SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  29
Amizade
Amigos, quem precisa deles? As imagens e anúncios de TV e revistas declaram em alto e bom som que, se você usar certo estilo de roupas, dirigir um determinado carro  e freqüentar lugares certos, será popular e terá tantos amigos que nem saberá o que fazer com eles.  Mas muitas pessoas vestem a roupa certa, falam certo e fazem o que é sugerido pela publicidade, e, no entanto, ainda acham o mundo um lugar solitário.  Um mundo sem amizade é desesperador e solitário.  Desafio:  desenvolver o tipo de amigo que Salomão descreve: aquele que “ama sempre” (Pv. 17.17)
Amizades são uma parte importante da nossa vida.  Desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana.  Em famílias, igrejas e comunidades criamos laços de amizade.  Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas.
Há três palavras que usamos quando nos referimos ao nosso relacionamento ao próximo: Companheiro – aquele que come pão junto; aquele que convive conosco numa época de nossa vida, numa determinada circunstância. É aquele que trabalha conosco, que viaja conosco, que joga conosco. É companheiro enquanto estamos juntos. Colega: aquele que lê junto. É aquele que estuda conosco. Nos gostamos, mas na formatura nos separamos e quando casualmente nos encontramos na rua, parece que nunca nos vimos. Amigo: aquele que ama.
O que traz problema nas amizades??
Causas das más relações pessoais Pecado– queda da raça humana desde o Éden Atitudes e atos pessoais (ambição, mágoa, insegurança, impaciência, agressividade, desrespeito) Diferenças individuais cada pessoa é única no mundo. Possui uma constituição biológica, uma herança genética, um temperamento, um caráter, padrões de valores diferentes dos outros. Falta de boa comunicação
Efeito das más relações Físicos: doenças somáticas (tensão, fadigas, perturbação gástrica e dermatológica) Psicológicos: descontrole do comportamento (ansiedade, tensão, medo, conflito, frustração, etc.) Sociais: reações destrutivas que provocam afastamento do grupo. Espirituais: falta de comunhão consigo mesmo, com Deus e com o próximo.
A perda das boas relações Gênesis  3– As atitudes de Adão e Eva depois da desobediência e a perda das boas relações entre si, e com  Deus. Situação incômoda de constrangimento – viram que estavam nus Sentimento de medo – impotência diante da situação. Atitude de afastamento – se esconderam. Não tinham mais o prazer do encontro e da comunhão; Acusações mútuas – transferência de culpa. Surge a irresponsabilidade humana.
Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e adverte-nos sobre os perigos dos companheiros errados.  Ele oferece instrução e apresenta exemplos que nos ensinam.  Estas orientações valem para nós adolescentes que ainda estamos escolhendo o nosso rumo. A Bíblia diz: “em todo tempo ama o amigo...” (Pv 17:17) Os verdadeiros amigos confiam um no outro e ajudam um ao outro. A melhor maneira de termos amigos é sermos amigos.
Construindo uma amizade durável Pv 18:24; 1sm 18-20 A amizade que consiste só em palavras tem pouco valor. O valor da amizade mede-se pelo altruísmo, pelo sacrifício.
Características de uma amizade duradoura: Exemplo de Davi e Jônatas
Características de uma amizade duradoura: Foi uma amizade que nasceu de forma espontânea e voluntária (1Sm 18:3) Foi uma amizade sincera que permaneceu nos momentos difíceis (1Sm 20:30-34) Foi uma amizade que continuou depois da morte de um deles (2Sm 9:1,7,13)
Não devemos esperar que demonstrem amor por nós para retribuí-lo.  “Amigos sãoaqueles a quem não precisamos dirigir um apelo para que percebam quando necessitamos de ajuda. São aqueles que conseguem identificar em nosso olhar momentos de tristeza ou de felicidade. São capazes de compreender uma situação delicada sem que haja muitas explicações. Sabem que, embora existam distâncias, sempre estarão próximos em um lugar especial reservado para pessoas especiais: dentro do coração” (Elizabeth Gomes)
Avalie seus amigos! Davi e Jônatas foram bons amigos. Ambos amavam e serviam ao Senhor Quem escolhe suas amizades por esse motivo faz uma boa escolha. Com certeza essa amizade será real e duradoura. Cuidado! Se você tem um amigo que o leva a praticar o mal, fuja dele. Esse não serve para ser seu amigo.
