SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  21
Autor : Pe.  Fernando Gonçalves Comunidade Canção Nova – Aliança Espiritualidade Cristã
O processo de vida Espiritual  supõe um momento de encontro consigo mesmo em primeiro lugar   e depois com Deus ,  isto é, se eu não me conhecer, pra viver bem a minha  Espiritualidade ,  como poderei conhecer a Deus: “ CONHECE-TE A TI MESMO ”.  Sócrates É o caso de Elias que, no deserto, sentiu a presença de Deus na brisa leve que tocava o seu rosto (1 Rs 19, 1-17). A  Espiritualidade  é uma  profunda experiência de encontro e aceitação com Deus e com os irmãos , é saber  “ fazer a vontade do Pai ” (Hb 10,7)
A  Espiritualidade  do cristão é marcada pela  experiência profunda do amor , como bem lembra Jeremias: Esta mesma dimensão da  Espiritualidade  do cristão impregna uma  responsabilidade , pois o convite de Jesus é que: “ Amo-te com amor eterno e, por isso, dei-te uma missão” (Jr 31,3). “ A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos!” (Mt 9,37).
A  Espiritualidade  cristã consiste "no modo de viver característico de um cristão que trata de conseguir sua perfeição sobrenatural.  O programa fundamental desta Espiritualidade cristã é chegar  à plena configuração   com Cristo  - na medida e graça predestinadas a cada um . Todos somos chamados à Santidade, ou seja,  à perfeição na caridade , no amor a Deus, ao próximo, ao mundo e a nós mesmos.  A santidade cristã não é um ideal para alguns privilegiados. Deus nos quer Santos a todos: “ Sede Santo porque   EU SOU SANTO ”.  Lv 11,41 " Tens obrigação de santificar-te. - Tu também. - Alguém pensa, por acaso, que é tarefa exclusiva de Sacerdotes e Religiosos? A todos, sem exceção, disse o Senhor: Como diz  São  Josemaría Escrivá:  “ Sede perfeitos, como meu Pai Celestial é perfeito ".  5,48
Toda essa busca se origina-se na nossa conduta e expressões vitais. Pois, quando queremos viver uma  Espiritualidade  cristã é necessário  Espiritualizar  todas as áreas na nossa vida: Sem reconhecer essa realidade torna-se impossível uma vivência madura da  Espiritualidade .
Também, é necessário uma Espiritualização do: Conseqüentemente, trabalhando todo esse conjunto que compõe o ser Humano, as expressões vitais ajudarão a cada um amadurecer na sua  Espiritualidade  pessoal, que é sem dúvida nenhuma um meio mais eficaz para atingir uma intimidade com Deus.  Toda essa experiência é fruto de confiança no CHAMADO de Deus, que criou o Homem para ser um SER ESPIRITUAL a fim de trabalhar na sua VINHA (Mt 21) . Veja:
A maior experiência de vida do cristão é ter a alegria de ser “trabalhador” e não simples “operário”, pois nisto se confirma a constante expressão das potências vitais motivadoras do nosso ser que é a  ESPIRITUALIDADE: Algumas pessoas que pelo semblante conseguiram expressar uma ESPIRITUALIDADE cujo o Silêncio já dizia algo
A nossa Espiritualidade é marcada por expressão das potências vitais
Desta forma, percebemos que a verdadeira prática  Espiritual  do cristão é aquela cuja a  expressão das potências vitais  se aprofundam no sentido do amor: “ Devemos amar o nosso próximo, ou porque ele é bom, ou para que ele se torne bom ”  (Santo Agostinho) .
Ou então, como entender a  ESPIRITUALIDADE  do Homem rico? Nesta passagem podemos diagnosticar que o Homem rico era muito Espiritual,  pois vivia os mandamentos . Mesmo tendo dificuldade de seguir Jesus, por causa da sua riqueza, continuou sendo amado e valorizado por Jesus que o admirava.  ( Mat 19,18-30; Lc 18, 18-30 ) Por isso, com simplicidade, podemos apresentar algumas características essenciais que formam o hemisfério da  Espiritualidade do cristão. Veja os 10 passos :
1 - Seguimento a Jesus Cristo: 2 - Exemplo do Samaritano e da Samaritana : 3 - Amor Incondicional : Como os  Apóstolos  (Mc 1,16-18) que largaram as redes e seguiram o Mestre. “ Avancem para as águas mais profundas ” (Lc 5,4). Como o  cego Bartimeu  que é curado (Mc 19, 46-52):  ele largou o manto e foi atrás de Jesus, sem ser chamado .  Como a proposta de Jesus feita a   Tomé : “ Eu sou o caminho, a verdade e a vida ” (Jô 14, 6), exigindo o profundo amor. Não liga para os preconceitos e aceita seguir os passos ensinados por Jesus. “ Ele curou suas feridas ”... “ Ela aceitou a água viva ” (Mc 10, 25-36; Jo 4, 1-40). “ Se me amais, guardais os meus mandamentos ” (Jo 14, 15), tal como a certeza de que é preciso ser um dom do amor de Deus, pois devemos “ nos deixar amar por Aquele que nos amou primeiro ” (1 Jo 4,4-16).
4 - Entusiasta : 5 - Eclesial : 6 - Inspirada na Santíssima Trindade : Como ilustrou  Santo Tomás  ao afirmar que “ Dizer que a experiência da oração em nossa vida é algo inútil, é o mesmo que pensar que podemos chegar em algum lugar sem caminhar ”. Pois acontece dentro da comunidade orante (At 12,12) e, ao mesmo tempo, exigindo a perseverança apostólica (At 2,42) Expressando o sentido da   verdadeira comunhão à luz da Trindade e entre os membros da comunidade através de uma Espiritualidade inserida na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo .
