SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 21
Guerra Fria Professora Elaine Bogo Pavani
Podemos definir Guerra Fria como um confronto ideológico entre os Estados Unidos e a União Soviética. Não houve um conflito militar direto entre as duas superpotências, mas ocorreram intensas lutas econômicas e diplomáticas além de confrontos indiretos. A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados Unidos, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.  Guerra Fria
Os Estados Unidos intervieram nos conflitos internos russos e até 1933 não reconheceram o Estado soviético. Embora aliados contra a Alemanha nazista, a aliança se desfez após a vitória sobre a própria Alemanha, por causa de insuperáveis diferenças ideológicas. Entretanto, a natureza ideológica da luta e a ameaça de um holocausto nuclear colaboraram para esconder as tensões políticas. Antecedentes Os diferentes interesses pós-1945 levaram a suspeitas e hostilidades mútuas em meio a uma rivalidade crescente.
Plano Marshall e Comecon As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros.  Já o COMECON ( Conselho para Assistência Econômica Mútua)  foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.  Em 1947, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo 17 bilhões de dólares através de empréstimos, para a reconstrução dos países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial.  Com base na Doutrina Truman,  o Plano Marshall fazia parte da estratégia dos  Estados Unidos de não  medirem esforços para conter o expansionismo soviético. Esta organização extinguiu-se em 1991.
A  OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte  (1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental.  Alguns países membros da OTAN  : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia. Paz Armada Imediatamente após a Segunda Guerra Mundial as duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros.
O  Pacto de Varsóvia (1955)  surgiu como resposta à OTAN. Era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia  : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.
Divisão da Alemanha Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi partilhada inicialmente entre os vencedores.  Quatro ações prioritárias foram propostas para a reorganização da Alemanha: desnazificar, desmilitarizar, descentralizar a economia. Em 20 de junho de 1948,  os aliados ocidentais decidiram unir suas três zonas de ocupação,  implantar uma reforma monetária e criar um Estado provisório sob seu controle.  Foram investidos 1,4 bilhões de dólares para combater "fome, a pobreza, o desespero e o caos“ e foi implantado o marco alemão para substituir o reichmark.
No dia 23 de maio de 1949, os aliados ocidentais promulgaram a  Lei Fundamental , elaborada por um conselho parlamentar, dando origem à República Federal da Alemanha (RFA). Essa lei deixava evidente o seu caráter provisório, pois somente depois que o país voltasse a ser uma unidade deveria ser ratificada uma Constituição definitiva. O novo Estado tinha  Bonn  por capital. O Bloqueio de Berlim Stalin reagiu à reforma monetária na Alemanha Ocidental ordenando que o lado ocidental de Berlim fosse bloqueado (Bloqueio de Berlim).  Todas as comunicações por terra foram  interditadas. Isolado das zonas ocidentais e de Berlim Oriental, o oeste de Berlim ficou sem luz nem alimentos de 23 de junho de 1948 até 12 de maio de 1949.
Em outubro de 1949, Stálin anunciou a fundação da República Democrática Alemã (RDA), tendo Berlim Oriental como capital. O Partido Socialista Unitário (SED) passou a ser a única força política na "democracia antifascista" alemã-oriental. O Muro de Berlim Em 13 de agosto de 1961, guardas da RDA começaram a fechar com arame farpado e concreto a fronteira que separava as partes oriental e ocidental de Berlim, bem como Berlim Ocidental do território da Alemanha Oriental.  Sob a coordenação de Erich Honecker e com a bênção da União Soviética, o Muro de Berlim ocupou 155 Km, interrompendo estradas e linhas férreas e separando  famílias.
Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo.  Entre 1950 e 1956, os EUA promoveram o "Terror vermelho" ( Red Scare ), que  também ficou conhecido como Macartismo ou ainda "Caça às Bruxas“. Eram comuns as delações provocadas pelo clima de histeria causado pelo senador McCarthy e seus seguidores.  Macartismo Nesse período, muitas pessoas foram perseguidas, ameaçadas e tiveram suas vidas destruídas, inclusive algumas sendo levadas ao suicídio. Entre os artistas e intelectuais perseguidos estavam Einstein, Chaplin, Brecht, Lillian Hellman, Dashiell Hammett, Robert Taylor e Dalton Trumbo. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.
Macartismo Dalton Trumbo  Charles Chaplin
CIA  X  KGB Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.
Propaganda Ideológica
 
