SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  50
9º. Ano do Ensino Fundamental Professora: Elisa B. Herrera Março / 2010 “ OS ISMOS DA ARTE MODERNA”
A Arte Pré-Moderna IMPRESSIONISMO : Claude Monet  Pierre Auguste Renoir e  Edgar Degas Impressionistas Brasileiros:
Introdução A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.  O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.  Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.   Foi Èdouard Manet (1832-83) e amigos também artistas, concluíram  que a pretensão da arte tradicional, de que descobrira o modo de representar a natureza tal como a vemos, se baseava numa concepção errônea. Admitiram que a arte tradicional encontrara um meio de representar as pessoas e os objetos sob condições muito artificiais. (H. Gombrich, pág.512)
Édouard Manet-1814-  “ Monet trabalhando em seu barco”- 82.7x10cm-
CARACTERISTICAS DO IMPRESSIONISMO:- -Os artistas abandonaram seus ateliês e saem ao ar livre para explorar os diversos câmbios da luz ao longo do dia sobre os objetos e a natureza. - Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens; - Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; - Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas. - O espectador é obrigado se afastar vários metros da obra para contemplá-la. -Uso das cores complementares (vermelho=verde, amarelo=lilás, azul=laranja). -Rompem com as regras da arte acadêmica, a arte tradicional, criando um novo estilo e conceitos na arte.
Claude Monet-(1840-1926)  Um dos maiores representantes do impressionismo,   nasceu na França, no ano de 1840. Incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.   Obras Destacadas: Mulheres no Jardim, neste contexto artístico, podemos citar a série de pinturas que realizou sobre a catedral de Rouen (1892-1894), onde o artista retratou a construção em diversos momentos do dia, com variações de luminosidade. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista. Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza. Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes.
Claude Monet- “Impressão, sol nascente”  -1872-1873- óleo s/tela, 48 x 63.5 –Museu Marmottan, Paris ,[object Object]
Claude Monet-  “Impressão, sol nascente” -1872-1873- óleo s/tela, 48 x 63.5 –Museu Marmottan, Paris
Claude Monet
Claude Monet
Claude Monet
Claude Monet
Monet,   “Terraço à beira mar em Sainte-Adresse”-
Pierre August Renoir- (1841-1919- Nasceu em Limoges, cidade da França central, no dia 25 de fevereiro, do ano acima. Uma característica biográfica que o diferencia dos outros artistas impressionistas é que pertencia a uma família de classe trabalhadora.   O pai era alfaiate e sua mãe operária têxtil. A família  mudou –se para Paris onde o jovem artista, aos quatorze anos, entrou como aprendiz numa firma de pintores de porcelana. Era o sexto irmão de sete filho. Seu talento natural para as cores recebeu nova direção quando ele passou nos exames para a Ecole des Beux-Arts, ingressando no ateliê Charles Gleyre onde conheceu outros jovens pintores que, mais tarde, seriam rotulados impressionistas.
Os primeiros trabalhos desses rapazes foram ridicularizados pelas instituições artísticas parisienses e tiveram sua exposição recusada pelo Salão oficial. Para sobreviver, Renoir pintava retratos convencionais, mas também expunha suas obras rejeitadas pelo Salão no Salon des Refusés. Junto com Monet, amigo pessoal, formou o núcleo do grupo impressionista. Uma visita à Itália, entre 1881 e 1882, inspirou-o a buscar maior consistência para sua obra. As figuras tornaram-se mais imponentes e formais, e muita vez abordou temas da mitologia clássica. Nos seus últimos anos de vida, também se dedicou à escultura, com o auxílio de assistentes. Sofria de artrite e  apesar das graves limitações físicas, Renoir continuou trabalhando até o último dia de sua vida. Sua grande tela exposta no Louvre, As Banhistas, foi terminada em 1918. Em 1917, ele recebeu a visita de um jovem pintor chamado Henri Matisse, que estava destinado a transportar suas idéias sobre cor a uma nova era. Renoir morreu em Cagnes, no dia 3 de dezembro de 1919, aos 78 anos, e reconhecido como um dos maiores pintores da França.
Porcelana Limoges          Limoges é uma cidade francesa, fundada por volta de 10 AC pelo imperador Cesar Augustus, seu nome em occitano é Limòtges. Limoges é conhecida mundialmente pelo seus esmaltes medievais (' Esmaltes de Limoges ') sobre cobre, pela sua porcelana ( porcelana de Limoges ) e pelos seus barris de carvalho que são usados na produção de conhaque.
Renoir
Renoir
Pierre August Renoir “ Duas irmãs na varanda”
 
