SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  54
1
2 JERÔNIMO MENDONÇA: “...um homem totalmente paralítico, num leito há mais de 30 anos, sem mover o pescoço, cego há vinte anos, com terríveis dores no peito, necessitando do peso de quilos de areia para suportar essas dores!  Esse homem resignado e sereno  viajou pelo  proferindo palestras,  cantando, consolando e  orientando centenas de pessoas”.
3 JERÔNIMO MENDONÇA RIBEIRO  - O GIGANTE DEITADO -NASCEU EM ITUIUTABA (MG) ,[object Object],(26 de novembro de 1989)-50 ANOS  -PENÚLTIMO DOS 09 FILHOS  ,[object Object]
ALTINO MENDONÇA  E
ANTONIA OLÍMPIA DE JESUS-INFÂNCIA NORMAL
4 ,[object Object],- MÃE:LAVADEIRA ,[object Object],ÚNICO PAR DE SAPATOS  ADOLESCÊNCIA ACHADO NO LIXO
5 DOS 13 AOS  15  ANOS ,[object Object]
FAZIA PALESTRASDESENCARNE DO AVÓ CONHECER A VIDA ALÉM-TÚMULO DOUTRINA ESPÍRITA TRABALHAR COM OS JOVENS
6 AOS  17 ANOS ,[object Object]
DORES NAS ARTICULAÇÕES(TORNOZELOS/JOELHOS) ,[object Object],[object Object]
 DORES INTENSAS -ANDAVA COM DIFICULDADE -SE INSTALA A ARTRITE
8 E O VENTO LEVOU... 4 HORAS EM PÉ NO FUNDO DO CINEMA COMEÇA AÍ A JORNADA DOLOROSA E DIFÍCIL DA PARALISIA
9 AOS 19 ANOS SEM ENCONTRAR CURA  NA MEDICINA
10 NADA  DE FUTEBOL PAROU DE TRABALHAR NÃO DAVA MAIS AULAS
11 PROJETADA POR INSPIRAÇÃO CAMA ORTOPÉDICA: INCLINAÇÃO EXATA PARA QUE PERMANECESSE VIVO AMENIZAR AS DORES: 30 KILOS DE AREIA    SOBRE O PEITO O SOFRIMENTO FÍSICO ERA TANTO QUE NÃO DORMIA
12 CAMA ORTOPÉDICA:  SUA SALA DE VISITAS SUA COZINHA SEU BANHEIRO SUA TRIBUNA AMBULANTE        TRANSPORTE PARA AS PALESTRAS VALIOSO TRABALHO
13 32 ANOS PRESO AO LEITO, PARALÍTICO E CEGO RESTOU O ESPIRITISMO OS AMIGOS LIAM PARA ELE (NUNCA FALTOU  BONS AMIGOS) “CASEI COM A DOUTRINA ESPÍRITA NO CIVIL  E COM A DOR NO RELIGIOSO”
14 DR. FRITZ MÉDICO ALEMÃO (ESPÍRITO) MÉDIUM JERÔNIMO TEM A DOENÇA DOS 3 “C” : ,[object Object]
CARMA
CALMA  JOSÉ PEDRO DE FREITAS “ZÉ ARIGÓ”
15 CENTROS ESPÍRITAS: 1- SEAREIROS  DE JESUS-1970 2-MANOEL AUGUSTO DA SILVA-1979 (CÓRREGO DA CANOA) -LAR ESPÍRITA POUSO DO AMANHECER (AMPARO DE 200 ÓRFÃOS)  – ITUIUTABA-1983
16 COMUNIDADE ESPÍRITA MARIA JOÃO DE DEUS CASA DA SOPA JERÔNIMO MENDONÇA (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS).
17 MESMO EM UMA CAMA ORTOPÉDICA ,[object Object],-SEM VISÃO Gráfica Espírita CairbarSchutel,  (1971) E MAIS:
18  GRAVOU  MENSAGENS DE PAZ  E ESPERANÇA
GRAVOU  2 DISCOS: INTIMIDADE ESPÍRITA  E  OBRIGADO SENHOR
20 CREPÚSCULO DE UM CORAÇÃO CADEIRAS DE RODAS NAS PEGADAS DE UM ANJO ESCADA DE LUZ DE MÃOS DADAS COM JESUS ESCREVEU 5 LIVROS:
21 O QUE É A FELICIDADE? “-FELICIDADE PARA MIM, DEITADO HÁ TANTO TEMPO SEM POSSIBILIDADE DE ME MEXER,  SERIA PODER VIRAR DE LADO.”
22 MEADOS DE 1960 ,[object Object]
 Uma hemorragia acentuada das vias urinárias o acometeu... Estava internado num hospital de Ituiutaba quando o médico, amigo, chamou seus companheiros espíritas que ali estavam e lhes disse que o caso nãotinha solução.,[object Object]
24 O lençol que o cobria era branco.  Quando chegaram a Uberaba,estava vermelho, tinto de sangue.  Chegaram à Comunhão Espíritada Prece, onde o Chico trabalhava.  Naquela hora, ele não estava,  participava de trabalho de peregrinação,  visita fraterna,levando o pão e o Evangelho  aos pobres e doentes.
25 CHICO DISSE: —Olha só quem está nos visitando! O Jerônimo! Está parecendo uma rosa vermelha!Vamos todos dar uma beijo nessa rosa, mas com muito cuidado para ela não “despetalar".
26 Um a um, os companheiros passavam e lhe davam um suave beijo no rosto. Ele sentia a vibração da energia fluídica  que recebia em cada beijo.  Finalmente, Chico deu-lhe um beijo, colocando a mão no seu abdomem, permanecendo assim por alguns minutos.  Era a sensação de um choque de alta voltagem saindo da mão de Chico,o que Jerônimo percebeu. A hemorragia parou.
27 Ele que, fraco, havia ido ali se despedir, para desencarnar,acabou fazendo  a explanação evangélica,  a pedido de Chico.  Em seguida vem a explicação:—Você sabe o porquê desta hemorragia,Jerônimo?—Não, Chico.
