SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  53
Aspectos Comportamentais e Éticos da Gestão de Pessoas
Maria Leonor  Galante Delmas [email_address] [email_address]
O que é importante na  Gestão de Pessoas? GENTE QUE GOSTA DE GENTE, SEJA DO JEITO QUE ELA FOR. .
Não  se “gerencia pessoas”. A tarefa é “liderar” pessoas.  Peter Drucker
É hora de começar a mudar
A importância do autoconhecimento.   Ponto de partida para o processo de mudança pessoal e desenvolvimento da auto-estima.
“ A verdadeira viagem do ser humano  consiste não em buscar novas paisagens, mas  sim em ver-nos com olhos novos” –  Marcel Proust    AUTOCONHECIMENTO A consciência de si é uma  “ soma de sensações  simultâneas e integradas ; unificadas  de força,  de equilíbrio, de limites e de respiração .” O que nos difere do animal é justamente  poder ampliar o “Auto-Conhecimento”,  ou seja , a nossa consciência  de quem somos, nossos os valores, o que sentimos, o que vibramos, etc.
Depoimento ,[object Object],[object Object]
Apresente-se e viva melhor.
TESTE DE PERSONALIDADE Escolha um desenho que te pareça o melhor e mais agradável. Verás logo a seguir o diagnóstico de tua personalidade.  Estas formas foram criadas por um psicólogo e testadas em todo o mundo durante vários anos. Na medida em que recebíamos informações adicionais concernentes à nossa pesquisa, cuidadosamente ajustávamos cores e detalhes até que resultasse uma seqüência altamente confiável. Elas representam os nove tipos básicos de personalidade. 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Eneagrama (2.500 AC ?) - 9 tipos de personalidades. Está sendo estudada e validada -desde 1960- em relação, tanto  aos conhecimentos atuais de psicologia e psiquiatria, quanto às outras tipologias.  Parece harmonizar o científico com o "espiritual".  Tem sido utilizada por várias empresas nos últimos dez anos. http://www.eneagrama.com.br/hp/
DIAGRAMA DO ENEAGRAMA Este é o diagrama do Eneagrama, com a posição específica  de cada um dos nove tipos de personalidades e os nomes a  eles atribuídos por Helen Palmer e David Daniels.                                                             
HERMAN O indivíduo acaba usando  uma das partes do cérebro com mais intensidade . Lado esquerdo: RACIONALIDADE  X  Lado direito : EMOÇÕES DOMINÂNCIA CEREBRAL
 
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS Para gerenciar Pessoas, é preciso dominar a  “ arte” do relacionamento.     As habilidades de relacionamento já representam uma das mais importantes chaves do  sucesso na vida pessoal e profissional. O mundo está passando por  grandes transformações e nós  precisamos nos adaptar para não sucumbir frente a todas essas mudanças.
Formação da PERSONALIDADE A personalidade é uma estrutura interna, formada por diversos fatores em interação. Não se reduz a um traço apenas, como a autodeterminação ou um valor moral. Pode ser muito ou pouco valorizada. Não importa. Uma pessoa mesmo sem valores, mal formada, com falhas morais ou limitações psicológicas, não deixa de ter personalidade porque tem uma estrutura interna, embora defeituosa. Também, a personalidade não é a simples soma ou justaposição de elementos, mas um todo organizado e individual, produto de fatores biopsicossociais.
Nos fatores biológicos estão: o sistema glandular e o sistema nervoso.  Entre os fatores psicológicos estão: o grau e as características de inteligência, as emoções, os sentimentos, as experiências, os complexos, os condicionamentos, a cultura, a instrução, os valores e vivências humanas.  Nos grupos sociais, como a família,a escola, a igreja, o clube, vizinhança, processa-se a interação dos fatores sociais.  Componentes da Personalidade  (Temperamento e Caráter)
Personalidade ,[object Object],[object Object]
CARÁTER ,[object Object],[object Object],[object Object]
TEMPERAMENTO ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Estruturas da Personalidade
 
O Ego aconselharia prudência e buscaria uma oportunidade adequada para essas atividades. O Superego diria ser inaceitável faltar com um compromisso assumido, por exemplo, com o supervisor ou colegas de trabalho.  Pelo Id o empregado deixaria de comparecer ao trabalho num belo dia ensolarado, dedicando-se a uma aprazível atividade de lazer: uma pescaria, um cinema, etc..
IMPORTÂNCIA DAS INTELIGÊNCIAS INTER E INTRA PESSOAIS.
MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS (Howard Gardner) E  INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Daniel Goleman)
INTELIGÊNCIA E PERCEPÇÃO
Graves atitudes da liderança em uma Gestão com Pessoas. Emocional Raciona l
A percepção na Gestão de Pessoas . A percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria
Georges Seurat
Georges Seurat
 
