SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  62
A IMPORTÂNCIA  DAS TECNOLOGIAS  PARA O CENÁRIO ATUAL
Desde os primórdios, o ser humano vem passando por inúmeras transformações, tanto em suas características físicas quanto no modo de se relacionar com os outros e com o ambiente à sua volta. A sua busca constante pelo novo proporcionou uma evolução significativa para a raça humana.
Descobertas e invenções que revolucionaram a vida humana:
...e, claro, a maior e mais revolucionária de todas:
 @ Internet
Vamos      entender              como                     tudo                           começou...
Vídeo  A história da Internet
De acordo com dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), hoje no mundo todo somos cerca de 2 bilhões de usuários da internet e esse número cresce a cada dia.
Catalani (2006, p. 21) afirma que a Internet é parte de um conjunto maior da Tecnologia da Informação (TI). Nesta, embora muitas vezes isso seja esquecido, o que mais importa não são os circuitos impressos e os equipamentos diversos, mas, sim, o que se pode fazer com eles e o valor que podem gerar para a empresa.
No Brasil, o surgimento da Internet deu-se em 1988, no meio acadêmico, quando Oscar Sala, professor da USP, teve a ideia de estabelecer contato com instituições de outros países para compartilhar dados por meio de uma rede de computadores. Apesar disso, foi somente em 1995 que o Ministério das Telecomunicações autorizou o uso comercial da Internet. A Internet no Brasil
Os primeiros sites criados no Brasil eram de notícias, seguidos mais tarde pelos de compras e de pesquisa.
Atualmente, somos 78 milhões de usuários de Internet no Brasil.  Você entendeu??  78 milhõesde pessoas, o que significa que 41% da população acessa a Internet diariamente!!
E-Commerce
Oficialmente, o comércio-eletrônico surgiu em 1995, quando o Netscape.com, um dos primeiros grandes sites da Internet, aceitou publicar os primeiros anúncios em sua página e popularizou a ideia de que a Web poderia ser utilizada como uma nova mídia para publicidade e vendas.
Poucos conceitos revolucionaram os negócios tão profundamente quanto o e-commerce. A partir dessa ideia do Netscape.com, a Internet e as vendas no varejo eletrônico enfrentaram um crescimento absurdo, vindo a dobrar e triplicar nos anos seguintes. Mas ai algo muito ruim aconteceu...
A “bolha” estourou!
O colapso aconteceu em março de 2001, fazendo com que o valor de mercado das ações de comércio eletrônico, telecomunicações e outras empresas relacionadas à tecnologia despencasse em mais de 90%. Muitas empresas foram à falência, deixando o e-commerce bastante desacreditado.
Apenas os fortes sobreviveram.Depois da crise, o E-commercemudou. As empresas voltaram a investir, se reestruturaram e promoveram uma transformação nos negócios on-line
E-CommerceE-Business
Para Kalakota (2002, p. 24), o E-Business nada mais é do que uma evolução do E-Commerce, e inclui todas as aplicações e processos que permitem a uma empresa realizar transações de negócios.
Além de englobar o comércio eletrônico, o e-business inclui todas as atividades de contato e retaguarda que formam o mecanismo principal do negócio moderno.
Vídeo  O mercado de E-Commerce no Brasil
M-Commerce(Mobile-Commerce)
Com o advento de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis de alta performance, o comércio eletrônico pôde se estender e chegar mais perto das pessoas.
E mais e mais novidades aparecem a cada dia...
S-Commerce(Social-Commerce)
Vídeo  O que é Social-Commerce
Para Gabriel (2010, p. 319), podemos definir o comércio social (s-commerce) como um subconjunto do comércio eletrônico (e-commerce) que emprega ferramentas colaborativas de redes sociais para auxiliar na compra e venda on-line.
Página da Show de Ingressos no Facebook
Página do Magazine Luiza no Facebook
E por falar em REDES O C I A I S
