SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  24
Escola E.B 2,3 de Montelongo Ano 9º, Turma B, Grupo 1 Área de Projecto Prof.: Paula Summavielle Alunas: Ana Sousa Ana Freitas Ana Silva Ester Afonso Vânia Freitas Fafe Março de 2009 ,[object Object],[object Object],Música de Nelson Freire - Melodia
Introdução No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, irá ser desenvolvido um Portefólio, com intuito de cumprir o Plano Nacional de Leitura. Esperamos conseguir, com esta experiência melhorar o nosso nível de leitura e escrita, tendo vários objectivos e capacidades a desenvolver.
Objectivos para o Portefólio ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Capacidades a desenvolver: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O que é um Portefólio? Há várias e diversificadas formas de definir um portefólio. A palavra portefólio pode servir para várias profissões de acordo com as informações da Internet. Definição de Portefólio da Enciclopédia: termo de origem anglo-saxónica que designa o conjunto de títulos e acções de um investidor, individual ou institucional. Ou: documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento académico da aprendizagem experimental.
Título da obra: “O Principezinho” Autor :  Antoine de Saint-Exupéry Editora :  Editorial Presença
Ficha de Leitura do Principezinho Texto Narrativo Acção Principal : O encontro do Principezinho com o narrador(piloto/aviador) e todos os outros acontecimentos durante a avaria do avião. Secundária : Viagem do Principezinho pelos asteróides, contada pelo próprio. Estrutura da acção Encadeamento : Avaria do avião (no deserto)  e as peripécias que envolvem o encontro  do Principezinho com o narrador que obedecem a uma  ordem cronológica. Encaixe :  História do Principezinho contada ao narrador e todas as outras narrativas de encaixe quando o Principezinho vai visitar os vários planetas.
Personagens Relevo: Personagem principal :  Narrador, Principezinho;   Personagens principais na acção de encaixe :  Habitantes dos asteróides, serpente, flor, rosas, raposa, vendedor de comprimidos para a sede;   Figurantes:  Adultos. Composição: Personagens redondas :  Principezinho e o Narrador ; Personagens-tipo:  Habitantes dos asteróides e o geógrafo. Delimitação:   Fechada
Caracterização Directa:  Heterocaracterização :  Predominante, em especial no retrato físico e psicológico do Principezinho. Indirecta:   Retrato físico e psicológico do Principezinho feita pelo narrador. Espaço Físico: Na Terra, no deserto do Sara (África)  e Asteróides. Social: Encontro das pessoas. O golfe, bridge, política.
Tempo Tempo indefinido Sequências Temporais: I “…tinha  seis  anos, tive uma avaria no deserto…” II”…Assim no terceiro dia…” V”…Fiquei a sabê-lo no quarto dia…” VII”…No quinto dia, mais uma vez…” XXIV” …Íamos no oitavo dia…” XXVI” …No dia seguinte, á tardinha…” XXVII”… E, claro, agora já passaram seis anos…”
Narrador Presença Não-participante:  Quando conta a história  do Principezinho; Participante:  Quando  o narrador narra o seu encontro com o Principezinho.
Narratário Modos de expressão: Diálogo:  Reproduz as falas das personagens, possui marcas de oralidade, frases curtas/ concisas com o predomínio de perguntas; Narração:  Apresenta as acções, as movimentações das personagens e o tempo verbal predominante é  o pretérito perfeito. Descrição:  Há uma pausa na narração, descrevem-se os objectos, personagens, espaço e o tempo verbal  que predomina é o pretérito imperfeito. Monólogo:  Quando a personagem  fala sozinha, ou para si própria. (dirige-se ao leitor)
