SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  32
MultiprocessadoresNuma SUN FIRE E25k Alunos: Francisco Júnior 	    Danilo Sousa 	    Tarcisio  Cavalcanti
Arquitetura de computadores paralelos  Possuir o MIMD ( Múltiplas CPUs independente operando com parte de um sistema maior). o MIMD foi subdivido em multiprocessadores ( maquina de memória compartilhada ) é multicomputadores ( maquinas de troca de mensagens).
Multiprocessadores Existem 3 tipos de multiprocessares:  UMA ( uniform memory access ) Acesso uniforme à memória.  NUMA ( Nonuniform Memory Access ) Acesso não uniforme à memória. COMA ( Cacheonly Memory access ) Acesso somente a memória cachê.
 NUMA ( Nonuniform Memory Access )  NUMA acesso não uniforme a memória. ou seja, a memória não possuir o mesmo tempo de acesso. dividido em NC-NUMA e CC-NUMA. NC-NUMA Não há cachê presente. CC-NUMA com coerência de cachê      (multiprocessador baseado em diretório).
NUMA Sun Fire E25K  É um multiprocessador que Possui Múltiplos CPUs independentes (MIMD) , baseado em diretório com acesso não uniforme a memória, ou seja , a memória não possuir o mesmo tempo de acesso (CC-NUMA).
História Sun Fire E25K  A Sun Microsystem  empresa de servidor de computadores  Anúncio em fevereiro de 2004 a Sun Fire E25K, a máquina poderia ser descrito como uma atualização da  Sun Fire E15K como a base armários idênticas, possuir como única diferença o processador de placas instaladas.   O E25K suporta até 72dual-core   UltraSPARC IV processadores de até 1,95 GHz instalado em 18 sistema de placas . Cada palaca possuir  64 GB de RAM com um total  de 1.15TB de memória RAM para um único domínio . 
Características Sun Fire E25k Fabricado  pela Sun  Microsystems                             o modelo Sun fire E25K possuir 18 conjuntos. cada conjunto  com 4  CPU UltraSPARC  IV Com processadores duais. Cada sistema contém duas placas de Controlo (um principal  e um reserva).
Conjunto Da Sun Fire E25K ,[object Object],Placa CPU-MEMORIA E25K   Quatro chips de CPUs e quatro módulos de 8 Gb de RAM. Placa E/S    com quatro conectores PCI.
Sun Fire E25K Completo Formado por 18 conjuntos, com  72 chips de CPU UltraSPARC  IV que compartilham um cachê e uma memória.Com 144CPUs , 1.15TB de RAM e 72 conectores PCI.
Estrutura do Sun Fire E25K Os sistemas Sun Fire E25K usa uma placa de expansão para implementar um interruptor de 3x3 entre uma placa de CPU / Memória, uma assembléia I / O e a porta de interconexão.  Os sistemas Sun Fire E25K tem três travessas 18x18 com sua interconexão para endereços, respostas e dados, de modo que o tráfego de endereço não interferir .
        Periféricos
Sun Fire E25K dom fireplane Sun Fire E25K usar o sistema de interconexão  dom Fireplane  que é um protoco de memória  compartilhado  UltraSPARC IV . No qual Ocorreu uma evolução  sobre a Arquitetura da geração anterior Ultra (UPA). Aumentando a  velocidade do clock  em 50% é melhorando seu desempenho do sistema com a CPU.
As interconexão E25K Endereço Interconectados As linhas tracejadas são caminhos de endereço . Um conjunto de bordo é a combinação de uma placa de CPU / Memória, uma assembléia I / O, e uma placa de expansão.  Interconexão de Dados 	As linhas sólidas representam os caminhos de dados. Os pequenos círculos nas intersecções destas linhas indicam três portas . A placa de CPU / Memória tem três níveis de interruptores de 3x3 entre uma unidade de CPU ou memoria .
Porta de interconexão
Interconexão nível No nível 0, pares de chips de CPU e Memórias são conectados a um comutador crossbar que também tem uma conexão com o nível 1. Os dois grupos de pares CPU- memória são conectados por um segundo comutador  crossbar no nível 1. Toda lógica e construída a partir do crossbar 3x3.
A interconexão de nível 2 é um outro comutador crossbar3x3 na placa de expansão que une a memória E/S. Todas as transferências de dados passam pelo comutador de nível 2. Por fim dados  que serão transferidos de ou para uma placa passam por um comutador crossbar18X18 no nível 3.
Lógica de escuta Todas as CPUs locais podem verificar as requisições de memória no conjunto de placas. A CPU necessita de uma palavra da memória, convertendo o endereço virtual para o endereço físico e verifica sua cachê. Cada bloco de memória e linha de cachê de CPU dividem em três estados 1.acesso exclusivo (escrita). 2. acesso compartilhado (leitura). 3. invalido (vazio).
A placa CPU ou placa PCI produz um endereço , no qual vai até o repetidor de endereço por meio de uma  conexão ponta-a-ponta, os dois repetidores convergem para placa de expansão. Esse arranjo e usado para evitar um barramento que envolve as três placas. A placa cpu por meio de conexão  ponta a ponta converge para placa de expansão
O comutador crossbar de resposta desempenha a coerência do diretoria e protocolo de atualização. Comutador crossbar de dados tem 32 bytes de largura 288 bytes pode ser movido ao plano central uma taxa de 150mhz de relógio isso da uma banda de 40Gb/s.
