SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  4
Télécharger pour lire hors ligne
HCA – Módulo 6: A Cultura do Salão Módulo 6 
Dylan Bonnet 
A CULTURA DO SALÃO 
CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL 
O período em que se inserem o Rococó e o Neoclassicismo pertence ao final da Idade Moderna e ao preliminar da Idade Contemporânea, ou seja, entre o séc. XVIII e inícios do séc. XIX. 
O século XVIII pode definir-se sinteticamente como o Século das Luzes. Esta expressão realça aquilo que ficou conhecido como o Iluminismo – as luzes da razão (movimento que defendia o pensamento racional, a liberdade e o progresso científico como único caminho para o bem-estar e a felicidade do Homem.). Os elementos que definem o Iluminismo não constituem, por si só, uma novidade. O que, até então, não era mais do que um objeto de especulação filosófica minoritária, passa a ser difundido, essencialmente nas camadas sociais privilegiadas, nomeadamente na burguesia. A França foi o país que mais eficaz e decisivamente contribuiu para a criação de uma unidade de ressonância da cultura iluminista. O século XVIII foi dominado, principalmente por uma cultura francesa e pela sua língua, principal instrumento de difusão do Iluminismo pelo Mundo. 
A criação na América do Norte de um Estado Republicano Federal por via da Revolução dos emigrantes europeus (1783) foi outro dos acontecimentos de maior importância do século XVIII. A França havia seguido com enorme interesse os sucessos da América – o povo americano incarnava o ideal do Iluminismo, “homem da natureza”, guiado pela razão e em luta contra a opressão. Assim, em 1789 marca-se o início da Idade Contemporânea com a Revolução Francesa, que culminou com a Tomada da Bastilha e a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. O novo modelo de Estado saído da Revolução não podia ser senão burguês e nele se viriam a centrar todas as prerrogativas da nova classe dominante. O próprio crescimento demográfico e económico contribui para uma rutura social e cultural, com a implementação de novos valores políticos, morais e sociais. 
Após a morte de Luís XIV, Versalhes permaneceu como o centro de uma França dominante. Em Versalhes Luís XV, preservou o luxo e o refinamento do seu bisavô, numa época em que os “salões”, promovidos pelas mulheres aristocratas da corte, reuniam a elite cultural e artística onde, por entre jogos galantes de vaidade e sedução, se discutia literatura, filosofia, ciência ou arte, para além de temas mundanos. 
No entanto, o fausto os exageros financeiros da corte causaram descontentamento do terceiro estado e filósofos como Montesquieu, Voltaire ou Rousseau denunciaram a imoralidade da monarquia, colocando-se na base da Revolução Francesa, como resposta à cítica social. 
Assim os iluministas, que defendiam a razão, o progresso e a fé no Homem, contestando as injustiças sociais, o absolutismo tirânico e a intolerância religiosa, encontraram no lema da Revolução Francesa – “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” – o fundamento da sua intervenção. Estes filósofos preconizaram um estado republicano, democrático, laico e burguês, defendendo um mundo fundado no progresso científico, no liberalismo político, na educação do povo, na razão, ética e conhecimento. Estes 
O Baloiço, Jean-Honoré Fragonard, 1768
HCA – Módulo 6: A Cultura do Salão Módulo 6 
Dylan Bonnet 
ideais levaram à progressiva implementação do liberalismo (doutrina política que defendia os direitos e as liberdades individuais, a livre concorrência e a igualdade dos indivíduos perante a lei.) 
A sociedade estratificara-se em classe – capitalistas, burgueses e trabalhadores –, num fenómeno a que não era alheia outra grande revolução: a Revolução Industrial, ocorrida nos finais do séc. XVIII. 
Após os períodos de agitação política e social (inclusive o rei e a rainha guilhotinados) emerge a figura do general Napoleão Bonaparte, que se fez coroar imperador em 1804 e iniciou um programa de campanhas militares expansionistas, por toda a Europa, destituindo as monarquias absolutistas e difundindo os ideais da Revolução Francesa. Em 1812, Napoleão é obrigado a exilar-se na Ilha Elba, após uma derrota infringida pelos exércitos aliados que ocuparam Paris. Três anos depois, o Imperador forma aquilo a que chamamos de “Governo dos Cem Dias”, precisamente o tempo que decorreu até à Batalha de Waterloo, onde foi definitivamente derrotado pela Coligação dos Aliados. 
