SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  37
Moda século XXI  Releituras: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],O   que tem acontecido na moda é o movimento inverso do que se pensava nos anos 60,o do retorno às décadas passadas como fuga ao stress do dia-a-dia nas cidades. Cada vez mais os estilistas têm buscado elementos classificados de  retrô . O termo  vintage  tem sido vastamente explorado pela mídia e fortalece o uso de roupas de brechó.
A  Velocidade da Moda Ao contrário do que se pensava, não estamos usando roupas espaciais, nem dirigindo carros voadores. O ataque terrorista ao World  Trade  Center foi o ponto de partida para o estilo romântico e inocente deste início de século. O Impacto dos Atentados na Moda
Louis Vuitton - Verão 2002  :   Desenhada com sucesso pelo americano Marc Jacobs, a Louis Vuitton fez um trabalho incrível com o jeans feito a mão e mostrou uma imagem delicada do couro de cobra. Um hippie completamente chic.
Mundialmente conhecida por sua alta tecnologia em vestuário aquáticos - Speedo recentemente revolucionou o mercado de trajes para natação com o tecido “pele de tubarão” utilizado pelos campeões de ouro nas Olimpíadas de Atenas de 2004 - a marca traz para esta temporada inverno 2005 peças versáteis e super confortáveis, aliadas às novidades da estação, pensadas para o life sytle. Jaquetas macias sincronizadas com calças de caimento perfeito, um “mar de moletom”, e a nova linha fitness com tecidos tecnológicos que se adaptam perfeitamente as formas do corpo feminino. A Moda no Esporte
Dry Action : Tecido com alta capacidade de transpiração, facilita ao máximo a circulação do ar, eliminando rapidamente o suor e deixando a pele livre da umidade. Torna o tecido mais leve e confortável. Foi usado por diversas equipes, como as de atletismo e vôlei. A tecnologia também está presente nas sapatilhas de atletismo.
2000 - A Nike introduz um conceito novo: O shox (tênis com sistema de amortecimento em forma de molas)
A americana Alison Lewis lançou um livro que deve mudar a maneira pela qual as pessoas fazem artesanato. “Switch Craft: Battery-Powered Crafts to Make and Sew” ensina fãs de artesanato e artesãos a incrementarem suas peças com tecnologia. Alguns projetos podem ser realizados por qualquer pessoa e não requer qualquer domínio tecnológico. Moda  Moda e Tecnologia Bolsa que emite luz e acende uma palavra quando o aparelho celular toca  bolsa Boom Box tem alto-falantes para serem usados com MP3 players, por exemplo
 
Ermenegildo Zegna apresentou na sua coleção primavera/verão a Zegna iJacket, uma jaqueta vermelha com um controle para iPod na manga..  O case BeltBuckle para iPod substitui a fivela do seu cinto, assim você pode sair por aí ouvindo suas músicas sem se preocupar com o seu player.  Película desenvolvida para Ipod pela grife Louis Vuitton.
O inusitado fotógrafo Terry Richardson acaba de fazer os clicks para a nova campanha da Diesel que tem como tema das imagens o aquecimento global. Moda e Meio Ambiente
Tecidos ecológicos invadem o mundo da moda   ,[object Object],[object Object]
Eco Bags: Bonitas e Corretas. Todos nós usamos sacolas, seja para sair do mercado com compras, para guardar alguma coisa, para jogar o lixo, carregar pequenas mercadorias. As sacolas de plástico não são biodegradáveis, podendo levar até 500 anos para se decompor. Com esta preocupação por uma preservação ambiental, e o objetivo de diminuir os riscos causados pelas sacolas plásticas ao meio ambiente, surgiram as Ecobags.
LEVI'S  INAUGURA LOJA ECOLOGICAMENTE CORRETA NA ALEMANHA  A cidade de Münster, na Alemanha, ganhou a primeira loja Levi’s construída de acordo com os mais rigorosos padrões ecologicamente corretos.
 
Runaway To Change – Barack Obama No projeto Runway to Change, nomes como Zac Posen, Narciso Rodriguez, Donna Karan, Alexander Wang, Derek Lam, Rachel Roy, Juicy Couture, Gerald Mattews e Deréon fizeram estampas relacionadas à temática da campanha para t-shirts que são vendidas pelo site do projeto por US$ 45 cada.
 
