SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 22
Monumentos do Centro Histórico de Manaus
Monumento à Tenreiro Aranha Natureza da Obra: Monumento Localização: Praça da Saudade (5 de Setembro) Implantação 1: 1907 – Praça Tamandaré (Adalberto Vale) Implantação 2: 1932 – Praça da Saudade (5 de Setembro) Iniciativa: Adolpho Lisboa Dados técnicos: peça em bronze com pedestal em granito Origem: Itália Artista (Projeto): Enrico Quatrini Material: Bronze – pedestal em granito Dados históricos: O monumento é uma homenagem à elevação do Amazonas à categoria de Província (1850) e ao seu fundados João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha. Apreciação estética: O monumento apresenta características clássicas. Com detalhes que o tornam imponente e representam os ideais militares e republicanos.
Nossa Senhora da Conceição Natureza da Obra: Monumento Localização: Praça do Congresso Implantação: 1942 Dados técnicos: peça em mármore  Dados históricos: O monumento foi inaugurado em decorrência do 1º Congresso Eucarístico Diocesano realizado em Manaus em 1942. A partir desta data, o nome da praça passou de Antônio Bittencourt para Praça do Congresso Apreciação estética: A escultura apresenta características barrocas. A base do pedestal apresenta elementos relacionados ao cristianismo e na base, placas de mármore que identificam o monumento.
Eduardo Ribeiro Natureza da Obra: Herma Autor: Geraldo Florêncio de Carvalho Localização: Praça do Congresso Implantação: 1995 Dados técnicos: peça em bronze Dados históricos: Esta peça foi produzida a partir de um busto já existente na praça e fotos de outro no Cemitério São João Batista. O escultor derreteu e remodelou o bronze. Eduardo Ribeiro, conhecido como O Pensador, foi governador do Amazonas no período de 1892 a 1896. Geraldo Florêncio de Carvalho, escultor auto-didata, alagoano, tem esculturas espalhadas pela cidade, entre elas, o grupo escultórico da Praça da Saudade e outras no cemitério.
Monumento à Abertura do Portos Natureza da Obra: Monumento Localização: Praça São Sebastião Implantação: 1900 Autor (projeto): Domenico de Angelis Dados Técnicos: peça em bronze com pedestal em granito Procedência: Itália Dados históricos: O monumento foi erguido para homenagear a Abertura dos Portos do Amazonas a todas as nações amigas (1867), em substituição a uma coluna comemorativa já existente. Apreciação estética: A base do monumento apresenta barcas que representam os continentes. Vários elementos relacionados a água, embarcação e monstros marinhos aparecem como elementos decorativos. A figura central é composta por uma figura feminina que representa a Amazônia e uma figura masculina que representa Hermes, o deus do comércio. Estilisticamente, trata-se de uma obra com características barrocas.
Grupo Escultórico Natureza da Obra: Grupo escultórico Localização: Praça da Polícia (HeliodoroBalbi) Data da Implantação: 1906 Dados técnicos: peças em ferro Procedência: França Significado simbólico: As esculturas da Diana, Hermes, Ninfa e Cão e Javali, formam um conjunto temático relacionado à caça. Este tipo tema era muito comum na França no final do século XIX. A praça foi remodelada e recebeu as esculturas na administração de Adolpho Lisboa. Hermes Diana Caçadora Cachorro e Javali em Luta
Coreto de Ferro Natureza da Obra: Coreto Localização: Praça da Polícia (HeliodoroBalbi) Data da Implantação: 1906 Dados técnicos: peça em ferro Procedência: Escócia Apreciação estética: Este coreto, apresenta detalhes no seu gradeamento, luminárias e cobertura. Parte desses detalhes já foram perdidos pela depredação constante da praça.