7 - Contemplativa :   8 - Vivência da Caridade e da Correção Fraterna : Com o infinito desejo de “ contemplar o rosto de Cristo ” e  suas atitudes , Paulo  declara: “ para mim viver é Cristo ” (Fil 1,21), “ já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim ” (Gl 2,20) e ciente de que, mesmo que não queiramos,  Cristo nos alcança  (Fil 3,12). Nesta dimensão, compreende-se o valor das  virtudes da  fé , da  esperança  e da  caridade , sabendo que “ a fé sem obras é morta ” (Tg 2,20), tal como a certeza de que a “ fé e a esperança estejam em Deus ” (1 Pd 1,21) e “ nossos atos sejam feitos por amor ” (1 Cor 16,14), pois aí reside o “ cumprimento da lei, baseada no amor ” (Rm 13,10). Bem sintetizou este conselho o grande Santo Agostinho ao meditar que: “ A unidade é essencial; a liberdade é secundária: em tudo, a caridade .”.
9 - Mariana : 10 - Alegre e Comprometida : lembrar-se que “ O devoto de Maria jamais se perde ”  (São Bernardo)  e, deste modo, suplicamos na Ave Maria: “rogai por nós agora e na hora de nossa morte”. A Espiritualidade Mariana é fundamental para uma intimidade com Jesus. Ela não é alienante como muitos pensam,  mas é fruto da força do Espírito Santo : “ Ave cheia de graça o Senhor é contigo ” , Lc 1,29ss O compromisso do cristão é expressar a sua mística por meio da alegria  (Jo 15,11: “ Para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa ”; Fil 4,4: “ Alegrai-vos sempre no Senhor ”). Busquemos, pois, “ renovar o dom de Deus que há em nós ” (2 Tm 1,6) e saber compreender que “ trazemos um grande tesouro em vasos de barro ” (2 Cor 4,7) e, deste modo, não podemos ficar parados.  Urge ir para a vinha  (Mt 20,4)  onde colocaremos a espiritualidade cristã em prática a partir das comunidades da qual estamos inseridos .
É mister recordar que existem alguns  PERIGOS A SEREM EVITADOS NA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ , tais como a formação de: CRISTÃO PESSIMISTAS: Ah! Não consigo rezar! CRISTÃO CONFORMISTAS: Reza você! Você que sabe! CRISTÃO ATIVISTAS: Deixa que eu rezo! Deixa e depois a gente reza! Reza uma Ave Maria que é mais rápida ! CRISTÃO ANGUSTIADOS: Ah! Ninguém liga para minha oração! Nem Deus quer ouvir e atender a minha prece! CRISTÃO   DISPERSAMENTE  APOSTÓLICOS: Ah! Vamos rezar rápido e só o que interessa! CRISTÃO PROFUNDAMENTE  APOSTÓLICOS:   Vamos rezar para nos salvar!
A Espiritualidade cristã  exige de nós uma grande atenção , recordando que é preciso ter os olhos  fixos em Cristo   e compreender que Deus nos trata como filhos  (Hb 12, 1-13) e, ao mesmo tempo, que devemos rejeitar toda mentira,  desejar o leite não adulterado , dedicar-se a uma  vida de santidade comprometida  e buscar ter bons comportamentos (1 Pd 2,1-12).
Portanto, a busca da  Espiritualidade  do cristão poderá ser, muito rapidamente, expressa pelo exemplo de Paulo ao afirmar que devemos: “ IMITAR A DEUS COMO FILHOS QUERIDOS; AGINDO COM AMOR, COMO CRISTO NOS AMOU ATÉ ENTREGAR-SE POR NÓS A DEUS ” (Ef 5,1-2). Esta afirmação de Paulo nos revela que é possível viver uma Espiritualidade Cristã só pelo fato de Deus  desejar   para cada filho esta  VOCAÇÃO . Para isso, Deus nos envia o Espírito Santo: “ O Espírito Santo vem em auxílio nas nossas fraquezas”. Rm 8,26
Conduto, o mundo precisa redescobrir a verdadeira  Espiritualidade  Cristã; não as falsas espiritualidades que anulam a presença de Deus, colocando o HOMEM como centro de tudo,  tais como: Não! É preciso ser HUMILDE como São João Batista para crescermos Espiritualmente: “  É necessário que ELE cresça, e eu DIMINUA”. Jo 3,30
É necessário também aceitar “morrer” para ressuscitar com Cristo, isto porque uma vida  Espiritual  requer uma entrega total: “ faça-se em mim segundo a tua Palavra ” Lc 1, 37 -  a fim de suscitar em nós uma nova  CRIATURA : Jo 3, 1-8 “ É necessário para vós nascer do ALTO”. Jo 3,7  “ Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se  morre, produz muito fruto” . Jo 12,24
AMÉM!!!!!! “ Senhor Jesus, conceda-me uma Espiritualidade onde eu possa olhar para mim e enxergar minhas fraquezas e minhas qualidades com intuito de amar mais as pessoas  e, ter a capacidade de compreendê-las, assim como eu quero que me compreenda. Senhor, tomando posse da minha Espiritualidade poderei aperfeiçoar a Santidade, que já está em mim, para transparecer a tua Imagem. Senhor, com isso faço, hoje, da minha vida uma constante oração e intimidade na Adoração, a fim de alcançar as graças necessárias para testemunhar uma  NOVA VIDA ESPIRITUAL ”.
FIM DEUS ABENÇÔE

