SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  14
catástrofes naturais: As catástrofes  naturais são fenómenos produzidos pela Natureza que frequentemente provocam grandes destruições materiais e também a perda de muitas vidas humanas ainda havendo algumas destruições que alteram a superfície terrestre. Catástrofes naturais
Algumas catástrofes naturais TSUNAMIS VULCÕES  ERUPÇÕES VULCANICAS  TERRAMOTOS OU SISMOS  TEMPESTADES  CICLONES  TORNADOS CHEIAS SECAS AVALANCHES FOGOS FLORESTAIS RISCOS E PERIGOS DAS     CATÁSTROFES NATURAIS
Tsunamis    Os tsunamis são um resultado dos sismos. Estes maremotos não têm origem no vento, mas sim na actividade sísmica submarina. São provocados por abalos da terra e por erupções vulcânicas que ocorrem nas fossas oceânicas e nas ilhas. Os maremotos provocam um ligeiro arqueamento bem localizado da superfície do mar que origina a formação de ondas ao longo de várias dezenas de quilómetros. Estas ondas são praticamente invisíveis em mar aberto. Embora se possam propagar a 800 km/h, os navegadores quase não dão por elas. No entanto, ao aproximarem-se do litoral, essas montanhas de água erguem-se subitamente, devastando tudo à sua passagem. Os tsunamis atravessam o oceano em poucas horas.
Vulcões O vulcão é a abertura da crosta terrestre pela qual se projectam gases, material elástico e magma (uma massa de origem mineral ou orgânica que se encontra em grande profundidade na superfície do planeta Terra), procedentes do interior da Terra. Ocorre tanto nas regiões continentais como nas submarinas, mas sabe-se que os magmas se originam a altas temperaturas e pressões, e que essas condições se encontram principalmente nas regiões de contacto das placas que formam a litosfera(parte que envolve a parte sólida da Terra) . A capacidade de ascensão de um magma na crosta é determinada pela sua densidade e a pressão que actua na fonte. Alguns magmas não ascendem directamente da sua fonte ao ponto de erupção, mas são colectados numa câmara magmática de profundidade intermediária .
 Erupções vulcânicas As erupções vulcânicas são uma das manifestações mais grandiosas e espectaculares da crosta terrestre, são a emissão de materiais do interior da Terra, no estado de ignição (Estado de um corpo em combustão ). Até há pouco tempo, ao ver que a maioria destas emissões tinham lugar nas proximidades do mar, supôs-se que dependiam da infiltração de águas marinhas. Hoje em dia acredita-se que estas erupções são devidas a deslocamentos da crosta terrestre que alteram o estado de equilíbrio do chamado magma, isto é, dos materiais da parte inferior da crosta terrestre, submetidos a temperatura muito elevada e a consideráveis pressões. Com o deslocamento de grandes massas da crosta, alteram-se as pressões a que está submetido o magma, o que facilita a fusão dos magmas profundos e a evaporação dos gases que eles contêm
Terramotos É um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia na forma de ondas sísmicas. A maior parte dos terramotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectónicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilómetros  Entre os efeitos dos terramotos estão a vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de efeitos prejudiciais em construções feitas pelo homem .
Tempestades As tempestades são o vento mais violento que ocorre no mundo atual.  Desenvolvem-se sobre o mar, mas podem ser levados para a terra pelo vento. São mais frequentes em três regiões do mundo:  No mar das Caraíbas, na parte sul do oceano Índico e no Atlântico Norte clima dos furacões. Na zona do oceano Indico são conhecidos como os ciclones. Na parte norte do oceano Pacifico, os Japoneses chamam-lhes tufões.
Ciclones Os ciclones, ou depressões, são áreas de pressão baixa em torno das quais o vento sopra no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio no hemisfério Norte e no sentido do movimento dos ponteiros no hemisfério Sul. O sentido da rotação é consequência directa do efeito de Coriolis, que reflecte a rotação da Terra. Este tipo de depressões pode atingir alguns milhares de quilómetros de diâmetro e serem tão profundas quanto a troposfera (camada mais baixa da atmosfera, com cerca de 10 km de espessura). Com um mínimo de pressão no centro, este fenómeno apresenta uma circulação ciclónica, daí a origem do nome .
Tornado  Um tornado consiste numa violenta coluna de ar, móvel e rotativa, que pode, ou não, entrar em contacto com o solo. A palavra tornado é de origem castelhana e pretende transmitir a noção do movimento circular de um torno que caracteriza o movimento do ar neste fenómeno.  Camões já tinha apresentado uma visão da tromba-d’água, ou tromba marítima, um fenómeno com a mesma tipologia do tornado, mas no mar.
Cheias ou inundações As cheias são fenómenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade. Este excesso de precipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, originando o extravase do leito normal e a inundação das margens e áreas circunvizinhas.  Nalgumas partes do globo as cheias podem dever-se também ao derretimento de calotes de gelo. As cheias podem ainda ser causadas pela rotura de barragens, associadas ou não a fenómenos meteorológicos adversos.
Seca      É um o fenómeno climático causado pela insuficiência de precipitação, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.Este fenómeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes. Normalmente a ocorrência da seca ultrapassa por um período de tempo a precipitação de chuvas.A diminuição do volume de água no Mar de Aral é considerada um dos maiores desastres ambientais e humanos da história, que produziram uma situação de seca.
AVALANCHES Nas regiões montanhosas com glaciares e neves é frequente ocorrem avalanchas, que são deslocamentos de grandes massas de neve e gelo que se desprendem de uma zona alta e que descem para locais mais baixos, arrastando consigo tudo o que esteja no seu caminho - vegetação, material rochoso, casas, etc. - ao longo das vertentes. As avalanchas ocorrem quando se acumula muita neve numa zona de vertente elevada, especialmente quando se dispõe sobre uma camada de consistência diferente que serve de plano de deslizamento e fica em equilíbrio instável. Estes fenómenos provocam a destruição à sua passagem e podem soterrar extensas áreas situadas na base das montanhas.
OS FOGOS FLORESTAIS Os fogos florestais podem ser provocados por fenómenos naturais (por exemplo trovoadas) ou humanos, tendo estes últimos, uma prevalência muito elevada. Os impactos dos fogos florestais são muito elevados tanto ao nível ambiental (destruição de ecossistemas) como económico (destruição de casas e fábricas, destruição de postos de electricidade, inviabilidade de usar os recursos florestais…
Riscos e perigos das catástrofes naturais As catástrofes naturais afectam gravemente a segurança das pessoas, as condições de vida das populações e a estrutura socioeconómica de um país, devido a processos de ruptura entre o ambiente natural e o sistema social.

