SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  63
Télécharger pour lire hors ligne
Foto Internet Projeto ArtMat
[object Object]
O que é arte? ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O que é matemática?
O que é matemática? ,[object Object],[object Object]
Qual a relação da arte com a Matemática?
Relação entre a  Arte e a  Matemática Fonte:   Arte Matemática – TV Cultura – SP Harmonia Beleza Perspectiva Ordem Simetria Espaço Geometria
Relação da Arte  com a Matemática ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Simetria
[object Object],[object Object],[object Object],Relação da Arte  com a Matemática
Perspectiva ,[object Object]
HISTÓRIA DO RENASCIMENTO CULTURAL ,[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
0 RENASCIMENTO: UMA NOVA CONCEPÇÃO DAS ARTES ,[object Object],[object Object]
Houve o florescimento de vários gêneros  literários  como a poesia, o romance, a epopéia, a história e a ciência política. A multiplicação das universidades e a invenção da imprensa de tipos móveis pelo alemão Johannes Gutemberg (1400/1468) permitiu uma vasta difusão do saber.
À música tornou-se uma arte independente e não simplesmente um instrumento auxiliar das cerimônias religiosas. Além da música sacra, desenvolveram-se a profana e a arte do canto coral. Compositores e músicos, em suas criações e interpretações uniam a habilidade técnica, emoção, conseguindo efeitos extraordinários. Com as riquezas acumuladas com o comércio, a burguesia italiana incentivava o embelezamento das cidades, com a construção de palácios, catedrais, capelas, pontes e monumentos em praças públicas, patrocinando do o desenvolvimento das artes em geral. Nobres, burgueses, papas e bispos financiavam e contratavam os artistas para decorarem seus palácios, capelas e igrejas e eram chamados de "mecenas". Ter a sua volta um punhado de artistas e intelectuais significava prestígio e poder  para as ricas famílias da época. Os Médicis, que controlaram a cidade de Florença de 1434 a 1492 transformaram-na em capital do Renascimento. Arquitetos, pintores, es cultores, literatos e músicos como Donatello, Brunelleschi, Ghiberti, Filippo Lippi, Botticelli,  Michelangelo ,  Leonardo da Vinci  deram à corte dos Médicis brilho e sofisticação incomparáveis .
LEONARDO DA VINCE
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Cabeça de Guerreiro 1475 Desenho a ponta de prata      Este guerreiro antigo é um dos seus primeiros desenhos mais detalhados. Nesta época, ele ainda trabalhava no ateliê de  Verrocchio , e a forte influência da forma escultural é evidente. Se  Leonardo  instintivamente procurava retratar formas móveis e retorcidas, foi sob a orientação de  Verrocchio  que este instinto encontrou expressão. Os relevos e esculturas de Verrocchio estão em linha direta com este desenho, assim como o rosto maduro e viril do guerreiro está diretamente relacionado com os Apóstolos de  A Última Ceia  e o guerreiros da  Batalha de Anghiari .
Cavalo e Cavaleiro Desenho a ponta de prata      Este é um dos inúmeros estudos mágicos de cavalos, feitos a ponta de prata, nos quais  Leonardo  trabalhava quando preparou o retábulo  Adoração aos Magos . A delicadeza do traço e do veículo possuem uma qualidade quase etérea, que de forma alguma abala o sentido da força muscular e da poderosa solidez do animal. A combinação de compreensão intelectual e observação direta da natureza, característica de  Leonardo , é fartamente demonstrada neste agradável estudo.
Estudo para Adoração dos   Magos Desenho a ponta de metal      Os cavalos no fundo da misteriosa e sonhadora pintura de  Leonardo Da Vinci ,  Adoração dos Magos , são apenas um dos aspectos que há séculos vem exercitando a imaginação de historiadores da arte. Alguns possuem uma qualidade natural, realista, coerente, enquanto outros são estranhos e irreais, com os corpos retorcidos em formas agitadas.      Este desenho a ponta de metal situa-se em algum ponto entre os dois extremos. Os animais tem uma característica de sólida realidade, mas existe latente algo confuso e desvairado .
Quatro Caricaturas 1485-90 Desenho      Sempre mencionadas como caricaturas, estes já foram os trabalhos mais conhecidos de  Leonardo  e frequentemente reproduzidos como gravuras. O gosto moderno tende a rejeitá-los como grotescos, e seguindo o mesmo mau gosto dos espetáculos de aleijões do final do século 19.      Os traços estão nitidamente exagerados e, é claro também, Leonardo se divertiu bastante desenhando-os. Sabe-se que ele fez uma " coleção " de pessoas de aparência singular mas, devido ao seu apaixonado compromisso com a observação minuciosa da natureza, é provável que o que ele desenhava não fosse na verdade muito diferente do que via. O olhar do final do século 20 tende a se afastar do feio, deformado ou desfigurado - não muito  Leonardo Da Vinci . Um exame atento de suas outras pinturas revela rostos fortes, enfáticos e até feios como parte de sua visão global. Os críticos poderiam tentar olhar para o rosto rindo, em cima à esquerda, sem deixar escapar de seus lábios um sorriso  bem-humorado!
Estudo para um Apóstolo de A Última Ceia 1495 Desenho      Os vários desenhos existentes de  Leonardo  para  A Última Ceia  fazem um excelente contraste com a pintura final. Não só demonstram as revisões características de  Leonardo  e o desenvolvimento da forma e dinâmica da obra, como também desmentem aqueles críticos que condenaram tão furiosamente a pintura dos apóstolos e suas poses desajeitadas (notadamente  São Pedro ,  Santo André ,  São Tiago , o menor, e  Judas ). A lacuna entre a concepção e perícia do mestre e a falta de visão e total inépcia de muitos restauradores dos séculos 18 e 19 desafia qualquer descrição.
Estudos para a Batalha de Anghiari 1504-5       Por volta de 1503,  Leonardo  recebeu a que talvez tenha sido a sua encomenda mais importante - pintar um enorme afresco na  Sala del Gran Consiglio , um salão nobre no  Palazzo Vecchio em Florença . A vitória dos florentinos sonre os milaneses na batalha de  Anghiari  foi o tema escolhido, no assunto idealmente adequado aos seus talentos. Há muito tempo ele queria pintar uma batalha. O trabalho no cartão começou em outono de 1503, mas no afresco em si pouco progresso foi feito. Quando ele começou a pintar, em 1505, experimentou uma nova técnica, mas os resultados foram desastrosos. O trabalho que tinha sido terminado resistiu um certo tempo, mas acabou repintado quando o  Palazzo  passou por uma grande restauração em 1565. O cartão se perdeu, mas os esboços preliminares a bico de pena ainda existem.  Leonardo  descreveu extensamente os detalhes que desejava incluir e as emoções que queria transmitir. Ele menciona poeira, terra e fumaça, o terror e a agonia da morte. Mesmo os esboços transmitem vividamente a confusão e o medo da batalha.       Leonardo  desenhou muitas das suas formas contorcidas preferidas e figuras sobrepostas para planejar a composição. Trabalhou nas formas individuais dos guerreiros.      Durante muitos anos, ele sustentou que cabeça e tórax não deveriam estar voltados para a mesma direção, e os soldados em ação eram uma ótima oportunidade de transmitir a tensão dramática desta maneira. Ele também desenhou esboços de grupos - cavalos e guerreiros, os vivos e os mortos, e os vitoriosos e os derrotados .
Estudo de um Menino data desconhecida Desenho      Estes encantadores desenhos de criança são provavelmente esboços preliminares para um retrato ou elementos de uma composição maior. Há algo de carinhoso no registro atento da maneira como os dedos do pé do menino se curvam e se separam.
 