Quando a CPU precisa ler ou escrever uma palavra na memória verifica o cachê . Se um cachê de conjunto das placas tive a linha necessária, detecta e cumpre a requisição. No modo exclusivo ela e transferida ao requisitante e marcada como invalida. Modo compartilhado a cachê não responde.
Ser o bloco não estiver compartilhado ou estiver compartilhado com uma ou mais placas , a memória esta atualizada e a requisição pode ser atendida. A requisição para leitura e feita na entrada anotando que um novo cliente esta compartilhada. Requisição para escrita uma mensagem de invalidação deve ser enviado a outras placas que  contive uma copia dela.
Ser o Bloco requisitado esta em estado exclusivo ou placa diferente . a placa mãe obtém a requisição ela localiza a placa remota e envia uma mensagem informando onde há linha de cachê. Requisição de leitura a linha seria compartilhada e uma copia envidada. Requisição escrita  invalidara sua copia de modo que tivesse uma copia exclusiva.
Dinâmica dos Domínios E25K Os domínios podem ser reconfigurados sem interromper a operação de outros domínios. Domínios podem ser utilizados para: Testes de novas aplicações Atualizar o sistema operacional Apoiar vários departamentos Remover e reinstalar as placas para reparo ou atualização
Domínios com funções preenchida sistema Sun Fire E25K em três domínios de lidar com três tipos de funções: Domínio 1 é configurado para executar o processamento de transações online (OLTP). domínio com 32 CPU contendo 8 tábuas de 4 CPUs cada. Domínio 2 é configurado para executar software de apoio à decisão (DSS). É também um domínio de 32 CPU contendo 8 tábuas de 4 CPUs cada. Domínio 3 é configurado como um domínio para os desenvolvedores. É um domínio de dois bordo, cada placa com 4  CPUs.
Confiabilidade E25K Os sistemas Sun Fire E25K construir sobre as capacidades líderes da indústria RAS. 1. Confiabilidade circuito integrados  Start-up de diagnóstico . O sistema Sun Fire E25K faz um auto-teste  sobre a alimentação no futuro. Componentes não são isoladas  da interconexão Fireplane dom O resultado é que o sistema é iniciado apenas com blocos lógicos que passaram por este auto-teste e que deve funcionar sem erros. Proteção interna dentro do UltraSPARC IV.  maior densidade de CPUs e tensões mais baixas do núcleo, células SRAM tornaram-se mais vulneráveis ​​a distúrbios de raios cósmicos. protejo externa . Todos os SRAMs externos são protegidos por códigos de correção de erros . 
protejo externa . Todos os SRAMs externos são protegidos por códigos de correção de erros .  2 Confiabilidade de interconexão Proteção endereço de interconexão. O Sun Fire E25 endereço e sinais de controle são protegidos de paridade para detectar erros de bit único.   De proteção de dados de interconexão. O caminho de dados de todo o sistema é protegido por ECC, que corrige erros de bit único e detecta erros de bit duplo antes que possam causar corrupção de dados.
Reconfiguração após falha Recuperação do sistema automático. Um sistema devidamente configurado sempre reinicia após uma falha. Interconnect reconfiguração após a falha . Após uma falha de interconexão do sistema ocorre, o sistema é reiniciado com os componentes de interconexão ruim isoladas e com metade da banda do sistema ainda  disponível. 
1ª Questão Quais são as características do multiprocessador NUMA Sun Fire E25K ? possuir 18 conjuntos. cada conjunto  com 4  CPU UltraSPARC  IV Com processadores duais  sendo uma principal e uma reserva. com  4 chips de CPUs possuir 72 chips de CPU UltraSPARC  IV que compartilham um cachê e uma memória. Cada um com 4 conectores que possuir 72 conectores.
2ª Questão  Quais são as interconexão do multiprocessador num sunfire e25k? expliques seus 4 níveis  interconexão?   Possui endereço interconectado são caminho de endereço  e Interconexão de Dados são caminhos de dados 	No nível 0, chips de CPU e Memórias são conectados a um comutador crossbar que também tem uma conexão com o nível 1. A interconexão de nível 2 é um outro comuta crossbar que une a memória E/S.. Por fim dados  que serão transferidos para um comutador crossbar18X18 no nível 3.
3ª Questão Qual a estrutura do multiprocessador Num sunfire E25K? Possui uma placa de expansão com interruptor 3x3 entre uma placa de CPU / Memória, uma assembléia I / O e a porta de interconexão e conectores 18x18 com suasua interconexão para endereços, respostas e dados.
4ª Questão Qual a finalidade do dom fireplane no multiprocessadores Sun fire e25k? m Fireplane e um sistema de interconexão  que possuir um protocolo de memória  compartilhado  UltraSPARC IV . No qual aumentou a sua velocidade e melhorou o desempenho da CPU.
5ª Questão Como é a lógica de escuta do multiprocessador Numa SUN FIRE E25k?  as CPUs locais verificar as requisições de memória no conjunto de placas e converte o endereço virtual para o físico.  Cada bloco de memória dividem em três estados: acesso exclusivo(escrita),acesso compartilhado(leitura) e invalido(vazio).

