SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  15
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  GRD Programa Voluntário FDA Sistema de Documentação Documento  Informação e o meio no qual ela está contida. Registro Documentos que fornecem evidência objetiva de atividades realizadas ou de resultados alcançados.
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  GRD Programa Voluntário FDA Controle de Documentos O que é  Estabelecer padrões   e verificar seu cumprimento, para a boa gestão da informação dentro das instituições.   Estes padrões   garantem que os documentos sejam: Analisados – Emitidos – Alterados – Aprovados ou Reprovados   sob condições controladas, de forma a  evitar o uso de documentos obsoletos   ou não-válidos naquela reunião com os acionistas. Podemos usar   Padrões, de acordo com a ISO ,   instituição padronizadora DO MUNDO, são “documento aprovado por um organismo reconhecido que provê, pelo uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características de produtos, processos ou serviços”.
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  GRD Programa Voluntário FDA Tipos de Documentos Manuais  – Determina metodologia e define parâmetros para a organização. Documentos operacionais  - são compostos por procedimentos e instruções de trabalho. Documentos específicos  - documentos para facilitar a gestão ou atender a algum requisito legal, como a lista de telefones da diretoria para a secretária. Documentos externos  - usados pelo sistema de gestão da qualidade, mas não emitidos internamente. Ex. Como a CLT. Formulários  - esqueletos para preenchimento de dados para coleta e concentração de informações. Registros  - são formulários preenchidos. Lista de controle de documentos  - relação que identifica todos os documentos. Como um índice.
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  GRD Programa Voluntário FDA A Norma I S O 9000 4.2 Requisitos de documentação 4.2.1 Generalidades A documentação do sistema de gestão da qualidade deve incluir: declarações documentadas da política da qualidade e dos objetivos da qualidade; manual da qualidade; procedimentos documentados requeridos por esta Norma; documentos necessários à organização para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos, e registros da qualidade requeridos por esta Norma (ver 4.2.4).
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  GRD Programa Voluntário FDA 4.2 Requisitos de documentação NOTA 1 Onde o termo “procedimento documentado“ aparecer nesta Norma, significa que o procedimento é estabelecido, documentado, implementado e mantido. NOTA 2 A abrangência da documentação do sistema de gestão da qualidade pode diferir de uma organização para outra devido:  ao tamanho da organização e ao tipo de atividades; à complexidade dos processos e suas interações, e à competência do pessoal. NOTA 3 A documentação pode estar em qualquer forma ou tipo de meio de comunicação.
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  GRD Programa Voluntário FDA 4.2 Requisitos de documentação ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  Programa Voluntário FDA 4.2 Requisitos de documentação 4.2.3 Controle de documentos Os documentos requeridos pelo sistema de gestão da qualidade devem ser controlados. Registros da qualidade são um tipo especial de documento e devem ser controlados de acordo com os requisitos apresentados em 4.2.4. Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessários para: a) aprovar documentos quanto à sua adequação, antes da sua emissão; b) analisar criticamente e atualizar, quando necessário, e reaprovar documentos;
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  Programa Voluntário FDA 4.2 Requisitos de documentação 4.2.3 Controle de documentos c) assegurar que alterações e a situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas; d) assegurar que as versões pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis nos locais de uso; e) assegurar que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis; f) assegurar que documentos de origem externa sejam identificados e que sua distribuição seja controlada, e g) evitar o uso não intencional de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos caso em que forem retidos por qualquer propósito.
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  Programa Voluntário FDA 4.2 Requisitos de documentação 4.2.4 Controle de registros Registros devem ser estabelecidos e mantidos para prover evidências da conformidade com requisitos e da operação eficaz do sistema de gestão da qualidade. Registros devem ser mantidos legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis. Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessários para identificação, armazenamento, proteção, recuperação, tempo de retenção e descarte dos registros.
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  Programa Voluntário FDA Planejamento para Elaboração de Documentos: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  Programa Voluntário FDA Planejamento para Elaboração de Documentos: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  Programa Voluntário FDA Planejamento para Elaboração de Documentos: 2- Análise Crítica: Análise do documento e emissão de comentários, quando necessário; Execução e/ou acompanhamento das atividades descritas no documento visando garantir que as alterações sejam válidas; Envio da análise do documento ao elaborador.
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  Programa Voluntário FDA Planejamento para Elaboração de Documentos: 3- Aprovação: Análise do documento, considerando a pertinência da descrição; Caso haja a necessidade de aprimoramento, encaminha ao elaborador para as devidas alterações; Nova análise do documento considerando As alterações encaminhadas ao elaborador; Caso o documento esteja adequado, realizar a aprovação.
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  Programa Voluntário FDA Planejamento para Elaboração de Documentos: Registros É um documento gerado com a função de comprovar como determinada atividade foi desenvolvida. Diretrizes básicas: •  A empresa deve estabelecer e manter procedimentos documentados para identificar, coletar, armazenar, manter, dispor e reter os registros da qualidade, •  Arquivar, armazenar, manter, dispor e reter os registros da qualidade, •  Os registros da qualidade devem estar prontamente recuperáveis e devem ser armazenados em local apropriado, •  Deve existir uma sistemática que permita a verificação da responsabilidade e autoridade sobre os registros emitidos e a interação entre as áreas da empresa, •  Os registros da qualidade devem ser protegidos contra danos ou deteriorização, •  Os tempos de guarda devem ser estabelecidos e cumpridos.
Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br  Programa Voluntário FDA E x e r c í c i o  ,[object Object],[object Object]