Resumo da obra “O Principezinho” Um aviador começa por recordar um momento marcante da sua vida: aos 6 anos, depois de ter mostrado aos adultos aos seus desenhos, e de estes não os terem percebido, desistiu da ideia de vir  ser um grande pintor. Mais tarde, decidiu ser aviador e voar por todo o mundo. O piloto recorda uma das suas viagens, há seis anos atrás, quando o seu avião teve uma avaria e ele foi obrigado a aterrar no deserto do sara para o tentar consertar. À noite, cansado, deitou-se na areia e adormeceu. Uma voz doce acordou-o, pedindo-lhe um desenho de uma ovelha. Ainda espantado pela presença daquele menino ali, um principezinho, o narrador fez o desenho da ovelha. Como o principezinho era muito exigente, ele acabou por desenhar uma caixa, dizendo-lhe que a ovelha estava lá dentro. Assim começou o relacionamento entre o aviador e o principezinho. Embora o principezinho não respondesse directamente às perguntas, aos poucos, o narrador foi conseguindo imaginar o planeta de onde o principezinho veio, um lugar muito pequenino, talvez o asteróide B612. A propósito deste asteróide, o narrador conta a história do astrónomo que o descobriu. O principezinho foi relatando alguns dos seus hábitos: arrancar as raízes dos embondeiros, varrer dos vulcões, admirar o pôr-do-sol, cuidar da sua bela e querida flor, que, muito orgulhosa, lhe impõe as suas vontades, até ao dia em que ele decidiu, por causa dela, abandonar o seu planeta. Posteriormente o  narrador apresenta os lugares por onde o principezinho passou até chegar à terra:. Finalmente, o principezinho chegou à terra onde trava conhecimento com uma serpente que o informa onde ele está, dialoga com uma flor, ouve as repetições do eco, descobre que afinal há muitas rosas e que a sua flor não é única; torna-se amigo de uma raposa que lhe ensina o significado de criar laços, e, antes de encontrar o narrador, conversa ainda com um agulheiro e um vendedor de pastilhas para matar a sede. O narrador e o principezinho caminham pelo deserto à procura de água e encontram um poço. O narrador regressa para acabar o conserto do avião e o principezinho procura no deserto o lugar onde tinha caído há precisamente um ano, pois sente que é hora de regressar para a sua flor. A seu pedido, uma serpente pica-o com o veneno. O narrador conseguiu arranjar o avião e chega nesse momento, mas  já é tarde de mais. Antes de morrer, o principezinho diz-lhe que o recorde, olhando à noite para as estrelas. O principezinho estará numa delas. É isso que o narrador faz quando regressa a casa . E hoje, passados seis anos, continua à procura do seu principezinho.
Caracterização das personagens Personagens consideradas fundamentais para a acção Principezinho :   O pequeno príncipe vem do asteróide B612, um pequeno planeta no espaço. Parte do seu planeta em busca de conhecimento e sabedoria e também para se afastar da sua flor. Viaja por sete planetas e no último, a Terra, ele aprende com a raposa o segredo da vida e ensina o narrador que temos de ser responsáveis por aquilo que cativamos.  O pequeno príncipe representa a inocência e a pureza . Narrador :  O narrador adora desenhar mas abandonou os desenhos quando tinha seis anos porque ninguém os compreendeu. Então, decidiu tornar-se piloto. Quando encontra o principezinho no deserto, ele aprende com este os segredos simples da vida, há muito esquecidos.
Flor :  A flor vive no planeta do principezinho. Ela é vaidosa e exigente, pensando que o mundo gira à volta dela. Aborrece constantemente o principezinho e pede-lhe que tome bem conta dela. Contudo, ama o pequeno príncipe e, apesar da sua arrogância, quando o principezinho abandona o planeta, fica muito triste e pensa ter sido a causadora da sua partida. A flor para o principezinho é o seu tesouro, o “essencial” que só podemos ver com o coração. Raposa :  A  raposa é uma criatura muito sábia, ela sabe o segredo da vida que dá de presente ao principezinho: “o essencial é invisível aos olhos, só podemos ver bem com o coração.” quando o vê pela primeira vez, fica tímida e envergonhada, mas depois sente-se capaz de sacrificar a sua liberdade para que o principezinho a cative.
