SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  30
Engenharia  Gen ética Construção de novos seres vivos?
A engenharia gen ética permite manipular os genes de determinados organismos e transferi-los de umas espécies para outras .
T écnicas utilizadas: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Tecnologia de DNA recombinante Permite combinar na mesma mol écula de DNA genes provenientes de fontes diferentes, dando origem a uma molécula de  DNA recombinante (rDNA). Baseia-se na utilizaç ão de ferramentas moleculares: ,[object Object],[object Object],[object Object]
Tecnologia de DNA recombinante Enzimas de Restriç ão Foram descobertas em bact érias  que produzem  estas enzimas  (endonucleases de restrição)  para se defenderem de outros  organismos parasitas  por ex. Vírus. Estas enzimas reconhecem e  cortam sequências específicas  do DNA viral inactivando-o.
Tecnologia de DNA recombinante Enzimas de Restriç ão Reconhecem determinadas sequ ências de DNA e cortam a molécula nestes locais -  as zonas de restrição. Estas zonas correspondem a sequências de DNA simétricas que se lêem da mesma forma nas 2 cadeias  na direcção 5`- 3`. Originam  fragmentos de DNA  em dupla hélice  - Fragmentos de restrição,  com extremidades em cadeias simples  - extremidades coesivas. DNA
Tecnologia de DNA recombinante Enzimas de Restriç ão Actualmente j á foram identificadas mais de 100 Enzimas de Restrição. O nome das enzimas comp õe-se das iniciais do nome da espécie e às vezes da sigla da linhagem da bactéria que a produz.
Tecnologia de DNA recombinante Ligases do DNA As extremidades coesivas podem ligar-se por complementariedade a outro DNA, catalisadas por outras enzimas -  ligases do DNA
Tecnologia de DNA recombinante Vectores S ão moléculas de DNA que transportam segmentos de DNA de um organismo para outro. Os mais utilizados são:  Plasmídeos  e  Vírus
Tecnologia de DNA recombinante Produção de insulina humana Actualmente cerca de 50% da insulina humana  é produzida por leveduras geneticamente modificadas  da espécie  S accharomyces cerevisiae.
Tecnologia de DNA recombinante
Biblioteca de genes As bibliotecas de Genes podem  tamb ém ser  conseguidas utilizando outra tecnologia -  DNA complementar - cDNA. Os genes clonados através da tecnologia do rDNA podem ser conservados em  bibliotecas genómicas ou  bibliotecas de genes Ficam assim disponíveis para  posteriores utilizações.
DNA complementar - c DNA Os procariontes s ão muito utilizados em Engenharia Genética porque: Este problema pode ser ultrapassado pela obtenção e  transferência de  DNA complementar ou cDNA. No entanto, não processam o mRNA e, quando recebem  genes com intrões, estes não são retirados e a proteína  produzida não é funcional. ,[object Object],[object Object],[object Object]
DNA complementar - c DNA O cDNA  é um DNA sintético, sem intrões, que é produzido a partir de um mRNA funcional pela acção da  transcriptase reversa . 1 - Isola-se uma mol écula mRNA  funcional  das células. 2 - Adiciona-se  transcriptase reversa  e  nucle ótidos livres . A transcriptase reversa  cataliza a síntese de uma cadeia simples de  DNA a partir de uma molécula de mRNA que  funciona como molde. 3 - Junta-se uma enzima que degrada o  mRNA  que serviu de molde e DNA  polimerase que cataliza a formaç ão da  cadeia complementar de DNA. A transcriptase reversa  foi isolada em v írus que possuem a sua informação codificada em RNA  e que necessitam de a passar para DNA quando infectam as células para se reproduzirem.
Reacç ão de polimerização em cadeia -  PCR Estas tecnologias, rDNA e cDNA, são muito eficazes mas como o processo de clonagem é feito em células na sua maioria bactérias, torna-se muito moroso e trabalhoso. Para resolver este problema foi desenvolvida uma t écnica em 1983 -  o   PCR  que permite  a amplificação de genes  in vitro  em oposição à clonagem  in vivo . Obtêm-se assim, muitas cópias de DNA em pouco tempo. Utiliza-se uma enzima  Taq polimerase  extra ída de uma bactéria -  Termus  aquaticus   que habita nas fontes termais com temperaturas iguais  ou superiores a100 O C. Recorre-se actualmente a  termocicladores.
Reacç ão de polimerização em cadeia -  PCR 1 -  Desnaturação  da   dupla hélice   - O fragmento de DNA é aquecido de modo a separar as 2 cadeias.  2 -  Emparelhamento  dos  iniciadores - Diminui-se a  temperatura para ocorrer a  ligação dos pequenos  fragmentos iniciadores (primers). O procedimento é repetido e em cada ciclo a quantidade de DNA duplica. O PCR é uma técnica que permite amplificar qualquer porção de DNA  fora das c élulas. 3 -  Polimerização  (síntese) de  DNA - Adicionam-se  nucleótidos livres e DNA  polimerase resistente ao  calor  -Taq  polimerase Esta liga-se aos iniciadores  promovendo a formação de  uma cadeia complementa reconstituindo a dupla hélice.
