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Mensuração de Resultados de Ações Digitais:
         Métricas e Ferramentas

                          25/04/2012

                     Felipe Augusto Pereira
       felipe.pereira@posmidiadigital.com.br | @felipeunu
Agenda

•   Por que mensurar?
•   Cenário
•   ROI
•   Mensurando Interesse do Público
•   Mensurando Anúncios Publicitários
•   Mensurando Visitação de Websites
•   Mensurando Ações em Mídias Sociais
•   Recomendações
                                         2
Onde investir meu orçamento?   3
Como estou diante de estou concorrentes?
              Como meus diante de meus
                     concorrentes?




                                           4
Como justifico um orçamento?




                               5
MENSURAÇÃO!




              6
Mitos da Mensuração
A mensuração é realizada com o objetivo de punir

Medir vai me dar mais trabalho

Medir é caro

Se não é possível calcular o ROI, por que se preocupar?

Medir é estritamente quantitativo

A mensuração deve ser feita ao final dos projetos

“Eu sei o que está acontecendo, não é preciso pesquisar”
                                             Fonte: Paine (2011)   7
O Marketing Digital é Jovem!   8
Ausência de Padrões




                      9
Facilidade para Acesso a Dados   10
Sobrecarga de Dados/Informações   11
Ter Relatórios não é ter Estratégia!




                                       12
Monitorar   Corrigir   Controlar




                                   13
Planejamento   Controle




                          14
Return   On   Investiment

                            15
ROI
               Retorno




Investimento



                         16
Cálculo do ROI




      𝑟𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 − 𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜
𝑅𝑂𝐼 =
           𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜


                           17
Exemplo de Cálculo do ROI

• Campanha de Adwords
  – Orçamento = R$ 1000,00
  – Vendas = R$ 3000,00




                                               18
Exemplo de Cálculo do ROI

• Campanha de Adwords
  – Orçamento = R$ 1000,00
  – Vendas = R$ 3000,00


             3000 − 1000 2000
       𝑅𝑂𝐼 =            =      =2
                1000      1000


                                               19
Exemplo de Cálculo do ROI

 • Campanha de Adwords
    – Orçamento = R$ 1000,00
    – Vendas = R$ 3000,00


               3000 − 1000 2000
         𝑅𝑂𝐼 =            =      =2
                  1000      1000

Um ROI de 2 indica que para cada R$ 1,00 investido,
obtêm-se R$ 2,00 de receita.                          20
COMO MENSURAR O
INTERESSE DO PÚBLICO
 GERAL EM PRODUTOS,
  PESSOAS OU IDEIAS?

                       21
22
COMO FOI A ELEIÇÃO
MUNICIPAL PARA PREFEITO
 2008? QUEM VENCEU?

                     23
Eleições Recife 2008




                                                           24
Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2008/recife/pesquisas/
Eleições Recife 2008




                       25
26
MALDITOS?!

             27
Pôneis Malditos




                  28
COMO MENSURAR UMA
CAMPANHA DE ANÚNCIOS
PUBLICITÁRIOS (ex. Google
    Adwords, blogs)?

                        29
Funil de Conversão

  Visualização


     Clique


Micro Conversão 1


Micro Conversão 2


       ...

     Macro
   Conversão
                          30
Informações Prévias

• Ticket-médio
• Lucro/venda
• Orçamento da campanha




                                         31
Métricas de Visitação

•   CPC (custo por clique)
•   Exibições (visualizações do anúncio)
•   Cliques (visitas)
•   CTR (taxa de cliques = cliques/visualizações)




                                                    32
Métricas de Aquisição

•   Conversões (aquisição, ex. vendas)
•   Taxa de conversão (vendas/visitas)
•   CPA (custo por aquisição = custo/conversões)
•   Receita (vendas x ticket-médio)
•   ROI (retorno sobre investimento)



                                                   33
Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis


• Ticket-médio: R$ 200,00
• Lucro/venda: R$ 40,00
• Orçamento da campanha: R$ 500,00