Fonte Decorativa Natureza da Obra: Fonte Localização: Praça Dom Pedro II Implantação: janeiro de 1894 Dados técnicos: peça em ferro Procedência: Inglaterra Dados históricos: Sua colocação fez parte do projeto de embelezamento da praça, durante a administração de Eduardo Ribeiro.  Apreciação estética: A base da fonte é decorada com figuras que representam seres marinhos com tridentes. Mais acima, carrancas e em destaque, quatro figuras femininas, possivelmente representação de musas. Cada uma com símbolos que as diferenciam. Este modelo de fonte era muito comum no final do século XIX e início do século XX. No Brasil, existe uma da mesma empresa, localizada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Coreto de Ferro Natureza da Obra: Coreto Localização: Praça Dom Pedro II Implantação: fevereiro de 1888 Dados técnicos: peça em ferro Procedência: Inglaterra Dados históricos: Inicialmente o “challet de ferro” foi instalado no Passeio Público entre março de 1882 e março de 1883. Em 1887, foi ordenada a sua transferência para o local atual. Apreciação estética: Este Coreto, apresenta um formato muito mais simples que o Coreto localizado na Praça da Polícia. Atualmente, encontra-se desprovido de alguns detalhes que o enriqueciam.  Os coretos são comuns em praças neste período de fim de século. Geralmente eram usados para apresentações artísticas como as bandas de música.
Rua Bernardo RamosO conjunto de casas foi restaurado e apresenta as características da arquitetura do final do século XIX e início do século XX.Constitui um dos pontos mais antigos da cidade.Localizado ao lado do antigo prédio da Prefeitura.
Alfândega Natureza da Obra: arquitetura Implantação: 1ª década do séc.XX Procedência: Inglaterra Dados históricos: A Alfândega está localizada na área onde possivelmente se construiu o forte. O prédio veio em blocos  e foi concluído em 1908. Apreciação estética: O prédio apresenta as características dos prédios das ruas de Londres de 1900. Seu aspecto pesado confere-lhe característica medieval.
Matriz de N.S.da Conceição Natureza da Obra: arquitetura Dados históricos: A Matriz começou a ser construída em 1858 e foi benta e inaugurada em 15 de agosto de 1878.  A igreja Matriz de N. S. da Conceição  foi a primeira grande obra arquitetônica construída no período provincial. Apreciação estética: A igreja apresenta estilo neo-clássico.
Igreja de São Sebastião Natureza da Obra: arquitetura Inauguração: 7 de setembro de 1888 Dados históricos: Apesar da data citada, a igreja ainda não estava concluída  em 1900. A Igreja faz parte do complexo arquitetônico do Largo de São Sebastião. Apreciação estética: A igreja apresenta estilo neo-clássico com aspectos medievais, pela sobriedade e cores do material.
Centro Cultural Palácio Rio Negro Natureza da Obra: arquitetura Dados históricos: Palácio construído no período da borracha, por um comerciante alemão (Waldemar Sholz), adquirido pelo Estado em 1918. Apreciação estética: A igreja apresenta uma fachada em estilo eclético.
Natureza da Obra: Grupo Escultórico Dados técnicos: 6 peças em mármore Dados históricos: a escola foi tombada  em 1988 Significado simbólico: As 6 esculturas femininas podem ser uma referência às Virgens Vestais, moças que guardavam o Templo da Deusa Vesta, na Roma Antiga.
Teatro Amazonas Início da construção: 1884 Inauguração: 31 de dezembro de 1896 Estilo: eclético Artistas:  ,[object Object]
Salão Nobre: Domenico de AngelisDados históricos: O Teatro começou a ser construído em 1884, mas teve suas obras paralisadas até a administração de Eduardo Ribeiro.  A construção foi retomada em 1893
Comédia Trajédia Poesia Música
Vista do Largo de São Sebastião.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Plano de Aula - Arte e Literatura Romana
Plano de Aula - Arte e Literatura RomanaPlano de Aula - Arte e Literatura Romana
Plano de Aula - Arte e Literatura RomanaPIBID HISTÓRIA
 