Como ancorar os processos perceptivos? A informação mais a comunicação, amparadas pela tecnologia são vitais para o desenvolvimento das percepções e para o sucesso da Gestão de Pessoas.
Como buscar uma Gestão de Pessoas eficiente e eficaz? Isto está vinculado a escolha do caminho certo.   QUE CAMINHO TOMAR? COMEÇAR POR ONDE?
Saber o que quer e onde quer chegar . ,[object Object]
Ciclo de planejamento de comunicação Estamos chegando lá? “ Avaliação” Por que estamos aqui? “ Forças e fraquezas” Como Chegar lá? “ Estratégia” Onde  poderíamos estar? “ Objetivo” (realístico) “ Diagnóstico” Onde Estamos?
OS TRÊS COMPONENTES DA INFLUÊNCIA HUMANA SÃO: 1.  Palavra 2. Tom de voz 3. Expressão corporal 7% 38% 55%
Comunicação eficaz: subjetiva /objetiva ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Quais os passos para que se comece a construir um positivo trabalho com pessoas?  Conhecer as suas formas de atuação,seus pontos fortes e fracos e como lidar com isso para desenvolver relacionamentos mais saudáveis.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Gestão de Pessoas gerando a Gestão do Conhecimento.  Processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional .
Na organização, uma vez estimulado e consciente de sua importância, o indivíduo pode ser um agente de Mudança e Desenvolvimento.
Qual a responsabilidade do Gestor nesse processo?  Despertar o maravilhoso nas pessoas. ONE
Clima Ético ,[object Object],[object Object],[object Object]
Liderança, equipes e motivação.
LIDERANÇA - Essência da Gestão Identifica-se o verdadeiro líder pelo  desempenho de sua equipe. A liderança tem a função de aglutinar os esforços,  não controlar os processos.
Motivação "Merecem louvor os homens que em si mesmos encontraram o impulso, e subiram nos seus próprios ombros " (Seneca) A forma de liderar dificulta ou favorece a motivação?
Liderar Pessoas é: Atrair, motivar e reter os talentos do grupo, contribuindo para o aumento de sua felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável.
Ter sempre na mente a preocupação de  difundir a idéia de que o capital intelectual será fator de diferenciação no século XXI.
“ Os problemas que temos hoje  não podem ser resolvidos se  mantivermos a mesma  maneira de pensar  que tínhamos  quando os criamos.”
Alegoria de uma eficiente equipe de vendas sob a batuta de um líder de alta performance ,[object Object],[object Object],[object Object]
RIVERDANCE “A vida não se trata do número de vezes que você caiu,  trata-se do número de vezes que você recebeu ajuda para se levantar”.
E , SE VOCÊ ESQUECER  DE ALGUMA COISA DO QUE  VIU E OUVIU AQUI , PROCURE LEMBRAR-SE DO QUE ACHOU IMPORTANTE, MAS SOBRETUDO LEMBRE-SE DE UMA COISA...  Preocupe-se em ser muito...   FELIZ!!!
    FOI UM PRIVILÉGIO   TER ESTADO    COM VOCÊS.     OBRIGADA.     Maria Leonor

Contenu connexe

Tendances

Evolução chave, Desenvolvimento pessoal e profissional
Evolução chave, Desenvolvimento pessoal e profissionalEvolução chave, Desenvolvimento pessoal e profissional
Evolução chave, Desenvolvimento pessoal e profissionalCris Bazan
 
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para fora
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para foraOs 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para fora
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para foraEduardo Braz
 
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente EficazesOs 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente EficazesEduardo Braz
 
A Comunicação e os Relacionamentos de Sucesso
A Comunicação e os Relacionamentos de SucessoA Comunicação e os Relacionamentos de Sucesso
A Comunicação e os Relacionamentos de SucessoHuman Pro Solutions
 
Porque sair da ZONA DE CONFORTO?
Porque sair da ZONA DE CONFORTO?Porque sair da ZONA DE CONFORTO?
Porque sair da ZONA DE CONFORTO?Alex Born
 
Inteligência Emocional e os 7 hábitos
Inteligência Emocional e os 7 hábitosInteligência Emocional e os 7 hábitos
Inteligência Emocional e os 7 hábitosLuis Branco, PMP
 