Renoir Renoir
Renoir
Renoir
Renoir
Renoir
Edgar Degas, (1834-1917) -OBRAS-
Edgar Degas nasceu em Paris em 19 de julho de 1834.  Nascido numa família rica de banqueiros, teve uma educação esmerada freqüentando as melhores escolas da classe alta de Paris. Estudou Direito por pouco tempo, abandonando logo essa escolha para se dedicar totalmente as artes. Estudou na Itália, considerada então a escola de aperfeiçoamentos das artes naquela época. Os seus amigos e pessoas mais chegadas o consideravam um homem extravagante e bizarro. Na verdade não fazia nenhum esforço para ganhar ou conquistar a simpatia de pessoas aléias a sua amizade, muito menos com os críticos de arte. Desde muito jovem deixou entrever seu caráter difícil, era um homem temperamental. Não tinha uma boa relação com as mulheres, mesmo assim pintou-as em todos os momentos da vida cotidiana do mundo feminino. Tinha um olhar triste e melancólico. A morte prematura da sua mãe, com certeza teve um significado negativo na formação da sua personalidade. Por volta dos sessenta anos perdeu a visão e por graves problemas financeiros tornou-se um homem ainda mais fechado e solitário. Degas, morreu em Paris no dia 27 de setembro de 1917 aos 83 anos de idade.
Edgar Degas
Dance Class (Aula de dança)- Degas- 1871
Degas- “ The Dance Class”  (A aula de dança) –1876 c.
DEGAS “ Dancers Practicing at the Barre”  (Bailarinas praticando na barra)- 1876-77
Degas  – “Bailarinas em cor de rosa” -
Edgar Degas
Quatro dançarinas- (1899) Edgar Degas
Edgar Degas
DEGAS   -Seated Woman Having Her Hair Combed - 1892-95 (Mulher sentada peintiando os cabelos)-
DEGAS The Pedicure – 1873 (O pedólogo)
Edgar Degas  -  www.ricci-art.com/en/EdgarDegas.htm
Edgar Degas-   Madame Valpinçon com Crisântemos
(NÚS) DEGAS The Morning Bath  –  (O banho da manhã) -1883
DEGAS-  Woman in Her Bath Washing Her Leg –  (Mulher lavando a perna)  1883-84
DEGAS-   Retiring - 1883 c.
DEGAS The Tub – (O tubo)-1885-86 c. http://www.ocaiw.com/galleria_degas/index.php?lang=pt&gallery=nudo&id=73
Impressionismo no Brasil: Eliseu Visconti
(1866-1892) Eliseu d’Ângelo Visconti nasceu em 30 de julho de 1866, na  Vila de Santa Catarina , Província de Salerno, Itália. Filho de Gabriel d’Ângelo e de Christina Visconti, teria imigrado para o Brasil com um ano de idade. No entanto, informações posteriores, prestadas inclusive por seu filho, Tobias d'Ângelo Visconti, revelam que Visconti viajou para o Brasil já menino. Vem jovem para o Bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro, e estuda música no Clube Mozart, na rua da Constituição. O precoce talento pelas artes plásticas prevaleceu após a Baronesa ver um de seus desenhos, representando a figura de uma camponesa romana. Foi o bastante para que, a conselho de sua protetora, deixasse de freqüentar as aulas de música, que já não lhe agradavam, e abraçasse os estudos de desenho e pintura.
Moça no trigal , 1913-Eliseu Visconti (18661944) Óleo sobre tela, 65 x 80 cm http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/06/28/5-livros-do-romantismo-iv-a-escrava-isaura/
Eliseu Visconti Meditando , 1916 Eliseu Visconti (1866-1944), Brasil Óleo sobre tela 67 x 54 cm Coleção Particular http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/06/28/5-livros-do-romantismo-iv-a-escrava-isaura /
 
