SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  22
HISTÓRIA A – 10º ANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA Filipa Silva 2009/2010
2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Arte O conceito de arte é extremamente subjectivo e varia de acordo com a cultura a ser analisada, com o período histórico ou até mesmo indivíduo em questão. A arte é concebida como uma unidade: um conjunto de proporções definidas, sempre em função do ser humano. Antropocentrismo: arte feita pelo Homem e para o Homem. Sempre foi considerada uma das mais importantes formas de expressão do espírito helénico: antes mesmo de aprender a ler e escrever, por volta do século XV a.C., os gregos já haviam criado admiráveis obras de arte.
Arte grega 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA A Grécia clássica tornou-se o centro artístico do Mediterrâneo e o berço do mundo clássico. Tem um estilo artístico muito próprio, dividido em três grandes períodos:  •  Arcaico, que teve início no séc. VIII a.C. •  Clássico, que compreende os séculos V e IV a.C. •  Helenístico, que se prolongou até à chegada dos romanos. A unidade, harmonia e beleza universais são a base do ideal de arte grega, que tanto se aplica na arquitectura como na escultura, e encaixa-se na busca constante pela perfeição.  Classicismo: expressão de amor pela beleza e equilíbrio das formas.
Arquitectura 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA É a partir do século VII a.C. que se desenvolve, maioritariamente, a arquitectura grega.  Centraliza-se na arquitectura religiosa, os  templos  - exemplo mais emblemático da arquitectura grega - edifícios com grande rigor de dimensões, normalmente reduzidas, construídos de pedra (mármore).  Um traço marcante da arquitectura grega é o uso de colunas, estabelecendo ordens características.
Arquitectura 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Estilos arquitectónicos: •  Dórico: robusto e sólido, tenta passar uma mensagem de força, associado ao masculino; os primeiros exemplos datam do fim do século VII a.C.  •  Jónico: caracterizado pelo beleza e delicadeza dos detalhes, tenta passar uma mensagem de graciosidade, associado ao feminino; os exemplos mais antigos datam do século VI a.C. •  Coríntio: versão mais elaborada do estilo jónico; Começou a ser usado no fim do século V a.C. e, da época do domínio romano em diante, tornou-se o estilo predominante; a maioria das construções romanas e neoclássicas utiliza esse estilo.
2009/2010 Templo de Hefesto HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA O Templo de Hefesto, como o próprio nome indica, é dedicado a Hefesto, deus do fogo, dos metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino.    O Templo de Hefesto, situado no centro da Atenas antiga  - Grécia, é o templo grego antigo mais bem preservado do mundo.
Hefesto 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA O seu principal rival era Ares, deus da guerra, conhecido como Marte pelos romanos. Hefesto  era um deus da mitologia grega, filho de Hera e Zeus, conhecido como Vulcano na mitologia romana. Casou-se com Afrodite, porém ela lhe foi infiel, tendo vários amantes, entre eles deuses e mortais.  Deus Hefesto
Templo de Hefesto HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA O Templo de Hefesto está localizado no lado ocidental da ágora na Acrópole.  1. Stoa de Zeus 2. Templo de Apolo  3.  Templo de Hefesto  4. Templo de Cibele - Velho Bouleuterion  5. Buleuterion  6. Tholos dos Prítanes 2009/2010
2009/2010 Templo de Hefesto HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Embora não seja tão enorme como o Pártenon, é um trabalho inestimável de arte e um monumento incrível.  Foi um dos primeiros edifícios incluídos no programa de reconstrução de Péricles e tem a distinção de ser o  templo dórico  mais bem preservadas da Grécia.
2009/2010 Templo de Hefesto HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Tem 34 colunas e um friso do lado leste, que conta a história dos doze trabalhos de Hércules.
2009/2010 Templo de Hefesto HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Diferente do Pártenon, o Templo tem todas as suas colunas intactas e conserva muito de seu tecto original. Contudo, as suas decorações desapareceram em décadas de saques e roubos.  O Templo deve muito da sua sobrevivência ao facto de ter sido convertido  numa Igreja Cristã, a Igreja de São Jorge, no século VII d.C.  O seu interior foi removido e substituído por estruturas de igrejas cristãs. Durante os séculos do Império Otomano na Grécia, o templo foi a principal igreja da Igreja Ortodoxa em Atenas.
2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Escultura A escultura é uma das maiores contribuições dos Gregos para a história da arte e tem sido um modelo seguido até aos nossos dias.  Muitas das esculturas serviam para decorar edifícios.  A excelência da escultura grega manifestou-se também nos relevos que decoravam os numerosos templos e nas refinadas estelas funerárias. Na decoração dos templos sobressaíam os temas míticos. A escultura em pedra é um dos produtos mais emblemáticos da arte grega. Os materiais mais usados foram o mármore branco e o bronze, que eram depois coloridos.