Contenu connexe

Tendances

Gestão da qualidade e ambiental
Gestão da qualidade e ambientalGestão da qualidade e ambiental
Gestão da qualidade e ambientalSérgio Rocha
 
Não Conformidade, Ação Corretiva e Preventiva
Não Conformidade, Ação Corretiva e PreventivaNão Conformidade, Ação Corretiva e Preventiva
Não Conformidade, Ação Corretiva e PreventivaTemplum Consultoria Online
 
Ppt mod 6 uc4_proc_ind_imp_amb
Ppt  mod 6 uc4_proc_ind_imp_ambPpt  mod 6 uc4_proc_ind_imp_amb
Ppt mod 6 uc4_proc_ind_imp_ambFrancisco Neto
 
Copia di iso 9001 2000 - slides - curso
Copia di iso 9001   2000 - slides - cursoCopia di iso 9001   2000 - slides - curso
Copia di iso 9001 2000 - slides - cursopaolo grosso
 
Nbr iso 19011 2012 - diretrizes para auditoria de sistemas de gestão
Nbr iso 19011   2012 - diretrizes para auditoria de sistemas de gestãoNbr iso 19011   2012 - diretrizes para auditoria de sistemas de gestão
Nbr iso 19011 2012 - diretrizes para auditoria de sistemas de gestãoAntonio Carlos
 
Nbr 14011 2001 - auditoria ambiental procedimentos
Nbr 14011 2001 - auditoria ambiental procedimentosNbr 14011 2001 - auditoria ambiental procedimentos
Nbr 14011 2001 - auditoria ambiental procedimentosZailda Firmino
 
Pq 01 - contr. de doc. e dados - r.000 20.07.14
Pq 01 - contr. de doc. e dados - r.000 20.07.14Pq 01 - contr. de doc. e dados - r.000 20.07.14
Pq 01 - contr. de doc. e dados - r.000 20.07.14Construtora João de Barro
 
Evolução da qualidade
Evolução da qualidadeEvolução da qualidade
Evolução da qualidadeBruno Lagarto
 
Nbr 9001 sist gestao qualidade
Nbr 9001 sist gestao qualidadeNbr 9001 sist gestao qualidade
Nbr 9001 sist gestao qualidadeaparadoxo
 
Solange aliandro gerencia_de_qualidade_em_ldr
Solange aliandro gerencia_de_qualidade_em_ldrSolange aliandro gerencia_de_qualidade_em_ldr
Solange aliandro gerencia_de_qualidade_em_ldrdricakika
 
InterpretaçãO Iso 9001 2008
InterpretaçãO Iso 9001 2008InterpretaçãO Iso 9001 2008
InterpretaçãO Iso 9001 2008Andréa Borges
 
