SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  7
Télécharger pour lire hors ligne
1. 
O tempo geológico representa a história da Terra desde a sua formação até o presente momento. A figura mostra uma relação de escalas em que se faz uma correspondência entre a duração de um dia e a idade da Terra. A partir das informações apresentadas na figura, julgue os itens a seguir (Verdadeiro ou Falso), considerando a história da Terra na escala de um dia. 
A.O gás oxigénio acumulou-se na atmosfera terrestre ao longo das primeiras 14 horas e originou-se de atividades dos organismos fotossintetizantes, que existiram durante todo esse intervalo de tempo. 
ANO LECTIVO 2013 / 2014 FICHA DE AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA/GEOLOGIA 11.º ANO 
Nome: ___________________________________________________________________ 
Ano / Turma : ______ N.º: _____ Data: ___ / ____ / _______ 
Avaliação 
____________________________ 
O Professor 
__________________ 
Enc. de Educação 
___________________
B. Infere-se das informações apresentadas na figura que os organismos heterotróficos anaeróbicos surgiram entre a 13ª e a 14ª hora. 
C. Os fósseis mais antigos de seres eucarióticos devem ter sido provenientes de animais invertebrados marinhos com reprodução assexuada. 
D. Embora o homem tenha surgido relativamente há pouco tempo na face da Terra, sua intervenção nos sistemas físicos e biológicos tem causado, no planeta, impactos mais destrutivos que os causados por espécies que viveram por muito mais tempo. 
E. As informações apresentadas na figura são suficientes para que se conclua corretamente que, a partir da 13ª hora, a atmosfera terrestre adquiriu caráter redutor. 
F. Infere-se das informações apresentadas que os vegetais que existiram na Terra até a 22ª hora apresentavam estomas apenas na face superior da folha. 
G. Pelas informações apresentadas, conclui-se corretamente que, quatro horas antes do aparecimento do homo sapiens arcaico, havia animais vertebrados que respiravam por pulmões. 
H. Infere-se das informações apresentadas que os primeiros organismos endotérmicos capazes de produzir urina com concentração osmótica maior que a do plasma surgiram, no máximo, uma hora antes do aparecimento do homo sapiens arcaico. 
2. Formigas da caatinga ajudam a plantar sementes. Observou-se que várias espécies de formigas carregam a semente para o ninho, comem a carúncula e abandonam a semente intacta, próximo à planta-mãe, e que a terra do ninho é mais própria à germinação do que o solo sem formigueiros. 
(Adaptado de Pesquisa Fapesp. maio 2007. n. 135. p. 37) 
Uma espécie de formiga ocorre desde a América Central até o sul da América do Sul. As diferentes populações são consideradas pertencentes à mesma espécie porque 
(A) são todas intercruzantes. 
(B) ocorrem em habitats semelhantes. 
(C) são morfologicamente semelhantes. 
(D) apresentam as mesmos feromonas. 
(E) possuem glândulas nos mesmos locais. 
3.De acordo com alguns autores, o boi possui chifres, que são projeções ósseas; já os apêndices dos rinocerontes são chamados de cornos e são projeções dérmicas. Desta maneira, chifres e cornos são estruturas
(A) mutantes. 
(B) análogas. 
(C) homólogas. 
(D) vestigiais. 
(E) sensoriais. 
4.“Cientista americano demonstra que humanos e chimpanzés apresentam 99,4% de semelhança em seu DNA, e reabre um debate da época de Charles Darwin.” 
A manchete acima nos coloca diante de uma constatação de ordem filosófica: que a espécie humana é mais próxima dos chimpanzés do que se poderia imaginar. Tal resultado nos faz concluir que 
A) o gorila é o ancestral do homem e do chimpanzé. 
B) os chimpanzés e os humanos compartilham um ancestral comum. 
C) a espécie humana evoluiu a partir dos chimpanzés. 
D) os chimpanzés e gorilas são mais aparentados que chimpanzés e humanos. 
5.Ao compararmos o voo de um beija-flor ao voo de uma borboleta, concluímos que as asas de cada um desses animais são utilizadas para um mesmo objetivo. Apesar disso, a origem embriológica das asas de aves e insetos é diferente e se constitui como um exemplo de 
A) seleção natural. 
B) divergência evolutiva. 
C) convergência adaptativa. 
D) estruturas homólogas. 
6.Identifique o que for correto sobre a evolução biológica das espécies 
A) As mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente, elas podem ocorrer por acaso e serem mantidas ou eliminadas. 
B) No mimetismo, uma ou mais características corporais se assemelham ao ambiente, dificultando a localização do organismo pelas demais espécies com as quais convive. 
C) Estruturas análogas são aquelas que derivam de estruturas presentes em um mesmo grupo ancestral comum, refletindo, portanto, parentesco evolutivo. 
D) A ação da seleção natural aumenta a variabilidade genética de uma população. 
E) A lei do uso e do desuso está presente nas teorias de evolução propostas por Darwin e por Lamarck.
7. Considere os aspectos evolutivos dos seres vivos e assinale o que for correto. 
01) Diversas variedades de plantas são produzidas por seleção artificial, como acontece com repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas e brócolos, todas derivadas de uma espécie selvagem, a Brassica oleracea. 
02) Um dos princípios básicos da evolução por seleção natural é que os indivíduos de uma mesma população não apresentam variações em seus caracteres, sendo, portanto, idênticos. 
03) Um dos vários processos de fossilização ocorre em rochas sedimentares, sendo que suas camadas podem reservar fósseis de diferentes idades geológicas. 
04) O registo fóssil sugere que os ancestrais da maioria dos filos animais atuais surgiram durante a fase de transição entre a era Pré-cambriana e a era Paleozoica. 