Segundo Gabriel (2010, p. 196), podemos definir uma rede social como “estrutura social formada por indivíduos (ou empresas), chamados de nós, que estão ligados (conectados) por um ou mais tipos específicos de interdependência, como amizade, parentesco, proximidade/afinidade, etc.”
Vídeo   Redes Sociais
                                   Elas são                                       muitas                                e cada uma tem diferentes           focos          de atuação...
Mas      abordaremos                 apenas                       as                            mais                               utilizadas
O caderno Universitário
Fundado por Mark Zuckerberg, foi lançado em 4 de fevereiro de 2004; A maior rede social do planeta, com cerca de 600 milhões de usuários; Inicialmente era restrito aos estudantes de Harvard; Somente em 2006 foi aberto ao público em geral; O Facebook pode ser acessado em mais de 40 línguas; No Brasil, somos cerca de 31milhões de usuários.
Uma nova forma de interação
Foi fundado em março de 2006, pela ObviousCorp., de São Francisco; Possui hoje mais de 150 milhões de usuários no mundo; No Brasil, são xx milhões; O Brasil é o país que mais usa o Twitter na América Latina É  a rede social que mais cresce no mundo; É considerado um “diário da era da mobilidade”.
Ele não morreu!
É segunda maior rede social do mundo, perdendo apenas para o Facebook; No Brasil, ainda é a mais usada, com cerca de 86% dos acessos ; Em todo o mundo, o Brasil é o país que mais acessa a rede;
A vez dos profissionais (e estudantes também!)
Lançado em maio de 2003, é um site que busca criar conexões voltadas aos negócios;  Atualmente, detém cerca de 8% do mercado mundial; Os relacionamentos no LinkedIn são originados em algum tipo de relacionamento existente na vida real;
Mas, e as tais Mídias Sociais, o que são e onde entram??
A diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais está basicamente na sua utilização. O Facebook, o Orkut e o Twitter são redes sociais e podem ser considerados como mídias sociais a depender da forma como são usados.
Por exemplo: Se você utiliza o Facebook apenas para reunir seus amigos, postar fotos de momentos com amigos e familiares e falar o que pensa, está fazendo dele apenas uma rede social.
Por outro lado... Se você é um profissional e utiliza o Facebook e suas ferramentas para divulgar seu trabalho e suas ideias, isso faz dele uma Mídia Social. Isso de dá devido ao fato de que Mídia Social está relacionada a comunicação, conteúdo, informação.
De acordo com Torres (2009, p. 113), as mídias sociais são sites na Internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas e para as pessoas, nas quais o consumidor é ao mesmo tempo produtor e consumidor da informação.
Alguns exemplos de mídias sociais:
Criado em fevereiro de 2005, por três ex-funcionários da PayPal, o YouTube enfrentou um crescimento meteórico desde então; Foi adquirido pelo Google em 2006 pela bagatela de 1,65 bilhão de dólares; É o sexto site mais acessado da Internet, com cerca de 200 milhões de visitas por mês; É de graça, de fácil acesso e vem apresentando um crescimento muito grande.
Vídeo Pôneis Malditos
BLOG
Existem várias plataformas que hospedam blogs, como o Blogger, o UOL, etc;  Eles se dividem basicamente em três tipos: pessoais, profissionais E empresariais (ou corporativos); São plataformas de comunicação gratuitas e que podem trazer excelentes resultados para a organização; Além de falar da empresa, o blog oferece a oportunidade de abordar temas relacionados e que sejam de interesse de seu cliente.
Considerações finais... AInterneté uma realidade que veio para ficar e as estatísticas mostram que o número de usuários cresce a cada dia, de forma que em muito pouco tempo todas as pessoas estarão conectadas a essa rede de redes. Assim, vemos a necessidade de empresas e profissionais procurar conhecer e se inserir nesse cenário para não perder seu marketsharee para que possam  assim crescer cada dia mais.
Obrigada! Monaliza de Souza Costa Twitter.com/AdmMonaliza Monaliza  de Souza Linkedin.com/MonalizadeSouza Cel.: (75) 9960-7895

