SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  17
Trabalho de Ciências
        Dados  Centro Educacional 03 - Sobradinho Alunas: -Isabella Jacome ........................Nº:15  -Raissa Martins...........................Nº:34 Serie/Turma:  8ª “A” Professora: Márcia Lellis
Definições de Energia  Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação".   A palavra é usada em vários contextos diferentes. O uso científico tem um significado bem definido e preciso enquanto muitos outros não são tão específicos.   O termo energia também pode designar as reações de uma determinada condição de trabalho, por exemplo o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz.
;        A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho".  Qualquer coisa que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a aquecê-lo ou a fazê-lo ser atravessado por uma corrente elétrica - está a "gastar" energia (uma vez que ocorre uma "transferência", pois nenhuma energia é perdida, e sim transformada ou transferida a outro corpo). Portanto, qualquer coisa que esteja pronta a trabalhar possui energia. Enquanto o trabalho é realizado, ocorre uma transferência de energia. O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física.        Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.
Formas de Energia... Energia potencial: É a energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia cinética. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia potencial. Esta energia está pronta para ser modificada em outras formas de energia e, conseqüentemente, realizar trabalho: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará uma flecha. Assim que ocorrer algum movimento, a energia potencial da fonte diminui, enquanto se modifica em energia do movimento (energia cinética). Levantar o martelo, enrolar a mola e esticar o arco faz o uso da energia cinética produzir um ganho de energia potencial.         Existem diferentes tipos de energia potencial, relacionados às diferentes formas de energia dos quais se destacam: a elástica, a gravitacional e a elétrica.
Energia cinética         Uma velha locomotiva a vapor transforma energia química em energia cinética. A combustão de madeira ou carvão na caldeira é uma reação química que produz calor, obtendo vapor que dá energia à locomotiva. É a energia que um corpo em movimento possui devido à sua velocidade. Energia mecânica  É a energia que pode ser transferida por meio de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "c" mais energia potencial.
Energia hidrelétrica:         Energia hidrelétrica é a energia que vem do movimento das águas, usando o potencial hidráulico de um rio de níveis naturais, queda d'água ou artificiais. Essa energia é a segunda maior fonte de eletricidade do mundo. Freqüentemente constroem-se represas que reprimem o curso da água, fazendo com que ela se acumule em um reservatório denominado barragem. Toda a energia elétrica gerada dessa maneira é levada por cabos, dos terminais do gerador até o transformado elevado. A energia hidrelétrica apresenta certos problemas, como conseqüências socioambientais de alagamentos de grandes áreas. Energia hidrelétrica no Brasil: devido à sua enorme quantidade de rios, a maior parte da energia elétrica disponível é proveniente de grandes usinas hidrelétricas. A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água.
Energia química      É a energia que está armazenada num átomo ou numa molécula. Existem várias formas de energia, mas os seres vivos só utilizam a energia química.      A Energia Química está presente nas ligações químicas. Existem ligações pobres e ricas em energia. A água é um exemplo de molécula com ligações pobres em energia. A glicose é uma substância com ligações ricas em energia. Energia nuclear        É a energia produzida pelas reações nucleares: isso é, pela fissão ou pela fusão de átomos, quais são transformados sobretudo em energia mecânica e calor, quer sob controle num reator nuclear, quer numa explosão de uma arma nuclear. O Sol produz o seu calor e a sua luz por fusão nuclear de átomos de, hidrogênio em hélio.
Descoberta: Em 1939, os cientistas alemães Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassmann, bombardeando átomos de urânio com nêutrons, descobriram que eles se dividiam em dois fragmentos. A descoberta, chamada fissão nuclear, não teria saído dos limites estritos do laboratório não fosse pelo fato de que no processo de divisão do núcleo de urânio desprendia-se grande quantidade de calor. Energia eletromagnética       Está associada aos fenômenos eletromagnéticos: a eletricidade, o magnetismo e a radiação eletromagnéticas (luz). Exemplo do seu uso: nas nossas casas a energia elétrica é convertida em trabalho pelos eletrodomésticos (normalmente através de motores que usam o princípio da indução eletromagnética) ou em luz pelas lâmpadas, entre diversas outras formas de uso em que esta forma de energia é convertida em outra.
Energia radiante: É a energia associada à radiação eletromagnética: luz, as ondas de rádio e os raios de calor (infravermelhos). O calor radiante não é o mesmo que a variante de energia cinética chamada de «energia térmica», mas quando os raios infravermelhos atingem um objeto fazem com que as suas moléculas se movam mais depressa, convertendo-se energia térmica.       A luz também se comporta como uma onda, diferente do som, ela atravessa perfeitamente o vácuo, a luz visível do sol chega até nós em muitas cores (violeta, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho), que representam a luz de diferentes comprimentos de onda. O homem não usa mais apenas os olhos para vasculhar o cosmo, rádio telescópios observam o cosmos em comprimentos de onda que não podemos ver.
       Aplicação das varias         formas de energia Energia potencial:  Energia Potencial Gravitacional é calculada pela expressão: Energia Potencial Elástica é calculada pela expressão (no caso ideal):       
   Energia Potencial Elétrica é calculada pela expressão:                 , sendo                  ,    podemos substituir k= constante eletrostática do meio em que as cargas estiverem inseridas.  V= potencial elétrico. meu e só pegar os nutrientes necessários para uma solidificação melhor e para que as energia seja usadas corretamente q= carga da partícula. d= distância entre a partícula e o referencial. Q= carga do referencial.
Energia cinética    É a energia que um corpo em movimento possui devido à sua velocidade. É calculada por:  m= massa do corpo. v= velocidade do corpo. Energia eletromagnética    A Energia elétrica é medida em kWh (kilowatts-hora) e equivale ao produto da potência e o tempo em que é utilizada. Eel = Energia elétrica. P = Potência. t = Tempo.
Energia rotacional Considerando, "W" o trabalho, "T" o momento (torque) de uma força e "a" um ângulo variável: dW = -T * da o sinal menos aparece porque o momento (torque) da força tende a diminuir "a". Considerando um campo constante e igualando o trabalho à diferença de potencial, temos: dU = -dW sendo dU a diferença de potencial infinitesimal.
      Energia e Movimento  Movimento Posição e tempo. Mudança de posição com o tempo:velocidade. Mudança de velocidade com o tempo:aceleração.
Sem resistência do ar, os corpos caem com a mesmaaceleração: 10 m/s2. Em cada s, a velocidade aumenta10 m/s (36 km/h). No entanto, prefiro levar com uma pena na cabeça do que com uma pedra. Com resistência, caem com acelerações diferentes até estabilizarem (a velocidades diferentes). Porquê? É preciso acelerar um carro para manter a sua velocidade. Porquê
Energia: O movimento contém energia: Energia Cinética Ec. 2x massa = 2x energia;2x velocidade = 4x energia.O que é? Capacidade de realizar trabalho (mover massa) Cinética:  Potencial: gravítica, elástica, química ... Calor (no fundo é cinética). Os tipos de energia convertem-se uns nos outros sem perdas (exceto para o que nos interessa )