Eliseu Visconti
Eliseu Visconti “ LAVADEIRAS”-  1891

Contenu connexe

Tendances

História da arte arte moderna
História da arte   arte modernaHistória da arte   arte moderna
História da arte arte modernaLú Carvalho
 
História da arte - Arte Moderna - resumo
História da arte - Arte Moderna -  resumoHistória da arte - Arte Moderna -  resumo
História da arte - Arte Moderna - resumoAndrea Dressler
 
Movimentos Artísticos
Movimentos ArtísticosMovimentos Artísticos
Movimentos Artísticos713773
 
Galeria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no Brasil
Galeria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no BrasilGaleria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no Brasil
Galeria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no BrasilSuzy Nobre
 
Cubismo, Abstraccionismo, Futurismo e Surrealismo
Cubismo, Abstraccionismo, Futurismo e SurrealismoCubismo, Abstraccionismo, Futurismo e Surrealismo
Cubismo, Abstraccionismo, Futurismo e SurrealismoJorge Almeida
 
Gênero retrato e autorretrato
Gênero retrato e autorretratoGênero retrato e autorretrato
Gênero retrato e autorretratoJunior Onildo
 
Concretismo Brasileiro - Arte Concreta
Concretismo Brasileiro  - Arte ConcretaConcretismo Brasileiro  - Arte Concreta
Concretismo Brasileiro - Arte ConcretaAndrea Dressler
 
Apresentacao arte moderna e contemporânea v grupo
Apresentacao arte moderna e contemporânea v grupoApresentacao arte moderna e contemporânea v grupo
Apresentacao arte moderna e contemporânea v grupoAvatar Cuamba
 
Primeira metade do século XX
Primeira metade do século XXPrimeira metade do século XX
Primeira metade do século XXCEF16
 
Missão artistica francesa, academicismo e impressionismo
Missão artistica francesa, academicismo e impressionismo Missão artistica francesa, academicismo e impressionismo
Missão artistica francesa, academicismo e impressionismo Tauana Parreiras
 
Aula 5 Fauvismo Expressionismo Cubismo
Aula 5   Fauvismo Expressionismo CubismoAula 5   Fauvismo Expressionismo Cubismo
Aula 5 Fauvismo Expressionismo CubismoAline Okumura
 
NeoConcretismo Brasileiro
NeoConcretismo Brasileiro NeoConcretismo Brasileiro
NeoConcretismo Brasileiro Andrea Dressler
 
Artes impressionismo 8º
Artes impressionismo 8ºArtes impressionismo 8º
Artes impressionismo 8ºprofgilvano
 

Tendances (20)

Arte Moderna
Arte ModernaArte Moderna
Arte Moderna
 
História da arte arte moderna
História da arte   arte modernaHistória da arte   arte moderna
História da arte arte moderna
 
História da arte - Arte Moderna - resumo
História da arte - Arte Moderna -  resumoHistória da arte - Arte Moderna -  resumo
História da arte - Arte Moderna - resumo
 
Movimentos Artísticos
Movimentos ArtísticosMovimentos Artísticos
Movimentos Artísticos
 
Galeria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no Brasil
Galeria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no BrasilGaleria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no Brasil
Galeria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no Brasil
 
Cubismo, Abstraccionismo, Futurismo e Surrealismo
Cubismo, Abstraccionismo, Futurismo e SurrealismoCubismo, Abstraccionismo, Futurismo e Surrealismo
Cubismo, Abstraccionismo, Futurismo e Surrealismo
 
Gênero retrato e autorretrato
Gênero retrato e autorretratoGênero retrato e autorretrato
Gênero retrato e autorretrato
 
Concretismo Brasileiro - Arte Concreta
Concretismo Brasileiro  - Arte ConcretaConcretismo Brasileiro  - Arte Concreta
Concretismo Brasileiro - Arte Concreta
 