Contenu connexe

Tendances

Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturaisguest00ce198
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturaissoniaweber
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturaisRui Basto
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres NaturaisUFSM
 
Apontamentos Riscos e Catástrofes
Apontamentos Riscos e CatástrofesApontamentos Riscos e Catástrofes
Apontamentos Riscos e Catástrofesasgeoprofessoras
 
Catástrofes em Portugal
Catástrofes em PortugalCatástrofes em Portugal
Catástrofes em Portugalgeocoisas
 
Efeitos da-catastrofes-naturais[1]
Efeitos da-catastrofes-naturais[1]Efeitos da-catastrofes-naturais[1]
Efeitos da-catastrofes-naturais[1]adelinacgomes
 
Riscos naturais
Riscos naturaisRiscos naturais
Riscos naturaisMayjö .
 
Desastres naturais
Desastres naturaisDesastres naturais
Desastres naturaisIngrid Bispo
 
CatáStrofes Naturais
CatáStrofes NaturaisCatáStrofes Naturais
CatáStrofes Naturaisrfzamith
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres NaturaisUFSM
 
Catástrofes Naturais - Grupo 1
Catástrofes Naturais - Grupo 1Catástrofes Naturais - Grupo 1
Catástrofes Naturais - Grupo 1Ana Abegão
 
Riscos e Catastrofes Naturais
Riscos e Catastrofes NaturaisRiscos e Catastrofes Naturais
Riscos e Catastrofes Naturaismarleneves
 
PerturbaçõEs No EquilíBrio Dos Ecossistemas – CatáStrofes Naturais
PerturbaçõEs No EquilíBrio Dos Ecossistemas – CatáStrofes NaturaisPerturbaçõEs No EquilíBrio Dos Ecossistemas – CatáStrofes Naturais
PerturbaçõEs No EquilíBrio Dos Ecossistemas – CatáStrofes Naturaisamaltado8a
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturaisguestb7c120
 
DESASTRES NATURAIS
DESASTRES NATURAISDESASTRES NATURAIS
DESASTRES NATURAISguesteefdcb9
 
Movimentos de Vertente
Movimentos de VertenteMovimentos de Vertente
Movimentos de VertenteEBSPMA
 

Tendances (20)

Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturais
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturais
 
Desastres naturais
Desastres naturaisDesastres naturais
Desastres naturais
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturais
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturais
 
Apontamentos Riscos e Catástrofes
Apontamentos Riscos e CatástrofesApontamentos Riscos e Catástrofes
Apontamentos Riscos e Catástrofes
 
Catástrofes em Portugal
Catástrofes em PortugalCatástrofes em Portugal
Catástrofes em Portugal
 
Efeitos da-catastrofes-naturais[1]
Efeitos da-catastrofes-naturais[1]Efeitos da-catastrofes-naturais[1]
Efeitos da-catastrofes-naturais[1]
 
Riscos naturais
Riscos naturaisRiscos naturais
Riscos naturais
 
Desastres naturais
Desastres naturaisDesastres naturais
Desastres naturais
 
CatáStrofes Naturais
CatáStrofes NaturaisCatáStrofes Naturais
CatáStrofes Naturais
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturais
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturais
 
Riscos geológicos 10º ano
Riscos geológicos 10º anoRiscos geológicos 10º ano
Riscos geológicos 10º ano
 
Catástrofes Naturais - Grupo 1
Catástrofes Naturais - Grupo 1Catástrofes Naturais - Grupo 1
Catástrofes Naturais - Grupo 1
 
Riscos e Catastrofes Naturais
Riscos e Catastrofes NaturaisRiscos e Catastrofes Naturais
Riscos e Catastrofes Naturais
 
PerturbaçõEs No EquilíBrio Dos Ecossistemas – CatáStrofes Naturais
PerturbaçõEs No EquilíBrio Dos Ecossistemas – CatáStrofes NaturaisPerturbaçõEs No EquilíBrio Dos Ecossistemas – CatáStrofes Naturais
PerturbaçõEs No EquilíBrio Dos Ecossistemas – CatáStrofes Naturais
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturais
 
DESASTRES NATURAIS
DESASTRES NATURAISDESASTRES NATURAIS
DESASTRES NATURAIS
 
Movimentos de Vertente
Movimentos de VertenteMovimentos de Vertente
Movimentos de Vertente
 

En vedette

Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturaisguestce715c
 
Fenomenos naturais
Fenomenos naturaisFenomenos naturais
Fenomenos naturaisLuiz Amaral
 
A Furia Da Natureza
A Furia Da NaturezaA Furia Da Natureza
A Furia Da Naturezaliscappe
 
Deuses e rituais do clima
Deuses e rituais do climaDeuses e rituais do clima
Deuses e rituais do climaIone Rocha
 
Simulador fúria da natureza
Simulador fúria da naturezaSimulador fúria da natureza
Simulador fúria da naturezaMarcus Corradini
 
Estrutura da Terra_modelos_ 20102011 Tc
Estrutura da Terra_modelos_ 20102011 TcEstrutura da Terra_modelos_ 20102011 Tc
Estrutura da Terra_modelos_ 20102011 TcTeresa Monteiro
 