— Foi porque você aceitou o "Coitadinho".Coitadinho do Jerônimo, coitadinho...  Você desenvolveu a auto-piedade. Começou a ter dó de você mesmo. Isso gerou um processo destrutivo.  O seu pensamento negativo, fluidicamente, interferiu noseu corpo físico, gerando a lesão.Jerônimo, vença o coitadinho. Tenha bom ânimo,alegre-se, cante, brinque, para que os outros não sintam piedade de você.. 28
29 A auto-piedade é um alimento venenoso, uma espécie de erva daninha que intoxica o espírito, dificulta as relações e promove medo, desconfiança, solidão e melancolia. É filha do egoísmo e da lamentação, afilhada do orgulho e irmã da necessidade de aprovação e de atenção especial
30 . extraído do Jornal Espírita de Setembro de 2007 -GRANDES DIFICULDADES FÍSICAS ,[object Object]
(SORRINDO, CANTANDO, FAZENDO PALESTRAS)
CONSELHOS PARA MILHARES DE ESPÍRITAS,[object Object]
32 “... concluímos que não nascemos para ser completamente felizes. Aqui, neste planeta, alegria e tristeza se revezam. Moramos num vale de lágrimas, ou seja, ora choramos de alegria, ora de tristeza. Estes são ensinamentos básicos na Doutrina Espírita, mas muitos de nós espíritas, mesmo sabendo de tudo isso, quando passamos por um momento difícil, sentimos pena de nós mesmos. Basta encontrarmos com um conhecido para desabafarmos nossas amarguras nos colocando na condição de “coitadinho” ou “vítima” de uma situação.
33 SOMOS COITADINHOS? O CONSOLADOR - EMMANUEL PLANETA TERRA – PROVAS E EXPIAÇÕES   predominância do mal sobre o bem.  A PROVAÇÃO  -  é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. A EXPIAÇÃO -  é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime”.
GICANTE DEITADO.  Fisicamente deitado,   moralmente sempre esteve  de pé
35 NOSSA,  DOIS  DEFUNTOS. ESQUECERAM O CAIXÃO DESTE! CAUSOS O CORTEJO SEGUIA PARA O CEMITÉRIO E A KOMBI LOGO ATRÁS.  AMIGOS  RETIRARAM DA KOMBI A CAMA  DE JERÔNIMO E A COLOCARAM AO LADO DO CAIXÃO .  ENTERRO
36 ESQUECIDO  NO CEMITÉRIO
37 “- PARALÍTICO, LEVANTA-TE E ANDA! “- DEPOIS MEU AMIGO, DEPOIS”. “- PARALÍTICO, LEVANTA-TE E ANDA! - BEM QUE EU QUERIA! MAS NÃO CONSIGO! DISSE JERÔNIMO “OH, HOMEM DE POUCA FÉ! PALESTRA DO DIVALDO
38     Estando, certa ocasião, justamente num cinema, uma moça tropeçou em sua cama e “explodiu”: “Mas não é possível! Aonde eu vou, está o aleijado! Vou a uma festa, o aleijado lá! Esse aleijado me persegue! Aonde eu vou, ele está!”. Jerônimo pensou consigo: “E agora?! A moça está revoltada, nervosa mesmo. Tenho que lhe dar uma resposta, mas não quero irritá-la mais ainda. O que dizer?” E saiu com essa: “Mas também, minha filha, você não pára em casa, hein!”. Ela olhou-o atônita e começou a rir. Riram juntos. Ficaram amigos.      
39 ENCARNADO PÁSSARO PRESO NA GAIOLA DESENCARNADO PÁSSARO LIVRE
40 POR QUE JERÔNIMO ADOECEU ?
ASAS DA LIBERDADE ESPÍRITO – JERÔNIMO CÉLIA XAVIER DE CAMARGO  “JERÔNIMO MENDONÇA: SUA VIDA E SUA OBRA”
42 HOREMSEB (EGITO) HOMEM MISTERIOSO, CRUEL, ENVOLTO EM BRUXARIA,   QUE MATOU MUITA GENTE. FASCINAVA AS MULHERES QUE SE APAIXONAVAM  LOUCAMENTE POR ELE, UTILIZANDO UMA ROSA ENFEITIÇADA. Sobre a  vida do  príncipe Horemseb - na obra “Romance de Uma Rainha” (dois volumes), do Conde J.W.Rochester.
43 Escravizado e colocado a serviço do faraó, trabalhou na construção de gigantesco monumento,  quando conheceu Najla,  um anjo de bondade.  De volta à espiritualidade,  se perdeu novamente, envolvido no ódio  e na vingança...  EGITO “EMIL”
44 CAMBISES (PÉRSIA )  FILHO DO IMPERADOR CIRO 2º Arrependido, reencarnou na condição de filho, aquele que um dia terá o poder absoluto em suas mãos e a oportunidade de resgatar os crimes do passado. Não conseguiu vencer o mal que ainda estava vivo em seu coração, praticou crimes hediondos contra seus inimigos, servos e a própria família.
45 REI LUIS (BAVIERA) ,[object Object]
 intitulado “Ludwig”) Não progrediu, mergulhou na ociosidade,  sucumbiu em orgias e devassidão.  Luís acabou ficando louco.
O QUE É CAPAZ A MALDADE QUANDO SE JUNTA À AMBIÇÃO?? E O GIGANTE  ESFORÇO DE UMA ALMA PARA LIBERTAR-SE DESSAS FORÇAS TENEBROSAS!