2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Escultura A figura humana  Antropomorfismo é o tema habitual, com deuses, heróis e atletas, representados como belos jovens, e, desde as primeiras obras, nota-se a busca da perfeição ideal  Idealismo A maioria das obras que se conservam são cópias do período romano. Os corpos são belos, atléticos, a expressão é serena e nobre e  não se vê deformidades, doenças ou sentimentos desordenados. Só mais tarde surgiram retratos de crianças e velhos.
2009/2010 Laocoonte e seus filhos HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA Laocoonte e seus filhos , realizada no séc. I a.C. (175-150 a.C.), por Agesandro, Polidoro e Atenodoro de Rodes, actualmente em Roma, Museus do Vaticano.
2009/2010 Laocoonte e seus filhos HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA A escultura descreve uma cena horripilante da Eneida de Virgílio: Laocoonte, sacerdote de Apolo, advertiu os troianos contra os gregos, durante a Guerra de Tróia. Laocoonte e os seus filhos lutando contra as enormes serpentes do mar, enviadas por Apolo para matá-los. Os troianos e os gregos guerrearam entre si durante dez anos. Fingindo desistir do cerco, os gregos deixaram um enorme cavalo de madeira do lado de fora dos portões de Tróia.
2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA Laocoonte e seus filhos Laocoonte suspeitou de traição e preveniu os troianos que não levassem o cavalo para dentro dos muros da cidade.  Por isso mais tarde, enquanto Laocoonte e os seus filhos prestavam culto aos deuses, duas grandes serpentes do mar enviadas por Apolo estrangularam-nos.  Os troianos acreditaram que isso fosse um castigo dos deuses e rejeitaram o aviso de Laocoonte, levando o cavalo de madeira para dentro da cidade. No entanto, Laocoonte estava certo pois o cavalo levava no seu interior soldados gregos, que saíram do seu esconderijo durante a noite e apoderaram-se da cidade.
2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA Laocoonte e seus filhos O idealismo clássico deu lugar ao realismo helénico. Abandona-se a serenidade e o equilíbrio clássicos e representa-se o sofrimento e a dor física com uma força expressiva e um dramatismo quase teatrais.  O pai sofre também ao assistir à agonia e à morte dos seus filhos. O esforço para se desembaraçarem das serpentes contorce as figuras e permite admirar a musculatura na sua tensão máxima.  A obra é feita de mármore e mede 2,42 metros de altura.
2009/2010 Cerâmica HISTORIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA A cerâmica grega caracteriza-se pela beleza das suas formas e das suas decorações picturais. Distinguem-se três etapas: •  Geométrica (séc. XI a VIII a.C.) – as cerâmicas são decoradas com  motivos aperfeiçoados e geométricos distribuídos por faixas horizontais; •  Figuras negras (finais do séc. VIII ao séc. VI a.C.) – com animais ou cenas narrativos, épicas ou mitológicas, realçadas a preto e com incisões sobre o fundo claro do barro; •  Figuras vermelhas (finais do séc. VI ao séc. IV a.C.) – as imagens destacam-se sobre um fundo negro e apresentam um maior realismo e liberdade de movimentos; Grande parte da pintura grega não chegou até nós, por isso podemos estudá-la através dos vasos de cerâmica.
2009/2010 Cratera HISTORIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA Cratera em forma de cálice dos Nióbidas, de Orvieto. Está datado de cerca de 460-450 a.C. e actualmente no Museu do Louvre, em Paris.
2009/2010 Cratera HISTORIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA A cratera em forma de cálice, do pintor Nióbidas é destacada de entre as cerâmicas áticas de figuras vermelhas. Na parte central, está representada uma assembleia de heróis e vários deuses, entre os quais podemos destacar Héracles e a deusa Atena. As figuras mostram os seus sentimentos através das posturas que reconhecem e um grande realismo representados pelos corpos nus e pelas vestes.  É uma peça em terracota, de 54 centímetros de altura.
2009/2010 Arquitectura, Escultura e Cerâmica HISTORIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA As manifestações artísticas do mundo grego alcançaram um  notável desenvolvimento, reflectindo as tradições e as principais transformações que ocorreram nessa sociedade ao longo da antiguidade. Por isso, podemos considerar a arte grega antropocêntrica, procurou realçar a beleza humana destacando a perfeição das suas formas, naturalista e racionalista, reflectindo nas suas manifestações as observações concretas dos elementos que envolvem o homem.
2009/2010 Bibliografia HISTORIA A  – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_de_Laocoonte http://greciantiga.org/iniciantes.asp?num=0313 Activa Multimédia, Enciclopédia de Consulta , Lexicultural – Actividades Editoriais, Lda. Vol. 8 ( Arte e Música)

