SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  26
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS ,[object Object],[object Object],OBJETIVOS:
Iniciando o Calc 1.  INICIAR  - Ferramentas de Produtividade -  BrOffice.org Calc
Observe que a tela inicial do Calc é composta por vários elementos. Veja na imagem a seguir:
Em uma planilha as informações são organizadas em colunas e linhas, cuja intersecção delimita as células. Uma célula é formada pela junção de uma linha com uma coluna e possui seu próprio endereço, composto pela letra da coluna e pelo número da linha. Esses endereços aparecem nas fórmulas de composição do conteúdo das células e das relações que podemos definir entre elas. Assim, por exemplo, A1 identifica o endereço da célula pertencente à  coluna A  juntamente com a  linha 1  e assim por diante. CÉLULA
Você pode exibir ou esconder os comandos da barra de ferramentas (barra de funções), clicando em  Exibir  >  Barras de Ferramentas  e optando pelos comandos desejados. Ela contém ícones e opções que permitem acessar rapidamente os comandos do BrOffice.org. Todas as barras que estiverem com uma marca de seleção ficarão ativas na janela do Calc.
Uma planilha do Calc já  vem com três páginas preparadas  nas quais você poderá acrescentar outras, se necessário ao seu trabalho. Para  acrescentar uma nova  planilha Menu   Inserir  >  Folha
Como inserir os dados nas células? Na área de trabalho poderão ser digitados caracteres, números, títulos. Se o texto digitado for maior que o tamanho da largura da célula ele ocupará o espaço da próxima célula (se ela não possuir nenhum texto ou valor).  Em alguns casos, pode-se necessitar unir duas ou mais células (mesclar células). Escolha a opção de menu  Formatar > Mesclar Células.   Para desfazer  a união, selecione a área em questão e  desmarque a opção  de menu  Formatar >Mesclar Células.
Pela  Barra de Fórmulas , você pode ver o conteúdo da célula onde está posicionado o cursor.  Para corrigir um texto ou valor digitado em uma célula , clique na  tecla F2  ou  dê um  duplo clique na célula . Em seguida, o texto ou valor preenchido será reeditado na Barra de Fórmulas.  Para corrigir , utilize as  teclas de backspace  ou   delete .  Após a correção , clique em  Enter  para confirmar  ou  em  Esc  para cancelar a correção.
Como criar um documento novo? •  Na  Barra de Menu :  Arquivo > Novo > Planilha ; •  Clique na  Barra de Funções :  Ferramentas , no botão  Novo  (ou use o  atalho:Ctrl+N ). ,[object Object]
2 Vamos entender como realizar operações na planilha? ADIÇÃO : soma os valores contidos nas células. Símbolo: “  +  “ SUBTRAÇÃO : subtrai valores existentes nas células. Símbolo: “  -  “ MULTIPLICAÇÃO : multiplica os valores contidos nas células. Símbolo: “  *  “ DIVISÃO : divide os valores existentes nas células. Símbolo “ /  “ Os operadores matemáticos são:  + ,  - ,  * ,  /
Como efetuar uma operação? Acompanhe o exemplo: Suponha que temos os valores 3 e 2 nas células  B4 e C4 , respectivamente, e você deseja obter o resultado da soma desses valores na célula D4. Então, veja o passo-a-passo:
1 .  posicione o cursor e clique na célula onde deseja que apareça o resultado ( D4 ); 2 .  na  barra de fórmulas  digita-se  =B4+C4  (sem espaços); 3 .  a fórmula também aparece na célula D4; 4 .  clica-se em  ENTER   ou  no  símbolo em verde ; 1º Movimento 2º Movimento Fórmula também aparece na D4
Como realizar operações com seqüências de números? Se os números estiverem em seqüência, usa-se o sinal  “  :  ” ( dois pontos ) entre a primeira e a última célula da seqüência. Por exemplo:  =SOMA(B2:B5) , cujo resultado será a soma de todos os valores existentes nas células:  B2+B3+B4+B5 , ou seja, no intervalo entre o primeiro valor da seqüência (B2) e o último (B5). -  clica-se na célula onde se deseja que apareça o resultado  (B6); - na  barra de fórmulas  digita-se  =SOMA(B2:B5)  (sem espaços); - clica-se em  Enter   ou  no  símbolo em verde ;
Trabalhando com fórmulas O que é uma fórmula?  É uma equação que efetua cálculos em uma célula. Podem ser criadas fórmulas que efetuem operações matemáticas ( adição,subtração, multiplicação e divisão ) ou que comparem valores (maior que, menor que). Uma fórmula permite relacionar células específicas com o objetivo de realizar operações matemáticas utilizando os seus conteúdos quando estes forem numéricos.
