SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  20
Télécharger pour lire hors ligne
Universalismo   Universalismo é a compreensão de que todas as religiões e filosofias contêm uma parcela da Verdade Cósmica .
Ser universalista não é algo fácil, exigindo um exercício constante de tolerância e discernimento. Talvez uma boa forma de se iniciar uma caminhada espiritualista universalista seja observar atentamente os pontos em comum entre as diferentes visões da vida, deixando de lado as controvérsias.
A partir disso, será possível começar a vislumbrar a presença da Inteligência Universal por trás do pensamento religioso/filosófico de todas as culturas, sejam elas de caráter monoteísta ou politeísta, dualista ou monista, materialista ou espiritualista, empírico ou científico, etc. Com certeza, há fundamentos em comum para as diversas formas de enxergar o mundo, mas também, e talvez sobretudo, há complementaridades.
Não necessariamente duas visões diferentes sobre um mesmo assunto são contrárias! Mas, como essas visões provêm de ângulos diferentes, na realidade, se complementam. Para exemplificar essa questão, é interessante recordar uma velha história hindu, que passo a relatar em seguida.
Numa cidade da Índia viviam sete 7 cegos, que tinham alguma sabedoria. Como os seus conselhos eram quase sempre muito úteis, todas as pessoas que tinham problemas recorriam à ajuda deles. Eram amigos, mas havia uma certa rivalidade entre eles, o que, de vez em quando, causava uma discussão sobre qual seria o mais sábio. Em certa oportunidade, depois de muito conversarem acerca da Grande Verdade da Vida, não chegaram a um acordo.
O sétimo cego ficou muito contrariado, resolvendo morar sozinho numa caverna de montanha. Antes de ir embora, falou aos demais: “Somos cegos para que possamos ouvir e entender melhor o que as outras pessoas não alcançam. Em vez de aconselhar aos necessitados, vocês ficam aí discutindo, como se quisessem vencer uma competição.
Não concordo com isso! Vou-me embora!” Sete 7 meses depois, chegou à cidade um homem montado num enorme elefante. Os cegos, que nunca haviam tocado num elefante, foram para a rua ao encontro dele.  O primeiro apalpou a barriga do animal, declarando: “Trata-se de um ser gigantesco e fortíssimo! Posso tocar nos seus músculos e não se movem, parecendo paredes!”
Mas o segundo cego, tocando nas presas do elefante, afirmou: “Que bobagem! Este animal é pontudo como uma lança, uma verdadeira arma de guerra.” Então, alguém falou: “ Ambos se enganam!” Era o terceiro cego, que apertava a tromba do elefante. E acrescentou: “Este animal é idêntico a uma serpente! Contudo não morde, porque é desdentado. É como uma cobra mansa e macia.”
Em seguida, bradou o quinto cego, logo após mexer nas orelhas do elefante: “Vocês estão loucos! Este animal não se parece com nenhum outro, pois os seus movimentos são ondulatórios, como se o seu corpo fosse uma cortina.” Na sequência, o sexto cego, tocando a pequena cauda do elefante, concluiu: “Todos vocês estão completamente errados! Este animal é como uma rocha com uma corda presa no corpo. O que há com vocês?”
E assim ficaram, por longos minutos, debatendo aos gritos. Então, o sétimo cego, que descera a montanha procurando víveres, apareceu conduzido por uma criança. Ouvindo a discussão, solicitou que o menino desenhasse, na terra, a figura do elefante. Após tocar cuidadosamente os contornos do desenho, percebeu que todos os seis cegos estavam certos parcialmente, mas, ao mesmo tempo, bastante enganados. Agradeceu ao garoto e atestou: 
“ É assim que os homens se comportam perante a Verdade. Mal tocam numa parte e já pensam que é o Todo!”  A seguir, se afastou de seus antigos companheiros, entendendo que eles continuavam sem enxergar...
Portanto, a verdade científica, a espírita, a budista, a judaica, a muçulmana, a católica, dentre outras verdades, são complementares, já que nenhuma religião ou filosofia de vida poderá, a seu modo particular, captar completamente o Todo ou Deus.
Por isso, não é tão difícil concluir que uma visão mais universalista/ecumênica do mundo tem a possibilidade de maiores aprendizados. No entanto, isso não quer dizer que as pessoas devam deixar suas práticas religiosas de lado, nem passar a ter preconceitos com relação àqueles que se dediquem, de forma mais exclusiva, a uma religião de sua preferência.
Ao contrário, um universalista pode ter uma religião específica, mas o que o diferencia de pessoas ortodoxas é a flexibilidade de pensamento e a humildade, pois, apesar de preferir uma forma de culto, reconhece que Deus está em todos os lugares e corações humanos. A Divindade ou Inteligência Universal é infinita e manifesta-se por múltiplas maneiras. O espiritualista universalista verdadeiro entende que, por trás de qualquer forma, há uma Essência.
Mas, qual ou quais as vantagens práticas do Universalismo? Em princípio, pelo menos, há dois grandes benefícios em se manter uma postura universalista perante a vida. Um deles, que já foi comentado, é a possibilidade de  novos aprendizados , já que a falta de preconceito quanto a outras filosofias e religiões, permite o exame isento de outros pontos de vista.  E isso é algo extremamente lógico, pois não é nada inteligente desprezar o que outras pessoas conseguiram através de estudos (científicos ou não), meditações e práticas diversas, muitas vezes por inúmeros anos de dedicação. Por que segregar tradições filosóficas, religiosas ou esotéricas seculares?
Será que essas tradições não possuem conhecimentos que nos podem ser úteis no dia a dia? Será que não desenvolveram algum tipo de sabedoria? Além disso, é importante salientar que, numa determinada tradição, mesmo que haja conceitos que não se adequem a nossa vida, não é por isso que devemos concluir que o seu conjunto de ideias seja imprestável.
É importante usar um “olho clínico” ou uma “visão interna”, para discernir o que é útil de fato (é claro que isso é pessoal). E quanto aos aparentes “erros” ou “distorções”, por que não aprender com as “falhas” dos outros? Simplesmente jogar fora a experiência de nossos semelhantes é um ato de arrogância e  inteligência limitada .
O segundo claro benefício de uma postura universalista é o desenvolvimento de tolerância quanto aos outros pontos de vista. Obviamente, um espiritualista universalista provavelmente contribuirá para uma convivência mais harmônica, na sociedade humana. No entanto, é relevante voltar a frisar que praticar o Universalismo de fato não é algo simples ou trivial.
É preciso se despojar de ideias pré-concebidas e dogmas, mantendo constantemente uma mente aberta a novas possibilidades e entendendo que um ponto de vista diferente não necessariamente derrubará a estrutura de compreensão que temos do mundo, mas sim que poderá agregar algum valor novo, complementando o que já sabíamos. Em outras palavras, não é preciso encarar ideias novas ou diferentes como ameaças. Paz a todos.   Pablo de Salamanca
Slides: Lar Universalista Amor Divino Imagens : Google Visite o Blog: laruniversalistaamordivino.blogspot.com