Contenu connexe

Tendances

Historia do espiritismo
Historia do espiritismoHistoria do espiritismo
Historia do espiritismoCeile Bernardo
 
Missionários da Luz
Missionários da LuzMissionários da Luz
Missionários da LuzGevluz de Luz
 
Surgimento do espiritismo
Surgimento do espiritismoSurgimento do espiritismo
Surgimento do espiritismoGraça Maciel
 
AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO
AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMOAMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO
AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMOAngela Ewerling
 
Loucura e-suas-causas
Loucura e-suas-causasLoucura e-suas-causas
Loucura e-suas-causasVictor Passos
 
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e Paz
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e PazEvangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e Paz
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e PazRicardo Azevedo
 
Educação dos sentimentos e psicosfera espiritual
Educação dos sentimentos e psicosfera espiritualEducação dos sentimentos e psicosfera espiritual
Educação dos sentimentos e psicosfera espiritualSandra Cecília Rocha
 
Buscai e Achareis - ESE Cap 25
Buscai e Achareis - ESE Cap 25Buscai e Achareis - ESE Cap 25
Buscai e Achareis - ESE Cap 25Fábio Paiva
 
Palestra Fora da Caridade não Há Salvação
Palestra Fora da Caridade não Há Salvação Palestra Fora da Caridade não Há Salvação
Palestra Fora da Caridade não Há Salvação Rodrigo Spinosa
 
Estudando André Luiz Nosso Lar cap. 34 a 50
Estudando André Luiz   Nosso Lar cap.  34 a 50Estudando André Luiz   Nosso Lar cap.  34 a 50
Estudando André Luiz Nosso Lar cap. 34 a 50Jose Luiz Maio
 
26/03/2014 Cap 6 Livro Missionários da Luz
26/03/2014 Cap 6 Livro Missionários da Luz26/03/2014 Cap 6 Livro Missionários da Luz
26/03/2014 Cap 6 Livro Missionários da LuzLar Irmã Zarabatana
 
Aula 2 - Deus – lili
Aula 2 - Deus – liliAula 2 - Deus – lili
Aula 2 - Deus – liliRoseli Lemes
 
Não vim destruir a lei
Não vim destruir a leiNão vim destruir a lei
Não vim destruir a leiGraça Maciel
 

Tendances (20)

Historia do espiritismo
Historia do espiritismoHistoria do espiritismo
Historia do espiritismo
 
VIVÊNCIA ESPÍRITA
VIVÊNCIA ESPÍRITAVIVÊNCIA ESPÍRITA
VIVÊNCIA ESPÍRITA
 
Desencarne na visão espírita
Desencarne na visão espíritaDesencarne na visão espírita
Desencarne na visão espírita
 
Missionários da Luz
Missionários da LuzMissionários da Luz
Missionários da Luz
 
Surgimento do espiritismo
Surgimento do espiritismoSurgimento do espiritismo
Surgimento do espiritismo
 
AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO
AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMOAMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO
AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO
 
Loucura e-suas-causas
Loucura e-suas-causasLoucura e-suas-causas
Loucura e-suas-causas
 
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e Paz
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e PazEvangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e Paz
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e Paz
 
Educação dos sentimentos e psicosfera espiritual
Educação dos sentimentos e psicosfera espiritualEducação dos sentimentos e psicosfera espiritual
Educação dos sentimentos e psicosfera espiritual
 
Buscai e Achareis - ESE Cap 25
Buscai e Achareis - ESE Cap 25Buscai e Achareis - ESE Cap 25
Buscai e Achareis - ESE Cap 25
 
Lei de causa e efeito
Lei de causa e efeitoLei de causa e efeito
Lei de causa e efeito
 
Palestra Fora da Caridade não Há Salvação
Palestra Fora da Caridade não Há Salvação Palestra Fora da Caridade não Há Salvação
Palestra Fora da Caridade não Há Salvação
 