Personagens da Narrativa de Encaixe Rei :  O rei é muito arrogante, egocêntrico e tem-se em alta conta. Vaidoso : O vaidoso quer a atenção toda para ele e pede ao pequeno príncipe que o aplauda sempre que ele agradecer tirando o chapéu. Bêbado : O bêbado é uma pessoa triste e solitária que vive só num pequeno planeta. ele bebe para esquecer que tem vergonha de beber. é um círculo vicioso.  Homem de negócios : O homem de negócios representa o perfeito adulto porque a sua única preocupação é os números.
Acendedor de candeeiros :  O acendedor de candeeiros acende e apaga os candeeiros do seu planeta. apesar de o principezinho considerar útil a sua ocupação, esta simboliza o absurdo. Geógrafo :  O geógrafo desenha mapas no atlas. é o “sábio” que desconhece o seu próprio planeta.  Mercador :  O mercador vende pílulas que substituem a água. se uma pessoa tiver sede, toma a pílula e não será preciso beber água.  Agulheiro :  Esta pessoa envia os comboios para diferentes direcções. Ele diz que as crianças têm sorte porque sabem o que procuram, ao contrario dos adultos, que viajam de um lado para o outro constantemente à procura de coisas. Representa a eterna insatisfação  dos homens
Biografia de Antoine Saint-Exupery Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe (29 de Junho de 1900, Lyon - 31 de Julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial. Apaixonado desde a infância pela mecânica, estudou a princípio no colégio jesuíta de Notre-Dame de Saint-Corix, em Mans, de 1909 a 1914. No ano da 1º Guerra Mundial, juntamente com seu irmão François, transfere-se para o colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça, onde permanece até 1917. Quatro anos mais tarde, em Abril de 1921, Antoine inicia o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval. A 17 de Junho, obtém em Rabat, para onde fora mandado, o brevê de piloto civil. No ano seguinte, 1922, já é piloto militar brevetado, com o posto de subtenente da reserva. Em 1926, recomendado por amigo, o Abade Sudour, é admitido na Sociedade Latécoère de Aviação, onde começa então sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar, na mesma equipe dos pioneiros Vacher, Mermoz, Guillaumet e outros. Foi por essa época, quando chefiou o posto de Cap Juby, que os mouros lhe deram o cognome de senhor das areias. Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy.
Algumas das suas obras: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Moral da História ,[object Object]
Aconselhavas este livro a alguém? Sim. Aconselhava “O principezinho” a todas as pessoas do mundo, pois não só acho que este livro é fascinante como também nos transmite uma mensagem muito importante como já vimos anteriormente que é “o essencial é invisível aos olhos só se vê bem com o coração.”
Conclusão De acordo com o trabalho que realizámos, para este portfólio, faço um balanço positivo, da minha pessoa. As actividades propostas, pela professora de Língua Portuguesa, com o intuito de desenvolver o Plano Nacional de Leitura, são muito enriquecedoras. Permitiram-me apreciar a leitura como uma arte, um prazer, uma forma de aprender com as vivências de outros. As histórias que li, deram-me lições de vida, como me ajudaram a melhorar a minha forma de interpretação. Os livros são uma fonte de conhecimento, e ao lermo-los, seremos os senhores e donos de todo o saber.
Netografia ,[object Object],[object Object],[object Object]
SONHA, MAS MELHOR DO QUE ISSO, CONCRETIZA. ,[object Object]