Contenu connexe

Tendances

Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº1
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº1Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº1
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº1AnaKlein1
 
Refletindo filosoficamente sobre a ciência
Refletindo filosoficamente sobre a ciênciaRefletindo filosoficamente sobre a ciência
Refletindo filosoficamente sobre a ciênciaarrowds7
 
04 a mediunidade e os cientistas (versão-jan08)
04   a mediunidade e os cientistas (versão-jan08)04   a mediunidade e os cientistas (versão-jan08)
04 a mediunidade e os cientistas (versão-jan08)Edvaldok1958
 
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº2
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº2Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº2
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº2HelenaBray
 
A filosofia da_liberdade_rudolf_steiner
A filosofia da_liberdade_rudolf_steinerA filosofia da_liberdade_rudolf_steiner
A filosofia da_liberdade_rudolf_steinerjcteixeira79
 
Amit Goswami - A Física da Alma
Amit Goswami - A Física da AlmaAmit Goswami - A Física da Alma
Amit Goswami - A Física da AlmaMarcel Mourão
 
Documento1
Documento1Documento1
Documento1ValSony
 
Gabriel delanne-o-espiritismo-perante-a-ciencia
Gabriel delanne-o-espiritismo-perante-a-cienciaGabriel delanne-o-espiritismo-perante-a-ciencia
Gabriel delanne-o-espiritismo-perante-a-cienciaLucas Primani
 
