SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 30
Classe e estilo de vida Roberto Mosca Junior
Posição de classe Ao analisar a posição de classe tradicionalmente os sociólogos analisam: posição de mercado, relações com meios de produção e ocupação
Posição de classe sociólogos mais contemporâneos, como Bourdieu: avalia a posição de classe do indivíduo não apenas quanto a economia e ao emprego mas leva em consideração fatores culturais como estilo de vida e padrões de consumo
Estilo de vida os símbolos e os sinais relacionadas ao consumodesempenham um papel cada vez mais importante no cotidiano.  As identidades individuais estruturam-se em maior escala, em torno das escolhas de estilo de vida - como o modo de vestir, o que comer, como cuidar do corpo e onde relaxar,  e menos em torno de indicadores mais tradicionais como emprego.
Capital cultura e econômico O sociólogo francês Pierre Bourdieu entende  que os grupos de classe são identificáveis de acordo com seus níveis variados de capital cultural e capital econômico (La Distinction, 1986). Cada vez mais, os indivíduos distinguem-se uns dos outros não com base em fatores econômicos ou ocupacionais, mas pelos gostos culturais e pelas atividades de lazer, sendo auxiliados, , nesse processo, pela proliferação de mercadores de necessidades,
Mercadorias simbólicas o número cada vez maior de pessoas que lidam com a apresentação e a representação de mercadorias e serviços – quer sejam esses simbólicos ou  verdadeiros  Anunciantes, , marqueteiros, designer de moda, consultores de estilo, designers de interiores,personaltrainers, terapeutas e webpagedesigner
Gostos e estilos de vida todos influenciam os gostos culturais e promovem as escolhas de estilo de vida entre uma comunidade de consumidores de ampla expansão Com isso, então, podemos dizer que Bourdieu afirma que as divisões de classe podem ser associadas ao estilo de vida e padrões de consumo distintos.
Taxonomia de Classe social Dessa forma , citando agrupamento dentro da classe média,  segundo Savage et al, podemos citar três setores, com base em gostos culturais  e “bens”.
Servidores públicos Os profissionais de serviço público -  os quais possuem um alto capital cultural  e um baixo  capital econômico. Estes tendem a buscar  estilos de vida saudáveis, ativos, que envolvam exercícios, baixo consumo de  álcool e participação em atividades culturais e comunitárias.
Gerentes e burocratas Os gerentes e burocratas – em contraste, tipificam-se, por padrões “indistintos” de consumo que implicam médios ou baixos  níveis de exercício,  pouco empenho em atividades culturais e uma preferência por estilos tradicionais nos móveis da casa e na moda.
Pós modernos Os Pós-modernos – busca estilo de vida que careça de qualquer princípio definidor e que possa trazer , lada a lado,  elementos que não faça parte do gosto tradicional. Assim,  andar a cavalo e um interesse por literatura clássica podem vir acompanhados de uma fascinação por esporte radicais, como alpinismo, e uma paixão por raves e Extasy.
Classes e estilo de vida. De um modo geral, seria mais difícil questionar o fato que a estratificação dentro de classes, assim como entre as classes, acaba dependendo não apenas das diferenças ocupacionais, mais de diferenças em consumo e estilo de vida.  O que se confirma observando tendências existentes dentro da sociedade como um todo
Homogeneização dos gostos A rápida expansão da economia de prestação de serviços e da industria de entretenimento e de lazer, por exemplo, reflete uma ênfase do consumo dentro dos países industrializados.
Sociedade de massa As sociedades modernas passaram a ser sociedades consumistas, ajustadas a aquisição de bens materiais. Em certo aspecto uma sociedade consumista é uma “sociedade de massa”, na qual a diferença de classe são, até certo ponto, ignoradas; desse maneira pessoas vindas de diferente meios podem assistir a programa de TV semelhantes ou comprar roupas nas mesmas lojas de grife.
Economia da Cultura  “Distinção: Uma Crítica Social do Julgamento do Gosto”, de 1979. lógica específica Para Bourdieu o “espaço social” é hierarquizado pela desigual distribuição de diferentes capitais, e a descrição da sociedade em termos de “espaço social” permite enfatizar a dimensão relacional das posições sociais. Sendo assim, as diferentes formas de capital que permitem estruturar o espaço social e que definem as oportunidades na vida são:
Economia da Cultura  - Capital Econômico: constituído pelos diferentes fatores de produção (terras, fábrica, trabalho) e pelo conjunto dos bens econômicos; renda, patrimônio, bens materiais; - Capital Cultural: corresponde ao conjunto das qualificações intelectuais produzidas pelo sistema escolar ou transmitidas pela família. Este capital pode existir sob três formas: em estado incorporado, como disposição duradoura do corpo (por exemplo, a facilidade de expressão em público); em estado objetivo, como bem cultural (a posse de quadros, de obras); em estado institucionalizado, isto é, socialmente sancionado por instituições (como os títulos acadêmicos);
Economia da Cultura  - Capital Social: se define essencialmente como o conjunto das relações sociais de que dispõe um indivíduo ou grupo. A detenção deste capital implica um trabalho de instauração e manutenção das relações, isto é, um trabalho da sociabilidade: convites recíprocos, lazer em comum, etc.; - Capital Simbólico: corresponde ao conjunto de rituais (como as boas maneiras ou o protocolo) ligados à honra e ao reconhecimento. Afinal, apenas o crédito e a autoridade conferem a um agente o reconhecimento e a posse das três outras formas de capital. Ele permite compreender que as múltiplas manifestações do código de honra e das regras de boa conduta não são apenas exigências de controle social, mas são constitutivas das vantagens sociais com conseqüências efetivas.
o livro “Distinção: Uma Crítica Social do Julgamento do Gosto”, de 1979.  Situação da classe média no mundo moderno. No nosso cotidiano nós constantemente escolhemos entre aquilo que achamos ser esteticamente prazeroso e aquilo que achamos ser pura “moda”, ou é feio, ou cafona! Distinções, ou seja, escolhas feitas em oposição àquelas feitas por pessoas de outras classes. Para ele o mundo social funciona como um sistema de relações de poder e como um sistema simbólico, em que distinções de gosto se tornam a base do julgamento social.
Espaço social hierarquizado Para Bourdieu o “espaço social” é hierarquizado pela desigual distribuição de diferentes capitais, e a descrição da sociedade em termos de “espaço social” permite enfatizar a dimensão relacional das posições sociais. Deste modo, as diferentes formas de capital que permitem estruturar o espaço social e que definem as oportunidades na vida são o capital econômico, o capital cultural, o capital social e o capital simbólico.
Classe social. “campos sociais” (tais como o campo acadêmico, o campo do direito, o campo desportivo, etc.) habitus de classe e o relaciona ao seu entendimento de classe social. Para Bourdieu, classe social deve ser tratada em relação não com o indivíduo ou com uma população (i.e., um agregado de indivíduos), mas sim com o habitus de classe, que é definido como um sistema socialmente constituído de disposições (tendências, aptidões, inclinações, talentos) que orientam pensamentos, percepções, expressões e ações.