Qualidade Manual Pedagogico Joao Jose Saraiva Da Fonseca
Qualidade   Manual Pedagogico Joao Jose Saraiva Da FonsecaQualidade   Manual Pedagogico Joao Jose Saraiva Da Fonseca
Qualidade Manual Pedagogico Joao Jose Saraiva Da Fonsecaguest8096
 
Interpretaoiso90012008 12619284536064-phpapp01
Interpretaoiso90012008 12619284536064-phpapp01Interpretaoiso90012008 12619284536064-phpapp01
Interpretaoiso90012008 12619284536064-phpapp01Leidiane Amaral
 

Tendances (18)

Gestão da qualidade e ambiental
Gestão da qualidade e ambientalGestão da qualidade e ambiental
Gestão da qualidade e ambiental
 
Não Conformidade, Ação Corretiva e Preventiva
Não Conformidade, Ação Corretiva e PreventivaNão Conformidade, Ação Corretiva e Preventiva
Não Conformidade, Ação Corretiva e Preventiva
 
Auditoria iso 9001
Auditoria iso 9001Auditoria iso 9001
Auditoria iso 9001
 
Check list auditoria
Check list auditoriaCheck list auditoria
Check list auditoria
 
Ppt mod 6 uc4_proc_ind_imp_amb
Ppt  mod 6 uc4_proc_ind_imp_ambPpt  mod 6 uc4_proc_ind_imp_amb
Ppt mod 6 uc4_proc_ind_imp_amb
 
Iso 9001-
Iso 9001-Iso 9001-
Iso 9001-
 
Iso 19011 em portugues
Iso 19011 em portuguesIso 19011 em portugues
Iso 19011 em portugues
 
Copia di iso 9001 2000 - slides - curso
Copia di iso 9001   2000 - slides - cursoCopia di iso 9001   2000 - slides - curso
Copia di iso 9001 2000 - slides - curso
 
Nbr iso 19011 2012 - diretrizes para auditoria de sistemas de gestão
Nbr iso 19011   2012 - diretrizes para auditoria de sistemas de gestãoNbr iso 19011   2012 - diretrizes para auditoria de sistemas de gestão
Nbr iso 19011 2012 - diretrizes para auditoria de sistemas de gestão
 
Apoio á qualidade
Apoio á qualidadeApoio á qualidade
Apoio á qualidade
 
Nbr 14011 2001 - auditoria ambiental procedimentos
Nbr 14011 2001 - auditoria ambiental procedimentosNbr 14011 2001 - auditoria ambiental procedimentos
Nbr 14011 2001 - auditoria ambiental procedimentos
 
Pq 01 - contr. de doc. e dados - r.000 20.07.14
Pq 01 - contr. de doc. e dados - r.000 20.07.14Pq 01 - contr. de doc. e dados - r.000 20.07.14
Pq 01 - contr. de doc. e dados - r.000 20.07.14
 
Evolução da qualidade
Evolução da qualidadeEvolução da qualidade
Evolução da qualidade
 
Nbr 9001 sist gestao qualidade
Nbr 9001 sist gestao qualidadeNbr 9001 sist gestao qualidade
Nbr 9001 sist gestao qualidade
 
Solange aliandro gerencia_de_qualidade_em_ldr
Solange aliandro gerencia_de_qualidade_em_ldrSolange aliandro gerencia_de_qualidade_em_ldr
Solange aliandro gerencia_de_qualidade_em_ldr
 
InterpretaçãO Iso 9001 2008
InterpretaçãO Iso 9001 2008InterpretaçãO Iso 9001 2008
InterpretaçãO Iso 9001 2008
 
Qualidade Manual Pedagogico Joao Jose Saraiva Da Fonseca
Qualidade   Manual Pedagogico Joao Jose Saraiva Da FonsecaQualidade   Manual Pedagogico Joao Jose Saraiva Da Fonseca
Qualidade Manual Pedagogico Joao Jose Saraiva Da Fonseca
 
Interpretaoiso90012008 12619284536064-phpapp01
Interpretaoiso90012008 12619284536064-phpapp01Interpretaoiso90012008 12619284536064-phpapp01
Interpretaoiso90012008 12619284536064-phpapp01
 