Contenu connexe

Tendances

Lição 12 - Perseverando na Fé
Lição 12 - Perseverando na FéLição 12 - Perseverando na Fé
Lição 12 - Perseverando na FéÉder Tomé
 
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de Fé
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de FéLição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de Fé
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de FéÉder Tomé
 
Manual do obreiro adrv 2019
Manual do obreiro adrv 2019Manual do obreiro adrv 2019
Manual do obreiro adrv 2019Alice Costa
 
Apostila de evangelismo marcos 16
Apostila de evangelismo marcos 16Apostila de evangelismo marcos 16
Apostila de evangelismo marcos 16aldeirdb
 
Quaresma momento de estender as mãos ao próximo
Quaresma momento de estender as mãos ao próximoQuaresma momento de estender as mãos ao próximo
Quaresma momento de estender as mãos ao próximoBernadetecebs .
 
A obra do espirito santo na igreja
A obra do espirito santo na igrejaA obra do espirito santo na igreja
A obra do espirito santo na igrejaMarconi Pacheco
 
Apostila preparacao catequese_de_adultos
Apostila preparacao catequese_de_adultosApostila preparacao catequese_de_adultos
Apostila preparacao catequese_de_adultosAntonio Cardoso
 
Lição 8 - A Igreja e sua Influência na Sociedade
Lição 8 - A Igreja e sua Influência na SociedadeLição 8 - A Igreja e sua Influência na Sociedade
Lição 8 - A Igreja e sua Influência na SociedadeÉder Tomé
 

Tendances (20)

O batismo nas águas
O  batismo nas águasO  batismo nas águas
O batismo nas águas
 
Evangelismo estudo pratico
Evangelismo   estudo pratico Evangelismo   estudo pratico
Evangelismo estudo pratico
 
Evangelismo
EvangelismoEvangelismo
Evangelismo
 
Estudo biblico 23 dons espirituais - part1
Estudo biblico 23  dons espirituais - part1Estudo biblico 23  dons espirituais - part1
Estudo biblico 23 dons espirituais - part1
 
A espiritualidade do catequista
A espiritualidade do catequistaA espiritualidade do catequista
A espiritualidade do catequista
 
O que e Igreja
O que e IgrejaO que e Igreja
O que e Igreja
 
Lição 12 - Perseverando na Fé
Lição 12 - Perseverando na FéLição 12 - Perseverando na Fé
Lição 12 - Perseverando na Fé
 
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de Fé
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de FéLição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de Fé
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de Fé
 
Oração com estilo de vida
Oração com estilo de vidaOração com estilo de vida
Oração com estilo de vida
 
Santidade
SantidadeSantidade
Santidade
 
Manual do obreiro adrv 2019
Manual do obreiro adrv 2019Manual do obreiro adrv 2019
Manual do obreiro adrv 2019
 
Apostila de evangelismo marcos 16
Apostila de evangelismo marcos 16Apostila de evangelismo marcos 16
Apostila de evangelismo marcos 16
 
Quaresma momento de estender as mãos ao próximo
Quaresma momento de estender as mãos ao próximoQuaresma momento de estender as mãos ao próximo
Quaresma momento de estender as mãos ao próximo
 
A obra do espirito santo na igreja
A obra do espirito santo na igrejaA obra do espirito santo na igreja
A obra do espirito santo na igreja
 
O catecismo da igreja católica
O catecismo da igreja católicaO catecismo da igreja católica
O catecismo da igreja católica
 
Apostila preparacao catequese_de_adultos
Apostila preparacao catequese_de_adultosApostila preparacao catequese_de_adultos
Apostila preparacao catequese_de_adultos
 
Palestra a fé e sua vivência
Palestra  a fé e sua vivênciaPalestra  a fé e sua vivência
Palestra a fé e sua vivência
 
O Evangelismo e a igreja.ppt
O Evangelismo e a igreja.pptO Evangelismo e a igreja.ppt
O Evangelismo e a igreja.ppt
 
Lição 8 - A Igreja e sua Influência na Sociedade
Lição 8 - A Igreja e sua Influência na SociedadeLição 8 - A Igreja e sua Influência na Sociedade
Lição 8 - A Igreja e sua Influência na Sociedade
 
Santificação
SantificaçãoSantificação
Santificação
 

En vedette

En vedette (20)

Espiritualidade: O que é isso?
Espiritualidade: O que é isso?Espiritualidade: O que é isso?
Espiritualidade: O que é isso?
 