Gosto. Economia dos Bens Culturais “gosto” é um marcador de classe, e que o consumo de bens culturais, consciente e deliberadamente ou não, preenche uma função social de legitimar diferenças sociais. Vestuário, comida, formas de lazer, opções de consumo, etc., - o gosto funciona como um sentido de distinção por excelência, permitindo separar e unir pessoas e, conseqüentemente, forjar solidariedades ou constituir divisões grupais de forma universal (tudo é gosto) e invisível.
Afinidades e antipatias. Para Bourdieu, mesmo as escolhas mais pessoais, desde a preferência por carros, compositor ou escritor até a escolha do parceiro sexual, são, na verdade, frutos de “fios invisíveis” que interligam interesses de classe, fração de classe ou, ainda, posições relativas em cada campo das práticas sociais. Esses fios tanto consolidam afinidades e simpatias, que constituem as redes de solidariedade objetivamente definidas, como forjam antipatias firmadas pelo preconceito.
Habitus de classe. Assim sendo, o processo de socialização, ao realizar a incorporação dos habitus de classe, produz a “filiação de classe” dos indivíduos, reproduzindo ao mesmo tempo a classe enquanto grupo que compartilha o mesmo habitus. Este conceito está na base da reprodução da ordem social. Essa filiação se manifesta em diferentes posições na divisão social do trabalho a partir de uma variedade de indicadores de capitais possuídos pelos indivíduos ao longo do sistema ocupacional (os capitais aqui citados).
Aplicação dos conceitos. Em recente novela transmitida num canal aberto de grande audiência nacional, um novo rico empresário do jogo do bicho, oriundo da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, optou por “apagar” o seu passado contraventor adotando um comportamento “dentro da lei”. Nessa sua trajetória, ele vivenciou uma mudança na composição e volume do seu capital econômico (para mais), porém carecia de capital cultural. Por esta razão, decidiu contratar um “personalstylish” para conquistar um capital cultural que não detinha. Este seu “personalstylish”, por seu turno, era um outrora rico que havia perdido capital econômico (empobrecera) mas, não perdera o seu capital cultural. Outra personagem, a da protagonista da novela, também converteu sua posição social, de pobre migrante nordestina, para uma empresária de sucesso no ramo da construção civil, contando com amplo capital social na região em que residia.
“Senhora do Destino”  “Na segunda fase da novela, 26 anos se passam, e Maria do Carmo é uma mulher forte e bem-sucedida, mãe dedicada, dona da loja de material de construções Do Carmo, querida e respeitada em Vila São Miguel por sua ética e generosidade… Ela mantém um antigo relacionamento amoroso com Dirceu, agora editor e colunista político de um grande jornal carioca. Os dois moram em casas separadas e vivem uma relação tranquila. Mas a nordestina tem um outro admirador: o agora ex-bicheiro Giovanni Improtta, que liquidou honestamente todas suas contas passadas e ganha a vida como presidente da escola de samba Unidos de Vila São Miguel e disputa com Dirceu o amor de Maria do Carmo. Uma de suas características é a inseparável gravata borboleta, além do esforço para falar corretamente, que o leva a cometer vários erros de português. Seu modo de falar caiu nas graças do público, que reproduzia nas ruas expressões como “felomenal” (ao invés de “fenomenal”). Entre as frases popularizadas pelo personagem estão: "Há malas que vêm de trem!"; "Vou me pirulitar-me"; "Não esqueça do meu lema: com Giovanni Improtta não tem problema"; "Então fica o dito pelo não dito, o não dito pelo dito e, como sempre, vale o escrito"; "Aqui se faz, aqui se paga"; "Na vida, como no restaurante, a conta sempre chega"; "Saída istrastégica"; "A vaca vai voar!", "O tempo ruge, e a Sapucaí é longa!", "Giovanni Improtta, em charme e osso"… Mas o ex-bicheiro, que vive repetindo não dever nada à polícia nem ao fisco, é apaixonado mesmo por Do Carmo, tendo de disputar o seu amor com o rival Dirceu, a quem se refere como "troca-letras"… Pedro Correia de Andrade e Couto, o Barão de Bonsucesso, e sua esposa, a baronesa Laura – um casal alegre que gosta de celebrar a vida, embora não tenha mais a mesma situação financeira de tempos atrás. O dinheiro do barão é administrado por seu filho, Leonardo, que vive reclamando dos excêntricos gastos do pai. Após conhecer Giovanni Improtta, o barão aceita ser seu personalstylist e passa a dar aulas de etiqueta ao ex-bicheiro, que se dirige a Laura como Dona Baroa, garantindo muitos momentos cômicos na história.” (Retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Senhora_do_Destino)
Diversidade de gostos Porém, as diferenças de classe também podem se intensificar com as variações de estilo de vida e de gostos Contudo, mesmo tendo em mente essas mudanças, é impossível ignorar o papel crítico  que os fatores econômicos desempenham na reprodução das desigualdades sociais. Na maioria dos casos os indivíduos que sofrem de privações materiais e sociais extremas não estão nesta situação por escolherem este estilo de vida, mais tais circunstâncias são forçadas por fatores relacionados à estrutura econômica e ocupacional.
Questão 1: "É terrível dizer isso, mas com muita freqüencia as roupas mais empolgantes são as das pessoas mais pobres" Estilista Christian Lacroix na Vogue, abril de 1994. “Cada vez mais, os indivíduos distinguem-se uns dos outros não com base em fatores econômicos ou ocupacionais, mas pelos gostos culturais e pelas atividades de lazer, sendo auxiliados, , nesse processo, pela proliferação de mercadores de necessidades, o número cada vez maior de pessoas que lidam com a apresentação e a representação de mercadorias e serviços –quer sejam esses simbólicos ou  verdadeiros – para consumo dentro do sistema capitalista.”  Bourdieu, sociólogo francês. Qual a relação entre a frase com a  função do estilista Lacroix do ponto de vista do conceito de classe social em Bourdieu?
Questão 2: "Acordo toda manhã, pulo no chuveiro, olho para o símbolo e ele me sacode para o dia. É para me lembrar a cada dia de como tenho de agir, isto é, 'Just do it' ” Empresário da internet de 24 anos Carmine Colletion sobre sua decisão de tatuar a logo da Nike no seu umbigo, dezembro de 1997. Esta frase  está  usando um conceito de classe social baseado num perspectiva Bourdiana porquê? justifique:
Questão 2 : A resposta será a soma dos números associados às alternativas corretas. Para esta questão, preencha sempre dois alvéolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questão 13, resposta 09 (soma das alternativas 01 e 08). 01) Apresenta uma concepção que valoriza o emprego , o mercado, e as relações com meios de produção e ocupação. 02) Avalia a posição de classe do indivíduo não apenas, ou mesmo essencialmente, quanto a economia e ao emprego  leva em consideração fatores culturais como estilo de vida e padrões de consumo. 04) As identidades individuais estruturam-se em maior escala, em torno das escolhas de estilo de vida - como o modo de vestir, o que comer, como cuidar do corpo e onde relaxar,  08) Está fundado em torno de indicadores mais tradicionais como emprego. 16) Está fundado mais pelos gostos culturais e pelas atividades de lazer. (   )
Capital econômico ou capital social e cultural? A tira ao lado de André Dhamer, explicita um lamento, preconceituoso, proferido pelo personagem, de ausência de de um capital social e talvez  cultural, por parte da família de negros, este lamento  está baseado em um  princípio de pertencimento de classe que reivindica : fatores econômicos ou ocupacionais.  formação social e gostos culturais e pelas atividades de lazer.  economia e ao emprego posição de mercado  relações com meios de produção e ocupação