Pode-se dizer que o Neoclassicismo é o culminar dos ideais Iluministas a partir, aproximadamente de 1750. Abandona-se o Rococó por ser uma arte sensual ligada à classe aristocrática, e cheia de frivolidade. No seu lugar procura-se uma arte que apele não aos sentidos, mas à razão; que não seja superficial, mas com conteúdo moral, sóbrio, sério e objetivo. Como protesto contra a artificialidade e falsidade do Rococó, a Antiguidade apresenta-se aos olhos dos cidadãos do séc. XVIII como um momento idílico em que se havia conseguido manter uma sólida estrutura social baseada na liberdade política e individual e na igualdade entre todos os cidadãos. O Neoclassicismo foi uma arte ao serviço da nova classe social ascendente: a burguesia. 
A rápida propagação da arte neoclássica na Europa, a partir de meados do séc. XVIII, deveu-se, em primeiro lugar, à difusão das descobertas arqueológicas de Pompeia e Herculano e ao aparecimento de um número considerável de publicações, assim como da uniformização do ensino académico. As descobertas arqueológicas foram consequência do crescente interesse pelo antigo e da procura de um mercado em ascensão. Porém, ao mesmo tempo, contribuíram para um melhor conhecimento do mundo clássico e determinaram a predileção por certos temas e estilos plásticos. Este estilo neoclássico surge, assim, não só como consequência das descobertas arqueológicas, mas graças à valorização do passado que se fundamentou nas ideias iluministas. 
Paris e Roma foram os dois grandes centros de irradiação do Neoclassicismo. A capital francesa era o coração da Revolução e símbolo maior dos ideais de “liberdade, fraternidade e progresso”, e Roma representava a tradição clássica no seu maior esplendor. 
O “Salão” passa a incorporar novas finalidades. Destinados, agora, a exibir os trabalhos finais dos alunos da Academia, acabavam por ser pretexto para reunir artistas, colecionadores, críticos de arte e toda a elite cultural da época que assumia os mesmos valores e conceitos estáticos, segundo os padrões do Classicismo. O reconhecimento de um artista passava, agora, pela exposição e avaliação dos seus trabalhos nos salões. 
PINTURA DO ROCOCÓ | PINTURA NEOCLÁSSICA 
Rococó: A pintura do século XVIII é a que melhor representa a dispersão do estilo Barroco e o início da arte do Iluminismo. Enquanto o Barroco eclodiu em Roma para exprimir os mistérios religiosos, o Rococó foi um movimento parisiense que se desenvolveu no seio da aristocracia galante como um estilo estritamente secular. O Rococó (do francês Rocaille) consistiu num sistema artístico eminentemente ornamental que se afastou de toda a ordem, regularidade e simetria e se aplicou a toda a decoração de interiores, mobiliário e ourivesarias, adotando formas caprichosas vegetais, minerais e animais, mantendo efeitos artificiais, grotescos ou fantasiosos. 
Alguns temas aparecem pela primeira vez, como as festas galantes, enquanto os temas tradicionais se valorizam e adquirem um marco distante das soluções do Barroco. Surgem outras temáticas presentes na pintura, como o pastoril (banhistas, refeições 
A Consagração do Imperador Napoleão I e a Coroação de Imperatriz Josefina, Jacques-Louis David, 1806-1807
HCA – Módulo 6: A Cultura do Salão Módulo 6 
Dylan Bonnet 
campestres erotismo dos lugares escondidos, cenas de caça,…); o lúdico (o jogo é uma temática muito desenvolvida nesta época, como cenas de jogos amorosos, dialética entre o desejo e a aparência – Fragonard, Ingres, Boucher); o erotismo (o Rococó faz emergir o trinfo da voluptuosidade, uma ideia do amor e do prazer através da sugestão – o amor galante); o retrato (em França o retrato implica um maior realce das personagens e uma fuga à naturalidade, contrastando com o Barroco, que era mais realista); a paisagem (descobre-se, no séc. XVIII a poesia da paisagem, sendo a paisagem urbana uma novidade deste século e um “cartão de visita” de cada cidade.); a decoração (resume-se, com a decoração, o próprio conceito do Rococó: a pintura decorativa utiliza todas as temáticas citadas). 
As novas técnicas e a gama cromática utilizadas foram essenciais no efeito das obras. Surge o pastel e valoriza-se a aguarela. Os tons pasteis também emergem na paleta cromática dos pintores: o colorido sério, solene, o castanho, a púrpura, o azul-escuro e dourado do Barroco são substituídos pelas cores claras. As representações do Rococó fogem do Barroco solene, onde as cores tinham um valor simbólico. Destacam-se na pintura Rococó: Fragonard (O Ferrolho), Chardin (A Raia) e Boucher. 