[object Object],[object Object]
Como alguns outros renascentistas Leonardo tinha a obsessão pelo  segredo relacionado a seus trabalhos.  Escrever de trás para diante, ou de maneira que só pudessem ser lidos em espelho (a escrita especular), ou em labirinto, eram marcas e certamente uma necessária precaução do artista que se protegia, já que era também considerado feiticeiro, necromante, mágico e muitas vezes sendo perseguido. Empenhava-se no estudo da anatomia em uma época em que a dissecação de cadáveres, por exemplo, era considerada crime e pecado contra a Igreja Católica.
 
Figura Drapejada 1508      Este desenho é um dos muitos feitos por  Leonardo  para estudar os diferentes caimentos dos tecidos. Suas figuras são sempre uma idéia de solidez e realidade subjacentes.      Alguns contemporâneos seus, ao contrário, parecem ter pintado criaturas sem pernas mantidas de pé apenas pela rigidez de seus mantos.
Auto-retrato 1512 Desenho a pastel vermelho     Este desenho é o único retrato autêntico de  Leonardo . Ele preferiu se apresentar como uma figura idosa de sabedoria e autoridade, embora de fato devesse estar com sessenta e poucos anos na época. Homem reservado durante toda a sua vida, ele revela menos de si mesmo do que gostaríamos de ver. Existe um senso de humanidade e aguda inteligência, mas o desenho tem um toque quase arquetípico, podendo ser, portanto, virtualmente, um homem idoso qualquer.
Projeto de cidade ,[object Object]
Projeto de um porto circular
Templo centralizado
Desenho das proporções da Cabeça e do Olho data desconhecida      Leonardo  reforçava suas observações do corpo humano com o estudo da anatomia. Em  Florença , teve permissão para fazer dissecações no hospital  Santa Maria Nuova . Como sempre, anotou e desenhou. Embora tivesse um bom conhecimento do que ocorre por debaixo da pele, assim como total compreensão das relações entre as diferentes partes do corpo, como demonstram estas anotações sobre as medidas e ângulos do rosto, suas pinturas jamais parecem rígidas ou acadêmicas. Seu conhecimento informa mais do que dita a estrutura.
 