Apresentacao arte moderna e contemporânea v grupo
Apresentacao arte moderna e contemporânea v grupoApresentacao arte moderna e contemporânea v grupo
Apresentacao arte moderna e contemporânea v grupo
 
10 arte moderna
10 arte moderna10 arte moderna
10 arte moderna
 
Primeira metade do século XX
Primeira metade do século XXPrimeira metade do século XX
Primeira metade do século XX
 
Missão artistica francesa, academicismo e impressionismo
Missão artistica francesa, academicismo e impressionismo Missão artistica francesa, academicismo e impressionismo
Missão artistica francesa, academicismo e impressionismo
 
Aula 5 Fauvismo Expressionismo Cubismo
Aula 5   Fauvismo Expressionismo CubismoAula 5   Fauvismo Expressionismo Cubismo
Aula 5 Fauvismo Expressionismo Cubismo
 
Surrealismo
SurrealismoSurrealismo
Surrealismo
 
9 realismo e impressionismo
9 realismo e impressionismo9 realismo e impressionismo
9 realismo e impressionismo
 
NeoConcretismo Brasileiro
NeoConcretismo Brasileiro NeoConcretismo Brasileiro
NeoConcretismo Brasileiro
 
Arte Século XX
Arte Século XXArte Século XX
Arte Século XX
 
Modernismo Brasileiro
Modernismo BrasileiroModernismo Brasileiro
Modernismo Brasileiro
 
O Modernismo e os seus -ismos
O Modernismo e os seus -ismosO Modernismo e os seus -ismos
O Modernismo e os seus -ismos
 
Artes impressionismo 8º
Artes impressionismo 8ºArtes impressionismo 8º
Artes impressionismo 8º
 

En vedette

História da arte - Os ismos - Movimentos da Arte Moderna
História da arte - Os ismos - Movimentos da Arte ModernaHistória da arte - Os ismos - Movimentos da Arte Moderna
História da arte - Os ismos - Movimentos da Arte ModernaAndrea Dressler
 
Avaliação diagnóstica arte 9 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 9 ano 2013Avaliação diagnóstica arte 9 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 9 ano 2013Fabiola Oliveira
 
9º ano avaliação de arte 1º bimestre
9º ano avaliação de arte 1º bimestre9º ano avaliação de arte 1º bimestre
9º ano avaliação de arte 1º bimestreFabiola Oliveira
 
Avaliação de global de artes 6º e 7º ano setembro
Avaliação de global de artes 6º e 7º ano setembroAvaliação de global de artes 6º e 7º ano setembro
Avaliação de global de artes 6º e 7º ano setembroMoesio Alves
 
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013Fabiola Oliveira
 
História da arte - Tendências da Arte Contemporânea
História da arte   - Tendências da Arte ContemporâneaHistória da arte   - Tendências da Arte Contemporânea
História da arte - Tendências da Arte ContemporâneaAndrea Dressler
 
Tarsila do amaral estrada de ferro por simone helen drumond
Tarsila do amaral estrada de ferro por simone helen drumondTarsila do amaral estrada de ferro por simone helen drumond
Tarsila do amaral estrada de ferro por simone helen drumondSimoneHelenDrumond
 
A Arte ContemporâNea
A   Arte ContemporâNeaA   Arte ContemporâNea
A Arte ContemporâNearosangela13
 
Impressionismo, neo-impressionismo e pós-impressionismo
Impressionismo, neo-impressionismo e pós-impressionismoImpressionismo, neo-impressionismo e pós-impressionismo
Impressionismo, neo-impressionismo e pós-impressionismoCarlos Pinheiro
 
Prova Artes 1 ano médio
Prova Artes 1 ano médioProva Artes 1 ano médio
Prova Artes 1 ano médioGeo Honório
 
6º ano diferenciação figurativo e abstrato
6º ano diferenciação figurativo e abstrato6º ano diferenciação figurativo e abstrato
6º ano diferenciação figurativo e abstratoFabiola Oliveira
 
Avaliação de Arte 2º Ensino Médio
Avaliação de Arte 2º Ensino MédioAvaliação de Arte 2º Ensino Médio
Avaliação de Arte 2º Ensino MédioMarcia Oliveira
 
