SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  12
 
Era uma vez um Coelhinho que foi à horta, ia buscar couves para fazer um caldinho e encontrou lá a Gripe Gripez que espirrou e tossiu para cima dele…
Então o Coelhinho ficou doente com o vírus da Gripe A.  Ficou com dor de cabeça,  dor de garganta,  dores no corpo todo,  arrepios e febre,  nariz entupido e com pingo , muito cansado e com muita, muita tosse.
O Coelhinho  foi andando, tossindo e espirrando até que encontrou um Boi e pediu-lhe ajuda: —  Eu sou o Coelhinho e fui colher couves à horta, mas estava lá a Gripe Gripez e eu fiquei doente. O Boi disse assim ao coelhinho: —  Muuuu! Quando tossires  ou espirrares põe um lenço de papel ou o braço à frente da boca, para não espalhares os micróbios da gripe e não me contagiares. E  não te esqueças de lavar  as mãos muito bem e desinfectá-las a seguir.
O Coelhinho seguiu andando, tossindo e espirrando, mas punha o braço à frente da boca, para não espalhar mais vírus da gripe, até que encontrou um Cão. —  Eu sou o Coelhinho e fui colher couves à horta, mas estava lá a Gripe Gripez e eu fiquei doente. O Cão disse-lhe assim: —  Ão, ão, ão, quando temos gripe devemos tossir e espirrar para o braço ou para um lenço de papel e a seguir deitar o lenço na sanita. Devemos também lavar as mãos muitas vezes com água e sabão, para não contagiar os outros. E não te esqueças de abrir as janelas para o vírus da gripe sair da tua casa.
O Coelhinho seguiu andando, tossindo e espirrando, mas punha o braço à frente da boca,  para não espalhar mais vírus da gripe, até que encontrou um Galo. —  Eu sou o Coelhinho e fui colher couves à horta, mas estava lá a Gripe Gripez e eu fiquei doente. —  Có-có-ró-có-có, deves  pôr uma máscara, ligar para a linha de Saúde 24  e ir  já para casa,  deitares-te na cama,  beberes um chá de limão quentinho com mel e tomares um comprimido.
O Coelhinho seguiu andando, tossindo e espirrando, mas punha o braço à frente da boca,  para não espalhar mais vírus da gripe, até que encontrou uma Formiga, e disse-lhe: —  Eu sou o Coelhinho e fui colher couves à horta, mas estava lá a Gripe Gripez e eu fiquei doente . A Formiga disse-lhe assim: —  Eu vou tratar de ti.  Também pôs uma máscara, e telefonou para a linha  de Saúde 24. Depois levou-o para casa.
A Formiga com uma luz viu a garganta e os ouvidos do Coelhinho,  a seguir escutou o coração e os pulmões e depois receitou-lhe um supositório para a febre, um xarope para a tosse e uma injecção para a dor de garganta e de ouvidos.
O Coelhinho foi para a cama. A Formiga foi à horta buscar bolotas para fazer um cházinho e dar ao Coelhinho.
O Coelhinho ficou muito contente, porque já estava melhor e a Gripe Gripez fugiu a sete pés.
Então o Coelhinho convidou a amiga Formiga para comer uma sopinha de caldo verde. A Formiga explicou ao Coelhinho que para não ficar doente com gripe precisamos levar uma vacina, devemos vestir roupa quentinha quando vamos para a rua, devemos pôr um chapéu na cabeça quando andamos ao sol e não devemos estar em casas fechadas com pessoas que estão a tossir e a espirrar.
 

Contenu connexe

Plus de bibliteca.macieira (14)

Pegada ecologica
Pegada ecologicaPegada ecologica
Pegada ecologica
 
Passaro alma-final
Passaro alma-finalPassaro alma-final
Passaro alma-final
 
Sentados no sofá
Sentados no sofáSentados no sofá
Sentados no sofá
 
Blowin In The Wind 1
Blowin In The Wind  1Blowin In The Wind  1
Blowin In The Wind 1
 
25937649 As Notas Da Republica
25937649 As Notas Da Republica25937649 As Notas Da Republica
25937649 As Notas Da Republica
 
JogoalimentaçAo
JogoalimentaçAoJogoalimentaçAo
JogoalimentaçAo
 
Cao Guia
Cao GuiaCao Guia
Cao Guia
 
Livro Activo
Livro ActivoLivro Activo
Livro Activo
 
Ano 2009
Ano 2009Ano 2009
Ano 2009
 
A Feiticeira E A Pomba
A Feiticeira E A PombaA Feiticeira E A Pomba
A Feiticeira E A Pomba
 
A Formiga Rabiga
A Formiga RabigaA Formiga Rabiga
A Formiga Rabiga
 
Novo Ano
Novo AnoNovo Ano
Novo Ano
 
Comboio
ComboioComboio
Comboio
 
Tabuada Pelos Dedos
Tabuada Pelos DedosTabuada Pelos Dedos
Tabuada Pelos Dedos
 

Dernier (7)

Avanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane SpielmannAvanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
 
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
 
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM..........pptx
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM..........pptxCURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM..........pptx
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM..........pptx
 
8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...
8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...
8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...
 