Estudo de pé e perna
Anatomia do tronco
Pescoço e ombros
Estudo da gravidez
Besta gigante  sobre rodas
Roda d`Água com Taças 1503 Desenho      O  Codex Atlanticus , guardado na  Biblioteca Ambrosiana , em  Milão , é a maior coleção de anotações e esboços de  Leonardo , mas até isso representa apenas uma pequena parte de suas notas e manuscritos. Dentro desta coleção, muitas páginas estão dedicadas a bombas, moinhos d`água e diversos aparelhos hidráulicos.       Leonardo  se sentia frustrantemente limitado em muitas de suas invenções, pois as formas de energia motriz que hoje para nós são comuns - eletricidade, gás, gasolina e outros - simplesmente não estavam disponíveis. Mas ele podia soltar as rédeas da imaginação ao projetar aparelhos mecânicos movidos a água.
Besta de disparo potencializado
Máquina escavadora
Máquina voadora
A máquina Voadora (1492) Um dos muitos projetos elaborados por da Vinci , nas áreas de engenharia, ótica, astronomia,hidráulica, mecânica, militar, anatomia, astronomia, centenas de anos antes que máquinas como aeroplanos e tanques fossem fabricados
Máquina de fabricar limas
O Homem Vitruviano   Data: 1490 – Técnica: Lápis e tinta - Dimensão: 34 x 24 cm O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquitecto/arquiteto romano  Marcus Vitruvius Pollio , em que ele descreve as proporções do corpo humano: Um  palmo  é a largura de quatro  dedos   Um  pé  é a largura de quatro palmos  Um  antebraço  é a largura de seis palmos  A altura de um homem é quatro antebraços (24 palmos)  Um passo é quatro antebraços  A longitude dos braços estendidos de um homem é igual à altura dele  A distância entre o nascimento do  cabelo  e o queixo é um décimo da altura de um homem  A distância do topo da  cabeça  para o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem  A distância do nascimento do cabelo para o topo do peito é um sétimo da altura de um homem  A distância do topo da cabeça para os  mamilos  é um quarto da altura de um homem  A largura máxima dos  ombros  é um quarto da altura de um homem  A distância do  cotovelo  para o fim da mão é um quinto da altura de um homem  A distância do cotovelo para a  axila  é um oitavo da altura de um homem  A longitude da  mão  é um décimo da altura de um homem  A distância do fundo do  queixo  para o  nariz  é um terço da longitude da face  A distância do nascimento do cabelo para as sobrancelhas é um terço da longitude da face  A altura da  orelha  é um terço da longitude da face
[object Object],[object Object]
 
Esboço de um Cavalo Marchando 1493 Desenho a bico de pena      Este esboço a bico de pena está na coleção das anotações e manuscritos de  Leonardo  conhecida como  Codex Madrid . É um estudo para a fundição de um monumental cavalo de bronze - o monumento aos  Sforza . Como era frequente, a impaciência e o desejo de experimentar de Leonardo superaram a técnica disponível quando ele fez estes primeiros esboços. O cavalo deveria estar empinado - uma pose típica de  Leonardo , mas que ainda não tinha sido experimentada em uma escultura monumental. Leonardo retomou o trabalho no monumento em abril de 1490, preferindo a pose mais prática do cavalo marchando. Fez anotações detalhadas do processo a ser usado para fundir o bronze e construiu um modelo em escala real de argila. O monumento deveria ser fundido em dezembro de 1493, mas o  Duque Lodovico  vendeu o bronze para o sogro ,  Ercole d`Este . Não se sabe por quê. O modelo de argila ficou exposto ao público em  Milão  onde foi muito admirado.
Pintura
Mona Lisa ,[object Object]
Retrato de Isabella d`Este 1500   Não se sabe quanto tempo  Leonardo  ficou em  Mântua , mas foi o bastante para desenhar o retrato de  Isabella d`Este . Existem várias cópias - embora apenas como cartão - e tem se discutido muito qual delas (se for alguma) é a original. Esta versão, agora no  Louvre , é considerada, em geral, como sendo do próprio punho de  Leonardo , mas certamente foi refeita e furada para fazer transferências. A pose, com a cabeça em perfil total, não é comum em  Leonardo , mas oferece uma interessante contraposição à voluptuosidade do corpo. A posição do braço é bastante estranha, e é impossível imaginar que um homem com o conhecimento de anatomia de  Leonardo  pudesse cometer um erro tão grande. Em uma das outras cópias, ele aparece desenhado de uma forma mais convincente, embora falte ao resto a firmeza do traço de  Leonardo .
Madona Benois  É um quadro de  Leonardo da Vinci . Esta obra se encontra atualmente no Museu Ermitage,  São Petersburgo ,  Rússia . Data: 1478-1480 – Técnica: Óleos sobre tela - Dimensão: 49,5 x 31,5  cm                                                
O estudo da Batalha de Anghiari.  Um dos mais impressionantes e vigorosos de seus trabalhos. A pinura, feita por Leonardo da Vinci na Sala do Conselho do Palazzo della Signoria , em Florença, não resistiu ao tempo tendo se deteriorado.
Virgem do Cravo
A sagrada família e o cordeirinho
Madonna Litta
Virgem dos Rochedos
Em 1502  Leonardo da Vinci  fez o projeto de uma ponte para cruzar um rio em Constantinopla, na Turquia. A ponte, projetada para ser feita em pedra, teve o projeto rejeitado pelo Sultão Bajazet II, de Constantinopla (Istambul) e nunca foi construída. Nunca é uma palavra que nunca deve ser usada porque acaba acontecendo sempre. Alias, sempre é outra palavra que nunca deve ser usada porque as vezes, nunca acontece. Então a ponte nunca foi construída, isto é, nunca, até agora, porque faz poucos anos o projeto foi realizado, não na Turquia, mas na Noruega. O projeto original previa perto de 350m e foi reduzido para 100m e pedras foram substituídas por madeira e  modernos materiais de construção. A ponte foi realizada graças ao artista Vebjoern Sand, que analisou o assunto e convenceu autoridades norueguesas a realizar o projeto de Leonardo, com as devidas adaptações para o local. A ponte é uma passarela de 8 m de largura para ajudar pedestres na travessia de uma estrada de alta velocidade. Projetada 500 anos antes, continua sendo a coisa mais moderna e arrojada na paisagem em que se encontra agora.  Leonardo da Vinci - moderno, mesmo depois de 500 anos A ponte na Noruega - o projeto original
[object Object]
Bibliobrafia ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Contenu connexe

Tendances (20)

Ufu 2019 Revisão
Ufu 2019 RevisãoUfu 2019 Revisão
Ufu 2019 Revisão
 
Revisão HISTÓRIA DA ARTE - 02
Revisão HISTÓRIA DA ARTE - 02Revisão HISTÓRIA DA ARTE - 02
Revisão HISTÓRIA DA ARTE - 02
 