Contenu connexe

Tendances

Arquitetura de Computadores: Conceitos básicos
Arquitetura de Computadores: Conceitos básicosArquitetura de Computadores: Conceitos básicos
Arquitetura de Computadores: Conceitos básicosAlex Camargo
 
Esquema motherboard
Esquema motherboardEsquema motherboard
Esquema motherboardcabaldreams
 
Aula 7 de Arquitetura
Aula 7 de ArquiteturaAula 7 de Arquitetura
Aula 7 de ArquiteturaMarco Silva
 
Arquitetura de Computadores: Barramentos e instruções
Arquitetura de Computadores: Barramentos e instruçõesArquitetura de Computadores: Barramentos e instruções
Arquitetura de Computadores: Barramentos e instruçõesAlex Camargo
 
Barramento
BarramentoBarramento
Barramentowendhel
 
Barramentos clock interno
Barramentos clock internoBarramentos clock interno
Barramentos clock internocabaldreams
 
Hierarquia de memória
Hierarquia de memóriaHierarquia de memória
Hierarquia de memóriaPAULO Moreira
 
Arquitetura de Computadores: Evolução dos computadores
Arquitetura de Computadores: Evolução dos computadoresArquitetura de Computadores: Evolução dos computadores
Arquitetura de Computadores: Evolução dos computadoresAlex Camargo
 
Aula 5 de Arquitetura de Computadores
Aula 5 de Arquitetura de ComputadoresAula 5 de Arquitetura de Computadores
Aula 5 de Arquitetura de ComputadoresMarco Silva
 
Processadores de servidores apresentação
Processadores de servidores apresentaçãoProcessadores de servidores apresentação
Processadores de servidores apresentaçãoMiguel Ferreira
 
Interrupções e interconexões
Interrupções e interconexõesInterrupções e interconexões
Interrupções e interconexõesPAULO Moreira
 
Apresentacao
ApresentacaoApresentacao
Apresentacaopcassio23
 
Arquitetura de Computadores: Sistemas de numeração
Arquitetura de Computadores: Sistemas de numeraçãoArquitetura de Computadores: Sistemas de numeração
Arquitetura de Computadores: Sistemas de numeraçãoAlex Camargo
 
Microprocessadores
MicroprocessadoresMicroprocessadores
MicroprocessadoresSOL RIBEIRO
 

Tendances (20)

Arquitetura de Computadores: Conceitos básicos
Arquitetura de Computadores: Conceitos básicosArquitetura de Computadores: Conceitos básicos
Arquitetura de Computadores: Conceitos básicos
 
Esquema motherboard
Esquema motherboardEsquema motherboard
Esquema motherboard
 
Aula 7 de Arquitetura
Aula 7 de ArquiteturaAula 7 de Arquitetura
Aula 7 de Arquitetura
 
Arquitetura de Computadores: Barramentos e instruções
Arquitetura de Computadores: Barramentos e instruçõesArquitetura de Computadores: Barramentos e instruções
Arquitetura de Computadores: Barramentos e instruções
 
Barramento
BarramentoBarramento
Barramento
 
SDAC 12º - M9 TGEI
SDAC 12º - M9 TGEISDAC 12º - M9 TGEI
SDAC 12º - M9 TGEI
 
Barramentos clock interno
Barramentos clock internoBarramentos clock interno
Barramentos clock interno
 
Barramentos
BarramentosBarramentos
Barramentos
 
Hierarquia de memória
Hierarquia de memóriaHierarquia de memória
Hierarquia de memória
 
Processadores
ProcessadoresProcessadores
Processadores
 
Barramentos
Barramentos Barramentos
Barramentos
 
Arquitetura de Computadores: Evolução dos computadores
Arquitetura de Computadores: Evolução dos computadoresArquitetura de Computadores: Evolução dos computadores
Arquitetura de Computadores: Evolução dos computadores
 
Aula 5 de Arquitetura de Computadores
Aula 5 de Arquitetura de ComputadoresAula 5 de Arquitetura de Computadores
Aula 5 de Arquitetura de Computadores
 
Processadores de servidores apresentação
Processadores de servidores apresentaçãoProcessadores de servidores apresentação
Processadores de servidores apresentação
 
Interrupções e interconexões
Interrupções e interconexõesInterrupções e interconexões
Interrupções e interconexões
 