Reacç ão de polimerização em cadeia -  PCR Esta técnica permite a obtenção de biliões de cópias de uma porção  de DNA em poucas horas (cada ciclo demora alguns minutos) e é  executada por máquinas.
DNA fingerprint ou impress ões digitais genéticas Em 1984, com base neste princípio, foi possível desenvolver uma técnica destinada a identificar porções de DNA -  DNA fingerprint ou impress ões digitais genéticas Com excepç ão dos gémeos  verdadeiros, cada indivíduo  possui o seu próprio DNA,  que é único.
DNA fingerprint ou  impress ões digitais genéticas No genoma humano existem  sequ ências de DNA repetitivas  que são reconhecidas e cortadas por determinadas enzimas de restrição. Diferentes fragmentos de DNA movimentam-se de modo diferente quando sujeitos a  electroforese  e o resultado é um  padrão de  bandas que difere de indivíduo para indivíduo. Estas enzimas  dividem o DNA em fragmentos  cujas dimensões e  composição em nucleótidos variam de pessoa para pessoa.
DNA fingerprint ou  impress ões digitais genéticas T écnica de electroforese Os fragmentos  de DNA s ão  aplicados numa camada de gel e submetidos a um campo eléctrico. Quando a corrente é ligada, os fragmentos movem-se a velocidades inversamente proporcionais ao seu tamanho. Quando o campo é desligado, fragmentos do mesmo tamanho estacionam juntos em determinada posição do gel, formando faixas. Fotos do gel tratados sob iluminação ultravioleta  revelam um padrão de faixas típicas do DNA analisado que é característico para cada pessoa e corresponde à sua impressão digital genética.
Aplicaç ões
DNA fingerprint  Aplicaç ões A técnica permite partir de material biológico deixado no local (cabelo, sangue,esperma,...) e compará-lo com o dos suspeitos; permite a identificação de cadáveres.  A comparação das impressões  digitais genéticas dos progenitores e do descendente permite excluir a paternidade ou confirmá-la com um elevado grau de certeza. Determinaç ão da  paternidade Investigaç ão criminal, forense e histórica.
Tecnologia de DNA recombinante Aplicações: ,[object Object],[object Object],Torna possível isolar genes de organismos complexos e estudar as suas  funções a nível molecular. ,[object Object],[object Object],Os OGM são utilizados: ,[object Object],[object Object],[object Object]
Tecnologia de DNA recombinante Investigaç ão fundamental A automatização das técnicas permitiu a criação de base de dados contendo milhares de sequências de genes -   microchips  de DNA. ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],É possível estudar a sequência de DNA de muitos organismos quer  eucariontes quer procariontes. microchips  de DNA - amostras de DNA colocadas em certas disposições ligadas a um “chip” de vidro. Todos os cDNA do genoma inteiro podem ser dispostos em chips. ,[object Object],Os microchips permitem:
Tecnologia de DNA recombinante Agricultura e ind ústria agroalimentar. Milho resistente  às pragas   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Tecnologia de DNA recombinante Saúde e indústria farmacêutica. Produç ão de moléculas com Interesse farmacológico. Terapia g énica Substituiç ão de genes que provocam doenças hereditárias num indivíduo adulto. Foi já utilizada em crianças com menos de um ano.
Tecnologia de DNA recombinante Produção de substâncias com aplicação industrial Ambiente O corante indigo dos jeans  é produzido por estirpes de  E. Coli  geneticamente modificadas É possivel inserir genes em bactérias que passam  a ser capazes de limpar produtos tóxicos.
Engenharia Gen ética Problemas Bioéticos
Engenharia Gen ética e os Problemas Bioéticos ,[object Object],A engenharia genética levanta problemas bioéticos, nomeadamente: Aspectos ambientais ,[object Object],[object Object],Aspectos humanos ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Engenharia Gen ética e os Problemas Bioéticos “ A genética que entrou timidamente neste século como uma pura  tentativa de explicação da hereditariedade natural, sai dele como uma ciência de reconstrução artificial dos seres vivos. Entrou como uma  área do interesse estritamente científico e sai agora como uma ciência que agita toda a sociedade.  A nova genética constitui um forte desafio à humanidade no dealbar  do novo milénio.” Luís Archer É necessário um grande debate publico, a fim de que cada cidadão ganhe consciência das  enormes potencialidades  e dos  perigos  desta ciência do futuro. Adoptar uma posição informada e sem preconceitos permite escolher  e decidir, sem fantasmas nem tabus, o futuro que queremos deixar às novas gerações.

