SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  29
CheckListpara a casa segura:  Como prevenir quedas Fonte: Dra. Póla Maria Poli de Araujo www.casasegura.arq.br
Dicas de qualidade de vida: segurança O Portal Reumatoguia, por meio de material disponível no site www.casasegura.arq.br, oferece boas dicas para idosos e para pacientes reumáticos, que sofrem com a fragilidade dos ossos e algumas limitações. Confira e comece a adaptação o quanto antes. É simples e muito fácil!
Como prevenir quedas As quedas são uma das causas mais frequentesde trauma entre as pessoas novas ou idosas, mesmo diante do fato que a maioria destas quedas pode ser prevista e prevenida. Esta lista irá ajudá-lo a reconhecer os riscos de segurança e a fazer modificações simples para reduzir as chances de cair dentro de sua própria casa.
Mudanças que chegam com a idade e com as limitações O avanço da idade assim como algumas doenças reumáticas como a artrite reumatoide ou a osteoartrose afetam cada indivíduo de forma diferente e única.  Algumas pessoas experimentam limitações físicas que comprometem seriamente seu nível de atividade.  Perdas sensoriais  e limitação da funcionalidade articular devem ser imediatamente levadas ao conhecimento de seu médico.
Exercícios Físicos: bom aliado Atividades que mantêm sua forma física são aquelas que desafiam seus músculos a trabalharem.  Empurre, puxe, levante e tente carregar alguma coisa ao longo do dia.  As atividades de alongamento e equilíbrio ajudarão você a manter seus músculos e ossos saudáveis, reduzir a perda óssea e melhorar seu equilíbrio e postura.  Mantendo-se em forma, através de exercícios regulares você evita perder o equilíbrio e cair, machucando-se.
Exercícios Físicos: bom aliado Dicas:  Você poderá ainda, levantar sacos de lixo, empurrar e puxar móveis, abrir tampas de vidros de conservas, e carregar malas, como exercícios adicionais. Poderá ainda varrer o chão e passar o aspirador, exercitar-se com uma cadeira, levantando as pernas do chão várias vezes por dia, praticar jardinagem, aulas de dança de salão, ou mesmo dançar em casa,  levantar e sentar várias vezes seguidas, praticar exercícios respiratórios  simples, dar uma volta no quarteirão todas as manhãs.
Avaliação – sua casa é segura? A partir de agora, veja a avaliação proposta no material da Casa Segura. Leia, com atenção, e veja se o seu lar é amigo ou inimigo do seu bem estar!
Para pensar - seu banheiro: Você tem uma banheira ou box sem piso antiderrapante ou sem tapete antiderrapante?  A iluminação no seu banheiro é embaçada ou sombria?  Você precisa de uma luminária noturna no seu banheiro? Você tem chuveiro ou banheira sem barras de apoio ou corrimãos?  É difícil alcançar as torneiras para abrir e fechar a água no seu box ou banheira?
Para pensar - sua cozinha: Você tem que subir ou se esticar para apanhar os itens que usa com mais freqüência? Você usa uma cadeira ou banquinho para alcançar os locais mais altos em vez de uma escada com pés aderentes e corrimão?  Os itens mais pesados estão guardados nas prateleiras mais altas e os leves nas mais baixas?  Você usa extensão para ligar aparelhos elétricos a tomadas?  É difícil abrir e fechar as torneiras usando apenas uma das mãos? Você guarda líquidos inflamáveis como querosene, solventes, gasolina dentro de sua cozinha ou área de serviço?
Para pensar - seu quarto: O interruptor de luz está logo na porta do seu quarto ou você tem que cruzá-lo para acender a luz?  Quando está na cama, você tem que levantar para acender a luz do quarto ou de um abajur?  Você precisa se levantar para atender o telefone?  Existe algum degrau ou mobiliário no caminho entre o quarto e o banheiro?  Você precisa se esforçar para encontrar uma luz de cabeceira quando está deitado?   Existem tapetes ou passadeiras sem proteção antiderrapante ou que não seguram no piso dentro do seu quarto?
Para pensar - seu piso: As entradas têm desnível, degrau ou capacho com mais de 3 cm?  Você mantém tapetes de entrada, limpa pés ou passadeiras que não estão bem presos ao chão?  Você tem algum tapete sem material antiderrapante por baixo?  O piso, principalmente das escadas está precisando de reparos?   As superfícies dos degraus são escorregadias?  Você encera seus pisos ou limpa com produtos que  os deixam brilhantes e escorregadios?