Contenu connexe

Tendances

Apresentação da monografia
Apresentação da monografiaApresentação da monografia
Apresentação da monografiaMonaliza de Souza
 
A importância das redes sociais como canal de comunicação xii encontro estad...
A importância das redes sociais como canal de comunicação  xii encontro estad...A importância das redes sociais como canal de comunicação  xii encontro estad...
A importância das redes sociais como canal de comunicação xii encontro estad...Aline Barbosa Rosa
 
XII Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Mi...
XII Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Mi...XII Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Mi...
XII Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Mi...In Press Porter Novelli
 
AnáLise SemióTica Do Webjornalismo Na RegiãO De Ijuí
AnáLise SemióTica Do Webjornalismo Na RegiãO De IjuíAnáLise SemióTica Do Webjornalismo Na RegiãO De Ijuí
AnáLise SemióTica Do Webjornalismo Na RegiãO De IjuíJosé Augusto Fiorin
 
Palestra trevisan marcos hiller - redes sociais e a crise no mundo arabe
Palestra trevisan   marcos hiller - redes sociais e a crise no mundo arabePalestra trevisan   marcos hiller - redes sociais e a crise no mundo arabe
Palestra trevisan marcos hiller - redes sociais e a crise no mundo arabeMarcos Hiller
 
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidorO impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidorPaulo Milreu
 
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)Paulo Milreu
 
Apresentação Gestão de Serviços - Coppead
Apresentação Gestão de Serviços - CoppeadApresentação Gestão de Serviços - Coppead
Apresentação Gestão de Serviços - CoppeadRafael Ferrer
 
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPC
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPCO impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPC
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPCPaulo Milreu
 
Internet e Redes Sociais: Fatos, Riscos e Cuidados na Web
Internet e Redes Sociais: Fatos, Riscos e Cuidados na WebInternet e Redes Sociais: Fatos, Riscos e Cuidados na Web
Internet e Redes Sociais: Fatos, Riscos e Cuidados na WebAntiSaint
 
Desvendando as Redes Sociais
Desvendando as Redes SociaisDesvendando as Redes Sociais
Desvendando as Redes SociaisIbrahim Cesar
 
Internet e educação
Internet e educaçãoInternet e educação
Internet e educaçãowab030
 
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digital
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digitalNovas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digital
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digitalPaulo Milreu
 
A evolução das mídias sociais digitais, influência no cotidiano da população...
A evolução das mídias sociais digitais,  influência no cotidiano da população...A evolução das mídias sociais digitais,  influência no cotidiano da população...
A evolução das mídias sociais digitais, influência no cotidiano da população...Marcos Araujo
 
Uso Educativo Da Internet
Uso Educativo Da InternetUso Educativo Da Internet
Uso Educativo Da InternetCleidinha15
 

Tendances (19)

Apresentação da monografia
Apresentação da monografiaApresentação da monografia
Apresentação da monografia
 
A importância das redes sociais como canal de comunicação xii encontro estad...
A importância das redes sociais como canal de comunicação  xii encontro estad...A importância das redes sociais como canal de comunicação  xii encontro estad...
A importância das redes sociais como canal de comunicação xii encontro estad...
 
XII Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Mi...
XII Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Mi...XII Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Mi...
XII Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Mi...
 
AnáLise SemióTica Do Webjornalismo Na RegiãO De Ijuí
AnáLise SemióTica Do Webjornalismo Na RegiãO De IjuíAnáLise SemióTica Do Webjornalismo Na RegiãO De Ijuí
AnáLise SemióTica Do Webjornalismo Na RegiãO De Ijuí
 
Palestra trevisan marcos hiller - redes sociais e a crise no mundo arabe
Palestra trevisan   marcos hiller - redes sociais e a crise no mundo arabePalestra trevisan   marcos hiller - redes sociais e a crise no mundo arabe
Palestra trevisan marcos hiller - redes sociais e a crise no mundo arabe
 
Poli tics ed06_art03
Poli tics ed06_art03Poli tics ed06_art03
Poli tics ed06_art03
 
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidorO impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor
 
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)
 
Apresentação Gestão de Serviços - Coppead
Apresentação Gestão de Serviços - CoppeadApresentação Gestão de Serviços - Coppead
Apresentação Gestão de Serviços - Coppead
 
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPC
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPCO impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPC
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPC
 