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazesOs 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazesAndré Faria Gomes
 
Auto-motivação auto-estima e desenvolvimento pessoal
Auto-motivação auto-estima e desenvolvimento pessoalAuto-motivação auto-estima e desenvolvimento pessoal
Auto-motivação auto-estima e desenvolvimento pessoalCursos Profissionalizantes
 
Desenvolvendo Inteligência emocional
Desenvolvendo Inteligência emocionalDesenvolvendo Inteligência emocional
Desenvolvendo Inteligência emocionalAlexandre Rivero
 
Palestra Inteligência Emocional - do autoconhecimento à auto motivação
Palestra Inteligência Emocional - do autoconhecimento à auto motivaçãoPalestra Inteligência Emocional - do autoconhecimento à auto motivação
Palestra Inteligência Emocional - do autoconhecimento à auto motivaçãoRosana Angelo Branas, MBA
 
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Visão Geral
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Visão GeralOs 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Visão Geral
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Visão GeralEduardo Braz
 
Hábitos das pessoas eficazes (conceitos)
Hábitos das pessoas eficazes (conceitos)Hábitos das pessoas eficazes (conceitos)
Hábitos das pessoas eficazes (conceitos)Luis Branco, PMP
 
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissional
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissionalAuto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissional
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissionalAnselmo Lino Bispo
 

Tendances (20)

Evolução chave, Desenvolvimento pessoal e profissional
Evolução chave, Desenvolvimento pessoal e profissionalEvolução chave, Desenvolvimento pessoal e profissional
Evolução chave, Desenvolvimento pessoal e profissional
 
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para fora
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para foraOs 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para fora
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para fora
 
Os 7 hábitos
Os 7 hábitosOs 7 hábitos
Os 7 hábitos
 
Liderança
LiderançaLiderança
Liderança
 
Lideranca
LiderancaLideranca
Lideranca
 
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente EficazesOs 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
 
A Comunicação e os Relacionamentos de Sucesso
A Comunicação e os Relacionamentos de SucessoA Comunicação e os Relacionamentos de Sucesso
A Comunicação e os Relacionamentos de Sucesso
 
Desenvolvimento pessoal e profissional
Desenvolvimento pessoal e profissionalDesenvolvimento pessoal e profissional
Desenvolvimento pessoal e profissional
 
Porque sair da ZONA DE CONFORTO?
Porque sair da ZONA DE CONFORTO?Porque sair da ZONA DE CONFORTO?
Porque sair da ZONA DE CONFORTO?
 
Saindo da Zona de Conforto
Saindo da Zona de ConfortoSaindo da Zona de Conforto
Saindo da Zona de Conforto
 
PNL - Crenças
PNL - CrençasPNL - Crenças
PNL - Crenças
 
Inteligência Emocional e os 7 hábitos
Inteligência Emocional e os 7 hábitosInteligência Emocional e os 7 hábitos
Inteligência Emocional e os 7 hábitos
 
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazesOs 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
 
Auto-motivação auto-estima e desenvolvimento pessoal
Auto-motivação auto-estima e desenvolvimento pessoalAuto-motivação auto-estima e desenvolvimento pessoal
Auto-motivação auto-estima e desenvolvimento pessoal
 
Emoções
EmoçõesEmoções
Emoções
 
Desenvolvendo Inteligência emocional
Desenvolvendo Inteligência emocionalDesenvolvendo Inteligência emocional
Desenvolvendo Inteligência emocional
 
Palestra Inteligência Emocional - do autoconhecimento à auto motivação
Palestra Inteligência Emocional - do autoconhecimento à auto motivaçãoPalestra Inteligência Emocional - do autoconhecimento à auto motivação
Palestra Inteligência Emocional - do autoconhecimento à auto motivação
 
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Visão Geral
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Visão GeralOs 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Visão Geral
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Visão Geral
 
Hábitos das pessoas eficazes (conceitos)
Hábitos das pessoas eficazes (conceitos)Hábitos das pessoas eficazes (conceitos)
Hábitos das pessoas eficazes (conceitos)
 
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissional
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissionalAuto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissional
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissional
 

En vedette

Um Elevado PadrãO De LiderançA
Um Elevado PadrãO De LiderançAUm Elevado PadrãO De LiderançA
Um Elevado PadrãO De LiderançAmonicarneiro
 