Processadores
ProcessadoresProcessadores
Processadores
 
Apresentacao
ApresentacaoApresentacao
Apresentacao
 
Arquitetura de Computadores: Sistemas de numeração
Arquitetura de Computadores: Sistemas de numeraçãoArquitetura de Computadores: Sistemas de numeração
Arquitetura de Computadores: Sistemas de numeração
 
Microprocessadores
MicroprocessadoresMicroprocessadores
Microprocessadores
 
Processadores
Processadores Processadores
Processadores
 

Similaire à Multiprocessadores sunfiree25k

Semana_5_ATC- memórias.pptx
Semana_5_ATC- memórias.pptxSemana_5_ATC- memórias.pptx
Semana_5_ATC- memórias.pptxElciaFaife
 
Introdução a computação 04 (1)
Introdução a computação 04 (1)Introdução a computação 04 (1)
Introdução a computação 04 (1)Felipe Pereira
 
Introdução a computação 04
Introdução a computação 04Introdução a computação 04
Introdução a computação 04Felipe Pereira
 
As mother boards
As mother boardsAs mother boards
As mother boardscabaldreams
 
Placa mãe e barramentos
Placa mãe e barramentosPlaca mãe e barramentos
Placa mãe e barramentosNeil Azevedo
 
Hardware questionario 03
Hardware   questionario 03Hardware   questionario 03
Hardware questionario 03Tiago
 
As motherboard memorias principais
As motherboard memorias principaisAs motherboard memorias principais
As motherboard memorias principaisdgtavares
 
As motherboard memorias principais
As motherboard memorias principaisAs motherboard memorias principais
As motherboard memorias principaiscabaldreams
 
Discos barramentos e portas de comunicação
Discos barramentos e portas de comunicaçãoDiscos barramentos e portas de comunicação
Discos barramentos e portas de comunicaçãosimoesflavio
 
Misi ambiente adequado para montagem
Misi   ambiente adequado para montagemMisi   ambiente adequado para montagem
Misi ambiente adequado para montagemAugusto Braz
 
Aula dos feras - 1 dia - Arquitetura.ppt
Aula dos feras - 1 dia - Arquitetura.pptAula dos feras - 1 dia - Arquitetura.ppt
Aula dos feras - 1 dia - Arquitetura.pptMarco377398
 
Microarquitetura Intel Core Duo
Microarquitetura Intel Core DuoMicroarquitetura Intel Core Duo
Microarquitetura Intel Core DuoSamuel Bié
 
Sistema Operacional - Aula002
Sistema Operacional - Aula002Sistema Operacional - Aula002
Sistema Operacional - Aula002Cláudio Amaral
 
Apostila de montagem e manutenção de computadores emi mario gurgel
Apostila de montagem e manutenção de computadores emi mario gurgelApostila de montagem e manutenção de computadores emi mario gurgel
Apostila de montagem e manutenção de computadores emi mario gurgelPablo Mariano
 
Windows7educacao brz-web
Windows7educacao brz-webWindows7educacao brz-web
Windows7educacao brz-webPatibcosta
 

Similaire à Multiprocessadores sunfiree25k (20)

Semana_5_ATC- memórias.pptx
Semana_5_ATC- memórias.pptxSemana_5_ATC- memórias.pptx
Semana_5_ATC- memórias.pptx
 
Introdução a computação 04 (1)
Introdução a computação 04 (1)Introdução a computação 04 (1)
Introdução a computação 04 (1)
 
Introdução a computação 04
Introdução a computação 04Introdução a computação 04
Introdução a computação 04
 
As mother boards
As mother boardsAs mother boards
As mother boards
 
Placa mãe e barramentos
Placa mãe e barramentosPlaca mãe e barramentos
Placa mãe e barramentos
 
Hardware questionario 03
Hardware   questionario 03Hardware   questionario 03
Hardware questionario 03
 
Exer ic prova
Exer ic provaExer ic prova
Exer ic prova
 
As motherboard memorias principais
As motherboard memorias principaisAs motherboard memorias principais
As motherboard memorias principais
 
As motherboard memorias principais
As motherboard memorias principaisAs motherboard memorias principais
As motherboard memorias principais
 
Entrada e saida cap 05 (iii unidade)
Entrada e saida  cap 05 (iii unidade)Entrada e saida  cap 05 (iii unidade)
Entrada e saida cap 05 (iii unidade)
 
Exercicios 06
Exercicios 06Exercicios 06
Exercicios 06
 
Discos barramentos e portas de comunicação
Discos barramentos e portas de comunicaçãoDiscos barramentos e portas de comunicação
Discos barramentos e portas de comunicação
 
Misi ambiente adequado para montagem
Misi   ambiente adequado para montagemMisi   ambiente adequado para montagem
Misi ambiente adequado para montagem
 
Aula dos feras - 1 dia - Arquitetura.ppt
Aula dos feras - 1 dia - Arquitetura.pptAula dos feras - 1 dia - Arquitetura.ppt
Aula dos feras - 1 dia - Arquitetura.ppt
 