Observar, comparar e julgar
Observar, comparar e julgarObservar, comparar e julgar
Observar, comparar e julgarHelio Cruz
 
F 2007 ficha de trabalho módulo ii - a acção humana e os valores
F 2007 ficha de trabalho  módulo ii -  a acção humana e os valoresF 2007 ficha de trabalho  módulo ii -  a acção humana e os valores
F 2007 ficha de trabalho módulo ii - a acção humana e os valoresmluisavalente
 

Tendances (18)

A inquietante existência de deus
A inquietante existência de deusA inquietante existência de deus
A inquietante existência de deus
 
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº1
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº1Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº1
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº1
 
Refletindo filosoficamente sobre a ciência
Refletindo filosoficamente sobre a ciênciaRefletindo filosoficamente sobre a ciência
Refletindo filosoficamente sobre a ciência
 
Ptgv 14
Ptgv 14Ptgv 14
Ptgv 14
 
04 a mediunidade e os cientistas (versão-jan08)
04   a mediunidade e os cientistas (versão-jan08)04   a mediunidade e os cientistas (versão-jan08)
04 a mediunidade e os cientistas (versão-jan08)
 
Filosofia da Ciência
Filosofia da CiênciaFilosofia da Ciência
Filosofia da Ciência
 
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº2
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº2Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº2
Jornal de Filosofia - Versão Papel - nº2
 
# Barao c d prel - o outro lado da vida - [ espiritismo]
#   Barao c d prel - o outro lado da vida - [ espiritismo]#   Barao c d prel - o outro lado da vida - [ espiritismo]
# Barao c d prel - o outro lado da vida - [ espiritismo]
 
Amor à Sabedoria
Amor à Sabedoria Amor à Sabedoria
Amor à Sabedoria
 
A filosofia da_liberdade_rudolf_steiner
A filosofia da_liberdade_rudolf_steinerA filosofia da_liberdade_rudolf_steiner
A filosofia da_liberdade_rudolf_steiner
 
Amit Goswami - A Física da Alma
Amit Goswami - A Física da AlmaAmit Goswami - A Física da Alma
Amit Goswami - A Física da Alma
 
Documento1
Documento1Documento1
Documento1
 
Cepticismo
CepticismoCepticismo
Cepticismo
 
Gabriel delanne-o-espiritismo-perante-a-ciencia
Gabriel delanne-o-espiritismo-perante-a-cienciaGabriel delanne-o-espiritismo-perante-a-ciencia
Gabriel delanne-o-espiritismo-perante-a-ciencia
 
Observar, comparar e julgar
Observar, comparar e julgarObservar, comparar e julgar
Observar, comparar e julgar
 
F 2007 ficha de trabalho módulo ii - a acção humana e os valores
F 2007 ficha de trabalho  módulo ii -  a acção humana e os valoresF 2007 ficha de trabalho  módulo ii -  a acção humana e os valores
F 2007 ficha de trabalho módulo ii - a acção humana e os valores
 
Liberdade
LiberdadeLiberdade
Liberdade
 
TEORIA DO CONHECIMENTO
TEORIA DO CONHECIMENTOTEORIA DO CONHECIMENTO
TEORIA DO CONHECIMENTO
 

Similaire à Universalismo

INTRODUCAO-AS-CIENCIAS-SOCIAIS-II.pptx.ppt
INTRODUCAO-AS-CIENCIAS-SOCIAIS-II.pptx.pptINTRODUCAO-AS-CIENCIAS-SOCIAIS-II.pptx.ppt
INTRODUCAO-AS-CIENCIAS-SOCIAIS-II.pptx.pptssuser2af87a
 
Para que filosofia capítulo 1 resenha chauí - atualizado
Para que filosofia   capítulo 1 resenha  chauí -  atualizadoPara que filosofia   capítulo 1 resenha  chauí -  atualizado
Para que filosofia capítulo 1 resenha chauí - atualizadoRita Gonçalves
 
Religião – Racionalidade incoerente
Religião – Racionalidade incoerenteReligião – Racionalidade incoerente
Religião – Racionalidade incoerenteDiego Góes
 