Para pensar - sua escada: As escadas estão precisando de reparos?  A altura entre os espelhos da escada é maior que 18,5 cm?  A profundidade dos pisos da escada são menores que 25 cm?  Os degraus tem superfície escorregadia? Existem corrimãos em pelo menos um dos lados da escada? Os corrimãos estão montados muito junto à parede?  Os interruptores de luz estão muito longe do primeiro e do último degrau da escada?  Você deixa pacotes, sapatos ou outros nos degraus da escada?  Os degraus da escada são mal iluminados, sombrios?
Para pensar - entradas, garagens, exterior da casa: As calçadas, pisos de varandas, e degraus que levam à sua casa estão precisando de reparos, tem buracos ou estão quebradas?  As escadas, rampas e calçadas tem superfícies escorregadias sem segurança?  Os corrimãos nos dois lados dos degraus de entrada, ou rampas estão faltando? As maçanetas das portas são difíceis de abrir e fechar? A largura da porta de entrada é menor que 80 cm?  É difícil entrar ou sair do seu carro dentro da garagem?  A garagem da sua casa está entulhada de coisas usadas, que você não sabe onde colocar?
Providências a serem tomadas Fez a análise?  Agora é hora de colocar em prática as mudanças sugeridas a seguir.  Veja como é simples e prático!
Para o banheiro: Os tapetes do seu banheiro devem ter ventosas aderentes e resistentes para mantê-los fixos no chão Colocando-se os cabides para toalhas próximos à pia ou ao chuveiro, você terá menos chances de molhar o chão, tornando-o escorregadio. Um assento para banho e chuveiro ajustável pode dar mais estabilidade ao banho. Um vaso sanitário mais elevado e alças de apoio, tornam mais fácil a sua utilização. Use um esfregão com cabo longo para a limpeza do box ou banheira, evitando assim abaixar-se. Teste a temperatura da água antes de entrar no box ou banheira. use um termômetro se necessário.
Para a cozinha: Considere fazer sentado suas tarefas rotineiras na cozinha ; Evite levantar peso, preferindo deixar as panelas pesadas na bancada e enchendo-as com uma xícara;  Use uma colher apropriada, um coador de metal ou uma peneira para retirar os legumes de dentro da água quente, ao invés de levar a panela para escorrer (o mesmo em relação a macarrão);  Mantenha os números de emergência (de hospitais, pronto socorro, ambulância etc.) bem ao lado do telefone ou grudado por imãs à geladeira;  Nunca use líquidos inflamáveis para nenhum outro propósito senão o adequado ao produto; nunca traga estes líquidos para dentro de casa e muito menos para a cozinha; Tenha luz de emergência na cozinha para o caso de falta de luz.
Para o quarto: Mantenha os números de emergência (de hospitais, pronto socorro, ambulância etc.) bem ao lado do telefone , na sua mesinha de cabeceira; Prefira se vestir sentado ao invés de em pé, para manter o equilíbrio; Coloque lâmpadas foto sensíveis que brilham no escuro, nas passagens e em pontos estratégicos do quarto e nos corredores; Mantenha os itens que são usados com freqüência em locais de fácil acesso.
Para o piso: Pisos muito encerados podem se tornar armadilhas perigosas e fazer você cair; Mantenha os pisos do banheiro, cozinha, lavanderia e entradas bem secos para evitar quedas; Coloque fitas adesivas próprias sob os tapetes, passadeiras e capachos, para que fiquem bem presos ao chão; Carpetes com fios baixos são mais seguros.
Para as escadas: Evite carregar itens pesados ou grandes quando estiver subindo ou descendo degraus; Mantenha uma das mãos livre para segurar no corrimão; Sempre use sapatos quando subir escadas, degraus ou escadas de pintor; Tenha certeza que passadeiras cobrindo degraus de escadas estejam bem presas;  Providencie uma luz noturna sobre os degraus das escadas e mantenha essa luz acesa; Prefira corrimãos nos dois lados das escadas, de preferência ultrapassando o primeiro e o último degraus, para dar mais estabilidade ao usuário; Pinte de cor diferente a ponta de cada degrau, facilitando assim a visualização.
Para as áreas externas: Mantenha as áreas de entrada cobertas, evitando que a chuva ou mau tempo estrague o piso; Considere a instalação de sensor de presença que acende automaticamente a lâmpada quando uma pessoa se aproxima da porta; Mantenha as passagens livres de folhas molhadas e lixo; Sempre use sapatos que tenham solado antiderrapante; Se usar bengala, coloque ponteira de borracha para evitar que escorregue; Cuidados ao abaixar e levantar para pegar coisas do chão, evitando tonteiras resultantes de baixa pressão; Tenha sempre uma lanterna de mão, para o caso de falta de luz.
Mãos à obra! Agora não tem mais desculpa. Vamos nos tornar mais responsáveis? Então, a hora é agora! Equipe Reumatoguia e Casa Segura
Casa Segura