Contenu connexe

Tendances

Aula 16 transferências de energia
Aula 16 transferências de energiaAula 16 transferências de energia
Aula 16 transferências de energiaIsadora Girio
 
A energia e sua conservação
A energia e sua conservaçãoA energia e sua conservação
A energia e sua conservaçãoArthur Borges
 
Trabalho de Física - Energia
Trabalho de Física - EnergiaTrabalho de Física - Energia
Trabalho de Física - Energiamatheusmourao
 
Trabalho de física
Trabalho de físicaTrabalho de física
Trabalho de físicacristbarb
 
Exercicios Fontes de Energia - 5º ano E.F
Exercicios Fontes de Energia - 5º ano E.FExercicios Fontes de Energia - 5º ano E.F
Exercicios Fontes de Energia - 5º ano E.FShaieny Leite
 
Transformacoes transferencias energia
Transformacoes transferencias energiaTransformacoes transferencias energia
Transformacoes transferencias energiananasimao
 
Energia: transformação e conservação
Energia: transformação e conservaçãoEnergia: transformação e conservação
Energia: transformação e conservaçãoCarlos Priante
 
Trabalho sobre energia
Trabalho sobre energiaTrabalho sobre energia
Trabalho sobre energiaBruna Evelin
 
Apostila fã sica 2 - ceesvo
Apostila  fã sica 2 - ceesvoApostila  fã sica 2 - ceesvo
Apostila fã sica 2 - ceesvoGraciele Costa
 
Aulas De FíSica E QuíMica A 10º Ano
Aulas De FíSica E QuíMica A 10º AnoAulas De FíSica E QuíMica A 10º Ano
Aulas De FíSica E QuíMica A 10º Anoprof_pc
 
