SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  9
Télécharger pour lire hors ligne
“Como conhecer-se a si mesmo e aos nossos próximos” 
Monografia apresentada à Disciplina Ciências da Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa. 
Área: Ciências Homeopáticas 
Orientadores: José Alberto Moreno 
Eliete Fagundes 
Virgínia Stefanichen 
Autor: Eduardo Egisto 
Indaiatuba 
2013 
Universidade Federal de Viçosa 
Indaiatuba – SP 
Ciências Homeopáticas
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 2 
Autor 
Eduardo Egisto Grosso Junior – 134476 
Capa 
Foto: “Arnica montana” http://www.google.com.br/images – 2013 
Agradecimentos 
Agradeço aos Mestres Eliete e Moreno, que concederam a oportunidade de trilhar meu maior sonho e realizar este estudo à minha formação profissional. Agradeço a Mestra Virgínia, seu apoio e dedicação fantásticos. Agradeço ao Mestre Múcio, com suas breves palavras, me incentiva a fazer sempre uma obra melhor que a anterior. 
Pensamento 
“A partir do momento que aceitamos nossa missão, é a hora que acontece aquela mágica onde você se depara com um novo nascimento. O nascimento da alma.” 
Resumo 
Identificar o Simillimum de um indivíduo é achar o caminho da luz, é o alinhamento planetário dos seus corpos. Sentir que pode transformar sua vida para melhor é o inicio do cumprimento da sua missão: A Arte de curar. A conclusão deste trabalho requer diferenciar através dos sintomas mentais e físicos, identificar a semelhança com o repertório homeopático. 
Abstract 
Simillimum identify an individual is to find the path of light, is the planetary alignment of their bodies. Feel that can transform your life for the better is the beginning of the fulfillment of its mission: The Art of Healing. The conclusion of this work requires differentiate through the mental and physical symptoms, identify the similarity with the homeopathic repertory. 
Palavras Chave: Homeopatia | Homeopathic | Medicina Energética | Simillimum | Semelhante
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 3 
Índice 
Autor | Capa | Agradecimentos | Pensamento | Resumo | Abstract 02 
Introdução 04 
“Como conhecer-se a si mesmo e aos nossos próximos” 
Estudo de Caso 1 05 
Estudo de Caso 2 07 
Considerações 08 
Bibliografia 09
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 4 
Introdução 
Linha de Raciocínio – Conhecendo seu próximo 
Cada ser é único e exclusivo, desde seu nascimento até sua passagem para a próxima dimensão se faz de forma individual. Somos seres individuais com elos energéticos de ligação. Cada átomo do nosso corpo é composto por energia assim como todo o universo. 
Por termos esta característica energética, precisamos de energia para viver, somos dependentes de energia. 
Sendo assim, porque não escolher que tipo de energia entra e sai dos nossos corpos? E quando digo corpos, estou citando o físico, mental erético e emocional. Alimentamos todos os nossos corpos constantemente e isso nos faz saudáveis, inteligentes, espirituosos e amáveis. Mas às vezes não nos alimentamos de coisas boas e isso traz entre outras coisas, raiva, ignorância, dores e doenças. 
As manifestações físicas são alimentos bons ou ruins que consumimos nos corpos físico ou astral. 
Mesmo se alimentando de forma correta, às vezes deixamos que nossos corpos adoeçam, trazendo malefícios emocionais, espirituais e físicos. 
Não adianta remediar um problema físico se a doença esta em outros corpos. Somos feitos de energia e cada camada tem uma vibração, tem uma sintonia. Não temos um limite para cada corpo astral, não temos um início e um fim, temos um ciclo de luz que molda nossos corpos, que molda nossa alma. 
A Homeopatia é um dos estímulos energéticos que cura por vibrações. Temos a oportunidade de vibrar e curar nossos corpos pelo poder energético que constituem cada medicamento homeopático. 
Cabe ao homeopata, em sua investigação, anamnese, olhar crítico, senso de orientação e acima de tudo, o respeito pelo ser individual que somos cada um de nós, encontrarmos nosso Simillimum, nossa essência prima, nosso norte e assim iniciar o processo de cura.
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 5 
Monografia Proposta 
“Como conhecer-se a si mesmo e aos nossos próximos” 
Estudo de Caso 1 
Paciente ACPS, 43 anos, feminino, mãe de 1 filha, solteira, do lar, 154 cm, 68,1kg, constituição carbônica, cabelos lisos finos, rosto redondo, ombros protusos, queixa principal dores na coluna – Escoliose e Lordose região L4 e L5. Na anamnese paciente relata que sente desconforto ao caminhar por breves períodos. Paciente estava em puerpério de gestação de risco, depressão pós-parto, visão turva, cefaleia, sono intenso, nervosismo e irritação constante. Mãe teve AVC há 1 mês e pai teve IAM há 5 anos. Não consegue trabalho, queda de cabelo, fissuras anais, membros inferiores edemados, pés com fistulas possível fungo, ganho de peso. 
Conduta da primeira consulta: 
 Thuya 5CH 2x ao dia por 28 dias; 
 Lachesis 6CH 1x ao dia por 15 dias; 
Retorno da primeira consulta e relato da paciente: 