Aula da Disciplina "Marketing Integrado a Produtos e Guerrilha" do i-MBA em G...
Aula da Disciplina "Marketing Integrado a Produtos e Guerrilha" do i-MBA em G...Aula da Disciplina "Marketing Integrado a Produtos e Guerrilha" do i-MBA em G...
Aula da Disciplina "Marketing Integrado a Produtos e Guerrilha" do i-MBA em G...IMBA_I-Group
 
Gestão e sociedade do conhecimento: novos perfis profissionais
Gestão e sociedade do conhecimento: novos perfis profissionaisGestão e sociedade do conhecimento: novos perfis profissionais
Gestão e sociedade do conhecimento: novos perfis profissionaisRoberto C. S. Pacheco
 
Palestra um novo mundo uma nova pessoa novas competências
Palestra  um novo mundo uma nova pessoa novas competênciasPalestra  um novo mundo uma nova pessoa novas competências
Palestra um novo mundo uma nova pessoa novas competênciasClube de RH de Extrema e Região
 
Gestão de vendas palestra univille_(03-2009)[1]
Gestão de vendas palestra univille_(03-2009)[1]Gestão de vendas palestra univille_(03-2009)[1]
Gestão de vendas palestra univille_(03-2009)[1]ValmirL
 
Cargos Salarios e Remuneração
Cargos Salarios e RemuneraçãoCargos Salarios e Remuneração
Cargos Salarios e RemuneraçãoAdeildo Caboclo
 
Palestra sobre Gerenciamento de Crise nas Mídias Sociais na ESPM
Palestra sobre Gerenciamento de Crise nas Mídias Sociais na ESPMPalestra sobre Gerenciamento de Crise nas Mídias Sociais na ESPM
Palestra sobre Gerenciamento de Crise nas Mídias Sociais na ESPMIsrael Degasperi
 
Empatía, Negociación y manejo de problemas
Empatía, Negociación y manejo de problemasEmpatía, Negociación y manejo de problemas
Empatía, Negociación y manejo de problemasMonik Fuentes Garibay
 
Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais
Gerenciamento de Crises nas Mídias SociaisGerenciamento de Crises nas Mídias Sociais
Gerenciamento de Crises nas Mídias SociaisRafael Galdino
 
Mix comunicação - Amb de MKT (1/2)
Mix comunicação - Amb de MKT (1/2)Mix comunicação - Amb de MKT (1/2)
Mix comunicação - Amb de MKT (1/2)talitacampione
 
Comportamento do consumidor _personalidade_estilos_vida
Comportamento do consumidor _personalidade_estilos_vidaComportamento do consumidor _personalidade_estilos_vida
Comportamento do consumidor _personalidade_estilos_vidaConceição Moraes
 
Comportamento Organizacional - Formação
Comportamento Organizacional - FormaçãoComportamento Organizacional - Formação
Comportamento Organizacional - FormaçãoElsa Fernandes
 
Tipos consumidores necessidades-e_ciclo_de_vida_do_produto
Tipos consumidores necessidades-e_ciclo_de_vida_do_produtoTipos consumidores necessidades-e_ciclo_de_vida_do_produto
Tipos consumidores necessidades-e_ciclo_de_vida_do_produtoMediadoraefa
 
Planejamento Estratégico de Marketing - Officina Young & Basic
Planejamento Estratégico de Marketing - Officina Young & BasicPlanejamento Estratégico de Marketing - Officina Young & Basic
Planejamento Estratégico de Marketing - Officina Young & Basicleillapinheiro
 
Gestão estratégica com pessoas Claudio Tosta
Gestão estratégica com pessoas   Claudio TostaGestão estratégica com pessoas   Claudio Tosta
Gestão estratégica com pessoas Claudio TostaCra-es Conselho
 

En vedette (20)

Gestão de pessoas
Gestão de pessoasGestão de pessoas
Gestão de pessoas
 
Um Elevado PadrãO De LiderançA
Um Elevado PadrãO De LiderançAUm Elevado PadrãO De LiderançA
Um Elevado PadrãO De LiderançA
 
Mix produtos gmp
Mix produtos gmpMix produtos gmp
Mix produtos gmp
 
Zecalfazema
ZecalfazemaZecalfazema
Zecalfazema
 
Aula da Disciplina "Marketing Integrado a Produtos e Guerrilha" do i-MBA em G...
Aula da Disciplina "Marketing Integrado a Produtos e Guerrilha" do i-MBA em G...Aula da Disciplina "Marketing Integrado a Produtos e Guerrilha" do i-MBA em G...
Aula da Disciplina "Marketing Integrado a Produtos e Guerrilha" do i-MBA em G...
 