05) Estruturas análogas refletem parentesco evolutivo e são decorrentes de modificações de uma forma primitiva, por um processo denominado de irradiação adaptativa. 
8. A lisozima, enzima com atividade bactericida, é encontrada em fluidos corporais humanos como saliva, soro sanguíneo, lágrima e leite. O boi e o lémure, animais não aparentados, secretam essa enzima em seus estômagos. A tabela abaixo mostra as modificações ocorridas na estrutura primária da lisozima desses dois animais, em relação à humana. 
Tipo de lisozima 
Posição e respectivo aminoácido 
Humana 
14 – valina 
21 - fenilalanina 
75 - fenilalanina 
87 - lisina 
126 – alanina 
Boi e lémure 
14 - lisina 
21 - lisina 
75 – ácido aspártico 
87 - asparagina 
126 – ácido glutâmico 
Essas modificações, não encontradas em nenhum ancestral comum ao boi e ao lémure, permitiram à lisozima desempenhar sua função num ambiente acidificado. Cite e defina o tipo de evolução que explica a semelhança na estrutura primária da lisozima do boi e do lémure.
9.Analise as assertivas a seguir: 
I. A mutação em células germinativas e somáticas é um dos elementos da variabilidade genética. Entretanto, em organismos de reprodução exclusivamente sexuada, a nova condição será compartilhada com a população somente quando ocorrer nas células somáticas. 
II. O evolucionismo está fundamentado em evidências, como o registo fóssil, as semelhanças anatómicas e a adaptação ao ambiente. 
III. As simbiogenese é um dos fatores em que se baseia o Neodarwinismo. 
Com respeito às três assertivas, é correto afirmar que: 
A) apenas III é verdadeira. 
B) apenas I e II são verdadeiras. 
C) apenas I e III são verdadeiras. 
D) apenas II e III são verdadeiras. 
E) I, II e III são verdadeiras. 
F) nenhuma das acertivas é verdadeira. 
10. Durante o processo evolutivo, diversos organismos desenvolveram estruturas ou formas corporais semelhantes em função do ambiente em que viviam. Entretanto, existem outros organismos que apresentam órgãos com a mesma origem embrionária, mas que desempenham diferentes funções. Tais processos são denominados, respectivamente, convergência e divergência evolutiva.
Com base nas estruturas destacadas, assinale a alternativa que agrupa corretamente os animais da figura anterior, tendo em vista o processo evolutivo correspondente. 
A) convergência – a, c, e ... divergência – b, d, f 
B) convergência – a, d, e... divergência – b, c, f 
C) convergência – a, e, f... divergência – b, c, d 
D) convergência – a, b, d...divergência – c, e, f 
E) convergência – c, e, f... divergência – a, b, d 
11. A teoria endossimbiótica, proposta pela bióloga Lynn Margulis, indica que os primeiros eucariontes eram organismos anaeróbios, heterotróficos e que se alimentavam fagocitando bactérias aeróbicas e fotossintetizantes. Essas bactérias fagocitadas pelos eucariontes simples teriam mantido com eles relação simbiótica harmónica e, com o tempo, passaram a constituir um só organismo. 
Essa teoria tem nos cloroplastos e mitocôndrias elementos-base de sua evidência, porque esses organelos apresentam 
(A) reprodução por gemulação, característica também encontrada nas bactérias fagocitadas. 
(B) RNA circular compatível com o que existe no núcleo das células eucariontes. 
(C) cinetoplastos, que foram incorporados às células eucariontes. 
(D) membrana dupla: a interna seria da bactéria fagocitada, e a externa do envoltório da célula eucarionte. 
(E) carapaça de proteína transferida para as células eucariontes. 
12.A figura, a seguir, ilustra uma das hipóteses acerca da origem do homem atual. Cada letra, nessa figura, corresponde a uma espécie e revela a possível filogenia da espécie Homo sapiens. 
Nesse contexto, as letras A, B, C e D correspondem, respectivamente, às espécies: 
a) Australopithecus afarensis, A. robustus, Homo erectus e Homo neanderthalensis. 
b) Australopithecus robustus, A. afarensis, Homo neanderthalensis e Homo erectus.
c) Australopithecus afarensis, A. robustus, Homo neanderthalensis e Homo erectus. 
d) Australopithecus afarensis, A. afarensis, Homo erectus e Homo neanderthalensis. 
e) Australopithecus robustos, Homo erectus, A. robustus e Homo neanderthalensis. 
13. No filme Avatar, de James Cameron (20th Century Fox, 2009), os nativos de Pandora, chamados Na’Vi, são indivíduos com 3 metros de altura, pele azulada, feições felinas e cauda que lhes facilita o deslocar por entre os galhos das árvores. Muito embora se trate de uma obra de ficção, na aula de biologia os Na’Vi foram lembrados. Se esses indivíduos fossem uma espécie real, sem parentesco próximo com as espécies da Terra, e considerando que teriam evoluído em um ambiente com pressões seletivas semelhantes às da Terra, a cauda dos Na’Vi, em relação à cauda dos macacos, seria um exemplo representativo de estruturas: 
(A) homólogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa. 
(B) análogas, resultantes de um processo de divergência adaptativa. 
(C) análogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa. 
(D) homólogas, resultantes de um processo de divergência adaptativa. 
(E) vestigiais, resultantes de terem sido herdadas de um ancestral comum, a partir do qual a cauda se modificou. 
14 . 
Leia atentamente o seguinte texto. 
“O ar demasiado seco desencadeia alergias e favorece a manifestação de rinite alérgica. 
“Nos últimos meses de Dezembro e Janeiro verificou-se um aumento de casos com rinite 
“alérgica na população humana.” 
Se as condições meteorológicas verificadas nos meses supracitados se mantivessem por um longo período de tempo, refira uma possível evolução da espécie Homo sapiens segundo uma perspectiva: 
14.1 
Lamarckista. 
14.2 
Darwinista.

