SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  95
Télécharger pour lire hors ligne
Por: Cristina Oliveira de Freitas
É o período em que ocorrem as mudanças biológicas que tornam a pessoa capaz de ter filhos.
É o período em que ocorrem as mudanças psicológicas, que trans-formam a menina em mulher e o garoto em homem.
Não necessariamente. Os pêlos do púbis podem ter cor e espessura totalmente diferentes dos cabelos. E sempre se tornam crespos, mesmo que a pessoa tenha cabelos lisos.
De jeito nenhum. O tamanho não determina maior ou menos sem-sibilidade dos seios.
Tanto um quanto o outros podem ou não ficar doloridos (durante seu desenvolvimento ou nos períodos pré-menstruais) e, grande ou pe-quenos, dão prazer quando acarí-ciados.
Não. Mas uma ginástica adequada pode tonificar e enrijecer os mús-culos peitorais, melhorando a pos-tura e fazendo com que os seios se sobressaiam.
É bom lembrar que os seios são constituídos por glândulas e tecido gorduroso e não aumentam de volume com exercícios. O que determina o tamanho dos  seios é a hereditariedade.
Sim. Embora não seja muito comum, é supernormal o aparecimento de pêlos (mesmo grossos e escuros) ao redor dos mamilos. E não devem ser arrancados, pois a região é muito sensível e pode causar irritação.
De Jeitos nenhum. É apenas um fluído que, de vez em quando, o corpo emite para manter abertos os condutos de leite existentes por dentro das mamas.
Se for abundante e de coloração escura (ou esverdeada), convém procurar um médico.
O crescimento dos testículos e os primeiros pêlos. Depois, eles come-çam a espichar. Nessa fase repentina de crescimento o pênis aumenta rapidamente de tamanho e os testículos  tornam-se  bem  maiores,
anunciando a chegada da primeira ejaculação com sêmen. Os pêlos, então, começam a se tornar ásperos e crespos, e espalham em direção do umbigo. Aos 16 anos, em geral, os rapazes já tem os púbis todo coberto de pêlos. É quando começam, também, a ter barba, bigode...
Em média, sim: um ou dois anos mais tarde que as meninas. Claro que existem os precoces, que entram na puberdade aos 9 anos e com 15 ou 16 já são homens feitos.
Mais a maioria só começa a mostrar sinais por volta dos 13 anos, idade em que as meninas, em geral já menstruam.
Algum tempo depois do apare-cimento dos pêlos pubianos e cerca de um ano depois do crescimento do pênis. Logo após as primeiras ejaculações, a sua voz muda e fica mais grave.
Portanto, muita atenção: um rapaz que fala grosso já é um homem, capaz de engravidar uma moça.
Polução noturna (ou “sonho molha-do”) é uma ejaculação involun-tária que muitos meninos têm durante o sono. Na puberdade, ela é mais freqüente. Mas homens adultos, que têm relações sexuais esporá-dicas, também têm esse tipo de ejaculação enquanto dormem.
Os meninos que se masturbam com freqüência têm menos poluções noturnas, pois está é uma forma do corpo extravasar os espermatozóides “maduros” e começar a produzir outros. Mas qualquer homem pode ter uma polução noturna, esteja ou não sonhando com sexo.
Sim. O pênis também pode ficar ereto em situação de medo, frio, surpresa, ansiedade ou simples-mente quando a bexiga está cheia – como acontece com a famosa “ereção matinal”
Podem ter ou não, mas não existe qualquer relação entre o tamanho do pênis e altura do rapaz, do mesmo jeito que não existe relação entre tamanho das mãos, pés, nariz, etc. e  tamanho do pênis.
Não. Não existe qualquer relação entre o tamanho do pênis e o desempenho sexual. No sexo o que importa é sua vontade de dar e receber prazer.  E mas nada.
Sim. Embora bem menor, o clitóris, em sua estrutura, se parece com o pênis. Na verdade, até a oitava semana de gravidez, os órgãos sexuais de todos os embriões – masculino e feminino – são muito parecidos.
E a mesma saliência que se transforma no pênis dos meninos vai se transformar no clitóris das meninas. Sua base, cimo a do pênis é formada por um tecido muscular friboso. E sua extremidade é protegida por um “capuz que tem a mesma função do prepúcio, no pênis.
Quando uma mulher fica excitada, o capuz se encolhe, o clitóris fica maior, mais durinho, e tem uma “ereção” parecida com a do homem.
Sem dúvida, o clitóris. Ele supera qualquer outro ponto em matéria de sensibilidade e reposta sexual. Aliás, o clitóris é provavelmente o único órgão do corpo que tem por função exclusiva o prazer.
Ele é tão sensível que muitas mulheres preferem que sua estimulação seja feita de forma indireta – oral, manual ou com os movimento da penetração do pênis na vagina.
Nem sempre. Mulheres têm glândulas odoríferas também na vagina. E, com a puberdade, essas glândulas torna-se mais ativas, eliminando maior quantidade de “suor” e intensificando o odor vaginal. A melhor maneira de reduzir  esses odores  é  simplesmente
lavar a região com água e sabonete, o que elimina as secreções e as bactérias presentes na pele. Se o odor é muito forte, vale a pena consultar um ginecologista para se certificar de que não há inflamação. Nunca use desodorante vaginal.
Não mesmo. Do mesmo jeito que o rosto e o corpo são diferentes um do outros, as vaginas também são: há as mais cheinhas, mais magrinhas, maiores, menores etc. porém, por mais diferentes que sejam todas as vaginas têm  funções iguais  e todas têm elasticidade
suficiente para receber qualquer tamanho de pênis. Há pênis de diversos tamanhos, mais grossos, mais finos, virados para direita, para a esquerda, para baixo, para cima, retos etc. e também os testículos, na aparência, diferem uns dos outros. Mais nada disso altera a função desses órgãos sexuais.
Quando um óvulo amadurece e é expelido do ovário, seu destino natural é encontrar-se com um espermato-zóides no caminho, ser fecundado e permanecer no útero ate crescer e se transformar num bebê. Quando isso não acontece, ou seja, quando não há
nenhum espermatozóide no caminho, o “berço” que estava se formando no útero (o endométrio) perde sua função. E toda aquela “carne espon-josa” que se formou para aninhar e alimentar o bebê é eliminada, junto com o óvulo, provocando o sangra-mento da menstruação.
A quantidade de sangue que as mulheres perdem durante a mens-truação é pelo tamanho do útero, pela extensão do ciclo menstrual e principalmente pelos níveis de hormônios no sangue, que variam de