Aulas De FíSica A 10º Ano
Aulas De FíSica  A 10º AnoAulas De FíSica  A 10º Ano
Aulas De FíSica A 10º Anoprof_pc
 
Fisica10 11-110524183508-phpapp02
Fisica10 11-110524183508-phpapp02 Fisica10 11-110524183508-phpapp02
Fisica10 11-110524183508-phpapp02 Adriana Cahongo
 
Energia potencial e conservaçao
Energia potencial e conservaçaoEnergia potencial e conservaçao
Energia potencial e conservaçaoAdrianne Mendonça
 

Tendances (19)

Aula 16 transferências de energia
Aula 16 transferências de energiaAula 16 transferências de energia
Aula 16 transferências de energia
 
A energia e sua conservação
A energia e sua conservaçãoA energia e sua conservação
A energia e sua conservação
 
Fisica 10 11
Fisica 10 11Fisica 10 11
Fisica 10 11
 
Trabalho de Física - Energia
Trabalho de Física - EnergiaTrabalho de Física - Energia
Trabalho de Física - Energia
 
Trabalho de física
Trabalho de físicaTrabalho de física
Trabalho de física
 
Exercicios Fontes de Energia - 5º ano E.F
Exercicios Fontes de Energia - 5º ano E.FExercicios Fontes de Energia - 5º ano E.F
Exercicios Fontes de Energia - 5º ano E.F
 
Transformacoes transferencias energia
Transformacoes transferencias energiaTransformacoes transferencias energia
Transformacoes transferencias energia
 
Resumo 10º11º ano
Resumo 10º11º anoResumo 10º11º ano
Resumo 10º11º ano
 
Energia: transformação e conservação
Energia: transformação e conservaçãoEnergia: transformação e conservação
Energia: transformação e conservação
 
Trabalho sobre energia
Trabalho sobre energiaTrabalho sobre energia
Trabalho sobre energia
 
Apostila fã sica 2 - ceesvo
Apostila  fã sica 2 - ceesvoApostila  fã sica 2 - ceesvo
Apostila fã sica 2 - ceesvo
 
Física energia
Física   energiaFísica   energia
Física energia
 
Aulas De FíSica E QuíMica A 10º Ano
Aulas De FíSica E QuíMica A 10º AnoAulas De FíSica E QuíMica A 10º Ano
Aulas De FíSica E QuíMica A 10º Ano
 
Fisica
FisicaFisica
Fisica
 
8 ano energia
8 ano energia8 ano energia
8 ano energia
 
Aulas De FíSica A 10º Ano
Aulas De FíSica  A 10º AnoAulas De FíSica  A 10º Ano
Aulas De FíSica A 10º Ano
 
Fisica10 11-110524183508-phpapp02
Fisica10 11-110524183508-phpapp02 Fisica10 11-110524183508-phpapp02
Fisica10 11-110524183508-phpapp02
 
Energia potencial e conservaçao
Energia potencial e conservaçaoEnergia potencial e conservaçao
Energia potencial e conservaçao
 
Fisica Profº Franklin
Fisica Profº FranklinFisica Profº Franklin
Fisica Profº Franklin
 

En vedette

Ciências naturais 7 terra um planeta com vida
Ciências naturais 7   terra um planeta com vidaCiências naturais 7   terra um planeta com vida
Ciências naturais 7 terra um planeta com vidaNuno Correia
 
Trabalho de ciências pedro henrique
Trabalho de ciências pedro henriqueTrabalho de ciências pedro henrique
Trabalho de ciências pedro henriqueFlaviapalmejani
 
Modelo de capa de trabalho
Modelo de capa de trabalhoModelo de capa de trabalho
Modelo de capa de trabalhoOdairdesouza
 
Os Planetas - Trabalho de Projeto
Os Planetas - Trabalho de ProjetoOs Planetas - Trabalho de Projeto
Os Planetas - Trabalho de ProjetoJoão Pereira
 
Avaliacao 1º bimestre ciencias 2014.
Avaliacao 1º bimestre ciencias 2014.Avaliacao 1º bimestre ciencias 2014.
Avaliacao 1º bimestre ciencias 2014.elisabeth de Azevedo
 
Terra planeta com vida_7º
Terra planeta com vida_7ºTerra planeta com vida_7º
Terra planeta com vida_7ºTeresa Monteiro
 