Avaliação bimestral de artes 1º bimestre 2015
Avaliação bimestral de artes 1º bimestre 2015Avaliação bimestral de artes 1º bimestre 2015
Avaliação bimestral de artes 1º bimestre 2015Denilson Parreira Dos Reis
 
Avaliações artes-primeiro-bimestre-.
Avaliações artes-primeiro-bimestre-.Avaliações artes-primeiro-bimestre-.
Avaliações artes-primeiro-bimestre-.Andreza Andrade
 

En vedette (20)

História da arte - Os ismos - Movimentos da Arte Moderna
História da arte - Os ismos - Movimentos da Arte ModernaHistória da arte - Os ismos - Movimentos da Arte Moderna
História da arte - Os ismos - Movimentos da Arte Moderna
 
O Modernismo e os seus -ismos
O Modernismo e os seus -ismosO Modernismo e os seus -ismos
O Modernismo e os seus -ismos
 
Avaliação diagnóstica arte 9 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 9 ano 2013Avaliação diagnóstica arte 9 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 9 ano 2013
 
9º ano avaliação de arte 1º bimestre
9º ano avaliação de arte 1º bimestre9º ano avaliação de arte 1º bimestre
9º ano avaliação de arte 1º bimestre
 
Avaliação de global de artes 6º e 7º ano setembro
Avaliação de global de artes 6º e 7º ano setembroAvaliação de global de artes 6º e 7º ano setembro
Avaliação de global de artes 6º e 7º ano setembro
 
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013
 
História da arte - Tendências da Arte Contemporânea
História da arte   - Tendências da Arte ContemporâneaHistória da arte   - Tendências da Arte Contemporânea
História da arte - Tendências da Arte Contemporânea
 
Tarsila do amaral estrada de ferro por simone helen drumond
Tarsila do amaral estrada de ferro por simone helen drumondTarsila do amaral estrada de ferro por simone helen drumond
Tarsila do amaral estrada de ferro por simone helen drumond
 
ATEO-ATHEIST
ATEO-ATHEISTATEO-ATHEIST
ATEO-ATHEIST
 
Impressionismo
ImpressionismoImpressionismo
Impressionismo
 
A Arte ContemporâNea
A   Arte ContemporâNeaA   Arte ContemporâNea
A Arte ContemporâNea
 
Prova de artes 3º ano
Prova de artes   3º anoProva de artes   3º ano
Prova de artes 3º ano
 
Impressionismo, neo-impressionismo e pós-impressionismo
Impressionismo, neo-impressionismo e pós-impressionismoImpressionismo, neo-impressionismo e pós-impressionismo
Impressionismo, neo-impressionismo e pós-impressionismo
 
Prova Artes 1 ano médio
Prova Artes 1 ano médioProva Artes 1 ano médio
Prova Artes 1 ano médio
 
6º ano diferenciação figurativo e abstrato
6º ano diferenciação figurativo e abstrato6º ano diferenciação figurativo e abstrato
6º ano diferenciação figurativo e abstrato
 
Avaliação de Arte 2º Ensino Médio
Avaliação de Arte 2º Ensino MédioAvaliação de Arte 2º Ensino Médio
Avaliação de Arte 2º Ensino Médio
 
Avaliação bimestral de artes 1º bimestre 2015
Avaliação bimestral de artes 1º bimestre 2015Avaliação bimestral de artes 1º bimestre 2015
Avaliação bimestral de artes 1º bimestre 2015
 
Avaliações artes-primeiro-bimestre-.
Avaliações artes-primeiro-bimestre-.Avaliações artes-primeiro-bimestre-.
Avaliações artes-primeiro-bimestre-.
 