mulher para mulher. Essa diferença de quantidade de absorvente não é motivo de preocupação.
Com relação à higiene íntima, todos. A menstruação é uma coisa normal na vida das mulheres e o sangue menstrual não tem nada de “sujo”. Mas, quando ele sai da vagina e entra em  contato  com  o  ar,  adquire  um
cheiro mais forte e desagradável. Um absorvente usando, é, também, um ambiente propício à criação de bactérias. Por isso, durante a menstruação, deve-se lavar vem a área genital, por fora e entre as dobras cada vez que trocar o absorvente.
Mais da metade das mulheres no mundo inteiro sofrem do que hoje se chama TPM – Tensão Pré-Menstrual, uma espécie de “doença” com sintomas tão variados como:
dores de cabeça, seios doloridos, aumento de peso devido à retenção de água, alterações  de humor, irritabili-dade, letargia, depressão, dificuldade em concentrar-se etc. As causas da TPM ainda não estão muito definidas, mas quase sempre ela ocorre devido a um desequilíbrio
hormonal. E o que os médicos reco-mendam é boa alimentação, princi-palmente em alimentos ricos em vitamina B6.
Sim. Isso é resultado da retenção de líquidos e alterações hormonais que ocorrem no organismo durante essa fase do ciclo menstrual. Em geral, com a chegada da menstruação, os sintomas desaparecem.
Se os seios continuarem sensíveis e “encaroçados”, é por causa do acúmulo de fluídos que não se dispersaram. Nesses casos, convém procurar um médico.
Estas cólicas menstruais muitas vezes, estão relacionadas com as contrações feitas pelo útero para expelir o endométrio. Assim, é comum que elas desapareçam depôs que a mulher tem um filho, como se o útero tivesse “aprendido” a contrair.
Mas essa não é uma regra geral, algumas mulheres continuam tendo cólicas menstruais mesmo depois
Não. Pode ser incômodo, mas mal não faz. Algumas mulheres até preferem transar menstruadas, pois a certeza de que não correm o risco de ficar grávida faz com que o ato sexual se torne mais prazeroso.
É um modo de se obter prazer e atingir o orgasmo estimulando os genitais.
Não, não e não. Masturbação é uma prática saudável, tanto para os meninos como para as meninas. Não causa cegueira, surdez, debilidade mental, loucura, espinhas, palidez, fraqueza ou qualquer problema sexual na idade adulta.
Não dá para especificar o que é “normal” em número de vezes de masturbação. A energia sexual das pessoas é muito diferente. Sabe-se, entretanto, que o pico da masturbação do ser humano ocorre na adolescência. Só seria motivo  de  preocupação  se, em
vez de ir paquerar, namorar, você preferisse ficar no quarto de mastur-bando porque é mais seguro: assim você não se arrisca a levar um fora e realiza todas as suas fantasias. Fazer isso de vez em quando não tem problema. O problema aparece se a pessoa fica no quarto todo seu tempo livre se masturbando.
As mulheres desde que nascem e os homens durante a puberdade. Uma menininha recém-nascida já traz em seu ovário pelo menos 300 mil células de óvulos.
Até a puberdade, muitas dessas células se degeneram e ela fica com aproximadamente 40 mil. Destas, apenas umas 400 conseguira amadu-recer e, quando não são fecundadas, são lançadas para fora do ovário todos os meses, junto com a menstruação. Já o homem não nasce com suas células sexuais.
Seus primeiros espermatozóides só serão formados durante a puberdade. E, do momento em que eles começam a ser formados até estarem “prontos” para serem ejaculados, leva apenas três meses. Eles serão produzidos até o final da vida, ao contrário da mulher, que após a menopausa não expelirá mais óvulos.
Sim, apenas um espermatozóides irá penetrar no óvulo e fecundá-lo. Não que seja o único a chegar vivo para o encontro com o óvulo – mais ou menos uns cem conseguem essa proeza.
Mas, no momento em que o primeiro espermatozóide penetra no óvulo e o fertiliza, um “mecanismo de defesa” repele todos os outros “excedentes”, que morrem e são eliminados pelo organismo.
Cerca de três dias. Se o óvulo chegar a uma das trompas dois ou três dias depois da relação sexual, ainda pode haver fecundação. Por isso, quem deseja evitar uma gravidez não deve ter relações nas “datas limites” entre os períodos férteis e inférteis.
Não. A vasectomia impede apenas que os espermatozóides saiam junto com sêmen. De maneira alguma ela afeta a ereção e o volume da ejaculação. E é muito importante que os homens sejam esclarecidos a esse respeito.
Não. O sexo só faz bem à mulher, esteja ela ou não grávida. Caso a penetração seja desaconselhável, quando houver, por exemplo, a possibilidade de um parto prematuro,
deve-se usar a imaginação e transar sem penetração. Mas ela deve continuar tendo contato físico com o marido, pois isso é importante para o casal e o bebê.
E a moça nunca teve relações sexuais. Acontece que não é esta a idéia que muitas pessoas têm de virgindade: para elas, virgem é a mulher que tem hímen intacto, o que gera muita confusão. Não se pode dizer, por exemplo que uma moça que faz sexo oral ou anal seja virgem, pois sexo é sexo, independente do modo que é praticado.
É uma delicada membrana que se estende sobre a entrada a vagina fechando-a parcialmente. Por este orifício a menina elimina secreções dos genitais internos desde a mais tenra idade e a menstruação na puberdade.
Não, pois ele é colocado no orifício por onde sai a menstruação. Se a garota o introduzir na vagina com gestos vio-lentos e repetidos, pode haver algum risco. Mas, para a maioria, o uso do tampão só ajuda a aumentar a elastici-dade do hímen, o que é ótimo para suas futuras relações sexuais.
É o hímen que devido a sua elasticidade não se rompe facilmente com a introdução do pênis. Em geral, este tipo de hímen tem a orla bem estreita e é de difícil rompimento, porque as fibras que o compõem se esticam muito. Retirado o pênis o hímen retorna como se nada tivesse ocorrido.
Sim. Mesmo sem haver penetração, a vagina pode ser alcançada por alguns espermatozóides se a ejaculação for entre as coxas ou o homem acariciar a vagina com a mão depois de ter se masturbado. Para isso ocorrer a garota deve estar no seu período fértil.