Contenu connexe

Tendances

Teste Global de Biologia 1
Teste Global de Biologia 1Teste Global de Biologia 1
Teste Global de Biologia 1
Isaura Mourão
 
AV1 - ciências humanas e naturais- II bimestre
AV1  - ciências humanas e naturais- II bimestreAV1  - ciências humanas e naturais- II bimestre
AV1 - ciências humanas e naturais- II bimestre
emanuel
 
2S_Monera Protoctista e Fungi_ lista com respostas
2S_Monera Protoctista  e Fungi_ lista com respostas2S_Monera Protoctista  e Fungi_ lista com respostas
2S_Monera Protoctista e Fungi_ lista com respostas
Ionara Urrutia Moura
 
Prova seriado 2_ano_caderno_ii_segundo_dia
Prova seriado 2_ano_caderno_ii_segundo_diaProva seriado 2_ano_caderno_ii_segundo_dia
Prova seriado 2_ano_caderno_ii_segundo_dia
Isaquel Silva
 
Preparação para o teste intermédio (11º)
Preparação para o teste intermédio (11º)Preparação para o teste intermédio (11º)
Preparação para o teste intermédio (11º)
Nuno Correia
 
Treinamento de evolução
Treinamento de evoluçãoTreinamento de evolução
Treinamento de evolução
emanuel
 
Treinamento para a AV1 - II bimestre
Treinamento para a AV1 - II  bimestreTreinamento para a AV1 - II  bimestre
Treinamento para a AV1 - II bimestre
emanuel
 
Biologia 11 preparação para exame 2
Biologia 11   preparação para exame 2Biologia 11   preparação para exame 2
Biologia 11 preparação para exame 2
Nuno Correia
 
Treinamento origem da vida
Treinamento origem da vidaTreinamento origem da vida
Treinamento origem da vida
emanuel
 

Tendances (20)

Ficha de trabalho 5
Ficha de trabalho 5Ficha de trabalho 5
Ficha de trabalho 5
 
Teste Global de Biologia 1
Teste Global de Biologia 1Teste Global de Biologia 1
Teste Global de Biologia 1
 
FT 4 - CICLOS DE VIDA
FT 4 - CICLOS DE VIDAFT 4 - CICLOS DE VIDA
FT 4 - CICLOS DE VIDA
 
ciclos de vida - exercicios
ciclos de vida - exerciciosciclos de vida - exercicios
ciclos de vida - exercicios
 
AV1 - ciências humanas e naturais- II bimestre
AV1  - ciências humanas e naturais- II bimestreAV1  - ciências humanas e naturais- II bimestre
AV1 - ciências humanas e naturais- II bimestre
 
Lista de exercícios Tipos de reprodução
Lista de exercícios Tipos de reproduçãoLista de exercícios Tipos de reprodução
Lista de exercícios Tipos de reprodução
 
Correção Unesp 1 fase inverno 2015
Correção Unesp 1 fase inverno 2015Correção Unesp 1 fase inverno 2015
Correção Unesp 1 fase inverno 2015
 
2S_Monera Protoctista e Fungi_ lista com respostas
2S_Monera Protoctista  e Fungi_ lista com respostas2S_Monera Protoctista  e Fungi_ lista com respostas
2S_Monera Protoctista e Fungi_ lista com respostas
 
Lista 1 s origem da vida
Lista 1 s origem da vidaLista 1 s origem da vida
Lista 1 s origem da vida
 