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Estereótipos, preconceitos e discriminação
Estereótipos, preconceitos e discriminaçãoEstereótipos, preconceitos e discriminação
Estereótipos, preconceitos e discriminaçãomafertoval
 
A identidade cultural na pós-modernidade - Stuart Hall
A identidade cultural na pós-modernidade - Stuart HallA identidade cultural na pós-modernidade - Stuart Hall
A identidade cultural na pós-modernidade - Stuart HallSimone Braghin
 
ética e deontologia profissional (apresentação)
ética e deontologia profissional  (apresentação)ética e deontologia profissional  (apresentação)
ética e deontologia profissional (apresentação)Sérgio Rocha
 
Comunicação de massa e indústria cultural
Comunicação de massa e indústria culturalComunicação de massa e indústria cultural
Comunicação de massa e indústria culturalVanessa Souza Pereira
 
A identidade cultural na pós-modernidade
A identidade cultural na pós-modernidadeA identidade cultural na pós-modernidade
A identidade cultural na pós-modernidadeSandro Bottene
 
Reflexao Dr2 CP CFE
Reflexao Dr2 CP CFEReflexao Dr2 CP CFE
Reflexao Dr2 CP CFEmega
 
A cultura e a sociedade
A cultura e a sociedadeA cultura e a sociedade
A cultura e a sociedadeDanusy Déia
 
Cultura e diversidade cultural
Cultura e diversidade culturalCultura e diversidade cultural
Cultura e diversidade culturalAntonio Tavares
 
Pós-modernismo slide
Pós-modernismo slidePós-modernismo slide
Pós-modernismo slideMarietamorais
 
O que é cibercultura e ciberespaço?
O que é cibercultura e ciberespaço?O que é cibercultura e ciberespaço?
O que é cibercultura e ciberespaço?Aline Corso
 

Mais procurados (20)

Identidade cultural
Identidade culturalIdentidade cultural
Identidade cultural
 
Estereótipos, preconceitos e discriminação
Estereótipos, preconceitos e discriminaçãoEstereótipos, preconceitos e discriminação
Estereótipos, preconceitos e discriminação
 
A identidade cultural na pós-modernidade - Stuart Hall
A identidade cultural na pós-modernidade - Stuart HallA identidade cultural na pós-modernidade - Stuart Hall
A identidade cultural na pós-modernidade - Stuart Hall
 
Etnocentrismo
EtnocentrismoEtnocentrismo
Etnocentrismo
 
ética e deontologia profissional (apresentação)
ética e deontologia profissional  (apresentação)ética e deontologia profissional  (apresentação)
ética e deontologia profissional (apresentação)
 
Comunicação de massa e indústria cultural
Comunicação de massa e indústria culturalComunicação de massa e indústria cultural
Comunicação de massa e indústria cultural
 
Cidadania no brasil
Cidadania no brasilCidadania no brasil
Cidadania no brasil
 
A identidade cultural na pós-modernidade
A identidade cultural na pós-modernidadeA identidade cultural na pós-modernidade
A identidade cultural na pós-modernidade
 
Conceito e origem da antropologia
Conceito e origem da antropologiaConceito e origem da antropologia
Conceito e origem da antropologia
 
Reflexao Dr2 CP CFE
Reflexao Dr2 CP CFEReflexao Dr2 CP CFE
Reflexao Dr2 CP CFE
 
A cultura e a sociedade
A cultura e a sociedadeA cultura e a sociedade
A cultura e a sociedade
 
Cultura e diversidade cultural
Cultura e diversidade culturalCultura e diversidade cultural
Cultura e diversidade cultural
 
Pós-modernismo slide
Pós-modernismo slidePós-modernismo slide
Pós-modernismo slide
 
Desenvolvimento idade adulta
Desenvolvimento idade adultaDesenvolvimento idade adulta
Desenvolvimento idade adulta
 
TC - Estudos Culturais
TC - Estudos CulturaisTC - Estudos Culturais
TC - Estudos Culturais
 
Etnocentrismo e relativismo
Etnocentrismo e relativismoEtnocentrismo e relativismo
Etnocentrismo e relativismo
 
Valores
ValoresValores
Valores
 
Trabalho
TrabalhoTrabalho
Trabalho
 
Estereotipo
EstereotipoEstereotipo
Estereotipo
 
O que é cibercultura e ciberespaço?
O que é cibercultura e ciberespaço?O que é cibercultura e ciberespaço?
O que é cibercultura e ciberespaço?
 