Boho Chic  – Surgido em 2003, na Inglaterra, a tendência boho vai além da proposta fashion. De acordo com alguns especialistas, a moda não só representa a reposta de ondas artísticas e culturais, mas também simboliza um grito de basta para as crises do século 21. Assim como em meados de 1970, em que a geração alternativa adotou um estilo de paz e amor, protestando contra guerra, violência e desigualdade social. O Boho, mais ousado dos que o hippie, tem a proposta padrão de estilo para reafirmar o gosto pela liberdade.
Nanette Lepore – Verão 2009:   A coleção foi apresentada dando um novo ar de sofisticação ao Boho e estampas com florais  nas cores pasteis e do meio ambiente, desenvolvida em peças como: Blazers, shorts com cintura marcada, vestidos e túnicas.
 
Geek Chic  - O que é um Geek? São pessoas que adoram tecnologia, produtos eletrônicos, games, ficção científica, etc. Bem, realmente eu sou um pouco assim. E como eles se vestem? É só olhar para os ícones desta turma: Bill Gates e Steve Jobs. E o que eles usam? Eles seguem um pouco o estilo Preppy ,que mostrei há algumas semanas atrás. As roupas são contraditórias: indicações do passado, garimpados em brechó, misturado com alguma coisa que lembre o futuro. Óculos, sobreposições, gravatas e camisetas.
Triton – Inverno 2008  : uma coleção em que reinava o ar geek chic. Pense no visual dos high school americanos com muitos cardigãs de tricô, camisas certinhas abotoadas até o colarinho, óculos de grau, meias ¾ de algodão, fazendo lembrar uniformes de colégio dos idos anos 1950.
 
Indie  – Seus lugares preferidos de fazer compras são os brechós. Fazendo a linha retro, eles têm sempre ternos das mais variadas estampas e estilos, de cores fortes, com listras e xadrez. Jeans de cintura baixa e bem justos e camisetas surradas, com estampas chamativas. Para modernidade eles cultuam a marca adidas, que esta nos pés, nas jaquetas e camisetas. Seus cortes de cabelo são inspirados no visual das bandas britânicas dos anos 60, com franjas desfiadas e de tamanhos diferentes, abusando do tamanho das costeletas e dos mullets da década de 80. É um verdadeiro culto ao antigo. Ao contrário do que se pensa, a maioria dos indies abominam o tênis All Star, pois ele representa a popularidade do grunge, eles preferem, além do tênis adidas, sapatos antigos. As mulheres seguem a linha da vocalista do grupo Yeah Yeah Yeahs, Karen O, usam vestidos na altura do joelho, com cores fortes. O acessório indispensável ao indie é o óculos. Os modelos variam desde o Ray Ban até as armações coloridas e lentes coloridas.
Dior Homme – Verão 2006   : inspirado no estilo do roqueiro Pete Doherty, do Babyshambles, e no filme “A Laranja Mecânica”.  A silhueta mantém-se a mesma, alongada, em peças justinhas, suspensórios e gravatas fininhas, blazers e calças skinny, regatas, sapatos bicolores em preto e branco e chapéus. Bem a cara de Pete Doherty
 
Emos –   Definem-se como seres sensíveis, adoram canções com letras sofredoras, e têm os sentimentos à flor da pele. Não são violentos e odeiam injustiças. Costumam usar roupa escura e calças justas em baixo, sapatilhas Vans e t-shirts. Nos acessórios usam pulseiras e óculos de massa. Os piercings, as tatuagens que tiverem a ver com estrelas e as franjas são alguns dos seus sinais de identidade.As bandas mais representativas talvez sejam os My Chemical Romance, os Panic at the Disco, 30 seconds to Mars , mas com base comun: as letras tristes.
Friedrich Gray – Verão 2008 :  A coleção do australiano tem como insipiração o obscuro e emocional do estilo Emo.As formas dão um ar futurístico ao estilo.
 