 Clareza de ideias; visão ampla; sono moderado; sensação de limpeza espiritual; despertar leve; calma; equilíbrio ao andar; queda de cabelo diminuída; menos emotiva; mais tolerante; ainda com dores na coluna.
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 6 
Conduta da segunda consulta: 
 Thuya 9CH 2x ao dia por 28 dias; 
 Arnica montana 6CH 1x ao dia por 15 dias; 
Retorno da segunda consulta e relato da paciente: 
 Melhora no hábito alimentar; sinais de depressão pós-parto diminuída; desaparecimento das fístulas no pé; sem edemas nos membros inferiores; sexo mais prazeroso; sensação de saída das trevas; sem odor vaginal; melhora nas fissuras anais; vontade de fazer exercícios; começou a usar roupa com cores mais quentes; batom vermelho; sensação de ser feliz; alergia no tronco com fístulas não purulentas; melhora significativa da coluna com amplitude de movimento e ganho de postura. 
Conduta da terceira consulta: 
 Sulphur 6CH glóbulos 1x à noite por 28 dias; 
 Chamomilla 6CH 1x ao dia por 28 dias; 
Retorno da terceira consulta e relato da paciente: 
 Melhora nas fístulas do tronco; irritabilidade com família e filha; ganho de peso; limpeza mental; intercorrência da cefaleia; pesadelos constantes; sono pesado; sensação de cansaço; sonolência; sabor dos alimentos; falta de ar; ataque de pânico; diarreia; pulsação elevada; coluna não apresentou mais dores. 
Conduta da quarta consulta: 
 Thuya 12CH 2x ao dia por 28 dias; 
 Belladonna 6CH 1x a semana por 28 dias; 
 Phosphorus 6CH 1x a semana por 28 dias; 
Paciente ainda esta em atendimento e não retornou para relato.
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 7 
Estudo de Caso 2 
Paciente SAS, 39 anos, feminino, solteira, domestica, 176 cm, 64,4kg, constituição fluórica, rosto fino, queixa principal psoríase na região do cotovelo e mãos. Na anamnese paciente relata que sente dores e coceira no cotovelo. Paciente relata que esta em depressão há 5 anos, faz uso de medicamentos: Frontal e Rivotril. Cegueira noturna, boca seca, raiva interior, tremor mãos e pálpebras, faz uso de álcool, perda de peso. Perdeu noivo há 5 anos e não se relacionou mais com ninguém. Paciente alienada, não soube me dizer em que dia estávamos. Dores fortes no estômago e rinite alérgica. 
Conduta da primeira consulta: 
 Sulphur 6CH glóbulos à noite por 28 dias; 
 Arsenicum album 30CH 1x ao dia por 28 dias; 
Retorno da primeira consulta e relato da paciente: 
 Psoríase não coça mais; esta se sentindo mais jovem; melhora na visão; ganho de apetite; não tem mais sensação de abandono; dores no joelho; dor no abdome; boca sem rachaduras; sonolência no período da tarde; dentes mais amarelados; autoestima; mais receptiva. 
Conduta da segunda consulta: 
 Sulphur 9CH glóbulos 1x à noite antes de dormir por 28 dias; 
 Bryonia alba 6CH 1x a semana por 28 dias; 
Paciente ainda esta em atendimento e não retornou para relato.
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 8 
Minhas Considerações 
Pacientes recepcionados no consultório de trabalho. Sem abordagem externa sobre tratamentos ou estudos de caso. 
Concordaram com a sugestão dos medicamentos homeopáticos e fazerem parte deste estudo, mediante anonimato. 
Os relatos das pacientes foram satisfatórios, pois tive a impressão que estava no caminho certo para o reestabelecimento do corpo e mente. À medida que se reestabelecesse a energia ou o ponto gatilho do sintoma do momento, abria-se novos relatos de melhora e trazendo a tona antigos sintomas. 
Ao meu ponto de vista, a exoneração se deu pelo fato de não dominar por completo o repertório homeopático, tendo em vista que o uso dos medicamentos foi de baixo CH, não acarretando patogenesia grave. 
Este estudo trouxe o fato que somos seres energéticos e nossas doenças e aflições não se curam pelos sintomas. Nossos corpos se curam pelas vibrações e estímulos positivos dos medicamentos sobre o indivíduo. 
Afirmo através deste estudo que a cura se dá pelo ser individualizado, não pelos seus sintomas momentâneos.
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 9 
Bibliografia 
1. MORENO, José Alberto. Medicina Energética. Belo Horizonte: 2011, 6ª ed. Editora Hipocrática Hahnemanniana. 
2. MORENO, José Alberto. Ciência da Homeopatia. Livro Básico. Belo Horizonte: 2013, 7ª ed. Editora Hipocrática Hahnemanniana. 
3. FAGUNDES, Eliete M. M. Retalhos Homeopáticos Volume II. Belo Horizonte, 2012, 3ª ed. Editora Hipocrática Hahnemanniana. 
4. MORENO, José Alberto. Homeopatia Metafísica Repertorizada – Vols. 1, 2 e 5. Belo Horizonte: 2009, 2ª ed. Editora Hipocrática Hahnemanniana. 
5. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Sistema Integrado de Bibliotecas. Manual de normas para trabalhos técnico- científicos: de acordo com as normas da ABNT. 2010. Disponível em: <http://www.pucpr.br/biblioteca/normas.php>. Acesso em: 29 de setembro de 2012. 
6. TURATO, Egberto. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de estudo. São Paulo: Revista Saúde Pública, 2005. 
7. ZIMPEL, A. A Cura pelas Plantas Pela Água e pela Homeopatia. Porto Alegre, 1999, 2ª ed. Rígel Editora.