Destaque

Educacao para a Saúde Desporto 3
Educacao para a Saúde Desporto 3Educacao para a Saúde Desporto 3
Educacao para a Saúde Desporto 3Helena Rocha
 
Reflexões acerca do conceito de saúde
Reflexões acerca do conceito de saúdeReflexões acerca do conceito de saúde
Reflexões acerca do conceito de saúdeRafael Resende
 
Desporto E Saúde
Desporto E SaúdeDesporto E Saúde
Desporto E Saúdeguestd2ec91
 
Aula promoao a saude
Aula promoao a saudeAula promoao a saude
Aula promoao a saudedavinci ras
 
Promoção da saúde
Promoção da saúdePromoção da saúde
Promoção da saúdemarco :)
 
Projeto atividade física_saúde
Projeto atividade física_saúdeProjeto atividade física_saúde
Projeto atividade física_saúdeprof_roseli_barbosa
 
A importância do exercício físico para uma vida
A importância do exercício físico para uma vidaA importância do exercício físico para uma vida
A importância do exercício físico para uma vidaPatrícia Morais
 
Atividade física e saúde
Atividade física e saúdeAtividade física e saúde
Atividade física e saúdeFatima Costa
 
Atividade física-e-saúde-slides-3
Atividade física-e-saúde-slides-3Atividade física-e-saúde-slides-3
Atividade física-e-saúde-slides-3Isabel Teixeira
 
Benefícios relacionados à atividade física
Benefícios relacionados à atividade físicaBenefícios relacionados à atividade física
Benefícios relacionados à atividade físicaRomero Vitor
 
Educação Física 6º ao 9º ano
Educação Física 6º ao 9º anoEducação Física 6º ao 9º ano
Educação Física 6º ao 9º anoRogerio Melo
 

Destaque (15)

Educacao para a Saúde Desporto 3
Educacao para a Saúde Desporto 3Educacao para a Saúde Desporto 3
Educacao para a Saúde Desporto 3
 
Reflexões acerca do conceito de saúde
Reflexões acerca do conceito de saúdeReflexões acerca do conceito de saúde
Reflexões acerca do conceito de saúde
 
Educação física e saúde aula 2
Educação  física e saúde   aula 2Educação  física e saúde   aula 2
Educação física e saúde aula 2
 
Conceito saude
Conceito saudeConceito saude
Conceito saude
 
Slide de saúde
Slide de saúdeSlide de saúde
Slide de saúde
 
Desporto E Saúde
Desporto E SaúdeDesporto E Saúde
Desporto E Saúde
 
Aula promoao a saude
Aula promoao a saudeAula promoao a saude
Aula promoao a saude
 
Promoção da saúde
Promoção da saúdePromoção da saúde
Promoção da saúde
 
Projeto atividade física_saúde
Projeto atividade física_saúdeProjeto atividade física_saúde
Projeto atividade física_saúde
 
A importância do exercício físico para uma vida
A importância do exercício físico para uma vidaA importância do exercício físico para uma vida
A importância do exercício físico para uma vida
 
Aula de educação fisica
Aula de educação fisicaAula de educação fisica
Aula de educação fisica
 
Atividade física e saúde
Atividade física e saúdeAtividade física e saúde
Atividade física e saúde
 
Atividade física-e-saúde-slides-3
Atividade física-e-saúde-slides-3Atividade física-e-saúde-slides-3
Atividade física-e-saúde-slides-3
 
Benefícios relacionados à atividade física
Benefícios relacionados à atividade físicaBenefícios relacionados à atividade física
Benefícios relacionados à atividade física
 
Educação Física 6º ao 9º ano
Educação Física 6º ao 9º anoEducação Física 6º ao 9º ano
Educação Física 6º ao 9º ano
 

Semelhante a Estilos de vida e classes sociais segundo Bourdieu

“DESNATURALIZANDO O GOSTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A OBRA “A DISTINÇÃO – CRÍTICA ...
“DESNATURALIZANDO O GOSTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A OBRA “A DISTINÇÃO – CRÍTICA ...“DESNATURALIZANDO O GOSTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A OBRA “A DISTINÇÃO – CRÍTICA ...
“DESNATURALIZANDO O GOSTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A OBRA “A DISTINÇÃO – CRÍTICA ...Douglas Evangelista
 
Material de sociologia i
Material de sociologia iMaterial de sociologia i
Material de sociologia igabriela_eiras
 
Socialização e cultura - Resumos 12ºano
Socialização e cultura - Resumos 12ºanoSocialização e cultura - Resumos 12ºano
Socialização e cultura - Resumos 12ºanoBeatrizSantos567
 
Legislação organização da educação brasileira george
Legislação organização da educação brasileira georgeLegislação organização da educação brasileira george
Legislação organização da educação brasileira georgeFernanda Angel Silva
 
O uso do conceito de cultura como exercício de poder - Bruno Carrasco
O uso do conceito de cultura como exercício de poder - Bruno CarrascoO uso do conceito de cultura como exercício de poder - Bruno Carrasco
O uso do conceito de cultura como exercício de poder - Bruno CarrascoBruno Carrasco
 
Escritos não criativos sobre economia criativa: por um novo olhar da relação...
Escritos não criativos sobre economia criativa:  por um novo olhar da relação...Escritos não criativos sobre economia criativa:  por um novo olhar da relação...
Escritos não criativos sobre economia criativa: por um novo olhar da relação...Luis Nassif
 