Contenu connexe

Tendances

Bg 11 a replicação do dna
Bg 11   a replicação do dnaBg 11   a replicação do dna
Bg 11 a replicação do dnaNuno Correia
 
Resumos Biologia Geologia (BIOLOGIA) 11º Ano
Resumos Biologia Geologia (BIOLOGIA) 11º AnoResumos Biologia Geologia (BIOLOGIA) 11º Ano
Resumos Biologia Geologia (BIOLOGIA) 11º AnoVitor Perfeito
 
Power Point Alimentacao E Sustentabilidade
Power Point Alimentacao E SustentabilidadePower Point Alimentacao E Sustentabilidade
Power Point Alimentacao E Sustentabilidadeguest37f4f4
 
Biologia 11 diferenciação celular
Biologia 11   diferenciação celularBiologia 11   diferenciação celular
Biologia 11 diferenciação celularNuno Correia
 
Tecnologia do DNA recombinante
Tecnologia do DNA recombinanteTecnologia do DNA recombinante
Tecnologia do DNA recombinanteShaline Araújo
 
Reprodução Assexuada
Reprodução AssexuadaReprodução Assexuada
Reprodução AssexuadaJoão Leitão
 
Bio 12 genética - exercícios
Bio 12   genética - exercíciosBio 12   genética - exercícios
Bio 12 genética - exercíciosNuno Correia
 
Hereditariedade.monoibridismo. 1 lei de mendel
Hereditariedade.monoibridismo. 1 lei de mendelHereditariedade.monoibridismo. 1 lei de mendel
Hereditariedade.monoibridismo. 1 lei de mendelAna Paula Garcia
 
áCidos nucleicos e síntese proteínas power point(2)
áCidos nucleicos e síntese proteínas   power point(2)áCidos nucleicos e síntese proteínas   power point(2)
áCidos nucleicos e síntese proteínas power point(2)margaridabt
 