1. Quando é por vergonha de você ser a única da turma que  ainda não transou. 2. Quando é apenas para se vingar de seus pais. 3. Quando é por medo de ele arrumar outra namorada. 4. Quando é para dar uma “prova de amor”.
1. Quando é só para entrar na onda. 2. Para a turma ficar com inveja. 3. Quando é só por medo de ser chamado de “bicha”. 4. Quando é por receio do que ela vai pensar se ele não quiser.
Não. Carícias estimulam o intumes-cimento dos mamilos e proporcionam um leve aumento de volume dos seios, enquanto a mulher esta excitada. Depois eles voltam ao normal. Se isso tivesse alguma influência, seria positiva – e não prejudicial aos seios.
Não, não tem perigo de engravidar. Carícias feitas sobre o tecido da calcinha, mesmo que haja sêmen na mão do rapaz, não representam problema.
O mesmo pode-se dizer da menina que só se encosta, vestida, num rapaz excitado: os espermatozóides não tm a propriedade de atravessar tecidos.  
Mentira. Pode engravidar, sim. Em matéria de gravidez, todos as vezes são iguais. Mesmo não tendo orgasmo, qualquer moça pode engravidar na primeira relação se houver penetração e ejaculação (dentro da vagina ou próximo dela).
A não ser que o rapaz esteja usando camisinha e a moça esteja num período não-fértil.
O tamanho médio do pênis adulto é de 8 ou 9 cm. Mas, ereto, ele pode crescer de 5 a 10 cm. Já os pênis maiores – que medem entre 9 e 10 cm quando flácidos – só vão crescer entre 6,5 e 7 cm quando eretos. Assim, o “resultado final” acaba sendo quase o mesmo.
Não. A principio, o álcool descontrai. Mas, em grandes doses, é um desmacha-prazeres: diminui a libido, dificulta o orgasmo e interfere até na ereção.
Quando se começa a usar a camisinha dá a sensação de reduzir a sensibilidade da glande. Mas com a prática, ela pouco interfere no prazer do homem. Ao contrário, pode até ajudar.
Além de deixar os parceiros tranqüilos quanto ao risco de uma infecção ou de uma gravidez indesejada, a camisinha pode prolon-gar uma ereção e retardar um pouco a ejaculação.
Não. O sexo oral não é mais arriscado que a relação vaginal. Mas claro que se o homem ou a mulher tiverem feridas ou inflamações (tanto na boca como nos genitais) o sexo deve ser evitado.
Fisiologicamente, o contato do pênis com o ânus pode proporcionar prazer aos parceiros sexuais. Mas por se tratar de uma região muito sensível pode, também, ser uma experiência desconfortável. No homem, o prazer é devido  à  pressão  do  músculo  anal,
pois o ânus tem contrações mais fortes que a se vagina. Para a mulher, o prazer pode vir da dilatação do esfíncter (o músculo do ânus) somada ao estimulo que o pênis transmite ao colo do útero.
Desde que seja feito com naturalidade, sem que um parceiro machuque o outro, na há nada de perigoso. O único problema é ter uma relação vaginal logo depois de uma relação anal sem lavar o pênis, pois o ânus é um “berço” de muitas bactérias.
É pela mesma razão que depois de uma evacuação a mulher deve sempre usar o papel higiênico da frente para trás, na direção vagina – ânus. Como a penetração do pênis no ânus provoca fissuras, às vezes são imperceptíveis, é recomendado o uso da camisinha.
Isso porque se o parceiro estiver contaminado com o vírus da Aids a relação anal é uma fonte de transmissão direta. O vírus pode penetrar na corrente sanguínea através destas pequenas fissuras provocadas pela penetração.
É a secreção que indica que você está nos seus dias férteis. Isso costuma ocorrer uns quatro ou cinco dias antes da ovulação e uns quatro ou cinco dias depois – e as chances de engravidar neste período são muito grandes.
De jeito nenhum. Ao contrário, pode aumentar as chances de uma gravidez porque a ducha ajuda a empurrar os espermatozóides para dentro do útero de encontro ao óvulo.
Não. O coito interrompido não é uma prática segura nem confiável, por vários motivos:
1. mesmo antes da ejaculação, o pênis solta um líquido que contém espermatozóides suficientes para engravidar uma mulher; 2. Ás vezes, o homem pode ter dificuldade de retirar o pênis perto do clímax, pois é difícil manter o controle nessa situação;
3. Mesmo ejaculando fora da vagina, o sêmen pode cair perto da abertura vaginal. E o líquido lubrificante da mulher, em contato com o sêmen, permite que o espermatozóide “nade” até dentro dela, alcance uma trompa, onde pode haver um óvulo prontinho para ser fecundado.
E aí acontece a gravidez. Em cada 100 mulheres que utilizam o coito inter-rompido como método anticonce-pcional, de 20 a 25 engravidam.
Quando tudo corre bem com a mãe e o bebê, não. O parto é uma ocorrência natural na vida de toda mulher, e com a preparação certa, deve ser uma experiência gratifi-cante.
Mesmo as mulheres que sentem dor dizem que ela é suportável e que a emoção de ver o nenê nascendo apaga qualquer dor que possam ter sentido.
A cesariana é feita quando, por alguma razão, o parto normal apresenta riscos para a mãe e a criança. O médico faz uma incisão (corte) no abdome e no útero, e o bebê é retirado. Não há regras fixas, já que cada gravidez tem suas características  obstara  seus  métodos,
mas geral-mente é indicada quando a mulher tem pressão muito alta: em caso de placenta prévia (ou seja, quando a placenta sai antes e bloqueia a saída do útero, impedindo a passagem do bebê). Quando o bebê esta posição invertida ou sentado; quando ocorrem problemas no primeiro estágio do trabalho de parto;
quando a gestante está com herpes genital; ou quando tem mais de 35 anos e vai ser mão pela primeira vez.
Depende dos motivos que levaram o medico a optar pela cesariana. Se a causa persistir – má posição da criança, bacia estreita, doença cardíaca, placenta previa -  o segundo
parto também será feito por cesariana. Não havendo porém uma razão clinica”, o segundo parto poderá ser natural. As chances são de 50%.
Sim. A sexualidade humana pode ser vista como uma busca do prazer. O recém-nascido é imaturo sexualmente, mas não é assexuado. A partir do nascimento, p prazer do bebê vem dos alimentos, do carinho e dos sons.
Sua necessidade mais imediata é a alimentação e, conseqüentemente, seu primeiro prazer é o alívio da fome. Tanto que os bebês meninos, de vez em quando, têm ereções durante as mamadas.