Prova seriado 2_ano_caderno_ii_segundo_dia
Prova seriado 2_ano_caderno_ii_segundo_diaProva seriado 2_ano_caderno_ii_segundo_dia
Prova seriado 2_ano_caderno_ii_segundo_dia
 
Ciclos de vida - exercicios
Ciclos de vida - exerciciosCiclos de vida - exercicios
Ciclos de vida - exercicios
 
Preparação para o teste intermédio (11º)
Preparação para o teste intermédio (11º)Preparação para o teste intermédio (11º)
Preparação para o teste intermédio (11º)
 
Treinamento de evolução
Treinamento de evoluçãoTreinamento de evolução
Treinamento de evolução
 
Ficha de trabalho 3
Ficha de trabalho 3Ficha de trabalho 3
Ficha de trabalho 3
 
1
11
1
 
Treinamento para a AV1 - II bimestre
Treinamento para a AV1 - II  bimestreTreinamento para a AV1 - II  bimestre
Treinamento para a AV1 - II bimestre
 
Teste diagnóstico 11_a
Teste diagnóstico 11_aTeste diagnóstico 11_a
Teste diagnóstico 11_a
 
SSA_2_dia
SSA_2_diaSSA_2_dia
SSA_2_dia
 
Biologia 11 preparação para exame 2
Biologia 11   preparação para exame 2Biologia 11   preparação para exame 2
Biologia 11 preparação para exame 2
 
Treinamento origem da vida
Treinamento origem da vidaTreinamento origem da vida
Treinamento origem da vida
 

En vedette

Biologia 11 sistemas de classificação (u8)
Biologia 11   sistemas de classificação (u8)Biologia 11   sistemas de classificação (u8)
Biologia 11 sistemas de classificação (u8)
Nuno Correia
 
Matemática por assunto
Matemática por assuntoMatemática por assunto
Matemática por assunto
Jota Sousa
 
Biologia 12º 3ºp -2013-2014 (2)
Biologia 12º  3ºp -2013-2014 (2)Biologia 12º  3ºp -2013-2014 (2)
Biologia 12º 3ºp -2013-2014 (2)
Estela Costa
 
Resoluçao dos exercícios da página 40,41,42 e 43 do nono ano de ciencias natu...
Resoluçao dos exercícios da página 40,41,42 e 43 do nono ano de ciencias natu...Resoluçao dos exercícios da página 40,41,42 e 43 do nono ano de ciencias natu...
Resoluçao dos exercícios da página 40,41,42 e 43 do nono ano de ciencias natu...
Estela Costa
 
Teste geologia 12 primeiro período 14 15 recuperação
Teste geologia 12 primeiro período 14 15 recuperaçãoTeste geologia 12 primeiro período 14 15 recuperação
Teste geologia 12 primeiro período 14 15 recuperação
Estela Costa
 

En vedette (20)

Biologia 11 sistemas de classificação (u8)
Biologia 11   sistemas de classificação (u8)Biologia 11   sistemas de classificação (u8)
Biologia 11 sistemas de classificação (u8)
 
Estequiometria simples
Estequiometria simplesEstequiometria simples
Estequiometria simples
 
Questões Corrigidas, em Word: Impulso, Quantidade de Movimento, Conservação d...
Questões Corrigidas, em Word: Impulso, Quantidade de Movimento, Conservação d...Questões Corrigidas, em Word: Impulso, Quantidade de Movimento, Conservação d...
Questões Corrigidas, em Word: Impulso, Quantidade de Movimento, Conservação d...
 
Matemática por assunto
Matemática por assuntoMatemática por assunto
Matemática por assunto
 
Classificação dos seres vivos_CEEP
Classificação dos seres vivos_CEEPClassificação dos seres vivos_CEEP
Classificação dos seres vivos_CEEP
 
Crucigrama 1
Crucigrama 1Crucigrama 1
Crucigrama 1
 
M1 fev
M1 fevM1 fev
M1 fev
 
Biologia 12º 3ºp -2013-2014 (2)
Biologia 12º  3ºp -2013-2014 (2)Biologia 12º  3ºp -2013-2014 (2)
Biologia 12º 3ºp -2013-2014 (2)
 
1 q aula_10_a_v1
1 q aula_10_a_v11 q aula_10_a_v1
1 q aula_10_a_v1
 
Correção teste 1 9º ano
Correção teste 1 9º anoCorreção teste 1 9º ano
Correção teste 1 9º ano
 
Teste 3 9 ano negrelos versão 1 (1)
Teste 3  9 ano negrelos versão 1 (1)Teste 3  9 ano negrelos versão 1 (1)
Teste 3 9 ano negrelos versão 1 (1)
 
16 17 bg10_questão aula 2 ma
16 17 bg10_questão aula 2 ma16 17 bg10_questão aula 2 ma
16 17 bg10_questão aula 2 ma
 
Cc bg10 teste 3 10 versão 1
Cc bg10 teste 3 10 versão 1Cc bg10 teste 3 10 versão 1
Cc bg10 teste 3 10 versão 1
 