 
 
Contracultura
 
EUA e URSS travaram uma acirrada disputa no que se refere aos avanços espaciais. Ambas as potências demonstravam a preocupação em mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado.  Corrida espacial No ano de 1957, a URSS lançou o primeiro satélite: o Sputinik 1. No mesmo ano, foi lançado o foguete Sputnik 2 com a cadela Laika dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço.
Em 1958, os EUA reagiram com a criação da Nasa (National Aeronautics & Space Administration), reponsável pelo programa espacial do país. Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro satélite artificial americano, o Explorer 1.  A partir de 1960, o principal objetivo das viagens espaciais passou a ser o envio do homem ao espaço. Novamente a União Soviética sai na frente, em 1961, com a viagem tripulada por Iuri Gagarin na cápsula espacial Vostok 1. A viagem durou uma hora e 48 minutos e percorreu cerca de 40 mil quilômetros em volta da Terra numa única órbita. Em 1962, os americanos enviaram John Glenn para o espaço. O projeto soviético para enviar o homem à Lua começou com a nave Soyuz 1, mas foram os americanos os primeiros a chegarem na superfície lunar em 20 de julho de 1969, quando o módulo lunar Eagle, da nave Apollo 11, pousou no solo e o primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong. A famosa fala do astronauta tornou-se célebre na História do século XX: "Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a Humanidade".
Em 1969, os EUA ( NASA ) chegaram à lua. Explorer - 1958                                                                                             

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Crise dos misseis de cuba
Crise dos misseis de cuba Crise dos misseis de cuba
Crise dos misseis de cuba
turmac12
 
Resumo a guerra fria
Resumo   a guerra friaResumo   a guerra fria
Resumo a guerra fria
historiando
 
A desintegração da URSS
A desintegração da URSSA desintegração da URSS
A desintegração da URSS
Mateus Silva
 
A Guerra Fria (ppt)
A Guerra Fria (ppt)A Guerra Fria (ppt)
A Guerra Fria (ppt)
Janayna Lira
 

Mais procurados (20)

Crise dos misseis de cuba
Crise dos misseis de cuba Crise dos misseis de cuba
Crise dos misseis de cuba
 
Guerra fria completa - YouTube Link: https://youtu.be/XhS9vFASWjU
Guerra fria completa - YouTube Link: https://youtu.be/XhS9vFASWjUGuerra fria completa - YouTube Link: https://youtu.be/XhS9vFASWjU
Guerra fria completa - YouTube Link: https://youtu.be/XhS9vFASWjU
 
Guerra do Vietnã
Guerra do VietnãGuerra do Vietnã
Guerra do Vietnã
 
O mundo bipolar
O mundo bipolarO mundo bipolar
O mundo bipolar
 
Resumo a guerra fria
Resumo   a guerra friaResumo   a guerra fria
Resumo a guerra fria
 
Primeira guerra mundial
Primeira guerra mundialPrimeira guerra mundial
Primeira guerra mundial
 
Guerra da coreia
Guerra da coreiaGuerra da coreia
Guerra da coreia
 
O mundo pós guerra
O mundo pós guerraO mundo pós guerra
O mundo pós guerra
 
Mundo Bipolar
Mundo BipolarMundo Bipolar
Mundo Bipolar
 
Guerra Fria
Guerra FriaGuerra Fria
Guerra Fria
 
Regimes totalitários
Regimes totalitáriosRegimes totalitários
Regimes totalitários
 