Contenu connexe

En vedette (14)

PROJETO CASA SEGURA
PROJETO CASA SEGURA PROJETO CASA SEGURA
PROJETO CASA SEGURA
 
Saúde do Idoso - A Queda
Saúde do Idoso - A QuedaSaúde do Idoso - A Queda
Saúde do Idoso - A Queda
 
PALESTRA - CASA SEGURA PARA IDOSOS
PALESTRA - CASA SEGURA PARA IDOSOSPALESTRA - CASA SEGURA PARA IDOSOS
PALESTRA - CASA SEGURA PARA IDOSOS
 
Prevenção de Acidentes Com Idosos
Prevenção de Acidentes Com IdososPrevenção de Acidentes Com Idosos
Prevenção de Acidentes Com Idosos
 
Segurança no lar
Segurança no larSegurança no lar
Segurança no lar
 
Manual prevenção de quedas da pessoa idosa
Manual prevenção de quedas da pessoa idosaManual prevenção de quedas da pessoa idosa
Manual prevenção de quedas da pessoa idosa
 
Slide Idoso
Slide IdosoSlide Idoso
Slide Idoso
 
Slides semana do idoso
Slides semana do idosoSlides semana do idoso
Slides semana do idoso
 
Prevenção de quedas
Prevenção de quedasPrevenção de quedas
Prevenção de quedas
 
Prevenção de-quedas-no-idoso
Prevenção de-quedas-no-idosoPrevenção de-quedas-no-idoso
Prevenção de-quedas-no-idoso
 
Lei do idoso apresentação
Lei do idoso apresentaçãoLei do idoso apresentação
Lei do idoso apresentação
 
Queda do idoso
Queda do idosoQueda do idoso
Queda do idoso
 
Saúde do Idoso
Saúde do IdosoSaúde do Idoso
Saúde do Idoso
 
Terceira Idade
Terceira IdadeTerceira Idade
Terceira Idade
 

Similaire à Casa Segura

Prevenodesegurananolar 141103083320-conversion-gate01
Prevenodesegurananolar 141103083320-conversion-gate01Prevenodesegurananolar 141103083320-conversion-gate01
Prevenodesegurananolar 141103083320-conversion-gate01Nome Sobrenome
 
Manual de prevenção de quedas da pessoa idosa
Manual de prevenção de quedas da pessoa idosaManual de prevenção de quedas da pessoa idosa
Manual de prevenção de quedas da pessoa idosaJeandson Barbosa
 
BRLimparEFacil.pdf
BRLimparEFacil.pdfBRLimparEFacil.pdf
BRLimparEFacil.pdfHelder Matos
 
Manual de segurança no lar
Manual de segurança no larManual de segurança no lar
Manual de segurança no larPaulo Mello
 
Cartilha Quedas Pessoa Idosa
Cartilha Quedas Pessoa IdosaCartilha Quedas Pessoa Idosa
Cartilha Quedas Pessoa Idosacipasap
 
Apostila de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no ambiente do...
Apostila de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no ambiente do...Apostila de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no ambiente do...
Apostila de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no ambiente do...Creche Segura
 
Roteiro para faxina da casa
Roteiro para faxina da casaRoteiro para faxina da casa
Roteiro para faxina da casaMarco Aurelio
 