Revista forma
Revista formaRevista forma
Revista forma
 
Renascimento ppt
Renascimento pptRenascimento ppt
Renascimento ppt
 
História da Arte Ocidental
História da Arte OcidentalHistória da Arte Ocidental
História da Arte Ocidental
 
MóDulo 5 A Cultura Do Palacio
MóDulo 5  A Cultura Do PalacioMóDulo 5  A Cultura Do Palacio
MóDulo 5 A Cultura Do Palacio
 
Renascimento cultural
Renascimento culturalRenascimento cultural
Renascimento cultural
 
Renascimento Cultural
Renascimento CulturalRenascimento Cultural
Renascimento Cultural
 
Renascimento1
Renascimento1Renascimento1
Renascimento1
 
Renascimento (2)
Renascimento (2)Renascimento (2)
Renascimento (2)
 
Renascimento cultural 1
Renascimento cultural 1Renascimento cultural 1
Renascimento cultural 1
 
Camões e o seu tempo
Camões e o seu tempoCamões e o seu tempo
Camões e o seu tempo
 
Contextualização Lusíadas
Contextualização LusíadasContextualização Lusíadas
Contextualização Lusíadas
 
Renascimento: A arte e a ciência
Renascimento: A arte e a ciênciaRenascimento: A arte e a ciência
Renascimento: A arte e a ciência
 
Cultura do palácio contexto
Cultura do palácio   contextoCultura do palácio   contexto
Cultura do palácio contexto
 
Renascimento Cultural
Renascimento CulturalRenascimento Cultural
Renascimento Cultural
 
Renascimento 2019ok
Renascimento 2019okRenascimento 2019ok
Renascimento 2019ok
 
Barroco 2019ok
Barroco 2019okBarroco 2019ok
Barroco 2019ok
 
arterenascentista1
arterenascentista1arterenascentista1
arterenascentista1
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 

En vedette

En vedette (20)

Matemática no cotidiano - UFSB
Matemática no cotidiano - UFSBMatemática no cotidiano - UFSB
Matemática no cotidiano - UFSB
 
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOTRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
 
Dicas para melhorar o ambiente escolar do colégio
Dicas para melhorar o ambiente escolar do colégioDicas para melhorar o ambiente escolar do colégio
Dicas para melhorar o ambiente escolar do colégio
 
Dados, tabelas e gráficos de barras
Dados, tabelas e gráficos de barrasDados, tabelas e gráficos de barras
Dados, tabelas e gráficos de barras
 
Como apresentar os seus dados em gráficos e tabelas
Como apresentar os seus dados em gráficos e tabelasComo apresentar os seus dados em gráficos e tabelas
Como apresentar os seus dados em gráficos e tabelas
 
Projeto reciclar é bom, reutilizar é melhor
Projeto reciclar é bom, reutilizar é melhorProjeto reciclar é bom, reutilizar é melhor
Projeto reciclar é bom, reutilizar é melhor
 
Projeto matemática na vida
Projeto matemática na vidaProjeto matemática na vida
Projeto matemática na vida
 
PT Level 4 Certificate copy
PT Level 4 Certificate copyPT Level 4 Certificate copy
PT Level 4 Certificate copy
 
Reconocimiento-Ing TIC's
Reconocimiento-Ing TIC'sReconocimiento-Ing TIC's
Reconocimiento-Ing TIC's
 
vanderLaan
vanderLaanvanderLaan
vanderLaan
 
1
11
1
 
Presentación del proyecto
Presentación del proyectoPresentación del proyecto
Presentación del proyecto
 
MAG2_CV_2016
MAG2_CV_2016MAG2_CV_2016
MAG2_CV_2016
 
Feinman
FeinmanFeinman
Feinman
 
Diario Resumen 20140628
Diario Resumen 20140628Diario Resumen 20140628
Diario Resumen 20140628
 
Diario Resumen 20140919
Diario Resumen 20140919Diario Resumen 20140919
Diario Resumen 20140919
 
Clase 15
Clase 15Clase 15
Clase 15
 
leanafb2
leanafb2leanafb2
leanafb2
 
Locogen_Tinwald Farm
Locogen_Tinwald FarmLocogen_Tinwald Farm
Locogen_Tinwald Farm
 
Diario Resumen 20140614
Diario Resumen 20140614Diario Resumen 20140614
Diario Resumen 20140614
 

Similaire à Galeria Leonardo Da Vince

Similaire à Galeria Leonardo Da Vince (20)

Apresentacao
ApresentacaoApresentacao
Apresentacao
 
O Renascimento
O RenascimentoO Renascimento
O Renascimento
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 
Renascimento 2017
Renascimento 2017Renascimento 2017
Renascimento 2017
 
Renascimento2
Renascimento2Renascimento2
Renascimento2
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 
1ºano - Renascimento Cultural
1ºano - Renascimento Cultural1ºano - Renascimento Cultural
1ºano - Renascimento Cultural
 
Renascimento 2020
Renascimento 2020Renascimento 2020
Renascimento 2020
 
Renascimento Cultural e Científico
Renascimento Cultural e CientíficoRenascimento Cultural e Científico
Renascimento Cultural e Científico
 
Historiando sob diversos olhares
Historiando sob diversos olharesHistoriando sob diversos olhares
Historiando sob diversos olhares
 
Historiando sob diversos olhares
Historiando sob diversos olharesHistoriando sob diversos olhares
Historiando sob diversos olhares
 