Jiddu Krishnamurti - Liberte-se do Passado.pdf
Jiddu Krishnamurti - Liberte-se do Passado.pdfJiddu Krishnamurti - Liberte-se do Passado.pdf
Jiddu Krishnamurti - Liberte-se do Passado.pdfHubertoRohden2
 
Entendendo a vida evo consolador
Entendendo a vida evo consoladorEntendendo a vida evo consolador
Entendendo a vida evo consoladormarciot
 
Jiddu Krishnamurti -Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento.pdf
Jiddu Krishnamurti -Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento.pdfJiddu Krishnamurti -Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento.pdf
Jiddu Krishnamurti -Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento.pdfHubertoRohden2
 
Deus, uma ideia improvável -- Religião, psicologia, filosofia e sociedade. - ...
Deus, uma ideia improvável -- Religião, psicologia, filosofia e sociedade. - ...Deus, uma ideia improvável -- Religião, psicologia, filosofia e sociedade. - ...
Deus, uma ideia improvável -- Religião, psicologia, filosofia e sociedade. - ...Diego Góes
 
Aprender Filosofia 8 ano - Editora Enovus
Aprender Filosofia 8 ano - Editora EnovusAprender Filosofia 8 ano - Editora Enovus
Aprender Filosofia 8 ano - Editora EnovusEditoraEnovus
 
AUGUSTO CURY - O Mestre da Sensibilidade - Ana -.pdf
AUGUSTO CURY - O Mestre da Sensibilidade - Ana -.pdfAUGUSTO CURY - O Mestre da Sensibilidade - Ana -.pdf
AUGUSTO CURY - O Mestre da Sensibilidade - Ana -.pdfVIEIRA RESENDE
 
ATIVIDADE SENSO COMUM- Prof.Ms.Noe Assunção
ATIVIDADE SENSO COMUM- Prof.Ms.Noe AssunçãoATIVIDADE SENSO COMUM- Prof.Ms.Noe Assunção
ATIVIDADE SENSO COMUM- Prof.Ms.Noe AssunçãoProf. Noe Assunção
 
Introdução à filosofia
Introdução à filosofiaIntrodução à filosofia
Introdução à filosofiaClerison Alves
 
ATIVIDADE DE FILOSOFIA 2.docx
ATIVIDADE DE FILOSOFIA  2.docxATIVIDADE DE FILOSOFIA  2.docx
ATIVIDADE DE FILOSOFIA 2.docxElieidw
 
Aula 3 a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe Assunção
Aula 3   a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe AssunçãoAula 3   a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe Assunção
Aula 3 a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe AssunçãoProf. Noe Assunção
 
Jiddu Krishnamurti - O Novo Ente Humano.pdf
Jiddu Krishnamurti - O Novo Ente Humano.pdfJiddu Krishnamurti - O Novo Ente Humano.pdf
Jiddu Krishnamurti - O Novo Ente Humano.pdfHubertoRohden2
 

Similaire à Universalismo (20)

Ceuinferno 001 1a. parte_capítulo i o porvir e o nada (itens 1 a 6)
Ceuinferno 001 1a. parte_capítulo i  o porvir e o nada (itens 1 a 6)Ceuinferno 001 1a. parte_capítulo i  o porvir e o nada (itens 1 a 6)
Ceuinferno 001 1a. parte_capítulo i o porvir e o nada (itens 1 a 6)
 
INTRODUCAO-AS-CIENCIAS-SOCIAIS-II.pptx.ppt
INTRODUCAO-AS-CIENCIAS-SOCIAIS-II.pptx.pptINTRODUCAO-AS-CIENCIAS-SOCIAIS-II.pptx.ppt
INTRODUCAO-AS-CIENCIAS-SOCIAIS-II.pptx.ppt
 
Para que filosofia capítulo 1 resenha chauí - atualizado
Para que filosofia   capítulo 1 resenha  chauí -  atualizadoPara que filosofia   capítulo 1 resenha  chauí -  atualizado
Para que filosofia capítulo 1 resenha chauí - atualizado
 
Religião – Racionalidade incoerente
Religião – Racionalidade incoerenteReligião – Racionalidade incoerente
Religião – Racionalidade incoerente
 