Amigos são uma questão de escolha  Nossa família nós não escolhemos mas os amigos sim.  Temos o dever de escolher o melhor.
AMIZADE COM OS NÃO-CRISTÃOS  Existem diferenças entre os cristãos e os não-cristãos, mas a maioria só vêm a tona depois que você conhece bem a pessoa.  Tudo aquilo que pudermos fazer com um sorriso, para afastar a frieza deste mundo, será sempre uma bênção.  Mas as verdadeiras diferenças têm a ver com valores e prioridades. Essas coisas aparecem apenas quando as pessoas se envolvem, de verdade, na vida um dos outros.
AMIZADE COM OS NÃO-CRISTÃOS  A questão é que, para afetar as pessoas positivamente, precisamos estar onde elas estão, e precisamos conhecê-las. Como discípulos de Jesus devemos ser testemunhas do que ELE faz em nossas vidas!  Não tenha vergonha  de ser de Jesus!
Criando Laços  Interesse Normalmente uma amizade inicia quando pessoas são atraídas por um interesse comum. Uma amizade começa a ter consistência quando nos interessamos / importamos com nossos amigos. Você se importa com seus amigos? Demonstra interesse por eles? Para ser um bom amigo é preciso estar interessado verdadeiramente na vida do companheiro.
Criando Laços Interesse sincero é necessário! Entre todos os adolescentes que são seus amigos muitos não conhecem Jesus. Se eles morrerem agora, não terão salvação, irão passar a eternidade no inferno. Isso lhe preocupa? Falar de Jesus para eles é a maior demonstração de interesse por um amigo. Ver vídeo
Criando Laços Amor   A lei do amor ao próximo é a melhor regra para quem quer criar laços de amizades (Mt 22:37-40) O primeiro requisito para amar é quebrar todas as  barreiras, todos os preconceitos, (2Tm 1:16,17 )
Criando Laços Ser Amável   Ninguém gosta de pessoas brutas, grosseiras, mal educadas.  Ser amável com pessoas não crentes, poderá fazê-las enxergar o amor de Deus em sua vida, levando-as a aceitar Jesus como seu salvador (Fp 4:8) Cl 4:6 – “A vossa palavra seja sempre agradável...” Pv 16:24 – “Palavras agradáveis são como favo de mel, doces para a alma e medicina para o corpo”
Laços de Amizade Ser amigo significa aceitar o outro como ele é, sem tentar corrigi-lo, sem fazer cobranças. “preferindo-vos em honra uns aos outros”(Rm 12:10) Ser amigo significa ter algo em comum com o outro, mas deixar lugar para as diferenças. Há vários tipos de amigos. Alguns mais íntimos e outros mais distantes. Cada um com sua personalidade, que precisa ser respeitada. Ser amigo significa ouvir o outro e falar a verdade. Amizade é uma troca: às vezes você fala, às vezes você ouve. (Pv 26:19) Ser amigo significa ter momentos de descontração e humor. Rm 12:15; Pv 15:13; 17:22).
Laços de Amizade Ser amigo significa estar presente nas horas tristes. Ë nas horas tristes, de angustia, de problemas que conhecemos os verdadeiros amigos. O amigo só das boas horas não é amigo. Pode ser um companheiro ou colega, mas não amigo. Ser amigo significa evitar comentários desagradáveis. A crítica fere o orgulho. A crítica cria ressentimentos. Pv. 17:27 – “quem retém as palavras possui conhecimento.” Ser amigo é cultivar as boas amizades, mesmo quando distantes. O tempo, as distâncias geográficas, as circunstâncias não separam verdadeiros amigos. O verdadeiro amigo ama em todo o tempo. (Pv 14:17a) (Elizabeth Gomes  “Ética nas pequenas coisas”)
Laços de Amizade E então? Você tem criado laços de amizade ou inimizade? Você tem sido um amigo legal ou um amigo chato? Cuidado! Seja cuidadoso ao escolher seus amigos mais chegados. Escolha aqueles que são crentes, que amem e sigam a Bíblia. Nunca tenha uma amizade que não lhe beneficie a alma. Jó 42:10 Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.
O melhor amigo Não deixe de escolher o amigo verdadeiro: JESUS Como podemos nos tornar amigos de Jesus? Ele mesmo ensina: Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. (Jo 15:14)
O que aprendemos? De tudo que a Bíblia fala sobre amizades, devemos aproveitar algumas lições importantes. Entre elas: ,[object Object]
Valorizar amigos que nos corrigem quando erramos.
Cortar amizades que prejudicam a nossa vida espiritual, especialmente quando os "amigos" incentivam o pecado e participação em religiões falsas.,[object Object]
Sempre manter nossa relação com Deus acima de qualquer amizade humana, confessando a nossa fé no meio de uma geração perversa.