Contenu connexe

Tendances

1ª aula teorica história 2015.2
1ª aula teorica    história 2015.21ª aula teorica    história 2015.2
1ª aula teorica história 2015.2ramonfarma
 
( Espiritismo) # - gilson freire - homeopatia e espiritismo
( Espiritismo)   # - gilson freire - homeopatia e espiritismo( Espiritismo)   # - gilson freire - homeopatia e espiritismo
( Espiritismo) # - gilson freire - homeopatia e espiritismoRoberto Mac
 
Cromoterapia 01 13
Cromoterapia 01 13Cromoterapia 01 13
Cromoterapia 01 13João Caputo
 
Doença – a cura – a autocura
Doença – a cura – a autocuraDoença – a cura – a autocura
Doença – a cura – a autocuraVictor Passos
 
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativa
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativaFlorais e tinturas brasileiras – medicina alternativa
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativaFilosofo cultural
 
A cura pelos florais de bach
A cura pelos florais de bachA cura pelos florais de bach
A cura pelos florais de bachWania Andrade
 
Cromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia PráticoCromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia PráticoMedchi
 
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a Psicossomática
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a PsicossomáticaA relação da dor com a Medicina Chinesa e a Psicossomática
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a PsicossomáticaRenata Pudo
 
A homeopatia: uma ideia geral sobre ela
A homeopatia: uma ideia geral sobre elaA homeopatia: uma ideia geral sobre ela
A homeopatia: uma ideia geral sobre elaHomeopatia e Cia
 
Medicina E O Espiritismo
Medicina E O EspiritismoMedicina E O Espiritismo
Medicina E O EspiritismoAndySans 2008
 