Projeto tarsila
Projeto tarsilaProjeto tarsila
Projeto tarsila
 
Simulado 6º ano arte
Simulado 6º ano arteSimulado 6º ano arte
Simulado 6º ano arte
 

Similaire à 9o. ano os ismos da arte moderna- Os Impressionistas: monet- renoir- degas)-2010-

O Impressionismo
O ImpressionismoO Impressionismo
O ImpressionismoMeire Falco
 
Apresentação sobre Impressionismo
Apresentação sobre ImpressionismoApresentação sobre Impressionismo
Apresentação sobre ImpressionismoC111atiusca
 
Material de Apoio Termo III (8° Ano)
Material de Apoio Termo III (8° Ano)Material de Apoio Termo III (8° Ano)
Material de Apoio Termo III (8° Ano)kamismilonas
 
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-ArtesElisa
 
Trabalho De Historia
Trabalho De HistoriaTrabalho De Historia
Trabalho De Historiaguest2932aa
 
Seminários história da arte 04
Seminários história da arte   04Seminários história da arte   04
Seminários história da arte 04Gabriela Lemos
 
Impressionismo
ImpressionismoImpressionismo
ImpressionismoCEF16
 
2c15 Impressionismo e Museu D'Orsay, Paris, França 2012
2c15 Impressionismo e Museu D'Orsay, Paris, França 20122c15 Impressionismo e Museu D'Orsay, Paris, França 2012
2c15 Impressionismo e Museu D'Orsay, Paris, França 2012www.historiadasartes.com
 
Trabalho pintores internacionais
Trabalho pintores internacionaisTrabalho pintores internacionais
Trabalho pintores internacionaisPIEF OEIRAS
 

Similaire à 9o. ano os ismos da arte moderna- Os Impressionistas: monet- renoir- degas)-2010- (20)

O Impressionismo
O ImpressionismoO Impressionismo
O Impressionismo
 
Apresentação sobre Impressionismo
Apresentação sobre ImpressionismoApresentação sobre Impressionismo
Apresentação sobre Impressionismo
 
Material de Apoio Termo III (8° Ano)
Material de Apoio Termo III (8° Ano)Material de Apoio Termo III (8° Ano)
Material de Apoio Termo III (8° Ano)
 
Impressionismo
ImpressionismoImpressionismo
Impressionismo
 
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-
 
Trabalho De Historia
Trabalho De HistoriaTrabalho De Historia
Trabalho De Historia
 
Trabalho De Historia
Trabalho De HistoriaTrabalho De Historia
Trabalho De Historia
 
Seminários história da arte 04
Seminários história da arte   04Seminários história da arte   04
Seminários história da arte 04
 
Impressionismo e Expressionismo - 3ª A - 2011
Impressionismo e Expressionismo - 3ª A - 2011Impressionismo e Expressionismo - 3ª A - 2011
Impressionismo e Expressionismo - 3ª A - 2011
 
Claude Monet
Claude MonetClaude Monet
Claude Monet
 
Impressionismo
ImpressionismoImpressionismo
Impressionismo
 
2c15 Impressionismo e Museu D'Orsay, Paris, França 2012
2c15 Impressionismo e Museu D'Orsay, Paris, França 20122c15 Impressionismo e Museu D'Orsay, Paris, França 2012
2c15 Impressionismo e Museu D'Orsay, Paris, França 2012
 
Impressionismo
Impressionismo Impressionismo
Impressionismo
 
Impressionismo
Impressionismo Impressionismo
Impressionismo
 
HISTÓRIA DA ARTE - REVISÃO 02
HISTÓRIA DA ARTE - REVISÃO 02HISTÓRIA DA ARTE - REVISÃO 02
HISTÓRIA DA ARTE - REVISÃO 02
 
Impressionismo
ImpressionismoImpressionismo
Impressionismo
 
HistóRia
HistóRiaHistóRia
HistóRia
 
HistóRia
HistóRiaHistóRia
HistóRia
 
Trabalho pintores internacionais
Trabalho pintores internacionaisTrabalho pintores internacionais
Trabalho pintores internacionais
 
Pós impressionismo
Pós impressionismoPós impressionismo
Pós impressionismo
 

Dernier

ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...ArianeLima50
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaJúlio Sandes
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumAugusto Costa
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.silves15
 
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManuais Formação
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERDeiciane Chaves
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 

Dernier (20)

ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
 
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULACINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
 
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 

9o. ano os ismos da arte moderna- Os Impressionistas: monet- renoir- degas)-2010-