Extração do ADN / DNA do kiwi - Relatório biologia 11º
Extração do ADN / DNA do kiwi - Relatório biologia 11ºExtração do ADN / DNA do kiwi - Relatório biologia 11º
Extração do ADN / DNA do kiwi - Relatório biologia 11ºFrancisco Palaio
 
Alterações do material genético
Alterações do material genéticoAlterações do material genético
Alterações do material genéticoIsabel Lopes
 
Bio12-Mutações
Bio12-MutaçõesBio12-Mutações
Bio12-MutaçõesRita Rainho
 

Tendances (20)

Mutações
MutaçõesMutações
Mutações
 
DNA
DNADNA
DNA
 
Mutações
Mutações Mutações
Mutações
 
Bg 11 a replicação do dna
Bg 11   a replicação do dnaBg 11   a replicação do dna
Bg 11 a replicação do dna
 
Resumos Biologia Geologia (BIOLOGIA) 11º Ano
Resumos Biologia Geologia (BIOLOGIA) 11º AnoResumos Biologia Geologia (BIOLOGIA) 11º Ano
Resumos Biologia Geologia (BIOLOGIA) 11º Ano
 
Meiose
MeioseMeiose
Meiose
 
Power Point Alimentacao E Sustentabilidade
Power Point Alimentacao E SustentabilidadePower Point Alimentacao E Sustentabilidade
Power Point Alimentacao E Sustentabilidade
 
Biologia 11 diferenciação celular
Biologia 11   diferenciação celularBiologia 11   diferenciação celular
Biologia 11 diferenciação celular
 
Biomoléculas
BiomoléculasBiomoléculas
Biomoléculas
 
Tecnologia do DNA recombinante
Tecnologia do DNA recombinanteTecnologia do DNA recombinante
Tecnologia do DNA recombinante
 
Reprodução Assexuada
Reprodução AssexuadaReprodução Assexuada
Reprodução Assexuada
 
Bio 12 genética - exercícios
Bio 12   genética - exercíciosBio 12   genética - exercícios
Bio 12 genética - exercícios
 
Engenharia genética
Engenharia genéticaEngenharia genética
Engenharia genética
 
Hereditariedade.monoibridismo. 1 lei de mendel
Hereditariedade.monoibridismo. 1 lei de mendelHereditariedade.monoibridismo. 1 lei de mendel
Hereditariedade.monoibridismo. 1 lei de mendel
 
áCidos nucleicos e síntese proteínas power point(2)
áCidos nucleicos e síntese proteínas   power point(2)áCidos nucleicos e síntese proteínas   power point(2)
áCidos nucleicos e síntese proteínas power point(2)
 
Organismos geneticamente modificados
Organismos geneticamente modificadosOrganismos geneticamente modificados
Organismos geneticamente modificados
 
Extração do ADN / DNA do kiwi - Relatório biologia 11º
Extração do ADN / DNA do kiwi - Relatório biologia 11ºExtração do ADN / DNA do kiwi - Relatório biologia 11º
Extração do ADN / DNA do kiwi - Relatório biologia 11º
 
Alterações do material genético
Alterações do material genéticoAlterações do material genético
Alterações do material genético
 
Bio12-Mutações
Bio12-MutaçõesBio12-Mutações
Bio12-Mutações
 
Resumo Genética | Biologia 12º Ano
Resumo Genética | Biologia 12º AnoResumo Genética | Biologia 12º Ano
Resumo Genética | Biologia 12º Ano
 

Similaire à Engenharia Genética

Biotecnologia
BiotecnologiaBiotecnologia
Biotecnologiaanabela
 
Fundamentos de Engenharia Genética
Fundamentos de Engenharia GenéticaFundamentos de Engenharia Genética
Fundamentos de Engenharia GenéticaPedro Veiga
 
A multiplicação dos fragmentos de dna
A multiplicação dos fragmentos de dnaA multiplicação dos fragmentos de dna
A multiplicação dos fragmentos de dnaSilvana Dias
 