Contenu connexe

Tendances

O principezinho - resumo
O principezinho - resumoO principezinho - resumo
O principezinho - resumosofiasimao
 
O principezinho mariana macedo
O principezinho   mariana macedoO principezinho   mariana macedo
O principezinho mariana macedofantas45
 
Doc 11 resumo do principezinho
Doc 11  resumo do principezinhoDoc 11  resumo do principezinho
Doc 11 resumo do principezinhohelena frança
 
Análise Crítica - O Pequeno Príncipe
Análise Crítica -  O Pequeno PríncipeAnálise Crítica -  O Pequeno Príncipe
Análise Crítica - O Pequeno PríncipeLuísa Teixeira
 
Jogral elaborado da leitura em classe de O Pequeno Príncipe , de Antoine de...
  Jogral elaborado da leitura em classe de O Pequeno Príncipe , de Antoine de...  Jogral elaborado da leitura em classe de O Pequeno Príncipe , de Antoine de...
Jogral elaborado da leitura em classe de O Pequeno Príncipe , de Antoine de...Anna Servelhere
 
O principezinho mariana guia
O principezinho   mariana guiaO principezinho   mariana guia
O principezinho mariana guiafantas45
 
O principezinho rodrigo cordeiro
O principezinho   rodrigo cordeiroO principezinho   rodrigo cordeiro
O principezinho rodrigo cordeirofantas45
 
O pequeno príncipe
O pequeno príncipeO pequeno príncipe
O pequeno príncipeJoão Lopes
 
Pequeno príncipe - por Gustavo Guimarães Gonçalves
Pequeno príncipe  -  por Gustavo Guimarães GonçalvesPequeno príncipe  -  por Gustavo Guimarães Gonçalves
Pequeno príncipe - por Gustavo Guimarães GonçalvesGustavo Guimarães Gonçalves
 
O principezinho mariana nunes
O principezinho   mariana nunesO principezinho   mariana nunes
O principezinho mariana nunesfantas45
 
Historia do principezinho_isabel_d
Historia do principezinho_isabel_dHistoria do principezinho_isabel_d
Historia do principezinho_isabel_ddidimartins
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinhoBiblioteia
 
O principezinho jl
O principezinho jlO principezinho jl
O principezinho jlJoão Lima
 
O Principezinho
O PrincipezinhoO Principezinho
O Principezinhomzita
 

Tendances (20)

O principezinho - resumo
O principezinho - resumoO principezinho - resumo
O principezinho - resumo
 
O pequeno príncipe
O pequeno príncipeO pequeno príncipe
O pequeno príncipe
 
Principezinho
PrincipezinhoPrincipezinho
Principezinho
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
O principezinho- 5 ano
O principezinho- 5 anoO principezinho- 5 ano
O principezinho- 5 ano
 
O principezinho mariana macedo
O principezinho   mariana macedoO principezinho   mariana macedo
O principezinho mariana macedo
 
Doc 11 resumo do principezinho
Doc 11  resumo do principezinhoDoc 11  resumo do principezinho
Doc 11 resumo do principezinho
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
Análise Crítica - O Pequeno Príncipe
Análise Crítica -  O Pequeno PríncipeAnálise Crítica -  O Pequeno Príncipe
Análise Crítica - O Pequeno Príncipe
 
Jogral elaborado da leitura em classe de O Pequeno Príncipe , de Antoine de...
  Jogral elaborado da leitura em classe de O Pequeno Príncipe , de Antoine de...  Jogral elaborado da leitura em classe de O Pequeno Príncipe , de Antoine de...
Jogral elaborado da leitura em classe de O Pequeno Príncipe , de Antoine de...
 
O principezinho mariana guia
O principezinho   mariana guiaO principezinho   mariana guia
O principezinho mariana guia
 
O principezinho rodrigo cordeiro
O principezinho   rodrigo cordeiroO principezinho   rodrigo cordeiro
O principezinho rodrigo cordeiro
 
O pequeno príncipe
O pequeno príncipeO pequeno príncipe
O pequeno príncipe
 
Pequeno príncipe - por Gustavo Guimarães Gonçalves
Pequeno príncipe  -  por Gustavo Guimarães GonçalvesPequeno príncipe  -  por Gustavo Guimarães Gonçalves
Pequeno príncipe - por Gustavo Guimarães Gonçalves
 
O principezinho mariana nunes
O principezinho   mariana nunesO principezinho   mariana nunes
O principezinho mariana nunes
 
Historia do principezinho
Historia do principezinhoHistoria do principezinho
Historia do principezinho
 
Historia do principezinho_isabel_d
Historia do principezinho_isabel_dHistoria do principezinho_isabel_d
Historia do principezinho_isabel_d
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
O principezinho jl
O principezinho jlO principezinho jl
O principezinho jl
 
O Principezinho
O PrincipezinhoO Principezinho
O Principezinho
 

En vedette

Nuffic - Neso edição 37
Nuffic - Neso edição 37Nuffic - Neso edição 37
Nuffic - Neso edição 37lauravieira
 
Aktiviti & Latihan PAI Berbantukan Komputer
Aktiviti & Latihan PAI Berbantukan KomputerAktiviti & Latihan PAI Berbantukan Komputer
Aktiviti & Latihan PAI Berbantukan Komputerprofmadyadrhjsuaidi
 