Microarquitetura Intel Core Duo
Microarquitetura Intel Core DuoMicroarquitetura Intel Core Duo
Microarquitetura Intel Core Duo
 
Sistema Operacional - Aula002
Sistema Operacional - Aula002Sistema Operacional - Aula002
Sistema Operacional - Aula002
 
Apostila de montagem e manutenção de computadores emi mario gurgel
Apostila de montagem e manutenção de computadores emi mario gurgelApostila de montagem e manutenção de computadores emi mario gurgel
Apostila de montagem e manutenção de computadores emi mario gurgel
 
4 cpu
4 cpu4 cpu
4 cpu
 
Introdução a Redes de Computadores
Introdução a Redes de ComputadoresIntrodução a Redes de Computadores
Introdução a Redes de Computadores
 
Windows7educacao brz-web
Windows7educacao brz-webWindows7educacao brz-web
Windows7educacao brz-web
 

Plus de Universidade de Pernambuco

Aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia da Computação ( Universida...
Aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia da Computação ( Universida...Aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia da Computação ( Universida...
Aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia da Computação ( Universida...Universidade de Pernambuco
 
EAD Pernambuco - Técnico em administração - Matemática financeira
EAD Pernambuco  - Técnico em administração - Matemática financeiraEAD Pernambuco  - Técnico em administração - Matemática financeira
EAD Pernambuco - Técnico em administração - Matemática financeiraUniversidade de Pernambuco
 
Calendário acadêmico da Universidade de Pernambuco para o ano letivo de 2014
Calendário acadêmico da Universidade de Pernambuco para o ano letivo de 2014 Calendário acadêmico da Universidade de Pernambuco para o ano letivo de 2014
Calendário acadêmico da Universidade de Pernambuco para o ano letivo de 2014 Universidade de Pernambuco
 
Caderno de administração ( fundamentos da contabilidade)
Caderno de administração ( fundamentos da contabilidade)Caderno de administração ( fundamentos da contabilidade)
Caderno de administração ( fundamentos da contabilidade)Universidade de Pernambuco
 
DIAGNÓSTICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI PARA O MUNICÍPIO DE CARUARU
DIAGNÓSTICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI  PARA O MUNICÍPIO DE CARUARUDIAGNÓSTICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI  PARA O MUNICÍPIO DE CARUARU
DIAGNÓSTICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI PARA O MUNICÍPIO DE CARUARUUniversidade de Pernambuco
 
Diagnóstico de Tecnologia da Informação – TI para o município de Caruaru 2013
Diagnóstico de Tecnologia da Informação  – TI para o município de Caruaru 2013 Diagnóstico de Tecnologia da Informação  – TI para o município de Caruaru 2013
Diagnóstico de Tecnologia da Informação – TI para o município de Caruaru 2013 Universidade de Pernambuco
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Cadeia de suprimento
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Cadeia de suprimentoEAD Pernambuco - Técnico em Administração- Cadeia de suprimento
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Cadeia de suprimentoUniversidade de Pernambuco
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Estoque
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- EstoqueEAD Pernambuco - Técnico em Administração- Estoque
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- EstoqueUniversidade de Pernambuco
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Produção
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Produção EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Produção
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Produção Universidade de Pernambuco
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Marketing
EAD Pernambuco - Técnico em Administração -  Marketing EAD Pernambuco - Técnico em Administração -  Marketing
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Marketing Universidade de Pernambuco
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Economia & Mercados
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Economia & Mercados EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Economia & Mercados
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Economia & Mercados Universidade de Pernambuco
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Sistema Integrado de Qualidade
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Sistema Integrado de Qualidade EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Sistema Integrado de Qualidade
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Sistema Integrado de Qualidade Universidade de Pernambuco
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - TÉCNICAS DE VENDAS
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - TÉCNICAS DE VENDAS EAD Pernambuco - Técnico em Administração - TÉCNICAS DE VENDAS
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - TÉCNICAS DE VENDAS Universidade de Pernambuco
 
EAD Pernambuco -Técnico em Administração -Tecnologia da Informação
EAD Pernambuco -Técnico em Administração -Tecnologia da Informação EAD Pernambuco -Técnico em Administração -Tecnologia da Informação
EAD Pernambuco -Técnico em Administração -Tecnologia da Informação Universidade de Pernambuco
 
Edital para a seleção de membros da UPE CONSULTORIA JR. para o mandato de Abr...
Edital para a seleção de membros da UPE CONSULTORIA JR. para o mandato de Abr...Edital para a seleção de membros da UPE CONSULTORIA JR. para o mandato de Abr...
Edital para a seleção de membros da UPE CONSULTORIA JR. para o mandato de Abr...Universidade de Pernambuco
 
Palestra como montar e gerir uma empresa na visao de um empresario junior
Palestra como montar e gerir uma empresa na visao de um empresario juniorPalestra como montar e gerir uma empresa na visao de um empresario junior
Palestra como montar e gerir uma empresa na visao de um empresario juniorUniversidade de Pernambuco
 

Plus de Universidade de Pernambuco (20)

Aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia da Computação ( Universida...
Aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia da Computação ( Universida...Aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia da Computação ( Universida...
Aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia da Computação ( Universida...
 