Escola CEJAR - Aquidauana - Apostila Arte 7 ano A e B 1ºB
Escola CEJAR - Aquidauana - Apostila Arte 7 ano A e B 1ºBEscola CEJAR - Aquidauana - Apostila Arte 7 ano A e B 1ºB
Escola CEJAR - Aquidauana - Apostila Arte 7 ano A e B 1ºB
 
Pré renascimento
 Pré renascimento Pré renascimento
Pré renascimento
 
Slide Humanismo (2) (1).pptx
Slide Humanismo (2) (1).pptxSlide Humanismo (2) (1).pptx
Slide Humanismo (2) (1).pptx
 
Historia da arte
Historia da arteHistoria da arte
Historia da arte
 
Renascimento cultural e cientifico
Renascimento cultural e cientificoRenascimento cultural e cientifico
Renascimento cultural e cientifico
 
Renascimento Cultural.ppt.pptx
Renascimento Cultural.ppt.pptxRenascimento Cultural.ppt.pptx
Renascimento Cultural.ppt.pptx
 
Aula 13 historia da arte.
Aula 13 historia da arte.Aula 13 historia da arte.
Aula 13 historia da arte.
 
Historia da arte
Historia da arteHistoria da arte
Historia da arte
 
Humanismo e Classicismo
Humanismo e ClassicismoHumanismo e Classicismo
Humanismo e Classicismo
 

Plus de bethbal

Apostila INTEL
Apostila INTELApostila INTEL
Apostila INTELbethbal
 
Do macroaomicro
Do macroaomicroDo macroaomicro
Do macroaomicrobethbal
 
Intervalos numéricos
Intervalos numéricosIntervalos numéricos
Intervalos numéricosbethbal
 
Funções
FunçõesFunções
Funçõesbethbal
 
Equções Algébricas
Equções AlgébricasEquções Algébricas
Equções Algébricasbethbal
 
C:\Documents And Settings\Beth\Desktop\Blog Ceal Enoemia\Conjuntos
C:\Documents And Settings\Beth\Desktop\Blog Ceal Enoemia\ConjuntosC:\Documents And Settings\Beth\Desktop\Blog Ceal Enoemia\Conjuntos
C:\Documents And Settings\Beth\Desktop\Blog Ceal Enoemia\Conjuntosbethbal
 
Conjuntos
ConjuntosConjuntos
Conjuntosbethbal
 
Do Macroao Micro
Do Macroao MicroDo Macroao Micro
Do Macroao Microbethbal
 
2ª Guerra Mundial
2ª Guerra Mundial2ª Guerra Mundial
2ª Guerra Mundialbethbal
 
Computador Na Escola
Computador Na EscolaComputador Na Escola
Computador Na Escolabethbal
 
Topicos De Um Projeto
Topicos De Um ProjetoTopicos De Um Projeto
Topicos De Um Projetobethbal
 
Internetês
InternetêsInternetês
Internetêsbethbal
 
Para Genios
Para GeniosPara Genios
Para Geniosbethbal
 
ReforçO Enem
ReforçO  EnemReforçO  Enem
ReforçO Enembethbal
 
UtilizaçãO Da Tecnologia
UtilizaçãO Da TecnologiaUtilizaçãO Da Tecnologia
UtilizaçãO Da Tecnologiabethbal
 
Violência Na Escola
Violência Na EscolaViolência Na Escola
Violência Na Escolabethbal
 
Criatividade Em Ovos
Criatividade Em OvosCriatividade Em Ovos
Criatividade Em Ovosbethbal
 
Hipermídia
HipermídiaHipermídia
Hipermídiabethbal
 
Hipermídia
HipermídiaHipermídia
Hipermídiabethbal
 

Plus de bethbal (20)

Apostila INTEL
Apostila INTELApostila INTEL
Apostila INTEL
 
Do macroaomicro
Do macroaomicroDo macroaomicro
Do macroaomicro
 
Intervalos numéricos
Intervalos numéricosIntervalos numéricos
Intervalos numéricos
 
Funções
FunçõesFunções
Funções
 
Equções Algébricas
Equções AlgébricasEquções Algébricas
Equções Algébricas
 
C:\Documents And Settings\Beth\Desktop\Blog Ceal Enoemia\Conjuntos
C:\Documents And Settings\Beth\Desktop\Blog Ceal Enoemia\ConjuntosC:\Documents And Settings\Beth\Desktop\Blog Ceal Enoemia\Conjuntos
C:\Documents And Settings\Beth\Desktop\Blog Ceal Enoemia\Conjuntos
 
Conjuntos
ConjuntosConjuntos
Conjuntos
 
Do Macroao Micro
Do Macroao MicroDo Macroao Micro
Do Macroao Micro
 
2ª Guerra Mundial
2ª Guerra Mundial2ª Guerra Mundial
2ª Guerra Mundial
 
Computador Na Escola
Computador Na EscolaComputador Na Escola
Computador Na Escola
 
Topicos De Um Projeto
Topicos De Um ProjetoTopicos De Um Projeto
Topicos De Um Projeto
 
Internetês
InternetêsInternetês
Internetês
 
Para Genios
Para GeniosPara Genios
Para Genios
 
ReforçO Enem
ReforçO  EnemReforçO  Enem
ReforçO Enem
 
UtilizaçãO Da Tecnologia
UtilizaçãO Da TecnologiaUtilizaçãO Da Tecnologia
UtilizaçãO Da Tecnologia
 
Violência Na Escola
Violência Na EscolaViolência Na Escola
Violência Na Escola
 
Criatividade Em Ovos
Criatividade Em OvosCriatividade Em Ovos
Criatividade Em Ovos
 
Hipermídia
HipermídiaHipermídia
Hipermídia
 
Hipermídia
HipermídiaHipermídia
Hipermídia
 
O Jogo
O JogoO Jogo
O Jogo
 

Dernier

ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfItaloAtsoc
 
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxQUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxAntonioVieira539017
 
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdfRitoneltonSouzaSanto
 
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosPeixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosAgrela Elvixeo
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxPatriciaFarias81
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123JaineCarolaineLima
 
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974AnaRitaFreitas7
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaBenigno Andrade Vieira
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresEu Prefiro o Paraíso.
 