Pre studie RX. Ondersteunend document voor deel B fraude-onderzoek.
Pre studie RX. Ondersteunend document voor deel B fraude-onderzoek.Pre studie RX. Ondersteunend document voor deel B fraude-onderzoek.
Pre studie RX. Ondersteunend document voor deel B fraude-onderzoek.siegfried van hoek
 
8.1.2 neurobiologia vegetal
8.1.2 neurobiologia vegetal8.1.2 neurobiologia vegetal
8.1.2 neurobiologia vegetalEdithCurie
 

En vedette (6)

Nuffic - Neso edição 37
Nuffic - Neso edição 37Nuffic - Neso edição 37
Nuffic - Neso edição 37
 
Aprender exposicion
Aprender exposicionAprender exposicion
Aprender exposicion
 
Aktiviti & Latihan PAI Berbantukan Komputer
Aktiviti & Latihan PAI Berbantukan KomputerAktiviti & Latihan PAI Berbantukan Komputer
Aktiviti & Latihan PAI Berbantukan Komputer
 
Pre studie RX. Ondersteunend document voor deel B fraude-onderzoek.
Pre studie RX. Ondersteunend document voor deel B fraude-onderzoek.Pre studie RX. Ondersteunend document voor deel B fraude-onderzoek.
Pre studie RX. Ondersteunend document voor deel B fraude-onderzoek.
 
8.1.2 neurobiologia vegetal
8.1.2 neurobiologia vegetal8.1.2 neurobiologia vegetal
8.1.2 neurobiologia vegetal
 
Pendidik Islam
Pendidik IslamPendidik Islam
Pendidik Islam
 

Similaire à PortefóLio

Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.
Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.
Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.Gabriela Gomes
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinhoserra1979
 
Aula 9 - 6º LP - Romance - Figuras de Linguagem.pptx
Aula 9 - 6º LP - Romance - Figuras de Linguagem.pptxAula 9 - 6º LP - Romance - Figuras de Linguagem.pptx
Aula 9 - 6º LP - Romance - Figuras de Linguagem.pptxAnaPaulaSilva359199
 
_lingua___portuguesa_6_ano__SLIDE_aula_39.pptx
_lingua___portuguesa_6_ano__SLIDE_aula_39.pptx_lingua___portuguesa_6_ano__SLIDE_aula_39.pptx
_lingua___portuguesa_6_ano__SLIDE_aula_39.pptxSilvana Silva
 
O pequeno principe antoine de saint-exupery
O pequeno principe   antoine de saint-exuperyO pequeno principe   antoine de saint-exupery
O pequeno principe antoine de saint-exuperyAtelidaFotoAtelidaFo
 
Plano de aula - O pequeno príncipe
Plano de aula - O pequeno príncipePlano de aula - O pequeno príncipe
Plano de aula - O pequeno príncipelaurinha3
 
O principezinho rodrigo cordeiro
O principezinho   rodrigo cordeiroO principezinho   rodrigo cordeiro
O principezinho rodrigo cordeirofantas45
 
O principezinho rodrigo cordeiro
O principezinho   rodrigo cordeiroO principezinho   rodrigo cordeiro
O principezinho rodrigo cordeirofantas45
 
conto de ficção científica.ppt
conto de ficção científica.pptconto de ficção científica.ppt
conto de ficção científica.pptCarolineFrancielle
 
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswideO pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswidesilvinha331
 
Prova por-3 em-noite
Prova por-3 em-noiteProva por-3 em-noite
Prova por-3 em-noiteBreno Fostek
 
Prova por-3 em-noite
Prova por-3 em-noiteProva por-3 em-noite
Prova por-3 em-noiteBreno Fostek
 

Similaire à PortefóLio (16)

Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.
Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.
Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
Aula 9 - 6º LP - Romance - Figuras de Linguagem.pptx
Aula 9 - 6º LP - Romance - Figuras de Linguagem.pptxAula 9 - 6º LP - Romance - Figuras de Linguagem.pptx
Aula 9 - 6º LP - Romance - Figuras de Linguagem.pptx
 
_lingua___portuguesa_6_ano__SLIDE_aula_39.pptx
_lingua___portuguesa_6_ano__SLIDE_aula_39.pptx_lingua___portuguesa_6_ano__SLIDE_aula_39.pptx
_lingua___portuguesa_6_ano__SLIDE_aula_39.pptx
 