Tendances (20)

aap1
aap1aap1
aap1
 
1ª aula teorica história 2015.2
1ª aula teorica    história 2015.21ª aula teorica    história 2015.2
1ª aula teorica história 2015.2
 
( Espiritismo) # - gilson freire - homeopatia e espiritismo
( Espiritismo)   # - gilson freire - homeopatia e espiritismo( Espiritismo)   # - gilson freire - homeopatia e espiritismo
( Espiritismo) # - gilson freire - homeopatia e espiritismo
 
Cromoterapia 01 13
Cromoterapia 01 13Cromoterapia 01 13
Cromoterapia 01 13
 
Medicina tibetana 8
Medicina tibetana 8Medicina tibetana 8
Medicina tibetana 8
 
Apostila do Sistema de Compostos Florais Luz de Maria.
Apostila do Sistema de Compostos Florais Luz de Maria.Apostila do Sistema de Compostos Florais Luz de Maria.
Apostila do Sistema de Compostos Florais Luz de Maria.
 
Doença – a cura – a autocura
Doença – a cura – a autocuraDoença – a cura – a autocura
Doença – a cura – a autocura
 
AAP2
AAP2AAP2
AAP2
 
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativa
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativaFlorais e tinturas brasileiras – medicina alternativa
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativa
 
O que é Homeopatia
O que é HomeopatiaO que é Homeopatia
O que é Homeopatia
 
Wing chun
Wing chun Wing chun
Wing chun
 
A cura pelos florais de bach
A cura pelos florais de bachA cura pelos florais de bach
A cura pelos florais de bach
 
CROMOTERAPIA
CROMOTERAPIACROMOTERAPIA
CROMOTERAPIA
 
Cromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia PráticoCromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia Prático
 
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a Psicossomática
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a PsicossomáticaA relação da dor com a Medicina Chinesa e a Psicossomática
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a Psicossomática
 
A homeopatia: uma ideia geral sobre ela
A homeopatia: uma ideia geral sobre elaA homeopatia: uma ideia geral sobre ela
A homeopatia: uma ideia geral sobre ela
 
Apresentação ma 4
Apresentação ma 4Apresentação ma 4
Apresentação ma 4
 
Medicina e o_espiritismo
Medicina e o_espiritismoMedicina e o_espiritismo
Medicina e o_espiritismo
 
Medicina e o_espiritismo
Medicina e o_espiritismoMedicina e o_espiritismo
Medicina e o_espiritismo
 
Medicina E O Espiritismo
Medicina E O EspiritismoMedicina E O Espiritismo
Medicina E O Espiritismo
 

Similaire à Conhecer-se a si e aos próximos

Medicinaeoespiritismo 091220141822-phpapp02
Medicinaeoespiritismo 091220141822-phpapp02Medicinaeoespiritismo 091220141822-phpapp02
Medicinaeoespiritismo 091220141822-phpapp02Alberto Barth
 
ELIZETH CORONA - MEDICINA E O ESPIRITISMO
ELIZETH CORONA - MEDICINA E O ESPIRITISMOELIZETH CORONA - MEDICINA E O ESPIRITISMO
ELIZETH CORONA - MEDICINA E O ESPIRITISMOguest9002b0
 
Temas atuais sob a ótica espírita - Emmanuel
Temas atuais sob a ótica espírita  - EmmanuelTemas atuais sob a ótica espírita  - Emmanuel
Temas atuais sob a ótica espírita - EmmanuelIrene Aguiar
 
Medicina e o espiritismo
Medicina e o espiritismoMedicina e o espiritismo
Medicina e o espiritismosiaromjo
 
Um Caso sobre Esquizofrenia
Um Caso sobre EsquizofreniaUm Caso sobre Esquizofrenia
Um Caso sobre EsquizofreniaCamila Ferreira
 
A_MEDICINA_E_O_ESPIRITISMO.ppt
A_MEDICINA_E_O_ESPIRITISMO.pptA_MEDICINA_E_O_ESPIRITISMO.ppt
A_MEDICINA_E_O_ESPIRITISMO.pptlincolncvieira
 
Apresentação saude para profissionais de saúde
Apresentação saude para profissionais de saúdeApresentação saude para profissionais de saúde
Apresentação saude para profissionais de saúdelafunirg
 