O que é espiritualidade
O que é espiritualidadeO que é espiritualidade
O que é espiritualidade
 
Saude e Espiritualidade
Saude e EspiritualidadeSaude e Espiritualidade
Saude e Espiritualidade
 
Espiritualidade bíblica
Espiritualidade bíblicaEspiritualidade bíblica
Espiritualidade bíblica
 
Gestão e espiritualidade (1)
Gestão e espiritualidade (1)Gestão e espiritualidade (1)
Gestão e espiritualidade (1)
 
Espiritualidade e mistagogia
Espiritualidade e mistagogiaEspiritualidade e mistagogia
Espiritualidade e mistagogia
 
Saude Mental e Espiritualidade
Saude Mental e EspiritualidadeSaude Mental e Espiritualidade
Saude Mental e Espiritualidade
 
Espiritualidade e comunidade
Espiritualidade e comunidadeEspiritualidade e comunidade
Espiritualidade e comunidade
 
A espiritualidade no trabalho
A espiritualidade no trabalhoA espiritualidade no trabalho
A espiritualidade no trabalho
 
Rei bebê
Rei bebêRei bebê
Rei bebê
 
Religiao e espiritualidade
Religiao e espiritualidadeReligiao e espiritualidade
Religiao e espiritualidade
 
Buscai Em Primeiro Lugar...
Buscai Em Primeiro Lugar...Buscai Em Primeiro Lugar...
Buscai Em Primeiro Lugar...
 
Mistagogia
MistagogiaMistagogia
Mistagogia
 
Espiritualidade e epistemologia
Espiritualidade e epistemologiaEspiritualidade e epistemologia
Espiritualidade e epistemologia
 
Espiritualidade e educação olhar do teólogo
Espiritualidade e educação olhar do teólogoEspiritualidade e educação olhar do teólogo
Espiritualidade e educação olhar do teólogo
 
Familia e espiritualidade
Familia e espiritualidadeFamilia e espiritualidade
Familia e espiritualidade
 
Saúde e espiritualidade
Saúde e espiritualidadeSaúde e espiritualidade
Saúde e espiritualidade
 
Espiritualidade e saúde (fatima)
Espiritualidade e saúde (fatima)Espiritualidade e saúde (fatima)
Espiritualidade e saúde (fatima)
 
Espiritualidade
EspiritualidadeEspiritualidade
Espiritualidade
 
Informativo ofícial da província de campo grande agosto
Informativo ofícial da província de campo grande agostoInformativo ofícial da província de campo grande agosto
Informativo ofícial da província de campo grande agosto
 

Similaire à 10 passos para uma Espiritualidade Cristã

O Batismo no Espírito.docx
O Batismo no Espírito.docxO Batismo no Espírito.docx
O Batismo no Espírito.docxssusercf733f2
 
Curso-de-Batismo-e-Novos-Membros.pdf
Curso-de-Batismo-e-Novos-Membros.pdfCurso-de-Batismo-e-Novos-Membros.pdf
Curso-de-Batismo-e-Novos-Membros.pdfJooAlbertoSoaresdaSi
 
Propósito com a santificação.
Propósito com a santificação.Propósito com a santificação.
Propósito com a santificação.Quenia Damata
 
Boletim dominical IGREJA PRESBITERIANA NOVA SUÍÇA, BH 14-07-2013
Boletim dominical IGREJA PRESBITERIANA NOVA SUÍÇA, BH 14-07-2013Boletim dominical IGREJA PRESBITERIANA NOVA SUÍÇA, BH 14-07-2013
Boletim dominical IGREJA PRESBITERIANA NOVA SUÍÇA, BH 14-07-2013Afonso Celso de Oliveira
 
A Virtude Da Fé Pdf
A Virtude Da Fé PdfA Virtude Da Fé Pdf
A Virtude Da Fé Pdfrowalino
 
Princípios para o crescimento e desenvolvimento na palavra 21.03.2016
Princípios para o crescimento e desenvolvimento na palavra   21.03.2016Princípios para o crescimento e desenvolvimento na palavra   21.03.2016
Princípios para o crescimento e desenvolvimento na palavra 21.03.2016Claudio Marcio
 
A obra do espírito santo na salvação arthur walkington pink
A obra do espírito santo na salvação   arthur walkington pinkA obra do espírito santo na salvação   arthur walkington pink
A obra do espírito santo na salvação arthur walkington pinkDeusdete Soares
 
Lição 37 O fruto do Espírito — a plenitude de Cristo na vida do crente
Lição 37   O fruto do Espírito — a plenitude de Cristo na vida do crenteLição 37   O fruto do Espírito — a plenitude de Cristo na vida do crente
Lição 37 O fruto do Espírito — a plenitude de Cristo na vida do crenteWander Sousa
 
Lição 6 o batismo - folha grande
Lição 6   o batismo - folha grandeLição 6   o batismo - folha grande
Lição 6 o batismo - folha grandecsssss2012
 
W. nee-restaurando-a-expressão-da-unidade-da-igreja-ii
W. nee-restaurando-a-expressão-da-unidade-da-igreja-iiW. nee-restaurando-a-expressão-da-unidade-da-igreja-ii
W. nee-restaurando-a-expressão-da-unidade-da-igreja-iiFrancisco Deuzilene
 
Missões Setor 13. Paróquia Coração de Jesus - diocese de SJCampos - SP
Missões Setor 13. Paróquia Coração de Jesus - diocese de SJCampos - SPMissões Setor 13. Paróquia Coração de Jesus - diocese de SJCampos - SP
Missões Setor 13. Paróquia Coração de Jesus - diocese de SJCampos - SPBernadetecebs .
 