Artigo de luís antônio groppo na revista série estudos da ucdb em 2013
Artigo de luís antônio groppo na revista série estudos da ucdb em 2013Artigo de luís antônio groppo na revista série estudos da ucdb em 2013
Artigo de luís antônio groppo na revista série estudos da ucdb em 2013citacoesdosprojetosdeotavioluizmachado
 
Quadro de analise sociologia para o ensino medio
Quadro de analise sociologia para o ensino medioQuadro de analise sociologia para o ensino medio
Quadro de analise sociologia para o ensino medioErica Frau
 
Fundamentos antropológ icos e sociológicos
Fundamentos antropológ icos e sociológicosFundamentos antropológ icos e sociológicos
Fundamentos antropológ icos e sociológicosEdivânia Monteiro
 

Semelhante a Estilos de vida e classes sociais segundo Bourdieu (20)

Classe e Estilo De Vida
Classe e Estilo De VidaClasse e Estilo De Vida
Classe e Estilo De Vida
 
“DESNATURALIZANDO O GOSTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A OBRA “A DISTINÇÃO – CRÍTICA ...
“DESNATURALIZANDO O GOSTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A OBRA “A DISTINÇÃO – CRÍTICA ...“DESNATURALIZANDO O GOSTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A OBRA “A DISTINÇÃO – CRÍTICA ...
“DESNATURALIZANDO O GOSTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A OBRA “A DISTINÇÃO – CRÍTICA ...
 
cultura, estratégia e poder
cultura, estratégia e podercultura, estratégia e poder
cultura, estratégia e poder
 
Grant mc cracken
Grant mc crackenGrant mc cracken
Grant mc cracken
 
Aula 20 cultura, conhecimento e poder
Aula 20   cultura, conhecimento e poderAula 20   cultura, conhecimento e poder
Aula 20 cultura, conhecimento e poder
 
Revisão Conceitual de SOCIOLOGIA
Revisão Conceitual de SOCIOLOGIARevisão Conceitual de SOCIOLOGIA
Revisão Conceitual de SOCIOLOGIA
 
Material de sociologia i
Material de sociologia iMaterial de sociologia i
Material de sociologia i
 
Damatta voce tem_cultura
Damatta voce tem_culturaDamatta voce tem_cultura
Damatta voce tem_cultura
 
Socialização e cultura - Resumos 12ºano
Socialização e cultura - Resumos 12ºanoSocialização e cultura - Resumos 12ºano
Socialização e cultura - Resumos 12ºano
 
Sociologia iii
Sociologia iiiSociologia iii
Sociologia iii
 
201 - SOCIOLOGIA
201 - SOCIOLOGIA201 - SOCIOLOGIA
201 - SOCIOLOGIA
 
Cultura e Sociedade
Cultura e SociedadeCultura e Sociedade
Cultura e Sociedade
 
Legislação organização da educação brasileira george
Legislação organização da educação brasileira georgeLegislação organização da educação brasileira george
Legislação organização da educação brasileira george
 
O uso do conceito de cultura como exercício de poder - Bruno Carrasco
O uso do conceito de cultura como exercício de poder - Bruno CarrascoO uso do conceito de cultura como exercício de poder - Bruno Carrasco
O uso do conceito de cultura como exercício de poder - Bruno Carrasco
 
Comportamento do consumidor online
Comportamento do consumidor online Comportamento do consumidor online
Comportamento do consumidor online
 
Escritos não criativos sobre economia criativa: por um novo olhar da relação...
Escritos não criativos sobre economia criativa:  por um novo olhar da relação...Escritos não criativos sobre economia criativa:  por um novo olhar da relação...
Escritos não criativos sobre economia criativa: por um novo olhar da relação...
 
Artigo de luís antônio groppo na revista série estudos da ucdb em 2013
Artigo de luís antônio groppo na revista série estudos da ucdb em 2013Artigo de luís antônio groppo na revista série estudos da ucdb em 2013
Artigo de luís antônio groppo na revista série estudos da ucdb em 2013
 
Sociologia.pdf
Sociologia.pdfSociologia.pdf
Sociologia.pdf
 
Quadro de analise sociologia para o ensino medio
Quadro de analise sociologia para o ensino medioQuadro de analise sociologia para o ensino medio
Quadro de analise sociologia para o ensino medio
 
Fundamentos antropológ icos e sociológicos
Fundamentos antropológ icos e sociológicosFundamentos antropológ icos e sociológicos
Fundamentos antropológ icos e sociológicos
 

Mais de roberto mosca junior

Trabalho e sociedade fordismo e toyotismo
Trabalho e sociedade   fordismo e toyotismoTrabalho e sociedade   fordismo e toyotismo
Trabalho e sociedade fordismo e toyotismoroberto mosca junior
 
Cultura, ideologia e indústria cultural
Cultura, ideologia e indústria culturalCultura, ideologia e indústria cultural
Cultura, ideologia e indústria culturalroberto mosca junior
 
Questões de Antropologia (livro)
Questões de Antropologia (livro)Questões de Antropologia (livro)
Questões de Antropologia (livro)roberto mosca junior
 
Aula de revisão de conteúdo – 8º ano
Aula de revisão de conteúdo – 8º anoAula de revisão de conteúdo – 8º ano
Aula de revisão de conteúdo – 8º anoroberto mosca junior
 
Aula de revisão de conteúdo – 7º ano
Aula de revisão de conteúdo – 7º anoAula de revisão de conteúdo – 7º ano
Aula de revisão de conteúdo – 7º anoroberto mosca junior
 
Racismo e miscigenação, democracia racial.
Racismo e miscigenação, democracia racial.Racismo e miscigenação, democracia racial.
Racismo e miscigenação, democracia racial.roberto mosca junior
 
Aula preconceito e discriminação
Aula preconceito e discriminaçãoAula preconceito e discriminação
Aula preconceito e discriminaçãoroberto mosca junior
 
Mosca viu correção de atividade - texto de apoio movimentos sociais
Mosca viu correção de atividade - texto de apoio movimentos sociaisMosca viu correção de atividade - texto de apoio movimentos sociais
Mosca viu correção de atividade - texto de apoio movimentos sociaisroberto mosca junior
 