Cuidados com o seu imóvel - Guia e Cartilha - bycyrela
Cuidados com o seu imóvel - Guia e Cartilha - bycyrelaCuidados com o seu imóvel - Guia e Cartilha - bycyrela
Cuidados com o seu imóvel - Guia e Cartilha - bycyrelaAyres Consultoria
 

Similaire à Casa Segura (20)

Checklist de casa segura
Checklist de casa seguraChecklist de casa segura
Checklist de casa segura
 
Prevenodesegurananolar 141103083320-conversion-gate01
Prevenodesegurananolar 141103083320-conversion-gate01Prevenodesegurananolar 141103083320-conversion-gate01
Prevenodesegurananolar 141103083320-conversion-gate01
 
Segurança e saúde no nosso lar
Segurança e saúde no nosso larSegurança e saúde no nosso lar
Segurança e saúde no nosso lar
 
Manual de prevenção de quedas da pessoa idosa
Manual de prevenção de quedas da pessoa idosaManual de prevenção de quedas da pessoa idosa
Manual de prevenção de quedas da pessoa idosa
 
BRLimparEFacil.pdf
BRLimparEFacil.pdfBRLimparEFacil.pdf
BRLimparEFacil.pdf
 
Cuidador de idoso_37
Cuidador de idoso_37Cuidador de idoso_37
Cuidador de idoso_37
 
Apresenta
ApresentaApresenta
Apresenta
 
Manual de Segurança no Lar
Manual de Segurança no LarManual de Segurança no Lar
Manual de Segurança no Lar
 
Manual de segurança no lar
Manual de segurança no larManual de segurança no lar
Manual de segurança no lar
 
Manual limpeza doméstica
Manual limpeza domésticaManual limpeza doméstica
Manual limpeza doméstica
 
Cartilha Quedas Pessoa Idosa
Cartilha Quedas Pessoa IdosaCartilha Quedas Pessoa Idosa
Cartilha Quedas Pessoa Idosa
 
Manual de segurança no lar
Manual de segurança no larManual de segurança no lar
Manual de segurança no lar
 
Acidentes domesticos
Acidentes domesticosAcidentes domesticos
Acidentes domesticos
 
Apostila de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no ambiente do...
Apostila de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no ambiente do...Apostila de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no ambiente do...
Apostila de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no ambiente do...
 
Roteiro para faxina da casa
Roteiro para faxina da casaRoteiro para faxina da casa
Roteiro para faxina da casa
 
seguranca-com-criancas-no-lar.ppt
seguranca-com-criancas-no-lar.pptseguranca-com-criancas-no-lar.ppt
seguranca-com-criancas-no-lar.ppt
 
Cartilha segurança no lar banheiro
Cartilha segurança no lar   banheiroCartilha segurança no lar   banheiro
Cartilha segurança no lar banheiro
 
Cartilha segurança no lar banheiro
Cartilha segurança no lar   banheiroCartilha segurança no lar   banheiro
Cartilha segurança no lar banheiro
 
Cuidados com o seu imóvel - Guia e Cartilha - bycyrela
Cuidados com o seu imóvel - Guia e Cartilha - bycyrelaCuidados com o seu imóvel - Guia e Cartilha - bycyrela
Cuidados com o seu imóvel - Guia e Cartilha - bycyrela
 
Sismos 2
Sismos 2Sismos 2
Sismos 2
 

Plus de Reumatoguia

Entendendo a espondilite
Entendendo a espondiliteEntendendo a espondilite
Entendendo a espondiliteReumatoguia
 
Entendendo o lúpus
Entendendo o lúpusEntendendo o lúpus
Entendendo o lúpusReumatoguia
 
Tratamento 2012 rev
Tratamento 2012 revTratamento 2012 rev
Tratamento 2012 revReumatoguia
 
Entendendo a artrite reumatoide
Entendendo a artrite reumatoideEntendendo a artrite reumatoide
Entendendo a artrite reumatoideReumatoguia
 
Artigo reumato medicamentos
Artigo reumato medicamentosArtigo reumato medicamentos
Artigo reumato medicamentosReumatoguia
 
Aula PAR reumato
Aula PAR reumatoAula PAR reumato
Aula PAR reumatoReumatoguia
 
Protegendo suas articulações
Protegendo suas articulaçõesProtegendo suas articulações
Protegendo suas articulaçõesReumatoguia
 