Jiddu Krishnamurti - Liberte-se do Passado.pdf
Jiddu Krishnamurti - Liberte-se do Passado.pdfJiddu Krishnamurti - Liberte-se do Passado.pdf
Jiddu Krishnamurti - Liberte-se do Passado.pdf
 
Trabalho filosofia descartes
Trabalho filosofia descartesTrabalho filosofia descartes
Trabalho filosofia descartes
 
Entendendo a vida evo consolador
Entendendo a vida evo consoladorEntendendo a vida evo consolador
Entendendo a vida evo consolador
 
Jiddu Krishnamurti -Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento.pdf
Jiddu Krishnamurti -Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento.pdfJiddu Krishnamurti -Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento.pdf
Jiddu Krishnamurti -Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento.pdf
 
Deus, uma ideia improvável -- Religião, psicologia, filosofia e sociedade. - ...
Deus, uma ideia improvável -- Religião, psicologia, filosofia e sociedade. - ...Deus, uma ideia improvável -- Religião, psicologia, filosofia e sociedade. - ...
Deus, uma ideia improvável -- Religião, psicologia, filosofia e sociedade. - ...
 
Aprender Filosofia 8 ano - Editora Enovus
Aprender Filosofia 8 ano - Editora EnovusAprender Filosofia 8 ano - Editora Enovus
Aprender Filosofia 8 ano - Editora Enovus
 
AUGUSTO CURY - O Mestre da Sensibilidade - Ana -.pdf
AUGUSTO CURY - O Mestre da Sensibilidade - Ana -.pdfAUGUSTO CURY - O Mestre da Sensibilidade - Ana -.pdf
AUGUSTO CURY - O Mestre da Sensibilidade - Ana -.pdf
 
O que é filosofia
O que é filosofiaO que é filosofia
O que é filosofia
 
Apostila 1 filosofia cpia
Apostila 1 filosofia   cpiaApostila 1 filosofia   cpia
Apostila 1 filosofia cpia
 
ATIVIDADE SENSO COMUM- Prof.Ms.Noe Assunção
ATIVIDADE SENSO COMUM- Prof.Ms.Noe AssunçãoATIVIDADE SENSO COMUM- Prof.Ms.Noe Assunção
ATIVIDADE SENSO COMUM- Prof.Ms.Noe Assunção
 
Introdução à filosofia
Introdução à filosofiaIntrodução à filosofia
Introdução à filosofia
 
ATIVIDADE DE FILOSOFIA 2.docx
ATIVIDADE DE FILOSOFIA  2.docxATIVIDADE DE FILOSOFIA  2.docx
ATIVIDADE DE FILOSOFIA 2.docx
 
Aula 3 a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe Assunção
Aula 3   a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe AssunçãoAula 3   a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe Assunção
Aula 3 a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe Assunção
 
Filosofia e realidade2.pptx
Filosofia e realidade2.pptxFilosofia e realidade2.pptx
Filosofia e realidade2.pptx
 
Jiddu Krishnamurti - O Novo Ente Humano.pdf
Jiddu Krishnamurti - O Novo Ente Humano.pdfJiddu Krishnamurti - O Novo Ente Humano.pdf
Jiddu Krishnamurti - O Novo Ente Humano.pdf
 
Roteiro lição 31
Roteiro lição 31Roteiro lição 31
Roteiro lição 31
 

Plus de Claudio Duarte Sá (20)

A interpretação dos sonhos
A interpretação dos sonhosA interpretação dos sonhos
A interpretação dos sonhos
 
Órion e as Piramides.
Órion e as Piramides.Órion e as Piramides.
Órion e as Piramides.
 
Psicanalise ontem psicanalise hoje
Psicanalise ontem psicanalise hojePsicanalise ontem psicanalise hoje
Psicanalise ontem psicanalise hoje
 
Frutas
FrutasFrutas
Frutas
 
Frutas
FrutasFrutas
Frutas
 
Meu corpo o caminho
Meu corpo   o caminhoMeu corpo   o caminho
Meu corpo o caminho
 
Autopunição e Autoperdão
Autopunição e AutoperdãoAutopunição e Autoperdão
Autopunição e Autoperdão
 
O segredo resumido
O segredo resumidoO segredo resumido
O segredo resumido
 
Plasma marinho
Plasma marinhoPlasma marinho
Plasma marinho
 
Prova científica da aura e seu campo energético.
Prova científica da aura e seu campo energético.Prova científica da aura e seu campo energético.
Prova científica da aura e seu campo energético.
 