Neoclássico: A recusa da frivolidade e sensualidade da arte rococó é acompanhada do abandono das suas características estilísticas. A nobreza dos novos temas deve ser tratada com um estilo direto e natural, simples e claro, oposto a qualquer deformação. Assim, a arte rococó cede lugar a uma pintura de superfícies planas e contornos firmes. Eliminam-se as composições baseadas nas diagonais, dominando a horizontalidade e a tendência para a apresentação frontal das personagens. Concede-se grande importância à linha, à clareza e vigor do traço, desaparecendo os esfumados e as cores pastel, substituídas por cores nítidas, obtidas através das cores primárias. A pintura Neoclássica apresenta-se principalmente mitológica e daí surgem as alegorias. Do Classicismo greco-romano, os artistas importaram a monumentalidade das obras, as composições simples e equilibradas, o aperfeiçoamento técnico, o desenho rigoroso e linear e um cuidadoso tratamento da luz. A razão guiava. Assim, a reprodução plástica com o único propósito de atingir o ideal clássico de beleza. Destaca-se na pintura Neoclássica Jacques-Louis David, o “artista oficial” da Revolução e o criador da iconografia imperial de Napoleão, da qual se destaca A Consagração do Imperador Napoleão I e a Coroação de Imperatriz Josefina, pintada à escala real. A arte de David é puramente linear, com uma renúncia absoluta aos efeitos pictóricos. Valeu-se de meios artísticos puramente racionais, metódicos e puritanos. David representa desta forma, eximiamente o ideal artístico da sua época: a forma é um veículo, um meio para um fim, sendo totalmente clássico na sua composição frontal, na sua ação concentrada, nas expressões elevadas e nos elementos secundários bem precisos. A luz, a cor e a simplicidade do cenário destacam a cena principal, criando um ambiente límpido. Ingres (O Banho Turco) 
ARQUITETURA NEOCLÁSSICA 
Os arquitetos neoclássicos têm como orientação estética a predominância do racional sobre os excessos barrocos. A procura de uma arquitetura de pureza primitiva conduz à simplificação: em vez de uma arte resultante da fusão da pintura, escultura e arquitetura, prefere-se uma construção sem ornamentos, que produza efeitos de solidez, solenidade e severidade. 
Assim, começa-se a eliminar as extravagâncias do Rococó, desaparecendo as plantas irregulares e as soluções curvas e adotando- se a arquitetura clássica grega, preferencialmente da ordem dórica, por ser considerada a expressão mais pura do ideal arquitetónico. Sublinha-se que o Neoclássico não pratica a cópia da arquitetura clássica, mas sim a sua interpretação aliada aos princípios do iluminismo e à prática construtiva racional segundos as técnicas mais avançadas. 
Os edifícios adotam plantas em cruz grega e passam aa transmitir a sensação de grandiosidade e robustez, reforçada pelas suas grandes dimensões (Hospital St.º António no Porto). A “grande arquitetura” que durante o Barroco era representada pelas encomendas monárquicas e da Igreja, a partir da segunda metade do séc. XVIII vê-se suplantada por edifícios públicos que nascem do ideário político, social e cultural do Iluminismo (museus, hospitais, bibliotecas, teatros, prisões etc..). 
Destacam-se características formais da arquitetura Neoclássica, tais que: 
 Horizontalidade dos edifícios; 
 Balaustradas no lugar do telhado para aumentar a sensação de horizontalidade; 
 Entablamentos salientes; 
 Primeiro piso com pedra saliente e/ou de outro tom de cor (aparelho almofadado); 
 Frontão na fachada principal; 
 Frontões curvos/triangulares nas janelas; 
 Grinaldas por entre os pisos.
HCA – Módulo 6: A Cultura do Salão Módulo 6 
Dylan Bonnet 
URBANISMO POMBALINO 
Após o violento terramoto que assolou Lisboa a 1 de novembro de 1755, a capital ficara destroçada. Seguido o desastre, o Marquês de Pombal mobilizou toda a nação para os esforços de reconstrução, celebrizando a expressão “enterrem-se os mortos e cuide-se dos vivos”. Para tal, nomeou o engenheiro militar Manuel da Maia, a quem encarregou de propor soluções para o desastre. As plantas de Eugénio dos Santos e Carlos Mardel ditaram o plano definitivo da cidade. Seguindo os ideais iluministas da época, Lisboa passou a possuir ruas geometricamente organizadas numa malha urbana regularizada e filha da razão, com quarteirões retangulares de prédios de habitação, cujos pisos térreos seriam dedicados ao comércio. As ruas foram, assim, hierarquizadas através da sua largura e em função da sua importância. “Encomendaram-se fachadas em série” que seguiam um modelo quase idêntico, valorizando a evolução industrial. Destas forma, Lisboa passou a possuir um plano urbanístico com as primeiras infraestruturas de saneamento de esgotos, a ter preocupações antissísmicas e providenciar dispositivos de combate a incêndios. A Baixa Pombalina ficou na vanguarda do urbanismo da época.