Psicologia Hospitalar (apresentação de slides)
Psicologia Hospitalar (apresentação de slides)Psicologia Hospitalar (apresentação de slides)
Psicologia Hospitalar (apresentação de slides)
 
SDR - síndrome do desconforto respiratorio
SDR - síndrome do desconforto respiratorioSDR - síndrome do desconforto respiratorio
SDR - síndrome do desconforto respiratorio
 
apresentacao-NR 12 2024.ppt
apresentacao-NR                        12 2024.pptapresentacao-NR                        12 2024.ppt
apresentacao-NR 12 2024.ppt
 

O Coelhinho E A Gripe A

  • 1.  
  • 2. Era uma vez um Coelhinho que foi à horta, ia buscar couves para fazer um caldinho e encontrou lá a Gripe Gripez que espirrou e tossiu para cima dele…
  • 3. Então o Coelhinho ficou doente com o vírus da Gripe A. Ficou com dor de cabeça, dor de garganta, dores no corpo todo, arrepios e febre, nariz entupido e com pingo , muito cansado e com muita, muita tosse.
  • 4. O Coelhinho foi andando, tossindo e espirrando até que encontrou um Boi e pediu-lhe ajuda: — Eu sou o Coelhinho e fui colher couves à horta, mas estava lá a Gripe Gripez e eu fiquei doente. O Boi disse assim ao coelhinho: — Muuuu! Quando tossires ou espirrares põe um lenço de papel ou o braço à frente da boca, para não espalhares os micróbios da gripe e não me contagiares. E não te esqueças de lavar as mãos muito bem e desinfectá-las a seguir.
  • 5. O Coelhinho seguiu andando, tossindo e espirrando, mas punha o braço à frente da boca, para não espalhar mais vírus da gripe, até que encontrou um Cão. — Eu sou o Coelhinho e fui colher couves à horta, mas estava lá a Gripe Gripez e eu fiquei doente. O Cão disse-lhe assim: — Ão, ão, ão, quando temos gripe devemos tossir e espirrar para o braço ou para um lenço de papel e a seguir deitar o lenço na sanita. Devemos também lavar as mãos muitas vezes com água e sabão, para não contagiar os outros. E não te esqueças de abrir as janelas para o vírus da gripe sair da tua casa.
  • 6. O Coelhinho seguiu andando, tossindo e espirrando, mas punha o braço à frente da boca, para não espalhar mais vírus da gripe, até que encontrou um Galo. — Eu sou o Coelhinho e fui colher couves à horta, mas estava lá a Gripe Gripez e eu fiquei doente. — Có-có-ró-có-có, deves pôr uma máscara, ligar para a linha de Saúde 24 e ir já para casa, deitares-te na cama, beberes um chá de limão quentinho com mel e tomares um comprimido.
  • 7. O Coelhinho seguiu andando, tossindo e espirrando, mas punha o braço à frente da boca, para não espalhar mais vírus da gripe, até que encontrou uma Formiga, e disse-lhe: — Eu sou o Coelhinho e fui colher couves à horta, mas estava lá a Gripe Gripez e eu fiquei doente . A Formiga disse-lhe assim: — Eu vou tratar de ti. Também pôs uma máscara, e telefonou para a linha de Saúde 24. Depois levou-o para casa.
  • 8. A Formiga com uma luz viu a garganta e os ouvidos do Coelhinho, a seguir escutou o coração e os pulmões e depois receitou-lhe um supositório para a febre, um xarope para a tosse e uma injecção para a dor de garganta e de ouvidos.
  • 9. O Coelhinho foi para a cama. A Formiga foi à horta buscar bolotas para fazer um cházinho e dar ao Coelhinho.
  • 10. O Coelhinho ficou muito contente, porque já estava melhor e a Gripe Gripez fugiu a sete pés.
  • 11. Então o Coelhinho convidou a amiga Formiga para comer uma sopinha de caldo verde. A Formiga explicou ao Coelhinho que para não ficar doente com gripe precisamos levar uma vacina, devemos vestir roupa quentinha quando vamos para a rua, devemos pôr um chapéu na cabeça quando andamos ao sol e não devemos estar em casas fechadas com pessoas que estão a tossir e a espirrar.
  • 12.