Cristina Cairo - Acabe Com a Obesidade.pdf
Cristina Cairo - Acabe Com a Obesidade.pdfCristina Cairo - Acabe Com a Obesidade.pdf
Cristina Cairo - Acabe Com a Obesidade.pdfMartaAndreiaSousa1
 

Similaire à Conhecer-se a si e aos próximos (20)

Medicinaeoespiritismo 091220141822-phpapp02
Medicinaeoespiritismo 091220141822-phpapp02Medicinaeoespiritismo 091220141822-phpapp02
Medicinaeoespiritismo 091220141822-phpapp02
 
Medicina e o_espiritismo
Medicina e o_espiritismoMedicina e o_espiritismo
Medicina e o_espiritismo
 
ELIZETH CORONA - MEDICINA E O ESPIRITISMO
ELIZETH CORONA - MEDICINA E O ESPIRITISMOELIZETH CORONA - MEDICINA E O ESPIRITISMO
ELIZETH CORONA - MEDICINA E O ESPIRITISMO
 
Medicina e o espiritismo
Medicina e o espiritismoMedicina e o espiritismo
Medicina e o espiritismo
 
Temas atuais sob a ótica espírita - Emmanuel
Temas atuais sob a ótica espírita  - EmmanuelTemas atuais sob a ótica espírita  - Emmanuel
Temas atuais sob a ótica espírita - Emmanuel
 
Medicina e o espiritismo
Medicina e o espiritismoMedicina e o espiritismo
Medicina e o espiritismo
 
H O M E O2010
H O M E O2010H O M E O2010
H O M E O2010
 
M E D I C I N A E E S P I R I T I S M O
M E D I C I N A  E  E S P I R I T I S M OM E D I C I N A  E  E S P I R I T I S M O
M E D I C I N A E E S P I R I T I S M O
 
Medicina E Espiritismo
Medicina E EspiritismoMedicina E Espiritismo
Medicina E Espiritismo
 
Tcc leticia gomes leal silva
Tcc leticia gomes leal silvaTcc leticia gomes leal silva
Tcc leticia gomes leal silva
 
Um Caso sobre Esquizofrenia
Um Caso sobre EsquizofreniaUm Caso sobre Esquizofrenia
Um Caso sobre Esquizofrenia
 
Medicina e o Espiritismo
Medicina e o EspiritismoMedicina e o Espiritismo
Medicina e o Espiritismo
 
Auriculoterapia lar 02
Auriculoterapia lar   02Auriculoterapia lar   02
Auriculoterapia lar 02
 
Hipnoterapia
HipnoterapiaHipnoterapia
Hipnoterapia
 
A_MEDICINA_E_O_ESPIRITISMO.ppt
A_MEDICINA_E_O_ESPIRITISMO.pptA_MEDICINA_E_O_ESPIRITISMO.ppt
A_MEDICINA_E_O_ESPIRITISMO.ppt
 
Apresentação saude para profissionais de saúde
Apresentação saude para profissionais de saúdeApresentação saude para profissionais de saúde
Apresentação saude para profissionais de saúde
 
Cristina Cairo - Acabe Com a Obesidade.pdf
Cristina Cairo - Acabe Com a Obesidade.pdfCristina Cairo - Acabe Com a Obesidade.pdf
Cristina Cairo - Acabe Com a Obesidade.pdf
 
28148145 tratamentos-essenios
28148145 tratamentos-essenios28148145 tratamentos-essenios
28148145 tratamentos-essenios
 
Quem é Responsável pela sua Saúde
Quem é Responsável pela sua SaúdeQuem é Responsável pela sua Saúde
Quem é Responsável pela sua Saúde
 
Medicina E O Espiritismo
Medicina E O EspiritismoMedicina E O Espiritismo
Medicina E O Espiritismo
 

Plus de Eduardo Egisto

Fundamentos de Saúde Coletiva
Fundamentos de Saúde ColetivaFundamentos de Saúde Coletiva
Fundamentos de Saúde ColetivaEduardo Egisto
 
Fundamentos de Fisioterapia
Fundamentos de FisioterapiaFundamentos de Fisioterapia
Fundamentos de FisioterapiaEduardo Egisto
 