Internet e Redes Sociais: Fatos, Riscos e Cuidados na Web
Internet e Redes Sociais: Fatos, Riscos e Cuidados na WebInternet e Redes Sociais: Fatos, Riscos e Cuidados na Web
Internet e Redes Sociais: Fatos, Riscos e Cuidados na Web
 
Pesquisa de reputação on line - llorente & cuenca
Pesquisa de reputação on line - llorente & cuencaPesquisa de reputação on line - llorente & cuenca
Pesquisa de reputação on line - llorente & cuenca
 
As transformações na era digital
As transformações na era digitalAs transformações na era digital
As transformações na era digital
 
Desvendando as Redes Sociais
Desvendando as Redes SociaisDesvendando as Redes Sociais
Desvendando as Redes Sociais
 
Internet e educação
Internet e educaçãoInternet e educação
Internet e educação
 
Redes Sociais
Redes SociaisRedes Sociais
Redes Sociais
 
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digital
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digitalNovas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digital
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digital
 
A evolução das mídias sociais digitais, influência no cotidiano da população...
A evolução das mídias sociais digitais,  influência no cotidiano da população...A evolução das mídias sociais digitais,  influência no cotidiano da população...
A evolução das mídias sociais digitais, influência no cotidiano da população...
 
Uso Educativo Da Internet
Uso Educativo Da InternetUso Educativo Da Internet
Uso Educativo Da Internet
 

Similaire à Importância das Tecnologias

Pesquisa o twitter foi mais longe
Pesquisa   o twitter foi mais longePesquisa   o twitter foi mais longe
Pesquisa o twitter foi mais longeJonhnes Carvalho
 
Novas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da ComunicaçãoNovas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da ComunicaçãoSuzana Cohen
 
Semid 2009 - Redes Sociais Na Internet
Semid 2009 - Redes Sociais Na InternetSemid 2009 - Redes Sociais Na Internet
Semid 2009 - Redes Sociais Na InternetLeonardo Leitao
 
Dialeto novo profissional / Leandro VC Matos
Dialeto novo profissional /  Leandro VC MatosDialeto novo profissional /  Leandro VC Matos
Dialeto novo profissional / Leandro VC Matosleandrovcmatos
 
Infovillela MidiasSociais
Infovillela MidiasSociaisInfovillela MidiasSociais
Infovillela MidiasSociaisTiago Villela
 
Facebook e o consumo cultural
Facebook e o consumo culturalFacebook e o consumo cultural
Facebook e o consumo culturalTiago Nogueira
 
Artigo Científico - Marketing de Mídias Sócias para PMEs Em Meio as Mudanças...
Artigo Científico - Marketing de Mídias Sócias para PMEs Em Meio as Mudanças...Artigo Científico - Marketing de Mídias Sócias para PMEs Em Meio as Mudanças...
Artigo Científico - Marketing de Mídias Sócias para PMEs Em Meio as Mudanças...Caio César
 
Evolução das TICs e o crescimento das mídias sociais
Evolução das TICs e o crescimento das mídias sociaisEvolução das TICs e o crescimento das mídias sociais
Evolução das TICs e o crescimento das mídias sociaisGabriel Bemfica
 
2011 redes sociais_aplicacoes_diversos_tipos_organizacao
2011 redes sociais_aplicacoes_diversos_tipos_organizacao2011 redes sociais_aplicacoes_diversos_tipos_organizacao
2011 redes sociais_aplicacoes_diversos_tipos_organizacaocamara municipal de ananindeua
 
Apresentacao marketing-ung-2804-slideshare
Apresentacao marketing-ung-2804-slideshareApresentacao marketing-ung-2804-slideshare
Apresentacao marketing-ung-2804-slideshareDiego Monteiro
 
Magoweb - Social Media
Magoweb - Social MediaMagoweb - Social Media
Magoweb - Social MediaRaphael Segati
 
Redes Sociais e Publicidade
Redes Sociais e PublicidadeRedes Sociais e Publicidade
Redes Sociais e PublicidadeLuísa Souza
 
