SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  13
REDES SOCIAIS NA INTERNET : NOTAS SOBRE O ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],UERJ- 2010
Objetivo Investigar as interfaces sociais utilizadas por professores e alunos de maneira aberta e coletiva através de softwares disponíveis na internet que agregam ambientes hipertextuais e uma multiplicidade de conexões, integrando as várias linguagens: sons, texto, imagens e vários suportes midiáticos, procurando mostrar como as interfaces sociais potencializam a comunicação interativa síncrona, assíncrona e a comunicação a qualquer tempo.
A cena sócio-técnica e a Rede ,[object Object],[object Object],[object Object]
Redes Sociais na Internet Na rede social o sujeito é o seu principal elemento, sendo representado pelos nós, que são as pessoas envolvidas que interagem na rede. Recuero (2009) mostra que como parte do sistema, os sujeitos atuam de forma a moldar as estruturas sociais através da interação e da constituição de laços sociais. Para autora, no ciberespaço, os sujeitos não são imediatamente discerníveis, sendo necessários trabalhar com representações dos atores sociais ou construção identitárias, como os perfis pessoais do Orkut, Ning, Myspace, entre outros. Essas representações sociais são espaços de interação em que os sujeitos constroem para expressar elementos de sua personalidade, interagindo assim com os outros e agindo a partir destes.
As apropriações das Redes Sociais pela Educação * A educação  pode se apropriar das redes sociais para construir conhecimento de forma colaborativa.  * Devido a sua mobilidade, flexibilidade e atemporalidade a rede social Ning potencializa a noção de uma sala de aula interativa, já que pode se transformar em um sistema aberto que permite o fazer em conjunto – autoria e co-criação.
O Ning ( www.ning.com ) é uma interface nos moldes da web 2.0, que oferece um serviço gratuito de criação e manutenção de uma interface social. Muitas escolas e professores criam suas redes no Ning e trocam informações, compartilham idéias e interagem construindo novas redes.
Dispositivos de Análises Iniciamos a investigação a partir de um período exploratório. Este nos permitiria avaliar as ações, aprender com elas, definir os critérios para uma definitiva escolha dos sujeitos, indicando os instrumentos adequados e a sua forma de utilização.  A interface usada como referência da nossa investigação chama-se  cafehistoria   que é voltada para estudantes, professores, pesquisadores e amantes de História. Sua interface se baseia no conceito de Web 2.0: cada internauta é potencialmente um produtor de conteúdo. Utilizamos como metodologia o estudo de caso que permitiu analisar e aprofundar os conceitos centrados no Ning. A interface foi observada de forma qualitativa, onde a observação participante levou em consideração os comentários entre os atores, trocados no ambiente. Essa observação serviu para que fosse possível compreender que tipo de valor era trocado pelos membros observados e de que modo aconteciam as interações, a colaboração e a co-criação.
http://cafehistoria.ning.com/
CHATS FÓRUNS
GRUPOS
Potenciais Pedagógicos e Comunicacionais PROCESSO DE CRIACÃO  Permite a comunicação entre os sujeitos (fóruns-tópicos de discussão; troca de mensagens, etc.). É possível avaliar a participação/evolução dos alunos nas tarefas desempenhadas (Possibilidade de criação de portfólio pessoal ou de grupo).  Os membros podem ser informados por e-mail, de todas as atividades desenvolvidas. CONHECIMENTO COLABORATIVO  Permite a criação e atualização permanente de conteúdos de forma colaborativa.  Cada membro que se conecta ao Ning traz suas redes de seus outros perfis de outras interfaces. Permite através da colocação de comentários evidenciar a criação e a colaboração.  INTERATIVIDADE Permite a realização de diversas atividades de aprendizagem (debate e lançamento de temas nos fóruns, criação de portfólios nos Blogs, comunicar com diversas pessoas da rede - chat, eventos, criação de Grupos) no processo de interatividade com outros alunos, com o professor e outros membros. São através de comentários, respostas que todos os membros podem interagir, co-criar, editar acrescentar, tirar e discutir os conteúdos.
APONTAMENTOS FINAIS Conseguimos perceber mais do que nunca que através da construção colaborativa do conhecimento é possível comportar amplas possibilidades de interação, de acesso, de comunicação, permitindo que inúmeros sujeitos, com os mais variados pontos de vista, possam construir coletivamente uma compreensão densa e múltipla a respeito de determinado tema, objeto ou fenômeno, como foi o caso dos exemplos de Ning estudados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CASTELLS, Manuel.  A sociedade em rede.  São Paulo: Paz e Terra, 1999. FREITAS, Maria Teresa de Assunção.  A Abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa . Cadernos de Pesquisa. São Paulo: n. 116, p. 21-39, jul.2002. LEMOS, A.  Cultura das redes: Ciberensaios para o século XXI . Salvador: EDUFBA, 2002. LEVY, Pierre.  As Tecnologias da Inteligência:  O Futuro do Pensamento na Era da Informática .  Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LEVY, Pierre.  A Inteligência Coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço . São Paulo: Ed Loyola, 1998 NING.  Página principal do software em Português . Disponível em < http://www.ning.com/&gt;.  Acesso em 30 de março de 2010 NING.  Vídeos com tutorias.  Disponível em < http://www.slideshare.net/LuizCamposJr&gt;.  Acesso em 25 de Março de 2010 OKADA, Alexandra & SANTOS, Edméa.  COLEARN: Ciberconferência e cibermapeamentos para Aprendizagem Colaborativa Aberta em Comunidades . Abciber, 2008. Disponível em:  http://people.kmi.open.ac.uk/ale/papers/a14abciber2008.pdf . A cessado em 11 de março de 2010. PRETTO, Nelson. (org.).  Tecnologia e Novas Educações.  Salvador: EDUFBA, 2005 RECUERO, Raquel.  Redes Sociais na Internet . Porto Alegre: Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura) 191p. SANTOS. Edméa & ALVES, Lynn (orgs)  Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais . Rio de Janeiro: E-papers, 2006.  SANTOS, Edméa . Educação online: cibercultura e pesquisa formação na prática docente.  Tese de Doutorado. Salvador: FACED- UFBA, 2005. Orientador Prof. Dr. Roberto S. Macedo. SANTOS, Edméa.  FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CIBERCULTURA: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância . Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 11, n. 17, p. 113-122, jan./jun., 2002 SILVA, Marco.  Interatividade: uma mudança do esquema clássico da comunicação . Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 26, nº 3, set/dez 2000. PRIMO, Alex; SMANIOTTO, Ana Maria Reczek.  Blogs como espaços de conversação: interações conversacionais na comunidade de blogs insanus . Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Abril de 2006.

