotoPequenos descuidos grandes problemas   américo canhoto
Pequenos descuidos grandes problemas américo canhotoHelio Cruz
 
Atps de politica social de atenção a criança, adolecente e idoso
Atps de politica social de atenção a criança, adolecente e idosoAtps de politica social de atenção a criança, adolecente e idoso
Atps de politica social de atenção a criança, adolecente e idosoFERNANDO SILVA VILHALVA
 
Ensinar e aprender com sentido - Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
Ensinar e aprender com sentido - Metodologias Ativas de Ensino AprendizagemEnsinar e aprender com sentido - Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
Ensinar e aprender com sentido - Metodologias Ativas de Ensino AprendizagemFabio Batalha M Barros
 
Apostila do curso violencia sexual ea d apos
Apostila do curso violencia sexual   ea d aposApostila do curso violencia sexual   ea d apos
Apostila do curso violencia sexual ea d aposLaura Fernanda Nunes
 
Apostila do curso violência sexual
Apostila do curso violência sexual Apostila do curso violência sexual
Apostila do curso violência sexual Laura Fernanda Nunes
 

Similaire à ExploraçãO Infantil Power Point C Musica (20)

Valores do jesse
Valores do jesseValores do jesse
Valores do jesse
 
Aula miguel arroyo
Aula miguel arroyoAula miguel arroyo
Aula miguel arroyo
 
11. apresentação+rosinha+mpt2
11. apresentação+rosinha+mpt211. apresentação+rosinha+mpt2
11. apresentação+rosinha+mpt2
 
Educação em direitos humanos
Educação em direitos humanosEducação em direitos humanos
Educação em direitos humanos
 
Educaçao e açao_pelos_direitos_humanos_aguirre-1
Educaçao e açao_pelos_direitos_humanos_aguirre-1Educaçao e açao_pelos_direitos_humanos_aguirre-1
Educaçao e açao_pelos_direitos_humanos_aguirre-1
 
Limites e valores
Limites e valoresLimites e valores
Limites e valores
 
Limitesevalores 110309101628-phpapp01
Limitesevalores 110309101628-phpapp01Limitesevalores 110309101628-phpapp01
Limitesevalores 110309101628-phpapp01
 
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...
 
Aprender a aprender: o papel da linguagem
Aprender a aprender: o papel da linguagem Aprender a aprender: o papel da linguagem
Aprender a aprender: o papel da linguagem
 
A publicidade na vida diaria das crianças
A publicidade na vida diaria das criançasA publicidade na vida diaria das crianças
A publicidade na vida diaria das crianças
 
Medialogue campanha somos todos responsáveis
Medialogue   campanha somos todos responsáveisMedialogue   campanha somos todos responsáveis
Medialogue campanha somos todos responsáveis
 
Oportunidades e escolhas
Oportunidades e escolhasOportunidades e escolhas
Oportunidades e escolhas
 
Pequenos descuidos grandes problemas américo canhoto
Pequenos descuidos grandes problemas   américo canhotoPequenos descuidos grandes problemas   américo canhoto
Pequenos descuidos grandes problemas américo canhoto
 
Atps de politica social de atenção a criança, adolecente e idoso
Atps de politica social de atenção a criança, adolecente e idosoAtps de politica social de atenção a criança, adolecente e idoso
Atps de politica social de atenção a criança, adolecente e idoso
 
Ensinar e aprender com sentido - Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
Ensinar e aprender com sentido - Metodologias Ativas de Ensino AprendizagemEnsinar e aprender com sentido - Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
Ensinar e aprender com sentido - Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
 
Apostila do curso violencia sexual ea d apos
Apostila do curso violencia sexual   ea d aposApostila do curso violencia sexual   ea d apos
Apostila do curso violencia sexual ea d apos
 
Apostila do curso violência sexual
Apostila do curso violência sexual Apostila do curso violência sexual
Apostila do curso violência sexual
 
Desaparecer
DesaparecerDesaparecer
Desaparecer
 
Direitos humanos e mídia
Direitos humanos e mídiaDireitos humanos e mídia
Direitos humanos e mídia
 
Uma pedagogiahumanizadora paulofreire
Uma pedagogiahumanizadora paulofreireUma pedagogiahumanizadora paulofreire
Uma pedagogiahumanizadora paulofreire
 

Plus de Orquidea007

X CartõEs Da Empresa Pessoal Kiki
X CartõEs Da Empresa Pessoal KikiX CartõEs Da Empresa Pessoal Kiki
X CartõEs Da Empresa Pessoal KikiOrquidea007
 
X Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki2
X Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki2X Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki2
X Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki2Orquidea007
 
X CartõEs Da Empresa Pessoal Kiki
X CartõEs Da Empresa Pessoal KikiX CartõEs Da Empresa Pessoal Kiki
X CartõEs Da Empresa Pessoal KikiOrquidea007
 