Contenu connexe

Tendances

Lição 4 - O Relacionamento Entre Amigos - EBD Jovens - 4 Trimestre 2015 - CPAD
Lição 4 - O Relacionamento Entre Amigos -  EBD Jovens - 4 Trimestre 2015 - CPAD Lição 4 - O Relacionamento Entre Amigos -  EBD Jovens - 4 Trimestre 2015 - CPAD
Lição 4 - O Relacionamento Entre Amigos - EBD Jovens - 4 Trimestre 2015 - CPAD ProCarreira
 
A familia e os frageis irma conceiçao
A familia e os frageis  irma conceiçaoA familia e os frageis  irma conceiçao
A familia e os frageis irma conceiçaoParoquia Cucujaes
 
4º trimestre 2015 jovens lição 04
4º trimestre 2015 jovens lição 044º trimestre 2015 jovens lição 04
4º trimestre 2015 jovens lição 04Joel Silva
 
Beijar, transar e largar
Beijar, transar e largarBeijar, transar e largar
Beijar, transar e largarJean Francesco
 
A Alianca de Davi e Jonatas - Baxter
A Alianca de Davi e Jonatas -  BaxterA Alianca de Davi e Jonatas -  Baxter
A Alianca de Davi e Jonatas - BaxterTsushya marco
 
Enquanto Houver Amizade
Enquanto Houver AmizadeEnquanto Houver Amizade
Enquanto Houver Amizade-
 
Relacionamento uma questão de sobrevivência (powerpoint)
Relacionamento uma questão de sobrevivência (powerpoint)Relacionamento uma questão de sobrevivência (powerpoint)
Relacionamento uma questão de sobrevivência (powerpoint)Ev Nelson Fernandes
 
EBJ - Encontro 30/09/2012
EBJ - Encontro 30/09/2012EBJ - Encontro 30/09/2012
EBJ - Encontro 30/09/2012EBJ IPBCP
 
JORMI - Jornal Missionário n° 93
JORMI - Jornal Missionário n° 93JORMI - Jornal Missionário n° 93
JORMI - Jornal Missionário n° 93Almir Rodrigues
 
14 falar e ouvir - estudo 1
14   falar e ouvir - estudo 114   falar e ouvir - estudo 1
14 falar e ouvir - estudo 1PIB Penha
 
14 falar e ouvir - estudo 2
14   falar e ouvir - estudo 214   falar e ouvir - estudo 2
14 falar e ouvir - estudo 2PIB Penha
 
Revista juventude pioneira ano iii ed 6 site
Revista juventude pioneira   ano iii ed 6 siteRevista juventude pioneira   ano iii ed 6 site
Revista juventude pioneira ano iii ed 6 sitejumap_pioneira
 
10 causas e consequencias do divorcio
10   causas e consequencias do divorcio10   causas e consequencias do divorcio
10 causas e consequencias do divorcioPIB Penha
 