Aura foto kirlian
Aura   foto kirlianAura   foto kirlian
Aura foto kirlian
 
Um desafio
Um desafioUm desafio
Um desafio
 
Maledicência
MaledicênciaMaledicência
Maledicência
 
ÁLCOOL NÃO
ÁLCOOL NÃOÁLCOOL NÃO
ÁLCOOL NÃO
 
Os vivos do além
Os vivos do alémOs vivos do além
Os vivos do além
 
Coincidencias
CoincidenciasCoincidencias
Coincidencias
 
Além túmulo
Além túmuloAlém túmulo
Além túmulo
 
A espada simbólica
A espada simbólicaA espada simbólica
A espada simbólica
 
O silencio e as palavras
O silencio e as palavrasO silencio e as palavras
O silencio e as palavras
 
Universalismo
Universalismo Universalismo
Universalismo
 

Universalismo

  • 1. Universalismo   Universalismo é a compreensão de que todas as religiões e filosofias contêm uma parcela da Verdade Cósmica .
  • 2. Ser universalista não é algo fácil, exigindo um exercício constante de tolerância e discernimento. Talvez uma boa forma de se iniciar uma caminhada espiritualista universalista seja observar atentamente os pontos em comum entre as diferentes visões da vida, deixando de lado as controvérsias.
  • 3. A partir disso, será possível começar a vislumbrar a presença da Inteligência Universal por trás do pensamento religioso/filosófico de todas as culturas, sejam elas de caráter monoteísta ou politeísta, dualista ou monista, materialista ou espiritualista, empírico ou científico, etc. Com certeza, há fundamentos em comum para as diversas formas de enxergar o mundo, mas também, e talvez sobretudo, há complementaridades.
  • 4. Não necessariamente duas visões diferentes sobre um mesmo assunto são contrárias! Mas, como essas visões provêm de ângulos diferentes, na realidade, se complementam. Para exemplificar essa questão, é interessante recordar uma velha história hindu, que passo a relatar em seguida.
  • 5. Numa cidade da Índia viviam sete 7 cegos, que tinham alguma sabedoria. Como os seus conselhos eram quase sempre muito úteis, todas as pessoas que tinham problemas recorriam à ajuda deles. Eram amigos, mas havia uma certa rivalidade entre eles, o que, de vez em quando, causava uma discussão sobre qual seria o mais sábio. Em certa oportunidade, depois de muito conversarem acerca da Grande Verdade da Vida, não chegaram a um acordo.
  • 6. O sétimo cego ficou muito contrariado, resolvendo morar sozinho numa caverna de montanha. Antes de ir embora, falou aos demais: “Somos cegos para que possamos ouvir e entender melhor o que as outras pessoas não alcançam. Em vez de aconselhar aos necessitados, vocês ficam aí discutindo, como se quisessem vencer uma competição.
  • 7. Não concordo com isso! Vou-me embora!” Sete 7 meses depois, chegou à cidade um homem montado num enorme elefante. Os cegos, que nunca haviam tocado num elefante, foram para a rua ao encontro dele. O primeiro apalpou a barriga do animal, declarando: “Trata-se de um ser gigantesco e fortíssimo! Posso tocar nos seus músculos e não se movem, parecendo paredes!”
  • 8. Mas o segundo cego, tocando nas presas do elefante, afirmou: “Que bobagem! Este animal é pontudo como uma lança, uma verdadeira arma de guerra.” Então, alguém falou: “ Ambos se enganam!” Era o terceiro cego, que apertava a tromba do elefante. E acrescentou: “Este animal é idêntico a uma serpente! Contudo não morde, porque é desdentado. É como uma cobra mansa e macia.”
  • 9. Em seguida, bradou o quinto cego, logo após mexer nas orelhas do elefante: “Vocês estão loucos! Este animal não se parece com nenhum outro, pois os seus movimentos são ondulatórios, como se o seu corpo fosse uma cortina.” Na sequência, o sexto cego, tocando a pequena cauda do elefante, concluiu: “Todos vocês estão completamente errados! Este animal é como uma rocha com uma corda presa no corpo. O que há com vocês?”