Apostila treinamento
Apostila treinamentoApostila treinamento
Apostila treinamentoJoao Rumpel
 
LBA 2017 3 TRI LIÇÃO 9 - A necessidade de termos uma vida santa
LBA 2017 3 TRI LIÇÃO 9 - A necessidade de termos uma vida santaLBA 2017 3 TRI LIÇÃO 9 - A necessidade de termos uma vida santa
LBA 2017 3 TRI LIÇÃO 9 - A necessidade de termos uma vida santaNatalino das Neves Neves
 
A obra do espírito santo na salvação arthur walkington pink
A obra do espírito santo na salvação   arthur walkington pinkA obra do espírito santo na salvação   arthur walkington pink
A obra do espírito santo na salvação arthur walkington pinkpuritanosdf
 
ANDAR COM DEUS
ANDAR COM DEUSANDAR COM DEUS
ANDAR COM DEUSLc Passold
 

Similaire à 10 passos para uma Espiritualidade Cristã (20)

O Batismo no Espírito.docx
O Batismo no Espírito.docxO Batismo no Espírito.docx
O Batismo no Espírito.docx
 
Curso-de-Batismo-e-Novos-Membros.pdf
Curso-de-Batismo-e-Novos-Membros.pdfCurso-de-Batismo-e-Novos-Membros.pdf
Curso-de-Batismo-e-Novos-Membros.pdf
 
Propósito com a santificação.
Propósito com a santificação.Propósito com a santificação.
Propósito com a santificação.
 
RCC BRASIL 50
RCC BRASIL 50RCC BRASIL 50
RCC BRASIL 50
 
Boletim dominical IGREJA PRESBITERIANA NOVA SUÍÇA, BH 14-07-2013
Boletim dominical IGREJA PRESBITERIANA NOVA SUÍÇA, BH 14-07-2013Boletim dominical IGREJA PRESBITERIANA NOVA SUÍÇA, BH 14-07-2013
Boletim dominical IGREJA PRESBITERIANA NOVA SUÍÇA, BH 14-07-2013
 
A Virtude Da Fé Pdf
A Virtude Da Fé PdfA Virtude Da Fé Pdf
A Virtude Da Fé Pdf
 
Princípios para o crescimento e desenvolvimento na palavra 21.03.2016
Princípios para o crescimento e desenvolvimento na palavra   21.03.2016Princípios para o crescimento e desenvolvimento na palavra   21.03.2016
Princípios para o crescimento e desenvolvimento na palavra 21.03.2016
 
A obra do espírito santo na salvação arthur walkington pink
A obra do espírito santo na salvação   arthur walkington pinkA obra do espírito santo na salvação   arthur walkington pink
A obra do espírito santo na salvação arthur walkington pink
 
Lição 37 O fruto do Espírito — a plenitude de Cristo na vida do crente
Lição 37   O fruto do Espírito — a plenitude de Cristo na vida do crenteLição 37   O fruto do Espírito — a plenitude de Cristo na vida do crente
Lição 37 O fruto do Espírito — a plenitude de Cristo na vida do crente
 
Espirito Santo
Espirito SantoEspirito Santo
Espirito Santo
 
Espiritualidade crista
Espiritualidade cristaEspiritualidade crista
Espiritualidade crista
 
Lição 6 o batismo - folha grande
Lição 6   o batismo - folha grandeLição 6   o batismo - folha grande
Lição 6 o batismo - folha grande
 
W. nee-restaurando-a-expressão-da-unidade-da-igreja-ii
W. nee-restaurando-a-expressão-da-unidade-da-igreja-iiW. nee-restaurando-a-expressão-da-unidade-da-igreja-ii
W. nee-restaurando-a-expressão-da-unidade-da-igreja-ii
 
Missões Setor 13. Paróquia Coração de Jesus - diocese de SJCampos - SP
Missões Setor 13. Paróquia Coração de Jesus - diocese de SJCampos - SPMissões Setor 13. Paróquia Coração de Jesus - diocese de SJCampos - SP
Missões Setor 13. Paróquia Coração de Jesus - diocese de SJCampos - SP
 
Quatro leis espirituais
Quatro leis espirituaisQuatro leis espirituais
Quatro leis espirituais
 
Apostila treinamento
Apostila treinamentoApostila treinamento
Apostila treinamento
 
Quatro Leis
Quatro LeisQuatro Leis
Quatro Leis
 
LBA 2017 3 TRI LIÇÃO 9 - A necessidade de termos uma vida santa
LBA 2017 3 TRI LIÇÃO 9 - A necessidade de termos uma vida santaLBA 2017 3 TRI LIÇÃO 9 - A necessidade de termos uma vida santa
LBA 2017 3 TRI LIÇÃO 9 - A necessidade de termos uma vida santa
 
A obra do espírito santo na salvação arthur walkington pink
A obra do espírito santo na salvação   arthur walkington pinkA obra do espírito santo na salvação   arthur walkington pink
A obra do espírito santo na salvação arthur walkington pink
 
ANDAR COM DEUS
ANDAR COM DEUSANDAR COM DEUS
ANDAR COM DEUS
 

Plus de luciano

Tcc o mito e sua relevância no ensino religioso
Tcc o mito e sua relevância no ensino religiosoTcc o mito e sua relevância no ensino religioso
Tcc o mito e sua relevância no ensino religiosoluciano
 
Os deuses da humanidade e o deus que se revela
Os deuses da humanidade e o deus que se revelaOs deuses da humanidade e o deus que se revela
Os deuses da humanidade e o deus que se revelaluciano
 
Participação diáconos
Participação diáconosParticipação diáconos
Participação diáconosluciano
 