Depressão na visão Espírita
Depressão na visão EspíritaDepressão na visão Espírita
Depressão na visão Espírita
 
Estudando André Luiz Nosso Lar cap. 34 a 50
Estudando André Luiz   Nosso Lar cap.  34 a 50Estudando André Luiz   Nosso Lar cap.  34 a 50
Estudando André Luiz Nosso Lar cap. 34 a 50
 
Vida no plano espíritual
Vida no plano espíritualVida no plano espíritual
Vida no plano espíritual
 
Magnetismo - Espiritísmo
Magnetismo - EspiritísmoMagnetismo - Espiritísmo
Magnetismo - Espiritísmo
 
Palestra Espírita - A paciência
Palestra Espírita - A paciênciaPalestra Espírita - A paciência
Palestra Espírita - A paciência
 
26/03/2014 Cap 6 Livro Missionários da Luz
26/03/2014 Cap 6 Livro Missionários da Luz26/03/2014 Cap 6 Livro Missionários da Luz
26/03/2014 Cap 6 Livro Missionários da Luz
 
Aula 2 - Deus – lili
Aula 2 - Deus – liliAula 2 - Deus – lili
Aula 2 - Deus – lili
 
Não vim destruir a lei
Não vim destruir a leiNão vim destruir a lei
Não vim destruir a lei
 

En vedette

Apresentação jerônimo mendonça projeto cacheado
Apresentação jerônimo mendonça projeto cacheadoApresentação jerônimo mendonça projeto cacheado
Apresentação jerônimo mendonça projeto cacheadoIndio Brasil
 
MAIORES PALESTRANTES DO BRASIL- JULIO CESAR
MAIORES PALESTRANTES DO BRASIL- JULIO CESARMAIORES PALESTRANTES DO BRASIL- JULIO CESAR
MAIORES PALESTRANTES DO BRASIL- JULIO CESARJulio C França Franco
 
Jornal espírita de uberaba nº 55
Jornal espírita de uberaba nº 55Jornal espírita de uberaba nº 55
Jornal espírita de uberaba nº 55Carol Flor
 
Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita - DAPSE
Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita - DAPSEDepartamento de Assistência e Promoção Social Espírita - DAPSE
Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita - DAPSEumecamaqua
 
Lei de amor e caridade
Lei de amor e caridadeLei de amor e caridade
Lei de amor e caridadegrupodepaisceb
 
Estudos do evangelho " A lei de amor".
Estudos do evangelho " A lei de amor".Estudos do evangelho " A lei de amor".
Estudos do evangelho " A lei de amor".Leonardo Pereira
 
Amor , o maior mandamento
Amor , o maior mandamentoAmor , o maior mandamento
Amor , o maior mandamentoRenato Lopes
 

En vedette (11)

Apresentação jerônimo mendonça projeto cacheado
Apresentação jerônimo mendonça projeto cacheadoApresentação jerônimo mendonça projeto cacheado
Apresentação jerônimo mendonça projeto cacheado
 
Caridade
CaridadeCaridade
Caridade
 
MAIORES PALESTRANTES DO BRASIL- JULIO CESAR
MAIORES PALESTRANTES DO BRASIL- JULIO CESARMAIORES PALESTRANTES DO BRASIL- JULIO CESAR
MAIORES PALESTRANTES DO BRASIL- JULIO CESAR
 
Jornal espírita de uberaba nº 55
Jornal espírita de uberaba nº 55Jornal espírita de uberaba nº 55
Jornal espírita de uberaba nº 55
 
Aceitação
AceitaçãoAceitação
Aceitação
 
Caridade
Caridade  Caridade
Caridade
 
Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita - DAPSE
Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita - DAPSEDepartamento de Assistência e Promoção Social Espírita - DAPSE
Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita - DAPSE
 
Lei de amor e caridade
Lei de amor e caridadeLei de amor e caridade
Lei de amor e caridade
 
Estudos do evangelho " A lei de amor".
Estudos do evangelho " A lei de amor".Estudos do evangelho " A lei de amor".
Estudos do evangelho " A lei de amor".
 
Amor , o maior mandamento
Amor , o maior mandamentoAmor , o maior mandamento
Amor , o maior mandamento
 
A lei de amor ppt
A lei de amor pptA lei de amor ppt
A lei de amor ppt
 

Similaire à Jerônimo mendonça slide.novopptx

01 Introd 04
01 Introd 0401 Introd 04
01 Introd 04cab3032
 
O gigante deitado
O gigante deitadoO gigante deitado
O gigante deitadoJNR
 
Os Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto DomesticoOs Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto DomesticoPatricia Farias
 
Chico Xavier Espirita Apostólico Romano
 Chico Xavier Espirita Apostólico Romano Chico Xavier Espirita Apostólico Romano
Chico Xavier Espirita Apostólico Romanofree
 
Família - Uma Visão Espiritual
Família - Uma Visão EspiritualFamília - Uma Visão Espiritual
Família - Uma Visão EspiritualRicardo Azevedo
 