Contenu connexe

Tendances

Arte grega 1 - pintura e escultura
Arte grega 1 - pintura e esculturaArte grega 1 - pintura e escultura
Arte grega 1 - pintura e esculturaAna Kyzzy Fachetti
 
A arte na grécia
A arte na gréciaA arte na grécia
A arte na gréciachicovalmir
 
Módulo 1 escultura grega regular
Módulo 1   escultura grega regularMódulo 1   escultura grega regular
Módulo 1 escultura grega regularCarla Freitas
 
A Escultura E A CerâMica Na GréCia
A Escultura E A CerâMica Na GréCiaA Escultura E A CerâMica Na GréCia
A Escultura E A CerâMica Na GréCiaSílvia Mendonça
 
6o. Ano - A arte na grécia
6o. Ano - A arte na grécia6o. Ano - A arte na grécia
6o. Ano - A arte na gréciaArtesElisa
 
Linha do Tempo da Arquitetura Egípcia à Gótica
Linha do Tempo da Arquitetura Egípcia à GóticaLinha do Tempo da Arquitetura Egípcia à Gótica
Linha do Tempo da Arquitetura Egípcia à GóticaGabriel Felix
 
Módulo 1 pintura e cerâmica grega regular
Módulo 1   pintura e cerâmica grega regularMódulo 1   pintura e cerâmica grega regular
Módulo 1 pintura e cerâmica grega regularCarla Freitas
 
Arte grega pintura, escultura e arquitetura
Arte grega pintura, escultura e arquiteturaArte grega pintura, escultura e arquitetura
Arte grega pintura, escultura e arquiteturaSusana Simões
 
Pintura na grécia antiga
Pintura na grécia antigaPintura na grécia antiga
Pintura na grécia antigaMarisaPinto97
 
Arte Grega: princípio, a pintura em cerâmica
Arte Grega: princípio, a pintura em cerâmicaArte Grega: princípio, a pintura em cerâmica
Arte Grega: princípio, a pintura em cerâmicaProfessor Gilson Nunes
 
Antiguidade clássica romanos
Antiguidade clássica   romanosAntiguidade clássica   romanos
Antiguidade clássica romanosMaiara Giordani
 

Tendances (20)

Arte na grécia
Arte na gréciaArte na grécia
Arte na grécia
 
Arte grega 1 - pintura e escultura
Arte grega 1 - pintura e esculturaArte grega 1 - pintura e escultura
Arte grega 1 - pintura e escultura
 
A arte na grécia
A arte na gréciaA arte na grécia
A arte na grécia
 
Módulo 1 escultura grega regular
Módulo 1   escultura grega regularMódulo 1   escultura grega regular
Módulo 1 escultura grega regular
 
Arte Grega - 6º Ano E.F.
Arte Grega - 6º Ano E.F. Arte Grega - 6º Ano E.F.
Arte Grega - 6º Ano E.F.
 