  • 10. E assim ficaram, por longos minutos, debatendo aos gritos. Então, o sétimo cego, que descera a montanha procurando víveres, apareceu conduzido por uma criança. Ouvindo a discussão, solicitou que o menino desenhasse, na terra, a figura do elefante. Após tocar cuidadosamente os contornos do desenho, percebeu que todos os seis cegos estavam certos parcialmente, mas, ao mesmo tempo, bastante enganados. Agradeceu ao garoto e atestou: 
  • 11. “ É assim que os homens se comportam perante a Verdade. Mal tocam numa parte e já pensam que é o Todo!”  A seguir, se afastou de seus antigos companheiros, entendendo que eles continuavam sem enxergar...
  • 12. Portanto, a verdade científica, a espírita, a budista, a judaica, a muçulmana, a católica, dentre outras verdades, são complementares, já que nenhuma religião ou filosofia de vida poderá, a seu modo particular, captar completamente o Todo ou Deus.
  • 13. Por isso, não é tão difícil concluir que uma visão mais universalista/ecumênica do mundo tem a possibilidade de maiores aprendizados. No entanto, isso não quer dizer que as pessoas devam deixar suas práticas religiosas de lado, nem passar a ter preconceitos com relação àqueles que se dediquem, de forma mais exclusiva, a uma religião de sua preferência.
  • 14. Ao contrário, um universalista pode ter uma religião específica, mas o que o diferencia de pessoas ortodoxas é a flexibilidade de pensamento e a humildade, pois, apesar de preferir uma forma de culto, reconhece que Deus está em todos os lugares e corações humanos. A Divindade ou Inteligência Universal é infinita e manifesta-se por múltiplas maneiras. O espiritualista universalista verdadeiro entende que, por trás de qualquer forma, há uma Essência.
  • 15. Mas, qual ou quais as vantagens práticas do Universalismo? Em princípio, pelo menos, há dois grandes benefícios em se manter uma postura universalista perante a vida. Um deles, que já foi comentado, é a possibilidade de  novos aprendizados , já que a falta de preconceito quanto a outras filosofias e religiões, permite o exame isento de outros pontos de vista. E isso é algo extremamente lógico, pois não é nada inteligente desprezar o que outras pessoas conseguiram através de estudos (científicos ou não), meditações e práticas diversas, muitas vezes por inúmeros anos de dedicação. Por que segregar tradições filosóficas, religiosas ou esotéricas seculares?
  • 16. Será que essas tradições não possuem conhecimentos que nos podem ser úteis no dia a dia? Será que não desenvolveram algum tipo de sabedoria? Além disso, é importante salientar que, numa determinada tradição, mesmo que haja conceitos que não se adequem a nossa vida, não é por isso que devemos concluir que o seu conjunto de ideias seja imprestável.
  • 17. É importante usar um “olho clínico” ou uma “visão interna”, para discernir o que é útil de fato (é claro que isso é pessoal). E quanto aos aparentes “erros” ou “distorções”, por que não aprender com as “falhas” dos outros? Simplesmente jogar fora a experiência de nossos semelhantes é um ato de arrogância e  inteligência limitada .
  • 18. O segundo claro benefício de uma postura universalista é o desenvolvimento de tolerância quanto aos outros pontos de vista. Obviamente, um espiritualista universalista provavelmente contribuirá para uma convivência mais harmônica, na sociedade humana. No entanto, é relevante voltar a frisar que praticar o Universalismo de fato não é algo simples ou trivial.
  • 19. É preciso se despojar de ideias pré-concebidas e dogmas, mantendo constantemente uma mente aberta a novas possibilidades e entendendo que um ponto de vista diferente não necessariamente derrubará a estrutura de compreensão que temos do mundo, mas sim que poderá agregar algum valor novo, complementando o que já sabíamos. Em outras palavras, não é preciso encarar ideias novas ou diferentes como ameaças. Paz a todos.   Pablo de Salamanca
  • 20. Slides: Lar Universalista Amor Divino Imagens : Google Visite o Blog: laruniversalistaamordivino.blogspot.com