From UK –   Os From UK estão quase que desbancando os emos, pois existe um requinte no estilo, mas a essência é a mesma: All-Star Branco;Skynnies justíssimas;Piercings e alargadores;O Cabelo é basicamente igual aos 'emos". As vezes  descoloridos;Muita base e pó;Camisetas com estampas de bandas indies;Meias arrastão para as meninas e Óculos enormes no estilo retrô. O visual é inspirado em jovens britânicos e tem como maior nome a cantora Amy Winehouse. O visual da moçada pós-emo não passa despercebido. Os cabelos tingidos de preto em formato “A”, caído sobre os ombros, a franja tímida e o lápis no olho são características marcante. As meninas acrescentam apliques de cabelos lisos e os garotos adotam um “mullet”.
Chanel – Pré inverno 2009  :  coleção insipirada na cantora Amy Winehouse,um dos ícones da moda jovem atual.
 
New Ravers -   é um movimento de street style que apareceu na Inglaterra em 2005, gerou ruído no Japão e agora surge em outras partes do mundo. Nasceu como uma releitura dos Ravers europeus dos anos 90 (aqui no Brasil nesta época tivemos nossos clubbers e cybermanos ) abusando do flúor nas roupas e maquiagens, os New Ravers curtem um som que mistura eletrônico e rock na linha do que já fazia o Prodigy. No caso da new rave parece que o vestir é o principal signo de identificação dessa tribo, sendo mais forte ainda do que o próprio som feito por esses jovens. No mundinho da moda, a principal grife dessa maré flúor é a londrina Cassette Playa, que disputa a atuação no mercado com o estilista Christopher Kane .
House of Holland – Inverno 2008  :  uma moda jovem e colorida, influenciada pela diversão das festas londrinas e pelo seriado “Barrados no Baile
 
Kidults –   Não possuem uma forma única de se vestir. A representação sígnica mais importante se dá por motivos compostos por personagens emblemáticos do universo infantil atemporal, como  Mickey, Minnie  e  Snoopy .  Betty Boop  e o gato  Felix  também aparecem, por se tratarem de figuras que recuperam um forte apelo vintage. Ainda fazem parte deste arsenal  Pernalonga ,  Pato Donald ,  Tio Patinhas  e, claro, personagens de animações modernas como  Shrek . Mas, para designar a permanência da infância, o modo de vestir desta tribo também emana de peças inspiradas em uniformes escolares.  É possível construir paralelos de fatores dominantes dos  Kidults  com a longa permanência da onda romântica na moda, vinculada à nostalgia que o romantismo representa. Ao mesmo tempo, peças que possuem uma inspiração infantilizada, ou seja, que lembrem vestimentas de personagens lúdicos e bonecos, constituem outro modo de representação interessante, sendo associadas a este comportamento de consumo por auxiliarem o despertar do arsenal semântico de indivíduos que se identificam com este  lifestyle .
Jean-Charles de Castelbajac – Verão 2009  : Vestidos com estampas do Mickey, Pluto. Chapéus feitos de Lego e roupas inspiradas em joguinhos da marca fizeram parte do desfile
Francisco Costa - Calvin Klein Comparado pelo maior jornal americano à Coco Chanel, por promover uma espécie de nova libertação dos sutiãs, e também alfinetado por alguns críticos, Costa está assustado com o assédio da imprensa e com a popularidade na América. "Fui comprar alguma coisa perto de casa, no South Central Park (em Nova York), quando um cara me pegou pelo braço e começou a elogiar a coleção. Fico meio tenso com isso, para mim o anonimato é fundamental."  O mineiro Francisco Costa, diretor do prêt-à-porter feminino da Calvin Klein, é a bola da vez na moda internacional.Antes de assumir o posto na Calvin Klein em 2002, ele trabalhou com Oscar de la Renta até ser pescado por Tom Ford, da Gucci, em 1998. Responsável pela criação de vestidos de luxo para clientes exclusivos e celebridades, em 2003, Francisco deixou a Gucci a convite do próprio Calvin Klein. A tão bem-sucedida trajetória do rapaz começou como estudante do Fashion Institute of Technology(FIT), em Nova York, que lhe rendeu uma bolsa de estudo na Itália. Pronto, desde então ele não parou mais. Este ano e em 2006, Francisco ganhou o prêmio de melhor designer feminino do ano pelo Council of FashionDesigners of America (CFDA).  Vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=lsQV5fAbDNo