Correção teste 2 9 ano negrelos versão 2
Correção teste 2  9 ano negrelos versão 2Correção teste 2  9 ano negrelos versão 2
Correção teste 2 9 ano negrelos versão 2
 
Teste 3 9 ano negrelos versão 1 cc
Teste 3  9 ano negrelos versão 1 ccTeste 3  9 ano negrelos versão 1 cc
Teste 3 9 ano negrelos versão 1 cc
 
Resoluçao dos exercícios da página 40,41,42 e 43 do nono ano de ciencias natu...
Resoluçao dos exercícios da página 40,41,42 e 43 do nono ano de ciencias natu...Resoluçao dos exercícios da página 40,41,42 e 43 do nono ano de ciencias natu...
Resoluçao dos exercícios da página 40,41,42 e 43 do nono ano de ciencias natu...
 
Teste 2 9 ano negrelos versão 2
Teste 2  9 ano negrelos versão 2Teste 2  9 ano negrelos versão 2
Teste 2 9 ano negrelos versão 2
 
Teste geologia 12 primeiro período 14 15 recuperação
Teste geologia 12 primeiro período 14 15 recuperaçãoTeste geologia 12 primeiro período 14 15 recuperação
Teste geologia 12 primeiro período 14 15 recuperação
 
Estequiometria - casos simples Rodriguinho Química de boa
Estequiometria - casos simples Rodriguinho Química de boaEstequiometria - casos simples Rodriguinho Química de boa
Estequiometria - casos simples Rodriguinho Química de boa
 
M 1fev
M 1fevM 1fev
M 1fev
 

Similaire à Teste 25 fev v1

Evidências da evolução
Evidências da evoluçãoEvidências da evolução
Evidências da evolução
Raquel Freiry
 
Lhe mensal-biologia-9 ano
Lhe mensal-biologia-9 anoLhe mensal-biologia-9 ano
Lhe mensal-biologia-9 ano
Ygor Henrique
 
Lhe mensal-biologia-9 ano
Lhe mensal-biologia-9 anoLhe mensal-biologia-9 ano
Lhe mensal-biologia-9 ano
Ygor Henrique
 
Lista de exercícios - Invertebrados - Prof. James Martins
Lista de exercícios - Invertebrados - Prof. James MartinsLista de exercícios - Invertebrados - Prof. James Martins
Lista de exercícios - Invertebrados - Prof. James Martins
James Martins
 
Prv respondida 3mec nov_2011_turma_b
Prv respondida 3mec nov_2011_turma_bPrv respondida 3mec nov_2011_turma_b
Prv respondida 3mec nov_2011_turma_b
Ionara Urrutia Moura
 
(4) evolução biológica e sistemas dos seres vivos
(4) evolução biológica e sistemas dos seres vivos(4) evolução biológica e sistemas dos seres vivos
(4) evolução biológica e sistemas dos seres vivos
Hugo Martins
 
Treinamento Embriologia
Treinamento EmbriologiaTreinamento Embriologia
Treinamento Embriologia
emanuel
 
Questoes 7 ano darwin e lamarck
Questoes 7 ano darwin e lamarckQuestoes 7 ano darwin e lamarck
Questoes 7 ano darwin e lamarck
Ana Lucia Pazera
 

Similaire à Teste 25 fev v1 (20)

Evidências da evolução
Evidências da evoluçãoEvidências da evolução
Evidências da evolução
 
Questoes Origem, Evolução e Diversidade Celular
Questoes Origem, Evolução e Diversidade CelularQuestoes Origem, Evolução e Diversidade Celular
Questoes Origem, Evolução e Diversidade Celular
 
Evidências da evolução
Evidências da evoluçãoEvidências da evolução
Evidências da evolução
 
Lhe mensal-biologia-9 ano
Lhe mensal-biologia-9 anoLhe mensal-biologia-9 ano
Lhe mensal-biologia-9 ano
 
Lhe mensal-biologia-9 ano
Lhe mensal-biologia-9 anoLhe mensal-biologia-9 ano
Lhe mensal-biologia-9 ano
 
Exercícios tipos de reprodução
Exercícios tipos de reproduçãoExercícios tipos de reprodução
Exercícios tipos de reprodução
 
Lista de exercícios - Invertebrados - Prof. James Martins
Lista de exercícios - Invertebrados - Prof. James MartinsLista de exercícios - Invertebrados - Prof. James Martins
Lista de exercícios - Invertebrados - Prof. James Martins
 
Revisão para teste cn 1o tri 7o ano 2017
Revisão para teste cn 1o tri 7o ano 2017Revisão para teste cn 1o tri 7o ano 2017
Revisão para teste cn 1o tri 7o ano 2017
 
Prv respondida 3mec nov_2011_turma_b
Prv respondida 3mec nov_2011_turma_bPrv respondida 3mec nov_2011_turma_b
Prv respondida 3mec nov_2011_turma_b
 