Em dia subsequente
Em dia subsequenteEm dia subsequente
Em dia subsequenteiceanapolis
 
As obras de chico xavier
As obras de chico xavierAs obras de chico xavier
As obras de chico xavierKenia Lima
 
Aulam1 chicoxavier-120119170740-phpapp02
Aulam1 chicoxavier-120119170740-phpapp02Aulam1 chicoxavier-120119170740-phpapp02
Aulam1 chicoxavier-120119170740-phpapp02Alice Lirio
 
O GIGANTE DEITADO - Blog Partida e Chegada
O GIGANTE DEITADO - Blog Partida e ChegadaO GIGANTE DEITADO - Blog Partida e Chegada
O GIGANTE DEITADO - Blog Partida e ChegadaPartida e Chegada
 
Boletim informativo fev2016
Boletim informativo   fev2016Boletim informativo   fev2016
Boletim informativo fev2016fespiritacrista
 
O Despertar da Consciência no Além Túmulo - o suporte Espiritual
O Despertar da Consciência no Além Túmulo - o suporte EspiritualO Despertar da Consciência no Além Túmulo - o suporte Espiritual
O Despertar da Consciência no Além Túmulo - o suporte EspiritualADALBERTO COELHO DA SILVA JR
 
Jésus gonçalves e as poesias
Jésus gonçalves e as poesiasJésus gonçalves e as poesias
Jésus gonçalves e as poesiasDalila Melo
 
Pandemia e Transformação
Pandemia e TransformaçãoPandemia e Transformação
Pandemia e TransformaçãoRicardo Azevedo
 

Similaire à Jerônimo mendonça slide.novopptx (20)

Tributo à Yvonne do Amaral Pereira
Tributo à Yvonne do Amaral PereiraTributo à Yvonne do Amaral Pereira
Tributo à Yvonne do Amaral Pereira
 
Aula M1 (19/01/12) - Chico Xavier
Aula M1 (19/01/12) - Chico XavierAula M1 (19/01/12) - Chico Xavier
Aula M1 (19/01/12) - Chico Xavier
 
01 Introd 04
01 Introd 0401 Introd 04
01 Introd 04
 
O gigante deitado
O gigante deitadoO gigante deitado
O gigante deitado
 
O gigante deitado
O gigante deitadoO gigante deitado
O gigante deitado
 
Os Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto DomesticoOs Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
 
( Espiritismo) # - biografias # francisco candido xavier
( Espiritismo)   # - biografias # francisco candido xavier( Espiritismo)   # - biografias # francisco candido xavier
( Espiritismo) # - biografias # francisco candido xavier
 
Contato: Minha Paixão
Contato: Minha PaixãoContato: Minha Paixão
Contato: Minha Paixão
 
Chico Xavier Espirita Apostólico Romano
 Chico Xavier Espirita Apostólico Romano Chico Xavier Espirita Apostólico Romano
Chico Xavier Espirita Apostólico Romano
 
Família - Uma Visão Espiritual
Família - Uma Visão EspiritualFamília - Uma Visão Espiritual
Família - Uma Visão Espiritual
 
O gigante deitado
O gigante deitadoO gigante deitado
O gigante deitado
 
Em dia subsequente
Em dia subsequenteEm dia subsequente
Em dia subsequente
 
As obras de chico xavier
As obras de chico xavierAs obras de chico xavier
As obras de chico xavier
 
Aulam1 chicoxavier-120119170740-phpapp02
Aulam1 chicoxavier-120119170740-phpapp02Aulam1 chicoxavier-120119170740-phpapp02
Aulam1 chicoxavier-120119170740-phpapp02
 
O GIGANTE DEITADO - Blog Partida e Chegada
O GIGANTE DEITADO - Blog Partida e ChegadaO GIGANTE DEITADO - Blog Partida e Chegada
O GIGANTE DEITADO - Blog Partida e Chegada
 
Boletim informativo fev2016
Boletim informativo   fev2016Boletim informativo   fev2016
Boletim informativo fev2016
 
O Despertar da Consciência no Além Túmulo - o suporte Espiritual
O Despertar da Consciência no Além Túmulo - o suporte EspiritualO Despertar da Consciência no Além Túmulo - o suporte Espiritual
O Despertar da Consciência no Além Túmulo - o suporte Espiritual
 
Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016
Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016
Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016
 
Jésus gonçalves e as poesias
Jésus gonçalves e as poesiasJésus gonçalves e as poesias
Jésus gonçalves e as poesias
 
Pandemia e Transformação
Pandemia e TransformaçãoPandemia e Transformação
Pandemia e Transformação
 

Plus de bonattinho

Os crimes e a coerência da doutrina espírita slide
Os crimes e a coerência da doutrina espírita  slideOs crimes e a coerência da doutrina espírita  slide
Os crimes e a coerência da doutrina espírita slidebonattinho
 
Maria de magdala slide
Maria de magdala   slideMaria de magdala   slide
Maria de magdala slidebonattinho
 
Fixação mental slide1
Fixação mental  slide1Fixação mental  slide1
Fixação mental slide1bonattinho
 