X Blog Publicitario Port
X Blog Publicitario PortX Blog Publicitario Port
X Blog Publicitario PortOrquidea007
 
X O Meu Salao Projecto Ce
X O Meu Salao Projecto CeX O Meu Salao Projecto Ce
X O Meu Salao Projecto CeOrquidea007
 
X Blog Publicitario Port
X Blog Publicitario PortX Blog Publicitario Port
X Blog Publicitario PortOrquidea007
 
Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki
Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro KikiAnuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki
Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro KikiOrquidea007
 

Plus de Orquidea007 (7)

X CartõEs Da Empresa Pessoal Kiki
X CartõEs Da Empresa Pessoal KikiX CartõEs Da Empresa Pessoal Kiki
X CartõEs Da Empresa Pessoal Kiki
 
X Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki2
X Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki2X Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki2
X Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki2
 
X CartõEs Da Empresa Pessoal Kiki
X CartõEs Da Empresa Pessoal KikiX CartõEs Da Empresa Pessoal Kiki
X CartõEs Da Empresa Pessoal Kiki
 
X Blog Publicitario Port
X Blog Publicitario PortX Blog Publicitario Port
X Blog Publicitario Port
 
X O Meu Salao Projecto Ce
X O Meu Salao Projecto CeX O Meu Salao Projecto Ce
X O Meu Salao Projecto Ce
 
X Blog Publicitario Port
X Blog Publicitario PortX Blog Publicitario Port
X Blog Publicitario Port
 
Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki
Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro KikiAnuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki
Anuncio Para Profissinal Cabeleireiro Kiki
 