3 mix de_produtos
3 mix de_produtos3 mix de_produtos
3 mix de_produtos
 
Gestão e sociedade do conhecimento: novos perfis profissionais
Gestão e sociedade do conhecimento: novos perfis profissionaisGestão e sociedade do conhecimento: novos perfis profissionais
Gestão e sociedade do conhecimento: novos perfis profissionais
 
Palestra um novo mundo uma nova pessoa novas competências
Palestra  um novo mundo uma nova pessoa novas competênciasPalestra  um novo mundo uma nova pessoa novas competências
Palestra um novo mundo uma nova pessoa novas competências
 
Gestão de vendas palestra univille_(03-2009)[1]
Gestão de vendas palestra univille_(03-2009)[1]Gestão de vendas palestra univille_(03-2009)[1]
Gestão de vendas palestra univille_(03-2009)[1]
 
Cargos Salarios e Remuneração
Cargos Salarios e RemuneraçãoCargos Salarios e Remuneração
Cargos Salarios e Remuneração
 
Palestra sobre Gerenciamento de Crise nas Mídias Sociais na ESPM
Palestra sobre Gerenciamento de Crise nas Mídias Sociais na ESPMPalestra sobre Gerenciamento de Crise nas Mídias Sociais na ESPM
Palestra sobre Gerenciamento de Crise nas Mídias Sociais na ESPM
 
Empatía, Negociación y manejo de problemas
Empatía, Negociación y manejo de problemasEmpatía, Negociación y manejo de problemas
Empatía, Negociación y manejo de problemas
 
Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais
Gerenciamento de Crises nas Mídias SociaisGerenciamento de Crises nas Mídias Sociais
Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais
 
Mix comunicação - Amb de MKT (1/2)
Mix comunicação - Amb de MKT (1/2)Mix comunicação - Amb de MKT (1/2)
Mix comunicação - Amb de MKT (1/2)
 
R empatía y dialogo en la búsqueda de
R empatía y dialogo en la búsqueda deR empatía y dialogo en la búsqueda de
R empatía y dialogo en la búsqueda de
 
Comportamento do consumidor _personalidade_estilos_vida
Comportamento do consumidor _personalidade_estilos_vidaComportamento do consumidor _personalidade_estilos_vida
Comportamento do consumidor _personalidade_estilos_vida
 
Comportamento Organizacional - Formação
Comportamento Organizacional - FormaçãoComportamento Organizacional - Formação
Comportamento Organizacional - Formação
 
Tipos consumidores necessidades-e_ciclo_de_vida_do_produto
Tipos consumidores necessidades-e_ciclo_de_vida_do_produtoTipos consumidores necessidades-e_ciclo_de_vida_do_produto
Tipos consumidores necessidades-e_ciclo_de_vida_do_produto
 
Planejamento Estratégico de Marketing - Officina Young & Basic
Planejamento Estratégico de Marketing - Officina Young & BasicPlanejamento Estratégico de Marketing - Officina Young & Basic
Planejamento Estratégico de Marketing - Officina Young & Basic
 
Gestão estratégica com pessoas Claudio Tosta
Gestão estratégica com pessoas   Claudio TostaGestão estratégica com pessoas   Claudio Tosta
Gestão estratégica com pessoas Claudio Tosta
 

Similaire à Aspectos comportamentais e éticos na gestão de pessoas

Aula Avaliação de Desempenho 4
Aula Avaliação de Desempenho 4Aula Avaliação de Desempenho 4
Aula Avaliação de Desempenho 4Juliana Baino
 
Motivação, Liderança e Empreendedorismo
Motivação, Liderança e EmpreendedorismoMotivação, Liderança e Empreendedorismo
Motivação, Liderança e EmpreendedorismoDeomari Fragoso
 
Motivação Liderança Empreendedorismo
Motivação Liderança EmpreendedorismoMotivação Liderança Empreendedorismo
Motivação Liderança Empreendedorismorobsonnasc
 
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3Tania Montandon
 
Projeto pescar empreendedorismo - 24-07-12
Projeto pescar   empreendedorismo - 24-07-12Projeto pescar   empreendedorismo - 24-07-12
Projeto pescar empreendedorismo - 24-07-12Eve Cuesta
 
Coaching para desenvolvimento pessoal e profissional
Coaching para desenvolvimento pessoal e profissionalCoaching para desenvolvimento pessoal e profissional
Coaching para desenvolvimento pessoal e profissionalKatia Manangão
 