Web 2.0 e Rede de Mobilidade Ubana
Web 2.0 e Rede de Mobilidade UbanaWeb 2.0 e Rede de Mobilidade Ubana
Web 2.0 e Rede de Mobilidade UbanaEva Vider
 
Novos Horizontes da Comunicação - Semana Estácio
Novos Horizontes da Comunicação - Semana EstácioNovos Horizontes da Comunicação - Semana Estácio
Novos Horizontes da Comunicação - Semana EstácioCamila Leite
 

Similaire à Importância das Tecnologias (20)

Palestra sescap ce
Palestra sescap cePalestra sescap ce
Palestra sescap ce
 
Pesquisa o twitter foi mais longe
Pesquisa   o twitter foi mais longePesquisa   o twitter foi mais longe
Pesquisa o twitter foi mais longe
 
O twitter foi mais longe
O twitter foi mais longeO twitter foi mais longe
O twitter foi mais longe
 
Novas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da ComunicaçãoNovas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da Comunicação
 
Semid 2009 - Redes Sociais Na Internet
Semid 2009 - Redes Sociais Na InternetSemid 2009 - Redes Sociais Na Internet
Semid 2009 - Redes Sociais Na Internet
 
Adriana rabassa
Adriana rabassaAdriana rabassa
Adriana rabassa
 
Dialeto novo profissional / Leandro VC Matos
Dialeto novo profissional /  Leandro VC MatosDialeto novo profissional /  Leandro VC Matos
Dialeto novo profissional / Leandro VC Matos
 
Infovillela MidiasSociais
Infovillela MidiasSociaisInfovillela MidiasSociais
Infovillela MidiasSociais
 
Facebook e o consumo cultural
Facebook e o consumo culturalFacebook e o consumo cultural
Facebook e o consumo cultural
 
Comunicação interativa
Comunicação interativaComunicação interativa
Comunicação interativa
 
Fafica outubro 2010
Fafica outubro 2010Fafica outubro 2010
Fafica outubro 2010
 
Midiátics - Um pouco sobre Mídias Sociais
Midiátics - Um pouco sobre Mídias SociaisMidiátics - Um pouco sobre Mídias Sociais
Midiátics - Um pouco sobre Mídias Sociais
 
Artigo Científico - Marketing de Mídias Sócias para PMEs Em Meio as Mudanças...
Artigo Científico - Marketing de Mídias Sócias para PMEs Em Meio as Mudanças...Artigo Científico - Marketing de Mídias Sócias para PMEs Em Meio as Mudanças...
Artigo Científico - Marketing de Mídias Sócias para PMEs Em Meio as Mudanças...
 
Evolução das TICs e o crescimento das mídias sociais
Evolução das TICs e o crescimento das mídias sociaisEvolução das TICs e o crescimento das mídias sociais
Evolução das TICs e o crescimento das mídias sociais
 
2011 redes sociais_aplicacoes_diversos_tipos_organizacao
2011 redes sociais_aplicacoes_diversos_tipos_organizacao2011 redes sociais_aplicacoes_diversos_tipos_organizacao
2011 redes sociais_aplicacoes_diversos_tipos_organizacao
 
Apresentacao marketing-ung-2804-slideshare
Apresentacao marketing-ung-2804-slideshareApresentacao marketing-ung-2804-slideshare
Apresentacao marketing-ung-2804-slideshare
 
Magoweb - Social Media
Magoweb - Social MediaMagoweb - Social Media
Magoweb - Social Media
 
Redes Sociais e Publicidade
Redes Sociais e PublicidadeRedes Sociais e Publicidade
Redes Sociais e Publicidade
 
Web 2.0 e Rede de Mobilidade Ubana
Web 2.0 e Rede de Mobilidade UbanaWeb 2.0 e Rede de Mobilidade Ubana
Web 2.0 e Rede de Mobilidade Ubana
 
Novos Horizontes da Comunicação - Semana Estácio
Novos Horizontes da Comunicação - Semana EstácioNovos Horizontes da Comunicação - Semana Estácio
Novos Horizontes da Comunicação - Semana Estácio
 