Homeopatia Lei sobre Homeopatia
Homeopatia Lei sobre HomeopatiaHomeopatia Lei sobre Homeopatia
Homeopatia Lei sobre HomeopatiaEduardo Egisto
 
Histologia - Lâminas Laboratoriais
Histologia - Lâminas LaboratoriaisHistologia - Lâminas Laboratoriais
Histologia - Lâminas LaboratoriaisEduardo Egisto
 

Plus de Eduardo Egisto (6)

Projeto Rio Capivari
Projeto Rio CapivariProjeto Rio Capivari
Projeto Rio Capivari
 
Fundamentos de Saúde Coletiva
Fundamentos de Saúde ColetivaFundamentos de Saúde Coletiva
Fundamentos de Saúde Coletiva
 
Fundamentos de Fisioterapia
Fundamentos de FisioterapiaFundamentos de Fisioterapia
Fundamentos de Fisioterapia
 
Homeopatia Lei sobre Homeopatia
Homeopatia Lei sobre HomeopatiaHomeopatia Lei sobre Homeopatia
Homeopatia Lei sobre Homeopatia
 
Histologia - Lâminas Laboratoriais
Histologia - Lâminas LaboratoriaisHistologia - Lâminas Laboratoriais
Histologia - Lâminas Laboratoriais
 
Atomistica
AtomisticaAtomistica
Atomistica
 

Dernier

INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxINTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxssuser4ba5b7
 
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASAULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASArtthurPereira2
 
Modelo de apresentação de TCC em power point
Modelo de apresentação de TCC em power pointModelo de apresentação de TCC em power point
Modelo de apresentação de TCC em power pointwylliamthe
 
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdf
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdfPlantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdf
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdfDaianaBittencourt
 
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.ColorNet
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfGustavoWallaceAlvesd
 

Dernier (7)

INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxINTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
 
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãosAplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
 
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASAULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
 
Modelo de apresentação de TCC em power point
Modelo de apresentação de TCC em power pointModelo de apresentação de TCC em power point
Modelo de apresentação de TCC em power point
 
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdf
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdfPlantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdf
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdf
 