Evangelho no lar
Evangelho no larEvangelho no lar
Evangelho no larbonattinho
 
Dna slide - cópia
Dna  slide - cópiaDna  slide - cópia
Dna slide - cópiabonattinho
 
Bezerra de menezes slide
Bezerra de menezes   slideBezerra de menezes   slide
Bezerra de menezes slidebonattinho
 
Slide perispírito
Slide  perispíritoSlide  perispírito
Slide perispíritobonattinho
 
Slide malecidência preparada pela ulmara
Slide malecidência   preparada pela ulmaraSlide malecidência   preparada pela ulmara
Slide malecidência preparada pela ulmarabonattinho
 
Slide livre arbítrio
Slide  livre arbítrioSlide  livre arbítrio
Slide livre arbítriobonattinho
 
Bezerra de menezes slide
Bezerra de menezes   slideBezerra de menezes   slide
Bezerra de menezes slidebonattinho
 
Amigos espirituais slides
Amigos espirituais   slidesAmigos espirituais   slides
Amigos espirituais slidesbonattinho
 
Alcoolismo slide
Alcoolismo   slideAlcoolismo   slide
Alcoolismo slidebonattinho
 
A cura está em nossas mãos slide
A cura está em nossas mãos   slideA cura está em nossas mãos   slide
A cura está em nossas mãos slidebonattinho
 
A alma dos animais slide
A alma dos animais   slideA alma dos animais   slide
A alma dos animais slidebonattinho
 
Terra escola dos espíritos
Terra escola dos espíritosTerra escola dos espíritos
Terra escola dos espíritosbonattinho
 

Plus de bonattinho (16)

Os crimes e a coerência da doutrina espírita slide
Os crimes e a coerência da doutrina espírita  slideOs crimes e a coerência da doutrina espírita  slide
Os crimes e a coerência da doutrina espírita slide
 
Maria de magdala slide
Maria de magdala   slideMaria de magdala   slide
Maria de magdala slide
 
Fixação mental slide1
Fixação mental  slide1Fixação mental  slide1
Fixação mental slide1
 
Evangelho no lar
Evangelho no larEvangelho no lar
Evangelho no lar
 
Dna slide - cópia
Dna  slide - cópiaDna  slide - cópia
Dna slide - cópia
 
Bezerra de menezes slide
Bezerra de menezes   slideBezerra de menezes   slide
Bezerra de menezes slide
 
Chackras
ChackrasChackras
Chackras
 
Slide perispírito
Slide  perispíritoSlide  perispírito
Slide perispírito
 
Slide malecidência preparada pela ulmara
Slide malecidência   preparada pela ulmaraSlide malecidência   preparada pela ulmara
Slide malecidência preparada pela ulmara
 
Slide livre arbítrio
Slide  livre arbítrioSlide  livre arbítrio
Slide livre arbítrio
 
Bezerra de menezes slide
Bezerra de menezes   slideBezerra de menezes   slide
Bezerra de menezes slide
 
Amigos espirituais slides
Amigos espirituais   slidesAmigos espirituais   slides
Amigos espirituais slides
 
Alcoolismo slide
Alcoolismo   slideAlcoolismo   slide
Alcoolismo slide
 
A cura está em nossas mãos slide
A cura está em nossas mãos   slideA cura está em nossas mãos   slide
A cura está em nossas mãos slide
 
A alma dos animais slide
A alma dos animais   slideA alma dos animais   slide
A alma dos animais slide
 
Terra escola dos espíritos
Terra escola dos espíritosTerra escola dos espíritos
Terra escola dos espíritos
 