A Escultura E A CerâMica Na GréCia
A Escultura E A CerâMica Na GréCiaA Escultura E A CerâMica Na GréCia
A Escultura E A CerâMica Na GréCia
 
6o. Ano - A arte na grécia
6o. Ano - A arte na grécia6o. Ano - A arte na grécia
6o. Ano - A arte na grécia
 
2c15 Arte Grega e Museu da Acrópole 2012
2c15 Arte Grega e Museu da Acrópole 20122c15 Arte Grega e Museu da Acrópole 2012
2c15 Arte Grega e Museu da Acrópole 2012
 
GréCia Antiga Arte
GréCia  Antiga ArteGréCia  Antiga Arte
GréCia Antiga Arte
 
Linha do Tempo da Arquitetura Egípcia à Gótica
Linha do Tempo da Arquitetura Egípcia à GóticaLinha do Tempo da Arquitetura Egípcia à Gótica
Linha do Tempo da Arquitetura Egípcia à Gótica
 
Módulo 1 pintura e cerâmica grega regular
Módulo 1   pintura e cerâmica grega regularMódulo 1   pintura e cerâmica grega regular
Módulo 1 pintura e cerâmica grega regular
 
A Arte na Grécia
A Arte na GréciaA Arte na Grécia
A Arte na Grécia
 
Arte grega pintura, escultura e arquitetura
Arte grega pintura, escultura e arquiteturaArte grega pintura, escultura e arquitetura
Arte grega pintura, escultura e arquitetura
 
Pintura na grécia antiga
Pintura na grécia antigaPintura na grécia antiga
Pintura na grécia antiga
 
Grécia escultura 1
Grécia escultura 1Grécia escultura 1
Grécia escultura 1
 
Arte Grega: princípio, a pintura em cerâmica
Arte Grega: princípio, a pintura em cerâmicaArte Grega: princípio, a pintura em cerâmica
Arte Grega: princípio, a pintura em cerâmica
 
Antiguidade clássica romanos
Antiguidade clássica   romanosAntiguidade clássica   romanos
Antiguidade clássica romanos
 
Arte Grega
Arte GregaArte Grega
Arte Grega
 
A Arte em Roma
A Arte em RomaA Arte em Roma
A Arte em Roma
 
Arte romana 2019
Arte romana 2019Arte romana 2019
Arte romana 2019
 

En vedette

Osobennosti fiziko-geograficheskogo-polozhenija-rossii
Osobennosti fiziko-geograficheskogo-polozhenija-rossiiOsobennosti fiziko-geograficheskogo-polozhenija-rossii
Osobennosti fiziko-geograficheskogo-polozhenija-rossiibonart2012
 
Qué Es La CatalogacióN2
Qué Es La CatalogacióN2Qué Es La CatalogacióN2
Qué Es La CatalogacióN2jmvelezmontas
 
LA MISTA - CUENTOS GROTESCOS
LA MISTA - CUENTOS GROTESCOSLA MISTA - CUENTOS GROTESCOS
LA MISTA - CUENTOS GROTESCOSRosa Arguello
 
CUENTOS GROTESCOS "LA MISTA"
CUENTOS GROTESCOS "LA MISTA"CUENTOS GROTESCOS "LA MISTA"
CUENTOS GROTESCOS "LA MISTA"Rosa Arguello
 
Power Compu
Power CompuPower Compu
Power Compujalilazo
 
Case_MyBook_Ingager
Case_MyBook_IngagerCase_MyBook_Ingager
Case_MyBook_IngagerEleni Miliou
 
Introducción al Software Libre
Introducción al Software LibreIntroducción al Software Libre
Introducción al Software LibreEduardo Bejar
 
Qualitative Methods for M&E
Qualitative Methods for M&EQualitative Methods for M&E
Qualitative Methods for M&EChatwut Wangwon
 
Correccion del la prueba de mfsi
Correccion del la prueba de mfsiCorreccion del la prueba de mfsi
Correccion del la prueba de mfsiPeque Uli
 
En búsqueda de EL vestido de novia perfecto
En búsqueda de EL vestido de novia perfectoEn búsqueda de EL vestido de novia perfecto
En búsqueda de EL vestido de novia perfectoCompulsiva Accesorios
 
Web 2.0 y Software Libre
Web 2.0 y Software LibreWeb 2.0 y Software Libre
Web 2.0 y Software LibreEduardo Bejar
 

En vedette (15)

Osobennosti fiziko-geograficheskogo-polozhenija-rossii
Osobennosti fiziko-geograficheskogo-polozhenija-rossiiOsobennosti fiziko-geograficheskogo-polozhenija-rossii
Osobennosti fiziko-geograficheskogo-polozhenija-rossii
 