Resultados encuesta diáconos en américa latina 2007 2010
Resultados encuesta diáconos en américa latina 2007 2010Resultados encuesta diáconos en américa latina 2007 2010
Resultados encuesta diáconos en américa latina 2007 2010luciano
 
Situación actual del diaconado permanente en américa latina
Situación actual del diaconado permanente en américa latinaSituación actual del diaconado permanente en américa latina
Situación actual del diaconado permanente en américa latinaluciano
 
Espinos jose3
Espinos jose3Espinos jose3
Espinos jose3luciano
 
Espinos jose1
Espinos jose1Espinos jose1
Espinos jose1luciano
 
Espinos jose2
Espinos jose2Espinos jose2
Espinos jose2luciano
 
2 c ongresso
2 c ongresso2 c ongresso
2 c ongressoluciano
 
Diaconado permanente
Diaconado permanenteDiaconado permanente
Diaconado permanenteluciano
 
Diaconado permanente ceb en rou
Diaconado permanente ceb  en rouDiaconado permanente ceb  en rou
Diaconado permanente ceb en rouluciano
 
Expo p. roman cantú - historia del dp en méxico
Expo   p. roman cantú - historia del dp en méxicoExpo   p. roman cantú - historia del dp en méxico
Expo p. roman cantú - historia del dp en méxicoluciano
 
Expo mons - enrique diaz - diaconado en san cristobal de las casas méxico
Expo   mons - enrique diaz - diaconado en san cristobal de las casas méxicoExpo   mons - enrique diaz - diaconado en san cristobal de las casas méxico
Expo mons - enrique diaz - diaconado en san cristobal de las casas méxicoluciano
 
Cdp itaici exp colombia
Cdp itaici exp colombiaCdp itaici exp colombia
Cdp itaici exp colombialuciano
 
Celebração da palavra
Celebração da palavraCelebração da palavra
Celebração da palavraluciano
 
Palestra ministros palavra
Palestra ministros palavraPalestra ministros palavra
Palestra ministros palavraluciano
 
Palestina
PalestinaPalestina
Palestinaluciano
 
Diálogo inter religioso
Diálogo inter religiosoDiálogo inter religioso
Diálogo inter religiosoluciano
 
ECUMENISMO
ECUMENISMOECUMENISMO
ECUMENISMOluciano
 

Plus de luciano (20)

Tcc o mito e sua relevância no ensino religioso
Tcc o mito e sua relevância no ensino religiosoTcc o mito e sua relevância no ensino religioso
Tcc o mito e sua relevância no ensino religioso
 
Os deuses da humanidade e o deus que se revela
Os deuses da humanidade e o deus que se revelaOs deuses da humanidade e o deus que se revela
Os deuses da humanidade e o deus que se revela
 
Participação diáconos
Participação diáconosParticipação diáconos
Participação diáconos
 
Resultados encuesta diáconos en américa latina 2007 2010
Resultados encuesta diáconos en américa latina 2007 2010Resultados encuesta diáconos en américa latina 2007 2010
Resultados encuesta diáconos en américa latina 2007 2010
 
Situación actual del diaconado permanente en américa latina
Situación actual del diaconado permanente en américa latinaSituación actual del diaconado permanente en américa latina
Situación actual del diaconado permanente en américa latina
 
Espinos jose3
Espinos jose3Espinos jose3
Espinos jose3
 
Espinos jose1
Espinos jose1Espinos jose1
Espinos jose1
 
Espinos jose2
Espinos jose2Espinos jose2
Espinos jose2
 
2 c ongresso
2 c ongresso2 c ongresso
2 c ongresso
 
Diaconado permanente
Diaconado permanenteDiaconado permanente
Diaconado permanente
 
Diaconado permanente ceb en rou
Diaconado permanente ceb  en rouDiaconado permanente ceb  en rou
Diaconado permanente ceb en rou
 
Expo p. roman cantú - historia del dp en méxico
Expo   p. roman cantú - historia del dp en méxicoExpo   p. roman cantú - historia del dp en méxico
Expo p. roman cantú - historia del dp en méxico
 
Expo mons - enrique diaz - diaconado en san cristobal de las casas méxico
Expo   mons - enrique diaz - diaconado en san cristobal de las casas méxicoExpo   mons - enrique diaz - diaconado en san cristobal de las casas méxico
Expo mons - enrique diaz - diaconado en san cristobal de las casas méxico
 
México
MéxicoMéxico
México
 
Cdp itaici exp colombia
Cdp itaici exp colombiaCdp itaici exp colombia
Cdp itaici exp colombia
 
Celebração da palavra
Celebração da palavraCelebração da palavra
Celebração da palavra
 
Palestra ministros palavra
Palestra ministros palavraPalestra ministros palavra
Palestra ministros palavra
 
Palestina
PalestinaPalestina
Palestina
 
Diálogo inter religioso
Diálogo inter religiosoDiálogo inter religioso
Diálogo inter religioso
 