Jerônimo mendonça slide.novopptx

  • 1. 1
  • 2. 2 JERÔNIMO MENDONÇA: “...um homem totalmente paralítico, num leito há mais de 30 anos, sem mover o pescoço, cego há vinte anos, com terríveis dores no peito, necessitando do peso de quilos de areia para suportar essas dores! Esse homem resignado e sereno viajou pelo proferindo palestras, cantando, consolando e orientando centenas de pessoas”.
  • 3.
  • 5. ANTONIA OLÍMPIA DE JESUS-INFÂNCIA NORMAL
  • 6.
  • 7.
  • 8. FAZIA PALESTRASDESENCARNE DO AVÓ CONHECER A VIDA ALÉM-TÚMULO DOUTRINA ESPÍRITA TRABALHAR COM OS JOVENS
  • 9.
  • 10.
  • 11. DORES INTENSAS -ANDAVA COM DIFICULDADE -SE INSTALA A ARTRITE
  • 12. 8 E O VENTO LEVOU... 4 HORAS EM PÉ NO FUNDO DO CINEMA COMEÇA AÍ A JORNADA DOLOROSA E DIFÍCIL DA PARALISIA
  • 13. 9 AOS 19 ANOS SEM ENCONTRAR CURA NA MEDICINA
  • 14. 10 NADA DE FUTEBOL PAROU DE TRABALHAR NÃO DAVA MAIS AULAS
  • 15. 11 PROJETADA POR INSPIRAÇÃO CAMA ORTOPÉDICA: INCLINAÇÃO EXATA PARA QUE PERMANECESSE VIVO AMENIZAR AS DORES: 30 KILOS DE AREIA SOBRE O PEITO O SOFRIMENTO FÍSICO ERA TANTO QUE NÃO DORMIA
  • 16. 12 CAMA ORTOPÉDICA: SUA SALA DE VISITAS SUA COZINHA SEU BANHEIRO SUA TRIBUNA AMBULANTE       TRANSPORTE PARA AS PALESTRAS VALIOSO TRABALHO
  • 17. 13 32 ANOS PRESO AO LEITO, PARALÍTICO E CEGO RESTOU O ESPIRITISMO OS AMIGOS LIAM PARA ELE (NUNCA FALTOU BONS AMIGOS) “CASEI COM A DOUTRINA ESPÍRITA NO CIVIL E COM A DOR NO RELIGIOSO”
  • 18.
  • 19. CARMA
  • 20. CALMA JOSÉ PEDRO DE FREITAS “ZÉ ARIGÓ”
  • 21. 15 CENTROS ESPÍRITAS: 1- SEAREIROS DE JESUS-1970 2-MANOEL AUGUSTO DA SILVA-1979 (CÓRREGO DA CANOA) -LAR ESPÍRITA POUSO DO AMANHECER (AMPARO DE 200 ÓRFÃOS) – ITUIUTABA-1983
  • 22. 16 COMUNIDADE ESPÍRITA MARIA JOÃO DE DEUS CASA DA SOPA JERÔNIMO MENDONÇA (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS).
  • 23.
  • 24. 18 GRAVOU MENSAGENS DE PAZ E ESPERANÇA
  • 25. GRAVOU 2 DISCOS: INTIMIDADE ESPÍRITA E OBRIGADO SENHOR
  • 26. 20 CREPÚSCULO DE UM CORAÇÃO CADEIRAS DE RODAS NAS PEGADAS DE UM ANJO ESCADA DE LUZ DE MÃOS DADAS COM JESUS ESCREVEU 5 LIVROS:
  • 27. 21 O QUE É A FELICIDADE? “-FELICIDADE PARA MIM, DEITADO HÁ TANTO TEMPO SEM POSSIBILIDADE DE ME MEXER, SERIA PODER VIRAR DE LADO.”
  • 28.
  • 29.
  • 30. 24 O lençol que o cobria era branco. Quando chegaram a Uberaba,estava vermelho, tinto de sangue. Chegaram à Comunhão Espíritada Prece, onde o Chico trabalhava. Naquela hora, ele não estava, participava de trabalho de peregrinação, visita fraterna,levando o pão e o Evangelho aos pobres e doentes.
  • 31. 25 CHICO DISSE: —Olha só quem está nos visitando! O Jerônimo! Está parecendo uma rosa vermelha!Vamos todos dar uma beijo nessa rosa, mas com muito cuidado para ela não “despetalar".
  • 32. 26 Um a um, os companheiros passavam e lhe davam um suave beijo no rosto. Ele sentia a vibração da energia fluídica que recebia em cada beijo. Finalmente, Chico deu-lhe um beijo, colocando a mão no seu abdomem, permanecendo assim por alguns minutos. Era a sensação de um choque de alta voltagem saindo da mão de Chico,o que Jerônimo percebeu. A hemorragia parou.
  • 33. 27 Ele que, fraco, havia ido ali se despedir, para desencarnar,acabou fazendo a explanação evangélica, a pedido de Chico. Em seguida vem a explicação:—Você sabe o porquê desta hemorragia,Jerônimo?—Não, Chico.
  • 34. — Foi porque você aceitou o "Coitadinho".Coitadinho do Jerônimo, coitadinho... Você desenvolveu a auto-piedade. Começou a ter dó de você mesmo. Isso gerou um processo destrutivo. O seu pensamento negativo, fluidicamente, interferiu noseu corpo físico, gerando a lesão.Jerônimo, vença o coitadinho. Tenha bom ânimo,alegre-se, cante, brinque, para que os outros não sintam piedade de você.. 28
  • 35. 29 A auto-piedade é um alimento venenoso, uma espécie de erva daninha que intoxica o espírito, dificulta as relações e promove medo, desconfiança, solidão e melancolia. É filha do egoísmo e da lamentação, afilhada do orgulho e irmã da necessidade de aprovação e de atenção especial
  • 36.
  • 38.