Reunião de casais
Reunião de casaisReunião de casais
Reunião de casaisboasnovas
 
Amigos e inimigos do casamento
Amigos e inimigos do casamentoAmigos e inimigos do casamento
Amigos e inimigos do casamentoPr Ismael Carvalho
 

Tendances (20)

Lição 4 - O Relacionamento Entre Amigos - EBD Jovens - 4 Trimestre 2015 - CPAD
Lição 4 - O Relacionamento Entre Amigos -  EBD Jovens - 4 Trimestre 2015 - CPAD Lição 4 - O Relacionamento Entre Amigos -  EBD Jovens - 4 Trimestre 2015 - CPAD
Lição 4 - O Relacionamento Entre Amigos - EBD Jovens - 4 Trimestre 2015 - CPAD
 
A familia e os frageis irma conceiçao
A familia e os frageis  irma conceiçaoA familia e os frageis  irma conceiçao
A familia e os frageis irma conceiçao
 
4º trimestre 2015 jovens lição 04
4º trimestre 2015 jovens lição 044º trimestre 2015 jovens lição 04
4º trimestre 2015 jovens lição 04
 
Beijar, transar e largar
Beijar, transar e largarBeijar, transar e largar
Beijar, transar e largar
 
A Alianca de Davi e Jonatas - Baxter
A Alianca de Davi e Jonatas -  BaxterA Alianca de Davi e Jonatas -  Baxter
A Alianca de Davi e Jonatas - Baxter
 
Jormi - Jornal Missionário n° 63
Jormi - Jornal Missionário n° 63Jormi - Jornal Missionário n° 63
Jormi - Jornal Missionário n° 63
 
Enquanto Houver Amizade
Enquanto Houver AmizadeEnquanto Houver Amizade
Enquanto Houver Amizade
 
Relacionamento uma questão de sobrevivência (powerpoint)
Relacionamento uma questão de sobrevivência (powerpoint)Relacionamento uma questão de sobrevivência (powerpoint)
Relacionamento uma questão de sobrevivência (powerpoint)
 
A amizade e o amor
A amizade e o amorA amizade e o amor
A amizade e o amor
 
Como se libertar das relacoes t lucy beresford
Como se libertar das relacoes t   lucy beresfordComo se libertar das relacoes t   lucy beresford
Como se libertar das relacoes t lucy beresford
 
EBJ - Encontro 30/09/2012
EBJ - Encontro 30/09/2012EBJ - Encontro 30/09/2012
EBJ - Encontro 30/09/2012
 
JORMI - Jornal Missionário n° 93
JORMI - Jornal Missionário n° 93JORMI - Jornal Missionário n° 93
JORMI - Jornal Missionário n° 93
 
14 falar e ouvir - estudo 1
14   falar e ouvir - estudo 114   falar e ouvir - estudo 1
14 falar e ouvir - estudo 1
 
14 falar e ouvir - estudo 2
14   falar e ouvir - estudo 214   falar e ouvir - estudo 2
14 falar e ouvir - estudo 2
 
Revista juventude pioneira ano iii ed 6 site
Revista juventude pioneira   ano iii ed 6 siteRevista juventude pioneira   ano iii ed 6 site
Revista juventude pioneira ano iii ed 6 site
 
Infidelidade conjugal
Infidelidade conjugalInfidelidade conjugal
Infidelidade conjugal
 
Amizade e namoro
Amizade e namoroAmizade e namoro
Amizade e namoro
 
10 causas e consequencias do divorcio
10   causas e consequencias do divorcio10   causas e consequencias do divorcio
10 causas e consequencias do divorcio
 
Reunião de casais
Reunião de casaisReunião de casais
Reunião de casais
 
Amigos e inimigos do casamento
Amigos e inimigos do casamentoAmigos e inimigos do casamento
Amigos e inimigos do casamento
 

Similaire à Amizade

Similaire à Amizade (20)

Mais que amigos
Mais que amigosMais que amigos
Mais que amigos
 
Mensagem celula teen(18) amigos de verdade
Mensagem celula teen(18) amigos de verdadeMensagem celula teen(18) amigos de verdade
Mensagem celula teen(18) amigos de verdade
 