Contenu connexe

Tendances

Sexualidade Humana - palestra
Sexualidade Humana - palestraSexualidade Humana - palestra
Sexualidade Humana - palestraJosy Farias
 
Gravides de ciencias lara
Gravides de ciencias laraGravides de ciencias lara
Gravides de ciencias laraCarla Gomes
 
O que acontece com o seu corpo
O que acontece com o seu corpoO que acontece com o seu corpo
O que acontece com o seu corpoVaMartins
 
Adolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidadeAdolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidadeBio Sem Limites
 
Educação sexual para todos
Educação sexual para todosEducação sexual para todos
Educação sexual para todosMarina Ferreira
 
Projeto vale sonhar
Projeto vale sonharProjeto vale sonhar
Projeto vale sonharsanthdalcin
 
A Sexualidade Na AdolescêNcia
A Sexualidade Na AdolescêNciaA Sexualidade Na AdolescêNcia
A Sexualidade Na AdolescêNciaveronicasilva
 
Se es rapariga
Se es raparigaSe es rapariga
Se es raparigapesgiaa
 
Sexualidade que bicho é esse
Sexualidade que bicho é esseSexualidade que bicho é esse
Sexualidade que bicho é esseGisele Pimentel
 
Educação sexual
Educação sexualEducação sexual
Educação sexuallazaro12r
 
A puberdade - Enfa. Helena Pinto
A puberdade - Enfa. Helena PintoA puberdade - Enfa. Helena Pinto
A puberdade - Enfa. Helena Pintojmabp4
 
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasusPai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasussedis-suporte
 
Mitos sobre Reprodução e Sexualidade
Mitos sobre Reprodução e SexualidadeMitos sobre Reprodução e Sexualidade
Mitos sobre Reprodução e SexualidadeCatir
 

Tendances (20)

Sexualidade humana i_
Sexualidade humana i_Sexualidade humana i_
Sexualidade humana i_
 
O que é adolescência
O que é adolescênciaO que é adolescência
O que é adolescência
 
Sexualidade Humana - palestra
Sexualidade Humana - palestraSexualidade Humana - palestra
Sexualidade Humana - palestra
 
Gravides de ciencias lara
Gravides de ciencias laraGravides de ciencias lara
Gravides de ciencias lara
 
O que acontece com o seu corpo
O que acontece com o seu corpoO que acontece com o seu corpo
O que acontece com o seu corpo
 
Se és rapariga
Se és raparigaSe és rapariga
Se és rapariga
 
Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidade
 
Adolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidadeAdolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidade
 
Educação sexual para todos
Educação sexual para todosEducação sexual para todos
Educação sexual para todos
 
Projeto vale sonhar
Projeto vale sonharProjeto vale sonhar
Projeto vale sonhar
 
A Sexualidade Na AdolescêNcia
A Sexualidade Na AdolescêNciaA Sexualidade Na AdolescêNcia
A Sexualidade Na AdolescêNcia
 
Se es rapariga
Se es raparigaSe es rapariga
Se es rapariga
 
Guia Sexual para Raparigas
Guia Sexual para RaparigasGuia Sexual para Raparigas
Guia Sexual para Raparigas
 
Sexualidade que bicho é esse
Sexualidade que bicho é esseSexualidade que bicho é esse
Sexualidade que bicho é esse
 
Educação sexual
Educação sexualEducação sexual
Educação sexual
 
A puberdade - Enfa. Helena Pinto
A puberdade - Enfa. Helena PintoA puberdade - Enfa. Helena Pinto
A puberdade - Enfa. Helena Pinto
 
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasusPai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasus
 
Mitos sobre Reprodução e Sexualidade
Mitos sobre Reprodução e SexualidadeMitos sobre Reprodução e Sexualidade
Mitos sobre Reprodução e Sexualidade
 
Descobrir a Educação Sexual
Descobrir a Educação SexualDescobrir a Educação Sexual
Descobrir a Educação Sexual
 
Puberdade
PuberdadePuberdade
Puberdade
 

En vedette

Respiração na Corrida: Como melhorar a performance
Respiração na Corrida: Como melhorar a performanceRespiração na Corrida: Como melhorar a performance
Respiração na Corrida: Como melhorar a performanceTotalFit Suplementos
 
Planilha de treinamento 10km
Planilha de treinamento   10kmPlanilha de treinamento   10km
Planilha de treinamento 10kmMauricio Silveira
 
Sopa portuguesa o melhor alimento funcional
Sopa portuguesa   o melhor alimento funcionalSopa portuguesa   o melhor alimento funcional
Sopa portuguesa o melhor alimento funcionalabcarvalhas
 
Level1 training guide_portuguese guia cross fit
Level1 training guide_portuguese guia cross fitLevel1 training guide_portuguese guia cross fit
Level1 training guide_portuguese guia cross fitryenne22
 
Abdômen definido em apenas 4 semanas
Abdômen definido em apenas 4 semanasAbdômen definido em apenas 4 semanas
Abdômen definido em apenas 4 semanasTonyed Silva
 
47 dicas para perder barriga e ganhar musculos definidos
47 dicas para perder barriga e ganhar musculos definidos47 dicas para perder barriga e ganhar musculos definidos
47 dicas para perder barriga e ganhar musculos definidosTatiana Rizzi
 
Ebook caldos-sopas
Ebook caldos-sopasEbook caldos-sopas
Ebook caldos-sopasmucamaba
 
Guia dos Movimentos de Musculação
Guia dos Movimentos de MusculaçãoGuia dos Movimentos de Musculação
Guia dos Movimentos de Musculaçãoelitejj
 
Crossfit
CrossfitCrossfit
Crossfitsamymfl
 
Plano de Treino para Aumentar a Força de Braços
Plano de Treino para Aumentar a Força de BraçosPlano de Treino para Aumentar a Força de Braços
Plano de Treino para Aumentar a Força de Braços713773
 
7 dicas para durar mais na cama ejaculação precoce tem cura
7 dicas para durar mais na cama   ejaculação precoce tem cura7 dicas para durar mais na cama   ejaculação precoce tem cura
7 dicas para durar mais na cama ejaculação precoce tem curaJulie Amaral
 
Gestão da Carreira Personal Training
Gestão da Carreira Personal TrainingGestão da Carreira Personal Training
Gestão da Carreira Personal TrainingFábio Cantizano
 
Bases cientifica do treinamento de hipertrofia
Bases cientifica do treinamento de hipertrofiaBases cientifica do treinamento de hipertrofia
Bases cientifica do treinamento de hipertrofiaGabriel J Santos
 
Plano de Marketing aplicado ao Personal Trainer - Prof. Paulo Amaral
Plano de Marketing aplicado ao Personal Trainer - Prof. Paulo AmaralPlano de Marketing aplicado ao Personal Trainer - Prof. Paulo Amaral
Plano de Marketing aplicado ao Personal Trainer - Prof. Paulo AmaralPaulo Costa Amaral
 
Encantando clientes na musculação
Encantando clientes na musculaçãoEncantando clientes na musculação
Encantando clientes na musculaçãoLA Fitness Solutions
 

En vedette (20)

Respiração na Corrida: Como melhorar a performance
Respiração na Corrida: Como melhorar a performanceRespiração na Corrida: Como melhorar a performance
Respiração na Corrida: Como melhorar a performance
 
Planilha de treinamento 10km
Planilha de treinamento   10kmPlanilha de treinamento   10km
Planilha de treinamento 10km
 
Sopa portuguesa o melhor alimento funcional
Sopa portuguesa   o melhor alimento funcionalSopa portuguesa   o melhor alimento funcional
Sopa portuguesa o melhor alimento funcional
 
Level1 training guide_portuguese guia cross fit
Level1 training guide_portuguese guia cross fitLevel1 training guide_portuguese guia cross fit
Level1 training guide_portuguese guia cross fit
 