Guerra fria
Guerra fria Guerra fria
Guerra fria
 
Guerra Fria
Guerra FriaGuerra Fria
Guerra Fria
 
O fim da guerra fria e o mundo final
O fim da guerra fria e o mundo finalO fim da guerra fria e o mundo final
O fim da guerra fria e o mundo final
 
3º ano - Revolução Russa 1917
3º ano - Revolução Russa 19173º ano - Revolução Russa 1917
3º ano - Revolução Russa 1917
 
3° ano - Guerra Fria
3° ano - Guerra Fria3° ano - Guerra Fria
3° ano - Guerra Fria
 
Crise de 1929
Crise de 1929Crise de 1929
Crise de 1929
 
A desintegração da URSS
A desintegração da URSSA desintegração da URSS
A desintegração da URSS
 
3ºano - Primeira Guerra Mundial - 1914 a 1918
3ºano - Primeira Guerra Mundial - 1914 a 19183ºano - Primeira Guerra Mundial - 1914 a 1918
3ºano - Primeira Guerra Mundial - 1914 a 1918
 
A Guerra Fria (ppt)
A Guerra Fria (ppt)A Guerra Fria (ppt)
A Guerra Fria (ppt)
 

Destaque

A Guerra fria (ppt)
A Guerra fria (ppt)A Guerra fria (ppt)
A Guerra fria (ppt)
Janayna Lira
 
A Política Externa e de Segurança Comum (PESC)
A Política Externa e de Segurança Comum (PESC)A Política Externa e de Segurança Comum (PESC)
A Política Externa e de Segurança Comum (PESC)
GeografiaC
 
Guerra fria 1
Guerra fria 1Guerra fria 1
Guerra fria 1
valdeck1
 
Dicas de utilização_planisferio (OBA)
Dicas de utilização_planisferio (OBA)Dicas de utilização_planisferio (OBA)
Dicas de utilização_planisferio (OBA)
Thais Eastwood Vaine
 

Destaque (20)

A Guerra Fria
A Guerra FriaA Guerra Fria
A Guerra Fria
 
Plano marshall - Helen
Plano marshall - HelenPlano marshall - Helen
Plano marshall - Helen
 
Plano Marshall & COMECON
Plano Marshall & COMECONPlano Marshall & COMECON
Plano Marshall & COMECON
 
Guerra Fria
Guerra FriaGuerra Fria
Guerra Fria
 
Pacto de varsovia
Pacto de varsoviaPacto de varsovia
Pacto de varsovia
 
História guerra fria - conceitos
História   guerra fria - conceitosHistória   guerra fria - conceitos
História guerra fria - conceitos
 
Charges da Guerra Fria
Charges da Guerra FriaCharges da Guerra Fria
Charges da Guerra Fria
 
A Guerra fria (ppt)
A Guerra fria (ppt)A Guerra fria (ppt)
A Guerra fria (ppt)
 
Vitrine
VitrineVitrine
Vitrine
 
Vitrinismo 1
Vitrinismo 1Vitrinismo 1
Vitrinismo 1
 
A Política Externa e de Segurança Comum (PESC)
A Política Externa e de Segurança Comum (PESC)A Política Externa e de Segurança Comum (PESC)
A Política Externa e de Segurança Comum (PESC)
 
Guerra Fria
Guerra FriaGuerra Fria
Guerra Fria
 
07 guerra fria
07   guerra fria07   guerra fria
07 guerra fria
 
Guerra fria
Guerra friaGuerra fria
Guerra fria
 
Guerra fria 1
Guerra fria 1Guerra fria 1
Guerra fria 1
 
Plano Marshall e Portugal
Plano Marshall e PortugalPlano Marshall e Portugal
Plano Marshall e Portugal
 