Aula 03 Genética Molecular I.pptx
Aula 03 Genética Molecular I.pptxAula 03 Genética Molecular I.pptx
Aula 03 Genética Molecular I.pptxNivaldoJnior16
 
D na invest-criminal-pcr-electroforese(dnafinferprint)
D na invest-criminal-pcr-electroforese(dnafinferprint)D na invest-criminal-pcr-electroforese(dnafinferprint)
D na invest-criminal-pcr-electroforese(dnafinferprint)Madalena_Bio12
 
Aula Fundamentos Engenharia Genetica
Aula Fundamentos Engenharia GeneticaAula Fundamentos Engenharia Genetica
Aula Fundamentos Engenharia Geneticalidypvh
 
Dna invest criminal-pcr-electroforese(dn-afingerprint)
Dna invest criminal-pcr-electroforese(dn-afingerprint)Dna invest criminal-pcr-electroforese(dn-afingerprint)
Dna invest criminal-pcr-electroforese(dn-afingerprint)Madalena_Bio12
 
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)Bio
 
Engenharia Genética - Prof. Ana Paula Christ
Engenharia Genética - Prof. Ana Paula ChristEngenharia Genética - Prof. Ana Paula Christ
Engenharia Genética - Prof. Ana Paula ChristAna Paula Christ
 
25268324 resumos-de-biologia-de-11âº-ano
25268324 resumos-de-biologia-de-11âº-ano25268324 resumos-de-biologia-de-11âº-ano
25268324 resumos-de-biologia-de-11âº-anoRita_Brito
 
Apresentação da tecnologia do dr
Apresentação da tecnologia do drApresentação da tecnologia do dr
Apresentação da tecnologia do drJordana Carnicelli
 
Apresentação da tecnologia do dr
Apresentação da tecnologia do drApresentação da tecnologia do dr
Apresentação da tecnologia do drJordana Carnicelli
 

Similaire à Engenharia Genética (20)

Aula 7 mi..(1)
Aula 7 mi..(1)Aula 7 mi..(1)
Aula 7 mi..(1)
 
Biotecnologia
BiotecnologiaBiotecnologia
Biotecnologia
 
Fundamentos de Engenharia Genética
Fundamentos de Engenharia GenéticaFundamentos de Engenharia Genética
Fundamentos de Engenharia Genética
 
2016 Frente 1 modulo 13 Engenharia genética
2016 Frente 1 modulo 13 Engenharia genética2016 Frente 1 modulo 13 Engenharia genética
2016 Frente 1 modulo 13 Engenharia genética
 
Biotecnologia
BiotecnologiaBiotecnologia
Biotecnologia
 
A multiplicação dos fragmentos de dna
A multiplicação dos fragmentos de dnaA multiplicação dos fragmentos de dna
A multiplicação dos fragmentos de dna
 
Engenharia Genética
Engenharia GenéticaEngenharia Genética
Engenharia Genética
 
M5
M5M5
M5
 
Aula 03 Genética Molecular I.pptx
Aula 03 Genética Molecular I.pptxAula 03 Genética Molecular I.pptx
Aula 03 Genética Molecular I.pptx
 
D na invest-criminal-pcr-electroforese(dnafinferprint)
D na invest-criminal-pcr-electroforese(dnafinferprint)D na invest-criminal-pcr-electroforese(dnafinferprint)
D na invest-criminal-pcr-electroforese(dnafinferprint)
 
Acidos nucleicos
Acidos nucleicosAcidos nucleicos
Acidos nucleicos
 
Aula Fundamentos Engenharia Genetica
Aula Fundamentos Engenharia GeneticaAula Fundamentos Engenharia Genetica
Aula Fundamentos Engenharia Genetica
 