Prova Artes 6° ano
Prova Artes 6° anoProva Artes 6° ano
Prova Artes 6° anoGeo Honório
 
Mapa mental arte renascentista
Mapa mental   arte renascentistaMapa mental   arte renascentista
Mapa mental arte renascentistaJorge Alessandro
 
Atividades arte bizantina
Atividades arte bizantinaAtividades arte bizantina
Atividades arte bizantinaDoug Caesar
 
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013Fabiola Oliveira
 
Exercícios sobre o teatro grego
Exercícios sobre o teatro gregoExercícios sobre o teatro grego
Exercícios sobre o teatro gregoSilvana Chaves
 
DISCURSO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO - Prof. Noe Assunção
DISCURSO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO - Prof. Noe AssunçãoDISCURSO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO - Prof. Noe Assunção
DISCURSO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO - Prof. Noe AssunçãoProf. Noe Assunção
 
Apostila arte 9 ano.pdf (1) (1)
Apostila arte 9 ano.pdf (1) (1)Apostila arte 9 ano.pdf (1) (1)
Apostila arte 9 ano.pdf (1) (1)Doane Castro
 
Memorial acadêmico
Memorial acadêmicoMemorial acadêmico
Memorial acadêmicoCNSR
 
Guião de análise de uma obra de arte
Guião de análise de uma obra de arteGuião de análise de uma obra de arte
Guião de análise de uma obra de arteMarquês de Pombal
 
Atividade retrato e autorretrato
Atividade retrato e autorretratoAtividade retrato e autorretrato
Atividade retrato e autorretratoTaize Camargo
 
Gabarito+20+questões (1)
Gabarito+20+questões (1)Gabarito+20+questões (1)
Gabarito+20+questões (1)Inttermed
 

Mais procurados (20)

Plano de Aula - Arte e Literatura Romana
Plano de Aula - Arte e Literatura RomanaPlano de Aula - Arte e Literatura Romana
Plano de Aula - Arte e Literatura Romana
 
Qual é a diferença limite fronteira 1
Qual é a diferença limite fronteira 1Qual é a diferença limite fronteira 1
Qual é a diferença limite fronteira 1
 
Prova de arte 4b 8 ano
Prova de arte 4b 8 anoProva de arte 4b 8 ano
Prova de arte 4b 8 ano
 
Prova Artes 6° ano
Prova Artes 6° anoProva Artes 6° ano
Prova Artes 6° ano
 
Mapa mental arte renascentista
Mapa mental   arte renascentistaMapa mental   arte renascentista
Mapa mental arte renascentista
 
Atividades arte bizantina
Atividades arte bizantinaAtividades arte bizantina
Atividades arte bizantina
 
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013
Avaliação diagnóstica arte 8 ano 2013
 
Projeto semana da juventude
Projeto semana da juventudeProjeto semana da juventude
Projeto semana da juventude
 
Exercícios sobre o teatro grego
Exercícios sobre o teatro gregoExercícios sobre o teatro grego
Exercícios sobre o teatro grego
 
PROVA DE ARTE INDIGENA
PROVA DE ARTE INDIGENAPROVA DE ARTE INDIGENA
PROVA DE ARTE INDIGENA
 
DISCURSO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO - Prof. Noe Assunção
DISCURSO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO - Prof. Noe AssunçãoDISCURSO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO - Prof. Noe Assunção
DISCURSO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO - Prof. Noe Assunção
 
Apostila arte 9 ano.pdf (1) (1)
Apostila arte 9 ano.pdf (1) (1)Apostila arte 9 ano.pdf (1) (1)
Apostila arte 9 ano.pdf (1) (1)
 
Memorial acadêmico
Memorial acadêmicoMemorial acadêmico
Memorial acadêmico
 
Guião de análise de uma obra de arte
Guião de análise de uma obra de arteGuião de análise de uma obra de arte
Guião de análise de uma obra de arte
 
Atividade retrato e autorretrato
Atividade retrato e autorretratoAtividade retrato e autorretrato
Atividade retrato e autorretrato
 
Relatorio final pronto!
Relatorio final pronto!Relatorio final pronto!
Relatorio final pronto!
 