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
 

Conhecer-se a si e aos próximos

  • 1. “Como conhecer-se a si mesmo e aos nossos próximos” Monografia apresentada à Disciplina Ciências da Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa. Área: Ciências Homeopáticas Orientadores: José Alberto Moreno Eliete Fagundes Virgínia Stefanichen Autor: Eduardo Egisto Indaiatuba 2013 Universidade Federal de Viçosa Indaiatuba – SP Ciências Homeopáticas
  • 2. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 2 Autor Eduardo Egisto Grosso Junior – 134476 Capa Foto: “Arnica montana” http://www.google.com.br/images – 2013 Agradecimentos Agradeço aos Mestres Eliete e Moreno, que concederam a oportunidade de trilhar meu maior sonho e realizar este estudo à minha formação profissional. Agradeço a Mestra Virgínia, seu apoio e dedicação fantásticos. Agradeço ao Mestre Múcio, com suas breves palavras, me incentiva a fazer sempre uma obra melhor que a anterior. Pensamento “A partir do momento que aceitamos nossa missão, é a hora que acontece aquela mágica onde você se depara com um novo nascimento. O nascimento da alma.” Resumo Identificar o Simillimum de um indivíduo é achar o caminho da luz, é o alinhamento planetário dos seus corpos. Sentir que pode transformar sua vida para melhor é o inicio do cumprimento da sua missão: A Arte de curar. A conclusão deste trabalho requer diferenciar através dos sintomas mentais e físicos, identificar a semelhança com o repertório homeopático. Abstract Simillimum identify an individual is to find the path of light, is the planetary alignment of their bodies. Feel that can transform your life for the better is the beginning of the fulfillment of its mission: The Art of Healing. The conclusion of this work requires differentiate through the mental and physical symptoms, identify the similarity with the homeopathic repertory. Palavras Chave: Homeopatia | Homeopathic | Medicina Energética | Simillimum | Semelhante
  • 3. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 3 Índice Autor | Capa | Agradecimentos | Pensamento | Resumo | Abstract 02 Introdução 04 “Como conhecer-se a si mesmo e aos nossos próximos” Estudo de Caso 1 05 Estudo de Caso 2 07 Considerações 08 Bibliografia 09
  • 4. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 4 Introdução Linha de Raciocínio – Conhecendo seu próximo Cada ser é único e exclusivo, desde seu nascimento até sua passagem para a próxima dimensão se faz de forma individual. Somos seres individuais com elos energéticos de ligação. Cada átomo do nosso corpo é composto por energia assim como todo o universo. Por termos esta característica energética, precisamos de energia para viver, somos dependentes de energia. Sendo assim, porque não escolher que tipo de energia entra e sai dos nossos corpos? E quando digo corpos, estou citando o físico, mental erético e emocional. Alimentamos todos os nossos corpos constantemente e isso nos faz saudáveis, inteligentes, espirituosos e amáveis. Mas às vezes não nos alimentamos de coisas boas e isso traz entre outras coisas, raiva, ignorância, dores e doenças. As manifestações físicas são alimentos bons ou ruins que consumimos nos corpos físico ou astral. Mesmo se alimentando de forma correta, às vezes deixamos que nossos corpos adoeçam, trazendo malefícios emocionais, espirituais e físicos. Não adianta remediar um problema físico se a doença esta em outros corpos. Somos feitos de energia e cada camada tem uma vibração, tem uma sintonia. Não temos um limite para cada corpo astral, não temos um início e um fim, temos um ciclo de luz que molda nossos corpos, que molda nossa alma. A Homeopatia é um dos estímulos energéticos que cura por vibrações. Temos a oportunidade de vibrar e curar nossos corpos pelo poder energético que constituem cada medicamento homeopático. Cabe ao homeopata, em sua investigação, anamnese, olhar crítico, senso de orientação e acima de tudo, o respeito pelo ser individual que somos cada um de nós, encontrarmos nosso Simillimum, nossa essência prima, nosso norte e assim iniciar o processo de cura.
  • 5. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 5 Monografia Proposta “Como conhecer-se a si mesmo e aos nossos próximos” Estudo de Caso 1 Paciente ACPS, 43 anos, feminino, mãe de 1 filha, solteira, do lar, 154 cm, 68,1kg, constituição carbônica, cabelos lisos finos, rosto redondo, ombros protusos, queixa principal dores na coluna – Escoliose e Lordose região L4 e L5. Na anamnese paciente relata que sente desconforto ao caminhar por breves períodos. Paciente estava em puerpério de gestação de risco, depressão pós-parto, visão turva, cefaleia, sono intenso, nervosismo e irritação constante. Mãe teve AVC há 1 mês e pai teve IAM há 5 anos. Não consegue trabalho, queda de cabelo, fissuras anais, membros inferiores edemados, pés com fistulas possível fungo, ganho de peso. Conduta da primeira consulta:  Thuya 5CH 2x ao dia por 28 dias;  Lachesis 6CH 1x ao dia por 15 dias; Retorno da primeira consulta e relato da paciente:  Clareza de ideias; visão ampla; sono moderado; sensação de limpeza espiritual; despertar leve; calma; equilíbrio ao andar; queda de cabelo diminuída; menos emotiva; mais tolerante; ainda com dores na coluna.