EAD Pernambuco - Técnico em administração - Matemática financeira
EAD Pernambuco  - Técnico em administração - Matemática financeiraEAD Pernambuco  - Técnico em administração - Matemática financeira
EAD Pernambuco - Técnico em administração - Matemática financeira
 
Administração de recursos humanos
Administração de recursos humanosAdministração de recursos humanos
Administração de recursos humanos
 
Fundamentos de finanças coorporativas
Fundamentos de finanças coorporativasFundamentos de finanças coorporativas
Fundamentos de finanças coorporativas
 
Calendário acadêmico da Universidade de Pernambuco para o ano letivo de 2014
Calendário acadêmico da Universidade de Pernambuco para o ano letivo de 2014 Calendário acadêmico da Universidade de Pernambuco para o ano letivo de 2014
Calendário acadêmico da Universidade de Pernambuco para o ano letivo de 2014
 
Caderno de administração ( fundamentos da contabilidade)
Caderno de administração ( fundamentos da contabilidade)Caderno de administração ( fundamentos da contabilidade)
Caderno de administração ( fundamentos da contabilidade)
 
Caderno de adm(empreendedorismo)
Caderno de adm(empreendedorismo) Caderno de adm(empreendedorismo)
Caderno de adm(empreendedorismo)
 
Administração (gestão da carreira)
Administração (gestão da carreira)Administração (gestão da carreira)
Administração (gestão da carreira)
 
DIAGNÓSTICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI PARA O MUNICÍPIO DE CARUARU
DIAGNÓSTICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI  PARA O MUNICÍPIO DE CARUARUDIAGNÓSTICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI  PARA O MUNICÍPIO DE CARUARU
DIAGNÓSTICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI PARA O MUNICÍPIO DE CARUARU
 
Diagnóstico de Tecnologia da Informação – TI para o município de Caruaru 2013
Diagnóstico de Tecnologia da Informação  – TI para o município de Caruaru 2013 Diagnóstico de Tecnologia da Informação  – TI para o município de Caruaru 2013
Diagnóstico de Tecnologia da Informação – TI para o município de Caruaru 2013
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Cadeia de suprimento
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Cadeia de suprimentoEAD Pernambuco - Técnico em Administração- Cadeia de suprimento
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Cadeia de suprimento
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Estoque
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- EstoqueEAD Pernambuco - Técnico em Administração- Estoque
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Estoque
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Produção
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Produção EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Produção
EAD Pernambuco - Técnico em Administração- Produção
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Marketing
EAD Pernambuco - Técnico em Administração -  Marketing EAD Pernambuco - Técnico em Administração -  Marketing
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Marketing
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Economia & Mercados
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Economia & Mercados EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Economia & Mercados
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Economia & Mercados
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Sistema Integrado de Qualidade
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Sistema Integrado de Qualidade EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Sistema Integrado de Qualidade
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - Sistema Integrado de Qualidade
 
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - TÉCNICAS DE VENDAS
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - TÉCNICAS DE VENDAS EAD Pernambuco - Técnico em Administração - TÉCNICAS DE VENDAS
EAD Pernambuco - Técnico em Administração - TÉCNICAS DE VENDAS
 
EAD Pernambuco -Técnico em Administração -Tecnologia da Informação
EAD Pernambuco -Técnico em Administração -Tecnologia da Informação EAD Pernambuco -Técnico em Administração -Tecnologia da Informação
EAD Pernambuco -Técnico em Administração -Tecnologia da Informação
 
Edital para a seleção de membros da UPE CONSULTORIA JR. para o mandato de Abr...
Edital para a seleção de membros da UPE CONSULTORIA JR. para o mandato de Abr...Edital para a seleção de membros da UPE CONSULTORIA JR. para o mandato de Abr...
Edital para a seleção de membros da UPE CONSULTORIA JR. para o mandato de Abr...
 
Palestra como montar e gerir uma empresa na visao de um empresario junior
Palestra como montar e gerir uma empresa na visao de um empresario juniorPalestra como montar e gerir uma empresa na visao de um empresario junior
Palestra como montar e gerir uma empresa na visao de um empresario junior
 