Rpg
RpgRpg
Rpg
 
Abdômen definido em apenas 4 semanas
Abdômen definido em apenas 4 semanasAbdômen definido em apenas 4 semanas
Abdômen definido em apenas 4 semanas
 
47 dicas para perder barriga e ganhar musculos definidos
47 dicas para perder barriga e ganhar musculos definidos47 dicas para perder barriga e ganhar musculos definidos
47 dicas para perder barriga e ganhar musculos definidos
 
Ebook caldos-sopas
Ebook caldos-sopasEbook caldos-sopas
Ebook caldos-sopas
 
Dieta do Abdômen
Dieta do AbdômenDieta do Abdômen
Dieta do Abdômen
 
Guia dos Movimentos de Musculação
Guia dos Movimentos de MusculaçãoGuia dos Movimentos de Musculação
Guia dos Movimentos de Musculação
 
Crossfit
CrossfitCrossfit
Crossfit
 
Crossfit
CrossfitCrossfit
Crossfit
 
Plano de Treino para Aumentar a Força de Braços
Plano de Treino para Aumentar a Força de BraçosPlano de Treino para Aumentar a Força de Braços
Plano de Treino para Aumentar a Força de Braços
 
7 dicas para durar mais na cama ejaculação precoce tem cura
7 dicas para durar mais na cama   ejaculação precoce tem cura7 dicas para durar mais na cama   ejaculação precoce tem cura
7 dicas para durar mais na cama ejaculação precoce tem cura
 
Crossfit
CrossfitCrossfit
Crossfit
 
Gestão da Carreira Personal Training
Gestão da Carreira Personal TrainingGestão da Carreira Personal Training
Gestão da Carreira Personal Training
 
Bases cientifica do treinamento de hipertrofia
Bases cientifica do treinamento de hipertrofiaBases cientifica do treinamento de hipertrofia
Bases cientifica do treinamento de hipertrofia
 
Plano de Marketing aplicado ao Personal Trainer - Prof. Paulo Amaral
Plano de Marketing aplicado ao Personal Trainer - Prof. Paulo AmaralPlano de Marketing aplicado ao Personal Trainer - Prof. Paulo Amaral
Plano de Marketing aplicado ao Personal Trainer - Prof. Paulo Amaral
 
Planejamento da sessão de treinamento
Planejamento da sessão de treinamentoPlanejamento da sessão de treinamento
Planejamento da sessão de treinamento
 
Encantando clientes na musculação
Encantando clientes na musculaçãoEncantando clientes na musculação
Encantando clientes na musculação
 

Similaire à Esclarecendo Dúvidas Sobre Sexualidade

Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]saudefieb
 
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dstSexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dstAna Beatriz Cargnin
 
Questões sobre sexualidade e reprodução humana
Questões sobre sexualidade e reprodução humanaQuestões sobre sexualidade e reprodução humana
Questões sobre sexualidade e reprodução humanaCatir
 
Revisão bloco 2
Revisão bloco 2Revisão bloco 2
Revisão bloco 2saudefieb
 
As dúvidas sobre sexualidade que mais permeiam a vida dos adolescentes.
As dúvidas sobre sexualidade que mais permeiam a vida dos adolescentes.   As dúvidas sobre sexualidade que mais permeiam a vida dos adolescentes.
As dúvidas sobre sexualidade que mais permeiam a vida dos adolescentes. Daniela Moreira Ramos
 
Sinais da Adolescência - F.Q
Sinais da Adolescência - F.QSinais da Adolescência - F.Q
Sinais da Adolescência - F.QMelissa Matos
 
Reprodução 2013
Reprodução  2013Reprodução  2013
Reprodução 2013Simone Maia
 
Puberdade e Adolescência
Puberdade e AdolescênciaPuberdade e Adolescência
Puberdade e Adolescêncialucikd
 
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01Pelo Siro
 
Guia sex raparigas_apres
Guia sex raparigas_apresGuia sex raparigas_apres
Guia sex raparigas_apresguestc23f75
 
Guia raparigas apres
Guia raparigas apresGuia raparigas apres
Guia raparigas apresTânia Reis
 
Guia Sex Raparigas Apres
Guia Sex Raparigas ApresGuia Sex Raparigas Apres
Guia Sex Raparigas Apresguest2021be
 
Desenvolvimento da sexualidade
Desenvolvimento da sexualidadeDesenvolvimento da sexualidade
Desenvolvimento da sexualidade5feugeniocastro
 
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01Pelo Siro
 
Sexualidade na adolescencia
Sexualidade na adolescenciaSexualidade na adolescencia
Sexualidade na adolescenciaSergio Cintra
 

Similaire à Esclarecendo Dúvidas Sobre Sexualidade (20)

Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
 
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dstSexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
 
Questões sobre sexualidade e reprodução humana
Questões sobre sexualidade e reprodução humanaQuestões sobre sexualidade e reprodução humana
Questões sobre sexualidade e reprodução humana
 
Revisão bloco 2
Revisão bloco 2Revisão bloco 2
Revisão bloco 2
 
As dúvidas sobre sexualidade que mais permeiam a vida dos adolescentes.
As dúvidas sobre sexualidade que mais permeiam a vida dos adolescentes.   As dúvidas sobre sexualidade que mais permeiam a vida dos adolescentes.
As dúvidas sobre sexualidade que mais permeiam a vida dos adolescentes.
 
Sinais da Adolescência - F.Q
Sinais da Adolescência - F.QSinais da Adolescência - F.Q
Sinais da Adolescência - F.Q
 
Reprodução 2013
Reprodução  2013Reprodução  2013
Reprodução 2013
 
Puberdade e Adolescência
Puberdade e AdolescênciaPuberdade e Adolescência
Puberdade e Adolescência
 
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01
 
Sistema reprodutor
Sistema reprodutorSistema reprodutor
Sistema reprodutor
 
Guia sex raparigas_apres
Guia sex raparigas_apresGuia sex raparigas_apres
Guia sex raparigas_apres
 
Guia raparigas apres
Guia raparigas apresGuia raparigas apres
Guia raparigas apres
 
Guia Sex Raparigas Apres
Guia Sex Raparigas ApresGuia Sex Raparigas Apres
Guia Sex Raparigas Apres
 
Se és rapariga.
Se és rapariga.Se és rapariga.
Se és rapariga.
 