Andreia
AndreiaAndreia
Andreia
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
O pequeno principe antoine de saint-exupery
O pequeno principe   antoine de saint-exuperyO pequeno principe   antoine de saint-exupery
O pequeno principe antoine de saint-exupery
 
O Pequeno Príncipe
O Pequeno PríncipeO Pequeno Príncipe
O Pequeno Príncipe
 
Plano de aula - O pequeno príncipe
Plano de aula - O pequeno príncipePlano de aula - O pequeno príncipe
Plano de aula - O pequeno príncipe
 
O principezinho rodrigo cordeiro
O principezinho   rodrigo cordeiroO principezinho   rodrigo cordeiro
O principezinho rodrigo cordeiro
 
O principezinho rodrigo cordeiro
O principezinho   rodrigo cordeiroO principezinho   rodrigo cordeiro
O principezinho rodrigo cordeiro
 
O-PEQUENO-PRINCIPE.docx
O-PEQUENO-PRINCIPE.docxO-PEQUENO-PRINCIPE.docx
O-PEQUENO-PRINCIPE.docx
 
conto de ficção científica.ppt
conto de ficção científica.pptconto de ficção científica.ppt
conto de ficção científica.ppt
 
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswideO pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
 
Prova por-3 em-noite
Prova por-3 em-noiteProva por-3 em-noite
Prova por-3 em-noite
 
Prova por-3 em-noite
Prova por-3 em-noiteProva por-3 em-noite
Prova por-3 em-noite
 