Trabalho sobre mudancas climaticas
Trabalho sobre mudancas climaticasTrabalho sobre mudancas climaticas
Trabalho sobre mudancas climaticasIvaristo Americo
 
Tipos e partes dos trabalhos científicos
Tipos e partes dos trabalhos científicosTipos e partes dos trabalhos científicos
Tipos e partes dos trabalhos científicosprofguilhermeterra
 
04. ciências naturais
04. ciências naturais04. ciências naturais
04. ciências naturaiscelikennedy
 
Introdução geografia
Introdução geografiaIntrodução geografia
Introdução geografiaaroudus
 

En vedette (13)

Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturais
 
Fenomenos naturais
Fenomenos naturaisFenomenos naturais
Fenomenos naturais
 
A Furia Da Natureza
A Furia Da NaturezaA Furia Da Natureza
A Furia Da Natureza
 
FenóMenos
FenóMenosFenóMenos
FenóMenos
 
Deuses e rituais do clima
Deuses e rituais do climaDeuses e rituais do clima
Deuses e rituais do clima
 
Simulador fúria da natureza
Simulador fúria da naturezaSimulador fúria da natureza
Simulador fúria da natureza
 
Estrutura da Terra_modelos_ 20102011 Tc
Estrutura da Terra_modelos_ 20102011 TcEstrutura da Terra_modelos_ 20102011 Tc
Estrutura da Terra_modelos_ 20102011 Tc
 
Trabalho sobre mudancas climaticas
Trabalho sobre mudancas climaticasTrabalho sobre mudancas climaticas
Trabalho sobre mudancas climaticas
 
Ar fenômenos naturais
Ar fenômenos naturaisAr fenômenos naturais
Ar fenômenos naturais
 
Tipos e partes dos trabalhos científicos
Tipos e partes dos trabalhos científicosTipos e partes dos trabalhos científicos
Tipos e partes dos trabalhos científicos
 
04. ciências naturais
04. ciências naturais04. ciências naturais
04. ciências naturais
 
Introdução geografia
Introdução geografiaIntrodução geografia
Introdução geografia
 
Slide história da educação - pdf
Slide   história da educação - pdfSlide   história da educação - pdf
Slide história da educação - pdf
 

Similaire à Catástrofes naturais: riscos e perigos

Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturaisTaniabastos15
 
Catástrofes naturais cristiana
Catástrofes naturais cristianaCatástrofes naturais cristiana
Catástrofes naturais cristianaprotecaocivil
 
Desastres naturais.
Desastres naturais.Desastres naturais.
Desastres naturais.guesta5f4a7d
 
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.pptJorgeFuruta1
 
Fenomenos da natureza
Fenomenos da naturezaFenomenos da natureza
Fenomenos da naturezaAntonio Reali
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturaisguestb7c120
 
Catástrofes Naturais
Catástrofes NaturaisCatástrofes Naturais
Catástrofes NaturaisSMS191
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturaisprotecaocivil
 
DinâMica Interna Da Terra
DinâMica Interna Da TerraDinâMica Interna Da Terra
DinâMica Interna Da Terraceama
 
Eliane Gomes Duarte
Eliane Gomes DuarteEliane Gomes Duarte
Eliane Gomes DuarteElianeDuarte
 
Desastres Naturais!
Desastres Naturais!Desastres Naturais!
Desastres Naturais!ElianeDuarte
 

Similaire à Catástrofes naturais: riscos e perigos (20)

Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturais
 
Catástrofes naturais cristiana
Catástrofes naturais cristianaCatástrofes naturais cristiana
Catástrofes naturais cristiana
 
Desastres naturais.
Desastres naturais.Desastres naturais.
Desastres naturais.
 