Contenu connexe

Tendances

Módulo 8 contextualização histórica
Módulo 8   contextualização históricaMódulo 8   contextualização histórica
Módulo 8 contextualização históricaCarla Freitas
 
Ficha "A Cultura do Salão"
Ficha "A Cultura do Salão"Ficha "A Cultura do Salão"
Ficha "A Cultura do Salão"Ana Barreiros
 
Pintura do quattrocento
Pintura do quattrocentoPintura do quattrocento
Pintura do quattrocentoAna Barreiros
 
A cultura do cinema
A cultura do cinema   A cultura do cinema
A cultura do cinema Ana Barreiros
 
Cultura do Salão – Escultura do rococo
Cultura do Salão – Escultura do rococoCultura do Salão – Escultura do rococo
Cultura do Salão – Escultura do rococoCarlos Vieira
 
Pintura e escultura neoclássica
Pintura e escultura neoclássicaPintura e escultura neoclássica
Pintura e escultura neoclássicaAna Barreiros
 
Módulo 9 HCA contexto
Módulo 9 HCA contextoMódulo 9 HCA contexto
Módulo 9 HCA contextocattonia
 
A cultura do palacio
A cultura do palacioA cultura do palacio
A cultura do palacioAna Barreiros
 
Maneirismo
ManeirismoManeirismo
Maneirismocattonia
 
Pintura do Neoclássica
Pintura do NeoclássicaPintura do Neoclássica
Pintura do NeoclássicaCarlos Vieira
 
Real Edificio De Mafra
Real Edificio De MafraReal Edificio De Mafra
Real Edificio De Mafraancate
 
Módulo 6 barroco europeu
Módulo 6   barroco europeuMódulo 6   barroco europeu
Módulo 6 barroco europeuCarla Freitas
 
Módulo 7 contexto histórico
Módulo 7   contexto históricoMódulo 7   contexto histórico
Módulo 7 contexto históricoCarla Freitas
 
Módulo 7 caso pratico 1 bodas de figaro
Módulo 7   caso pratico 1 bodas de figaroMódulo 7   caso pratico 1 bodas de figaro
Módulo 7 caso pratico 1 bodas de figaroCarla Freitas
 
O romantismo na arquitetura e na pintura
O romantismo na arquitetura e na pinturaO romantismo na arquitetura e na pintura
O romantismo na arquitetura e na pinturaCarlos Pinheiro
 

Tendances (20)

Neoclassicismo
NeoclassicismoNeoclassicismo
Neoclassicismo
 
Módulo 8 contextualização histórica
Módulo 8   contextualização históricaMódulo 8   contextualização histórica
Módulo 8 contextualização histórica
 
Ficha "A Cultura do Salão"
Ficha "A Cultura do Salão"Ficha "A Cultura do Salão"
Ficha "A Cultura do Salão"
 
Barroco ou barrocos
Barroco ou barrocosBarroco ou barrocos
Barroco ou barrocos
 
Pintura do quattrocento
Pintura do quattrocentoPintura do quattrocento
Pintura do quattrocento
 
A cultura do cinema
A cultura do cinema   A cultura do cinema
A cultura do cinema
 
Cultura do Salão – Escultura do rococo
Cultura do Salão – Escultura do rococoCultura do Salão – Escultura do rococo
Cultura do Salão – Escultura do rococo
 
Pintura e escultura neoclássica
Pintura e escultura neoclássicaPintura e escultura neoclássica
Pintura e escultura neoclássica
 
Módulo 9 HCA contexto
Módulo 9 HCA contextoMódulo 9 HCA contexto
Módulo 9 HCA contexto
 
O romantismo
O romantismoO romantismo
O romantismo
 
A cultura do palacio
A cultura do palacioA cultura do palacio
A cultura do palacio
 
Maneirismo
ManeirismoManeirismo
Maneirismo
 
Rococó
RococóRococó
Rococó
 
Pintura barroca
Pintura barrocaPintura barroca
Pintura barroca
 
Pintura do Neoclássica
Pintura do NeoclássicaPintura do Neoclássica
Pintura do Neoclássica
 
Real Edificio De Mafra
Real Edificio De MafraReal Edificio De Mafra
Real Edificio De Mafra
 
Módulo 6 barroco europeu
Módulo 6   barroco europeuMódulo 6   barroco europeu
Módulo 6 barroco europeu
 
Módulo 7 contexto histórico
Módulo 7   contexto históricoMódulo 7   contexto histórico
Módulo 7 contexto histórico
 
Módulo 7 caso pratico 1 bodas de figaro
Módulo 7   caso pratico 1 bodas de figaroMódulo 7   caso pratico 1 bodas de figaro
Módulo 7 caso pratico 1 bodas de figaro
 