Osteoporose reumatoguia
Osteoporose reumatoguiaOsteoporose reumatoguia
Osteoporose reumatoguiaReumatoguia
 
Tutorial Picbadge
Tutorial PicbadgeTutorial Picbadge
Tutorial PicbadgeReumatoguia
 
Os Direitos do Paciente
Os Direitos do PacienteOs Direitos do Paciente
Os Direitos do PacienteReumatoguia
 
Os melhores alimentos para seus ossos
Os melhores alimentos para seus ossosOs melhores alimentos para seus ossos
Os melhores alimentos para seus ossosReumatoguia
 
Especial Vestuário
Especial VestuárioEspecial Vestuário
Especial VestuárioReumatoguia
 
Gota - 10 dicas para viver bem!
Gota - 10 dicas para viver bem!Gota - 10 dicas para viver bem!
Gota - 10 dicas para viver bem!Reumatoguia
 

Plus de Reumatoguia (17)

Entendendo a espondilite
Entendendo a espondiliteEntendendo a espondilite
Entendendo a espondilite
 
Entendendo o lúpus
Entendendo o lúpusEntendendo o lúpus
Entendendo o lúpus
 
Tratamento 2012 rev
Tratamento 2012 revTratamento 2012 rev
Tratamento 2012 rev
 
DAS
DASDAS
DAS
 
Entendendo a artrite reumatoide
Entendendo a artrite reumatoideEntendendo a artrite reumatoide
Entendendo a artrite reumatoide
 
Fibromialgia
FibromialgiaFibromialgia
Fibromialgia
 
Artigo reumato medicamentos
Artigo reumato medicamentosArtigo reumato medicamentos
Artigo reumato medicamentos
 
Lombalgia
LombalgiaLombalgia
Lombalgia
 
Aula PAR reumato
Aula PAR reumatoAula PAR reumato
Aula PAR reumato
 
Protegendo suas articulações
Protegendo suas articulaçõesProtegendo suas articulações
Protegendo suas articulações
 
Osteoporose reumatoguia
Osteoporose reumatoguiaOsteoporose reumatoguia
Osteoporose reumatoguia
 
Tutorial Picbadge
Tutorial PicbadgeTutorial Picbadge
Tutorial Picbadge
 
Os Direitos do Paciente
Os Direitos do PacienteOs Direitos do Paciente
Os Direitos do Paciente
 
Os melhores alimentos para seus ossos
Os melhores alimentos para seus ossosOs melhores alimentos para seus ossos
Os melhores alimentos para seus ossos
 
Especial Vestuário
Especial VestuárioEspecial Vestuário
Especial Vestuário
 
Gota - 10 dicas para viver bem!
Gota - 10 dicas para viver bem!Gota - 10 dicas para viver bem!
Gota - 10 dicas para viver bem!
 