Multiprocessadores sunfiree25k

  • 1. MultiprocessadoresNuma SUN FIRE E25k Alunos: Francisco Júnior Danilo Sousa Tarcisio Cavalcanti
  • 2. Arquitetura de computadores paralelos  Possuir o MIMD ( Múltiplas CPUs independente operando com parte de um sistema maior). o MIMD foi subdivido em multiprocessadores ( maquina de memória compartilhada ) é multicomputadores ( maquinas de troca de mensagens).
  • 3. Multiprocessadores Existem 3 tipos de multiprocessares: UMA ( uniform memory access ) Acesso uniforme à memória. NUMA ( Nonuniform Memory Access ) Acesso não uniforme à memória. COMA ( Cacheonly Memory access ) Acesso somente a memória cachê.
  • 4. NUMA ( Nonuniform Memory Access ) NUMA acesso não uniforme a memória. ou seja, a memória não possuir o mesmo tempo de acesso. dividido em NC-NUMA e CC-NUMA. NC-NUMA Não há cachê presente. CC-NUMA com coerência de cachê (multiprocessador baseado em diretório).
  • 5. NUMA Sun Fire E25K É um multiprocessador que Possui Múltiplos CPUs independentes (MIMD) , baseado em diretório com acesso não uniforme a memória, ou seja , a memória não possuir o mesmo tempo de acesso (CC-NUMA).
  • 6. História Sun Fire E25K  A Sun Microsystem empresa de servidor de computadores  Anúncio em fevereiro de 2004 a Sun Fire E25K, a máquina poderia ser descrito como uma atualização da  Sun Fire E15K como a base armários idênticas, possuir como única diferença o processador de placas instaladas.  O E25K suporta até 72dual-core  UltraSPARC IV processadores de até 1,95 GHz instalado em 18 sistema de placas . Cada palaca possuir 64 GB de RAM com um total de 1.15TB de memória RAM para um único domínio . 
  • 7. Características Sun Fire E25k Fabricado pela Sun Microsystems o modelo Sun fire E25K possuir 18 conjuntos. cada conjunto com 4 CPU UltraSPARC IV Com processadores duais. Cada sistema contém duas placas de Controlo (um principal e um reserva).
  • 8.
  • 9. Sun Fire E25K Completo Formado por 18 conjuntos, com 72 chips de CPU UltraSPARC IV que compartilham um cachê e uma memória.Com 144CPUs , 1.15TB de RAM e 72 conectores PCI.
  • 10. Estrutura do Sun Fire E25K Os sistemas Sun Fire E25K usa uma placa de expansão para implementar um interruptor de 3x3 entre uma placa de CPU / Memória, uma assembléia I / O e a porta de interconexão.  Os sistemas Sun Fire E25K tem três travessas 18x18 com sua interconexão para endereços, respostas e dados, de modo que o tráfego de endereço não interferir .
  • 11. Periféricos
  • 12. Sun Fire E25K dom fireplane Sun Fire E25K usar o sistema de interconexão dom Fireplane que é um protoco de memória compartilhado UltraSPARC IV . No qual Ocorreu uma evolução sobre a Arquitetura da geração anterior Ultra (UPA). Aumentando a velocidade do clock em 50% é melhorando seu desempenho do sistema com a CPU.
  • 13. As interconexão E25K Endereço Interconectados As linhas tracejadas são caminhos de endereço . Um conjunto de bordo é a combinação de uma placa de CPU / Memória, uma assembléia I / O, e uma placa de expansão.  Interconexão de Dados As linhas sólidas representam os caminhos de dados. Os pequenos círculos nas intersecções destas linhas indicam três portas . A placa de CPU / Memória tem três níveis de interruptores de 3x3 entre uma unidade de CPU ou memoria .
  • 15. Interconexão nível No nível 0, pares de chips de CPU e Memórias são conectados a um comutador crossbar que também tem uma conexão com o nível 1. Os dois grupos de pares CPU- memória são conectados por um segundo comutador crossbar no nível 1. Toda lógica e construída a partir do crossbar 3x3.
  • 16. A interconexão de nível 2 é um outro comutador crossbar3x3 na placa de expansão que une a memória E/S. Todas as transferências de dados passam pelo comutador de nível 2. Por fim dados que serão transferidos de ou para uma placa passam por um comutador crossbar18X18 no nível 3.
  • 17. Lógica de escuta Todas as CPUs locais podem verificar as requisições de memória no conjunto de placas. A CPU necessita de uma palavra da memória, convertendo o endereço virtual para o endereço físico e verifica sua cachê. Cada bloco de memória e linha de cachê de CPU dividem em três estados 1.acesso exclusivo (escrita). 2. acesso compartilhado (leitura). 3. invalido (vazio).
  • 18. A placa CPU ou placa PCI produz um endereço , no qual vai até o repetidor de endereço por meio de uma conexão ponta-a-ponta, os dois repetidores convergem para placa de expansão. Esse arranjo e usado para evitar um barramento que envolve as três placas. A placa cpu por meio de conexão ponta a ponta converge para placa de expansão
  • 19. O comutador crossbar de resposta desempenha a coerência do diretoria e protocolo de atualização. Comutador crossbar de dados tem 32 bytes de largura 288 bytes pode ser movido ao plano central uma taxa de 150mhz de relógio isso da uma banda de 40Gb/s.