Conceito de relacionamento intrapessoal
Conceito de relacionamento intrapessoalConceito de relacionamento intrapessoal
Conceito de relacionamento intrapessoalProfessorRogerioSant
 
E-book: Seja um profissional de alto desempenho
E-book: Seja um profissional de alto desempenhoE-book: Seja um profissional de alto desempenho
E-book: Seja um profissional de alto desempenhoAndreza Brandão
 
Ap 1 conheça a si mesmo
Ap 1   conheça a si mesmoAp 1   conheça a si mesmo
Ap 1 conheça a si mesmoFlavio Freitas
 
2020 07 -_arley_perfis_comportamentais
2020 07 -_arley_perfis_comportamentais2020 07 -_arley_perfis_comportamentais
2020 07 -_arley_perfis_comportamentaisThayane Victoriano
 
Marketing pessoal e profissional
Marketing pessoal e profissionalMarketing pessoal e profissional
Marketing pessoal e profissionalJoão Rafael Lopes
 
Apresentacao palestramarketing
Apresentacao palestramarketingApresentacao palestramarketing
Apresentacao palestramarketingEbarros Memé
 
Apresentacao palestramarketing
Apresentacao palestramarketingApresentacao palestramarketing
Apresentacao palestramarketingVanessa Aleixo
 
Apresentação palestra marketing pessoal
Apresentação palestra marketing pessoal Apresentação palestra marketing pessoal
Apresentação palestra marketing pessoal Daniela Garcia
 
Marcas deixe um legado.final.2012.final
Marcas   deixe um legado.final.2012.finalMarcas   deixe um legado.final.2012.final
Marcas deixe um legado.final.2012.finalIvana M T Hilgert
 
Lider coach palestra FTEC 2013
Lider coach palestra FTEC 2013Lider coach palestra FTEC 2013
Lider coach palestra FTEC 2013Ivana M T Hilgert
 

Similaire à Aspectos comportamentais e éticos na gestão de pessoas (20)

Aula Avaliação de Desempenho 4
Aula Avaliação de Desempenho 4Aula Avaliação de Desempenho 4
Aula Avaliação de Desempenho 4
 
Motivação, Liderança e Empreendedorismo
Motivação, Liderança e EmpreendedorismoMotivação, Liderança e Empreendedorismo
Motivação, Liderança e Empreendedorismo
 
Motivação Liderança Empreendedorismo
Motivação Liderança EmpreendedorismoMotivação Liderança Empreendedorismo
Motivação Liderança Empreendedorismo
 
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3
 
Projeto pescar empreendedorismo - 24-07-12
Projeto pescar   empreendedorismo - 24-07-12Projeto pescar   empreendedorismo - 24-07-12
Projeto pescar empreendedorismo - 24-07-12
 
Aula de dinâmica de grupos
Aula de dinâmica de gruposAula de dinâmica de grupos
Aula de dinâmica de grupos
 
Coaching para desenvolvimento pessoal e profissional
Coaching para desenvolvimento pessoal e profissionalCoaching para desenvolvimento pessoal e profissional
Coaching para desenvolvimento pessoal e profissional
 
Conceito de relacionamento intrapessoal
Conceito de relacionamento intrapessoalConceito de relacionamento intrapessoal
Conceito de relacionamento intrapessoal
 
E-book: Seja um profissional de alto desempenho
E-book: Seja um profissional de alto desempenhoE-book: Seja um profissional de alto desempenho
E-book: Seja um profissional de alto desempenho
 
Ap 1 conheça a si mesmo
Ap 1   conheça a si mesmoAp 1   conheça a si mesmo
Ap 1 conheça a si mesmo
 
2020 07 -_arley_perfis_comportamentais
2020 07 -_arley_perfis_comportamentais2020 07 -_arley_perfis_comportamentais
2020 07 -_arley_perfis_comportamentais
 
Marketing pessoal e profissional
Marketing pessoal e profissionalMarketing pessoal e profissional
Marketing pessoal e profissional
 
Relacionamento Interpessoal 20h
Relacionamento Interpessoal 20hRelacionamento Interpessoal 20h
Relacionamento Interpessoal 20h
 
Apresentacao palestramarketing
Apresentacao palestramarketingApresentacao palestramarketing
Apresentacao palestramarketing
 
Apresentacao palestramarketing
Apresentacao palestramarketingApresentacao palestramarketing
Apresentacao palestramarketing
 
Apresentação palestra marketing pessoal
Apresentação palestra marketing pessoal Apresentação palestra marketing pessoal
Apresentação palestra marketing pessoal
 