                                                       34
Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis
• Ticket-médio: R$ 200,00
• Lucro/venda: R$ 40,00
• Orçamento da campanha: R$ 500,00
•   CPC: 0,50
•   Exibições: 90000
•   Cliques: 1000
•   CTR: 1000/90000 = 1,11%
•   Macro Conversões: 120 vendas
•   Taxa de conversão: 120/1000 = 12%
•   CPA: 500/120 = R$ 4,17
•   Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00
•   ROI: (24000-500)/500 = 47
                                                           35
Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis
• Ticket-médio: R$ 200,00
• Lucro/venda: R$ 40,00
• Orçamento da campanha: R$ 500,00
•   CPC: 0,50
•   Exibições: 90000
•   Cliques: 1000
•   CTR: 1000/90000 = 1,11%
•   Macro Conversões: 120 vendas
•   Taxa de conversão: 120/1000 = 12%
•   CPA: 500/120 = R$ 4,17
•   Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00
•   ROI: (24000-500)/500 = 47
                                                           36
Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas

• Campanha para Venda de Camisetas Online
   – Ticket-médio: R$ 25,00
   – Lucro/venda: R$ 4,00
   – Orçamento da campanha: R$ 500,00




                                                               37
Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas
• Ticket-médio: R$ 25,00
• Lucro/venda: R$ 4,00
• Orçamento da campanha: R$ 500,00
•   CPC: 0,50
•   Exibições: 90000
•   Cliques: 1000
•   CTR: 1000/90000 = 1,11%
•   Macro Conversões: 120 vendas
•   Taxa de conversão: 120/1000 = 12%
•   CPA: 500/120 = R$ 4,17
•   Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00
•   ROI: (3000-500)/500 = 5
                                                               38
Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas
• Ticket-médio: R$ 25,00
• Lucro/venda: R$ 4,00
• Orçamento da campanha: R$ 500,00
•   CPC: 0,50
•   Exibições: 90000
•   Cliques: 1000
•   CTR: 1000/90000 = 1,11%
•   Macro Conversões: 120 vendas
•   Taxa de conversão: 120/1000 = 12%
•   CPA: 500/120 = R$ 4,17
•   Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00
•   ROI: (3000-500)/500 = 5
                                                               39
COMO MENSURAR A
 VISITAÇÃO DE MEU
      WEBSITE?

                    40
Algumas Métricas para Websites

•   Visualizações de páginas
•   Visitantes únicos
•   Tempo de visitação
•   Novos visitantes
•   Retorno de visitas
•   Fontes de tráfego
•   Conversão
•   Cidade de origem dos visitantes
•   Configurações (browser, sistema operacional, etc.)
•   Taxa de rejeição
                                                         41
Analytics – Visão Geral




                          42
Analytics - Fontes de Tráfego




                                43
Analytics – Tráfego Direto




                             44
Analytics - Referências




                          45
Analytics - Palavras-Chave de Busca




                                      46
Localização




              47
COMO MENSURAR AÇÕES
  EM MÍDIAS SOCIAIS?


                   48
Mídias Sociais – Algumas Métricas

• Visibilidade: Visualização da marca
   – Visualizações, visitantes únicos, cliques
• Relevância: Reputação
   – Rating/ranking, referências, membros, conexões,
     tempo de visitação
• Engajamento: Potencial de propagação
   – Comentários (número absoluto, por
     thread/usuário/etc.), frequência de interação,
     marcação como favorito, menções, recomendações
                                                        49
Algumas Métricas para Facebook

• Curtidas
• Compartilhamentos
• Citações
• Cliques em links
• Números de comentários
• Tipos de comentários (positivos, negativos e
  neutros)
• Perfil do público (detratores, simpatizantes, etc.)
                                                        50
Facebooks Insights – Visão Geral