Dinâmica atmosférica, climática e hidrográfica no planeta terra
Dinâmica atmosférica, climática e hidrográfica no planeta terraDinâmica atmosférica, climática e hidrográfica no planeta terra
Dinâmica atmosférica, climática e hidrográfica no planeta terraClaudia França
 
Planeta Terra
Planeta TerraPlaneta Terra
Planeta Terratiago.ufc
 
Prova de geografia
Prova de geografiaProva de geografia
Prova de geografiaEducArte2012
 
Planeta terra 6º ano 2013
Planeta terra 6º ano 2013Planeta terra 6º ano 2013
Planeta terra 6º ano 2013Simoneprof
 
Aval. sobre alimentação e respiração das plantas 4º bimestre 2013
Aval. sobre alimentação e respiração das plantas 4º bimestre 2013Aval. sobre alimentação e respiração das plantas 4º bimestre 2013
Aval. sobre alimentação e respiração das plantas 4º bimestre 2013Shirley Braga
 
4 ano simulado ciências sistema solar
4 ano simulado ciências sistema solar4 ano simulado ciências sistema solar
4 ano simulado ciências sistema solarFlávia Freitas Morais
 
3ª atividade avaliativa de ciências 4º ano pdf
3ª atividade avaliativa de ciências 4º ano pdf3ª atividade avaliativa de ciências 4º ano pdf
3ª atividade avaliativa de ciências 4º ano pdfAndré Moraes
 

En vedette (20)

Trabalho de Ciências
Trabalho de CiênciasTrabalho de Ciências
Trabalho de Ciências
 
Ciências naturais 7 terra um planeta com vida
Ciências naturais 7   terra um planeta com vidaCiências naturais 7   terra um planeta com vida
Ciências naturais 7 terra um planeta com vida
 
Trabalho de ciências pedro henrique
Trabalho de ciências pedro henriqueTrabalho de ciências pedro henrique
Trabalho de ciências pedro henrique
 
Trabalho de ciências
Trabalho de ciênciasTrabalho de ciências
Trabalho de ciências
 
Modelo de capa de trabalho
Modelo de capa de trabalhoModelo de capa de trabalho
Modelo de capa de trabalho
 
Os Planetas - Trabalho de Projeto
Os Planetas - Trabalho de ProjetoOs Planetas - Trabalho de Projeto
Os Planetas - Trabalho de Projeto
 
C.n 5 - (plantas)
C.n   5 - (plantas)C.n   5 - (plantas)
C.n 5 - (plantas)
 
Teste plantas
Teste plantasTeste plantas
Teste plantas
 
Avaliacao 1º bimestre ciencias 2014.
Avaliacao 1º bimestre ciencias 2014.Avaliacao 1º bimestre ciencias 2014.
Avaliacao 1º bimestre ciencias 2014.
 
Teste5º plantas com flor
Teste5º plantas com florTeste5º plantas com flor
Teste5º plantas com flor
 
Terra planeta com vida_7º
Terra planeta com vida_7ºTerra planeta com vida_7º
Terra planeta com vida_7º
 
Dinâmica atmosférica, climática e hidrográfica no planeta terra
Dinâmica atmosférica, climática e hidrográfica no planeta terraDinâmica atmosférica, climática e hidrográfica no planeta terra
Dinâmica atmosférica, climática e hidrográfica no planeta terra
 
7º ano ciências plantas
7º ano ciências plantas7º ano ciências plantas
7º ano ciências plantas
 
Planeta Terra
Planeta TerraPlaneta Terra
Planeta Terra
 
Avaliação de geografia
Avaliação de geografiaAvaliação de geografia
Avaliação de geografia
 
Prova de geografia
Prova de geografiaProva de geografia
Prova de geografia
 
Planeta terra 6º ano 2013
Planeta terra 6º ano 2013Planeta terra 6º ano 2013
Planeta terra 6º ano 2013
 
Aval. sobre alimentação e respiração das plantas 4º bimestre 2013
Aval. sobre alimentação e respiração das plantas 4º bimestre 2013Aval. sobre alimentação e respiração das plantas 4º bimestre 2013
Aval. sobre alimentação e respiração das plantas 4º bimestre 2013
 
4 ano simulado ciências sistema solar
4 ano simulado ciências sistema solar4 ano simulado ciências sistema solar
4 ano simulado ciências sistema solar
 