M3
M3M3
M3
 
Dna invest criminal-pcr-electroforese(dn-afingerprint)
Dna invest criminal-pcr-electroforese(dn-afingerprint)Dna invest criminal-pcr-electroforese(dn-afingerprint)
Dna invest criminal-pcr-electroforese(dn-afingerprint)
 
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)
 
Engenharia Genética - Prof. Ana Paula Christ
Engenharia Genética - Prof. Ana Paula ChristEngenharia Genética - Prof. Ana Paula Christ
Engenharia Genética - Prof. Ana Paula Christ
 
25268324 resumos-de-biologia-de-11âº-ano
25268324 resumos-de-biologia-de-11âº-ano25268324 resumos-de-biologia-de-11âº-ano
25268324 resumos-de-biologia-de-11âº-ano
 
Manipulação do dna & clonagem
Manipulação do dna & clonagemManipulação do dna & clonagem
Manipulação do dna & clonagem
 
Apresentação da tecnologia do dr
Apresentação da tecnologia do drApresentação da tecnologia do dr
Apresentação da tecnologia do dr
 
Apresentação da tecnologia do dr
Apresentação da tecnologia do drApresentação da tecnologia do dr
Apresentação da tecnologia do dr
 

Plus de Vitor Manuel de Carvalho (20)

PSICOLOGIA APLICADA
PSICOLOGIA APLICADAPSICOLOGIA APLICADA
PSICOLOGIA APLICADA
 
O OBJECTO DA PSICOLOGIA
O OBJECTO DA PSICOLOGIAO OBJECTO DA PSICOLOGIA
O OBJECTO DA PSICOLOGIA
 
FELIZMENTE HÁ LUAR!
FELIZMENTE HÁ LUAR!FELIZMENTE HÁ LUAR!
FELIZMENTE HÁ LUAR!
 
AS EMOÇÕES
AS EMOÇÕESAS EMOÇÕES
AS EMOÇÕES
 
A IDENTIDADE
A IDENTIDADEA IDENTIDADE
A IDENTIDADE
 
A DIMENSÃO SOCIOCULTURAL DA MENTE
A DIMENSÃO SOCIOCULTURAL DA MENTEA DIMENSÃO SOCIOCULTURAL DA MENTE
A DIMENSÃO SOCIOCULTURAL DA MENTE
 
A CONAÇÃO
A CONAÇÃOA CONAÇÃO
A CONAÇÃO
 
PLANO NACIONAL DE LEITURA
PLANO NACIONAL DE LEITURAPLANO NACIONAL DE LEITURA
PLANO NACIONAL DE LEITURA
 
IMUNIDADE III
IMUNIDADE IIIIMUNIDADE III
IMUNIDADE III
 
IMUNIDADE II
IMUNIDADE IIIMUNIDADE II
IMUNIDADE II
 
SLIDE IN
SLIDE INSLIDE IN
SLIDE IN
 
Finalistas 2011
Finalistas 2011Finalistas 2011
Finalistas 2011
 
Benalmadena 2011
Benalmadena 2011Benalmadena 2011
Benalmadena 2011
 
Mensagem & Os Lusíadas
Mensagem & Os LusíadasMensagem & Os Lusíadas
Mensagem & Os Lusíadas
 
Imunidade
ImunidadeImunidade
Imunidade
 
MENTE
MENTEMENTE
MENTE
 
REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS ALUNOS
REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS ALUNOSREGULAMENTO DISCIPLINAR DOS ALUNOS
REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS ALUNOS
 
Justificação de faltas
Justificação de faltasJustificação de faltas
Justificação de faltas
 
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTOMODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
 
Gestao do tempo..
Gestao do tempo..Gestao do tempo..
Gestao do tempo..
 