Marcas deixe um legado.final.2012.final
Marcas   deixe um legado.final.2012.finalMarcas   deixe um legado.final.2012.final
Marcas deixe um legado.final.2012.final
 
Lider coach palestra FTEC 2013
Lider coach palestra FTEC 2013Lider coach palestra FTEC 2013
Lider coach palestra FTEC 2013
 
Indivã­duo e a_organizaã§ã£o[1]
Indivã­duo e a_organizaã§ã£o[1]Indivã­duo e a_organizaã§ã£o[1]
Indivã­duo e a_organizaã§ã£o[1]
 
Maestro lito
Maestro litoMaestro lito
Maestro lito
 

Dernier

P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAssuser2ad38b
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAHELENO FAVACHO
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasSocorro Machado
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioDomingasMariaRomao
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptjricardo76
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º anoRachel Facundo
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxReinaldoMuller1
 
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxProdução de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxLeonardoGabriel65
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecniCleidianeCarvalhoPer
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...Francisco Márcio Bezerra Oliveira
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfHELENO FAVACHO
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Maria Teresa Thomaz
 

Dernier (20)

P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
 
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxProdução de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 

Aspectos comportamentais e éticos na gestão de pessoas

  • 1. Aspectos Comportamentais e Éticos da Gestão de Pessoas
  • 2. Maria Leonor Galante Delmas [email_address] [email_address]
  • 3. O que é importante na Gestão de Pessoas? GENTE QUE GOSTA DE GENTE, SEJA DO JEITO QUE ELA FOR. .
  • 4. Não se “gerencia pessoas”. A tarefa é “liderar” pessoas. Peter Drucker
  • 5. É hora de começar a mudar
  • 6. A importância do autoconhecimento. Ponto de partida para o processo de mudança pessoal e desenvolvimento da auto-estima.
  • 7. “ A verdadeira viagem do ser humano consiste não em buscar novas paisagens, mas sim em ver-nos com olhos novos” – Marcel Proust   AUTOCONHECIMENTO A consciência de si é uma “ soma de sensações simultâneas e integradas ; unificadas de força, de equilíbrio, de limites e de respiração .” O que nos difere do animal é justamente poder ampliar o “Auto-Conhecimento”, ou seja , a nossa consciência de quem somos, nossos os valores, o que sentimos, o que vibramos, etc.
  • 8.
  • 10. TESTE DE PERSONALIDADE Escolha um desenho que te pareça o melhor e mais agradável. Verás logo a seguir o diagnóstico de tua personalidade. Estas formas foram criadas por um psicólogo e testadas em todo o mundo durante vários anos. Na medida em que recebíamos informações adicionais concernentes à nossa pesquisa, cuidadosamente ajustávamos cores e detalhes até que resultasse uma seqüência altamente confiável. Elas representam os nove tipos básicos de personalidade. 1 2 3 4 5 6 7 8 9
  • 11. Eneagrama (2.500 AC ?) - 9 tipos de personalidades. Está sendo estudada e validada -desde 1960- em relação, tanto aos conhecimentos atuais de psicologia e psiquiatria, quanto às outras tipologias. Parece harmonizar o científico com o "espiritual". Tem sido utilizada por várias empresas nos últimos dez anos. http://www.eneagrama.com.br/hp/
  • 12. DIAGRAMA DO ENEAGRAMA Este é o diagrama do Eneagrama, com a posição específica de cada um dos nove tipos de personalidades e os nomes a eles atribuídos por Helen Palmer e David Daniels.                                                             
  • 13. HERMAN O indivíduo acaba usando uma das partes do cérebro com mais intensidade . Lado esquerdo: RACIONALIDADE X Lado direito : EMOÇÕES DOMINÂNCIA CEREBRAL
  • 14.  
  • 15. APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS Para gerenciar Pessoas, é preciso dominar a “ arte” do relacionamento.    As habilidades de relacionamento já representam uma das mais importantes chaves do sucesso na vida pessoal e profissional. O mundo está passando por grandes transformações e nós precisamos nos adaptar para não sucumbir frente a todas essas mudanças.