Contenu connexe

Tendances

INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO v.02
INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO v.02INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO v.02
INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO v.02Odair Tuono
 
A moda anos 70 rose mary sena guedes senac 2015
A moda anos 70 rose mary sena guedes senac 2015A moda anos 70 rose mary sena guedes senac 2015
A moda anos 70 rose mary sena guedes senac 2015Mary Guedes
 
Apostila introdução a tecnologia têxtil 0314 1o bim
Apostila introdução a tecnologia têxtil 0314 1o bimApostila introdução a tecnologia têxtil 0314 1o bim
Apostila introdução a tecnologia têxtil 0314 1o bimLimafabiana
 
INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO
INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃOINDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO
INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃOOdair Tuono
 
Desenho de moda aula 09 planejamento de coleção
Desenho de moda aula 09 planejamento de coleçãoDesenho de moda aula 09 planejamento de coleção
Desenho de moda aula 09 planejamento de coleçãoEmone Peccini
 
História da Moda: Anos 30
História da Moda: Anos 30História da Moda: Anos 30
História da Moda: Anos 30Andressa Silva
 
Moda e Sustentabilidade
Moda e SustentabilidadeModa e Sustentabilidade
Moda e SustentabilidadeJanice Accioli
 
Materiais e tecnologia têxtil III
Materiais e tecnologia têxtil IIIMateriais e tecnologia têxtil III
Materiais e tecnologia têxtil IIIFernanda
 
Inpiração, cores, tecidos e aviamentos
Inpiração, cores, tecidos e aviamentosInpiração, cores, tecidos e aviamentos
Inpiração, cores, tecidos e aviamentosgraciolina rosa
 
Desenvolvimento de coleção MIX MODA PRODUTO
Desenvolvimento de coleção MIX MODA PRODUTODesenvolvimento de coleção MIX MODA PRODUTO
Desenvolvimento de coleção MIX MODA PRODUTOCarlosReinke
 
MODA - SÉCULO XX
MODA - SÉCULO XXMODA - SÉCULO XX
MODA - SÉCULO XXOdair Tuono
 
PESQUISA DE MODA
PESQUISA DE MODAPESQUISA DE MODA
PESQUISA DE MODAOdair Tuono
 
Beleza ao longo do tempo
Beleza ao longo do tempo Beleza ao longo do tempo
Beleza ao longo do tempo Sabrina Rizzon
 

Tendances (20)

INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO v.02
INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO v.02INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO v.02
INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO v.02
 
A moda anos 70 rose mary sena guedes senac 2015
A moda anos 70 rose mary sena guedes senac 2015A moda anos 70 rose mary sena guedes senac 2015
A moda anos 70 rose mary sena guedes senac 2015
 
Apostila introdução a tecnologia têxtil 0314 1o bim
Apostila introdução a tecnologia têxtil 0314 1o bimApostila introdução a tecnologia têxtil 0314 1o bim
Apostila introdução a tecnologia têxtil 0314 1o bim
 
Slide moda
Slide modaSlide moda
Slide moda
 
INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO
INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃOINDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO
INDUMENTÁRIA - CONCEITOS E EVOLUÇÃO
 
Desenho de moda aula 09 planejamento de coleção
Desenho de moda aula 09 planejamento de coleçãoDesenho de moda aula 09 planejamento de coleção
Desenho de moda aula 09 planejamento de coleção
 
História da Moda: Anos 30
História da Moda: Anos 30História da Moda: Anos 30
História da Moda: Anos 30
 
Moda e Sustentabilidade
Moda e SustentabilidadeModa e Sustentabilidade
Moda e Sustentabilidade
 
Materiais e tecnologia têxtil III
Materiais e tecnologia têxtil IIIMateriais e tecnologia têxtil III
Materiais e tecnologia têxtil III
 