Como colocar uma fórmula na planilha? Para criar uma fórmula deve-se saber onde se localizam as informações que serão usadas no cálculo. 1 .  Digitar os dados; 2 .  Clicar na célula onde desejar que apareça o resultado ; 3 .  Na Barra de Fórmulas digitar um sinal de igualdade ( = ); 4 .  Informar a célula que contém o primeiro valor que entrará na fórmula (o endereço dela aparecerá na Barra de Fórmulas); 5 .  Na Barra de Fórmulas digitar um operador matemático; 6 .  Informar agora o segundo valor (deve-se incluir terceiros, quartos... valores) até que a fórmula esteja completa; 7 .  Clicar em <Enter>. Sempre iniciar as  fórmulas com o  sinal de  =   . Atenção:
Trabalhando com funções Uma função contém uma fórmula que toma uma série de valores, usa-os para executar uma operação e fornecer o resultado. Função Soma   A sintaxe da Função soma é: =SOMA(endereço da célula que contém o 1º valor a ser somado  :  endereço da célula que contém o último valor a ser somado).
Como digitar ? Células adjacentes :  =SOMA(C2:C8)  – Essa função soma o conteúdo de células adjacentes (seqüência C2 até C8) ‏ Células não adjacentes :  =SOMA(B2;C3;D1) ‏ No exemplo,  a função é SOMA , o argumento é  B2:B4 (leia-se de B2 até B4) e o resultado (a soma dos valores) é 09.  Calculando a média: se você deseja calcular a média de um conjunto de valores expressos entre as células B2 e B5, por exemplo, deverá fazê-lo da seguinte forma :=MÉDIA(B2:B5 )  O resultado dará a média aritmética do conteúdo do intervalo de células entre B2 e B5.
Como inserir uma função? Por exemplo,  para se obter uma média basta digitar :  =MÉDIA(B12:B16 ) na  Barra de Fórmulas . Várias funções já estão codificadas e disponíveis no Calc. A média é uma delas. Assim, existe o comando Inserir - Função que já possui várias fórmulas codificadas e pré-divididas em várias categorias.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
AutoFormatação Selecione  as informações contidas na planilha.  Menu  Formatar  <  AutoFormatação  <  Formato .  Como usar o recurso  Assistentes no Calc? Você pode utilizar  assistentes para vários tipos de documentos  no Calc, segundo sua necessidade.  No Menu  Arquivo  < Assistentes .
Criando gráficos a partir das planilhas  Escolha no menu  Inserir > Gráfico  Primeiramente,  selecione na planilha  que você construiu durante a atividade 1,  os dados a partir dos quais será gerado o gráfico. Atividade de Prática 2
A  primeira janela  mostra a área da planilha  onde estão os dados que serão utilizados para geração do gráfico . À esquerda, há duas opções: •  Primeira linha como rótulo e  Primeira coluna como rótulo. ( Marque as duas .) Do lado direito, pode-se escolher em que planilha deverá ser inserido o gráfico. Depois de feitas as seleções,  clique em Próximo.
Depois temos que  escolher a série de dados: • Linhas:  a legenda aparecerá ao lado do gráfico • Colunas: a legenda aparecerá abaixo de cada item Logo em seguida temos que  selecionar o tipo de gráfico . Escolha o  tipo Colunas . O campo &quot;Mostrar elementos do texto na visualização&quot;  mostra a maneira como o gráfico será exibido na planilha. Escolha a  opção Linhas  e clique em  Próximo .
Por último,  definiremos a visualização : •  Título do gráfico : dê um título para o gráfico. •  Legenda : optar ou não por legenda. •  Título dos eixos : coloque ou não título nos eixos. Clique em  Criar , para concluir o processo (figura abaixo). Finalmente o gráfico foi gerado . Agora basta clicar com o botão direito do mouse em cima de cada coluna do gráfico e escolher Propriedades do Objeto ou dar um clique duplo com o botão esquerdo em coluna ou no centro da coluna para alterar as propriedades do gráfico.
Referências bibliográficas SANEPAR. Conhecendo o BrOf fice.org Calc Versão 2.0, elaborado  por Adilson de Oliveira pra a Sanepar, em 2005, disponível em:  http://ci.ufpel.edu.br/treinamento/ apostilas/br_office/ Calc/Conhecendo%20o%20BrOffice.org%202.0_Calc_S.pdf BROffice - Módulo Planilha Eletrônica - Calc. Diretoria de  Transferência de Tecnologia - Centro de Computação-Unicamp,  acessível em http://ftp.unicamp.br/pub/apoio/ treinamentos/broffice/calc_2.0.pdf CONTI, Fátima. BROffice.org Calc. UFPA. Disponível em:  http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/calc-gra.htm .