Constituição da república federativa do brasil
Constituição da república federativa do brasilConstituição da república federativa do brasil
Constituição da república federativa do brasilroberto mosca junior
 
texto de apoio movimentos sociais e correção do ED
texto de apoio movimentos sociais e correção do EDtexto de apoio movimentos sociais e correção do ED
texto de apoio movimentos sociais e correção do EDroberto mosca junior
 

Mais de roberto mosca junior (20)

Trabalho e sociedade fordismo e toyotismo
Trabalho e sociedade   fordismo e toyotismoTrabalho e sociedade   fordismo e toyotismo
Trabalho e sociedade fordismo e toyotismo
 
Trabalho e sociedade
Trabalho e sociedadeTrabalho e sociedade
Trabalho e sociedade
 
Cultura, ideologia e indústria cultural
Cultura, ideologia e indústria culturalCultura, ideologia e indústria cultural
Cultura, ideologia e indústria cultural
 
Questões de Antropologia (livro)
Questões de Antropologia (livro)Questões de Antropologia (livro)
Questões de Antropologia (livro)
 
Questões de antropologia_01
Questões de antropologia_01Questões de antropologia_01
Questões de antropologia_01
 
Antropologia alteridade
Antropologia alteridadeAntropologia alteridade
Antropologia alteridade
 
Aula de revisão de conteúdo – 8º ano
Aula de revisão de conteúdo – 8º anoAula de revisão de conteúdo – 8º ano
Aula de revisão de conteúdo – 8º ano
 
Aula de revisão de conteúdo – 7º ano
Aula de revisão de conteúdo – 7º anoAula de revisão de conteúdo – 7º ano
Aula de revisão de conteúdo – 7º ano
 
RASCISMO CIENTIFICO
RASCISMO CIENTIFICORASCISMO CIENTIFICO
RASCISMO CIENTIFICO
 
Racismo e miscigenação, democracia racial.
Racismo e miscigenação, democracia racial.Racismo e miscigenação, democracia racial.
Racismo e miscigenação, democracia racial.
 
Aula preconceito e discriminação
Aula preconceito e discriminaçãoAula preconceito e discriminação
Aula preconceito e discriminação
 
Revisão 3º tri
Revisão 3º triRevisão 3º tri
Revisão 3º tri
 
Direitos humanos
Direitos humanosDireitos humanos
Direitos humanos
 
Discussão doc. "Atrásdaporta"
Discussão doc. "Atrásdaporta"Discussão doc. "Atrásdaporta"
Discussão doc. "Atrásdaporta"
 
Mosca viu correção de atividade - texto de apoio movimentos sociais
Mosca viu correção de atividade - texto de apoio movimentos sociaisMosca viu correção de atividade - texto de apoio movimentos sociais
Mosca viu correção de atividade - texto de apoio movimentos sociais
 
Constituição da república federativa do brasil
Constituição da república federativa do brasilConstituição da república federativa do brasil
Constituição da república federativa do brasil
 
texto de apoio movimentos sociais e correção do ED
texto de apoio movimentos sociais e correção do EDtexto de apoio movimentos sociais e correção do ED
texto de apoio movimentos sociais e correção do ED
 
Movimentos sociais
Movimentos sociaisMovimentos sociais
Movimentos sociais
 
Aula 25 09_14
Aula 25 09_14Aula 25 09_14
Aula 25 09_14
 
Cultura material imaterial
Cultura material imaterialCultura material imaterial
Cultura material imaterial
 