ECUMENISMO
ECUMENISMOECUMENISMO
ECUMENISMO
 

10 passos para uma Espiritualidade Cristã

  • 1. Autor : Pe. Fernando Gonçalves Comunidade Canção Nova – Aliança Espiritualidade Cristã
  • 2. O processo de vida Espiritual supõe um momento de encontro consigo mesmo em primeiro lugar e depois com Deus , isto é, se eu não me conhecer, pra viver bem a minha Espiritualidade , como poderei conhecer a Deus: “ CONHECE-TE A TI MESMO ”. Sócrates É o caso de Elias que, no deserto, sentiu a presença de Deus na brisa leve que tocava o seu rosto (1 Rs 19, 1-17). A Espiritualidade é uma profunda experiência de encontro e aceitação com Deus e com os irmãos , é saber “ fazer a vontade do Pai ” (Hb 10,7)
  • 3. A Espiritualidade do cristão é marcada pela experiência profunda do amor , como bem lembra Jeremias: Esta mesma dimensão da Espiritualidade do cristão impregna uma responsabilidade , pois o convite de Jesus é que: “ Amo-te com amor eterno e, por isso, dei-te uma missão” (Jr 31,3). “ A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos!” (Mt 9,37).
  • 4. A Espiritualidade cristã consiste "no modo de viver característico de um cristão que trata de conseguir sua perfeição sobrenatural. O programa fundamental desta Espiritualidade cristã é chegar à plena configuração com Cristo - na medida e graça predestinadas a cada um . Todos somos chamados à Santidade, ou seja, à perfeição na caridade , no amor a Deus, ao próximo, ao mundo e a nós mesmos. A santidade cristã não é um ideal para alguns privilegiados. Deus nos quer Santos a todos: “ Sede Santo porque EU SOU SANTO ”. Lv 11,41 " Tens obrigação de santificar-te. - Tu também. - Alguém pensa, por acaso, que é tarefa exclusiva de Sacerdotes e Religiosos? A todos, sem exceção, disse o Senhor: Como diz São Josemaría Escrivá: “ Sede perfeitos, como meu Pai Celestial é perfeito ". 5,48
  • 5. Toda essa busca se origina-se na nossa conduta e expressões vitais. Pois, quando queremos viver uma Espiritualidade cristã é necessário Espiritualizar todas as áreas na nossa vida: Sem reconhecer essa realidade torna-se impossível uma vivência madura da Espiritualidade .
  • 6. Também, é necessário uma Espiritualização do: Conseqüentemente, trabalhando todo esse conjunto que compõe o ser Humano, as expressões vitais ajudarão a cada um amadurecer na sua Espiritualidade pessoal, que é sem dúvida nenhuma um meio mais eficaz para atingir uma intimidade com Deus. Toda essa experiência é fruto de confiança no CHAMADO de Deus, que criou o Homem para ser um SER ESPIRITUAL a fim de trabalhar na sua VINHA (Mt 21) . Veja:
  • 7. A maior experiência de vida do cristão é ter a alegria de ser “trabalhador” e não simples “operário”, pois nisto se confirma a constante expressão das potências vitais motivadoras do nosso ser que é a ESPIRITUALIDADE: Algumas pessoas que pelo semblante conseguiram expressar uma ESPIRITUALIDADE cujo o Silêncio já dizia algo
  • 8. A nossa Espiritualidade é marcada por expressão das potências vitais
  • 9. Desta forma, percebemos que a verdadeira prática Espiritual do cristão é aquela cuja a expressão das potências vitais se aprofundam no sentido do amor: “ Devemos amar o nosso próximo, ou porque ele é bom, ou para que ele se torne bom ” (Santo Agostinho) .
  • 10. Ou então, como entender a ESPIRITUALIDADE do Homem rico? Nesta passagem podemos diagnosticar que o Homem rico era muito Espiritual, pois vivia os mandamentos . Mesmo tendo dificuldade de seguir Jesus, por causa da sua riqueza, continuou sendo amado e valorizado por Jesus que o admirava. ( Mat 19,18-30; Lc 18, 18-30 ) Por isso, com simplicidade, podemos apresentar algumas características essenciais que formam o hemisfério da Espiritualidade do cristão. Veja os 10 passos :
  • 11. 1 - Seguimento a Jesus Cristo: 2 - Exemplo do Samaritano e da Samaritana : 3 - Amor Incondicional : Como os Apóstolos (Mc 1,16-18) que largaram as redes e seguiram o Mestre. “ Avancem para as águas mais profundas ” (Lc 5,4). Como o cego Bartimeu que é curado (Mc 19, 46-52): ele largou o manto e foi atrás de Jesus, sem ser chamado . Como a proposta de Jesus feita a Tomé : “ Eu sou o caminho, a verdade e a vida ” (Jô 14, 6), exigindo o profundo amor. Não liga para os preconceitos e aceita seguir os passos ensinados por Jesus. “ Ele curou suas feridas ”... “ Ela aceitou a água viva ” (Mc 10, 25-36; Jo 4, 1-40). “ Se me amais, guardais os meus mandamentos ” (Jo 14, 15), tal como a certeza de que é preciso ser um dom do amor de Deus, pois devemos “ nos deixar amar por Aquele que nos amou primeiro ” (1 Jo 4,4-16).