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...Colaborar Educacional
 
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Colaborar Educacional
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiMary Alvarenga
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxtaloAugusto8
 
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -Mary Alvarenga
 
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegraTermo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegrafernando846621
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .WAGNERJESUSDACUNHA
 

Dernier (20)

ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
 
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxQUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
 
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
 
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosPeixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
 
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
 
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
 
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
 
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
 
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdfAbordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
 
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
 
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
 
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegraTermo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .
 
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 

Galeria Leonardo Da Vince

  • 2.
  • 3.
  • 4. O que é matemática?
  • 5.
  • 6. Qual a relação da arte com a Matemática?
  • 7. Relação entre a Arte e a Matemática Fonte: Arte Matemática – TV Cultura – SP Harmonia Beleza Perspectiva Ordem Simetria Espaço Geometria
  • 8.
  • 10.
  • 11.
  • 12.
  • 13.
  • 14.
  • 15. Houve o florescimento de vários gêneros literários como a poesia, o romance, a epopéia, a história e a ciência política. A multiplicação das universidades e a invenção da imprensa de tipos móveis pelo alemão Johannes Gutemberg (1400/1468) permitiu uma vasta difusão do saber.
  • 16. À música tornou-se uma arte independente e não simplesmente um instrumento auxiliar das cerimônias religiosas. Além da música sacra, desenvolveram-se a profana e a arte do canto coral. Compositores e músicos, em suas criações e interpretações uniam a habilidade técnica, emoção, conseguindo efeitos extraordinários. Com as riquezas acumuladas com o comércio, a burguesia italiana incentivava o embelezamento das cidades, com a construção de palácios, catedrais, capelas, pontes e monumentos em praças públicas, patrocinando do o desenvolvimento das artes em geral. Nobres, burgueses, papas e bispos financiavam e contratavam os artistas para decorarem seus palácios, capelas e igrejas e eram chamados de "mecenas". Ter a sua volta um punhado de artistas e intelectuais significava prestígio e poder para as ricas famílias da época. Os Médicis, que controlaram a cidade de Florença de 1434 a 1492 transformaram-na em capital do Renascimento. Arquitetos, pintores, es cultores, literatos e músicos como Donatello, Brunelleschi, Ghiberti, Filippo Lippi, Botticelli, Michelangelo , Leonardo da Vinci deram à corte dos Médicis brilho e sofisticação incomparáveis .
  • 18.
  • 19. Cabeça de Guerreiro 1475 Desenho a ponta de prata      Este guerreiro antigo é um dos seus primeiros desenhos mais detalhados. Nesta época, ele ainda trabalhava no ateliê de Verrocchio , e a forte influência da forma escultural é evidente. Se Leonardo instintivamente procurava retratar formas móveis e retorcidas, foi sob a orientação de Verrocchio que este instinto encontrou expressão. Os relevos e esculturas de Verrocchio estão em linha direta com este desenho, assim como o rosto maduro e viril do guerreiro está diretamente relacionado com os Apóstolos de A Última Ceia e o guerreiros da Batalha de Anghiari .
  • 20. Cavalo e Cavaleiro Desenho a ponta de prata      Este é um dos inúmeros estudos mágicos de cavalos, feitos a ponta de prata, nos quais Leonardo trabalhava quando preparou o retábulo Adoração aos Magos . A delicadeza do traço e do veículo possuem uma qualidade quase etérea, que de forma alguma abala o sentido da força muscular e da poderosa solidez do animal. A combinação de compreensão intelectual e observação direta da natureza, característica de Leonardo , é fartamente demonstrada neste agradável estudo.
  • 21. Estudo para Adoração dos Magos Desenho a ponta de metal      Os cavalos no fundo da misteriosa e sonhadora pintura de Leonardo Da Vinci , Adoração dos Magos , são apenas um dos aspectos que há séculos vem exercitando a imaginação de historiadores da arte. Alguns possuem uma qualidade natural, realista, coerente, enquanto outros são estranhos e irreais, com os corpos retorcidos em formas agitadas.      Este desenho a ponta de metal situa-se em algum ponto entre os dois extremos. Os animais tem uma característica de sólida realidade, mas existe latente algo confuso e desvairado .