ExploraçãO Infantil Power Point C Musica

  • 2. INTRODUÇÃO Uma das situações mais problemáticas que se tem vindo a deparar ao longo dos anos na nossa sociedade é sem dúvida a prática do trabalho infantil. Sobretudo em África e na América Latina (países pobres – países em desenvolvimento) onde este problema tem maior intensidade. Algumas Perguntas, que queremos Respostas Será que existem direitos de igualdade nas crianças? A caminhada para uma efectiva igualdade entre as crianças tem de continuar: mas como? Será que quando uma criança é vítima de trabalho infantil não estará a ser usada como um meio para se atingir determinados fins?
  • 3. A luta contra a injustiça algum dia acabará? Na minha opinião o trabalho infantil é um problema muito grave e intolerável (uma calamidade) que teima em não ter fim. É sem dúvida uma forma de violação dos direitoshumanos, logo há o desrespeitopelas leis morais. A exploração da mão-de-obra infantil terájustificação? Façamos uma reflexão acerca do trabalhoinfantil, ver até que ponto o problema não terá solução, se terá justificação! Esensibilizar aqueles que ainda não se deram conta deste grave e delicado problema.
  • 4. Qual a razão pela qual as crianças trabalham? Há quem defenda que o trabalho infantil é uma prática disciplinadora, prepara as crianças para a vida e é uma forma de evitar a malandragem. Pois na verdade, a principal razão pela qual as crianças trabalham é a pobreza das suas famílias (algumas crianças até trabalham para a sua subsistência). É óbvio que existem também outros factores que condicionam o trabalho das crianças, tais como, a violência; a falta de oportunidades educativas, profissionais e de realização pessoal.   No meu ponto de vista o trabalho infantil traz consequências para as crianças exploradas! Por exemplo, as crianças não podem ter uma boa educação, nem fazer actividades próprias da sua idade,o que prejudica a sua formação como pessoa e o seu desenvolvimento.
  • 5. Não terão todas as crianças os mesmos direitos? Não terão o direito a uma infância feliz? As crianças que são exploradas nunca irão crescer NATURALMENTE porque nunca lhes deram essa possibilidade de escolha! Então não existem direitos de igualdade entre as crianças?! Quais os princípios de justiça, de uma sociedade justa? A teoria da justiça e a de direitos e imparcialidade, que é e deve ser a base de qualquer fundamentação dos direitos humanos, de forma a convencer a sua universalidade. Certo!? Assim, a única hipótese é de privar os indivíduos da sua liberdade é passarem a ser controlados por alguém (o estado) que impeça situações moralmente injustas (como o trabalho infantil). Atendendo a estes princípios teríamos assim todas as crianças com os mesmos direitos, passando a ter uma infância feliz!
  • 6. Na questão acima eticamente temos: Nunca devemos utilizar o Homem como um meio para se atingir determinados fins, mas sempre como um fim em si próprio. O valor moral das acções depende do respeito pelos princípios dos outros, levando ao cumprimento do dever por dever, como regra de acção. Com isto conclui-se que este acto do trabalho infantil é condenado moralmente. A posição a este problema será defender que o valor moral das acções depende das nossas consequências, assim uma acção é considerada boa se traz felicidade, isto é (ausência de dor)!
  • 7. Deveríamos apoiar a compra de produtos que são feitos sem recurso à exploração do trabalho infantil? Esse acto irá proporcionar felicidade para o maior número, na medida que o Homem irá aproveitar-se do trabalho daquelas crianças (por exemplo: uma marca muito conhecida e usada a “nike” explora crianças…) Como irradiar a situação do trabalho infantil? Perante este terrível e preocupante problema devíamos tentar arranjar possíveis soluções e argumentar para a eliminação do trabalho infantil. Comecemos pela definição de criança, talvez nos ajude: Criança igual ser humano de pouca idade.
  • 8. Todas as crianças são seres humanos e têm direitos! Como se pode verificar, as crianças não deixam de ser seres humanos e como seres humanos que são, têm direitos, mas não são devidamente respeitados! Na prática do trabalho infantil, existem valores que não são respeitados e que são muito importantes, tais como: a dignidade, a vida, a justiça, a igualdade, a liberdade... Para as crianças não precisarem de trabalhar, é necessário colocar em causa os direitos e liberdades fundamentais das crianças, isto é, lutar contra a exploração do trabalho infantil, em defesa de uma sociedade mais justa, onde todas as crianças tenham os seus direitos respeitados.
  • 9. Para isso, o acesso das crianças à educação básica ajude na redução do trabalho infantil, e com isto elas não teriam oportunidade para trabalharem. Que medida a tomar , que ajudara a eliminar o trabalho infantil? Tentar-se-ia adoptar um ponto de vista imparcial a fim de atingir valores universais aceites ,e colocados em prática, acabariam com esta injustiça. (Só os valores universais conseguirão condenar o que está universalmente errado e atribuir mérito ao que está universalmente correcto!) Por em prática algo, é preciso compreensão. Os “exploradores” deverão entender que as crianças não são escravas de ninguém ,nem mesmo dos país. Claro que isto não será conseguido de um dia para o outro, mas como estamos a sofrer um processo de socialização, (transmissão ou mudança de cultura de geração). A nova geração, ouviria e se aperceberá da injustiça que existe na sociedade e desenvolvera uma consciência mais aberta em relação a estes problema. Assim, pouco a pouco resultara numa mudança de mentalidade, que facilitara, e o solucionaria.
  • 10. Será necessário ir mais longe e reivindicar os direitos destas crianças? É importante salientar que existem organizações que lutam pelos direitos das crianças. Temos: a UNICEF que é uma organização que trabalha para esse fim: a defesa dos direitos das crianças e consequente eliminação/combate ao trabalho infantil; o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); entre outras. Já foram propostas soluções pelas organizações, para erradicar com o trabalho infantil, alguns exemplos se seguem: * A denúncia de todas as formas e situações de exploração de crianças; * A promoção de acções de sensibilização/formação; * Celebrar o dia Mundial contra o trabalho infantil (12/ Junho).…
  • 11. CONCLUSÃO Não podemos baixar os braços, esquecendo estas crianças. O problema destas crianças é um problema de todos nós, uma vez que, se a situação delas não for alterada, o ciclo de pobreza e exploração do trabalho infantil tende a continuar e a não acabar. O único meio de impedir a renovação desse ciclo, é através de políticas sociais. Essas medidas devem ser tomadas pelo governo, e indirectamente pela população em geral, através do sistema democrático! (que leva a que se estabeleçam critérios/leis universais) (nota: lei igual mentalidade).
  • 12. No entanto podemos verificar que ainda não se verificou essa protecção total nas crianças exploradas! Será que podemos falar em progresso enquanto houver crianças exploradas? Enquanto as crianças continuarem a ser utilizadas comoum meio para se atingir determinados fins, nunca teremos um mundo plenamente justo, digno e desenvolvido! Qual o papel de cada um de nós contra a exploração infantil? Sabemos que o combate ao trabalho infantil é uma meta invisível, porém se aplicarmos as medidas (possíveis soluções) referidas, talvez haja o fim do trabalho infantil. Não podemos devolver a essas crianças o que lhes foi tirado mas, podemos trabalhar para ajudar a resgatá-las e criar ambientes em que as famílias não possam pôr em risco os membros mais jovens e mais vulneráveis da sociedade: as crianças.
  • 13. Todos olhamos para as crianças com ternura, amor e seres frágeis, porque será? Observe estas imagens, o que sente?
  • 14. É preciso pôr um fim a este problema! Não podemos ficar indiferentes! Queremos um mundo que seja digno! É possível mudar! Deixai-as serem crianças na plenitude da palavra!  Elaborado Por: ORQUIDEA AZEREDO