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt
 
Fenomenos da natureza
Fenomenos da naturezaFenomenos da natureza
Fenomenos da natureza
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturais
 
Catástrofes Naturais
Catástrofes NaturaisCatástrofes Naturais
Catástrofes Naturais
 
Fenômenos naturais
Fenômenos naturaisFenômenos naturais
Fenômenos naturais
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturais
 
Sismos
SismosSismos
Sismos
 
Sismos
SismosSismos
Sismos
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturais
 
DinâMica Interna Da Terra
DinâMica Interna Da TerraDinâMica Interna Da Terra
DinâMica Interna Da Terra
 
Power point 8a
Power point 8aPower point 8a
Power point 8a
 
Oceanos
OceanosOceanos
Oceanos
 
Eliane Gomes Duarte
Eliane Gomes DuarteEliane Gomes Duarte
Eliane Gomes Duarte
 
Desastres Naturais!
Desastres Naturais!Desastres Naturais!
Desastres Naturais!
 
Sismos, tsunamis 1
Sismos, tsunamis 1Sismos, tsunamis 1
Sismos, tsunamis 1
 
Formação e modelagem do relevo
Formação e modelagem do relevoFormação e modelagem do relevo
Formação e modelagem do relevo
 
Formação e modelagem do relevo
Formação e modelagem do relevoFormação e modelagem do relevo
Formação e modelagem do relevo
 