  • 22. Quatro Caricaturas 1485-90 Desenho      Sempre mencionadas como caricaturas, estes já foram os trabalhos mais conhecidos de Leonardo e frequentemente reproduzidos como gravuras. O gosto moderno tende a rejeitá-los como grotescos, e seguindo o mesmo mau gosto dos espetáculos de aleijões do final do século 19.      Os traços estão nitidamente exagerados e, é claro também, Leonardo se divertiu bastante desenhando-os. Sabe-se que ele fez uma " coleção " de pessoas de aparência singular mas, devido ao seu apaixonado compromisso com a observação minuciosa da natureza, é provável que o que ele desenhava não fosse na verdade muito diferente do que via. O olhar do final do século 20 tende a se afastar do feio, deformado ou desfigurado - não muito Leonardo Da Vinci . Um exame atento de suas outras pinturas revela rostos fortes, enfáticos e até feios como parte de sua visão global. Os críticos poderiam tentar olhar para o rosto rindo, em cima à esquerda, sem deixar escapar de seus lábios um sorriso bem-humorado!
  • 23. Estudo para um Apóstolo de A Última Ceia 1495 Desenho      Os vários desenhos existentes de Leonardo para A Última Ceia fazem um excelente contraste com a pintura final. Não só demonstram as revisões características de Leonardo e o desenvolvimento da forma e dinâmica da obra, como também desmentem aqueles críticos que condenaram tão furiosamente a pintura dos apóstolos e suas poses desajeitadas (notadamente São Pedro , Santo André , São Tiago , o menor, e Judas ). A lacuna entre a concepção e perícia do mestre e a falta de visão e total inépcia de muitos restauradores dos séculos 18 e 19 desafia qualquer descrição.
  • 24. Estudos para a Batalha de Anghiari 1504-5       Por volta de 1503, Leonardo recebeu a que talvez tenha sido a sua encomenda mais importante - pintar um enorme afresco na Sala del Gran Consiglio , um salão nobre no Palazzo Vecchio em Florença . A vitória dos florentinos sonre os milaneses na batalha de Anghiari foi o tema escolhido, no assunto idealmente adequado aos seus talentos. Há muito tempo ele queria pintar uma batalha. O trabalho no cartão começou em outono de 1503, mas no afresco em si pouco progresso foi feito. Quando ele começou a pintar, em 1505, experimentou uma nova técnica, mas os resultados foram desastrosos. O trabalho que tinha sido terminado resistiu um certo tempo, mas acabou repintado quando o Palazzo passou por uma grande restauração em 1565. O cartão se perdeu, mas os esboços preliminares a bico de pena ainda existem. Leonardo descreveu extensamente os detalhes que desejava incluir e as emoções que queria transmitir. Ele menciona poeira, terra e fumaça, o terror e a agonia da morte. Mesmo os esboços transmitem vividamente a confusão e o medo da batalha.      Leonardo desenhou muitas das suas formas contorcidas preferidas e figuras sobrepostas para planejar a composição. Trabalhou nas formas individuais dos guerreiros.      Durante muitos anos, ele sustentou que cabeça e tórax não deveriam estar voltados para a mesma direção, e os soldados em ação eram uma ótima oportunidade de transmitir a tensão dramática desta maneira. Ele também desenhou esboços de grupos - cavalos e guerreiros, os vivos e os mortos, e os vitoriosos e os derrotados .
  • 25. Estudo de um Menino data desconhecida Desenho      Estes encantadores desenhos de criança são provavelmente esboços preliminares para um retrato ou elementos de uma composição maior. Há algo de carinhoso no registro atento da maneira como os dedos do pé do menino se curvam e se separam.
  • 26.  
  • 27.
  • 28. Como alguns outros renascentistas Leonardo tinha a obsessão pelo  segredo relacionado a seus trabalhos. Escrever de trás para diante, ou de maneira que só pudessem ser lidos em espelho (a escrita especular), ou em labirinto, eram marcas e certamente uma necessária precaução do artista que se protegia, já que era também considerado feiticeiro, necromante, mágico e muitas vezes sendo perseguido. Empenhava-se no estudo da anatomia em uma época em que a dissecação de cadáveres, por exemplo, era considerada crime e pecado contra a Igreja Católica.
  • 29.  
  • 30. Figura Drapejada 1508      Este desenho é um dos muitos feitos por Leonardo para estudar os diferentes caimentos dos tecidos. Suas figuras são sempre uma idéia de solidez e realidade subjacentes.      Alguns contemporâneos seus, ao contrário, parecem ter pintado criaturas sem pernas mantidas de pé apenas pela rigidez de seus mantos.
  • 31. Auto-retrato 1512 Desenho a pastel vermelho     Este desenho é o único retrato autêntico de Leonardo . Ele preferiu se apresentar como uma figura idosa de sabedoria e autoridade, embora de fato devesse estar com sessenta e poucos anos na época. Homem reservado durante toda a sua vida, ele revela menos de si mesmo do que gostaríamos de ver. Existe um senso de humanidade e aguda inteligência, mas o desenho tem um toque quase arquetípico, podendo ser, portanto, virtualmente, um homem idoso qualquer.
  • 32.
  • 33. Projeto de um porto circular
  • 35. Desenho das proporções da Cabeça e do Olho data desconhecida     Leonardo reforçava suas observações do corpo humano com o estudo da anatomia. Em Florença , teve permissão para fazer dissecações no hospital Santa Maria Nuova . Como sempre, anotou e desenhou. Embora tivesse um bom conhecimento do que ocorre por debaixo da pele, assim como total compreensão das relações entre as diferentes partes do corpo, como demonstram estas anotações sobre as medidas e ângulos do rosto, suas pinturas jamais parecem rígidas ou acadêmicas. Seu conhecimento informa mais do que dita a estrutura.
  • 36.  
  • 37. Estudo de pé e perna
  • 41. Besta gigante sobre rodas
  • 42. Roda d`Água com Taças 1503 Desenho      O Codex Atlanticus , guardado na Biblioteca Ambrosiana , em Milão , é a maior coleção de anotações e esboços de Leonardo , mas até isso representa apenas uma pequena parte de suas notas e manuscritos. Dentro desta coleção, muitas páginas estão dedicadas a bombas, moinhos d`água e diversos aparelhos hidráulicos.      Leonardo se sentia frustrantemente limitado em muitas de suas invenções, pois as formas de energia motriz que hoje para nós são comuns - eletricidade, gás, gasolina e outros - simplesmente não estavam disponíveis. Mas ele podia soltar as rédeas da imaginação ao projetar aparelhos mecânicos movidos a água.