(4) evolução biológica e sistemas dos seres vivos
(4) evolução biológica e sistemas dos seres vivos(4) evolução biológica e sistemas dos seres vivos
(4) evolução biológica e sistemas dos seres vivos
 
Cnidarios e poriferos
Cnidarios e poriferosCnidarios e poriferos
Cnidarios e poriferos
 
04 evolução-evidências
04 evolução-evidências04 evolução-evidências
04 evolução-evidências
 
Evolucao ceped
Evolucao cepedEvolucao ceped
Evolucao ceped
 
Lista biologia - famema e famerp
Lista biologia - famema e famerpLista biologia - famema e famerp
Lista biologia - famema e famerp
 
Revisão 3 ano .pptx
Revisão 3 ano .pptxRevisão 3 ano .pptx
Revisão 3 ano .pptx
 
Exercicios embriologia
Exercicios embriologiaExercicios embriologia
Exercicios embriologia
 
Exercicios embriologia
Exercicios embriologiaExercicios embriologia
Exercicios embriologia
 
Evolução
EvoluçãoEvolução
Evolução
 
Treinamento Embriologia
Treinamento EmbriologiaTreinamento Embriologia
Treinamento Embriologia
 
Questoes 7 ano darwin e lamarck
Questoes 7 ano darwin e lamarckQuestoes 7 ano darwin e lamarck
Questoes 7 ano darwin e lamarck
 

Plus de Estela Costa

Plus de Estela Costa (17)

Sistema nervoso
Sistema nervosoSistema nervoso
Sistema nervoso
 
As 10 imuno
As 10 imunoAs 10 imuno
As 10 imuno
 
Cc teste 3 9 23 fev
Cc teste 3 9 23 fevCc teste 3 9 23 fev
Cc teste 3 9 23 fev
 
Postura corporal texto editora
Postura corporal texto editoraPostura corporal texto editora
Postura corporal texto editora
 
Trabalho de grupo
Trabalho de grupoTrabalho de grupo
Trabalho de grupo
 
Teste 5 de novembro revisto
Teste 5 de novembro revistoTeste 5 de novembro revisto
Teste 5 de novembro revisto
 
Qa 1 bg 11 sistema neuro hormonal
Qa 1 bg 11 sistema neuro hormonalQa 1 bg 11 sistema neuro hormonal
Qa 1 bg 11 sistema neuro hormonal
 
17 hered sex-exerc-sol
17 hered sex-exerc-sol17 hered sex-exerc-sol
17 hered sex-exerc-sol
 
M3 fev
M3 fevM3 fev
M3 fev
 
M2 fev
M2 fevM2 fev
M2 fev
 
Estudar analises
Estudar analisesEstudar analises
Estudar analises
 
Teste 1 9 ano negrelos versão 2
Teste 1  9 ano negrelos versão 2Teste 1  9 ano negrelos versão 2
Teste 1 9 ano negrelos versão 2
 
Teste 11 c de 15 maio versão 1
Teste 11 c de 15 maio versão 1Teste 11 c de 15 maio versão 1
Teste 11 c de 15 maio versão 1
 
5 t 11_abc_2014_15estela versão 1
5 t 11_abc_2014_15estela versão 15 t 11_abc_2014_15estela versão 1
5 t 11_abc_2014_15estela versão 1
 
Planificação aulas presse
Planificação aulas pressePlanificação aulas presse
Planificação aulas presse
 
Milimetrado dilog-monolog
Milimetrado dilog-monologMilimetrado dilog-monolog
Milimetrado dilog-monolog
 
Teste geologia versão i
Teste geologia versão iTeste geologia versão i
Teste geologia versão i
 

Dernier

atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
Autonoma
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
azulassessoria9
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
PatriciaCaetano18
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
sh5kpmr7w7
 

Dernier (20)

E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
 
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
 
classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptxclasse gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
 