Gota
GotaGota
Gota
 

Casa Segura

  • 1.
  • 2. CheckListpara a casa segura: Como prevenir quedas Fonte: Dra. Póla Maria Poli de Araujo www.casasegura.arq.br
  • 3. Dicas de qualidade de vida: segurança O Portal Reumatoguia, por meio de material disponível no site www.casasegura.arq.br, oferece boas dicas para idosos e para pacientes reumáticos, que sofrem com a fragilidade dos ossos e algumas limitações. Confira e comece a adaptação o quanto antes. É simples e muito fácil!
  • 4. Como prevenir quedas As quedas são uma das causas mais frequentesde trauma entre as pessoas novas ou idosas, mesmo diante do fato que a maioria destas quedas pode ser prevista e prevenida. Esta lista irá ajudá-lo a reconhecer os riscos de segurança e a fazer modificações simples para reduzir as chances de cair dentro de sua própria casa.
  • 5. Mudanças que chegam com a idade e com as limitações O avanço da idade assim como algumas doenças reumáticas como a artrite reumatoide ou a osteoartrose afetam cada indivíduo de forma diferente e única. Algumas pessoas experimentam limitações físicas que comprometem seriamente seu nível de atividade. Perdas sensoriais e limitação da funcionalidade articular devem ser imediatamente levadas ao conhecimento de seu médico.
  • 6. Exercícios Físicos: bom aliado Atividades que mantêm sua forma física são aquelas que desafiam seus músculos a trabalharem. Empurre, puxe, levante e tente carregar alguma coisa ao longo do dia. As atividades de alongamento e equilíbrio ajudarão você a manter seus músculos e ossos saudáveis, reduzir a perda óssea e melhorar seu equilíbrio e postura. Mantendo-se em forma, através de exercícios regulares você evita perder o equilíbrio e cair, machucando-se.
  • 7. Exercícios Físicos: bom aliado Dicas: Você poderá ainda, levantar sacos de lixo, empurrar e puxar móveis, abrir tampas de vidros de conservas, e carregar malas, como exercícios adicionais. Poderá ainda varrer o chão e passar o aspirador, exercitar-se com uma cadeira, levantando as pernas do chão várias vezes por dia, praticar jardinagem, aulas de dança de salão, ou mesmo dançar em casa, levantar e sentar várias vezes seguidas, praticar exercícios respiratórios simples, dar uma volta no quarteirão todas as manhãs.
  • 8. Avaliação – sua casa é segura? A partir de agora, veja a avaliação proposta no material da Casa Segura. Leia, com atenção, e veja se o seu lar é amigo ou inimigo do seu bem estar!
  • 9. Para pensar - seu banheiro: Você tem uma banheira ou box sem piso antiderrapante ou sem tapete antiderrapante?  A iluminação no seu banheiro é embaçada ou sombria?  Você precisa de uma luminária noturna no seu banheiro? Você tem chuveiro ou banheira sem barras de apoio ou corrimãos?  É difícil alcançar as torneiras para abrir e fechar a água no seu box ou banheira?
  • 10. Para pensar - sua cozinha: Você tem que subir ou se esticar para apanhar os itens que usa com mais freqüência? Você usa uma cadeira ou banquinho para alcançar os locais mais altos em vez de uma escada com pés aderentes e corrimão?  Os itens mais pesados estão guardados nas prateleiras mais altas e os leves nas mais baixas?  Você usa extensão para ligar aparelhos elétricos a tomadas?  É difícil abrir e fechar as torneiras usando apenas uma das mãos? Você guarda líquidos inflamáveis como querosene, solventes, gasolina dentro de sua cozinha ou área de serviço?
  • 11. Para pensar - seu quarto: O interruptor de luz está logo na porta do seu quarto ou você tem que cruzá-lo para acender a luz?  Quando está na cama, você tem que levantar para acender a luz do quarto ou de um abajur?  Você precisa se levantar para atender o telefone?  Existe algum degrau ou mobiliário no caminho entre o quarto e o banheiro?  Você precisa se esforçar para encontrar uma luz de cabeceira quando está deitado?   Existem tapetes ou passadeiras sem proteção antiderrapante ou que não seguram no piso dentro do seu quarto?
  • 12. Para pensar - seu piso: As entradas têm desnível, degrau ou capacho com mais de 3 cm? Você mantém tapetes de entrada, limpa pés ou passadeiras que não estão bem presos ao chão?  Você tem algum tapete sem material antiderrapante por baixo?  O piso, principalmente das escadas está precisando de reparos?   As superfícies dos degraus são escorregadias?  Você encera seus pisos ou limpa com produtos que os deixam brilhantes e escorregadios?