Desenvolvimento da sexualidade
Desenvolvimento da sexualidadeDesenvolvimento da sexualidade
Desenvolvimento da sexualidade
 
Reprodução humana
Reprodução humanaReprodução humana
Reprodução humana
 
Sist reprodutor
Sist reprodutorSist reprodutor
Sist reprodutor
 
Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01
Educaosexualeafectividade 110320145538-phpapp01
 
Sexualidade na adolescencia
Sexualidade na adolescenciaSexualidade na adolescencia
Sexualidade na adolescencia
 

Esclarecendo Dúvidas Sobre Sexualidade

  • 2. É o período em que ocorrem as mudanças biológicas que tornam a pessoa capaz de ter filhos.
  • 3. É o período em que ocorrem as mudanças psicológicas, que trans-formam a menina em mulher e o garoto em homem.
  • 4. Não necessariamente. Os pêlos do púbis podem ter cor e espessura totalmente diferentes dos cabelos. E sempre se tornam crespos, mesmo que a pessoa tenha cabelos lisos.
  • 5. De jeito nenhum. O tamanho não determina maior ou menos sem-sibilidade dos seios.
  • 6. Tanto um quanto o outros podem ou não ficar doloridos (durante seu desenvolvimento ou nos períodos pré-menstruais) e, grande ou pe-quenos, dão prazer quando acarí-ciados.
  • 7. Não. Mas uma ginástica adequada pode tonificar e enrijecer os mús-culos peitorais, melhorando a pos-tura e fazendo com que os seios se sobressaiam.
  • 8. É bom lembrar que os seios são constituídos por glândulas e tecido gorduroso e não aumentam de volume com exercícios. O que determina o tamanho dos seios é a hereditariedade.
  • 9. Sim. Embora não seja muito comum, é supernormal o aparecimento de pêlos (mesmo grossos e escuros) ao redor dos mamilos. E não devem ser arrancados, pois a região é muito sensível e pode causar irritação.
  • 10. De Jeitos nenhum. É apenas um fluído que, de vez em quando, o corpo emite para manter abertos os condutos de leite existentes por dentro das mamas.
  • 11. Se for abundante e de coloração escura (ou esverdeada), convém procurar um médico.
  • 12. O crescimento dos testículos e os primeiros pêlos. Depois, eles come-çam a espichar. Nessa fase repentina de crescimento o pênis aumenta rapidamente de tamanho e os testículos tornam-se bem maiores,
  • 13. anunciando a chegada da primeira ejaculação com sêmen. Os pêlos, então, começam a se tornar ásperos e crespos, e espalham em direção do umbigo. Aos 16 anos, em geral, os rapazes já tem os púbis todo coberto de pêlos. É quando começam, também, a ter barba, bigode...
  • 14. Em média, sim: um ou dois anos mais tarde que as meninas. Claro que existem os precoces, que entram na puberdade aos 9 anos e com 15 ou 16 já são homens feitos.
  • 15. Mais a maioria só começa a mostrar sinais por volta dos 13 anos, idade em que as meninas, em geral já menstruam.
  • 16. Algum tempo depois do apare-cimento dos pêlos pubianos e cerca de um ano depois do crescimento do pênis. Logo após as primeiras ejaculações, a sua voz muda e fica mais grave.
  • 17. Portanto, muita atenção: um rapaz que fala grosso já é um homem, capaz de engravidar uma moça.
  • 18. Polução noturna (ou “sonho molha-do”) é uma ejaculação involun-tária que muitos meninos têm durante o sono. Na puberdade, ela é mais freqüente. Mas homens adultos, que têm relações sexuais esporá-dicas, também têm esse tipo de ejaculação enquanto dormem.
  • 19. Os meninos que se masturbam com freqüência têm menos poluções noturnas, pois está é uma forma do corpo extravasar os espermatozóides “maduros” e começar a produzir outros. Mas qualquer homem pode ter uma polução noturna, esteja ou não sonhando com sexo.
  • 20. Sim. O pênis também pode ficar ereto em situação de medo, frio, surpresa, ansiedade ou simples-mente quando a bexiga está cheia – como acontece com a famosa “ereção matinal”
  • 21. Podem ter ou não, mas não existe qualquer relação entre o tamanho do pênis e altura do rapaz, do mesmo jeito que não existe relação entre tamanho das mãos, pés, nariz, etc. e tamanho do pênis.
  • 22. Não. Não existe qualquer relação entre o tamanho do pênis e o desempenho sexual. No sexo o que importa é sua vontade de dar e receber prazer. E mas nada.
  • 23. Sim. Embora bem menor, o clitóris, em sua estrutura, se parece com o pênis. Na verdade, até a oitava semana de gravidez, os órgãos sexuais de todos os embriões – masculino e feminino – são muito parecidos.
  • 24. E a mesma saliência que se transforma no pênis dos meninos vai se transformar no clitóris das meninas. Sua base, cimo a do pênis é formada por um tecido muscular friboso. E sua extremidade é protegida por um “capuz que tem a mesma função do prepúcio, no pênis.
  • 25. Quando uma mulher fica excitada, o capuz se encolhe, o clitóris fica maior, mais durinho, e tem uma “ereção” parecida com a do homem.
  • 26. Sem dúvida, o clitóris. Ele supera qualquer outro ponto em matéria de sensibilidade e reposta sexual. Aliás, o clitóris é provavelmente o único órgão do corpo que tem por função exclusiva o prazer.
  • 27. Ele é tão sensível que muitas mulheres preferem que sua estimulação seja feita de forma indireta – oral, manual ou com os movimento da penetração do pênis na vagina.
  • 28. Nem sempre. Mulheres têm glândulas odoríferas também na vagina. E, com a puberdade, essas glândulas torna-se mais ativas, eliminando maior quantidade de “suor” e intensificando o odor vaginal. A melhor maneira de reduzir esses odores é simplesmente
  • 29. lavar a região com água e sabonete, o que elimina as secreções e as bactérias presentes na pele. Se o odor é muito forte, vale a pena consultar um ginecologista para se certificar de que não há inflamação. Nunca use desodorante vaginal.
  • 30. Não mesmo. Do mesmo jeito que o rosto e o corpo são diferentes um do outros, as vaginas também são: há as mais cheinhas, mais magrinhas, maiores, menores etc. porém, por mais diferentes que sejam todas as vaginas têm funções iguais e todas têm elasticidade
  • 31. suficiente para receber qualquer tamanho de pênis. Há pênis de diversos tamanhos, mais grossos, mais finos, virados para direita, para a esquerda, para baixo, para cima, retos etc. e também os testículos, na aparência, diferem uns dos outros. Mais nada disso altera a função desses órgãos sexuais.
  • 32. Quando um óvulo amadurece e é expelido do ovário, seu destino natural é encontrar-se com um espermato-zóides no caminho, ser fecundado e permanecer no útero ate crescer e se transformar num bebê. Quando isso não acontece, ou seja, quando não há