Provadeartemusicadançaeteatro
ProvadeartemusicadançaeteatroProvadeartemusicadançaeteatro
Provadeartemusicadançaeteatro
 
Simbolos da pascoa
Simbolos da pascoaSimbolos da pascoa
Simbolos da pascoa
 
Gabarito+20+questões (1)
Gabarito+20+questões (1)Gabarito+20+questões (1)
Gabarito+20+questões (1)
 
Ensino Médio e o Mundo do Trabalho
Ensino Médio e o Mundo do TrabalhoEnsino Médio e o Mundo do Trabalho
Ensino Médio e o Mundo do Trabalho
 

Destaque

A Praça do Relógio e o Obelisco à Cidade de Manaus
A Praça do Relógio e o Obelisco à Cidade de ManausA Praça do Relógio e o Obelisco à Cidade de Manaus
A Praça do Relógio e o Obelisco à Cidade de ManausEvany Nascimento
 
Manaus entre o passado e o presente
Manaus entre o passado e o presente Manaus entre o passado e o presente
Manaus entre o passado e o presente Durango Duarte
 
Manaus: memória e patrimônio
Manaus: memória e patrimônioManaus: memória e patrimônio
Manaus: memória e patrimônioEvany Nascimento
 
Pontos Turisticos de Manaus
Pontos Turisticos de ManausPontos Turisticos de Manaus
Pontos Turisticos de ManausLuiz Sounier
 
Praça De São Sebastião
Praça De São SebastiãoPraça De São Sebastião
Praça De São SebastiãoItalo1709
 
Antiga Prefeitura Municipal De Manaus
Antiga Prefeitura Municipal De ManausAntiga Prefeitura Municipal De Manaus
Antiga Prefeitura Municipal De ManausLubinha
 
PAÍSES DE LA U.E: REINO UNIDO
PAÍSES DE LA U.E: REINO UNIDOPAÍSES DE LA U.E: REINO UNIDO
PAÍSES DE LA U.E: REINO UNIDOmjvaula
 
Igreja Da Matriz
Igreja Da MatrizIgreja Da Matriz
Igreja Da Matrizjonasn
 
Monumento à Nossa Senhora da Conceição
Monumento à Nossa Senhora da ConceiçãoMonumento à Nossa Senhora da Conceição
Monumento à Nossa Senhora da ConceiçãoEvany Nascimento
 
Igreja Sao Sebastiao
Igreja Sao SebastiaoIgreja Sao Sebastiao
Igreja Sao SebastiaoD.Brown
 
Los grandes monumentos históricos
Los grandes monumentos históricosLos grandes monumentos históricos
Los grandes monumentos históricosteti77
 
Passeio pelo Largo de São Sebastião
Passeio pelo Largo de São SebastiãoPasseio pelo Largo de São Sebastião
Passeio pelo Largo de São SebastiãoEvany Nascimento
 
Apresentação da Cidade de Manaus
Apresentação da Cidade de ManausApresentação da Cidade de Manaus
Apresentação da Cidade de ManausUEA
 
Marcos e Monumentos Históricos de Campo Grande MS
Marcos e Monumentos Históricos de Campo Grande MSMarcos e Monumentos Históricos de Campo Grande MS
Marcos e Monumentos Históricos de Campo Grande MSMarcos Fernandes
 

Destaque (20)

A Praça do Relógio e o Obelisco à Cidade de Manaus
A Praça do Relógio e o Obelisco à Cidade de ManausA Praça do Relógio e o Obelisco à Cidade de Manaus
A Praça do Relógio e o Obelisco à Cidade de Manaus
 
Manaus entre o passado e o presente
Manaus entre o passado e o presente Manaus entre o passado e o presente
Manaus entre o passado e o presente
 
Manaus: memória e patrimônio
Manaus: memória e patrimônioManaus: memória e patrimônio
Manaus: memória e patrimônio
 
Teatro amazonas
Teatro amazonasTeatro amazonas
Teatro amazonas
 
Memoria
MemoriaMemoria
Memoria
 
Pontos Turisticos de Manaus
Pontos Turisticos de ManausPontos Turisticos de Manaus
Pontos Turisticos de Manaus
 
Praça De São Sebastião
Praça De São SebastiãoPraça De São Sebastião
Praça De São Sebastião
 
Antiga Prefeitura Municipal De Manaus
Antiga Prefeitura Municipal De ManausAntiga Prefeitura Municipal De Manaus
Antiga Prefeitura Municipal De Manaus
 