Estilos de vida e classes sociais segundo Bourdieu

  • 1. Classe e estilo de vida Roberto Mosca Junior
  • 2. Posição de classe Ao analisar a posição de classe tradicionalmente os sociólogos analisam: posição de mercado, relações com meios de produção e ocupação
  • 3. Posição de classe sociólogos mais contemporâneos, como Bourdieu: avalia a posição de classe do indivíduo não apenas quanto a economia e ao emprego mas leva em consideração fatores culturais como estilo de vida e padrões de consumo
  • 4. Estilo de vida os símbolos e os sinais relacionadas ao consumodesempenham um papel cada vez mais importante no cotidiano. As identidades individuais estruturam-se em maior escala, em torno das escolhas de estilo de vida - como o modo de vestir, o que comer, como cuidar do corpo e onde relaxar, e menos em torno de indicadores mais tradicionais como emprego.
  • 5. Capital cultura e econômico O sociólogo francês Pierre Bourdieu entende que os grupos de classe são identificáveis de acordo com seus níveis variados de capital cultural e capital econômico (La Distinction, 1986). Cada vez mais, os indivíduos distinguem-se uns dos outros não com base em fatores econômicos ou ocupacionais, mas pelos gostos culturais e pelas atividades de lazer, sendo auxiliados, , nesse processo, pela proliferação de mercadores de necessidades,
  • 6. Mercadorias simbólicas o número cada vez maior de pessoas que lidam com a apresentação e a representação de mercadorias e serviços – quer sejam esses simbólicos ou verdadeiros Anunciantes, , marqueteiros, designer de moda, consultores de estilo, designers de interiores,personaltrainers, terapeutas e webpagedesigner
  • 7. Gostos e estilos de vida todos influenciam os gostos culturais e promovem as escolhas de estilo de vida entre uma comunidade de consumidores de ampla expansão Com isso, então, podemos dizer que Bourdieu afirma que as divisões de classe podem ser associadas ao estilo de vida e padrões de consumo distintos.
  • 8. Taxonomia de Classe social Dessa forma , citando agrupamento dentro da classe média, segundo Savage et al, podemos citar três setores, com base em gostos culturais e “bens”.
  • 9. Servidores públicos Os profissionais de serviço público - os quais possuem um alto capital cultural e um baixo capital econômico. Estes tendem a buscar estilos de vida saudáveis, ativos, que envolvam exercícios, baixo consumo de álcool e participação em atividades culturais e comunitárias.
  • 10. Gerentes e burocratas Os gerentes e burocratas – em contraste, tipificam-se, por padrões “indistintos” de consumo que implicam médios ou baixos níveis de exercício, pouco empenho em atividades culturais e uma preferência por estilos tradicionais nos móveis da casa e na moda.
  • 11. Pós modernos Os Pós-modernos – busca estilo de vida que careça de qualquer princípio definidor e que possa trazer , lada a lado, elementos que não faça parte do gosto tradicional. Assim, andar a cavalo e um interesse por literatura clássica podem vir acompanhados de uma fascinação por esporte radicais, como alpinismo, e uma paixão por raves e Extasy.
  • 12. Classes e estilo de vida. De um modo geral, seria mais difícil questionar o fato que a estratificação dentro de classes, assim como entre as classes, acaba dependendo não apenas das diferenças ocupacionais, mais de diferenças em consumo e estilo de vida. O que se confirma observando tendências existentes dentro da sociedade como um todo
  • 13. Homogeneização dos gostos A rápida expansão da economia de prestação de serviços e da industria de entretenimento e de lazer, por exemplo, reflete uma ênfase do consumo dentro dos países industrializados.
  • 14. Sociedade de massa As sociedades modernas passaram a ser sociedades consumistas, ajustadas a aquisição de bens materiais. Em certo aspecto uma sociedade consumista é uma “sociedade de massa”, na qual a diferença de classe são, até certo ponto, ignoradas; desse maneira pessoas vindas de diferente meios podem assistir a programa de TV semelhantes ou comprar roupas nas mesmas lojas de grife.
  • 15. Economia da Cultura “Distinção: Uma Crítica Social do Julgamento do Gosto”, de 1979. lógica específica Para Bourdieu o “espaço social” é hierarquizado pela desigual distribuição de diferentes capitais, e a descrição da sociedade em termos de “espaço social” permite enfatizar a dimensão relacional das posições sociais. Sendo assim, as diferentes formas de capital que permitem estruturar o espaço social e que definem as oportunidades na vida são:
  • 16. Economia da Cultura - Capital Econômico: constituído pelos diferentes fatores de produção (terras, fábrica, trabalho) e pelo conjunto dos bens econômicos; renda, patrimônio, bens materiais; - Capital Cultural: corresponde ao conjunto das qualificações intelectuais produzidas pelo sistema escolar ou transmitidas pela família. Este capital pode existir sob três formas: em estado incorporado, como disposição duradoura do corpo (por exemplo, a facilidade de expressão em público); em estado objetivo, como bem cultural (a posse de quadros, de obras); em estado institucionalizado, isto é, socialmente sancionado por instituições (como os títulos acadêmicos);
  • 17. Economia da Cultura - Capital Social: se define essencialmente como o conjunto das relações sociais de que dispõe um indivíduo ou grupo. A detenção deste capital implica um trabalho de instauração e manutenção das relações, isto é, um trabalho da sociabilidade: convites recíprocos, lazer em comum, etc.; - Capital Simbólico: corresponde ao conjunto de rituais (como as boas maneiras ou o protocolo) ligados à honra e ao reconhecimento. Afinal, apenas o crédito e a autoridade conferem a um agente o reconhecimento e a posse das três outras formas de capital. Ele permite compreender que as múltiplas manifestações do código de honra e das regras de boa conduta não são apenas exigências de controle social, mas são constitutivas das vantagens sociais com conseqüências efetivas.
  • 18. o livro “Distinção: Uma Crítica Social do Julgamento do Gosto”, de 1979. Situação da classe média no mundo moderno. No nosso cotidiano nós constantemente escolhemos entre aquilo que achamos ser esteticamente prazeroso e aquilo que achamos ser pura “moda”, ou é feio, ou cafona! Distinções, ou seja, escolhas feitas em oposição àquelas feitas por pessoas de outras classes. Para ele o mundo social funciona como um sistema de relações de poder e como um sistema simbólico, em que distinções de gosto se tornam a base do julgamento social.
  • 19. Espaço social hierarquizado Para Bourdieu o “espaço social” é hierarquizado pela desigual distribuição de diferentes capitais, e a descrição da sociedade em termos de “espaço social” permite enfatizar a dimensão relacional das posições sociais. Deste modo, as diferentes formas de capital que permitem estruturar o espaço social e que definem as oportunidades na vida são o capital econômico, o capital cultural, o capital social e o capital simbólico.
  • 20. Classe social. “campos sociais” (tais como o campo acadêmico, o campo do direito, o campo desportivo, etc.) habitus de classe e o relaciona ao seu entendimento de classe social. Para Bourdieu, classe social deve ser tratada em relação não com o indivíduo ou com uma população (i.e., um agregado de indivíduos), mas sim com o habitus de classe, que é definido como um sistema socialmente constituído de disposições (tendências, aptidões, inclinações, talentos) que orientam pensamentos, percepções, expressões e ações.