En vedette

Lei dos documentos de identificação pessoal
Lei dos documentos de identificação pessoalLei dos documentos de identificação pessoal
Lei dos documentos de identificação pessoalACS PM RN
 
Controle de revisões
Controle de revisõesControle de revisões
Controle de revisõesAline Alves
 
Como organizar arquivos digitais
Como organizar arquivos digitaisComo organizar arquivos digitais
Como organizar arquivos digitaisKenneth Corrêa
 
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.Maximus Maylson
 
Modelos de documentos
Modelos de documentosModelos de documentos
Modelos de documentosDiana Pilatti
 

En vedette (6)

Lei dos documentos de identificação pessoal
Lei dos documentos de identificação pessoalLei dos documentos de identificação pessoal
Lei dos documentos de identificação pessoal
 
Controle de revisões
Controle de revisõesControle de revisões
Controle de revisões
 
Como organizar arquivos digitais
Como organizar arquivos digitaisComo organizar arquivos digitais
Como organizar arquivos digitais
 
Gestão de Documentos - Metodologia Documentar
Gestão de Documentos - Metodologia DocumentarGestão de Documentos - Metodologia Documentar
Gestão de Documentos - Metodologia Documentar
 
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.
 
Modelos de documentos
Modelos de documentosModelos de documentos
Modelos de documentos
 

Similaire à Doc Qualidade 40

Qualidade grupo i, ii e iii
Qualidade grupo i, ii e iiiQualidade grupo i, ii e iii
Qualidade grupo i, ii e iiiRaquel Silva
 
Sistemas de Qualidade em Radioterapia
Sistemas de Qualidade em RadioterapiaSistemas de Qualidade em Radioterapia
Sistemas de Qualidade em RadioterapiaRui P Rodrigues
 
CHECK LIST DE AUDITORIA ISO 9001_2015.pdf
CHECK LIST DE AUDITORIA ISO 9001_2015.pdfCHECK LIST DE AUDITORIA ISO 9001_2015.pdf
CHECK LIST DE AUDITORIA ISO 9001_2015.pdftjoana
 
auditoriasinternas.pptx
auditoriasinternas.pptxauditoriasinternas.pptx
auditoriasinternas.pptxZE RIKI
 
Gestao da qualidade definicoes
Gestao da qualidade definicoesGestao da qualidade definicoes
Gestao da qualidade definicoesJoão Rafael Lopes
 
sistema de gestão da qualidade
sistema de gestão da qualidadesistema de gestão da qualidade
sistema de gestão da qualidadeBruno Lagarto
 
Validação de métodos analíticos - conceitos
Validação de métodos analíticos - conceitosValidação de métodos analíticos - conceitos
Validação de métodos analíticos - conceitosVanessa Rodrigues
 
Garantia e controle_da_qualidade_no_laboratorio_clinico
Garantia e controle_da_qualidade_no_laboratorio_clinicoGarantia e controle_da_qualidade_no_laboratorio_clinico
Garantia e controle_da_qualidade_no_laboratorio_clinicoBnb Percussionista
 
Analista garantia-de-qualidade-2
Analista garantia-de-qualidade-2Analista garantia-de-qualidade-2
Analista garantia-de-qualidade-2jmfel fernandez
 
Psq 00x auditorias-internas_modelo_v00
Psq 00x auditorias-internas_modelo_v00Psq 00x auditorias-internas_modelo_v00
Psq 00x auditorias-internas_modelo_v00Marcos Henrique
 
Gestão de Projetos e Programas - Aula # 10
Gestão de Projetos e Programas - Aula # 10Gestão de Projetos e Programas - Aula # 10
Gestão de Projetos e Programas - Aula # 10Ethel Capuano
 
Modelo de manual da qualidade
Modelo de manual da qualidadeModelo de manual da qualidade
Modelo de manual da qualidadeSandra Silva
 
Revisão geral ISO 9001
Revisão geral ISO 9001Revisão geral ISO 9001
Revisão geral ISO 9001Rogério Souza
 

Similaire à Doc Qualidade 40 (20)

GESTÃO DA QUALIDADE.ppt
GESTÃO DA QUALIDADE.pptGESTÃO DA QUALIDADE.ppt
GESTÃO DA QUALIDADE.ppt
 
Qualidade grupo i, ii e iii
Qualidade grupo i, ii e iiiQualidade grupo i, ii e iii
Qualidade grupo i, ii e iii
 