Vitrinismo 2
Vitrinismo 2Vitrinismo 2
Vitrinismo 2
 
Vitrinismo
Vitrinismo Vitrinismo
Vitrinismo
 
Palestra vitrinismo
Palestra vitrinismoPalestra vitrinismo
Palestra vitrinismo
 
Dicas de utilização_planisferio (OBA)
Dicas de utilização_planisferio (OBA)Dicas de utilização_planisferio (OBA)
Dicas de utilização_planisferio (OBA)
 

Semelhante a Guerra fria

A guerra fria 1945 a 1989
A guerra fria   1945 a 1989A guerra fria   1945 a 1989
A guerra fria 1945 a 1989
historiando
 
Pós 2ª guerra
Pós 2ª guerraPós 2ª guerra
Pós 2ª guerra
dinicmax
 

Semelhante a Guerra fria (20)

2oS _ A18 _ L5 _ Guerra Fria _ 3 Nov 20_1700702154.pptx
2oS _ A18 _ L5 _ Guerra Fria _  3 Nov 20_1700702154.pptx2oS _ A18 _ L5 _ Guerra Fria _  3 Nov 20_1700702154.pptx
2oS _ A18 _ L5 _ Guerra Fria _ 3 Nov 20_1700702154.pptx
 
Guerra Fria
Guerra FriaGuerra Fria
Guerra Fria
 
Guerra fria
Guerra friaGuerra fria
Guerra fria
 
Guerra fria
Guerra friaGuerra fria
Guerra fria
 
Guerra fria
Guerra friaGuerra fria
Guerra fria
 
A guerra fria 1945 a 1989
A guerra fria   1945 a 1989A guerra fria   1945 a 1989
A guerra fria 1945 a 1989
 
Guerra fria prof. josédna. wr.
Guerra fria prof. josédna. wr.Guerra fria prof. josédna. wr.
Guerra fria prof. josédna. wr.
 
Guerra fria
Guerra friaGuerra fria
Guerra fria
 
Guerra Fria - 9º ANO .pdf
Guerra Fria - 9º ANO .pdfGuerra Fria - 9º ANO .pdf
Guerra Fria - 9º ANO .pdf
 
Guerra fria - O mundo bipolar
Guerra fria - O mundo bipolar Guerra fria - O mundo bipolar
Guerra fria - O mundo bipolar
 
Guerra fria
Guerra friaGuerra fria
Guerra fria
 
A guerra fria
A guerra friaA guerra fria
A guerra fria
 
Guerra fria
Guerra friaGuerra fria
Guerra fria
 
Pós 2ª guerra
Pós 2ª guerraPós 2ª guerra
Pós 2ª guerra
 
Aula guerra fria (1945-1991) - história pensante
Aula   guerra fria (1945-1991) - história pensanteAula   guerra fria (1945-1991) - história pensante
Aula guerra fria (1945-1991) - história pensante
 
Guerra fria
Guerra fria  Guerra fria
Guerra fria
 
Guerra Fria - Geometria e História
Guerra Fria - Geometria e HistóriaGuerra Fria - Geometria e História
Guerra Fria - Geometria e História
 
Guerra Fria - História e Geometria
Guerra Fria - História e GeometriaGuerra Fria - História e Geometria
Guerra Fria - História e Geometria
 
Guerra Fria - Geometria e História
Guerra Fria - Geometria e HistóriaGuerra Fria - Geometria e História
Guerra Fria - Geometria e História
 
Guerra Fria - Geometria e História
Guerra Fria - Geometria e HistóriaGuerra Fria - Geometria e História
Guerra Fria - Geometria e História
 

Mais de Elaine Bogo Pavani (17)

Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa
Primeira Guerra Mundial e Revolução RussaPrimeira Guerra Mundial e Revolução Russa
Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa
 
Renascimento, Reforma e Mercantilismo
Renascimento, Reforma e MercantilismoRenascimento, Reforma e Mercantilismo
Renascimento, Reforma e Mercantilismo
 