  • 1. 9º. Ano do Ensino Fundamental Professora: Elisa B. Herrera Março / 2010 “ OS ISMOS DA ARTE MODERNA”
  • 2. A Arte Pré-Moderna IMPRESSIONISMO : Claude Monet Pierre Auguste Renoir e Edgar Degas Impressionistas Brasileiros:
  • 3. Introdução A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.  Foi Èdouard Manet (1832-83) e amigos também artistas, concluíram que a pretensão da arte tradicional, de que descobrira o modo de representar a natureza tal como a vemos, se baseava numa concepção errônea. Admitiram que a arte tradicional encontrara um meio de representar as pessoas e os objetos sob condições muito artificiais. (H. Gombrich, pág.512)
  • 4. Édouard Manet-1814- “ Monet trabalhando em seu barco”- 82.7x10cm-
  • 5. CARACTERISTICAS DO IMPRESSIONISMO:- -Os artistas abandonaram seus ateliês e saem ao ar livre para explorar os diversos câmbios da luz ao longo do dia sobre os objetos e a natureza. - Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens; - Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; - Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas. - O espectador é obrigado se afastar vários metros da obra para contemplá-la. -Uso das cores complementares (vermelho=verde, amarelo=lilás, azul=laranja). -Rompem com as regras da arte acadêmica, a arte tradicional, criando um novo estilo e conceitos na arte.
  • 6. Claude Monet-(1840-1926) Um dos maiores representantes do impressionismo, nasceu na França, no ano de 1840. Incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.  Obras Destacadas: Mulheres no Jardim, neste contexto artístico, podemos citar a série de pinturas que realizou sobre a catedral de Rouen (1892-1894), onde o artista retratou a construção em diversos momentos do dia, com variações de luminosidade. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista. Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza. Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes.
  • 7.
  • 8. Claude Monet- “Impressão, sol nascente” -1872-1873- óleo s/tela, 48 x 63.5 –Museu Marmottan, Paris
  • 13. Monet, “Terraço à beira mar em Sainte-Adresse”-
  • 14. Pierre August Renoir- (1841-1919- Nasceu em Limoges, cidade da França central, no dia 25 de fevereiro, do ano acima. Uma característica biográfica que o diferencia dos outros artistas impressionistas é que pertencia a uma família de classe trabalhadora. O pai era alfaiate e sua mãe operária têxtil. A família mudou –se para Paris onde o jovem artista, aos quatorze anos, entrou como aprendiz numa firma de pintores de porcelana. Era o sexto irmão de sete filho. Seu talento natural para as cores recebeu nova direção quando ele passou nos exames para a Ecole des Beux-Arts, ingressando no ateliê Charles Gleyre onde conheceu outros jovens pintores que, mais tarde, seriam rotulados impressionistas.
  • 15. Os primeiros trabalhos desses rapazes foram ridicularizados pelas instituições artísticas parisienses e tiveram sua exposição recusada pelo Salão oficial. Para sobreviver, Renoir pintava retratos convencionais, mas também expunha suas obras rejeitadas pelo Salão no Salon des Refusés. Junto com Monet, amigo pessoal, formou o núcleo do grupo impressionista. Uma visita à Itália, entre 1881 e 1882, inspirou-o a buscar maior consistência para sua obra. As figuras tornaram-se mais imponentes e formais, e muita vez abordou temas da mitologia clássica. Nos seus últimos anos de vida, também se dedicou à escultura, com o auxílio de assistentes. Sofria de artrite e apesar das graves limitações físicas, Renoir continuou trabalhando até o último dia de sua vida. Sua grande tela exposta no Louvre, As Banhistas, foi terminada em 1918. Em 1917, ele recebeu a visita de um jovem pintor chamado Henri Matisse, que estava destinado a transportar suas idéias sobre cor a uma nova era. Renoir morreu em Cagnes, no dia 3 de dezembro de 1919, aos 78 anos, e reconhecido como um dos maiores pintores da França.