                                   51
Facebooks Insights – Publicações




                                   52
Facebooks – Curtir




                     53
Sequaz – Community Analytics (em desenv.)

•                o início do grupo, foram 1829 posts e
    6759 comentários. Numa relação de 3,7
    comentários por post. Não mudou muito, já que em
    Dezembro passado era de 3,3. Apesar de termos 922
    membros no grupo e estarmos crescendo à taxas
    chinesas, apenas 221 pessoas já fizeram algum
    post. Ou seja aproximadamente 24% do total. As 20
    pessoas que mais postaram (2% do total de
    membros) respondem por 57% do total de posts.
    (...) Os 03 membros do grupo quem obtiveram mais
    curtir em seus comentários foram Fulano de Tal
    (768), Cicrano (568) e Beltrano (168
                                                             54
Facebook Ads




               55
TWITTER




          56
Algumas Métricas para Twitter

•   Tweets (em comparação com concorrentes)
•   Seguidores
•   Seguidores de seguidores
•   RT e mentions
•   #FF
•   Favoritos
•   Cliques em links
•   Momentos para tweetar
•   Tipos de comentários (positivos, negativos e neutros)
•   Perfil do público (detratores, simpatizantes, etc.)

                                                            57
tHE ARCHIVIST




                58
HootSuite – Dados Gerais




                           59
HootSuite – Click Stats




                          60
Sequaz – Dados Gerais




                        61
Sequaz – Followers Overlap




                             62
Sequaz – Followers Activity




                              63
Sequaz – Evolução de Seguidores




                                  64
Sequaz – Seguidores por Data de Criação




                                          65
Sequaz – Top 50 by followers count




                                     66
Sequaz – Top 50 by followers count




        ...

                                     67
Sequaz – Word Cloud




                      68
CUIDADO!

           69
Tempo de Visita em Websites




                   Por que não 8m10s?
Fonte: http://www.slideshare.net/leonaressi/metricas-e-otimizacao-intercon-2009   70
De onde acesso a Internet?




    Eu sou um visitante diferente apenas porque
              mudei de dispositivo?
Fonte: http://www.slideshare.net/leonaressi/metricas-e-otimizacao-intercon-2009   71
Quantos seguidores eu tenho?




                               72
Quantos curtir eu tenho no FB?




                                 73
Quantos curtir eu tenho no FB?




                                 74
Para Finalizar...

• Torne a mensuração parte do seu planejamento
• Alguns aspectos não podem ser mensurados
  quantitativamente
• Engajamento é melhor do que números
• Seja desconfiado
• Faça mensuração durante a execução
• Analise o porquê dos resultados
• Ação é imprescindível
                                                 75
Obrigado!

•   Felipe Pereira
•   felipe.pereira@posmidiadigital.com.br
•   @felipeunu
•   FB: felipeunu
•   Skype: felipe_pereira
•   www.slideshare.net/felipeunu
•   www.posmidiadigital.com.br

                                            76

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Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