O romantismo na arquitetura e na pintura
O romantismo na arquitetura e na pinturaO romantismo na arquitetura e na pintura
O romantismo na arquitetura e na pintura
 

Similaire à A Cultura do Salão e o contexto histórico-cultural do Rococó e Neoclassicismo

Similaire à A Cultura do Salão e o contexto histórico-cultural do Rococó e Neoclassicismo (20)

Romantismo breve introd
Romantismo breve introdRomantismo breve introd
Romantismo breve introd
 
Romantismo 9º ano
Romantismo 9º anoRomantismo 9º ano
Romantismo 9º ano
 
Romantismo.
Romantismo.Romantismo.
Romantismo.
 
Neoclassicismo, romantismo e realismo
Neoclassicismo, romantismo e realismoNeoclassicismo, romantismo e realismo
Neoclassicismo, romantismo e realismo
 
Neoclassicismo E Romantismo
Neoclassicismo E RomantismoNeoclassicismo E Romantismo
Neoclassicismo E Romantismo
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 
12. SIMBOLISMO - EDIÇÃO 2021.pptx
12. SIMBOLISMO - EDIÇÃO 2021.pptx12. SIMBOLISMO - EDIÇÃO 2021.pptx
12. SIMBOLISMO - EDIÇÃO 2021.pptx
 
Arcadismo
ArcadismoArcadismo
Arcadismo
 
O Renascimento
O RenascimentoO Renascimento
O Renascimento
 
XIX Arte
XIX ArteXIX Arte
XIX Arte
 
Capitulo 9
Capitulo 9Capitulo 9
Capitulo 9
 
O arcadismo
O arcadismoO arcadismo
O arcadismo
 
Ufu 2019 Revisão
Ufu 2019 RevisãoUfu 2019 Revisão
Ufu 2019 Revisão
 
Romantismo
RomantismoRomantismo
Romantismo
 
Romantismo
RomantismoRomantismo
Romantismo
 
Romantismo e realismo,ok
Romantismo e realismo,okRomantismo e realismo,ok
Romantismo e realismo,ok
 
lala uhul
lala uhullala uhul
lala uhul
 
Romantismo e neoclassicismo
Romantismo e neoclassicismoRomantismo e neoclassicismo
Romantismo e neoclassicismo
 
Aula 4- Renascimento cultural.pptx
Aula 4- Renascimento cultural.pptxAula 4- Renascimento cultural.pptx
Aula 4- Renascimento cultural.pptx
 
Romantismo e realismo,ok
Romantismo e realismo,okRomantismo e realismo,ok
Romantismo e realismo,ok
 

Plus de Dylan Bonnet

A Cultura do Palácio: Renascimento
A Cultura do Palácio: RenascimentoA Cultura do Palácio: Renascimento
A Cultura do Palácio: RenascimentoDylan Bonnet
 
Resumo Cultura do Gótico - Hisatória da Cultura e das Artes
Resumo Cultura do Gótico - Hisatória da Cultura e das ArtesResumo Cultura do Gótico - Hisatória da Cultura e das Artes
Resumo Cultura do Gótico - Hisatória da Cultura e das ArtesDylan Bonnet
 
A cultura académica em portugal
A cultura académica em portugalA cultura académica em portugal
A cultura académica em portugalDylan Bonnet
 
Resumo Cultura do Ágora - HCA
Resumo Cultura do Ágora - HCAResumo Cultura do Ágora - HCA
Resumo Cultura do Ágora - HCADylan Bonnet
 
Resumos filosofia 11
Resumos filosofia 11Resumos filosofia 11
Resumos filosofia 11Dylan Bonnet
 

Plus de Dylan Bonnet (6)

A Cultura do Palácio: Renascimento
A Cultura do Palácio: RenascimentoA Cultura do Palácio: Renascimento
A Cultura do Palácio: Renascimento
 
Resumo Cultura do Gótico - Hisatória da Cultura e das Artes
Resumo Cultura do Gótico - Hisatória da Cultura e das ArtesResumo Cultura do Gótico - Hisatória da Cultura e das Artes
Resumo Cultura do Gótico - Hisatória da Cultura e das Artes
 
O livro de kells
O livro de kellsO livro de kells
O livro de kells
 
A cultura académica em portugal
A cultura académica em portugalA cultura académica em portugal
A cultura académica em portugal
 
Resumo Cultura do Ágora - HCA
Resumo Cultura do Ágora - HCAResumo Cultura do Ágora - HCA
Resumo Cultura do Ágora - HCA
 
Resumos filosofia 11
Resumos filosofia 11Resumos filosofia 11
Resumos filosofia 11
 