Igreja São Sebastião
Igreja São SebastiãoIgreja São Sebastião
Igreja São Sebastião
 
PAÍSES DE LA U.E: REINO UNIDO
PAÍSES DE LA U.E: REINO UNIDOPAÍSES DE LA U.E: REINO UNIDO
PAÍSES DE LA U.E: REINO UNIDO
 
Igreja Da Matriz
Igreja Da MatrizIgreja Da Matriz
Igreja Da Matriz
 
Monumento à Nossa Senhora da Conceição
Monumento à Nossa Senhora da ConceiçãoMonumento à Nossa Senhora da Conceição
Monumento à Nossa Senhora da Conceição
 
Campo Grande - MS
Campo Grande - MSCampo Grande - MS
Campo Grande - MS
 
Igreja Sao Sebastiao
Igreja Sao SebastiaoIgreja Sao Sebastiao
Igreja Sao Sebastiao
 
Igreja São Sebastião
Igreja São SebastiãoIgreja São Sebastião
Igreja São Sebastião
 
Los grandes monumentos históricos
Los grandes monumentos históricosLos grandes monumentos históricos
Los grandes monumentos históricos
 
Passeio pelo Largo de São Sebastião
Passeio pelo Largo de São SebastiãoPasseio pelo Largo de São Sebastião
Passeio pelo Largo de São Sebastião
 
Apresentação da Cidade de Manaus
Apresentação da Cidade de ManausApresentação da Cidade de Manaus
Apresentação da Cidade de Manaus
 
Marcos e Monumentos Históricos de Campo Grande MS
Marcos e Monumentos Históricos de Campo Grande MSMarcos e Monumentos Históricos de Campo Grande MS
Marcos e Monumentos Históricos de Campo Grande MS
 
História do mobiliário
História do  mobiliárioHistória do  mobiliário
História do mobiliário
 

Semelhante a Monumentos de Manaus

Museologia[1]
Museologia[1]Museologia[1]
Museologia[1]DAIANE
 
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à Independência
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à IndependênciaSérie Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à Independência
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à IndependênciaMima Badan
 
Monumentos de São Paulo - monumento à independência
Monumentos de São Paulo - monumento à independênciaMonumentos de São Paulo - monumento à independência
Monumentos de São Paulo - monumento à independênciaMarcos Judice
 
Visita de estudo ribeira do porto com fotos
Visita de estudo   ribeira do porto com fotosVisita de estudo   ribeira do porto com fotos
Visita de estudo ribeira do porto com fotosIsabelPereira2010
 
Atrativos Turísticos Culturais do Rio de Janeiro bonito (1).pptx
Atrativos Turísticos Culturais do Rio de Janeiro bonito (1).pptxAtrativos Turísticos Culturais do Rio de Janeiro bonito (1).pptx
Atrativos Turísticos Culturais do Rio de Janeiro bonito (1).pptxFaustoBartole1
 
A arte e o urbanismo romano
A arte e o urbanismo romanoA arte e o urbanismo romano
A arte e o urbanismo romanoMaria Gomes
 
Museu do Ipiranga
Museu do IpirangaMuseu do Ipiranga
Museu do Ipirangamondini
 
07 museu paulista
07   museu paulista07   museu paulista
07 museu paulistamaria joana
 
Esculturas Monumentais I 1.6
Esculturas Monumentais I  1.6Esculturas Monumentais I  1.6
Esculturas Monumentais I 1.6Fogarasi Levente
 
C arte paleolítico superior
C arte paleolítico superiorC arte paleolítico superior
C arte paleolítico superiorAntónio Silva
 
Museus, monumentos e construções históricas do rio
Museus, monumentos e construções históricas do rioMuseus, monumentos e construções históricas do rio
Museus, monumentos e construções históricas do rioEd de Souza
 
Porto ontem e hoje bach
Porto ontem e hoje   bachPorto ontem e hoje   bach
Porto ontem e hoje bachPaula Andrade
 

Semelhante a Monumentos de Manaus (20)

Museologia[1]
Museologia[1]Museologia[1]
Museologia[1]
 
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à Independência
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à IndependênciaSérie Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à Independência
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à Independência
 