Importância das Tecnologias

  • 1. A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS PARA O CENÁRIO ATUAL
  • 2. Desde os primórdios, o ser humano vem passando por inúmeras transformações, tanto em suas características físicas quanto no modo de se relacionar com os outros e com o ambiente à sua volta. A sua busca constante pelo novo proporcionou uma evolução significativa para a raça humana.
  • 3.
  • 4. Descobertas e invenções que revolucionaram a vida humana:
  • 5. ...e, claro, a maior e mais revolucionária de todas:
  • 7. Vamos entender como tudo começou...
  • 8. Vídeo A história da Internet
  • 9. De acordo com dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), hoje no mundo todo somos cerca de 2 bilhões de usuários da internet e esse número cresce a cada dia.
  • 10. Catalani (2006, p. 21) afirma que a Internet é parte de um conjunto maior da Tecnologia da Informação (TI). Nesta, embora muitas vezes isso seja esquecido, o que mais importa não são os circuitos impressos e os equipamentos diversos, mas, sim, o que se pode fazer com eles e o valor que podem gerar para a empresa.
  • 11. No Brasil, o surgimento da Internet deu-se em 1988, no meio acadêmico, quando Oscar Sala, professor da USP, teve a ideia de estabelecer contato com instituições de outros países para compartilhar dados por meio de uma rede de computadores. Apesar disso, foi somente em 1995 que o Ministério das Telecomunicações autorizou o uso comercial da Internet. A Internet no Brasil
  • 12. Os primeiros sites criados no Brasil eram de notícias, seguidos mais tarde pelos de compras e de pesquisa.
  • 13. Atualmente, somos 78 milhões de usuários de Internet no Brasil. Você entendeu?? 78 milhõesde pessoas, o que significa que 41% da população acessa a Internet diariamente!!
  • 15. Oficialmente, o comércio-eletrônico surgiu em 1995, quando o Netscape.com, um dos primeiros grandes sites da Internet, aceitou publicar os primeiros anúncios em sua página e popularizou a ideia de que a Web poderia ser utilizada como uma nova mídia para publicidade e vendas.
  • 16. Poucos conceitos revolucionaram os negócios tão profundamente quanto o e-commerce. A partir dessa ideia do Netscape.com, a Internet e as vendas no varejo eletrônico enfrentaram um crescimento absurdo, vindo a dobrar e triplicar nos anos seguintes. Mas ai algo muito ruim aconteceu...
  • 18. O colapso aconteceu em março de 2001, fazendo com que o valor de mercado das ações de comércio eletrônico, telecomunicações e outras empresas relacionadas à tecnologia despencasse em mais de 90%. Muitas empresas foram à falência, deixando o e-commerce bastante desacreditado.
  • 19. Apenas os fortes sobreviveram.Depois da crise, o E-commercemudou. As empresas voltaram a investir, se reestruturaram e promoveram uma transformação nos negócios on-line
  • 21. Para Kalakota (2002, p. 24), o E-Business nada mais é do que uma evolução do E-Commerce, e inclui todas as aplicações e processos que permitem a uma empresa realizar transações de negócios.
  • 22. Além de englobar o comércio eletrônico, o e-business inclui todas as atividades de contato e retaguarda que formam o mecanismo principal do negócio moderno.
  • 23. Vídeo O mercado de E-Commerce no Brasil
  • 25. Com o advento de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis de alta performance, o comércio eletrônico pôde se estender e chegar mais perto das pessoas.
  • 26.
  • 27. E mais e mais novidades aparecem a cada dia...
  • 29. Vídeo O que é Social-Commerce
  • 30. Para Gabriel (2010, p. 319), podemos definir o comércio social (s-commerce) como um subconjunto do comércio eletrônico (e-commerce) que emprega ferramentas colaborativas de redes sociais para auxiliar na compra e venda on-line.
  • 31. Página da Show de Ingressos no Facebook
  • 32. Página do Magazine Luiza no Facebook
  • 33. E por falar em REDES O C I A I S
  • 34.