Contenu connexe

Tendances (20)

Br office.org calc
Br office.org calcBr office.org calc
Br office.org calc
 
Br office calc
Br office calcBr office calc
Br office calc
 
Unidade 9
Unidade 9Unidade 9
Unidade 9
 
Tuto calc
Tuto calcTuto calc
Tuto calc
 
Aula broffice-calc
Aula broffice-calcAula broffice-calc
Aula broffice-calc
 
Apostila calc openoffice-final
Apostila calc openoffice-finalApostila calc openoffice-final
Apostila calc openoffice-final
 
UC 3 Planilha Eletrônica - Operador de Microcomputador
UC 3 Planilha Eletrônica - Operador de MicrocomputadorUC 3 Planilha Eletrônica - Operador de Microcomputador
UC 3 Planilha Eletrônica - Operador de Microcomputador
 
Reunião 8 calc
Reunião 8   calcReunião 8   calc
Reunião 8 calc
 
Microsoft excel 2010 FOLHA DE CÁLCULO
Microsoft excel 2010 FOLHA DE  CÁLCULOMicrosoft excel 2010 FOLHA DE  CÁLCULO
Microsoft excel 2010 FOLHA DE CÁLCULO
 
Polígrafo Tuiuti - Módulo 3
Polígrafo Tuiuti - Módulo 3Polígrafo Tuiuti - Módulo 3
Polígrafo Tuiuti - Módulo 3
 
Teoria de Excel
Teoria de ExcelTeoria de Excel
Teoria de Excel
 
Calc 29 05 _ Roteiro de Atividade
Calc 29 05 _ Roteiro de AtividadeCalc 29 05 _ Roteiro de Atividade
Calc 29 05 _ Roteiro de Atividade
 
Curso de Excel
Curso de ExcelCurso de Excel
Curso de Excel
 
Excel - como funciona
Excel - como funcionaExcel - como funciona
Excel - como funciona
 
Slide do 8º emcontro
Slide do 8º emcontroSlide do 8º emcontro
Slide do 8º emcontro
 
Folha de calculo
Folha de calculoFolha de calculo
Folha de calculo
 
Apresentação Excel
Apresentação ExcelApresentação Excel
Apresentação Excel
 
Excel
ExcelExcel
Excel
 
Funções do excel ( editar)
Funções do excel ( editar)Funções do excel ( editar)
Funções do excel ( editar)
 
2862030
28620302862030
2862030
 

En vedette

Planilhas eletrônicas
Planilhas eletrônicasPlanilhas eletrônicas
Planilhas eletrônicasAron Sporkens
 
Os três Porquinhos
Os três PorquinhosOs três Porquinhos
Os três Porquinhoseliz71
 
Slides e planilha eletrônica
Slides e planilha eletrônicaSlides e planilha eletrônica
Slides e planilha eletrônicaLeonice Mezomo
 
Conceitos planilha eletrônica
Conceitos   planilha eletrônicaConceitos   planilha eletrônica
Conceitos planilha eletrônicaJorge Dantas
 
Apresentaçao final planilhas eletrônica sv230511
Apresentaçao final planilhas eletrônica sv230511Apresentaçao final planilhas eletrônica sv230511
Apresentaçao final planilhas eletrônica sv230511juhpardo
 
Planilhas eletrônicas introdução ao excel
Planilhas eletrônicas   introdução ao excelPlanilhas eletrônicas   introdução ao excel
Planilhas eletrônicas introdução ao excelClausia Antoneli
 