Cinelândia
CinelândiaCinelândia
Cinelândia
 
Monumentos de São Paulo - monumento à independência
Monumentos de São Paulo - monumento à independênciaMonumentos de São Paulo - monumento à independência
Monumentos de São Paulo - monumento à independência
 
Visita de estudo ribeira do porto com fotos
Visita de estudo   ribeira do porto com fotosVisita de estudo   ribeira do porto com fotos
Visita de estudo ribeira do porto com fotos
 
Zona sul 3
Zona sul 3Zona sul 3
Zona sul 3
 
Atrativos Turísticos Culturais do Rio de Janeiro bonito (1).pptx
Atrativos Turísticos Culturais do Rio de Janeiro bonito (1).pptxAtrativos Turísticos Culturais do Rio de Janeiro bonito (1).pptx
Atrativos Turísticos Culturais do Rio de Janeiro bonito (1).pptx
 
Arquitetura Eclética
Arquitetura EcléticaArquitetura Eclética
Arquitetura Eclética
 
Arquitetura do Ferro
Arquitetura do FerroArquitetura do Ferro
Arquitetura do Ferro
 
A arte e o urbanismo romano
A arte e o urbanismo romanoA arte e o urbanismo romano
A arte e o urbanismo romano
 
Museu do Ipiranga
Museu do IpirangaMuseu do Ipiranga
Museu do Ipiranga
 
07 museu paulista
07   museu paulista07   museu paulista
07 museu paulista
 
07 museu do Ipiranga
07   museu do Ipiranga07   museu do Ipiranga
07 museu do Ipiranga
 
Esculturas Monumentais I 1.6
Esculturas Monumentais I  1.6Esculturas Monumentais I  1.6
Esculturas Monumentais I 1.6
 
Esculturas Monumentais1
Esculturas Monumentais1Esculturas Monumentais1
Esculturas Monumentais1
 
C arte paleolítico superior
C arte paleolítico superiorC arte paleolítico superior
C arte paleolítico superior
 
Museu do ipiranga
Museu do ipirangaMuseu do ipiranga
Museu do ipiranga
 
Museus, monumentos e construções históricas do rio
Museus, monumentos e construções históricas do rioMuseus, monumentos e construções históricas do rio
Museus, monumentos e construções históricas do rio
 
Porto ontem e hoje bach
Porto ontem e hoje   bachPorto ontem e hoje   bach
Porto ontem e hoje bach
 
Museu do Ipiranga - fotos
Museu do Ipiranga - fotosMuseu do Ipiranga - fotos
Museu do Ipiranga - fotos
 

Mais de Evany Nascimento

Mais de Evany Nascimento (10)

Análise de Pintura Medieval
Análise de Pintura MedievalAnálise de Pintura Medieval
Análise de Pintura Medieval
 
Laboratório de Contação de Histórias
Laboratório de Contação de HistóriasLaboratório de Contação de Histórias
Laboratório de Contação de Histórias
 
O Enigma das Musas
O Enigma das MusasO Enigma das Musas
O Enigma das Musas
 
Leitura Semiótica da "Donzela Desnuda"
Leitura Semiótica da "Donzela Desnuda"Leitura Semiótica da "Donzela Desnuda"
Leitura Semiótica da "Donzela Desnuda"
 
Geisislaine
GeisislaineGeisislaine
Geisislaine
 
Cartas patrimoniais
Cartas patrimoniaisCartas patrimoniais
Cartas patrimoniais
 
Cidade das Palavras
Cidade das PalavrasCidade das Palavras
Cidade das Palavras
 
Design para um mundo complexo
Design para um mundo complexoDesign para um mundo complexo
Design para um mundo complexo
 
História das Coisas
História das CoisasHistória das Coisas
História das Coisas
 
Oficina de análise de imagem
Oficina de análise de imagemOficina de análise de imagem
Oficina de análise de imagem
 

Último

Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfamarianegodoi
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...Francisco Márcio Bezerra Oliveira
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecniCleidianeCarvalhoPer
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Maria Teresa Thomaz
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxTailsonSantos1
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxAntonioVieira539017
 