  • 13. Para pensar - sua escada: As escadas estão precisando de reparos? A altura entre os espelhos da escada é maior que 18,5 cm?  A profundidade dos pisos da escada são menores que 25 cm?  Os degraus tem superfície escorregadia? Existem corrimãos em pelo menos um dos lados da escada? Os corrimãos estão montados muito junto à parede?  Os interruptores de luz estão muito longe do primeiro e do último degrau da escada?  Você deixa pacotes, sapatos ou outros nos degraus da escada?  Os degraus da escada são mal iluminados, sombrios?
  • 14. Para pensar - entradas, garagens, exterior da casa: As calçadas, pisos de varandas, e degraus que levam à sua casa estão precisando de reparos, tem buracos ou estão quebradas?  As escadas, rampas e calçadas tem superfícies escorregadias sem segurança?  Os corrimãos nos dois lados dos degraus de entrada, ou rampas estão faltando? As maçanetas das portas são difíceis de abrir e fechar? A largura da porta de entrada é menor que 80 cm?  É difícil entrar ou sair do seu carro dentro da garagem?  A garagem da sua casa está entulhada de coisas usadas, que você não sabe onde colocar?
  • 15. Providências a serem tomadas Fez a análise? Agora é hora de colocar em prática as mudanças sugeridas a seguir. Veja como é simples e prático!
  • 16. Para o banheiro: Os tapetes do seu banheiro devem ter ventosas aderentes e resistentes para mantê-los fixos no chão Colocando-se os cabides para toalhas próximos à pia ou ao chuveiro, você terá menos chances de molhar o chão, tornando-o escorregadio. Um assento para banho e chuveiro ajustável pode dar mais estabilidade ao banho. Um vaso sanitário mais elevado e alças de apoio, tornam mais fácil a sua utilização. Use um esfregão com cabo longo para a limpeza do box ou banheira, evitando assim abaixar-se. Teste a temperatura da água antes de entrar no box ou banheira. use um termômetro se necessário.
  • 17.
  • 18. Para a cozinha: Considere fazer sentado suas tarefas rotineiras na cozinha ; Evite levantar peso, preferindo deixar as panelas pesadas na bancada e enchendo-as com uma xícara;  Use uma colher apropriada, um coador de metal ou uma peneira para retirar os legumes de dentro da água quente, ao invés de levar a panela para escorrer (o mesmo em relação a macarrão);  Mantenha os números de emergência (de hospitais, pronto socorro, ambulância etc.) bem ao lado do telefone ou grudado por imãs à geladeira;  Nunca use líquidos inflamáveis para nenhum outro propósito senão o adequado ao produto; nunca traga estes líquidos para dentro de casa e muito menos para a cozinha; Tenha luz de emergência na cozinha para o caso de falta de luz.
  • 19.
  • 20. Para o quarto: Mantenha os números de emergência (de hospitais, pronto socorro, ambulância etc.) bem ao lado do telefone , na sua mesinha de cabeceira; Prefira se vestir sentado ao invés de em pé, para manter o equilíbrio; Coloque lâmpadas foto sensíveis que brilham no escuro, nas passagens e em pontos estratégicos do quarto e nos corredores; Mantenha os itens que são usados com freqüência em locais de fácil acesso.
  • 21.
  • 22. Para o piso: Pisos muito encerados podem se tornar armadilhas perigosas e fazer você cair; Mantenha os pisos do banheiro, cozinha, lavanderia e entradas bem secos para evitar quedas; Coloque fitas adesivas próprias sob os tapetes, passadeiras e capachos, para que fiquem bem presos ao chão; Carpetes com fios baixos são mais seguros.
  • 23.
  • 24. Para as escadas: Evite carregar itens pesados ou grandes quando estiver subindo ou descendo degraus; Mantenha uma das mãos livre para segurar no corrimão; Sempre use sapatos quando subir escadas, degraus ou escadas de pintor; Tenha certeza que passadeiras cobrindo degraus de escadas estejam bem presas;  Providencie uma luz noturna sobre os degraus das escadas e mantenha essa luz acesa; Prefira corrimãos nos dois lados das escadas, de preferência ultrapassando o primeiro e o último degraus, para dar mais estabilidade ao usuário; Pinte de cor diferente a ponta de cada degrau, facilitando assim a visualização.
  • 25.
  • 26. Para as áreas externas: Mantenha as áreas de entrada cobertas, evitando que a chuva ou mau tempo estrague o piso; Considere a instalação de sensor de presença que acende automaticamente a lâmpada quando uma pessoa se aproxima da porta; Mantenha as passagens livres de folhas molhadas e lixo; Sempre use sapatos que tenham solado antiderrapante; Se usar bengala, coloque ponteira de borracha para evitar que escorregue; Cuidados ao abaixar e levantar para pegar coisas do chão, evitando tonteiras resultantes de baixa pressão; Tenha sempre uma lanterna de mão, para o caso de falta de luz.
  • 27.
  • 28. Mãos à obra! Agora não tem mais desculpa. Vamos nos tornar mais responsáveis? Então, a hora é agora! Equipe Reumatoguia e Casa Segura