Contenu connexe

Tendances

Reciclagem de professores 2010-02
Reciclagem de professores 2010-02Reciclagem de professores 2010-02
Reciclagem de professores 2010-02janamenezes
 
Redes sociais na educação superior
Redes sociais na educação superiorRedes sociais na educação superior
Redes sociais na educação superiorCarloney
 
Redes sociais na educação superior
Redes sociais na educação superiorRedes sociais na educação superior
Redes sociais na educação superiorbrazuk
 
Artigo ciclo de palestras
Artigo ciclo de palestrasArtigo ciclo de palestras
Artigo ciclo de palestrasGueti Greif
 
G2 ana lucia tr 38 do ensinamento interativo...nova sociabilidade na educação
G2 ana lucia tr 38 do ensinamento interativo...nova sociabilidade na educaçãoG2 ana lucia tr 38 do ensinamento interativo...nova sociabilidade na educação
G2 ana lucia tr 38 do ensinamento interativo...nova sociabilidade na educaçãoIsabel Santos
 
Em diálogo redes e educação
Em diálogo redes e educaçãoEm diálogo redes e educação
Em diálogo redes e educaçãoCíntia Rabello
 
CURTINDO E APRENDENDO INGLÊS COM AS REDES SOCIAIS
CURTINDO E APRENDENDO INGLÊS COM AS REDES SOCIAISCURTINDO E APRENDENDO INGLÊS COM AS REDES SOCIAIS
CURTINDO E APRENDENDO INGLÊS COM AS REDES SOCIAISWilma
 
REDES SOCIAIS
REDES SOCIAISREDES SOCIAIS
REDES SOCIAISWilma
 
Relato de experiência da rede Ning "As bibliotecas universitárias e as redes ...
Relato de experiência da rede Ning "As bibliotecas universitárias e as redes ...Relato de experiência da rede Ning "As bibliotecas universitárias e as redes ...
Relato de experiência da rede Ning "As bibliotecas universitárias e as redes ...Giseli Adornato de Aguiar
 