Engenharia Genética

  • 1. Engenharia Gen ética Construção de novos seres vivos?
  • 2. A engenharia gen ética permite manipular os genes de determinados organismos e transferi-los de umas espécies para outras .
  • 3.
  • 4.
  • 5. Tecnologia de DNA recombinante Enzimas de Restriç ão Foram descobertas em bact érias que produzem estas enzimas (endonucleases de restrição) para se defenderem de outros organismos parasitas por ex. Vírus. Estas enzimas reconhecem e cortam sequências específicas do DNA viral inactivando-o.
  • 6. Tecnologia de DNA recombinante Enzimas de Restriç ão Reconhecem determinadas sequ ências de DNA e cortam a molécula nestes locais - as zonas de restrição. Estas zonas correspondem a sequências de DNA simétricas que se lêem da mesma forma nas 2 cadeias na direcção 5`- 3`. Originam fragmentos de DNA em dupla hélice - Fragmentos de restrição, com extremidades em cadeias simples - extremidades coesivas. DNA
  • 7. Tecnologia de DNA recombinante Enzimas de Restriç ão Actualmente j á foram identificadas mais de 100 Enzimas de Restrição. O nome das enzimas comp õe-se das iniciais do nome da espécie e às vezes da sigla da linhagem da bactéria que a produz.
  • 8. Tecnologia de DNA recombinante Ligases do DNA As extremidades coesivas podem ligar-se por complementariedade a outro DNA, catalisadas por outras enzimas - ligases do DNA
  • 9. Tecnologia de DNA recombinante Vectores S ão moléculas de DNA que transportam segmentos de DNA de um organismo para outro. Os mais utilizados são: Plasmídeos e Vírus
  • 10. Tecnologia de DNA recombinante Produção de insulina humana Actualmente cerca de 50% da insulina humana é produzida por leveduras geneticamente modificadas da espécie S accharomyces cerevisiae.
  • 11. Tecnologia de DNA recombinante
  • 12. Biblioteca de genes As bibliotecas de Genes podem tamb ém ser conseguidas utilizando outra tecnologia - DNA complementar - cDNA. Os genes clonados através da tecnologia do rDNA podem ser conservados em bibliotecas genómicas ou bibliotecas de genes Ficam assim disponíveis para posteriores utilizações.
  • 13.
  • 14. DNA complementar - c DNA O cDNA é um DNA sintético, sem intrões, que é produzido a partir de um mRNA funcional pela acção da transcriptase reversa . 1 - Isola-se uma mol écula mRNA funcional das células. 2 - Adiciona-se transcriptase reversa e nucle ótidos livres . A transcriptase reversa cataliza a síntese de uma cadeia simples de DNA a partir de uma molécula de mRNA que funciona como molde. 3 - Junta-se uma enzima que degrada o mRNA que serviu de molde e DNA polimerase que cataliza a formaç ão da cadeia complementar de DNA. A transcriptase reversa foi isolada em v írus que possuem a sua informação codificada em RNA e que necessitam de a passar para DNA quando infectam as células para se reproduzirem.
  • 15. Reacç ão de polimerização em cadeia - PCR Estas tecnologias, rDNA e cDNA, são muito eficazes mas como o processo de clonagem é feito em células na sua maioria bactérias, torna-se muito moroso e trabalhoso. Para resolver este problema foi desenvolvida uma t écnica em 1983 - o PCR que permite a amplificação de genes in vitro em oposição à clonagem in vivo . Obtêm-se assim, muitas cópias de DNA em pouco tempo. Utiliza-se uma enzima Taq polimerase extra ída de uma bactéria - Termus aquaticus que habita nas fontes termais com temperaturas iguais ou superiores a100 O C. Recorre-se actualmente a termocicladores.