Gestao estoques apresentação
Gestao estoques apresentaçãoGestao estoques apresentação
Gestao estoques apresentaçãoCharles Rebouças
 

En vedette (8)

Planilhas eletrônicas
Planilhas eletrônicasPlanilhas eletrônicas
Planilhas eletrônicas
 
Os três Porquinhos
Os três PorquinhosOs três Porquinhos
Os três Porquinhos
 
Slides e planilha eletrônica
Slides e planilha eletrônicaSlides e planilha eletrônica
Slides e planilha eletrônica
 
Conceitos planilha eletrônica
Conceitos   planilha eletrônicaConceitos   planilha eletrônica
Conceitos planilha eletrônica
 
Apresentaçao final planilhas eletrônica sv230511
Apresentaçao final planilhas eletrônica sv230511Apresentaçao final planilhas eletrônica sv230511
Apresentaçao final planilhas eletrônica sv230511
 
Gestão de estoque
Gestão de estoqueGestão de estoque
Gestão de estoque
 
Planilhas eletrônicas introdução ao excel
Planilhas eletrônicas   introdução ao excelPlanilhas eletrônicas   introdução ao excel
Planilhas eletrônicas introdução ao excel
 
Gestao estoques apresentação
Gestao estoques apresentaçãoGestao estoques apresentação
Gestao estoques apresentação
 

Similaire à Solução de problemas com planilhas (20)

Calc
CalcCalc
Calc
 
Curso de Excel 2010 Básico
Curso de Excel 2010 BásicoCurso de Excel 2010 Básico
Curso de Excel 2010 Básico
 
Atividade dirigida unidade 8
Atividade dirigida   unidade  8Atividade dirigida   unidade  8
Atividade dirigida unidade 8
 
Atividade dirigida unidade VIII
Atividade dirigida unidade VIIIAtividade dirigida unidade VIII
Atividade dirigida unidade VIII
 
Apostila Excel
Apostila ExcelApostila Excel
Apostila Excel
 
Unidade 8 Calc
Unidade 8 CalcUnidade 8 Calc
Unidade 8 Calc
 
Excel
ExcelExcel
Excel
 
Módulo v - Planilha Eletrônica
Módulo v - Planilha EletrônicaMódulo v - Planilha Eletrônica
Módulo v - Planilha Eletrônica
 
Apoio ao módulo 8
Apoio ao módulo 8Apoio ao módulo 8
Apoio ao módulo 8
 
Excel 2003
Excel 2003Excel 2003
Excel 2003
 
Apostila-do-microsoft-excel2010
 Apostila-do-microsoft-excel2010 Apostila-do-microsoft-excel2010
Apostila-do-microsoft-excel2010
 
Apostila excel-avancado
Apostila excel-avancadoApostila excel-avancado
Apostila excel-avancado
 
Microsoft Excel
Microsoft ExcelMicrosoft Excel
Microsoft Excel
 
Excel
ExcelExcel
Excel
 
Excel basico
Excel basicoExcel basico
Excel basico
 
Excel 2010 - Notas e exercícios- parte 1
Excel 2010 - Notas e exercícios- parte 1Excel 2010 - Notas e exercícios- parte 1
Excel 2010 - Notas e exercícios- parte 1
 
Apostila_excel_basico.pdf
Apostila_excel_basico.pdfApostila_excel_basico.pdf
Apostila_excel_basico.pdf
 
Ead aula excel 2003-teste
Ead  aula excel 2003-testeEad  aula excel 2003-teste
Ead aula excel 2003-teste
 
Conceitos planilha eletrônica
Conceitos   planilha eletrônicaConceitos   planilha eletrônica
Conceitos planilha eletrônica
 
Excel basico apostila egpa
Excel basico apostila egpaExcel basico apostila egpa
Excel basico apostila egpa
 

Plus de eliz71

Branca de Neve e os 7 Gigantes
Branca de Neve e os 7 GigantesBranca de Neve e os 7 Gigantes
Branca de Neve e os 7 Giganteseliz71
 
O bêbado
O bêbadoO bêbado
O bêbadoeliz71
 
Um estranho presente
Um estranho presenteUm estranho presente
Um estranho presenteeliz71
 
O bebado
O bebadoO bebado
O bebadoeliz71
 
Interpretando o Texto - O Bicho
Interpretando o Texto - O BichoInterpretando o Texto - O Bicho
Interpretando o Texto - O Bichoeliz71
 