Ensinar e aprender em/na rede - apresentação especial ABED 2014
Ensinar e aprender em/na rede - apresentação especial ABED 2014Ensinar e aprender em/na rede - apresentação especial ABED 2014
Ensinar e aprender em/na rede - apresentação especial ABED 2014Patrícia Scherer Bassani
 
Diferenças e convergências entre a Educação a Distância (EaD) e a Educação On...
Diferenças e convergências entre a Educação a Distância (EaD) e a Educação On...Diferenças e convergências entre a Educação a Distância (EaD) e a Educação On...
Diferenças e convergências entre a Educação a Distância (EaD) e a Educação On...Angela Rosa de Moraes
 
Holística e a cibercultura
Holística e a ciberculturaHolística e a cibercultura
Holística e a ciberculturaJéssica Luna
 
Slides Tecnologia
Slides TecnologiaSlides Tecnologia
Slides TecnologiaJu e Sandra
 
Redes sociais no ambiente educacional
Redes sociais no ambiente educacionalRedes sociais no ambiente educacional
Redes sociais no ambiente educacionalpaulomenor
 

Tendances (20)

Reciclagem de professores 2010-02
Reciclagem de professores 2010-02Reciclagem de professores 2010-02
Reciclagem de professores 2010-02
 
Redes sociais na educação superior
Redes sociais na educação superiorRedes sociais na educação superior
Redes sociais na educação superior
 
Redes sociais na educação superior
Redes sociais na educação superiorRedes sociais na educação superior
Redes sociais na educação superior
 
Artigo ciclo de palestras
Artigo ciclo de palestrasArtigo ciclo de palestras
Artigo ciclo de palestras
 
Educação com web 2.0?
Educação com web 2.0?Educação com web 2.0?
Educação com web 2.0?
 
G2 ana lucia tr 38 do ensinamento interativo...nova sociabilidade na educação
G2 ana lucia tr 38 do ensinamento interativo...nova sociabilidade na educaçãoG2 ana lucia tr 38 do ensinamento interativo...nova sociabilidade na educação
G2 ana lucia tr 38 do ensinamento interativo...nova sociabilidade na educação
 
Dialogo 12300
Dialogo 12300Dialogo 12300
Dialogo 12300
 
Planode aulajorndig
Planode aulajorndigPlanode aulajorndig
Planode aulajorndig
 
Em diálogo redes e educação
Em diálogo redes e educaçãoEm diálogo redes e educação
Em diálogo redes e educação
 
Web2.0 aplicações 1
Web2.0   aplicações 1Web2.0   aplicações 1
Web2.0 aplicações 1
 
CURTINDO E APRENDENDO INGLÊS COM AS REDES SOCIAIS
CURTINDO E APRENDENDO INGLÊS COM AS REDES SOCIAISCURTINDO E APRENDENDO INGLÊS COM AS REDES SOCIAIS
CURTINDO E APRENDENDO INGLÊS COM AS REDES SOCIAIS
 
REDES SOCIAIS
REDES SOCIAISREDES SOCIAIS
REDES SOCIAIS
 
Relato de experiência da rede Ning "As bibliotecas universitárias e as redes ...
Relato de experiência da rede Ning "As bibliotecas universitárias e as redes ...Relato de experiência da rede Ning "As bibliotecas universitárias e as redes ...
Relato de experiência da rede Ning "As bibliotecas universitárias e as redes ...
 
Ensinar e aprender em/na rede - apresentação especial ABED 2014
Ensinar e aprender em/na rede - apresentação especial ABED 2014Ensinar e aprender em/na rede - apresentação especial ABED 2014
Ensinar e aprender em/na rede - apresentação especial ABED 2014
 
Diferenças e convergências entre a Educação a Distância (EaD) e a Educação On...
Diferenças e convergências entre a Educação a Distância (EaD) e a Educação On...Diferenças e convergências entre a Educação a Distância (EaD) e a Educação On...
Diferenças e convergências entre a Educação a Distância (EaD) e a Educação On...
 