  • 16. Porcelana Limoges Limoges é uma cidade francesa, fundada por volta de 10 AC pelo imperador Cesar Augustus, seu nome em occitano é Limòtges. Limoges é conhecida mundialmente pelo seus esmaltes medievais (' Esmaltes de Limoges ') sobre cobre, pela sua porcelana ( porcelana de Limoges ) e pelos seus barris de carvalho que são usados na produção de conhaque.
  • 19. Pierre August Renoir “ Duas irmãs na varanda”
  • 20.  
  • 27. Edgar Degas nasceu em Paris em 19 de julho de 1834. Nascido numa família rica de banqueiros, teve uma educação esmerada freqüentando as melhores escolas da classe alta de Paris. Estudou Direito por pouco tempo, abandonando logo essa escolha para se dedicar totalmente as artes. Estudou na Itália, considerada então a escola de aperfeiçoamentos das artes naquela época. Os seus amigos e pessoas mais chegadas o consideravam um homem extravagante e bizarro. Na verdade não fazia nenhum esforço para ganhar ou conquistar a simpatia de pessoas aléias a sua amizade, muito menos com os críticos de arte. Desde muito jovem deixou entrever seu caráter difícil, era um homem temperamental. Não tinha uma boa relação com as mulheres, mesmo assim pintou-as em todos os momentos da vida cotidiana do mundo feminino. Tinha um olhar triste e melancólico. A morte prematura da sua mãe, com certeza teve um significado negativo na formação da sua personalidade. Por volta dos sessenta anos perdeu a visão e por graves problemas financeiros tornou-se um homem ainda mais fechado e solitário. Degas, morreu em Paris no dia 27 de setembro de 1917 aos 83 anos de idade.
  • 29. Dance Class (Aula de dança)- Degas- 1871
  • 30. Degas- “ The Dance Class” (A aula de dança) –1876 c.
  • 31. DEGAS “ Dancers Practicing at the Barre” (Bailarinas praticando na barra)- 1876-77
  • 32. Degas – “Bailarinas em cor de rosa” -
  • 36. DEGAS -Seated Woman Having Her Hair Combed - 1892-95 (Mulher sentada peintiando os cabelos)-
  • 37. DEGAS The Pedicure – 1873 (O pedólogo)
  • 38. Edgar Degas - www.ricci-art.com/en/EdgarDegas.htm
  • 39. Edgar Degas- Madame Valpinçon com Crisântemos
  • 40. (NÚS) DEGAS The Morning Bath – (O banho da manhã) -1883
  • 41. DEGAS- Woman in Her Bath Washing Her Leg – (Mulher lavando a perna) 1883-84
  • 42. DEGAS- Retiring - 1883 c.
  • 43. DEGAS The Tub – (O tubo)-1885-86 c. http://www.ocaiw.com/galleria_degas/index.php?lang=pt&gallery=nudo&id=73
  • 44. Impressionismo no Brasil: Eliseu Visconti
  • 45. (1866-1892) Eliseu d’Ângelo Visconti nasceu em 30 de julho de 1866, na Vila de Santa Catarina , Província de Salerno, Itália. Filho de Gabriel d’Ângelo e de Christina Visconti, teria imigrado para o Brasil com um ano de idade. No entanto, informações posteriores, prestadas inclusive por seu filho, Tobias d'Ângelo Visconti, revelam que Visconti viajou para o Brasil já menino. Vem jovem para o Bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro, e estuda música no Clube Mozart, na rua da Constituição. O precoce talento pelas artes plásticas prevaleceu após a Baronesa ver um de seus desenhos, representando a figura de uma camponesa romana. Foi o bastante para que, a conselho de sua protetora, deixasse de freqüentar as aulas de música, que já não lhe agradavam, e abraçasse os estudos de desenho e pintura.
  • 46. Moça no trigal , 1913-Eliseu Visconti (18661944) Óleo sobre tela, 65 x 80 cm http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/06/28/5-livros-do-romantismo-iv-a-escrava-isaura/
  • 47. Eliseu Visconti Meditando , 1916 Eliseu Visconti (1866-1944), Brasil Óleo sobre tela 67 x 54 cm Coleção Particular http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/06/28/5-livros-do-romantismo-iv-a-escrava-isaura /
  • 48.  
  • 50. Eliseu Visconti “ LAVADEIRAS”- 1891