Iso 9000
Iso 9000Iso 9000
Iso 9000
 
Sistemas de Qualidade em Radioterapia
Sistemas de Qualidade em RadioterapiaSistemas de Qualidade em Radioterapia
Sistemas de Qualidade em Radioterapia
 
CHECK LIST DE AUDITORIA ISO 9001_2015.pdf
CHECK LIST DE AUDITORIA ISO 9001_2015.pdfCHECK LIST DE AUDITORIA ISO 9001_2015.pdf
CHECK LIST DE AUDITORIA ISO 9001_2015.pdf
 
auditoriasinternas.pptx
auditoriasinternas.pptxauditoriasinternas.pptx
auditoriasinternas.pptx
 
Gestao da qualidade definicoes
Gestao da qualidade definicoesGestao da qualidade definicoes
Gestao da qualidade definicoes
 
sistema de gestão da qualidade
sistema de gestão da qualidadesistema de gestão da qualidade
sistema de gestão da qualidade
 
Norma 2015
Norma 2015Norma 2015
Norma 2015
 
Validação de métodos analíticos - conceitos
Validação de métodos analíticos - conceitosValidação de métodos analíticos - conceitos
Validação de métodos analíticos - conceitos
 
Analise critica item 5.6
Analise critica   item 5.6Analise critica   item 5.6
Analise critica item 5.6
 
Garantia e controle_da_qualidade_no_laboratorio_clinico
Garantia e controle_da_qualidade_no_laboratorio_clinicoGarantia e controle_da_qualidade_no_laboratorio_clinico
Garantia e controle_da_qualidade_no_laboratorio_clinico
 
Analista garantia-de-qualidade-2
Analista garantia-de-qualidade-2Analista garantia-de-qualidade-2
Analista garantia-de-qualidade-2
 
Psq 00x auditorias-internas_modelo_v00
Psq 00x auditorias-internas_modelo_v00Psq 00x auditorias-internas_modelo_v00
Psq 00x auditorias-internas_modelo_v00
 
Ufcd4329
Ufcd4329Ufcd4329
Ufcd4329
 
Solução de EQMS
Solução de EQMSSolução de EQMS
Solução de EQMS
 
ISO 9001
ISO 9001ISO 9001
ISO 9001
 
Gestão de Projetos e Programas - Aula # 10
Gestão de Projetos e Programas - Aula # 10Gestão de Projetos e Programas - Aula # 10
Gestão de Projetos e Programas - Aula # 10
 
Modelo de manual da qualidade
Modelo de manual da qualidadeModelo de manual da qualidade
Modelo de manual da qualidade
 
Revisão geral ISO 9001
Revisão geral ISO 9001Revisão geral ISO 9001
Revisão geral ISO 9001
 