  • 20. Quando a CPU precisa ler ou escrever uma palavra na memória verifica o cachê . Se um cachê de conjunto das placas tive a linha necessária, detecta e cumpre a requisição. No modo exclusivo ela e transferida ao requisitante e marcada como invalida. Modo compartilhado a cachê não responde.
  • 21. Ser o bloco não estiver compartilhado ou estiver compartilhado com uma ou mais placas , a memória esta atualizada e a requisição pode ser atendida. A requisição para leitura e feita na entrada anotando que um novo cliente esta compartilhada. Requisição para escrita uma mensagem de invalidação deve ser enviado a outras placas que contive uma copia dela.
  • 22. Ser o Bloco requisitado esta em estado exclusivo ou placa diferente . a placa mãe obtém a requisição ela localiza a placa remota e envia uma mensagem informando onde há linha de cachê. Requisição de leitura a linha seria compartilhada e uma copia envidada. Requisição escrita invalidara sua copia de modo que tivesse uma copia exclusiva.
  • 23. Dinâmica dos Domínios E25K Os domínios podem ser reconfigurados sem interromper a operação de outros domínios. Domínios podem ser utilizados para: Testes de novas aplicações Atualizar o sistema operacional Apoiar vários departamentos Remover e reinstalar as placas para reparo ou atualização
  • 24. Domínios com funções preenchida sistema Sun Fire E25K em três domínios de lidar com três tipos de funções: Domínio 1 é configurado para executar o processamento de transações online (OLTP). domínio com 32 CPU contendo 8 tábuas de 4 CPUs cada. Domínio 2 é configurado para executar software de apoio à decisão (DSS). É também um domínio de 32 CPU contendo 8 tábuas de 4 CPUs cada. Domínio 3 é configurado como um domínio para os desenvolvedores. É um domínio de dois bordo, cada placa com 4 CPUs.
  • 25. Confiabilidade E25K Os sistemas Sun Fire E25K construir sobre as capacidades líderes da indústria RAS. 1. Confiabilidade circuito integrados Start-up de diagnóstico . O sistema Sun Fire E25K faz um auto-teste sobre a alimentação no futuro. Componentes não são isoladas da interconexão Fireplane dom O resultado é que o sistema é iniciado apenas com blocos lógicos que passaram por este auto-teste e que deve funcionar sem erros. Proteção interna dentro do UltraSPARC IV.  maior densidade de CPUs e tensões mais baixas do núcleo, células SRAM tornaram-se mais vulneráveis ​​a distúrbios de raios cósmicos. protejo externa . Todos os SRAMs externos são protegidos por códigos de correção de erros . 
  • 26. protejo externa . Todos os SRAMs externos são protegidos por códigos de correção de erros .  2 Confiabilidade de interconexão Proteção endereço de interconexão. O Sun Fire E25 endereço e sinais de controle são protegidos de paridade para detectar erros de bit único.  De proteção de dados de interconexão. O caminho de dados de todo o sistema é protegido por ECC, que corrige erros de bit único e detecta erros de bit duplo antes que possam causar corrupção de dados.
  • 27. Reconfiguração após falha Recuperação do sistema automático. Um sistema devidamente configurado sempre reinicia após uma falha. Interconnect reconfiguração após a falha . Após uma falha de interconexão do sistema ocorre, o sistema é reiniciado com os componentes de interconexão ruim isoladas e com metade da banda do sistema ainda disponível. 
  • 28. 1ª Questão Quais são as características do multiprocessador NUMA Sun Fire E25K ? possuir 18 conjuntos. cada conjunto com 4 CPU UltraSPARC IV Com processadores duais sendo uma principal e uma reserva. com 4 chips de CPUs possuir 72 chips de CPU UltraSPARC IV que compartilham um cachê e uma memória. Cada um com 4 conectores que possuir 72 conectores.
  • 29. 2ª Questão Quais são as interconexão do multiprocessador num sunfire e25k? expliques seus 4 níveis interconexão? Possui endereço interconectado são caminho de endereço e Interconexão de Dados são caminhos de dados No nível 0, chips de CPU e Memórias são conectados a um comutador crossbar que também tem uma conexão com o nível 1. A interconexão de nível 2 é um outro comuta crossbar que une a memória E/S.. Por fim dados que serão transferidos para um comutador crossbar18X18 no nível 3.
  • 30. 3ª Questão Qual a estrutura do multiprocessador Num sunfire E25K? Possui uma placa de expansão com interruptor 3x3 entre uma placa de CPU / Memória, uma assembléia I / O e a porta de interconexão e conectores 18x18 com suasua interconexão para endereços, respostas e dados.
  • 31. 4ª Questão Qual a finalidade do dom fireplane no multiprocessadores Sun fire e25k? m Fireplane e um sistema de interconexão que possuir um protocolo de memória compartilhado UltraSPARC IV . No qual aumentou a sua velocidade e melhorou o desempenho da CPU.
  • 32. 5ª Questão Como é a lógica de escuta do multiprocessador Numa SUN FIRE E25k? as CPUs locais verificar as requisições de memória no conjunto de placas e converte o endereço virtual para o físico. Cada bloco de memória dividem em três estados: acesso exclusivo(escrita),acesso compartilhado(leitura) e invalido(vazio).