  • 21. Gosto. Economia dos Bens Culturais “gosto” é um marcador de classe, e que o consumo de bens culturais, consciente e deliberadamente ou não, preenche uma função social de legitimar diferenças sociais. Vestuário, comida, formas de lazer, opções de consumo, etc., - o gosto funciona como um sentido de distinção por excelência, permitindo separar e unir pessoas e, conseqüentemente, forjar solidariedades ou constituir divisões grupais de forma universal (tudo é gosto) e invisível.
  • 22. Afinidades e antipatias. Para Bourdieu, mesmo as escolhas mais pessoais, desde a preferência por carros, compositor ou escritor até a escolha do parceiro sexual, são, na verdade, frutos de “fios invisíveis” que interligam interesses de classe, fração de classe ou, ainda, posições relativas em cada campo das práticas sociais. Esses fios tanto consolidam afinidades e simpatias, que constituem as redes de solidariedade objetivamente definidas, como forjam antipatias firmadas pelo preconceito.
  • 23. Habitus de classe. Assim sendo, o processo de socialização, ao realizar a incorporação dos habitus de classe, produz a “filiação de classe” dos indivíduos, reproduzindo ao mesmo tempo a classe enquanto grupo que compartilha o mesmo habitus. Este conceito está na base da reprodução da ordem social. Essa filiação se manifesta em diferentes posições na divisão social do trabalho a partir de uma variedade de indicadores de capitais possuídos pelos indivíduos ao longo do sistema ocupacional (os capitais aqui citados).
  • 24. Aplicação dos conceitos. Em recente novela transmitida num canal aberto de grande audiência nacional, um novo rico empresário do jogo do bicho, oriundo da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, optou por “apagar” o seu passado contraventor adotando um comportamento “dentro da lei”. Nessa sua trajetória, ele vivenciou uma mudança na composição e volume do seu capital econômico (para mais), porém carecia de capital cultural. Por esta razão, decidiu contratar um “personalstylish” para conquistar um capital cultural que não detinha. Este seu “personalstylish”, por seu turno, era um outrora rico que havia perdido capital econômico (empobrecera) mas, não perdera o seu capital cultural. Outra personagem, a da protagonista da novela, também converteu sua posição social, de pobre migrante nordestina, para uma empresária de sucesso no ramo da construção civil, contando com amplo capital social na região em que residia.
  • 25. “Senhora do Destino” “Na segunda fase da novela, 26 anos se passam, e Maria do Carmo é uma mulher forte e bem-sucedida, mãe dedicada, dona da loja de material de construções Do Carmo, querida e respeitada em Vila São Miguel por sua ética e generosidade… Ela mantém um antigo relacionamento amoroso com Dirceu, agora editor e colunista político de um grande jornal carioca. Os dois moram em casas separadas e vivem uma relação tranquila. Mas a nordestina tem um outro admirador: o agora ex-bicheiro Giovanni Improtta, que liquidou honestamente todas suas contas passadas e ganha a vida como presidente da escola de samba Unidos de Vila São Miguel e disputa com Dirceu o amor de Maria do Carmo. Uma de suas características é a inseparável gravata borboleta, além do esforço para falar corretamente, que o leva a cometer vários erros de português. Seu modo de falar caiu nas graças do público, que reproduzia nas ruas expressões como “felomenal” (ao invés de “fenomenal”). Entre as frases popularizadas pelo personagem estão: "Há malas que vêm de trem!"; "Vou me pirulitar-me"; "Não esqueça do meu lema: com Giovanni Improtta não tem problema"; "Então fica o dito pelo não dito, o não dito pelo dito e, como sempre, vale o escrito"; "Aqui se faz, aqui se paga"; "Na vida, como no restaurante, a conta sempre chega"; "Saída istrastégica"; "A vaca vai voar!", "O tempo ruge, e a Sapucaí é longa!", "Giovanni Improtta, em charme e osso"… Mas o ex-bicheiro, que vive repetindo não dever nada à polícia nem ao fisco, é apaixonado mesmo por Do Carmo, tendo de disputar o seu amor com o rival Dirceu, a quem se refere como "troca-letras"… Pedro Correia de Andrade e Couto, o Barão de Bonsucesso, e sua esposa, a baronesa Laura – um casal alegre que gosta de celebrar a vida, embora não tenha mais a mesma situação financeira de tempos atrás. O dinheiro do barão é administrado por seu filho, Leonardo, que vive reclamando dos excêntricos gastos do pai. Após conhecer Giovanni Improtta, o barão aceita ser seu personalstylist e passa a dar aulas de etiqueta ao ex-bicheiro, que se dirige a Laura como Dona Baroa, garantindo muitos momentos cômicos na história.” (Retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Senhora_do_Destino)
  • 26. Diversidade de gostos Porém, as diferenças de classe também podem se intensificar com as variações de estilo de vida e de gostos Contudo, mesmo tendo em mente essas mudanças, é impossível ignorar o papel crítico que os fatores econômicos desempenham na reprodução das desigualdades sociais. Na maioria dos casos os indivíduos que sofrem de privações materiais e sociais extremas não estão nesta situação por escolherem este estilo de vida, mais tais circunstâncias são forçadas por fatores relacionados à estrutura econômica e ocupacional.
  • 27. Questão 1: "É terrível dizer isso, mas com muita freqüencia as roupas mais empolgantes são as das pessoas mais pobres" Estilista Christian Lacroix na Vogue, abril de 1994. “Cada vez mais, os indivíduos distinguem-se uns dos outros não com base em fatores econômicos ou ocupacionais, mas pelos gostos culturais e pelas atividades de lazer, sendo auxiliados, , nesse processo, pela proliferação de mercadores de necessidades, o número cada vez maior de pessoas que lidam com a apresentação e a representação de mercadorias e serviços –quer sejam esses simbólicos ou verdadeiros – para consumo dentro do sistema capitalista.” Bourdieu, sociólogo francês. Qual a relação entre a frase com a função do estilista Lacroix do ponto de vista do conceito de classe social em Bourdieu?
  • 28. Questão 2: "Acordo toda manhã, pulo no chuveiro, olho para o símbolo e ele me sacode para o dia. É para me lembrar a cada dia de como tenho de agir, isto é, 'Just do it' ” Empresário da internet de 24 anos Carmine Colletion sobre sua decisão de tatuar a logo da Nike no seu umbigo, dezembro de 1997. Esta frase está usando um conceito de classe social baseado num perspectiva Bourdiana porquê? justifique:
  • 29. Questão 2 : A resposta será a soma dos números associados às alternativas corretas. Para esta questão, preencha sempre dois alvéolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questão 13, resposta 09 (soma das alternativas 01 e 08). 01) Apresenta uma concepção que valoriza o emprego , o mercado, e as relações com meios de produção e ocupação. 02) Avalia a posição de classe do indivíduo não apenas, ou mesmo essencialmente, quanto a economia e ao emprego leva em consideração fatores culturais como estilo de vida e padrões de consumo. 04) As identidades individuais estruturam-se em maior escala, em torno das escolhas de estilo de vida - como o modo de vestir, o que comer, como cuidar do corpo e onde relaxar, 08) Está fundado em torno de indicadores mais tradicionais como emprego. 16) Está fundado mais pelos gostos culturais e pelas atividades de lazer. ( )
  • 30. Capital econômico ou capital social e cultural? A tira ao lado de André Dhamer, explicita um lamento, preconceituoso, proferido pelo personagem, de ausência de de um capital social e talvez cultural, por parte da família de negros, este lamento está baseado em um princípio de pertencimento de classe que reivindica : fatores econômicos ou ocupacionais. formação social e gostos culturais e pelas atividades de lazer. economia e ao emprego posição de mercado relações com meios de produção e ocupação