Grécia Antiga - PAS
Grécia Antiga - PASGrécia Antiga - PAS
Grécia Antiga - PAS
 
República velha
República velhaRepública velha
República velha
 
Revisão pas.2pptx
Revisão pas.2pptxRevisão pas.2pptx
Revisão pas.2pptx
 
Revisão – pas.1pptx
Revisão – pas.1pptxRevisão – pas.1pptx
Revisão – pas.1pptx
 
Brasil colônia
Brasil colônia Brasil colônia
Brasil colônia
 
Revisão vestibular 2010
Revisão vestibular 2010Revisão vestibular 2010
Revisão vestibular 2010
 
Nova República
Nova RepúblicaNova República
Nova República
 
Ditadura militar
Ditadura militarDitadura militar
Ditadura militar
 
Feudalismo
FeudalismoFeudalismo
Feudalismo
 
De Juscelino a Jango
De Juscelino a JangoDe Juscelino a Jango
De Juscelino a Jango
 
Era Vargas
Era VargasEra Vargas
Era Vargas
 
Roma - República e início do Império
Roma - República e início do ImpérioRoma - República e início do Império
Roma - República e início do Império
 
Brasil ColôNia
Brasil ColôNiaBrasil ColôNia
Brasil ColôNia
 
Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra MundialSegunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial
 
Guerra Civil Espanhola/Crise 29
Guerra Civil Espanhola/Crise 29Guerra Civil Espanhola/Crise 29
Guerra Civil Espanhola/Crise 29
 

Último

Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
azulassessoria9
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
sh5kpmr7w7
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
PatriciaCaetano18
 
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdfRepública Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
LidianeLill2
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
azulassessoria9
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
azulassessoria9
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
azulassessoria9
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
Autonoma
 

Último (20)

Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
 
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdfRepública Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPQuestões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
 