  • 43. Besta de disparo potencializado
  • 46. A máquina Voadora (1492) Um dos muitos projetos elaborados por da Vinci , nas áreas de engenharia, ótica, astronomia,hidráulica, mecânica, militar, anatomia, astronomia, centenas de anos antes que máquinas como aeroplanos e tanques fossem fabricados
  • 48. O Homem Vitruviano Data: 1490 – Técnica: Lápis e tinta - Dimensão: 34 x 24 cm O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquitecto/arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio , em que ele descreve as proporções do corpo humano: Um palmo é a largura de quatro dedos Um pé é a largura de quatro palmos Um antebraço é a largura de seis palmos A altura de um homem é quatro antebraços (24 palmos) Um passo é quatro antebraços A longitude dos braços estendidos de um homem é igual à altura dele A distância entre o nascimento do cabelo e o queixo é um décimo da altura de um homem A distância do topo da cabeça para o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem A distância do nascimento do cabelo para o topo do peito é um sétimo da altura de um homem A distância do topo da cabeça para os mamilos é um quarto da altura de um homem A largura máxima dos ombros é um quarto da altura de um homem A distância do cotovelo para o fim da mão é um quinto da altura de um homem A distância do cotovelo para a axila é um oitavo da altura de um homem A longitude da mão é um décimo da altura de um homem A distância do fundo do queixo para o nariz é um terço da longitude da face A distância do nascimento do cabelo para as sobrancelhas é um terço da longitude da face A altura da orelha é um terço da longitude da face
  • 49.
  • 50.  
  • 51. Esboço de um Cavalo Marchando 1493 Desenho a bico de pena      Este esboço a bico de pena está na coleção das anotações e manuscritos de Leonardo conhecida como Codex Madrid . É um estudo para a fundição de um monumental cavalo de bronze - o monumento aos Sforza . Como era frequente, a impaciência e o desejo de experimentar de Leonardo superaram a técnica disponível quando ele fez estes primeiros esboços. O cavalo deveria estar empinado - uma pose típica de Leonardo , mas que ainda não tinha sido experimentada em uma escultura monumental. Leonardo retomou o trabalho no monumento em abril de 1490, preferindo a pose mais prática do cavalo marchando. Fez anotações detalhadas do processo a ser usado para fundir o bronze e construiu um modelo em escala real de argila. O monumento deveria ser fundido em dezembro de 1493, mas o Duque Lodovico vendeu o bronze para o sogro , Ercole d`Este . Não se sabe por quê. O modelo de argila ficou exposto ao público em Milão onde foi muito admirado.
  • 53.
  • 54. Retrato de Isabella d`Este 1500   Não se sabe quanto tempo Leonardo ficou em Mântua , mas foi o bastante para desenhar o retrato de Isabella d`Este . Existem várias cópias - embora apenas como cartão - e tem se discutido muito qual delas (se for alguma) é a original. Esta versão, agora no Louvre , é considerada, em geral, como sendo do próprio punho de Leonardo , mas certamente foi refeita e furada para fazer transferências. A pose, com a cabeça em perfil total, não é comum em Leonardo , mas oferece uma interessante contraposição à voluptuosidade do corpo. A posição do braço é bastante estranha, e é impossível imaginar que um homem com o conhecimento de anatomia de Leonardo pudesse cometer um erro tão grande. Em uma das outras cópias, ele aparece desenhado de uma forma mais convincente, embora falte ao resto a firmeza do traço de Leonardo .
  • 55. Madona Benois É um quadro de Leonardo da Vinci . Esta obra se encontra atualmente no Museu Ermitage, São Petersburgo , Rússia . Data: 1478-1480 – Técnica: Óleos sobre tela - Dimensão: 49,5 x 31,5 cm                                           
  • 56. O estudo da Batalha de Anghiari. Um dos mais impressionantes e vigorosos de seus trabalhos. A pinura, feita por Leonardo da Vinci na Sala do Conselho do Palazzo della Signoria , em Florença, não resistiu ao tempo tendo se deteriorado.
  • 58. A sagrada família e o cordeirinho
  • 61. Em 1502 Leonardo da Vinci fez o projeto de uma ponte para cruzar um rio em Constantinopla, na Turquia. A ponte, projetada para ser feita em pedra, teve o projeto rejeitado pelo Sultão Bajazet II, de Constantinopla (Istambul) e nunca foi construída. Nunca é uma palavra que nunca deve ser usada porque acaba acontecendo sempre. Alias, sempre é outra palavra que nunca deve ser usada porque as vezes, nunca acontece. Então a ponte nunca foi construída, isto é, nunca, até agora, porque faz poucos anos o projeto foi realizado, não na Turquia, mas na Noruega. O projeto original previa perto de 350m e foi reduzido para 100m e pedras foram substituídas por madeira e modernos materiais de construção. A ponte foi realizada graças ao artista Vebjoern Sand, que analisou o assunto e convenceu autoridades norueguesas a realizar o projeto de Leonardo, com as devidas adaptações para o local. A ponte é uma passarela de 8 m de largura para ajudar pedestres na travessia de uma estrada de alta velocidade. Projetada 500 anos antes, continua sendo a coisa mais moderna e arrojada na paisagem em que se encontra agora. Leonardo da Vinci - moderno, mesmo depois de 500 anos A ponte na Noruega - o projeto original
  • 62.
  • 63.