Inpiração, cores, tecidos e aviamentos
Inpiração, cores, tecidos e aviamentosInpiração, cores, tecidos e aviamentos
Inpiração, cores, tecidos e aviamentos
 
Desenvolvimento de coleção MIX MODA PRODUTO
Desenvolvimento de coleção MIX MODA PRODUTODesenvolvimento de coleção MIX MODA PRODUTO
Desenvolvimento de coleção MIX MODA PRODUTO
 
Moulage exercício criativo
Moulage   exercício criativoMoulage   exercício criativo
Moulage exercício criativo
 
MODA - SÉCULO XX
MODA - SÉCULO XXMODA - SÉCULO XX
MODA - SÉCULO XX
 
Moda e Sociedade
Moda e SociedadeModa e Sociedade
Moda e Sociedade
 
PESQUISA DE MODA
PESQUISA DE MODAPESQUISA DE MODA
PESQUISA DE MODA
 
FASHION DESIGN
FASHION DESIGNFASHION DESIGN
FASHION DESIGN
 
Tecelagem plana
Tecelagem planaTecelagem plana
Tecelagem plana
 
Anos 80
Anos 80Anos 80
Anos 80
 
Historia de la moda
Historia de la modaHistoria de la moda
Historia de la moda
 
Beleza ao longo do tempo
Beleza ao longo do tempo Beleza ao longo do tempo
Beleza ao longo do tempo
 

Similaire à Trabalho De Pesquisa De Moda

Similaire à Trabalho De Pesquisa De Moda (20)

História das bijuterias dos anos 70 e 80
História das bijuterias dos anos 70 e 80História das bijuterias dos anos 70 e 80
História das bijuterias dos anos 70 e 80
 
Moda das décadas
Moda das décadasModa das décadas
Moda das décadas
 
Moda das décadas
Moda das décadasModa das décadas
Moda das décadas
 
Moda das décadas
Moda das décadasModa das décadas
Moda das décadas
 
moda.pdf
moda.pdfmoda.pdf
moda.pdf
 
SÉCULO XX - ANOS 70 AOS FINAL DO ANOS 90.
SÉCULO XX - ANOS 70 AOS FINAL DO ANOS 90.SÉCULO XX - ANOS 70 AOS FINAL DO ANOS 90.
SÉCULO XX - ANOS 70 AOS FINAL DO ANOS 90.
 
Anos 80
Anos 80Anos 80
Anos 80
 
Eu E A Moda
Eu E A ModaEu E A Moda
Eu E A Moda
 
E-book Lançamento Inverno 20 - Feminino
E-book Lançamento Inverno 20 - FemininoE-book Lançamento Inverno 20 - Feminino
E-book Lançamento Inverno 20 - Feminino
 
9 c 1
9 c 19 c 1
9 c 1
 
Curso
CursoCurso
Curso
 
Curso
CursoCurso
Curso
 
SimulassãO 1
SimulassãO 1SimulassãO 1
SimulassãO 1
 
Cesca modelagem em calçados
Cesca modelagem em calçadosCesca modelagem em calçados
Cesca modelagem em calçados
 
trabalho de et
trabalho de ettrabalho de et
trabalho de et
 
Laura Et ApresentaçAo !!!!!!111
Laura Et ApresentaçAo !!!!!!111Laura Et ApresentaçAo !!!!!!111
Laura Et ApresentaçAo !!!!!!111
 
FUTURE FASHION
FUTURE FASHIONFUTURE FASHION
FUTURE FASHION
 
Apresentação met projeto
Apresentação met projetoApresentação met projeto
Apresentação met projeto
 
Vogue – Nº 155 Setembro (2015)
Vogue – Nº 155 Setembro (2015)Vogue – Nº 155 Setembro (2015)
Vogue – Nº 155 Setembro (2015)
 
E-book - Semanas de Moda Verão 19/20
E-book - Semanas de Moda Verão 19/20E-book - Semanas de Moda Verão 19/20
E-book - Semanas de Moda Verão 19/20
 