Catástrofes naturais: riscos e perigos

  • 1. catástrofes naturais: As catástrofes naturais são fenómenos produzidos pela Natureza que frequentemente provocam grandes destruições materiais e também a perda de muitas vidas humanas ainda havendo algumas destruições que alteram a superfície terrestre. Catástrofes naturais
  • 2. Algumas catástrofes naturais TSUNAMIS VULCÕES ERUPÇÕES VULCANICAS TERRAMOTOS OU SISMOS TEMPESTADES CICLONES TORNADOS CHEIAS SECAS AVALANCHES FOGOS FLORESTAIS RISCOS E PERIGOS DAS CATÁSTROFES NATURAIS
  • 3. Tsunamis   Os tsunamis são um resultado dos sismos. Estes maremotos não têm origem no vento, mas sim na actividade sísmica submarina. São provocados por abalos da terra e por erupções vulcânicas que ocorrem nas fossas oceânicas e nas ilhas. Os maremotos provocam um ligeiro arqueamento bem localizado da superfície do mar que origina a formação de ondas ao longo de várias dezenas de quilómetros. Estas ondas são praticamente invisíveis em mar aberto. Embora se possam propagar a 800 km/h, os navegadores quase não dão por elas. No entanto, ao aproximarem-se do litoral, essas montanhas de água erguem-se subitamente, devastando tudo à sua passagem. Os tsunamis atravessam o oceano em poucas horas.
  • 4. Vulcões O vulcão é a abertura da crosta terrestre pela qual se projectam gases, material elástico e magma (uma massa de origem mineral ou orgânica que se encontra em grande profundidade na superfície do planeta Terra), procedentes do interior da Terra. Ocorre tanto nas regiões continentais como nas submarinas, mas sabe-se que os magmas se originam a altas temperaturas e pressões, e que essas condições se encontram principalmente nas regiões de contacto das placas que formam a litosfera(parte que envolve a parte sólida da Terra) . A capacidade de ascensão de um magma na crosta é determinada pela sua densidade e a pressão que actua na fonte. Alguns magmas não ascendem directamente da sua fonte ao ponto de erupção, mas são colectados numa câmara magmática de profundidade intermediária .
  • 5. Erupções vulcânicas As erupções vulcânicas são uma das manifestações mais grandiosas e espectaculares da crosta terrestre, são a emissão de materiais do interior da Terra, no estado de ignição (Estado de um corpo em combustão ). Até há pouco tempo, ao ver que a maioria destas emissões tinham lugar nas proximidades do mar, supôs-se que dependiam da infiltração de águas marinhas. Hoje em dia acredita-se que estas erupções são devidas a deslocamentos da crosta terrestre que alteram o estado de equilíbrio do chamado magma, isto é, dos materiais da parte inferior da crosta terrestre, submetidos a temperatura muito elevada e a consideráveis pressões. Com o deslocamento de grandes massas da crosta, alteram-se as pressões a que está submetido o magma, o que facilita a fusão dos magmas profundos e a evaporação dos gases que eles contêm
  • 6. Terramotos É um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia na forma de ondas sísmicas. A maior parte dos terramotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectónicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilómetros Entre os efeitos dos terramotos estão a vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de efeitos prejudiciais em construções feitas pelo homem .
  • 7. Tempestades As tempestades são o vento mais violento que ocorre no mundo atual. Desenvolvem-se sobre o mar, mas podem ser levados para a terra pelo vento. São mais frequentes em três regiões do mundo: No mar das Caraíbas, na parte sul do oceano Índico e no Atlântico Norte clima dos furacões. Na zona do oceano Indico são conhecidos como os ciclones. Na parte norte do oceano Pacifico, os Japoneses chamam-lhes tufões.