Relacionamentos
RelacionamentosRelacionamentos
Relacionamentos
 
Amizade eterna
Amizade eternaAmizade eterna
Amizade eterna
 
O NAMORO.pptx
O NAMORO.pptxO NAMORO.pptx
O NAMORO.pptx
 
A INFLUÊNCIA DA AMIZADE
 A INFLUÊNCIA DA AMIZADE A INFLUÊNCIA DA AMIZADE
A INFLUÊNCIA DA AMIZADE
 
Culto do amigo.docx
Culto do amigo.docxCulto do amigo.docx
Culto do amigo.docx
 
FORMAÇÃO FORMADORES comunicação interpessoal
FORMAÇÃO FORMADORES comunicação interpessoal FORMAÇÃO FORMADORES comunicação interpessoal
FORMAÇÃO FORMADORES comunicação interpessoal
 
Eu e meu irmão
Eu e meu irmão Eu e meu irmão
Eu e meu irmão
 
RELACIONAMENTO ENTERPERSSOAL
RELACIONAMENTO ENTERPERSSOALRELACIONAMENTO ENTERPERSSOAL
RELACIONAMENTO ENTERPERSSOAL
 
As Amizades E Sua InfluêNcia
As Amizades E Sua InfluêNciaAs Amizades E Sua InfluêNcia
As Amizades E Sua InfluêNcia
 
Lição 06
Lição 06Lição 06
Lição 06
 
Perante Os Amigos
Perante Os AmigosPerante Os Amigos
Perante Os Amigos
 
Como se libertar das relacoes tóxicas.pdf
Como se libertar das relacoes tóxicas.pdfComo se libertar das relacoes tóxicas.pdf
Como se libertar das relacoes tóxicas.pdf
 
PVBS 2016-07
PVBS 2016-07PVBS 2016-07
PVBS 2016-07
 
8 restauracao para casamentos em crise
8  restauracao para casamentos em crise8  restauracao para casamentos em crise
8 restauracao para casamentos em crise
 
A Arte dos Elogios
A Arte dos ElogiosA Arte dos Elogios
A Arte dos Elogios
 
Relacionamento cristão e jugo desigual 2017
Relacionamento cristão e jugo desigual 2017Relacionamento cristão e jugo desigual 2017
Relacionamento cristão e jugo desigual 2017
 
Jornal Mente Ativa 10
Jornal Mente Ativa 10Jornal Mente Ativa 10
Jornal Mente Ativa 10
 
Lição 6 - Eu & Os Amigos
Lição 6 - Eu & Os AmigosLição 6 - Eu & Os Amigos
Lição 6 - Eu & Os Amigos
 