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxProdução de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxLeonardoGabriel65
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioDomingasMariaRomao
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdfProjeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdfHELENO FAVACHO
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasSocorro Machado
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptjricardo76
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...andreiavys
 

Último (20)

Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxProdução de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdfProjeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 

Monumentos de Manaus

  • 1. Monumentos do Centro Histórico de Manaus
  • 2. Monumento à Tenreiro Aranha Natureza da Obra: Monumento Localização: Praça da Saudade (5 de Setembro) Implantação 1: 1907 – Praça Tamandaré (Adalberto Vale) Implantação 2: 1932 – Praça da Saudade (5 de Setembro) Iniciativa: Adolpho Lisboa Dados técnicos: peça em bronze com pedestal em granito Origem: Itália Artista (Projeto): Enrico Quatrini Material: Bronze – pedestal em granito Dados históricos: O monumento é uma homenagem à elevação do Amazonas à categoria de Província (1850) e ao seu fundados João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha. Apreciação estética: O monumento apresenta características clássicas. Com detalhes que o tornam imponente e representam os ideais militares e republicanos.
  • 3. Nossa Senhora da Conceição Natureza da Obra: Monumento Localização: Praça do Congresso Implantação: 1942 Dados técnicos: peça em mármore Dados históricos: O monumento foi inaugurado em decorrência do 1º Congresso Eucarístico Diocesano realizado em Manaus em 1942. A partir desta data, o nome da praça passou de Antônio Bittencourt para Praça do Congresso Apreciação estética: A escultura apresenta características barrocas. A base do pedestal apresenta elementos relacionados ao cristianismo e na base, placas de mármore que identificam o monumento.
  • 4.
  • 5. Eduardo Ribeiro Natureza da Obra: Herma Autor: Geraldo Florêncio de Carvalho Localização: Praça do Congresso Implantação: 1995 Dados técnicos: peça em bronze Dados históricos: Esta peça foi produzida a partir de um busto já existente na praça e fotos de outro no Cemitério São João Batista. O escultor derreteu e remodelou o bronze. Eduardo Ribeiro, conhecido como O Pensador, foi governador do Amazonas no período de 1892 a 1896. Geraldo Florêncio de Carvalho, escultor auto-didata, alagoano, tem esculturas espalhadas pela cidade, entre elas, o grupo escultórico da Praça da Saudade e outras no cemitério.
  • 6. Monumento à Abertura do Portos Natureza da Obra: Monumento Localização: Praça São Sebastião Implantação: 1900 Autor (projeto): Domenico de Angelis Dados Técnicos: peça em bronze com pedestal em granito Procedência: Itália Dados históricos: O monumento foi erguido para homenagear a Abertura dos Portos do Amazonas a todas as nações amigas (1867), em substituição a uma coluna comemorativa já existente. Apreciação estética: A base do monumento apresenta barcas que representam os continentes. Vários elementos relacionados a água, embarcação e monstros marinhos aparecem como elementos decorativos. A figura central é composta por uma figura feminina que representa a Amazônia e uma figura masculina que representa Hermes, o deus do comércio. Estilisticamente, trata-se de uma obra com características barrocas.
  • 7. Grupo Escultórico Natureza da Obra: Grupo escultórico Localização: Praça da Polícia (HeliodoroBalbi) Data da Implantação: 1906 Dados técnicos: peças em ferro Procedência: França Significado simbólico: As esculturas da Diana, Hermes, Ninfa e Cão e Javali, formam um conjunto temático relacionado à caça. Este tipo tema era muito comum na França no final do século XIX. A praça foi remodelada e recebeu as esculturas na administração de Adolpho Lisboa. Hermes Diana Caçadora Cachorro e Javali em Luta