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 

Teste 25 fev v1

  • 1. 1. O tempo geológico representa a história da Terra desde a sua formação até o presente momento. A figura mostra uma relação de escalas em que se faz uma correspondência entre a duração de um dia e a idade da Terra. A partir das informações apresentadas na figura, julgue os itens a seguir (Verdadeiro ou Falso), considerando a história da Terra na escala de um dia. A.O gás oxigénio acumulou-se na atmosfera terrestre ao longo das primeiras 14 horas e originou-se de atividades dos organismos fotossintetizantes, que existiram durante todo esse intervalo de tempo. ANO LECTIVO 2013 / 2014 FICHA DE AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA/GEOLOGIA 11.º ANO Nome: ___________________________________________________________________ Ano / Turma : ______ N.º: _____ Data: ___ / ____ / _______ Avaliação ____________________________ O Professor __________________ Enc. de Educação ___________________
  • 2. B. Infere-se das informações apresentadas na figura que os organismos heterotróficos anaeróbicos surgiram entre a 13ª e a 14ª hora. C. Os fósseis mais antigos de seres eucarióticos devem ter sido provenientes de animais invertebrados marinhos com reprodução assexuada. D. Embora o homem tenha surgido relativamente há pouco tempo na face da Terra, sua intervenção nos sistemas físicos e biológicos tem causado, no planeta, impactos mais destrutivos que os causados por espécies que viveram por muito mais tempo. E. As informações apresentadas na figura são suficientes para que se conclua corretamente que, a partir da 13ª hora, a atmosfera terrestre adquiriu caráter redutor. F. Infere-se das informações apresentadas que os vegetais que existiram na Terra até a 22ª hora apresentavam estomas apenas na face superior da folha. G. Pelas informações apresentadas, conclui-se corretamente que, quatro horas antes do aparecimento do homo sapiens arcaico, havia animais vertebrados que respiravam por pulmões. H. Infere-se das informações apresentadas que os primeiros organismos endotérmicos capazes de produzir urina com concentração osmótica maior que a do plasma surgiram, no máximo, uma hora antes do aparecimento do homo sapiens arcaico. 2. Formigas da caatinga ajudam a plantar sementes. Observou-se que várias espécies de formigas carregam a semente para o ninho, comem a carúncula e abandonam a semente intacta, próximo à planta-mãe, e que a terra do ninho é mais própria à germinação do que o solo sem formigueiros. (Adaptado de Pesquisa Fapesp. maio 2007. n. 135. p. 37) Uma espécie de formiga ocorre desde a América Central até o sul da América do Sul. As diferentes populações são consideradas pertencentes à mesma espécie porque (A) são todas intercruzantes. (B) ocorrem em habitats semelhantes. (C) são morfologicamente semelhantes. (D) apresentam as mesmos feromonas. (E) possuem glândulas nos mesmos locais. 3.De acordo com alguns autores, o boi possui chifres, que são projeções ósseas; já os apêndices dos rinocerontes são chamados de cornos e são projeções dérmicas. Desta maneira, chifres e cornos são estruturas
  • 3. (A) mutantes. (B) análogas. (C) homólogas. (D) vestigiais. (E) sensoriais. 4.“Cientista americano demonstra que humanos e chimpanzés apresentam 99,4% de semelhança em seu DNA, e reabre um debate da época de Charles Darwin.” A manchete acima nos coloca diante de uma constatação de ordem filosófica: que a espécie humana é mais próxima dos chimpanzés do que se poderia imaginar. Tal resultado nos faz concluir que A) o gorila é o ancestral do homem e do chimpanzé. B) os chimpanzés e os humanos compartilham um ancestral comum. C) a espécie humana evoluiu a partir dos chimpanzés. D) os chimpanzés e gorilas são mais aparentados que chimpanzés e humanos. 5.Ao compararmos o voo de um beija-flor ao voo de uma borboleta, concluímos que as asas de cada um desses animais são utilizadas para um mesmo objetivo. Apesar disso, a origem embriológica das asas de aves e insetos é diferente e se constitui como um exemplo de A) seleção natural. B) divergência evolutiva. C) convergência adaptativa. D) estruturas homólogas. 6.Identifique o que for correto sobre a evolução biológica das espécies A) As mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente, elas podem ocorrer por acaso e serem mantidas ou eliminadas. B) No mimetismo, uma ou mais características corporais se assemelham ao ambiente, dificultando a localização do organismo pelas demais espécies com as quais convive. C) Estruturas análogas são aquelas que derivam de estruturas presentes em um mesmo grupo ancestral comum, refletindo, portanto, parentesco evolutivo. D) A ação da seleção natural aumenta a variabilidade genética de uma população. E) A lei do uso e do desuso está presente nas teorias de evolução propostas por Darwin e por Lamarck.