Qué Es La CatalogacióN2
Qué Es La CatalogacióN2Qué Es La CatalogacióN2
Qué Es La CatalogacióN2
 
LA MISTA - CUENTOS GROTESCOS
LA MISTA - CUENTOS GROTESCOSLA MISTA - CUENTOS GROTESCOS
LA MISTA - CUENTOS GROTESCOS
 
CUENTOS GROTESCOS "LA MISTA"
CUENTOS GROTESCOS "LA MISTA"CUENTOS GROTESCOS "LA MISTA"
CUENTOS GROTESCOS "LA MISTA"
 
Power Compu
Power CompuPower Compu
Power Compu
 
Industrializacion
IndustrializacionIndustrializacion
Industrializacion
 
KONSTANTINOS' EXPERIENCE
KONSTANTINOS' EXPERIENCEKONSTANTINOS' EXPERIENCE
KONSTANTINOS' EXPERIENCE
 
Opex Award
Opex AwardOpex Award
Opex Award
 
Case_MyBook_Ingager
Case_MyBook_IngagerCase_MyBook_Ingager
Case_MyBook_Ingager
 
Introducción al Software Libre
Introducción al Software LibreIntroducción al Software Libre
Introducción al Software Libre
 
Qualitative Methods for M&E
Qualitative Methods for M&EQualitative Methods for M&E
Qualitative Methods for M&E
 
Correccion del la prueba de mfsi
Correccion del la prueba de mfsiCorreccion del la prueba de mfsi
Correccion del la prueba de mfsi
 
En búsqueda de EL vestido de novia perfecto
En búsqueda de EL vestido de novia perfectoEn búsqueda de EL vestido de novia perfecto
En búsqueda de EL vestido de novia perfecto
 
Web 2.0 y Software Libre
Web 2.0 y Software LibreWeb 2.0 y Software Libre
Web 2.0 y Software Libre
 
ConAgraTraining
ConAgraTrainingConAgraTraining
ConAgraTraining
 

Similaire à Arte Grega: Arquitetura, Escultura e Cerâmica

Similaire à Arte Grega: Arquitetura, Escultura e Cerâmica (20)

Arte grega 1 em 2015 - Claretiano
Arte grega 1 em 2015 - ClaretianoArte grega 1 em 2015 - Claretiano
Arte grega 1 em 2015 - Claretiano
 
A9 arte romana_HARTEI
A9 arte romana_HARTEIA9 arte romana_HARTEI
A9 arte romana_HARTEI
 
Arte romana para blog
Arte romana para blogArte romana para blog
Arte romana para blog
 
A6 H Arte I
A6 H Arte IA6 H Arte I
A6 H Arte I
 
A6_HARTEIII_arte grega
A6_HARTEIII_arte gregaA6_HARTEIII_arte grega
A6_HARTEIII_arte grega
 
Arte Grega
Arte GregaArte Grega
Arte Grega
 
Arte grega
Arte grega  Arte grega
Arte grega
 
Arte romana
Arte romanaArte romana
Arte romana
 
Revisão de História da Arte (01)
Revisão de História da Arte (01)Revisão de História da Arte (01)
Revisão de História da Arte (01)
 
Arte Romana
Arte RomanaArte Romana
Arte Romana
 
Linha-Do-Tempo ARTE
Linha-Do-Tempo ARTELinha-Do-Tempo ARTE
Linha-Do-Tempo ARTE
 
Arte grega 2017
Arte grega 2017Arte grega 2017
Arte grega 2017
 
Arte Grega e Romana.docx
Arte Grega e Romana.docxArte Grega e Romana.docx
Arte Grega e Romana.docx
 
Arte Grega
Arte GregaArte Grega
Arte Grega
 
Arte romana
Arte romanaArte romana
Arte romana
 
A arte grega parte 1
A arte grega parte 1A arte grega parte 1
A arte grega parte 1
 
Escola secundária de malhampsene arte greco romana
Escola secundária de malhampsene arte greco romanaEscola secundária de malhampsene arte greco romana
Escola secundária de malhampsene arte greco romana
 