Holística e a cibercultura
Holística e a ciberculturaHolística e a cibercultura
Holística e a cibercultura
 
Redes Sociais na Escola
Redes Sociais na EscolaRedes Sociais na Escola
Redes Sociais na Escola
 
Slides Tecnologia
Slides TecnologiaSlides Tecnologia
Slides Tecnologia
 
Redes Sociais e a Leitura dos Jovens
Redes Sociais e a Leitura dos JovensRedes Sociais e a Leitura dos Jovens
Redes Sociais e a Leitura dos Jovens
 
Redes sociais no ambiente educacional
Redes sociais no ambiente educacionalRedes sociais no ambiente educacional
Redes sociais no ambiente educacional
 

En vedette (20)

Cumprimentando voce
Cumprimentando voceCumprimentando voce
Cumprimentando voce
 
Dia lindo
Dia lindoDia lindo
Dia lindo
 
Redes Sociales - Grupo 15
Redes Sociales - Grupo 15Redes Sociales - Grupo 15
Redes Sociales - Grupo 15
 
matinal
matinalmatinal
matinal
 
Tenha um dia colorido
Tenha um dia coloridoTenha um dia colorido
Tenha um dia colorido
 
Venho desejar te um lindo dia
Venho desejar te um lindo diaVenho desejar te um lindo dia
Venho desejar te um lindo dia
 
Caps
CapsCaps
Caps
 
Strawberry fields forever
Strawberry fields foreverStrawberry fields forever
Strawberry fields forever
 
Poster Rosemary UFF
Poster Rosemary UFFPoster Rosemary UFF
Poster Rosemary UFF
 
Tenha um dia feliz
Tenha um dia felizTenha um dia feliz
Tenha um dia feliz
 
Comece
ComeceComece
Comece
 
Que seja belo seu dia
Que seja belo seu diaQue seja belo seu dia
Que seja belo seu dia
 
Oi 2
Oi 2Oi 2
Oi 2
 
Tenha um feliz ano novo
Tenha um feliz ano novoTenha um feliz ano novo
Tenha um feliz ano novo
 
Quem não sabe dar não sabe sentir nada
Quem não sabe dar não sabe sentir nadaQuem não sabe dar não sabe sentir nada
Quem não sabe dar não sabe sentir nada
 
Bom dia. o acerto dos erros
Bom dia.  o acerto dos errosBom dia.  o acerto dos erros
Bom dia. o acerto dos erros
 
Feliz Primavera
Feliz PrimaveraFeliz Primavera
Feliz Primavera
 
Roteiro para um dia feliz
Roteiro para um dia felizRoteiro para um dia feliz
Roteiro para um dia feliz
 
Ola 1
Ola 1Ola 1
Ola 1
 
Ola
OlaOla
Ola
 

Similaire à REDES SOCIAIS NA INTERNET: NOTAS SOBRE O

A tessitura colaborativa de atos (artigo)
A tessitura colaborativa de atos (artigo)A tessitura colaborativa de atos (artigo)
A tessitura colaborativa de atos (artigo)Cristiane Marcelino
 
Os usos dos professores das Mídias digitais e softwares Sociais: Potenciais c...
Os usos dos professores das Mídias digitais e softwares Sociais: Potenciais c...Os usos dos professores das Mídias digitais e softwares Sociais: Potenciais c...
Os usos dos professores das Mídias digitais e softwares Sociais: Potenciais c...Rosemary Santos
 
Redes Sociais Virtuais e AVA - Apresentação
Redes Sociais Virtuais e AVA - ApresentaçãoRedes Sociais Virtuais e AVA - Apresentação
Redes Sociais Virtuais e AVA - Apresentaçãoluizaselis
 
A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: Notas de ...
A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: Notas de ...A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: Notas de ...
A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: Notas de ...Rosemary Santos
 
Gisele souza e silva
Gisele souza e silvaGisele souza e silva
Gisele souza e silvaequipetics
 
Fichamento tf carl b. boyer
Fichamento tf  carl b. boyerFichamento tf  carl b. boyer
Fichamento tf carl b. boyerKVL2559
 
Educação e cibercultura
Educação e ciberculturaEducação e cibercultura
Educação e ciberculturaSelma1962
 
O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais
O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociaisO ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais
O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociaisCarolina Viviana Alayo Hidalgo Schulz
 
Apresentação ava.revisado
Apresentação ava.revisadoApresentação ava.revisado
Apresentação ava.revisadoGuilmer Brito
 
O facebook como nova face de letura e de escrita
O facebook como nova face de letura e de escritaO facebook como nova face de letura e de escrita
O facebook como nova face de letura e de escritamaar santanna
 
Apresentação impress do projeto curso proinfo fase final para apresentar
Apresentação impress do projeto curso proinfo fase final para apresentarApresentação impress do projeto curso proinfo fase final para apresentar
Apresentação impress do projeto curso proinfo fase final para apresentarmonicaeregina
 