  • 33. nenhum espermatozóide no caminho, o “berço” que estava se formando no útero (o endométrio) perde sua função. E toda aquela “carne espon-josa” que se formou para aninhar e alimentar o bebê é eliminada, junto com o óvulo, provocando o sangra-mento da menstruação.
  • 34. A quantidade de sangue que as mulheres perdem durante a mens-truação é pelo tamanho do útero, pela extensão do ciclo menstrual e principalmente pelos níveis de hormônios no sangue, que variam de
  • 35. mulher para mulher. Essa diferença de quantidade de absorvente não é motivo de preocupação.
  • 36. Com relação à higiene íntima, todos. A menstruação é uma coisa normal na vida das mulheres e o sangue menstrual não tem nada de “sujo”. Mas, quando ele sai da vagina e entra em contato com o ar, adquire um
  • 37. cheiro mais forte e desagradável. Um absorvente usando, é, também, um ambiente propício à criação de bactérias. Por isso, durante a menstruação, deve-se lavar vem a área genital, por fora e entre as dobras cada vez que trocar o absorvente.
  • 38. Mais da metade das mulheres no mundo inteiro sofrem do que hoje se chama TPM – Tensão Pré-Menstrual, uma espécie de “doença” com sintomas tão variados como:
  • 39. dores de cabeça, seios doloridos, aumento de peso devido à retenção de água, alterações de humor, irritabili-dade, letargia, depressão, dificuldade em concentrar-se etc. As causas da TPM ainda não estão muito definidas, mas quase sempre ela ocorre devido a um desequilíbrio
  • 40. hormonal. E o que os médicos reco-mendam é boa alimentação, princi-palmente em alimentos ricos em vitamina B6.
  • 41. Sim. Isso é resultado da retenção de líquidos e alterações hormonais que ocorrem no organismo durante essa fase do ciclo menstrual. Em geral, com a chegada da menstruação, os sintomas desaparecem.
  • 42. Se os seios continuarem sensíveis e “encaroçados”, é por causa do acúmulo de fluídos que não se dispersaram. Nesses casos, convém procurar um médico.
  • 43. Estas cólicas menstruais muitas vezes, estão relacionadas com as contrações feitas pelo útero para expelir o endométrio. Assim, é comum que elas desapareçam depôs que a mulher tem um filho, como se o útero tivesse “aprendido” a contrair.
  • 44. Mas essa não é uma regra geral, algumas mulheres continuam tendo cólicas menstruais mesmo depois
  • 45. Não. Pode ser incômodo, mas mal não faz. Algumas mulheres até preferem transar menstruadas, pois a certeza de que não correm o risco de ficar grávida faz com que o ato sexual se torne mais prazeroso.
  • 46. É um modo de se obter prazer e atingir o orgasmo estimulando os genitais.
  • 47. Não, não e não. Masturbação é uma prática saudável, tanto para os meninos como para as meninas. Não causa cegueira, surdez, debilidade mental, loucura, espinhas, palidez, fraqueza ou qualquer problema sexual na idade adulta.
  • 48. Não dá para especificar o que é “normal” em número de vezes de masturbação. A energia sexual das pessoas é muito diferente. Sabe-se, entretanto, que o pico da masturbação do ser humano ocorre na adolescência. Só seria motivo de preocupação se, em
  • 49. vez de ir paquerar, namorar, você preferisse ficar no quarto de mastur-bando porque é mais seguro: assim você não se arrisca a levar um fora e realiza todas as suas fantasias. Fazer isso de vez em quando não tem problema. O problema aparece se a pessoa fica no quarto todo seu tempo livre se masturbando.
  • 50. As mulheres desde que nascem e os homens durante a puberdade. Uma menininha recém-nascida já traz em seu ovário pelo menos 300 mil células de óvulos.
  • 51. Até a puberdade, muitas dessas células se degeneram e ela fica com aproximadamente 40 mil. Destas, apenas umas 400 conseguira amadu-recer e, quando não são fecundadas, são lançadas para fora do ovário todos os meses, junto com a menstruação. Já o homem não nasce com suas células sexuais.
  • 52. Seus primeiros espermatozóides só serão formados durante a puberdade. E, do momento em que eles começam a ser formados até estarem “prontos” para serem ejaculados, leva apenas três meses. Eles serão produzidos até o final da vida, ao contrário da mulher, que após a menopausa não expelirá mais óvulos.
  • 53. Sim, apenas um espermatozóides irá penetrar no óvulo e fecundá-lo. Não que seja o único a chegar vivo para o encontro com o óvulo – mais ou menos uns cem conseguem essa proeza.
  • 54. Mas, no momento em que o primeiro espermatozóide penetra no óvulo e o fertiliza, um “mecanismo de defesa” repele todos os outros “excedentes”, que morrem e são eliminados pelo organismo.
  • 55. Cerca de três dias. Se o óvulo chegar a uma das trompas dois ou três dias depois da relação sexual, ainda pode haver fecundação. Por isso, quem deseja evitar uma gravidez não deve ter relações nas “datas limites” entre os períodos férteis e inférteis.
  • 56. Não. A vasectomia impede apenas que os espermatozóides saiam junto com sêmen. De maneira alguma ela afeta a ereção e o volume da ejaculação. E é muito importante que os homens sejam esclarecidos a esse respeito.
  • 57. Não. O sexo só faz bem à mulher, esteja ela ou não grávida. Caso a penetração seja desaconselhável, quando houver, por exemplo, a possibilidade de um parto prematuro,
  • 58. deve-se usar a imaginação e transar sem penetração. Mas ela deve continuar tendo contato físico com o marido, pois isso é importante para o casal e o bebê.
  • 59. E a moça nunca teve relações sexuais. Acontece que não é esta a idéia que muitas pessoas têm de virgindade: para elas, virgem é a mulher que tem hímen intacto, o que gera muita confusão. Não se pode dizer, por exemplo que uma moça que faz sexo oral ou anal seja virgem, pois sexo é sexo, independente do modo que é praticado.
  • 60. É uma delicada membrana que se estende sobre a entrada a vagina fechando-a parcialmente. Por este orifício a menina elimina secreções dos genitais internos desde a mais tenra idade e a menstruação na puberdade.
  • 61. Não, pois ele é colocado no orifício por onde sai a menstruação. Se a garota o introduzir na vagina com gestos vio-lentos e repetidos, pode haver algum risco. Mas, para a maioria, o uso do tampão só ajuda a aumentar a elastici-dade do hímen, o que é ótimo para suas futuras relações sexuais.
  • 62. É o hímen que devido a sua elasticidade não se rompe facilmente com a introdução do pênis. Em geral, este tipo de hímen tem a orla bem estreita e é de difícil rompimento, porque as fibras que o compõem se esticam muito. Retirado o pênis o hímen retorna como se nada tivesse ocorrido.
  • 63. Sim. Mesmo sem haver penetração, a vagina pode ser alcançada por alguns espermatozóides se a ejaculação for entre as coxas ou o homem acariciar a vagina com a mão depois de ter se masturbado. Para isso ocorrer a garota deve estar no seu período fértil.