Fotonovela
Fotonovela Fotonovela
Fotonovela eliz71
 
Volta às aulas!
Volta às aulas!Volta às aulas!
Volta às aulas!eliz71
 
Projeto "Minha Família é um Show!"
Projeto "Minha Família é um Show!"Projeto "Minha Família é um Show!"
Projeto "Minha Família é um Show!"eliz71
 
Projeto de Educação Física - Convidativa
Projeto de Educação Física - ConvidativaProjeto de Educação Física - Convidativa
Projeto de Educação Física - Convidativaeliz71
 
Projeto: Edith Contra a Dengue
Projeto: Edith Contra a DengueProjeto: Edith Contra a Dengue
Projeto: Edith Contra a Dengueeliz71
 
1º fórum sobre questões indígenas
1º fórum sobre questões indígenas1º fórum sobre questões indígenas
1º fórum sobre questões indígenaseliz71
 
Editor de Texto - Writer
Editor de Texto - WriterEditor de Texto - Writer
Editor de Texto - Writereliz71
 
Ideias equivocadas sobre os Índios
Ideias equivocadas sobre os ÍndiosIdeias equivocadas sobre os Índios
Ideias equivocadas sobre os Índioseliz71
 
Linux Educacional
Linux EducacionalLinux Educacional
Linux Educacionaleliz71
 
A lingua-portuguesaagradece-pps
A lingua-portuguesaagradece-ppsA lingua-portuguesaagradece-pps
A lingua-portuguesaagradece-ppseliz71
 
Edith Castro dos Santos
Edith Castro dos Santos Edith Castro dos Santos
Edith Castro dos Santos eliz71
 

Plus de eliz71 (16)

Branca de Neve e os 7 Gigantes
Branca de Neve e os 7 GigantesBranca de Neve e os 7 Gigantes
Branca de Neve e os 7 Gigantes
 
O bêbado
O bêbadoO bêbado
O bêbado
 
Um estranho presente
Um estranho presenteUm estranho presente
Um estranho presente
 
O bebado
O bebadoO bebado
O bebado
 
Interpretando o Texto - O Bicho
Interpretando o Texto - O BichoInterpretando o Texto - O Bicho
Interpretando o Texto - O Bicho
 
Fotonovela
Fotonovela Fotonovela
Fotonovela
 
Volta às aulas!
Volta às aulas!Volta às aulas!
Volta às aulas!
 
Projeto "Minha Família é um Show!"
Projeto "Minha Família é um Show!"Projeto "Minha Família é um Show!"
Projeto "Minha Família é um Show!"
 
Projeto de Educação Física - Convidativa
Projeto de Educação Física - ConvidativaProjeto de Educação Física - Convidativa
Projeto de Educação Física - Convidativa
 
Projeto: Edith Contra a Dengue
Projeto: Edith Contra a DengueProjeto: Edith Contra a Dengue
Projeto: Edith Contra a Dengue
 
1º fórum sobre questões indígenas
1º fórum sobre questões indígenas1º fórum sobre questões indígenas
1º fórum sobre questões indígenas
 
Editor de Texto - Writer
Editor de Texto - WriterEditor de Texto - Writer
Editor de Texto - Writer
 
Ideias equivocadas sobre os Índios
Ideias equivocadas sobre os ÍndiosIdeias equivocadas sobre os Índios
Ideias equivocadas sobre os Índios
 
Linux Educacional
Linux EducacionalLinux Educacional
Linux Educacional
 
A lingua-portuguesaagradece-pps
A lingua-portuguesaagradece-ppsA lingua-portuguesaagradece-pps
A lingua-portuguesaagradece-pps
 
Edith Castro dos Santos
Edith Castro dos Santos Edith Castro dos Santos
Edith Castro dos Santos
 

Dernier

“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 

Dernier (20)