3ª atividade avaliativa de ciências 4º ano pdf
3ª atividade avaliativa de ciências 4º ano pdf3ª atividade avaliativa de ciências 4º ano pdf
3ª atividade avaliativa de ciências 4º ano pdf
 

Similaire à Energias

Trabalho de ciencias Pedro
Trabalho de ciencias PedroTrabalho de ciencias Pedro
Trabalho de ciencias PedroBruna Evelin
 
Trabalho de Ciências - Lucas Abreu e Francimar
Trabalho de Ciências - Lucas Abreu e FrancimarTrabalho de Ciências - Lucas Abreu e Francimar
Trabalho de Ciências - Lucas Abreu e Francimarlucas10df
 
A energia
A energiaA energia
A energiatft1844
 
Eletricidade básica senai mb
Eletricidade básica   senai mbEletricidade básica   senai mb
Eletricidade básica senai mbLeonardo Duarte
 
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01jovemdance
 
Formas de energia e transformação de energia
Formas de energia e transformação de energiaFormas de energia e transformação de energia
Formas de energia e transformação de energiaRaquel Alves
 
Formas de Energia e Transformação de Energia
Formas de Energia e Transformação de Energia Formas de Energia e Transformação de Energia
Formas de Energia e Transformação de Energia Raquel Alves
 
Como se controlar as fontes de energia perigosas de modo que essas não causem...
Como se controlar as fontes de energia perigosas de modo que essas não causem...Como se controlar as fontes de energia perigosas de modo que essas não causem...
Como se controlar as fontes de energia perigosas de modo que essas não causem...Universidade Federal Fluminense
 
eletricidade-160923012658.pdf
eletricidade-160923012658.pdfeletricidade-160923012658.pdf
eletricidade-160923012658.pdfCIROROBERTODAROS
 

Similaire à Energias (20)

Trabalho de ciencias Pedro
Trabalho de ciencias PedroTrabalho de ciencias Pedro
Trabalho de ciencias Pedro
 
Trabalho de Ciências - Lucas Abreu e Francimar
Trabalho de Ciências - Lucas Abreu e FrancimarTrabalho de Ciências - Lucas Abreu e Francimar
Trabalho de Ciências - Lucas Abreu e Francimar
 
Energia
EnergiaEnergia
Energia
 
Tipos de Energia
Tipos de EnergiaTipos de Energia
Tipos de Energia
 
A energia
A energiaA energia
A energia
 
energia_sonia
energia_soniaenergia_sonia
energia_sonia
 
"Somos Físicos" tipos de Energias
"Somos Físicos" tipos de Energias "Somos Físicos" tipos de Energias
"Somos Físicos" tipos de Energias
 
Eletricidade básica senai mb
Eletricidade básica   senai mbEletricidade básica   senai mb
Eletricidade básica senai mb
 
Eletricidade Vol. 1 - Senai
Eletricidade Vol. 1 - SenaiEletricidade Vol. 1 - Senai
Eletricidade Vol. 1 - Senai
 
Eletrecidade senai
Eletrecidade senaiEletrecidade senai
Eletrecidade senai
 
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
 
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
 
Apostilacnen2
Apostilacnen2Apostilacnen2
Apostilacnen2
 
Energia renovaveis
Energia renovaveisEnergia renovaveis
Energia renovaveis
 
Formas de energia e transformação de energia
Formas de energia e transformação de energiaFormas de energia e transformação de energia
Formas de energia e transformação de energia
 
Formas de Energia e Transformação de Energia
Formas de Energia e Transformação de Energia Formas de Energia e Transformação de Energia
Formas de Energia e Transformação de Energia
 
Como se controlar as fontes de energia perigosas de modo que essas não causem...
Como se controlar as fontes de energia perigosas de modo que essas não causem...Como se controlar as fontes de energia perigosas de modo que essas não causem...
Como se controlar as fontes de energia perigosas de modo que essas não causem...
 