Dernier

Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxfabiolalopesmartins1
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 

Dernier (20)

Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 

A Cultura do Salão e o contexto histórico-cultural do Rococó e Neoclassicismo

  • 1. HCA – Módulo 6: A Cultura do Salão Módulo 6 Dylan Bonnet A CULTURA DO SALÃO CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL O período em que se inserem o Rococó e o Neoclassicismo pertence ao final da Idade Moderna e ao preliminar da Idade Contemporânea, ou seja, entre o séc. XVIII e inícios do séc. XIX. O século XVIII pode definir-se sinteticamente como o Século das Luzes. Esta expressão realça aquilo que ficou conhecido como o Iluminismo – as luzes da razão (movimento que defendia o pensamento racional, a liberdade e o progresso científico como único caminho para o bem-estar e a felicidade do Homem.). Os elementos que definem o Iluminismo não constituem, por si só, uma novidade. O que, até então, não era mais do que um objeto de especulação filosófica minoritária, passa a ser difundido, essencialmente nas camadas sociais privilegiadas, nomeadamente na burguesia. A França foi o país que mais eficaz e decisivamente contribuiu para a criação de uma unidade de ressonância da cultura iluminista. O século XVIII foi dominado, principalmente por uma cultura francesa e pela sua língua, principal instrumento de difusão do Iluminismo pelo Mundo. A criação na América do Norte de um Estado Republicano Federal por via da Revolução dos emigrantes europeus (1783) foi outro dos acontecimentos de maior importância do século XVIII. A França havia seguido com enorme interesse os sucessos da América – o povo americano incarnava o ideal do Iluminismo, “homem da natureza”, guiado pela razão e em luta contra a opressão. Assim, em 1789 marca-se o início da Idade Contemporânea com a Revolução Francesa, que culminou com a Tomada da Bastilha e a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. O novo modelo de Estado saído da Revolução não podia ser senão burguês e nele se viriam a centrar todas as prerrogativas da nova classe dominante. O próprio crescimento demográfico e económico contribui para uma rutura social e cultural, com a implementação de novos valores políticos, morais e sociais. Após a morte de Luís XIV, Versalhes permaneceu como o centro de uma França dominante. Em Versalhes Luís XV, preservou o luxo e o refinamento do seu bisavô, numa época em que os “salões”, promovidos pelas mulheres aristocratas da corte, reuniam a elite cultural e artística onde, por entre jogos galantes de vaidade e sedução, se discutia literatura, filosofia, ciência ou arte, para além de temas mundanos. No entanto, o fausto os exageros financeiros da corte causaram descontentamento do terceiro estado e filósofos como Montesquieu, Voltaire ou Rousseau denunciaram a imoralidade da monarquia, colocando-se na base da Revolução Francesa, como resposta à cítica social. Assim os iluministas, que defendiam a razão, o progresso e a fé no Homem, contestando as injustiças sociais, o absolutismo tirânico e a intolerância religiosa, encontraram no lema da Revolução Francesa – “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” – o fundamento da sua intervenção. Estes filósofos preconizaram um estado republicano, democrático, laico e burguês, defendendo um mundo fundado no progresso científico, no liberalismo político, na educação do povo, na razão, ética e conhecimento. Estes O Baloiço, Jean-Honoré Fragonard, 1768
  • 2. HCA – Módulo 6: A Cultura do Salão Módulo 6 Dylan Bonnet ideais levaram à progressiva implementação do liberalismo (doutrina política que defendia os direitos e as liberdades individuais, a livre concorrência e a igualdade dos indivíduos perante a lei.) A sociedade estratificara-se em classe – capitalistas, burgueses e trabalhadores –, num fenómeno a que não era alheia outra grande revolução: a Revolução Industrial, ocorrida nos finais do séc. XVIII. Após os períodos de agitação política e social (inclusive o rei e a rainha guilhotinados) emerge a figura do general Napoleão Bonaparte, que se fez coroar imperador em 1804 e iniciou um programa de campanhas militares expansionistas, por toda a Europa, destituindo as monarquias absolutistas e difundindo os ideais da Revolução Francesa. Em 1812, Napoleão é obrigado a exilar-se na Ilha Elba, após uma derrota infringida pelos exércitos aliados que ocuparam Paris. Três anos depois, o Imperador forma aquilo a que chamamos de “Governo dos Cem Dias”, precisamente o tempo que decorreu até à Batalha de Waterloo, onde foi definitivamente derrotado pela Coligação dos Aliados. Pode-se dizer que