[2014 11] concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem design de red...
[2014 11] concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem  design de red...[2014 11] concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem  design de red...
[2014 11] concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem design de red...UFPE
 
Artigo sociedade em rede
Artigo sociedade em rede   Artigo sociedade em rede
Artigo sociedade em rede Renata Duarte
 
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Redes Sociais
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Redes SociaisAmbientes Virtuais de Aprendizagem e Redes Sociais
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Redes SociaisRosângela Nunes Soares
 
Redes e comunidades - ensino-aprendizagem pela internet
Redes e comunidades - ensino-aprendizagem pela internetRedes e comunidades - ensino-aprendizagem pela internet
Redes e comunidades - ensino-aprendizagem pela internetRenata de Sousa
 

Similaire à REDES SOCIAIS NA INTERNET: NOTAS SOBRE O (20)

A tessitura colaborativa de atos (artigo)
A tessitura colaborativa de atos (artigo)A tessitura colaborativa de atos (artigo)
A tessitura colaborativa de atos (artigo)
 
Os usos dos professores das Mídias digitais e softwares Sociais: Potenciais c...
Os usos dos professores das Mídias digitais e softwares Sociais: Potenciais c...Os usos dos professores das Mídias digitais e softwares Sociais: Potenciais c...
Os usos dos professores das Mídias digitais e softwares Sociais: Potenciais c...
 
Redes Sociais Virtuais e AVA - Apresentação
Redes Sociais Virtuais e AVA - ApresentaçãoRedes Sociais Virtuais e AVA - Apresentação
Redes Sociais Virtuais e AVA - Apresentação
 
A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: Notas de ...
A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: Notas de ...A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: Notas de ...
A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: Notas de ...
 
Gisele souza e silva
Gisele souza e silvaGisele souza e silva
Gisele souza e silva
 
Fichamento tf carl b. boyer
Fichamento tf  carl b. boyerFichamento tf  carl b. boyer
Fichamento tf carl b. boyer
 
Educação e cibercultura
Educação e ciberculturaEducação e cibercultura
Educação e cibercultura
 
O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais
O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociaisO ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais
O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais
 
Apresentação ava.revisado
Apresentação ava.revisadoApresentação ava.revisado
Apresentação ava.revisado
 
Ambientes de aprendizagem
Ambientes de aprendizagem Ambientes de aprendizagem
Ambientes de aprendizagem
 
O facebook como nova face de letura e de escrita
O facebook como nova face de letura e de escritaO facebook como nova face de letura e de escrita
O facebook como nova face de letura e de escrita
 
Ambientes de aprendizagem
Ambientes de aprendizagemAmbientes de aprendizagem
Ambientes de aprendizagem
 
Ambientes de aprendizagem
Ambientes de aprendizagemAmbientes de aprendizagem
Ambientes de aprendizagem
 
Apresentação impress do projeto curso proinfo fase final para apresentar
Apresentação impress do projeto curso proinfo fase final para apresentarApresentação impress do projeto curso proinfo fase final para apresentar
Apresentação impress do projeto curso proinfo fase final para apresentar
 
[2014 11] concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem design de red...
[2014 11] concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem  design de red...[2014 11] concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem  design de red...
[2014 11] concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem design de red...
 
Sessão 8 -Tarefa 2
Sessão 8 -Tarefa 2Sessão 8 -Tarefa 2
Sessão 8 -Tarefa 2
 
Artigo sociedade em rede
Artigo sociedade em rede   Artigo sociedade em rede
Artigo sociedade em rede
 
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Redes Sociais
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Redes SociaisAmbientes Virtuais de Aprendizagem e Redes Sociais
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Redes Sociais
 
Redes e comunidades - ensino-aprendizagem pela internet
Redes e comunidades - ensino-aprendizagem pela internetRedes e comunidades - ensino-aprendizagem pela internet
Redes e comunidades - ensino-aprendizagem pela internet
 
Redes Sociais: alguns conceitos e tecnologias
Redes Sociais: alguns conceitos e tecnologiasRedes Sociais: alguns conceitos e tecnologias
Redes Sociais: alguns conceitos e tecnologias
 

Plus de Rosemary Santos

Portifólio cordel opará
Portifólio cordel oparáPortifólio cordel opará
Portifólio cordel oparáRosemary Santos
 