  • 1. Mensuração de Resultados de Ações Digitais: Métricas e Ferramentas 25/04/2012 Felipe Augusto Pereira felipe.pereira@posmidiadigital.com.br | @felipeunu
  • 2. Agenda • Por que mensurar? • Cenário • ROI • Mensurando Interesse do Público • Mensurando Anúncios Publicitários • Mensurando Visitação de Websites • Mensurando Ações em Mídias Sociais • Recomendações 2
  • 3. Onde investir meu orçamento? 3
  • 4. Como estou diante de estou concorrentes? Como meus diante de meus concorrentes? 4
  • 5. Como justifico um orçamento? 5
  • 7. Mitos da Mensuração A mensuração é realizada com o objetivo de punir Medir vai me dar mais trabalho Medir é caro Se não é possível calcular o ROI, por que se preocupar? Medir é estritamente quantitativo A mensuração deve ser feita ao final dos projetos “Eu sei o que está acontecendo, não é preciso pesquisar” Fonte: Paine (2011) 7
  • 8. O Marketing Digital é Jovem! 8
  • 12. Ter Relatórios não é ter Estratégia! 12
  • 13. Monitorar Corrigir Controlar 13
  • 14. Planejamento Controle 14
  • 15. Return On Investiment 15
  • 16. ROI Retorno Investimento 16
  • 17. Cálculo do ROI 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 − 𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜 𝑅𝑂𝐼 = 𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜 17
  • 18. Exemplo de Cálculo do ROI • Campanha de Adwords – Orçamento = R$ 1000,00 – Vendas = R$ 3000,00 18
  • 19. Exemplo de Cálculo do ROI • Campanha de Adwords – Orçamento = R$ 1000,00 – Vendas = R$ 3000,00 3000 − 1000 2000 𝑅𝑂𝐼 = = =2 1000 1000 19
  • 20. Exemplo de Cálculo do ROI • Campanha de Adwords – Orçamento = R$ 1000,00 – Vendas = R$ 3000,00 3000 − 1000 2000 𝑅𝑂𝐼 = = =2 1000 1000 Um ROI de 2 indica que para cada R$ 1,00 investido, obtêm-se R$ 2,00 de receita. 20
  • 21. COMO MENSURAR O INTERESSE DO PÚBLICO GERAL EM PRODUTOS, PESSOAS OU IDEIAS? 21
  • 22. 22
  • 23. COMO FOI A ELEIÇÃO MUNICIPAL PARA PREFEITO 2008? QUEM VENCEU? 23
  • 24. Eleições Recife 2008 24 Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2008/recife/pesquisas/
  • 26. 26
  • 29. COMO MENSURAR UMA CAMPANHA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS (ex. Google Adwords, blogs)? 29
  • 30. Funil de Conversão Visualização Clique Micro Conversão 1 Micro Conversão 2 ... Macro Conversão 30
  • 31. Informações Prévias • Ticket-médio • Lucro/venda • Orçamento da campanha 31
  • 32. Métricas de Visitação • CPC (custo por clique) • Exibições (visualizações do anúncio) • Cliques (visitas) • CTR (taxa de cliques = cliques/visualizações) 32
  • 33. Métricas de Aquisição • Conversões (aquisição, ex. vendas) • Taxa de conversão (vendas/visitas) • CPA (custo por aquisição = custo/conversões) • Receita (vendas x ticket-médio) • ROI (retorno sobre investimento) 33
  • 34. Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis • Ticket-médio: R$ 200,00 • Lucro/venda: R$ 40,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00 34
  • 35. Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis • Ticket-médio: R$ 200,00 • Lucro/venda: R$ 40,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00 • CPC: 0,50 • Exibições: 90000 • Cliques: 1000 • CTR: 1000/90000 = 1,11% • Macro Conversões: 120 vendas • Taxa de conversão: 120/1000 = 12% • CPA: 500/120 = R$ 4,17 • Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00 • ROI: (24000-500)/500 = 47 35
  • 36. Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis • Ticket-médio: R$ 200,00 • Lucro/venda: R$ 40,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00 • CPC: 0,50 • Exibições: 90000 • Cliques: 1000 • CTR: 1000/90000 = 1,11% • Macro Conversões: 120 vendas • Taxa de conversão: 120/1000 = 12% • CPA: 500/120 = R$ 4,17 • Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00 • ROI: (24000-500)/500 = 47 36
  • 37. Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas • Campanha para Venda de Camisetas Online – Ticket-médio: R$ 25,00 – Lucro/venda: R$ 4,00 – Orçamento da campanha: R$ 500,00 37