  • 6. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 6 Conduta da segunda consulta:  Thuya 9CH 2x ao dia por 28 dias;  Arnica montana 6CH 1x ao dia por 15 dias; Retorno da segunda consulta e relato da paciente:  Melhora no hábito alimentar; sinais de depressão pós-parto diminuída; desaparecimento das fístulas no pé; sem edemas nos membros inferiores; sexo mais prazeroso; sensação de saída das trevas; sem odor vaginal; melhora nas fissuras anais; vontade de fazer exercícios; começou a usar roupa com cores mais quentes; batom vermelho; sensação de ser feliz; alergia no tronco com fístulas não purulentas; melhora significativa da coluna com amplitude de movimento e ganho de postura. Conduta da terceira consulta:  Sulphur 6CH glóbulos 1x à noite por 28 dias;  Chamomilla 6CH 1x ao dia por 28 dias; Retorno da terceira consulta e relato da paciente:  Melhora nas fístulas do tronco; irritabilidade com família e filha; ganho de peso; limpeza mental; intercorrência da cefaleia; pesadelos constantes; sono pesado; sensação de cansaço; sonolência; sabor dos alimentos; falta de ar; ataque de pânico; diarreia; pulsação elevada; coluna não apresentou mais dores. Conduta da quarta consulta:  Thuya 12CH 2x ao dia por 28 dias;  Belladonna 6CH 1x a semana por 28 dias;  Phosphorus 6CH 1x a semana por 28 dias; Paciente ainda esta em atendimento e não retornou para relato.
  • 7. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 7 Estudo de Caso 2 Paciente SAS, 39 anos, feminino, solteira, domestica, 176 cm, 64,4kg, constituição fluórica, rosto fino, queixa principal psoríase na região do cotovelo e mãos. Na anamnese paciente relata que sente dores e coceira no cotovelo. Paciente relata que esta em depressão há 5 anos, faz uso de medicamentos: Frontal e Rivotril. Cegueira noturna, boca seca, raiva interior, tremor mãos e pálpebras, faz uso de álcool, perda de peso. Perdeu noivo há 5 anos e não se relacionou mais com ninguém. Paciente alienada, não soube me dizer em que dia estávamos. Dores fortes no estômago e rinite alérgica. Conduta da primeira consulta:  Sulphur 6CH glóbulos à noite por 28 dias;  Arsenicum album 30CH 1x ao dia por 28 dias; Retorno da primeira consulta e relato da paciente:  Psoríase não coça mais; esta se sentindo mais jovem; melhora na visão; ganho de apetite; não tem mais sensação de abandono; dores no joelho; dor no abdome; boca sem rachaduras; sonolência no período da tarde; dentes mais amarelados; autoestima; mais receptiva. Conduta da segunda consulta:  Sulphur 9CH glóbulos 1x à noite antes de dormir por 28 dias;  Bryonia alba 6CH 1x a semana por 28 dias; Paciente ainda esta em atendimento e não retornou para relato.
  • 8. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 8 Minhas Considerações Pacientes recepcionados no consultório de trabalho. Sem abordagem externa sobre tratamentos ou estudos de caso. Concordaram com a sugestão dos medicamentos homeopáticos e fazerem parte deste estudo, mediante anonimato. Os relatos das pacientes foram satisfatórios, pois tive a impressão que estava no caminho certo para o reestabelecimento do corpo e mente. À medida que se reestabelecesse a energia ou o ponto gatilho do sintoma do momento, abria-se novos relatos de melhora e trazendo a tona antigos sintomas. Ao meu ponto de vista, a exoneração se deu pelo fato de não dominar por completo o repertório homeopático, tendo em vista que o uso dos medicamentos foi de baixo CH, não acarretando patogenesia grave. Este estudo trouxe o fato que somos seres energéticos e nossas doenças e aflições não se curam pelos sintomas. Nossos corpos se curam pelas vibrações e estímulos positivos dos medicamentos sobre o indivíduo. Afirmo através deste estudo que a cura se dá pelo ser individualizado, não pelos seus sintomas momentâneos.
  • 9. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia UFV – Outubro de 2013 – pág. 9 Bibliografia 1. MORENO, José Alberto. Medicina Energética. Belo Horizonte: 2011, 6ª ed. Editora Hipocrática Hahnemanniana. 2. MORENO, José Alberto. Ciência da Homeopatia. Livro Básico. Belo Horizonte: 2013, 7ª ed. Editora Hipocrática Hahnemanniana. 3. FAGUNDES, Eliete M. M. Retalhos Homeopáticos Volume II. Belo Horizonte, 2012, 3ª ed. Editora Hipocrática Hahnemanniana. 4. MORENO, José Alberto. Homeopatia Metafísica Repertorizada – Vols. 1, 2 e 5. Belo Horizonte: 2009, 2ª ed. Editora Hipocrática Hahnemanniana. 5. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Sistema Integrado de Bibliotecas. Manual de normas para trabalhos técnico- científicos: de acordo com as normas da ABNT. 2010. Disponível em: <http://www.pucpr.br/biblioteca/normas.php>. Acesso em: 29 de setembro de 2012. 6. TURATO, Egberto. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de estudo. São Paulo: Revista Saúde Pública, 2005. 7. ZIMPEL, A. A Cura pelas Plantas Pela Água e pela Homeopatia. Porto Alegre, 1999, 2ª ed. Rígel Editora.