Trabalho De Pesquisa De Moda

  • 1.
  • 2. A Velocidade da Moda Ao contrário do que se pensava, não estamos usando roupas espaciais, nem dirigindo carros voadores. O ataque terrorista ao World Trade Center foi o ponto de partida para o estilo romântico e inocente deste início de século. O Impacto dos Atentados na Moda
  • 3. Louis Vuitton - Verão 2002 : Desenhada com sucesso pelo americano Marc Jacobs, a Louis Vuitton fez um trabalho incrível com o jeans feito a mão e mostrou uma imagem delicada do couro de cobra. Um hippie completamente chic.
  • 4. Mundialmente conhecida por sua alta tecnologia em vestuário aquáticos - Speedo recentemente revolucionou o mercado de trajes para natação com o tecido “pele de tubarão” utilizado pelos campeões de ouro nas Olimpíadas de Atenas de 2004 - a marca traz para esta temporada inverno 2005 peças versáteis e super confortáveis, aliadas às novidades da estação, pensadas para o life sytle. Jaquetas macias sincronizadas com calças de caimento perfeito, um “mar de moletom”, e a nova linha fitness com tecidos tecnológicos que se adaptam perfeitamente as formas do corpo feminino. A Moda no Esporte
  • 5. Dry Action : Tecido com alta capacidade de transpiração, facilita ao máximo a circulação do ar, eliminando rapidamente o suor e deixando a pele livre da umidade. Torna o tecido mais leve e confortável. Foi usado por diversas equipes, como as de atletismo e vôlei. A tecnologia também está presente nas sapatilhas de atletismo.
  • 6. 2000 - A Nike introduz um conceito novo: O shox (tênis com sistema de amortecimento em forma de molas)
  • 7. A americana Alison Lewis lançou um livro que deve mudar a maneira pela qual as pessoas fazem artesanato. “Switch Craft: Battery-Powered Crafts to Make and Sew” ensina fãs de artesanato e artesãos a incrementarem suas peças com tecnologia. Alguns projetos podem ser realizados por qualquer pessoa e não requer qualquer domínio tecnológico. Moda Moda e Tecnologia Bolsa que emite luz e acende uma palavra quando o aparelho celular toca bolsa Boom Box tem alto-falantes para serem usados com MP3 players, por exemplo
  • 8.  
  • 9. Ermenegildo Zegna apresentou na sua coleção primavera/verão a Zegna iJacket, uma jaqueta vermelha com um controle para iPod na manga.. O case BeltBuckle para iPod substitui a fivela do seu cinto, assim você pode sair por aí ouvindo suas músicas sem se preocupar com o seu player. Película desenvolvida para Ipod pela grife Louis Vuitton.
  • 10. O inusitado fotógrafo Terry Richardson acaba de fazer os clicks para a nova campanha da Diesel que tem como tema das imagens o aquecimento global. Moda e Meio Ambiente
  • 11.
  • 12. Eco Bags: Bonitas e Corretas. Todos nós usamos sacolas, seja para sair do mercado com compras, para guardar alguma coisa, para jogar o lixo, carregar pequenas mercadorias. As sacolas de plástico não são biodegradáveis, podendo levar até 500 anos para se decompor. Com esta preocupação por uma preservação ambiental, e o objetivo de diminuir os riscos causados pelas sacolas plásticas ao meio ambiente, surgiram as Ecobags.
  • 13. LEVI'S INAUGURA LOJA ECOLOGICAMENTE CORRETA NA ALEMANHA A cidade de Münster, na Alemanha, ganhou a primeira loja Levi’s construída de acordo com os mais rigorosos padrões ecologicamente corretos.
  • 14.  
  • 15. Runaway To Change – Barack Obama No projeto Runway to Change, nomes como Zac Posen, Narciso Rodriguez, Donna Karan, Alexander Wang, Derek Lam, Rachel Roy, Juicy Couture, Gerald Mattews e Deréon fizeram estampas relacionadas à temática da campanha para t-shirts que são vendidas pelo site do projeto por US$ 45 cada.
  • 16.  