  • 12. 4 - Entusiasta : 5 - Eclesial : 6 - Inspirada na Santíssima Trindade : Como ilustrou Santo Tomás ao afirmar que “ Dizer que a experiência da oração em nossa vida é algo inútil, é o mesmo que pensar que podemos chegar em algum lugar sem caminhar ”. Pois acontece dentro da comunidade orante (At 12,12) e, ao mesmo tempo, exigindo a perseverança apostólica (At 2,42) Expressando o sentido da verdadeira comunhão à luz da Trindade e entre os membros da comunidade através de uma Espiritualidade inserida na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo .
  • 13. 7 - Contemplativa : 8 - Vivência da Caridade e da Correção Fraterna : Com o infinito desejo de “ contemplar o rosto de Cristo ” e suas atitudes , Paulo declara: “ para mim viver é Cristo ” (Fil 1,21), “ já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim ” (Gl 2,20) e ciente de que, mesmo que não queiramos, Cristo nos alcança (Fil 3,12). Nesta dimensão, compreende-se o valor das virtudes da fé , da esperança e da caridade , sabendo que “ a fé sem obras é morta ” (Tg 2,20), tal como a certeza de que a “ fé e a esperança estejam em Deus ” (1 Pd 1,21) e “ nossos atos sejam feitos por amor ” (1 Cor 16,14), pois aí reside o “ cumprimento da lei, baseada no amor ” (Rm 13,10). Bem sintetizou este conselho o grande Santo Agostinho ao meditar que: “ A unidade é essencial; a liberdade é secundária: em tudo, a caridade .”.
  • 14. 9 - Mariana : 10 - Alegre e Comprometida : lembrar-se que “ O devoto de Maria jamais se perde ” (São Bernardo) e, deste modo, suplicamos na Ave Maria: “rogai por nós agora e na hora de nossa morte”. A Espiritualidade Mariana é fundamental para uma intimidade com Jesus. Ela não é alienante como muitos pensam, mas é fruto da força do Espírito Santo : “ Ave cheia de graça o Senhor é contigo ” , Lc 1,29ss O compromisso do cristão é expressar a sua mística por meio da alegria (Jo 15,11: “ Para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa ”; Fil 4,4: “ Alegrai-vos sempre no Senhor ”). Busquemos, pois, “ renovar o dom de Deus que há em nós ” (2 Tm 1,6) e saber compreender que “ trazemos um grande tesouro em vasos de barro ” (2 Cor 4,7) e, deste modo, não podemos ficar parados. Urge ir para a vinha (Mt 20,4) onde colocaremos a espiritualidade cristã em prática a partir das comunidades da qual estamos inseridos .
  • 15. É mister recordar que existem alguns PERIGOS A SEREM EVITADOS NA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ , tais como a formação de: CRISTÃO PESSIMISTAS: Ah! Não consigo rezar! CRISTÃO CONFORMISTAS: Reza você! Você que sabe! CRISTÃO ATIVISTAS: Deixa que eu rezo! Deixa e depois a gente reza! Reza uma Ave Maria que é mais rápida ! CRISTÃO ANGUSTIADOS: Ah! Ninguém liga para minha oração! Nem Deus quer ouvir e atender a minha prece! CRISTÃO DISPERSAMENTE APOSTÓLICOS: Ah! Vamos rezar rápido e só o que interessa! CRISTÃO PROFUNDAMENTE APOSTÓLICOS: Vamos rezar para nos salvar!
  • 16. A Espiritualidade cristã exige de nós uma grande atenção , recordando que é preciso ter os olhos fixos em Cristo e compreender que Deus nos trata como filhos (Hb 12, 1-13) e, ao mesmo tempo, que devemos rejeitar toda mentira, desejar o leite não adulterado , dedicar-se a uma vida de santidade comprometida e buscar ter bons comportamentos (1 Pd 2,1-12).
  • 17. Portanto, a busca da Espiritualidade do cristão poderá ser, muito rapidamente, expressa pelo exemplo de Paulo ao afirmar que devemos: “ IMITAR A DEUS COMO FILHOS QUERIDOS; AGINDO COM AMOR, COMO CRISTO NOS AMOU ATÉ ENTREGAR-SE POR NÓS A DEUS ” (Ef 5,1-2). Esta afirmação de Paulo nos revela que é possível viver uma Espiritualidade Cristã só pelo fato de Deus desejar para cada filho esta VOCAÇÃO . Para isso, Deus nos envia o Espírito Santo: “ O Espírito Santo vem em auxílio nas nossas fraquezas”. Rm 8,26
  • 18. Conduto, o mundo precisa redescobrir a verdadeira Espiritualidade Cristã; não as falsas espiritualidades que anulam a presença de Deus, colocando o HOMEM como centro de tudo, tais como: Não! É preciso ser HUMILDE como São João Batista para crescermos Espiritualmente: “ É necessário que ELE cresça, e eu DIMINUA”. Jo 3,30
  • 19. É necessário também aceitar “morrer” para ressuscitar com Cristo, isto porque uma vida Espiritual requer uma entrega total: “ faça-se em mim segundo a tua Palavra ” Lc 1, 37 - a fim de suscitar em nós uma nova CRIATURA : Jo 3, 1-8 “ É necessário para vós nascer do ALTO”. Jo 3,7 “ Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto” . Jo 12,24
  • 20. AMÉM!!!!!! “ Senhor Jesus, conceda-me uma Espiritualidade onde eu possa olhar para mim e enxergar minhas fraquezas e minhas qualidades com intuito de amar mais as pessoas e, ter a capacidade de compreendê-las, assim como eu quero que me compreenda. Senhor, tomando posse da minha Espiritualidade poderei aperfeiçoar a Santidade, que já está em mim, para transparecer a tua Imagem. Senhor, com isso faço, hoje, da minha vida uma constante oração e intimidade na Adoração, a fim de alcançar as graças necessárias para testemunhar uma NOVA VIDA ESPIRITUAL ”.