  • 8. Coreto de Ferro Natureza da Obra: Coreto Localização: Praça da Polícia (HeliodoroBalbi) Data da Implantação: 1906 Dados técnicos: peça em ferro Procedência: Escócia Apreciação estética: Este coreto, apresenta detalhes no seu gradeamento, luminárias e cobertura. Parte desses detalhes já foram perdidos pela depredação constante da praça.
  • 9. Fonte Decorativa Natureza da Obra: Fonte Localização: Praça Dom Pedro II Implantação: janeiro de 1894 Dados técnicos: peça em ferro Procedência: Inglaterra Dados históricos: Sua colocação fez parte do projeto de embelezamento da praça, durante a administração de Eduardo Ribeiro. Apreciação estética: A base da fonte é decorada com figuras que representam seres marinhos com tridentes. Mais acima, carrancas e em destaque, quatro figuras femininas, possivelmente representação de musas. Cada uma com símbolos que as diferenciam. Este modelo de fonte era muito comum no final do século XIX e início do século XX. No Brasil, existe uma da mesma empresa, localizada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
  • 10. Coreto de Ferro Natureza da Obra: Coreto Localização: Praça Dom Pedro II Implantação: fevereiro de 1888 Dados técnicos: peça em ferro Procedência: Inglaterra Dados históricos: Inicialmente o “challet de ferro” foi instalado no Passeio Público entre março de 1882 e março de 1883. Em 1887, foi ordenada a sua transferência para o local atual. Apreciação estética: Este Coreto, apresenta um formato muito mais simples que o Coreto localizado na Praça da Polícia. Atualmente, encontra-se desprovido de alguns detalhes que o enriqueciam. Os coretos são comuns em praças neste período de fim de século. Geralmente eram usados para apresentações artísticas como as bandas de música.
  • 11. Rua Bernardo RamosO conjunto de casas foi restaurado e apresenta as características da arquitetura do final do século XIX e início do século XX.Constitui um dos pontos mais antigos da cidade.Localizado ao lado do antigo prédio da Prefeitura.
  • 12. Alfândega Natureza da Obra: arquitetura Implantação: 1ª década do séc.XX Procedência: Inglaterra Dados históricos: A Alfândega está localizada na área onde possivelmente se construiu o forte. O prédio veio em blocos e foi concluído em 1908. Apreciação estética: O prédio apresenta as características dos prédios das ruas de Londres de 1900. Seu aspecto pesado confere-lhe característica medieval.
  • 13. Matriz de N.S.da Conceição Natureza da Obra: arquitetura Dados históricos: A Matriz começou a ser construída em 1858 e foi benta e inaugurada em 15 de agosto de 1878. A igreja Matriz de N. S. da Conceição foi a primeira grande obra arquitetônica construída no período provincial. Apreciação estética: A igreja apresenta estilo neo-clássico.
  • 14. Igreja de São Sebastião Natureza da Obra: arquitetura Inauguração: 7 de setembro de 1888 Dados históricos: Apesar da data citada, a igreja ainda não estava concluída em 1900. A Igreja faz parte do complexo arquitetônico do Largo de São Sebastião. Apreciação estética: A igreja apresenta estilo neo-clássico com aspectos medievais, pela sobriedade e cores do material.
  • 15. Centro Cultural Palácio Rio Negro Natureza da Obra: arquitetura Dados históricos: Palácio construído no período da borracha, por um comerciante alemão (Waldemar Sholz), adquirido pelo Estado em 1918. Apreciação estética: A igreja apresenta uma fachada em estilo eclético.
  • 16. Natureza da Obra: Grupo Escultórico Dados técnicos: 6 peças em mármore Dados históricos: a escola foi tombada em 1988 Significado simbólico: As 6 esculturas femininas podem ser uma referência às Virgens Vestais, moças que guardavam o Templo da Deusa Vesta, na Roma Antiga.
  • 17.
  • 18. Salão Nobre: Domenico de AngelisDados históricos: O Teatro começou a ser construído em 1884, mas teve suas obras paralisadas até a administração de Eduardo Ribeiro. A construção foi retomada em 1893
  • 19.
  • 20.
  • 22. Vista do Largo de São Sebastião.
  • 23. Referências Bibliográficas NASCIMENTO, Maria Evany do. Patrimônio e Memória da Cidade: Monumentos do Centro Histórico de Manaus. Tese de Mestrado apresentada ao Instituto de Ciências Humanas e Letras da UFAM, não publicada, 2003. Fotos: Arthur Monteiro