  • 38. Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas • Ticket-médio: R$ 25,00 • Lucro/venda: R$ 4,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00 • CPC: 0,50 • Exibições: 90000 • Cliques: 1000 • CTR: 1000/90000 = 1,11% • Macro Conversões: 120 vendas • Taxa de conversão: 120/1000 = 12% • CPA: 500/120 = R$ 4,17 • Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00 • ROI: (3000-500)/500 = 5 38
  • 39. Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas • Ticket-médio: R$ 25,00 • Lucro/venda: R$ 4,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00 • CPC: 0,50 • Exibições: 90000 • Cliques: 1000 • CTR: 1000/90000 = 1,11% • Macro Conversões: 120 vendas • Taxa de conversão: 120/1000 = 12% • CPA: 500/120 = R$ 4,17 • Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00 • ROI: (3000-500)/500 = 5 39
  • 40. COMO MENSURAR A VISITAÇÃO DE MEU WEBSITE? 40
  • 41. Algumas Métricas para Websites • Visualizações de páginas • Visitantes únicos • Tempo de visitação • Novos visitantes • Retorno de visitas • Fontes de tráfego • Conversão • Cidade de origem dos visitantes • Configurações (browser, sistema operacional, etc.) • Taxa de rejeição 41
  • 43. Analytics - Fontes de Tráfego 43
  • 48. COMO MENSURAR AÇÕES EM MÍDIAS SOCIAIS? 48
  • 49. Mídias Sociais – Algumas Métricas • Visibilidade: Visualização da marca – Visualizações, visitantes únicos, cliques • Relevância: Reputação – Rating/ranking, referências, membros, conexões, tempo de visitação • Engajamento: Potencial de propagação – Comentários (número absoluto, por thread/usuário/etc.), frequência de interação, marcação como favorito, menções, recomendações 49
  • 50. Algumas Métricas para Facebook • Curtidas • Compartilhamentos • Citações • Cliques em links • Números de comentários • Tipos de comentários (positivos, negativos e neutros) • Perfil do público (detratores, simpatizantes, etc.) 50
  • 51. Facebooks Insights – Visão Geral 51
  • 52. Facebooks Insights – Publicações 52
  • 54. Sequaz – Community Analytics (em desenv.) • o início do grupo, foram 1829 posts e 6759 comentários. Numa relação de 3,7 comentários por post. Não mudou muito, já que em Dezembro passado era de 3,3. Apesar de termos 922 membros no grupo e estarmos crescendo à taxas chinesas, apenas 221 pessoas já fizeram algum post. Ou seja aproximadamente 24% do total. As 20 pessoas que mais postaram (2% do total de membros) respondem por 57% do total de posts. (...) Os 03 membros do grupo quem obtiveram mais curtir em seus comentários foram Fulano de Tal (768), Cicrano (568) e Beltrano (168 54
  • 56. TWITTER 56
  • 57. Algumas Métricas para Twitter • Tweets (em comparação com concorrentes) • Seguidores • Seguidores de seguidores • RT e mentions • #FF • Favoritos • Cliques em links • Momentos para tweetar • Tipos de comentários (positivos, negativos e neutros) • Perfil do público (detratores, simpatizantes, etc.) 57
  • 59. HootSuite – Dados Gerais 59
  • 61. Sequaz – Dados Gerais 61
  • 62. Sequaz – Followers Overlap 62
  • 63. Sequaz – Followers Activity 63
  • 64. Sequaz – Evolução de Seguidores 64
  • 65. Sequaz – Seguidores por Data de Criação 65
  • 66. Sequaz – Top 50 by followers count 66
  • 67. Sequaz – Top 50 by followers count ... 67
  • 68. Sequaz – Word Cloud 68
  • 69. CUIDADO! 69
  • 70. Tempo de Visita em Websites Por que não 8m10s? Fonte: http://www.slideshare.net/leonaressi/metricas-e-otimizacao-intercon-2009 70
  • 71. De onde acesso a Internet? Eu sou um visitante diferente apenas porque mudei de dispositivo? Fonte: http://www.slideshare.net/leonaressi/metricas-e-otimizacao-intercon-2009 71
  • 73. Quantos curtir eu tenho no FB? 73
  • 74. Quantos curtir eu tenho no FB? 74
  • 75. Para Finalizar... • Torne a mensuração parte do seu planejamento • Alguns aspectos não podem ser mensurados quantitativamente • Engajamento é melhor do que números • Seja desconfiado • Faça mensuração durante a execução • Analise o porquê dos resultados • Ação é imprescindível 75
  • 76. Obrigado! • Felipe Pereira • felipe.pereira@posmidiadigital.com.br • @felipeunu • FB: felipeunu • Skype: felipe_pereira • www.slideshare.net/felipeunu • www.posmidiadigital.com.br 76