“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 

Solução de problemas com planilhas

  • 1.
  • 2. Iniciando o Calc 1. INICIAR - Ferramentas de Produtividade - BrOffice.org Calc
  • 3. Observe que a tela inicial do Calc é composta por vários elementos. Veja na imagem a seguir:
  • 4. Em uma planilha as informações são organizadas em colunas e linhas, cuja intersecção delimita as células. Uma célula é formada pela junção de uma linha com uma coluna e possui seu próprio endereço, composto pela letra da coluna e pelo número da linha. Esses endereços aparecem nas fórmulas de composição do conteúdo das células e das relações que podemos definir entre elas. Assim, por exemplo, A1 identifica o endereço da célula pertencente à coluna A juntamente com a linha 1 e assim por diante. CÉLULA
  • 5. Você pode exibir ou esconder os comandos da barra de ferramentas (barra de funções), clicando em Exibir > Barras de Ferramentas e optando pelos comandos desejados. Ela contém ícones e opções que permitem acessar rapidamente os comandos do BrOffice.org. Todas as barras que estiverem com uma marca de seleção ficarão ativas na janela do Calc.
  • 6. Uma planilha do Calc já vem com três páginas preparadas nas quais você poderá acrescentar outras, se necessário ao seu trabalho. Para acrescentar uma nova planilha Menu Inserir > Folha
  • 7. Como inserir os dados nas células? Na área de trabalho poderão ser digitados caracteres, números, títulos. Se o texto digitado for maior que o tamanho da largura da célula ele ocupará o espaço da próxima célula (se ela não possuir nenhum texto ou valor). Em alguns casos, pode-se necessitar unir duas ou mais células (mesclar células). Escolha a opção de menu Formatar > Mesclar Células. Para desfazer a união, selecione a área em questão e desmarque a opção de menu Formatar >Mesclar Células.
  • 8. Pela Barra de Fórmulas , você pode ver o conteúdo da célula onde está posicionado o cursor. Para corrigir um texto ou valor digitado em uma célula , clique na tecla F2 ou dê um duplo clique na célula . Em seguida, o texto ou valor preenchido será reeditado na Barra de Fórmulas. Para corrigir , utilize as teclas de backspace ou delete . Após a correção , clique em Enter para confirmar ou em Esc para cancelar a correção.
  • 9.
  • 10. 2 Vamos entender como realizar operações na planilha? ADIÇÃO : soma os valores contidos nas células. Símbolo: “ + “ SUBTRAÇÃO : subtrai valores existentes nas células. Símbolo: “ - “ MULTIPLICAÇÃO : multiplica os valores contidos nas células. Símbolo: “ * “ DIVISÃO : divide os valores existentes nas células. Símbolo “ / “ Os operadores matemáticos são: + , - , * , /
  • 11. Como efetuar uma operação? Acompanhe o exemplo: Suponha que temos os valores 3 e 2 nas células B4 e C4 , respectivamente, e você deseja obter o resultado da soma desses valores na célula D4. Então, veja o passo-a-passo:
  • 12. 1 . posicione o cursor e clique na célula onde deseja que apareça o resultado ( D4 ); 2 . na barra de fórmulas digita-se =B4+C4 (sem espaços); 3 . a fórmula também aparece na célula D4; 4 . clica-se em ENTER ou no símbolo em verde ; 1º Movimento 2º Movimento Fórmula também aparece na D4
  • 13. Como realizar operações com seqüências de números? Se os números estiverem em seqüência, usa-se o sinal “ : ” ( dois pontos ) entre a primeira e a última célula da seqüência. Por exemplo: =SOMA(B2:B5) , cujo resultado será a soma de todos os valores existentes nas células: B2+B3+B4+B5 , ou seja, no intervalo entre o primeiro valor da seqüência (B2) e o último (B5). - clica-se na célula onde se deseja que apareça o resultado (B6); - na barra de fórmulas digita-se =SOMA(B2:B5) (sem espaços); - clica-se em Enter ou no símbolo em verde ;
  • 14. Trabalhando com fórmulas O que é uma fórmula? É uma equação que efetua cálculos em uma célula. Podem ser criadas fórmulas que efetuem operações matemáticas ( adição,subtração, multiplicação e divisão ) ou que comparem valores (maior que, menor que). Uma fórmula permite relacionar células específicas com o objetivo de realizar operações matemáticas utilizando os seus conteúdos quando estes forem numéricos.