Ceramica grega
Ceramica gregaCeramica grega
Ceramica grega
 
Arte grega
Arte gregaArte grega
Arte grega
 
Portefólio de Historia
Portefólio de HistoriaPortefólio de Historia
Portefólio de Historia
 

Dernier

Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfIedaGoethe
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfPastor Robson Colaço
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 

Dernier (20)

Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 

Arte Grega: Arquitetura, Escultura e Cerâmica

  • 1. HISTÓRIA A – 10º ANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA Filipa Silva 2009/2010
  • 2. 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Arte O conceito de arte é extremamente subjectivo e varia de acordo com a cultura a ser analisada, com o período histórico ou até mesmo indivíduo em questão. A arte é concebida como uma unidade: um conjunto de proporções definidas, sempre em função do ser humano. Antropocentrismo: arte feita pelo Homem e para o Homem. Sempre foi considerada uma das mais importantes formas de expressão do espírito helénico: antes mesmo de aprender a ler e escrever, por volta do século XV a.C., os gregos já haviam criado admiráveis obras de arte.
  • 3. Arte grega 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA A Grécia clássica tornou-se o centro artístico do Mediterrâneo e o berço do mundo clássico. Tem um estilo artístico muito próprio, dividido em três grandes períodos: • Arcaico, que teve início no séc. VIII a.C. • Clássico, que compreende os séculos V e IV a.C. • Helenístico, que se prolongou até à chegada dos romanos. A unidade, harmonia e beleza universais são a base do ideal de arte grega, que tanto se aplica na arquitectura como na escultura, e encaixa-se na busca constante pela perfeição. Classicismo: expressão de amor pela beleza e equilíbrio das formas.
  • 4. Arquitectura 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA É a partir do século VII a.C. que se desenvolve, maioritariamente, a arquitectura grega. Centraliza-se na arquitectura religiosa, os templos - exemplo mais emblemático da arquitectura grega - edifícios com grande rigor de dimensões, normalmente reduzidas, construídos de pedra (mármore). Um traço marcante da arquitectura grega é o uso de colunas, estabelecendo ordens características.
  • 5. Arquitectura 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Estilos arquitectónicos: • Dórico: robusto e sólido, tenta passar uma mensagem de força, associado ao masculino; os primeiros exemplos datam do fim do século VII a.C. • Jónico: caracterizado pelo beleza e delicadeza dos detalhes, tenta passar uma mensagem de graciosidade, associado ao feminino; os exemplos mais antigos datam do século VI a.C. • Coríntio: versão mais elaborada do estilo jónico; Começou a ser usado no fim do século V a.C. e, da época do domínio romano em diante, tornou-se o estilo predominante; a maioria das construções romanas e neoclássicas utiliza esse estilo.
  • 6. 2009/2010 Templo de Hefesto HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA O Templo de Hefesto, como o próprio nome indica, é dedicado a Hefesto, deus do fogo, dos metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino. O Templo de Hefesto, situado no centro da Atenas antiga - Grécia, é o templo grego antigo mais bem preservado do mundo.
  • 7. Hefesto 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA O seu principal rival era Ares, deus da guerra, conhecido como Marte pelos romanos. Hefesto era um deus da mitologia grega, filho de Hera e Zeus, conhecido como Vulcano na mitologia romana. Casou-se com Afrodite, porém ela lhe foi infiel, tendo vários amantes, entre eles deuses e mortais. Deus Hefesto
  • 8. Templo de Hefesto HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA O Templo de Hefesto está localizado no lado ocidental da ágora na Acrópole. 1. Stoa de Zeus 2. Templo de Apolo 3. Templo de Hefesto 4. Templo de Cibele - Velho Bouleuterion 5. Buleuterion 6. Tholos dos Prítanes 2009/2010
  • 9. 2009/2010 Templo de Hefesto HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Embora não seja tão enorme como o Pártenon, é um trabalho inestimável de arte e um monumento incrível. Foi um dos primeiros edifícios incluídos no programa de reconstrução de Péricles e tem a distinção de ser o templo dórico mais bem preservadas da Grécia.
  • 10. 2009/2010 Templo de Hefesto HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Tem 34 colunas e um friso do lado leste, que conta a história dos doze trabalhos de Hércules.