  • 8. Ciclones Os ciclones, ou depressões, são áreas de pressão baixa em torno das quais o vento sopra no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio no hemisfério Norte e no sentido do movimento dos ponteiros no hemisfério Sul. O sentido da rotação é consequência directa do efeito de Coriolis, que reflecte a rotação da Terra. Este tipo de depressões pode atingir alguns milhares de quilómetros de diâmetro e serem tão profundas quanto a troposfera (camada mais baixa da atmosfera, com cerca de 10 km de espessura). Com um mínimo de pressão no centro, este fenómeno apresenta uma circulação ciclónica, daí a origem do nome .
  • 9. Tornado Um tornado consiste numa violenta coluna de ar, móvel e rotativa, que pode, ou não, entrar em contacto com o solo. A palavra tornado é de origem castelhana e pretende transmitir a noção do movimento circular de um torno que caracteriza o movimento do ar neste fenómeno. Camões já tinha apresentado uma visão da tromba-d’água, ou tromba marítima, um fenómeno com a mesma tipologia do tornado, mas no mar.
  • 10. Cheias ou inundações As cheias são fenómenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade. Este excesso de precipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, originando o extravase do leito normal e a inundação das margens e áreas circunvizinhas. Nalgumas partes do globo as cheias podem dever-se também ao derretimento de calotes de gelo. As cheias podem ainda ser causadas pela rotura de barragens, associadas ou não a fenómenos meteorológicos adversos.
  • 11. Seca É um o fenómeno climático causado pela insuficiência de precipitação, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.Este fenómeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes. Normalmente a ocorrência da seca ultrapassa por um período de tempo a precipitação de chuvas.A diminuição do volume de água no Mar de Aral é considerada um dos maiores desastres ambientais e humanos da história, que produziram uma situação de seca.
  • 12. AVALANCHES Nas regiões montanhosas com glaciares e neves é frequente ocorrem avalanchas, que são deslocamentos de grandes massas de neve e gelo que se desprendem de uma zona alta e que descem para locais mais baixos, arrastando consigo tudo o que esteja no seu caminho - vegetação, material rochoso, casas, etc. - ao longo das vertentes. As avalanchas ocorrem quando se acumula muita neve numa zona de vertente elevada, especialmente quando se dispõe sobre uma camada de consistência diferente que serve de plano de deslizamento e fica em equilíbrio instável. Estes fenómenos provocam a destruição à sua passagem e podem soterrar extensas áreas situadas na base das montanhas.
  • 13. OS FOGOS FLORESTAIS Os fogos florestais podem ser provocados por fenómenos naturais (por exemplo trovoadas) ou humanos, tendo estes últimos, uma prevalência muito elevada. Os impactos dos fogos florestais são muito elevados tanto ao nível ambiental (destruição de ecossistemas) como económico (destruição de casas e fábricas, destruição de postos de electricidade, inviabilidade de usar os recursos florestais…
  • 14. Riscos e perigos das catástrofes naturais As catástrofes naturais afectam gravemente a segurança das pessoas, as condições de vida das populações e a estrutura socioeconómica de um país, devido a processos de ruptura entre o ambiente natural e o sistema social.