  • 64. 1. Quando é por vergonha de você ser a única da turma que ainda não transou. 2. Quando é apenas para se vingar de seus pais. 3. Quando é por medo de ele arrumar outra namorada. 4. Quando é para dar uma “prova de amor”.
  • 65. 1. Quando é só para entrar na onda. 2. Para a turma ficar com inveja. 3. Quando é só por medo de ser chamado de “bicha”. 4. Quando é por receio do que ela vai pensar se ele não quiser.
  • 66. Não. Carícias estimulam o intumes-cimento dos mamilos e proporcionam um leve aumento de volume dos seios, enquanto a mulher esta excitada. Depois eles voltam ao normal. Se isso tivesse alguma influência, seria positiva – e não prejudicial aos seios.
  • 67. Não, não tem perigo de engravidar. Carícias feitas sobre o tecido da calcinha, mesmo que haja sêmen na mão do rapaz, não representam problema.
  • 68. O mesmo pode-se dizer da menina que só se encosta, vestida, num rapaz excitado: os espermatozóides não tm a propriedade de atravessar tecidos.  
  • 69. Mentira. Pode engravidar, sim. Em matéria de gravidez, todos as vezes são iguais. Mesmo não tendo orgasmo, qualquer moça pode engravidar na primeira relação se houver penetração e ejaculação (dentro da vagina ou próximo dela).
  • 70. A não ser que o rapaz esteja usando camisinha e a moça esteja num período não-fértil.
  • 71. O tamanho médio do pênis adulto é de 8 ou 9 cm. Mas, ereto, ele pode crescer de 5 a 10 cm. Já os pênis maiores – que medem entre 9 e 10 cm quando flácidos – só vão crescer entre 6,5 e 7 cm quando eretos. Assim, o “resultado final” acaba sendo quase o mesmo.
  • 72. Não. A principio, o álcool descontrai. Mas, em grandes doses, é um desmacha-prazeres: diminui a libido, dificulta o orgasmo e interfere até na ereção.
  • 73. Quando se começa a usar a camisinha dá a sensação de reduzir a sensibilidade da glande. Mas com a prática, ela pouco interfere no prazer do homem. Ao contrário, pode até ajudar.
  • 74. Além de deixar os parceiros tranqüilos quanto ao risco de uma infecção ou de uma gravidez indesejada, a camisinha pode prolon-gar uma ereção e retardar um pouco a ejaculação.
  • 75. Não. O sexo oral não é mais arriscado que a relação vaginal. Mas claro que se o homem ou a mulher tiverem feridas ou inflamações (tanto na boca como nos genitais) o sexo deve ser evitado.
  • 76. Fisiologicamente, o contato do pênis com o ânus pode proporcionar prazer aos parceiros sexuais. Mas por se tratar de uma região muito sensível pode, também, ser uma experiência desconfortável. No homem, o prazer é devido à pressão do músculo anal,
  • 77. pois o ânus tem contrações mais fortes que a se vagina. Para a mulher, o prazer pode vir da dilatação do esfíncter (o músculo do ânus) somada ao estimulo que o pênis transmite ao colo do útero.
  • 78. Desde que seja feito com naturalidade, sem que um parceiro machuque o outro, na há nada de perigoso. O único problema é ter uma relação vaginal logo depois de uma relação anal sem lavar o pênis, pois o ânus é um “berço” de muitas bactérias.
  • 79. É pela mesma razão que depois de uma evacuação a mulher deve sempre usar o papel higiênico da frente para trás, na direção vagina – ânus. Como a penetração do pênis no ânus provoca fissuras, às vezes são imperceptíveis, é recomendado o uso da camisinha.
  • 80. Isso porque se o parceiro estiver contaminado com o vírus da Aids a relação anal é uma fonte de transmissão direta. O vírus pode penetrar na corrente sanguínea através destas pequenas fissuras provocadas pela penetração.
  • 81. É a secreção que indica que você está nos seus dias férteis. Isso costuma ocorrer uns quatro ou cinco dias antes da ovulação e uns quatro ou cinco dias depois – e as chances de engravidar neste período são muito grandes.
  • 82. De jeito nenhum. Ao contrário, pode aumentar as chances de uma gravidez porque a ducha ajuda a empurrar os espermatozóides para dentro do útero de encontro ao óvulo.
  • 83. Não. O coito interrompido não é uma prática segura nem confiável, por vários motivos:
  • 84. 1. mesmo antes da ejaculação, o pênis solta um líquido que contém espermatozóides suficientes para engravidar uma mulher; 2. Ás vezes, o homem pode ter dificuldade de retirar o pênis perto do clímax, pois é difícil manter o controle nessa situação;
  • 85. 3. Mesmo ejaculando fora da vagina, o sêmen pode cair perto da abertura vaginal. E o líquido lubrificante da mulher, em contato com o sêmen, permite que o espermatozóide “nade” até dentro dela, alcance uma trompa, onde pode haver um óvulo prontinho para ser fecundado.
  • 86. E aí acontece a gravidez. Em cada 100 mulheres que utilizam o coito inter-rompido como método anticonce-pcional, de 20 a 25 engravidam.
  • 87. Quando tudo corre bem com a mãe e o bebê, não. O parto é uma ocorrência natural na vida de toda mulher, e com a preparação certa, deve ser uma experiência gratifi-cante.
  • 88. Mesmo as mulheres que sentem dor dizem que ela é suportável e que a emoção de ver o nenê nascendo apaga qualquer dor que possam ter sentido.
  • 89. A cesariana é feita quando, por alguma razão, o parto normal apresenta riscos para a mãe e a criança. O médico faz uma incisão (corte) no abdome e no útero, e o bebê é retirado. Não há regras fixas, já que cada gravidez tem suas características obstara seus métodos,
  • 90. mas geral-mente é indicada quando a mulher tem pressão muito alta: em caso de placenta prévia (ou seja, quando a placenta sai antes e bloqueia a saída do útero, impedindo a passagem do bebê). Quando o bebê esta posição invertida ou sentado; quando ocorrem problemas no primeiro estágio do trabalho de parto;
  • 91. quando a gestante está com herpes genital; ou quando tem mais de 35 anos e vai ser mão pela primeira vez.
  • 92. Depende dos motivos que levaram o medico a optar pela cesariana. Se a causa persistir – má posição da criança, bacia estreita, doença cardíaca, placenta previa - o segundo
  • 93. parto também será feito por cesariana. Não havendo porém uma razão clinica”, o segundo parto poderá ser natural. As chances são de 50%.
  • 94. Sim. A sexualidade humana pode ser vista como uma busca do prazer. O recém-nascido é imaturo sexualmente, mas não é assexuado. A partir do nascimento, p prazer do bebê vem dos alimentos, do carinho e dos sons.
  • 95. Sua necessidade mais imediata é a alimentação e, conseqüentemente, seu primeiro prazer é o alívio da fome. Tanto que os bebês meninos, de vez em quando, têm ereções durante as mamadas.