  • 35. Segundo Gabriel (2010, p. 196), podemos definir uma rede social como “estrutura social formada por indivíduos (ou empresas), chamados de nós, que estão ligados (conectados) por um ou mais tipos específicos de interdependência, como amizade, parentesco, proximidade/afinidade, etc.”
  • 36. Vídeo Redes Sociais
  • 37. Elas são muitas e cada uma tem diferentes focos de atuação...
  • 38. Mas abordaremos apenas as mais utilizadas
  • 40. Fundado por Mark Zuckerberg, foi lançado em 4 de fevereiro de 2004; A maior rede social do planeta, com cerca de 600 milhões de usuários; Inicialmente era restrito aos estudantes de Harvard; Somente em 2006 foi aberto ao público em geral; O Facebook pode ser acessado em mais de 40 línguas; No Brasil, somos cerca de 31milhões de usuários.
  • 41.
  • 42. Uma nova forma de interação
  • 43. Foi fundado em março de 2006, pela ObviousCorp., de São Francisco; Possui hoje mais de 150 milhões de usuários no mundo; No Brasil, são xx milhões; O Brasil é o país que mais usa o Twitter na América Latina É a rede social que mais cresce no mundo; É considerado um “diário da era da mobilidade”.
  • 44.
  • 46. É segunda maior rede social do mundo, perdendo apenas para o Facebook; No Brasil, ainda é a mais usada, com cerca de 86% dos acessos ; Em todo o mundo, o Brasil é o país que mais acessa a rede;
  • 47.
  • 48. A vez dos profissionais (e estudantes também!)
  • 49. Lançado em maio de 2003, é um site que busca criar conexões voltadas aos negócios; Atualmente, detém cerca de 8% do mercado mundial; Os relacionamentos no LinkedIn são originados em algum tipo de relacionamento existente na vida real;
  • 50. Mas, e as tais Mídias Sociais, o que são e onde entram??
  • 51. A diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais está basicamente na sua utilização. O Facebook, o Orkut e o Twitter são redes sociais e podem ser considerados como mídias sociais a depender da forma como são usados.
  • 52. Por exemplo: Se você utiliza o Facebook apenas para reunir seus amigos, postar fotos de momentos com amigos e familiares e falar o que pensa, está fazendo dele apenas uma rede social.
  • 53. Por outro lado... Se você é um profissional e utiliza o Facebook e suas ferramentas para divulgar seu trabalho e suas ideias, isso faz dele uma Mídia Social. Isso de dá devido ao fato de que Mídia Social está relacionada a comunicação, conteúdo, informação.
  • 54. De acordo com Torres (2009, p. 113), as mídias sociais são sites na Internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas e para as pessoas, nas quais o consumidor é ao mesmo tempo produtor e consumidor da informação.
  • 55. Alguns exemplos de mídias sociais:
  • 56.
  • 57. Criado em fevereiro de 2005, por três ex-funcionários da PayPal, o YouTube enfrentou um crescimento meteórico desde então; Foi adquirido pelo Google em 2006 pela bagatela de 1,65 bilhão de dólares; É o sexto site mais acessado da Internet, com cerca de 200 milhões de visitas por mês; É de graça, de fácil acesso e vem apresentando um crescimento muito grande.
  • 59. BLOG
  • 60. Existem várias plataformas que hospedam blogs, como o Blogger, o UOL, etc; Eles se dividem basicamente em três tipos: pessoais, profissionais E empresariais (ou corporativos); São plataformas de comunicação gratuitas e que podem trazer excelentes resultados para a organização; Além de falar da empresa, o blog oferece a oportunidade de abordar temas relacionados e que sejam de interesse de seu cliente.
  • 61. Considerações finais... AInterneté uma realidade que veio para ficar e as estatísticas mostram que o número de usuários cresce a cada dia, de forma que em muito pouco tempo todas as pessoas estarão conectadas a essa rede de redes. Assim, vemos a necessidade de empresas e profissionais procurar conhecer e se inserir nesse cenário para não perder seu marketsharee para que possam assim crescer cada dia mais.
  • 62. Obrigada! Monaliza de Souza Costa Twitter.com/AdmMonaliza Monaliza de Souza Linkedin.com/MonalizadeSouza Cel.: (75) 9960-7895