o Neoclassicismo é o culminar dos ideais Iluministas a partir, aproximadamente de 1750. Abandona-se o Rococó por ser uma arte sensual ligada à classe aristocrática, e cheia de frivolidade. No seu lugar procura-se uma arte que apele não aos sentidos, mas à razão; que não seja superficial, mas com conteúdo moral, sóbrio, sério e objetivo. Como protesto contra a artificialidade e falsidade do Rococó, a Antiguidade apresenta-se aos olhos dos cidadãos do séc. XVIII como um momento idílico em que se havia conseguido manter uma sólida estrutura social baseada na liberdade política e individual e na igualdade entre todos os cidadãos. O Neoclassicismo foi uma arte ao serviço da nova classe social ascendente: a burguesia. A rápida propagação da arte neoclássica na Europa, a partir de meados do séc. XVIII, deveu-se, em primeiro lugar, à difusão das descobertas arqueológicas de Pompeia e Herculano e ao aparecimento de um número considerável de publicações, assim como da uniformização do ensino académico. As descobertas arqueológicas foram consequência do crescente interesse pelo antigo e da procura de um mercado em ascensão. Porém, ao mesmo tempo, contribuíram para um melhor conhecimento do mundo clássico e determinaram a predileção por certos temas e estilos plásticos. Este estilo neoclássico surge, assim, não só como consequência das descobertas arqueológicas, mas graças à valorização do passado que se fundamentou nas ideias iluministas. Paris e Roma foram os dois grandes centros de irradiação do Neoclassicismo. A capital francesa era o coração da Revolução e símbolo maior dos ideais de “liberdade, fraternidade e progresso”, e Roma representava a tradição clássica no seu maior esplendor. O “Salão” passa a incorporar novas finalidades. Destinados, agora, a exibir os trabalhos finais dos alunos da Academia, acabavam por ser pretexto para reunir artistas, colecionadores, críticos de arte e toda a elite cultural da época que assumia os mesmos valores e conceitos estáticos, segundo os padrões do Classicismo. O reconhecimento de um artista passava, agora, pela exposição e avaliação dos seus trabalhos nos salões. PINTURA DO ROCOCÓ | PINTURA NEOCLÁSSICA Rococó: A pintura do século XVIII é a que melhor representa a dispersão do estilo Barroco e o início da arte do Iluminismo. Enquanto o Barroco eclodiu em Roma para exprimir os mistérios religiosos, o Rococó foi um movimento parisiense que se desenvolveu no seio da aristocracia galante como um estilo estritamente secular. O Rococó (do francês Rocaille) consistiu num sistema artístico eminentemente ornamental que se afastou de toda a ordem, regularidade e simetria e se aplicou a toda a decoração de interiores, mobiliário e ourivesarias, adotando formas caprichosas vegetais, minerais e animais, mantendo efeitos artificiais, grotescos ou fantasiosos. Alguns temas aparecem pela primeira vez, como as festas galantes, enquanto os temas tradicionais se valorizam e adquirem um marco distante das soluções do Barroco. Surgem outras temáticas presentes na pintura, como o pastoril (banhistas, refeições A Consagração do Imperador Napoleão I e a Coroação de Imperatriz Josefina, Jacques-Louis David, 1806-1807
  • 3. HCA – Módulo 6: A Cultura do Salão Módulo 6 Dylan Bonnet campestres erotismo dos lugares escondidos, cenas de caça,…); o lúdico (o jogo é uma temática muito desenvolvida nesta época, como cenas de jogos amorosos, dialética entre o desejo e a aparência – Fragonard, Ingres, Boucher); o erotismo (o Rococó faz emergir o trinfo da voluptuosidade, uma ideia do amor e do prazer através da sugestão – o amor galante); o retrato (em França o retrato implica um maior realce das personagens e uma fuga à naturalidade, contrastando com o Barroco, que era mais realista); a paisagem (descobre-se, no séc. XVIII a poesia da paisagem, sendo a paisagem urbana uma novidade deste século e um “cartão de visita” de cada cidade.); a decoração (resume-se, com a decoração, o próprio conceito do Rococó: a pintura decorativa utiliza todas as temáticas citadas). As novas técnicas e a gama cromática utilizadas foram essenciais no efeito das obras. Surge o pastel e valoriza-se a aguarela. Os tons pasteis também emergem na paleta cromática dos pintores: o colorido sério, solene, o castanho, a púrpura, o azul-escuro e dourado do Barroco são substituídos pelas cores claras. As representações do Rococó fogem do Barroco solene, onde as cores tinham um valor simbólico. Destacam-se na pintura Rococó: Fragonard (O Ferrolho), Chardin (A Raia) e Boucher. Neoclássico: A recusa da frivolidade e sensualidade da arte rococó é acompanhada do abandono das suas características estilísticas. A nobreza dos novos temas deve ser