O controle seguro das fontes de energia perigosas
O controle seguro das fontes de energia perigosasO controle seguro das fontes de energia perigosas
O controle seguro das fontes de energia perigosas
 
Eletronica senai
Eletronica senaiEletronica senai
Eletronica senai
 
eletricidade-160923012658.pdf
eletricidade-160923012658.pdfeletricidade-160923012658.pdf
eletricidade-160923012658.pdf
 

Plus de Bruna Evelin

Grandes navegações e brasil colônia1
Grandes navegações e brasil colônia1Grandes navegações e brasil colônia1
Grandes navegações e brasil colônia1Bruna Evelin
 
Trabalho Lucas Da Costa
Trabalho Lucas Da CostaTrabalho Lucas Da Costa
Trabalho Lucas Da CostaBruna Evelin
 
Trabalho de ciências Victor Habakuk
Trabalho de ciências Victor HabakukTrabalho de ciências Victor Habakuk
Trabalho de ciências Victor HabakukBruna Evelin
 
Energia - Gabrielle
Energia - GabrielleEnergia - Gabrielle
Energia - GabrielleBruna Evelin
 
Trabalho de ciências
Trabalho de ciênciasTrabalho de ciências
Trabalho de ciênciasBruna Evelin
 

Plus de Bruna Evelin (7)

Grandes navegações e brasil colônia1
Grandes navegações e brasil colônia1Grandes navegações e brasil colônia1
Grandes navegações e brasil colônia1
 
Trabalho Lucas Da Costa
Trabalho Lucas Da CostaTrabalho Lucas Da Costa
Trabalho Lucas Da Costa
 
Trabalho de ciências Victor Habakuk
Trabalho de ciências Victor HabakukTrabalho de ciências Victor Habakuk
Trabalho de ciências Victor Habakuk
 
Energia - Gabrielle
Energia - GabrielleEnergia - Gabrielle
Energia - Gabrielle
 
Ciências airton
Ciências airtonCiências airton
Ciências airton
 
Trabalho de ciências
Trabalho de ciênciasTrabalho de ciências
Trabalho de ciências
 