Doc Qualidade 40

  • 1. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br GRD Programa Voluntário FDA Sistema de Documentação Documento Informação e o meio no qual ela está contida. Registro Documentos que fornecem evidência objetiva de atividades realizadas ou de resultados alcançados.
  • 2. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br GRD Programa Voluntário FDA Controle de Documentos O que é Estabelecer padrões e verificar seu cumprimento, para a boa gestão da informação dentro das instituições. Estes padrões garantem que os documentos sejam: Analisados – Emitidos – Alterados – Aprovados ou Reprovados sob condições controladas, de forma a evitar o uso de documentos obsoletos ou não-válidos naquela reunião com os acionistas. Podemos usar Padrões, de acordo com a ISO , instituição padronizadora DO MUNDO, são “documento aprovado por um organismo reconhecido que provê, pelo uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características de produtos, processos ou serviços”.
  • 3. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br GRD Programa Voluntário FDA Tipos de Documentos Manuais – Determina metodologia e define parâmetros para a organização. Documentos operacionais - são compostos por procedimentos e instruções de trabalho. Documentos específicos - documentos para facilitar a gestão ou atender a algum requisito legal, como a lista de telefones da diretoria para a secretária. Documentos externos - usados pelo sistema de gestão da qualidade, mas não emitidos internamente. Ex. Como a CLT. Formulários - esqueletos para preenchimento de dados para coleta e concentração de informações. Registros - são formulários preenchidos. Lista de controle de documentos - relação que identifica todos os documentos. Como um índice.
  • 4. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br GRD Programa Voluntário FDA A Norma I S O 9000 4.2 Requisitos de documentação 4.2.1 Generalidades A documentação do sistema de gestão da qualidade deve incluir: declarações documentadas da política da qualidade e dos objetivos da qualidade; manual da qualidade; procedimentos documentados requeridos por esta Norma; documentos necessários à organização para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos, e registros da qualidade requeridos por esta Norma (ver 4.2.4).
  • 5. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br GRD Programa Voluntário FDA 4.2 Requisitos de documentação NOTA 1 Onde o termo “procedimento documentado“ aparecer nesta Norma, significa que o procedimento é estabelecido, documentado, implementado e mantido. NOTA 2 A abrangência da documentação do sistema de gestão da qualidade pode diferir de uma organização para outra devido: ao tamanho da organização e ao tipo de atividades; à complexidade dos processos e suas interações, e à competência do pessoal. NOTA 3 A documentação pode estar em qualquer forma ou tipo de meio de comunicação.
  • 6.
  • 7. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br Programa Voluntário FDA 4.2 Requisitos de documentação 4.2.3 Controle de documentos Os documentos requeridos pelo sistema de gestão da qualidade devem ser controlados. Registros da qualidade são um tipo especial de documento e devem ser controlados de acordo com os requisitos apresentados em 4.2.4. Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessários para: a) aprovar documentos quanto à sua adequação, antes da sua emissão; b) analisar criticamente e atualizar, quando necessário, e reaprovar documentos;
  • 8. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br Programa Voluntário FDA 4.2 Requisitos de documentação 4.2.3 Controle de documentos c) assegurar que alterações e a situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas; d) assegurar que as versões pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis nos locais de uso; e) assegurar que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis; f) assegurar que documentos de origem externa sejam identificados e que sua distribuição seja controlada, e g) evitar o uso não intencional de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos caso em que forem retidos por qualquer propósito.
  • 9. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br Programa Voluntário FDA 4.2 Requisitos de documentação 4.2.4 Controle de registros Registros devem ser estabelecidos e mantidos para prover evidências da conformidade com requisitos e da operação eficaz do sistema de gestão da qualidade. Registros devem ser mantidos legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis. Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessários para identificação, armazenamento, proteção, recuperação, tempo de retenção e descarte dos registros.
  • 10.
  • 11.
  • 12. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br Programa Voluntário FDA Planejamento para Elaboração de Documentos: 2- Análise Crítica: Análise do documento e emissão de comentários, quando necessário; Execução e/ou acompanhamento das atividades descritas no documento visando garantir que as alterações sejam válidas; Envio da análise do documento ao elaborador.
  • 13. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br Programa Voluntário FDA Planejamento para Elaboração de Documentos: 3- Aprovação: Análise do documento, considerando a pertinência da descrição; Caso haja a necessidade de aprimoramento, encaminha ao elaborador para as devidas alterações; Nova análise do documento considerando As alterações encaminhadas ao elaborador; Caso o documento esteja adequado, realizar a aprovação.
  • 14. Instrutor: Cláudio Henrique de Brito e-mail: chbritotqc@yahoo.com.br Programa Voluntário FDA Planejamento para Elaboração de Documentos: Registros É um documento gerado com a função de comprovar como determinada atividade foi desenvolvida. Diretrizes básicas: • A empresa deve estabelecer e manter procedimentos documentados para identificar, coletar, armazenar, manter, dispor e reter os registros da qualidade, • Arquivar, armazenar, manter, dispor e reter os registros da qualidade, • Os registros da qualidade devem estar prontamente recuperáveis e devem ser armazenados em local apropriado, • Deve existir uma sistemática que permita a verificação da responsabilidade e autoridade sobre os registros emitidos e a interação entre as áreas da empresa, • Os registros da qualidade devem ser protegidos contra danos ou deteriorização, • Os tempos de guarda devem ser estabelecidos e cumpridos.
  • 15.