  • 17. Boho Chic – Surgido em 2003, na Inglaterra, a tendência boho vai além da proposta fashion. De acordo com alguns especialistas, a moda não só representa a reposta de ondas artísticas e culturais, mas também simboliza um grito de basta para as crises do século 21. Assim como em meados de 1970, em que a geração alternativa adotou um estilo de paz e amor, protestando contra guerra, violência e desigualdade social. O Boho, mais ousado dos que o hippie, tem a proposta padrão de estilo para reafirmar o gosto pela liberdade.
  • 18. Nanette Lepore – Verão 2009: A coleção foi apresentada dando um novo ar de sofisticação ao Boho e estampas com florais nas cores pasteis e do meio ambiente, desenvolvida em peças como: Blazers, shorts com cintura marcada, vestidos e túnicas.
  • 19.  
  • 20. Geek Chic - O que é um Geek? São pessoas que adoram tecnologia, produtos eletrônicos, games, ficção científica, etc. Bem, realmente eu sou um pouco assim. E como eles se vestem? É só olhar para os ícones desta turma: Bill Gates e Steve Jobs. E o que eles usam? Eles seguem um pouco o estilo Preppy ,que mostrei há algumas semanas atrás. As roupas são contraditórias: indicações do passado, garimpados em brechó, misturado com alguma coisa que lembre o futuro. Óculos, sobreposições, gravatas e camisetas.
  • 21. Triton – Inverno 2008 : uma coleção em que reinava o ar geek chic. Pense no visual dos high school americanos com muitos cardigãs de tricô, camisas certinhas abotoadas até o colarinho, óculos de grau, meias ¾ de algodão, fazendo lembrar uniformes de colégio dos idos anos 1950.
  • 22.  
  • 23. Indie – Seus lugares preferidos de fazer compras são os brechós. Fazendo a linha retro, eles têm sempre ternos das mais variadas estampas e estilos, de cores fortes, com listras e xadrez. Jeans de cintura baixa e bem justos e camisetas surradas, com estampas chamativas. Para modernidade eles cultuam a marca adidas, que esta nos pés, nas jaquetas e camisetas. Seus cortes de cabelo são inspirados no visual das bandas britânicas dos anos 60, com franjas desfiadas e de tamanhos diferentes, abusando do tamanho das costeletas e dos mullets da década de 80. É um verdadeiro culto ao antigo. Ao contrário do que se pensa, a maioria dos indies abominam o tênis All Star, pois ele representa a popularidade do grunge, eles preferem, além do tênis adidas, sapatos antigos. As mulheres seguem a linha da vocalista do grupo Yeah Yeah Yeahs, Karen O, usam vestidos na altura do joelho, com cores fortes. O acessório indispensável ao indie é o óculos. Os modelos variam desde o Ray Ban até as armações coloridas e lentes coloridas.
  • 24. Dior Homme – Verão 2006 : inspirado no estilo do roqueiro Pete Doherty, do Babyshambles, e no filme “A Laranja Mecânica”. A silhueta mantém-se a mesma, alongada, em peças justinhas, suspensórios e gravatas fininhas, blazers e calças skinny, regatas, sapatos bicolores em preto e branco e chapéus. Bem a cara de Pete Doherty
  • 25.  
  • 26. Emos – Definem-se como seres sensíveis, adoram canções com letras sofredoras, e têm os sentimentos à flor da pele. Não são violentos e odeiam injustiças. Costumam usar roupa escura e calças justas em baixo, sapatilhas Vans e t-shirts. Nos acessórios usam pulseiras e óculos de massa. Os piercings, as tatuagens que tiverem a ver com estrelas e as franjas são alguns dos seus sinais de identidade.As bandas mais representativas talvez sejam os My Chemical Romance, os Panic at the Disco, 30 seconds to Mars , mas com base comun: as letras tristes.
  • 27. Friedrich Gray – Verão 2008 : A coleção do australiano tem como insipiração o obscuro e emocional do estilo Emo.As formas dão um ar futurístico ao estilo.
  • 28.  
  • 29. From UK – Os From UK estão quase que desbancando os emos, pois existe um requinte no estilo, mas a essência é a mesma: All-Star Branco;Skynnies justíssimas;Piercings e alargadores;O Cabelo é basicamente igual aos 'emos". As vezes descoloridos;Muita base e pó;Camisetas com estampas de bandas indies;Meias arrastão para as meninas e Óculos enormes no estilo retrô. O visual é inspirado em jovens britânicos e tem como maior nome a cantora Amy Winehouse. O visual da moçada pós-emo não passa despercebido. Os cabelos tingidos de preto em formato “A”, caído sobre os ombros, a franja tímida e o lápis no olho são características marcante. As meninas acrescentam apliques de cabelos lisos e os garotos adotam um “mullet”.