PortefóLio

  • 1.
  • 2. Introdução No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, irá ser desenvolvido um Portefólio, com intuito de cumprir o Plano Nacional de Leitura. Esperamos conseguir, com esta experiência melhorar o nosso nível de leitura e escrita, tendo vários objectivos e capacidades a desenvolver.
  • 3.
  • 4.
  • 5. O que é um Portefólio? Há várias e diversificadas formas de definir um portefólio. A palavra portefólio pode servir para várias profissões de acordo com as informações da Internet. Definição de Portefólio da Enciclopédia: termo de origem anglo-saxónica que designa o conjunto de títulos e acções de um investidor, individual ou institucional. Ou: documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento académico da aprendizagem experimental.
  • 6. Título da obra: “O Principezinho” Autor : Antoine de Saint-Exupéry Editora : Editorial Presença
  • 7. Ficha de Leitura do Principezinho Texto Narrativo Acção Principal : O encontro do Principezinho com o narrador(piloto/aviador) e todos os outros acontecimentos durante a avaria do avião. Secundária : Viagem do Principezinho pelos asteróides, contada pelo próprio. Estrutura da acção Encadeamento : Avaria do avião (no deserto) e as peripécias que envolvem o encontro do Principezinho com o narrador que obedecem a uma ordem cronológica. Encaixe : História do Principezinho contada ao narrador e todas as outras narrativas de encaixe quando o Principezinho vai visitar os vários planetas.
  • 8. Personagens Relevo: Personagem principal : Narrador, Principezinho; Personagens principais na acção de encaixe : Habitantes dos asteróides, serpente, flor, rosas, raposa, vendedor de comprimidos para a sede; Figurantes: Adultos. Composição: Personagens redondas : Principezinho e o Narrador ; Personagens-tipo: Habitantes dos asteróides e o geógrafo. Delimitação: Fechada
  • 9. Caracterização Directa: Heterocaracterização : Predominante, em especial no retrato físico e psicológico do Principezinho. Indirecta: Retrato físico e psicológico do Principezinho feita pelo narrador. Espaço Físico: Na Terra, no deserto do Sara (África) e Asteróides. Social: Encontro das pessoas. O golfe, bridge, política.
  • 10. Tempo Tempo indefinido Sequências Temporais: I “…tinha seis anos, tive uma avaria no deserto…” II”…Assim no terceiro dia…” V”…Fiquei a sabê-lo no quarto dia…” VII”…No quinto dia, mais uma vez…” XXIV” …Íamos no oitavo dia…” XXVI” …No dia seguinte, á tardinha…” XXVII”… E, claro, agora já passaram seis anos…”
  • 11. Narrador Presença Não-participante: Quando conta a história do Principezinho; Participante: Quando o narrador narra o seu encontro com o Principezinho.
  • 12. Narratário Modos de expressão: Diálogo: Reproduz as falas das personagens, possui marcas de oralidade, frases curtas/ concisas com o predomínio de perguntas; Narração: Apresenta as acções, as movimentações das personagens e o tempo verbal predominante é o pretérito perfeito. Descrição: Há uma pausa na narração, descrevem-se os objectos, personagens, espaço e o tempo verbal que predomina é o pretérito imperfeito. Monólogo: Quando a personagem fala sozinha, ou para si própria. (dirige-se ao leitor)
  • 13. Resumo da obra “O Principezinho” Um aviador começa por recordar um momento marcante da sua vida: aos 6 anos, depois de ter mostrado aos adultos aos seus desenhos, e de estes não os terem percebido, desistiu da ideia de vir ser um grande pintor. Mais tarde, decidiu ser aviador e voar por todo o mundo. O piloto recorda uma das suas viagens, há seis anos atrás, quando o seu avião teve uma avaria e ele foi obrigado a aterrar no deserto do sara para o tentar consertar. À noite, cansado, deitou-se na areia e adormeceu. Uma voz doce acordou-o, pedindo-lhe um desenho de uma ovelha. Ainda espantado pela presença daquele menino ali, um principezinho, o narrador fez o desenho da ovelha. Como o principezinho era muito exigente, ele acabou por desenhar uma caixa, dizendo-lhe que a ovelha estava lá dentro. Assim começou o relacionamento entre o aviador e o principezinho. Embora o principezinho não respondesse directamente às perguntas, aos poucos, o narrador foi conseguindo imaginar o planeta de onde o principezinho veio, um lugar muito pequenino, talvez o asteróide B612. A propósito deste asteróide, o narrador conta a história do astrónomo que o descobriu. O principezinho foi relatando alguns dos seus hábitos: arrancar as raízes dos embondeiros, varrer dos vulcões, admirar o pôr-do-sol, cuidar da sua bela e querida flor, que, muito orgulhosa, lhe impõe as suas vontades, até ao dia em que ele decidiu, por causa dela, abandonar o seu planeta. Posteriormente o narrador apresenta os lugares por onde o principezinho passou até chegar à terra:. Finalmente, o principezinho chegou à terra onde trava conhecimento com uma serpente que o informa onde ele está, dialoga com uma flor, ouve as repetições do eco, descobre que afinal há muitas rosas e que a sua flor não é única; torna-se amigo de uma raposa que lhe ensina o significado de criar laços, e, antes de encontrar o narrador, conversa ainda com um agulheiro e um vendedor de pastilhas para matar a sede. O narrador e o principezinho caminham pelo deserto à procura de água e encontram um poço. O narrador regressa para acabar o conserto do avião e o principezinho procura no deserto o lugar onde tinha caído há precisamente um ano, pois sente que é hora de regressar para a sua flor. A seu pedido, uma serpente pica-o com o veneno. O narrador conseguiu arranjar o avião e chega nesse momento, mas já é tarde de mais. Antes de morrer, o principezinho diz-lhe que o recorde, olhando à noite para as estrelas. O principezinho estará numa delas. É isso que o narrador faz quando regressa a casa . E hoje, passados seis anos, continua à procura do seu principezinho.