  • 16. Reacç ão de polimerização em cadeia - PCR 1 - Desnaturação da dupla hélice - O fragmento de DNA é aquecido de modo a separar as 2 cadeias. 2 - Emparelhamento dos iniciadores - Diminui-se a temperatura para ocorrer a ligação dos pequenos fragmentos iniciadores (primers). O procedimento é repetido e em cada ciclo a quantidade de DNA duplica. O PCR é uma técnica que permite amplificar qualquer porção de DNA fora das c élulas. 3 - Polimerização (síntese) de DNA - Adicionam-se nucleótidos livres e DNA polimerase resistente ao calor -Taq polimerase Esta liga-se aos iniciadores promovendo a formação de uma cadeia complementa reconstituindo a dupla hélice.
  • 17. Reacç ão de polimerização em cadeia - PCR Esta técnica permite a obtenção de biliões de cópias de uma porção de DNA em poucas horas (cada ciclo demora alguns minutos) e é executada por máquinas.
  • 18. DNA fingerprint ou impress ões digitais genéticas Em 1984, com base neste princípio, foi possível desenvolver uma técnica destinada a identificar porções de DNA - DNA fingerprint ou impress ões digitais genéticas Com excepç ão dos gémeos verdadeiros, cada indivíduo possui o seu próprio DNA, que é único.
  • 19. DNA fingerprint ou impress ões digitais genéticas No genoma humano existem sequ ências de DNA repetitivas que são reconhecidas e cortadas por determinadas enzimas de restrição. Diferentes fragmentos de DNA movimentam-se de modo diferente quando sujeitos a electroforese e o resultado é um padrão de bandas que difere de indivíduo para indivíduo. Estas enzimas dividem o DNA em fragmentos cujas dimensões e composição em nucleótidos variam de pessoa para pessoa.
  • 20. DNA fingerprint ou impress ões digitais genéticas T écnica de electroforese Os fragmentos de DNA s ão aplicados numa camada de gel e submetidos a um campo eléctrico. Quando a corrente é ligada, os fragmentos movem-se a velocidades inversamente proporcionais ao seu tamanho. Quando o campo é desligado, fragmentos do mesmo tamanho estacionam juntos em determinada posição do gel, formando faixas. Fotos do gel tratados sob iluminação ultravioleta revelam um padrão de faixas típicas do DNA analisado que é característico para cada pessoa e corresponde à sua impressão digital genética.
  • 22. DNA fingerprint Aplicaç ões A técnica permite partir de material biológico deixado no local (cabelo, sangue,esperma,...) e compará-lo com o dos suspeitos; permite a identificação de cadáveres. A comparação das impressões digitais genéticas dos progenitores e do descendente permite excluir a paternidade ou confirmá-la com um elevado grau de certeza. Determinaç ão da paternidade Investigaç ão criminal, forense e histórica.
  • 23.
  • 24.
  • 25.
  • 26. Tecnologia de DNA recombinante Saúde e indústria farmacêutica. Produç ão de moléculas com Interesse farmacológico. Terapia g énica Substituiç ão de genes que provocam doenças hereditárias num indivíduo adulto. Foi já utilizada em crianças com menos de um ano.
  • 27. Tecnologia de DNA recombinante Produção de substâncias com aplicação industrial Ambiente O corante indigo dos jeans é produzido por estirpes de E. Coli geneticamente modificadas É possivel inserir genes em bactérias que passam a ser capazes de limpar produtos tóxicos.
  • 28. Engenharia Gen ética Problemas Bioéticos
  • 29.
  • 30. Engenharia Gen ética e os Problemas Bioéticos “ A genética que entrou timidamente neste século como uma pura tentativa de explicação da hereditariedade natural, sai dele como uma ciência de reconstrução artificial dos seres vivos. Entrou como uma área do interesse estritamente científico e sai agora como uma ciência que agita toda a sociedade. A nova genética constitui um forte desafio à humanidade no dealbar do novo milénio.” Luís Archer É necessário um grande debate publico, a fim de que cada cidadão ganhe consciência das enormes potencialidades e dos perigos desta ciência do futuro. Adoptar uma posição informada e sem preconceitos permite escolher e decidir, sem fantasmas nem tabus, o futuro que queremos deixar às novas gerações.