Energia Gabrielle
Energia GabrielleEnergia Gabrielle
Energia Gabrielle
 

Energias

  • 2. Dados Centro Educacional 03 - Sobradinho Alunas: -Isabella Jacome ........................Nº:15 -Raissa Martins...........................Nº:34 Serie/Turma: 8ª “A” Professora: Márcia Lellis
  • 3. Definições de Energia Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação". A palavra é usada em vários contextos diferentes. O uso científico tem um significado bem definido e preciso enquanto muitos outros não são tão específicos. O termo energia também pode designar as reações de uma determinada condição de trabalho, por exemplo o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz.
  • 4. ; A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho". Qualquer coisa que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a aquecê-lo ou a fazê-lo ser atravessado por uma corrente elétrica - está a "gastar" energia (uma vez que ocorre uma "transferência", pois nenhuma energia é perdida, e sim transformada ou transferida a outro corpo). Portanto, qualquer coisa que esteja pronta a trabalhar possui energia. Enquanto o trabalho é realizado, ocorre uma transferência de energia. O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.
  • 5. Formas de Energia... Energia potencial: É a energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia cinética. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia potencial. Esta energia está pronta para ser modificada em outras formas de energia e, conseqüentemente, realizar trabalho: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará uma flecha. Assim que ocorrer algum movimento, a energia potencial da fonte diminui, enquanto se modifica em energia do movimento (energia cinética). Levantar o martelo, enrolar a mola e esticar o arco faz o uso da energia cinética produzir um ganho de energia potencial. Existem diferentes tipos de energia potencial, relacionados às diferentes formas de energia dos quais se destacam: a elástica, a gravitacional e a elétrica.
  • 6. Energia cinética Uma velha locomotiva a vapor transforma energia química em energia cinética. A combustão de madeira ou carvão na caldeira é uma reação química que produz calor, obtendo vapor que dá energia à locomotiva. É a energia que um corpo em movimento possui devido à sua velocidade. Energia mecânica  É a energia que pode ser transferida por meio de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "c" mais energia potencial.
  • 7. Energia hidrelétrica: Energia hidrelétrica é a energia que vem do movimento das águas, usando o potencial hidráulico de um rio de níveis naturais, queda d'água ou artificiais. Essa energia é a segunda maior fonte de eletricidade do mundo. Freqüentemente constroem-se represas que reprimem o curso da água, fazendo com que ela se acumule em um reservatório denominado barragem. Toda a energia elétrica gerada dessa maneira é levada por cabos, dos terminais do gerador até o transformado elevado. A energia hidrelétrica apresenta certos problemas, como conseqüências socioambientais de alagamentos de grandes áreas. Energia hidrelétrica no Brasil: devido à sua enorme quantidade de rios, a maior parte da energia elétrica disponível é proveniente de grandes usinas hidrelétricas. A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água.
  • 8. Energia química É a energia que está armazenada num átomo ou numa molécula. Existem várias formas de energia, mas os seres vivos só utilizam a energia química. A Energia Química está presente nas ligações químicas. Existem ligações pobres e ricas em energia. A água é um exemplo de molécula com ligações pobres em energia. A glicose é uma substância com ligações ricas em energia. Energia nuclear É a energia produzida pelas reações nucleares: isso é, pela fissão ou pela fusão de átomos, quais são transformados sobretudo em energia mecânica e calor, quer sob controle num reator nuclear, quer numa explosão de uma arma nuclear. O Sol produz o seu calor e a sua luz por fusão nuclear de átomos de, hidrogênio em hélio.
  • 9. Descoberta: Em 1939, os cientistas alemães Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassmann, bombardeando átomos de urânio com nêutrons, descobriram que eles se dividiam em dois fragmentos. A descoberta, chamada fissão nuclear, não teria saído dos limites estritos do laboratório não fosse pelo fato de que no processo de divisão do núcleo de urânio desprendia-se grande quantidade de calor. Energia eletromagnética Está associada aos fenômenos eletromagnéticos: a eletricidade, o magnetismo e a radiação eletromagnéticas (luz). Exemplo do seu uso: nas nossas casas a energia elétrica é convertida em trabalho pelos eletrodomésticos (normalmente através de motores que usam o princípio da indução eletromagnética) ou em luz pelas lâmpadas, entre diversas outras formas de uso em que esta forma de energia é convertida em outra.
  • 10. Energia radiante: É a energia associada à radiação eletromagnética: luz, as ondas de rádio e os raios de calor (infravermelhos). O calor radiante não é o mesmo que a variante de energia cinética chamada de «energia térmica», mas quando os raios infravermelhos atingem um objeto fazem com que as suas moléculas se movam mais depressa, convertendo-se energia térmica. A luz também se comporta como uma onda, diferente do som, ela atravessa perfeitamente o vácuo, a luz visível do sol chega até nós em muitas cores (violeta, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho), que representam a luz de diferentes comprimentos de onda. O homem não usa mais apenas os olhos para vasculhar o cosmo, rádio telescópios observam o cosmos em comprimentos de onda que não podemos ver.
  • 11. Aplicação das varias formas de energia Energia potencial: Energia Potencial Gravitacional é calculada pela expressão: Energia Potencial Elástica é calculada pela expressão (no caso ideal):       
  • 12. Energia Potencial Elétrica é calculada pela expressão: , sendo , podemos substituir k= constante eletrostática do meio em que as cargas estiverem inseridas.  V= potencial elétrico. meu e só pegar os nutrientes necessários para uma solidificação melhor e para que as energia seja usadas corretamente q= carga da partícula. d= distância entre a partícula e o referencial. Q= carga do referencial.
  • 13. Energia cinética É a energia que um corpo em movimento possui devido à sua velocidade. É calculada por:  m= massa do corpo. v= velocidade do corpo. Energia eletromagnética A Energia elétrica é medida em kWh (kilowatts-hora) e equivale ao produto da potência e o tempo em que é utilizada. Eel = Energia elétrica. P = Potência. t = Tempo.
  • 14. Energia rotacional Considerando, "W" o trabalho, "T" o momento (torque) de uma força e "a" um ângulo variável: dW = -T * da o sinal menos aparece porque o momento (torque) da força tende a diminuir "a". Considerando um campo constante e igualando o trabalho à diferença de potencial, temos: dU = -dW sendo dU a diferença de potencial infinitesimal.
  • 15. Energia e Movimento Movimento Posição e tempo. Mudança de posição com o tempo:velocidade. Mudança de velocidade com o tempo:aceleração.
  • 16. Sem resistência do ar, os corpos caem com a mesmaaceleração: 10 m/s2. Em cada s, a velocidade aumenta10 m/s (36 km/h). No entanto, prefiro levar com uma pena na cabeça do que com uma pedra. Com resistência, caem com acelerações diferentes até estabilizarem (a velocidades diferentes). Porquê? É preciso acelerar um carro para manter a sua velocidade. Porquê
  • 17. Energia: O movimento contém energia: Energia Cinética Ec. 2x massa = 2x energia;2x velocidade = 4x energia.O que é? Capacidade de realizar trabalho (mover massa) Cinética: Potencial: gravítica, elástica, química ... Calor (no fundo é cinética). Os tipos de energia convertem-se uns nos outros sem perdas (exceto para o que nos interessa )