  • 14. Caracterização das personagens Personagens consideradas fundamentais para a acção Principezinho : O pequeno príncipe vem do asteróide B612, um pequeno planeta no espaço. Parte do seu planeta em busca de conhecimento e sabedoria e também para se afastar da sua flor. Viaja por sete planetas e no último, a Terra, ele aprende com a raposa o segredo da vida e ensina o narrador que temos de ser responsáveis por aquilo que cativamos. O pequeno príncipe representa a inocência e a pureza . Narrador : O narrador adora desenhar mas abandonou os desenhos quando tinha seis anos porque ninguém os compreendeu. Então, decidiu tornar-se piloto. Quando encontra o principezinho no deserto, ele aprende com este os segredos simples da vida, há muito esquecidos.
  • 15. Flor : A flor vive no planeta do principezinho. Ela é vaidosa e exigente, pensando que o mundo gira à volta dela. Aborrece constantemente o principezinho e pede-lhe que tome bem conta dela. Contudo, ama o pequeno príncipe e, apesar da sua arrogância, quando o principezinho abandona o planeta, fica muito triste e pensa ter sido a causadora da sua partida. A flor para o principezinho é o seu tesouro, o “essencial” que só podemos ver com o coração. Raposa : A raposa é uma criatura muito sábia, ela sabe o segredo da vida que dá de presente ao principezinho: “o essencial é invisível aos olhos, só podemos ver bem com o coração.” quando o vê pela primeira vez, fica tímida e envergonhada, mas depois sente-se capaz de sacrificar a sua liberdade para que o principezinho a cative.
  • 16. Personagens da Narrativa de Encaixe Rei : O rei é muito arrogante, egocêntrico e tem-se em alta conta. Vaidoso : O vaidoso quer a atenção toda para ele e pede ao pequeno príncipe que o aplauda sempre que ele agradecer tirando o chapéu. Bêbado : O bêbado é uma pessoa triste e solitária que vive só num pequeno planeta. ele bebe para esquecer que tem vergonha de beber. é um círculo vicioso. Homem de negócios : O homem de negócios representa o perfeito adulto porque a sua única preocupação é os números.
  • 17. Acendedor de candeeiros : O acendedor de candeeiros acende e apaga os candeeiros do seu planeta. apesar de o principezinho considerar útil a sua ocupação, esta simboliza o absurdo. Geógrafo : O geógrafo desenha mapas no atlas. é o “sábio” que desconhece o seu próprio planeta. Mercador : O mercador vende pílulas que substituem a água. se uma pessoa tiver sede, toma a pílula e não será preciso beber água. Agulheiro : Esta pessoa envia os comboios para diferentes direcções. Ele diz que as crianças têm sorte porque sabem o que procuram, ao contrario dos adultos, que viajam de um lado para o outro constantemente à procura de coisas. Representa a eterna insatisfação dos homens
  • 18. Biografia de Antoine Saint-Exupery Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe (29 de Junho de 1900, Lyon - 31 de Julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial. Apaixonado desde a infância pela mecânica, estudou a princípio no colégio jesuíta de Notre-Dame de Saint-Corix, em Mans, de 1909 a 1914. No ano da 1º Guerra Mundial, juntamente com seu irmão François, transfere-se para o colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça, onde permanece até 1917. Quatro anos mais tarde, em Abril de 1921, Antoine inicia o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval. A 17 de Junho, obtém em Rabat, para onde fora mandado, o brevê de piloto civil. No ano seguinte, 1922, já é piloto militar brevetado, com o posto de subtenente da reserva. Em 1926, recomendado por amigo, o Abade Sudour, é admitido na Sociedade Latécoère de Aviação, onde começa então sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar, na mesma equipe dos pioneiros Vacher, Mermoz, Guillaumet e outros. Foi por essa época, quando chefiou o posto de Cap Juby, que os mouros lhe deram o cognome de senhor das areias. Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy.
  • 19.
  • 20.
  • 21. Aconselhavas este livro a alguém? Sim. Aconselhava “O principezinho” a todas as pessoas do mundo, pois não só acho que este livro é fascinante como também nos transmite uma mensagem muito importante como já vimos anteriormente que é “o essencial é invisível aos olhos só se vê bem com o coração.”
  • 22. Conclusão De acordo com o trabalho que realizámos, para este portfólio, faço um balanço positivo, da minha pessoa. As actividades propostas, pela professora de Língua Portuguesa, com o intuito de desenvolver o Plano Nacional de Leitura, são muito enriquecedoras. Permitiram-me apreciar a leitura como uma arte, um prazer, uma forma de aprender com as vivências de outros. As histórias que li, deram-me lições de vida, como me ajudaram a melhorar a minha forma de interpretação. Os livros são uma fonte de conhecimento, e ao lermo-los, seremos os senhores e donos de todo o saber.
  • 23.
  • 24.