  • 39. 32 “... concluímos que não nascemos para ser completamente felizes. Aqui, neste planeta, alegria e tristeza se revezam. Moramos num vale de lágrimas, ou seja, ora choramos de alegria, ora de tristeza. Estes são ensinamentos básicos na Doutrina Espírita, mas muitos de nós espíritas, mesmo sabendo de tudo isso, quando passamos por um momento difícil, sentimos pena de nós mesmos. Basta encontrarmos com um conhecido para desabafarmos nossas amarguras nos colocando na condição de “coitadinho” ou “vítima” de uma situação.
  • 40. 33 SOMOS COITADINHOS? O CONSOLADOR - EMMANUEL PLANETA TERRA – PROVAS E EXPIAÇÕES predominância do mal sobre o bem. A PROVAÇÃO - é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. A EXPIAÇÃO - é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime”.
  • 41. GICANTE DEITADO. Fisicamente deitado, moralmente sempre esteve de pé
  • 42. 35 NOSSA, DOIS DEFUNTOS. ESQUECERAM O CAIXÃO DESTE! CAUSOS O CORTEJO SEGUIA PARA O CEMITÉRIO E A KOMBI LOGO ATRÁS. AMIGOS RETIRARAM DA KOMBI A CAMA DE JERÔNIMO E A COLOCARAM AO LADO DO CAIXÃO . ENTERRO
  • 43. 36 ESQUECIDO NO CEMITÉRIO
  • 44. 37 “- PARALÍTICO, LEVANTA-TE E ANDA! “- DEPOIS MEU AMIGO, DEPOIS”. “- PARALÍTICO, LEVANTA-TE E ANDA! - BEM QUE EU QUERIA! MAS NÃO CONSIGO! DISSE JERÔNIMO “OH, HOMEM DE POUCA FÉ! PALESTRA DO DIVALDO
  • 45. 38     Estando, certa ocasião, justamente num cinema, uma moça tropeçou em sua cama e “explodiu”: “Mas não é possível! Aonde eu vou, está o aleijado! Vou a uma festa, o aleijado lá! Esse aleijado me persegue! Aonde eu vou, ele está!”. Jerônimo pensou consigo: “E agora?! A moça está revoltada, nervosa mesmo. Tenho que lhe dar uma resposta, mas não quero irritá-la mais ainda. O que dizer?” E saiu com essa: “Mas também, minha filha, você não pára em casa, hein!”. Ela olhou-o atônita e começou a rir. Riram juntos. Ficaram amigos.      
  • 46. 39 ENCARNADO PÁSSARO PRESO NA GAIOLA DESENCARNADO PÁSSARO LIVRE
  • 47. 40 POR QUE JERÔNIMO ADOECEU ?
  • 48. ASAS DA LIBERDADE ESPÍRITO – JERÔNIMO CÉLIA XAVIER DE CAMARGO “JERÔNIMO MENDONÇA: SUA VIDA E SUA OBRA”
  • 49. 42 HOREMSEB (EGITO) HOMEM MISTERIOSO, CRUEL, ENVOLTO EM BRUXARIA, QUE MATOU MUITA GENTE. FASCINAVA AS MULHERES QUE SE APAIXONAVAM LOUCAMENTE POR ELE, UTILIZANDO UMA ROSA ENFEITIÇADA. Sobre a vida do príncipe Horemseb - na obra “Romance de Uma Rainha” (dois volumes), do Conde J.W.Rochester.
  • 50. 43 Escravizado e colocado a serviço do faraó, trabalhou na construção de gigantesco monumento, quando conheceu Najla, um anjo de bondade. De volta à espiritualidade, se perdeu novamente, envolvido no ódio e na vingança... EGITO “EMIL”
  • 51. 44 CAMBISES (PÉRSIA ) FILHO DO IMPERADOR CIRO 2º Arrependido, reencarnou na condição de filho, aquele que um dia terá o poder absoluto em suas mãos e a oportunidade de resgatar os crimes do passado. Não conseguiu vencer o mal que ainda estava vivo em seu coração, praticou crimes hediondos contra seus inimigos, servos e a própria família.
  • 52.
  • 53. intitulado “Ludwig”) Não progrediu, mergulhou na ociosidade, sucumbiu em orgias e devassidão. Luís acabou ficando louco.
  • 54. O QUE É CAPAZ A MALDADE QUANDO SE JUNTA À AMBIÇÃO?? E O GIGANTE ESFORÇO DE UMA ALMA PARA LIBERTAR-SE DESSAS FORÇAS TENEBROSAS!
  • 55. 47 Conheceu e abraçou a Doutrina Espírita ainda na mocidade. Tudo que com ela aprendeu soube aplicar em sua vida. Sabia e sentia que seu sofrimento era efeito de atitudes equivocadas em outras encarnações.
  • 56. 48 UMA DAS MAIS BELAS VIRTUDES QUE ENFEITAM A ALMA HUMANA É A RESIGNAÇÃO, ACEITAÇÃO DOS MALES DA EXISTÊNCIA.
  • 57. 49 SOMOS “VÍTIMAS” DE NÓS MESMOS. TEMOS O “HÁBITO” DE RESPONSABILIZAR OS OUTROS PELA NOSSA DOR: UM AMIGO, UM ESPÍRITO, A MACUMBA, OS PAIS, A INVEJA, O OLHO GORDO, A HERANÇA GENÉTICA, ETC....
  • 58. Q. 845 L.E. “NÃO HÁ CONVITE IRRESISTÍVEL QUANDO SE TEM A VONTADE DE RESISTIR. QUERER É PODER”.
  • 59. 51 VONTADE LIVRE ARBÍTRIO LEI DE CAUSA E EFEITO “ a cada um segundo suas obras”.
  • 60. 52 COMO ESTAMOS USANDO ? NOSSOS OLHOS? PERNAS E BRAÇOS? SENTIMENTOS? ATOS, PALAVRAS E PENSAMENTOS?
  • 61.
  • 62. 54