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
 

Guerra fria

  • 1. Guerra Fria Professora Elaine Bogo Pavani
  • 2. Podemos definir Guerra Fria como um confronto ideológico entre os Estados Unidos e a União Soviética. Não houve um conflito militar direto entre as duas superpotências, mas ocorreram intensas lutas econômicas e diplomáticas além de confrontos indiretos. A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados Unidos, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Guerra Fria
  • 3. Os Estados Unidos intervieram nos conflitos internos russos e até 1933 não reconheceram o Estado soviético. Embora aliados contra a Alemanha nazista, a aliança se desfez após a vitória sobre a própria Alemanha, por causa de insuperáveis diferenças ideológicas. Entretanto, a natureza ideológica da luta e a ameaça de um holocausto nuclear colaboraram para esconder as tensões políticas. Antecedentes Os diferentes interesses pós-1945 levaram a suspeitas e hostilidades mútuas em meio a uma rivalidade crescente.
  • 4. Plano Marshall e Comecon As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. Já o COMECON ( Conselho para Assistência Econômica Mútua) foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas. Em 1947, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo 17 bilhões de dólares através de empréstimos, para a reconstrução dos países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Com base na Doutrina Truman, o Plano Marshall fazia parte da estratégia dos Estados Unidos de não medirem esforços para conter o expansionismo soviético. Esta organização extinguiu-se em 1991.
  • 5. A  OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte  (1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. Alguns países membros da OTAN  : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia. Paz Armada Imediatamente após a Segunda Guerra Mundial as duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros.
  • 6. O  Pacto de Varsóvia (1955)  surgiu como resposta à OTAN. Era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia  : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.
  • 7. Divisão da Alemanha Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi partilhada inicialmente entre os vencedores. Quatro ações prioritárias foram propostas para a reorganização da Alemanha: desnazificar, desmilitarizar, descentralizar a economia. Em 20 de junho de 1948, os aliados ocidentais decidiram unir suas três zonas de ocupação, implantar uma reforma monetária e criar um Estado provisório sob seu controle. Foram investidos 1,4 bilhões de dólares para combater "fome, a pobreza, o desespero e o caos“ e foi implantado o marco alemão para substituir o reichmark.
  • 8. No dia 23 de maio de 1949, os aliados ocidentais promulgaram a Lei Fundamental , elaborada por um conselho parlamentar, dando origem à República Federal da Alemanha (RFA). Essa lei deixava evidente o seu caráter provisório, pois somente depois que o país voltasse a ser uma unidade deveria ser ratificada uma Constituição definitiva. O novo Estado tinha Bonn por capital. O Bloqueio de Berlim Stalin reagiu à reforma monetária na Alemanha Ocidental ordenando que o lado ocidental de Berlim fosse bloqueado (Bloqueio de Berlim). Todas as comunicações por terra foram interditadas. Isolado das zonas ocidentais e de Berlim Oriental, o oeste de Berlim ficou sem luz nem alimentos de 23 de junho de 1948 até 12 de maio de 1949.
  • 9. Em outubro de 1949, Stálin anunciou a fundação da República Democrática Alemã (RDA), tendo Berlim Oriental como capital. O Partido Socialista Unitário (SED) passou a ser a única força política na "democracia antifascista" alemã-oriental. O Muro de Berlim Em 13 de agosto de 1961, guardas da RDA começaram a fechar com arame farpado e concreto a fronteira que separava as partes oriental e ocidental de Berlim, bem como Berlim Ocidental do território da Alemanha Oriental. Sob a coordenação de Erich Honecker e com a bênção da União Soviética, o Muro de Berlim ocupou 155 Km, interrompendo estradas e linhas férreas e separando famílias.
  • 10. Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Entre 1950 e 1956, os EUA promoveram o "Terror vermelho" ( Red Scare ), que também ficou conhecido como Macartismo ou ainda "Caça às Bruxas“. Eram comuns as delações provocadas pelo clima de histeria causado pelo senador McCarthy e seus seguidores. Macartismo Nesse período, muitas pessoas foram perseguidas, ameaçadas e tiveram suas vidas destruídas, inclusive algumas sendo levadas ao suicídio. Entre os artistas e intelectuais perseguidos estavam Einstein, Chaplin, Brecht, Lillian Hellman, Dashiell Hammett, Robert Taylor e Dalton Trumbo. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.
  • 11. Macartismo Dalton Trumbo Charles Chaplin
  • 12. CIA X KGB Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.
  • 14.  
  • 15.  
  • 16.  
  • 18.  
  • 19. EUA e URSS travaram uma acirrada disputa no que se refere aos avanços espaciais. Ambas as potências demonstravam a preocupação em mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. Corrida espacial No ano de 1957, a URSS lançou o primeiro satélite: o Sputinik 1. No mesmo ano, foi lançado o foguete Sputnik 2 com a cadela Laika dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço.
  • 20. Em 1958, os EUA reagiram com a criação da Nasa (National Aeronautics & Space Administration), reponsável pelo programa espacial do país. Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro satélite artificial americano, o Explorer 1. A partir de 1960, o principal objetivo das viagens espaciais passou a ser o envio do homem ao espaço. Novamente a União Soviética sai na frente, em 1961, com a viagem tripulada por Iuri Gagarin na cápsula espacial Vostok 1. A viagem durou uma hora e 48 minutos e percorreu cerca de 40 mil quilômetros em volta da Terra numa única órbita. Em 1962, os americanos enviaram John Glenn para o espaço. O projeto soviético para enviar o homem à Lua começou com a nave Soyuz 1, mas foram os americanos os primeiros a chegarem na superfície lunar em 20 de julho de 1969, quando o módulo lunar Eagle, da nave Apollo 11, pousou no solo e o primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong. A famosa fala do astronauta tornou-se célebre na História do século XX: "Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a Humanidade".
  • 21. Em 1969, os EUA ( NASA ) chegaram à lua. Explorer - 1958