tratada com um estilo direto e natural, simples e claro, oposto a qualquer deformação. Assim, a arte rococó cede lugar a uma pintura de superfícies planas e contornos firmes. Eliminam-se as composições baseadas nas diagonais, dominando a horizontalidade e a tendência para a apresentação frontal das personagens. Concede-se grande importância à linha, à clareza e vigor do traço, desaparecendo os esfumados e as cores pastel, substituídas por cores nítidas, obtidas através das cores primárias. A pintura Neoclássica apresenta-se principalmente mitológica e daí surgem as alegorias. Do Classicismo greco-romano, os artistas importaram a monumentalidade das obras, as composições simples e equilibradas, o aperfeiçoamento técnico, o desenho rigoroso e linear e um cuidadoso tratamento da luz. A razão guiava. Assim, a reprodução plástica com o único propósito de atingir o ideal clássico de beleza. Destaca-se na pintura Neoclássica Jacques-Louis David, o “artista oficial” da Revolução e o criador da iconografia imperial de Napoleão, da qual se destaca A Consagração do Imperador Napoleão I e a Coroação de Imperatriz Josefina, pintada à escala real. A arte de David é puramente linear, com uma renúncia absoluta aos efeitos pictóricos. Valeu-se de meios artísticos puramente racionais, metódicos e puritanos. David representa desta forma, eximiamente o ideal artístico da sua época: a forma é um veículo, um meio para um fim, sendo totalmente clássico na sua composição frontal, na sua ação concentrada, nas expressões elevadas e nos elementos secundários bem precisos. A luz, a cor e a simplicidade do cenário destacam a cena principal, criando um ambiente límpido. Ingres (O Banho Turco) ARQUITETURA NEOCLÁSSICA Os arquitetos neoclássicos têm como orientação estética a predominância do racional sobre os excessos barrocos. A procura de uma arquitetura de pureza primitiva conduz à simplificação: em vez de uma arte resultante da fusão da pintura, escultura e arquitetura, prefere-se uma construção sem ornamentos, que produza efeitos de solidez, solenidade e severidade. Assim, começa-se a eliminar as extravagâncias do Rococó, desaparecendo as plantas irregulares e as soluções curvas e adotando- se a arquitetura clássica grega, preferencialmente da ordem dórica, por ser considerada a expressão mais pura do ideal arquitetónico. Sublinha-se que o Neoclássico não pratica a cópia da arquitetura clássica, mas sim a sua interpretação aliada aos princípios do iluminismo e à prática construtiva racional segundos as técnicas mais avançadas. Os edifícios adotam plantas em cruz grega e passam aa transmitir a sensação de grandiosidade e robustez, reforçada pelas suas grandes dimensões (Hospital St.º António no Porto). A “grande arquitetura” que durante o Barroco era representada pelas encomendas monárquicas e da Igreja, a partir da segunda metade do séc. XVIII vê-se suplantada por edifícios públicos que nascem do ideário político, social e cultural do Iluminismo (museus, hospitais, bibliotecas, teatros, prisões etc..). Destacam-se características formais da arquitetura Neoclássica, tais que:  Horizontalidade dos edifícios;  Balaustradas no lugar do telhado para aumentar a sensação de horizontalidade;  Entablamentos salientes;  Primeiro piso com pedra saliente e/ou de outro tom de cor (aparelho almofadado);  Frontão na fachada principal;  Frontões curvos/triangulares nas janelas;  Grinaldas por entre os pisos.
  • 4. HCA – Módulo 6: A Cultura do Salão Módulo 6 Dylan Bonnet URBANISMO POMBALINO Após o violento terramoto que assolou Lisboa a 1 de novembro de 1755, a capital ficara destroçada. Seguido o desastre, o Marquês de Pombal mobilizou toda a nação para os esforços de reconstrução, celebrizando a expressão “enterrem-se os mortos e cuide-se dos vivos”. Para tal, nomeou o engenheiro militar Manuel da Maia, a quem encarregou de propor soluções para o desastre. As plantas de Eugénio dos Santos e Carlos Mardel ditaram o plano definitivo da cidade. Seguindo os ideais iluministas da época, Lisboa passou a possuir ruas geometricamente organizadas numa malha urbana regularizada e filha da razão, com quarteirões retangulares de prédios de habitação, cujos pisos térreos seriam dedicados ao comércio. As ruas foram, assim, hierarquizadas através da sua largura e em função da sua importância. “Encomendaram-se fachadas em série” que seguiam um modelo quase idêntico, valorizando a evolução industrial. Destas forma, Lisboa passou a possuir um plano urbanístico com as primeiras infraestruturas de saneamento de esgotos, a ter preocupações antissísmicas e providenciar dispositivos de combate a incêndios. A Baixa Pombalina ficou na vanguarda do urbanismo da época.