Amizade

  • 2. Amigos, quem precisa deles? As imagens e anúncios de TV e revistas declaram em alto e bom som que, se você usar certo estilo de roupas, dirigir um determinado carro e freqüentar lugares certos, será popular e terá tantos amigos que nem saberá o que fazer com eles. Mas muitas pessoas vestem a roupa certa, falam certo e fazem o que é sugerido pela publicidade, e, no entanto, ainda acham o mundo um lugar solitário. Um mundo sem amizade é desesperador e solitário. Desafio: desenvolver o tipo de amigo que Salomão descreve: aquele que “ama sempre” (Pv. 17.17)
  • 3. Amizades são uma parte importante da nossa vida. Desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Em famílias, igrejas e comunidades criamos laços de amizade. Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas.
  • 4. Há três palavras que usamos quando nos referimos ao nosso relacionamento ao próximo: Companheiro – aquele que come pão junto; aquele que convive conosco numa época de nossa vida, numa determinada circunstância. É aquele que trabalha conosco, que viaja conosco, que joga conosco. É companheiro enquanto estamos juntos. Colega: aquele que lê junto. É aquele que estuda conosco. Nos gostamos, mas na formatura nos separamos e quando casualmente nos encontramos na rua, parece que nunca nos vimos. Amigo: aquele que ama.
  • 5. O que traz problema nas amizades??
  • 6. Causas das más relações pessoais Pecado– queda da raça humana desde o Éden Atitudes e atos pessoais (ambição, mágoa, insegurança, impaciência, agressividade, desrespeito) Diferenças individuais cada pessoa é única no mundo. Possui uma constituição biológica, uma herança genética, um temperamento, um caráter, padrões de valores diferentes dos outros. Falta de boa comunicação
  • 7. Efeito das más relações Físicos: doenças somáticas (tensão, fadigas, perturbação gástrica e dermatológica) Psicológicos: descontrole do comportamento (ansiedade, tensão, medo, conflito, frustração, etc.) Sociais: reações destrutivas que provocam afastamento do grupo. Espirituais: falta de comunhão consigo mesmo, com Deus e com o próximo.
  • 8. A perda das boas relações Gênesis 3– As atitudes de Adão e Eva depois da desobediência e a perda das boas relações entre si, e com Deus. Situação incômoda de constrangimento – viram que estavam nus Sentimento de medo – impotência diante da situação. Atitude de afastamento – se esconderam. Não tinham mais o prazer do encontro e da comunhão; Acusações mútuas – transferência de culpa. Surge a irresponsabilidade humana.
  • 9. Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e adverte-nos sobre os perigos dos companheiros errados. Ele oferece instrução e apresenta exemplos que nos ensinam. Estas orientações valem para nós adolescentes que ainda estamos escolhendo o nosso rumo. A Bíblia diz: “em todo tempo ama o amigo...” (Pv 17:17) Os verdadeiros amigos confiam um no outro e ajudam um ao outro. A melhor maneira de termos amigos é sermos amigos.
  • 10. Construindo uma amizade durável Pv 18:24; 1sm 18-20 A amizade que consiste só em palavras tem pouco valor. O valor da amizade mede-se pelo altruísmo, pelo sacrifício.
  • 11. Características de uma amizade duradoura: Exemplo de Davi e Jônatas
  • 12. Características de uma amizade duradoura: Foi uma amizade que nasceu de forma espontânea e voluntária (1Sm 18:3) Foi uma amizade sincera que permaneceu nos momentos difíceis (1Sm 20:30-34) Foi uma amizade que continuou depois da morte de um deles (2Sm 9:1,7,13)
  • 13. Não devemos esperar que demonstrem amor por nós para retribuí-lo. “Amigos sãoaqueles a quem não precisamos dirigir um apelo para que percebam quando necessitamos de ajuda. São aqueles que conseguem identificar em nosso olhar momentos de tristeza ou de felicidade. São capazes de compreender uma situação delicada sem que haja muitas explicações. Sabem que, embora existam distâncias, sempre estarão próximos em um lugar especial reservado para pessoas especiais: dentro do coração” (Elizabeth Gomes)
  • 14. Avalie seus amigos! Davi e Jônatas foram bons amigos. Ambos amavam e serviam ao Senhor Quem escolhe suas amizades por esse motivo faz uma boa escolha. Com certeza essa amizade será real e duradoura. Cuidado! Se você tem um amigo que o leva a praticar o mal, fuja dele. Esse não serve para ser seu amigo.