  • 4. 7. Considere os aspectos evolutivos dos seres vivos e assinale o que for correto. 01) Diversas variedades de plantas são produzidas por seleção artificial, como acontece com repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas e brócolos, todas derivadas de uma espécie selvagem, a Brassica oleracea. 02) Um dos princípios básicos da evolução por seleção natural é que os indivíduos de uma mesma população não apresentam variações em seus caracteres, sendo, portanto, idênticos. 03) Um dos vários processos de fossilização ocorre em rochas sedimentares, sendo que suas camadas podem reservar fósseis de diferentes idades geológicas. 04) O registo fóssil sugere que os ancestrais da maioria dos filos animais atuais surgiram durante a fase de transição entre a era Pré-cambriana e a era Paleozoica. 05) Estruturas análogas refletem parentesco evolutivo e são decorrentes de modificações de uma forma primitiva, por um processo denominado de irradiação adaptativa. 8. A lisozima, enzima com atividade bactericida, é encontrada em fluidos corporais humanos como saliva, soro sanguíneo, lágrima e leite. O boi e o lémure, animais não aparentados, secretam essa enzima em seus estômagos. A tabela abaixo mostra as modificações ocorridas na estrutura primária da lisozima desses dois animais, em relação à humana. Tipo de lisozima Posição e respectivo aminoácido Humana 14 – valina 21 - fenilalanina 75 - fenilalanina 87 - lisina 126 – alanina Boi e lémure 14 - lisina 21 - lisina 75 – ácido aspártico 87 - asparagina 126 – ácido glutâmico Essas modificações, não encontradas em nenhum ancestral comum ao boi e ao lémure, permitiram à lisozima desempenhar sua função num ambiente acidificado. Cite e defina o tipo de evolução que explica a semelhança na estrutura primária da lisozima do boi e do lémure.
  • 5. 9.Analise as assertivas a seguir: I. A mutação em células germinativas e somáticas é um dos elementos da variabilidade genética. Entretanto, em organismos de reprodução exclusivamente sexuada, a nova condição será compartilhada com a população somente quando ocorrer nas células somáticas. II. O evolucionismo está fundamentado em evidências, como o registo fóssil, as semelhanças anatómicas e a adaptação ao ambiente. III. As simbiogenese é um dos fatores em que se baseia o Neodarwinismo. Com respeito às três assertivas, é correto afirmar que: A) apenas III é verdadeira. B) apenas I e II são verdadeiras. C) apenas I e III são verdadeiras. D) apenas II e III são verdadeiras. E) I, II e III são verdadeiras. F) nenhuma das acertivas é verdadeira. 10. Durante o processo evolutivo, diversos organismos desenvolveram estruturas ou formas corporais semelhantes em função do ambiente em que viviam. Entretanto, existem outros organismos que apresentam órgãos com a mesma origem embrionária, mas que desempenham diferentes funções. Tais processos são denominados, respectivamente, convergência e divergência evolutiva.
  • 6. Com base nas estruturas destacadas, assinale a alternativa que agrupa corretamente os animais da figura anterior, tendo em vista o processo evolutivo correspondente. A) convergência – a, c, e ... divergência – b, d, f B) convergência – a, d, e... divergência – b, c, f C) convergência – a, e, f... divergência – b, c, d D) convergência – a, b, d...divergência – c, e, f E) convergência – c, e, f... divergência – a, b, d 11. A teoria endossimbiótica, proposta pela bióloga Lynn Margulis, indica que os primeiros eucariontes eram organismos anaeróbios, heterotróficos e que se alimentavam fagocitando bactérias aeróbicas e fotossintetizantes. Essas bactérias fagocitadas pelos eucariontes simples teriam mantido com eles relação simbiótica harmónica e, com o tempo, passaram a constituir um só organismo. Essa teoria tem nos cloroplastos e mitocôndrias elementos-base de sua evidência, porque esses organelos apresentam (A) reprodução por gemulação, característica também encontrada nas bactérias fagocitadas. (B) RNA circular compatível com o que existe no núcleo das células eucariontes. (C) cinetoplastos, que foram incorporados às células eucariontes. (D) membrana dupla: a interna seria da bactéria fagocitada, e a externa do envoltório da célula eucarionte. (E) carapaça de proteína transferida para as células eucariontes. 12.A figura, a seguir, ilustra uma das hipóteses acerca da origem do homem atual. Cada letra, nessa figura, corresponde a uma espécie e revela a possível filogenia da espécie Homo sapiens. Nesse contexto, as letras A, B, C e D correspondem, respectivamente, às espécies: a) Australopithecus afarensis, A. robustus, Homo erectus e Homo neanderthalensis. b) Australopithecus robustus, A. afarensis, Homo neanderthalensis e Homo erectus.
  • 7. c) Australopithecus afarensis, A. robustus, Homo neanderthalensis e Homo erectus. d) Australopithecus afarensis, A. afarensis, Homo erectus e Homo neanderthalensis. e) Australopithecus robustos, Homo erectus, A. robustus e Homo neanderthalensis. 13. No filme Avatar, de James Cameron (20th Century Fox, 2009), os nativos de Pandora, chamados Na’Vi, são indivíduos com 3 metros de altura, pele azulada, feições felinas e cauda que lhes facilita o deslocar por entre os galhos das árvores. Muito embora se trate de uma obra de ficção, na aula de biologia os Na’Vi foram lembrados. Se esses indivíduos fossem uma espécie real, sem parentesco próximo com as espécies da Terra, e considerando que teriam evoluído em um ambiente com pressões seletivas semelhantes às da Terra, a cauda dos Na’Vi, em relação à cauda dos macacos, seria um exemplo representativo de estruturas: (A) homólogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa. (B) análogas, resultantes de um processo de divergência adaptativa. (C) análogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa. (D) homólogas, resultantes de um processo de divergência adaptativa. (E) vestigiais, resultantes de terem sido herdadas de um ancestral comum, a partir do qual a cauda se modificou. 14 . Leia atentamente o seguinte texto. “O ar demasiado seco desencadeia alergias e favorece a manifestação de rinite alérgica. “Nos últimos meses de Dezembro e Janeiro verificou-se um aumento de casos com rinite “alérgica na população humana.” Se as condições meteorológicas verificadas nos meses supracitados se mantivessem por um longo período de tempo, refira uma possível evolução da espécie Homo sapiens segundo uma perspectiva: 14.1 Lamarckista. 14.2 Darwinista.