  • 16. Formação da PERSONALIDADE A personalidade é uma estrutura interna, formada por diversos fatores em interação. Não se reduz a um traço apenas, como a autodeterminação ou um valor moral. Pode ser muito ou pouco valorizada. Não importa. Uma pessoa mesmo sem valores, mal formada, com falhas morais ou limitações psicológicas, não deixa de ter personalidade porque tem uma estrutura interna, embora defeituosa. Também, a personalidade não é a simples soma ou justaposição de elementos, mas um todo organizado e individual, produto de fatores biopsicossociais.
  • 17. Nos fatores biológicos estão: o sistema glandular e o sistema nervoso. Entre os fatores psicológicos estão: o grau e as características de inteligência, as emoções, os sentimentos, as experiências, os complexos, os condicionamentos, a cultura, a instrução, os valores e vivências humanas. Nos grupos sociais, como a família,a escola, a igreja, o clube, vizinhança, processa-se a interação dos fatores sociais. Componentes da Personalidade (Temperamento e Caráter)
  • 18.
  • 19.
  • 20.
  • 21.
  • 22.  
  • 23. O Ego aconselharia prudência e buscaria uma oportunidade adequada para essas atividades. O Superego diria ser inaceitável faltar com um compromisso assumido, por exemplo, com o supervisor ou colegas de trabalho. Pelo Id o empregado deixaria de comparecer ao trabalho num belo dia ensolarado, dedicando-se a uma aprazível atividade de lazer: uma pescaria, um cinema, etc..
  • 24. IMPORTÂNCIA DAS INTELIGÊNCIAS INTER E INTRA PESSOAIS.
  • 25. MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS (Howard Gardner) E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Daniel Goleman)
  • 27. Graves atitudes da liderança em uma Gestão com Pessoas. Emocional Raciona l
  • 28. A percepção na Gestão de Pessoas . A percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria
  • 31.  
  • 32. Como ancorar os processos perceptivos? A informação mais a comunicação, amparadas pela tecnologia são vitais para o desenvolvimento das percepções e para o sucesso da Gestão de Pessoas.
  • 33. Como buscar uma Gestão de Pessoas eficiente e eficaz? Isto está vinculado a escolha do caminho certo. QUE CAMINHO TOMAR? COMEÇAR POR ONDE?
  • 34.
  • 35. Ciclo de planejamento de comunicação Estamos chegando lá? “ Avaliação” Por que estamos aqui? “ Forças e fraquezas” Como Chegar lá? “ Estratégia” Onde poderíamos estar? “ Objetivo” (realístico) “ Diagnóstico” Onde Estamos?
  • 36. OS TRÊS COMPONENTES DA INFLUÊNCIA HUMANA SÃO: 1. Palavra 2. Tom de voz 3. Expressão corporal 7% 38% 55%
  • 37.
  • 38. Quais os passos para que se comece a construir um positivo trabalho com pessoas? Conhecer as suas formas de atuação,seus pontos fortes e fracos e como lidar com isso para desenvolver relacionamentos mais saudáveis.
  • 39.
  • 40. Gestão de Pessoas gerando a Gestão do Conhecimento. Processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional .
  • 41. Na organização, uma vez estimulado e consciente de sua importância, o indivíduo pode ser um agente de Mudança e Desenvolvimento.
  • 42. Qual a responsabilidade do Gestor nesse processo? Despertar o maravilhoso nas pessoas. ONE
  • 43.
  • 44. Liderança, equipes e motivação.
  • 45. LIDERANÇA - Essência da Gestão Identifica-se o verdadeiro líder pelo desempenho de sua equipe. A liderança tem a função de aglutinar os esforços, não controlar os processos.
  • 46. Motivação "Merecem louvor os homens que em si mesmos encontraram o impulso, e subiram nos seus próprios ombros " (Seneca) A forma de liderar dificulta ou favorece a motivação?
  • 47. Liderar Pessoas é: Atrair, motivar e reter os talentos do grupo, contribuindo para o aumento de sua felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável.
  • 48. Ter sempre na mente a preocupação de difundir a idéia de que o capital intelectual será fator de diferenciação no século XXI.
  • 49. “ Os problemas que temos hoje não podem ser resolvidos se mantivermos a mesma maneira de pensar que tínhamos quando os criamos.”
  • 50.
  • 51. RIVERDANCE “A vida não se trata do número de vezes que você caiu, trata-se do número de vezes que você recebeu ajuda para se levantar”.
  • 52. E , SE VOCÊ ESQUECER DE ALGUMA COISA DO QUE VIU E OUVIU AQUI , PROCURE LEMBRAR-SE DO QUE ACHOU IMPORTANTE, MAS SOBRETUDO LEMBRE-SE DE UMA COISA... Preocupe-se em ser muito... FELIZ!!!
  • 53. FOI UM PRIVILÉGIO TER ESTADO COM VOCÊS. OBRIGADA. Maria Leonor