  • 15. Amigos são uma questão de escolha Nossa família nós não escolhemos mas os amigos sim. Temos o dever de escolher o melhor.
  • 16. AMIZADE COM OS NÃO-CRISTÃOS  Existem diferenças entre os cristãos e os não-cristãos, mas a maioria só vêm a tona depois que você conhece bem a pessoa. Tudo aquilo que pudermos fazer com um sorriso, para afastar a frieza deste mundo, será sempre uma bênção. Mas as verdadeiras diferenças têm a ver com valores e prioridades. Essas coisas aparecem apenas quando as pessoas se envolvem, de verdade, na vida um dos outros.
  • 17. AMIZADE COM OS NÃO-CRISTÃOS  A questão é que, para afetar as pessoas positivamente, precisamos estar onde elas estão, e precisamos conhecê-las. Como discípulos de Jesus devemos ser testemunhas do que ELE faz em nossas vidas! Não tenha vergonha de ser de Jesus!
  • 18. Criando Laços  Interesse Normalmente uma amizade inicia quando pessoas são atraídas por um interesse comum. Uma amizade começa a ter consistência quando nos interessamos / importamos com nossos amigos. Você se importa com seus amigos? Demonstra interesse por eles? Para ser um bom amigo é preciso estar interessado verdadeiramente na vida do companheiro.
  • 19. Criando Laços Interesse sincero é necessário! Entre todos os adolescentes que são seus amigos muitos não conhecem Jesus. Se eles morrerem agora, não terão salvação, irão passar a eternidade no inferno. Isso lhe preocupa? Falar de Jesus para eles é a maior demonstração de interesse por um amigo. Ver vídeo
  • 20. Criando Laços Amor   A lei do amor ao próximo é a melhor regra para quem quer criar laços de amizades (Mt 22:37-40) O primeiro requisito para amar é quebrar todas as barreiras, todos os preconceitos, (2Tm 1:16,17 )
  • 21. Criando Laços Ser Amável   Ninguém gosta de pessoas brutas, grosseiras, mal educadas. Ser amável com pessoas não crentes, poderá fazê-las enxergar o amor de Deus em sua vida, levando-as a aceitar Jesus como seu salvador (Fp 4:8) Cl 4:6 – “A vossa palavra seja sempre agradável...” Pv 16:24 – “Palavras agradáveis são como favo de mel, doces para a alma e medicina para o corpo”
  • 22. Laços de Amizade Ser amigo significa aceitar o outro como ele é, sem tentar corrigi-lo, sem fazer cobranças. “preferindo-vos em honra uns aos outros”(Rm 12:10) Ser amigo significa ter algo em comum com o outro, mas deixar lugar para as diferenças. Há vários tipos de amigos. Alguns mais íntimos e outros mais distantes. Cada um com sua personalidade, que precisa ser respeitada. Ser amigo significa ouvir o outro e falar a verdade. Amizade é uma troca: às vezes você fala, às vezes você ouve. (Pv 26:19) Ser amigo significa ter momentos de descontração e humor. Rm 12:15; Pv 15:13; 17:22).
  • 23. Laços de Amizade Ser amigo significa estar presente nas horas tristes. Ë nas horas tristes, de angustia, de problemas que conhecemos os verdadeiros amigos. O amigo só das boas horas não é amigo. Pode ser um companheiro ou colega, mas não amigo. Ser amigo significa evitar comentários desagradáveis. A crítica fere o orgulho. A crítica cria ressentimentos. Pv. 17:27 – “quem retém as palavras possui conhecimento.” Ser amigo é cultivar as boas amizades, mesmo quando distantes. O tempo, as distâncias geográficas, as circunstâncias não separam verdadeiros amigos. O verdadeiro amigo ama em todo o tempo. (Pv 14:17a) (Elizabeth Gomes “Ética nas pequenas coisas”)
  • 24. Laços de Amizade E então? Você tem criado laços de amizade ou inimizade? Você tem sido um amigo legal ou um amigo chato? Cuidado! Seja cuidadoso ao escolher seus amigos mais chegados. Escolha aqueles que são crentes, que amem e sigam a Bíblia. Nunca tenha uma amizade que não lhe beneficie a alma. Jó 42:10 Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.
  • 25. O melhor amigo Não deixe de escolher o amigo verdadeiro: JESUS Como podemos nos tornar amigos de Jesus? Ele mesmo ensina: Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. (Jo 15:14)
  • 26.
  • 27. Valorizar amigos que nos corrigem quando erramos.
  • 28.
  • 29. Sempre manter nossa relação com Deus acima de qualquer amizade humana, confessando a nossa fé no meio de uma geração perversa.
  • 30.
  • 31. Deus nos criou para sermos vitoriosos e criativos nos nossos relacionamentos. A Convivência legal é uma arte. Seja você um grande artista. Viva legal!