A mutação das Mídias*
A mutação das Mídias*A mutação das Mídias*
A mutação das Mídias*Rosemary Santos
 
Pensando com e sobre as imagens: uma convergência entre
Pensando com e sobre as imagens: uma convergência entrePensando com e sobre as imagens: uma convergência entre
Pensando com e sobre as imagens: uma convergência entreRosemary Santos
 
Cibercultura em tempos de mobilidade e Redes Sociais
Cibercultura em tempos de mobilidade e Redes SociaisCibercultura em tempos de mobilidade e Redes Sociais
Cibercultura em tempos de mobilidade e Redes SociaisRosemary Santos
 
Redes sociais livro santaella
Redes sociais livro santaellaRedes sociais livro santaella
Redes sociais livro santaellaRosemary Santos
 
Redes sociais livro Santaella
Redes sociais livro SantaellaRedes sociais livro Santaella
Redes sociais livro SantaellaRosemary Santos
 
O futuro da internet Cap. 3
O futuro da internet Cap. 3O futuro da internet Cap. 3
O futuro da internet Cap. 3Rosemary Santos
 

Plus de Rosemary Santos (8)

Portifólio cordel opará
Portifólio cordel oparáPortifólio cordel opará
Portifólio cordel opará
 
A mutação das Mídias*
A mutação das Mídias*A mutação das Mídias*
A mutação das Mídias*
 
Pensando com e sobre as imagens: uma convergência entre
Pensando com e sobre as imagens: uma convergência entrePensando com e sobre as imagens: uma convergência entre
Pensando com e sobre as imagens: uma convergência entre
 
Cibercultura em tempos de mobilidade e Redes Sociais
Cibercultura em tempos de mobilidade e Redes SociaisCibercultura em tempos de mobilidade e Redes Sociais
Cibercultura em tempos de mobilidade e Redes Sociais
 
Redes sociais livro santaella
Redes sociais livro santaellaRedes sociais livro santaella
Redes sociais livro santaella
 
Redes sociais livro Santaella
Redes sociais livro SantaellaRedes sociais livro Santaella
Redes sociais livro Santaella
 
O futuro da internet Cap. 3
O futuro da internet Cap. 3O futuro da internet Cap. 3
O futuro da internet Cap. 3
 
Varie
VarieVarie
Varie
 

Dernier

BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfpaulafernandes540558
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfdio7ff
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdfDemetrio Ccesa Rayme
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamentalgeone480617
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?MrciaRocha48
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxDeyvidBriel
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 

Dernier (20)

BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppttreinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 