  • 30. Chanel – Pré inverno 2009 : coleção insipirada na cantora Amy Winehouse,um dos ícones da moda jovem atual.
  • 31.  
  • 32. New Ravers - é um movimento de street style que apareceu na Inglaterra em 2005, gerou ruído no Japão e agora surge em outras partes do mundo. Nasceu como uma releitura dos Ravers europeus dos anos 90 (aqui no Brasil nesta época tivemos nossos clubbers e cybermanos ) abusando do flúor nas roupas e maquiagens, os New Ravers curtem um som que mistura eletrônico e rock na linha do que já fazia o Prodigy. No caso da new rave parece que o vestir é o principal signo de identificação dessa tribo, sendo mais forte ainda do que o próprio som feito por esses jovens. No mundinho da moda, a principal grife dessa maré flúor é a londrina Cassette Playa, que disputa a atuação no mercado com o estilista Christopher Kane .
  • 33. House of Holland – Inverno 2008 : uma moda jovem e colorida, influenciada pela diversão das festas londrinas e pelo seriado “Barrados no Baile
  • 34.  
  • 35. Kidults – Não possuem uma forma única de se vestir. A representação sígnica mais importante se dá por motivos compostos por personagens emblemáticos do universo infantil atemporal, como Mickey, Minnie e Snoopy . Betty Boop e o gato Felix também aparecem, por se tratarem de figuras que recuperam um forte apelo vintage. Ainda fazem parte deste arsenal Pernalonga , Pato Donald , Tio Patinhas e, claro, personagens de animações modernas como Shrek . Mas, para designar a permanência da infância, o modo de vestir desta tribo também emana de peças inspiradas em uniformes escolares. É possível construir paralelos de fatores dominantes dos Kidults com a longa permanência da onda romântica na moda, vinculada à nostalgia que o romantismo representa. Ao mesmo tempo, peças que possuem uma inspiração infantilizada, ou seja, que lembrem vestimentas de personagens lúdicos e bonecos, constituem outro modo de representação interessante, sendo associadas a este comportamento de consumo por auxiliarem o despertar do arsenal semântico de indivíduos que se identificam com este lifestyle .
  • 36. Jean-Charles de Castelbajac – Verão 2009 : Vestidos com estampas do Mickey, Pluto. Chapéus feitos de Lego e roupas inspiradas em joguinhos da marca fizeram parte do desfile
  • 37. Francisco Costa - Calvin Klein Comparado pelo maior jornal americano à Coco Chanel, por promover uma espécie de nova libertação dos sutiãs, e também alfinetado por alguns críticos, Costa está assustado com o assédio da imprensa e com a popularidade na América. "Fui comprar alguma coisa perto de casa, no South Central Park (em Nova York), quando um cara me pegou pelo braço e começou a elogiar a coleção. Fico meio tenso com isso, para mim o anonimato é fundamental." O mineiro Francisco Costa, diretor do prêt-à-porter feminino da Calvin Klein, é a bola da vez na moda internacional.Antes de assumir o posto na Calvin Klein em 2002, ele trabalhou com Oscar de la Renta até ser pescado por Tom Ford, da Gucci, em 1998. Responsável pela criação de vestidos de luxo para clientes exclusivos e celebridades, em 2003, Francisco deixou a Gucci a convite do próprio Calvin Klein. A tão bem-sucedida trajetória do rapaz começou como estudante do Fashion Institute of Technology(FIT), em Nova York, que lhe rendeu uma bolsa de estudo na Itália. Pronto, desde então ele não parou mais. Este ano e em 2006, Francisco ganhou o prêmio de melhor designer feminino do ano pelo Council of FashionDesigners of America (CFDA). Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lsQV5fAbDNo