  • 15. Como colocar uma fórmula na planilha? Para criar uma fórmula deve-se saber onde se localizam as informações que serão usadas no cálculo. 1 . Digitar os dados; 2 . Clicar na célula onde desejar que apareça o resultado ; 3 . Na Barra de Fórmulas digitar um sinal de igualdade ( = ); 4 . Informar a célula que contém o primeiro valor que entrará na fórmula (o endereço dela aparecerá na Barra de Fórmulas); 5 . Na Barra de Fórmulas digitar um operador matemático; 6 . Informar agora o segundo valor (deve-se incluir terceiros, quartos... valores) até que a fórmula esteja completa; 7 . Clicar em <Enter>. Sempre iniciar as fórmulas com o sinal de = . Atenção:
  • 16. Trabalhando com funções Uma função contém uma fórmula que toma uma série de valores, usa-os para executar uma operação e fornecer o resultado. Função Soma A sintaxe da Função soma é: =SOMA(endereço da célula que contém o 1º valor a ser somado : endereço da célula que contém o último valor a ser somado).
  • 17. Como digitar ? Células adjacentes : =SOMA(C2:C8) – Essa função soma o conteúdo de células adjacentes (seqüência C2 até C8) ‏ Células não adjacentes : =SOMA(B2;C3;D1) ‏ No exemplo, a função é SOMA , o argumento é B2:B4 (leia-se de B2 até B4) e o resultado (a soma dos valores) é 09. Calculando a média: se você deseja calcular a média de um conjunto de valores expressos entre as células B2 e B5, por exemplo, deverá fazê-lo da seguinte forma :=MÉDIA(B2:B5 ) O resultado dará a média aritmética do conteúdo do intervalo de células entre B2 e B5.
  • 18. Como inserir uma função? Por exemplo, para se obter uma média basta digitar : =MÉDIA(B12:B16 ) na Barra de Fórmulas . Várias funções já estão codificadas e disponíveis no Calc. A média é uma delas. Assim, existe o comando Inserir - Função que já possui várias fórmulas codificadas e pré-divididas em várias categorias.
  • 19.
  • 20.
  • 21. AutoFormatação Selecione as informações contidas na planilha. Menu Formatar < AutoFormatação < Formato . Como usar o recurso Assistentes no Calc? Você pode utilizar assistentes para vários tipos de documentos no Calc, segundo sua necessidade. No Menu Arquivo < Assistentes .
  • 22. Criando gráficos a partir das planilhas Escolha no menu Inserir > Gráfico Primeiramente, selecione na planilha que você construiu durante a atividade 1, os dados a partir dos quais será gerado o gráfico. Atividade de Prática 2
  • 23. A primeira janela mostra a área da planilha onde estão os dados que serão utilizados para geração do gráfico . À esquerda, há duas opções: • Primeira linha como rótulo e Primeira coluna como rótulo. ( Marque as duas .) Do lado direito, pode-se escolher em que planilha deverá ser inserido o gráfico. Depois de feitas as seleções, clique em Próximo.
  • 24. Depois temos que escolher a série de dados: • Linhas: a legenda aparecerá ao lado do gráfico • Colunas: a legenda aparecerá abaixo de cada item Logo em seguida temos que selecionar o tipo de gráfico . Escolha o tipo Colunas . O campo &quot;Mostrar elementos do texto na visualização&quot; mostra a maneira como o gráfico será exibido na planilha. Escolha a opção Linhas e clique em Próximo .
  • 25. Por último, definiremos a visualização : • Título do gráfico : dê um título para o gráfico. • Legenda : optar ou não por legenda. • Título dos eixos : coloque ou não título nos eixos. Clique em Criar , para concluir o processo (figura abaixo). Finalmente o gráfico foi gerado . Agora basta clicar com o botão direito do mouse em cima de cada coluna do gráfico e escolher Propriedades do Objeto ou dar um clique duplo com o botão esquerdo em coluna ou no centro da coluna para alterar as propriedades do gráfico.
  • 26. Referências bibliográficas SANEPAR. Conhecendo o BrOf fice.org Calc Versão 2.0, elaborado por Adilson de Oliveira pra a Sanepar, em 2005, disponível em: http://ci.ufpel.edu.br/treinamento/ apostilas/br_office/ Calc/Conhecendo%20o%20BrOffice.org%202.0_Calc_S.pdf BROffice - Módulo Planilha Eletrônica - Calc. Diretoria de Transferência de Tecnologia - Centro de Computação-Unicamp, acessível em http://ftp.unicamp.br/pub/apoio/ treinamentos/broffice/calc_2.0.pdf CONTI, Fátima. BROffice.org Calc. UFPA. Disponível em: http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/calc-gra.htm .