REDES SOCIAIS NA INTERNET: NOTAS SOBRE O

  • 1.
  • 2. Objetivo Investigar as interfaces sociais utilizadas por professores e alunos de maneira aberta e coletiva através de softwares disponíveis na internet que agregam ambientes hipertextuais e uma multiplicidade de conexões, integrando as várias linguagens: sons, texto, imagens e vários suportes midiáticos, procurando mostrar como as interfaces sociais potencializam a comunicação interativa síncrona, assíncrona e a comunicação a qualquer tempo.
  • 3.
  • 4. Redes Sociais na Internet Na rede social o sujeito é o seu principal elemento, sendo representado pelos nós, que são as pessoas envolvidas que interagem na rede. Recuero (2009) mostra que como parte do sistema, os sujeitos atuam de forma a moldar as estruturas sociais através da interação e da constituição de laços sociais. Para autora, no ciberespaço, os sujeitos não são imediatamente discerníveis, sendo necessários trabalhar com representações dos atores sociais ou construção identitárias, como os perfis pessoais do Orkut, Ning, Myspace, entre outros. Essas representações sociais são espaços de interação em que os sujeitos constroem para expressar elementos de sua personalidade, interagindo assim com os outros e agindo a partir destes.
  • 5. As apropriações das Redes Sociais pela Educação * A educação pode se apropriar das redes sociais para construir conhecimento de forma colaborativa. * Devido a sua mobilidade, flexibilidade e atemporalidade a rede social Ning potencializa a noção de uma sala de aula interativa, já que pode se transformar em um sistema aberto que permite o fazer em conjunto – autoria e co-criação.
  • 6. O Ning ( www.ning.com ) é uma interface nos moldes da web 2.0, que oferece um serviço gratuito de criação e manutenção de uma interface social. Muitas escolas e professores criam suas redes no Ning e trocam informações, compartilham idéias e interagem construindo novas redes.
  • 7. Dispositivos de Análises Iniciamos a investigação a partir de um período exploratório. Este nos permitiria avaliar as ações, aprender com elas, definir os critérios para uma definitiva escolha dos sujeitos, indicando os instrumentos adequados e a sua forma de utilização. A interface usada como referência da nossa investigação chama-se cafehistoria que é voltada para estudantes, professores, pesquisadores e amantes de História. Sua interface se baseia no conceito de Web 2.0: cada internauta é potencialmente um produtor de conteúdo. Utilizamos como metodologia o estudo de caso que permitiu analisar e aprofundar os conceitos centrados no Ning. A interface foi observada de forma qualitativa, onde a observação participante levou em consideração os comentários entre os atores, trocados no ambiente. Essa observação serviu para que fosse possível compreender que tipo de valor era trocado pelos membros observados e de que modo aconteciam as interações, a colaboração e a co-criação.
  • 11. Potenciais Pedagógicos e Comunicacionais PROCESSO DE CRIACÃO Permite a comunicação entre os sujeitos (fóruns-tópicos de discussão; troca de mensagens, etc.). É possível avaliar a participação/evolução dos alunos nas tarefas desempenhadas (Possibilidade de criação de portfólio pessoal ou de grupo). Os membros podem ser informados por e-mail, de todas as atividades desenvolvidas. CONHECIMENTO COLABORATIVO Permite a criação e atualização permanente de conteúdos de forma colaborativa. Cada membro que se conecta ao Ning traz suas redes de seus outros perfis de outras interfaces. Permite através da colocação de comentários evidenciar a criação e a colaboração. INTERATIVIDADE Permite a realização de diversas atividades de aprendizagem (debate e lançamento de temas nos fóruns, criação de portfólios nos Blogs, comunicar com diversas pessoas da rede - chat, eventos, criação de Grupos) no processo de interatividade com outros alunos, com o professor e outros membros. São através de comentários, respostas que todos os membros podem interagir, co-criar, editar acrescentar, tirar e discutir os conteúdos.
  • 12. APONTAMENTOS FINAIS Conseguimos perceber mais do que nunca que através da construção colaborativa do conhecimento é possível comportar amplas possibilidades de interação, de acesso, de comunicação, permitindo que inúmeros sujeitos, com os mais variados pontos de vista, possam construir coletivamente uma compreensão densa e múltipla a respeito de determinado tema, objeto ou fenômeno, como foi o caso dos exemplos de Ning estudados.
  • 13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A Abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa . Cadernos de Pesquisa. São Paulo: n. 116, p. 21-39, jul.2002. LEMOS, A. Cultura das redes: Ciberensaios para o século XXI . Salvador: EDUFBA, 2002. LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática . Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LEVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço . São Paulo: Ed Loyola, 1998 NING. Página principal do software em Português . Disponível em < http://www.ning.com/&gt;. Acesso em 30 de março de 2010 NING. Vídeos com tutorias. Disponível em < http://www.slideshare.net/LuizCamposJr&gt;. Acesso em 25 de Março de 2010 OKADA, Alexandra & SANTOS, Edméa. COLEARN: Ciberconferência e cibermapeamentos para Aprendizagem Colaborativa Aberta em Comunidades . Abciber, 2008. Disponível em: http://people.kmi.open.ac.uk/ale/papers/a14abciber2008.pdf . A cessado em 11 de março de 2010. PRETTO, Nelson. (org.). Tecnologia e Novas Educações. Salvador: EDUFBA, 2005 RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet . Porto Alegre: Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura) 191p. SANTOS. Edméa & ALVES, Lynn (orgs) Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais . Rio de Janeiro: E-papers, 2006. SANTOS, Edméa . Educação online: cibercultura e pesquisa formação na prática docente. Tese de Doutorado. Salvador: FACED- UFBA, 2005. Orientador Prof. Dr. Roberto S. Macedo. SANTOS, Edméa. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CIBERCULTURA: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância . Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 11, n. 17, p. 113-122, jan./jun., 2002 SILVA, Marco. Interatividade: uma mudança do esquema clássico da comunicação . Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 26, nº 3, set/dez 2000. PRIMO, Alex; SMANIOTTO, Ana Maria Reczek. Blogs como espaços de conversação: interações conversacionais na comunidade de blogs insanus . Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Abril de 2006.