  • 11. 2009/2010 Templo de Hefesto HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Diferente do Pártenon, o Templo tem todas as suas colunas intactas e conserva muito de seu tecto original. Contudo, as suas decorações desapareceram em décadas de saques e roubos. O Templo deve muito da sua sobrevivência ao facto de ter sido convertido numa Igreja Cristã, a Igreja de São Jorge, no século VII d.C. O seu interior foi removido e substituído por estruturas de igrejas cristãs. Durante os séculos do Império Otomano na Grécia, o templo foi a principal igreja da Igreja Ortodoxa em Atenas.
  • 12. 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Escultura A escultura é uma das maiores contribuições dos Gregos para a história da arte e tem sido um modelo seguido até aos nossos dias. Muitas das esculturas serviam para decorar edifícios. A excelência da escultura grega manifestou-se também nos relevos que decoravam os numerosos templos e nas refinadas estelas funerárias. Na decoração dos templos sobressaíam os temas míticos. A escultura em pedra é um dos produtos mais emblemáticos da arte grega. Os materiais mais usados foram o mármore branco e o bronze, que eram depois coloridos.
  • 13. 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERÂMICA Escultura A figura humana Antropomorfismo é o tema habitual, com deuses, heróis e atletas, representados como belos jovens, e, desde as primeiras obras, nota-se a busca da perfeição ideal Idealismo A maioria das obras que se conservam são cópias do período romano. Os corpos são belos, atléticos, a expressão é serena e nobre e não se vê deformidades, doenças ou sentimentos desordenados. Só mais tarde surgiram retratos de crianças e velhos.
  • 14. 2009/2010 Laocoonte e seus filhos HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA Laocoonte e seus filhos , realizada no séc. I a.C. (175-150 a.C.), por Agesandro, Polidoro e Atenodoro de Rodes, actualmente em Roma, Museus do Vaticano.
  • 15. 2009/2010 Laocoonte e seus filhos HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA A escultura descreve uma cena horripilante da Eneida de Virgílio: Laocoonte, sacerdote de Apolo, advertiu os troianos contra os gregos, durante a Guerra de Tróia. Laocoonte e os seus filhos lutando contra as enormes serpentes do mar, enviadas por Apolo para matá-los. Os troianos e os gregos guerrearam entre si durante dez anos. Fingindo desistir do cerco, os gregos deixaram um enorme cavalo de madeira do lado de fora dos portões de Tróia.
  • 16. 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA Laocoonte e seus filhos Laocoonte suspeitou de traição e preveniu os troianos que não levassem o cavalo para dentro dos muros da cidade. Por isso mais tarde, enquanto Laocoonte e os seus filhos prestavam culto aos deuses, duas grandes serpentes do mar enviadas por Apolo estrangularam-nos. Os troianos acreditaram que isso fosse um castigo dos deuses e rejeitaram o aviso de Laocoonte, levando o cavalo de madeira para dentro da cidade. No entanto, Laocoonte estava certo pois o cavalo levava no seu interior soldados gregos, que saíram do seu esconderijo durante a noite e apoderaram-se da cidade.
  • 17. 2009/2010 HISTÓRIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA Laocoonte e seus filhos O idealismo clássico deu lugar ao realismo helénico. Abandona-se a serenidade e o equilíbrio clássicos e representa-se o sofrimento e a dor física com uma força expressiva e um dramatismo quase teatrais. O pai sofre também ao assistir à agonia e à morte dos seus filhos. O esforço para se desembaraçarem das serpentes contorce as figuras e permite admirar a musculatura na sua tensão máxima. A obra é feita de mármore e mede 2,42 metros de altura.
  • 18. 2009/2010 Cerâmica HISTORIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA A cerâmica grega caracteriza-se pela beleza das suas formas e das suas decorações picturais. Distinguem-se três etapas: • Geométrica (séc. XI a VIII a.C.) – as cerâmicas são decoradas com motivos aperfeiçoados e geométricos distribuídos por faixas horizontais; • Figuras negras (finais do séc. VIII ao séc. VI a.C.) – com animais ou cenas narrativos, épicas ou mitológicas, realçadas a preto e com incisões sobre o fundo claro do barro; • Figuras vermelhas (finais do séc. VI ao séc. IV a.C.) – as imagens destacam-se sobre um fundo negro e apresentam um maior realismo e liberdade de movimentos; Grande parte da pintura grega não chegou até nós, por isso podemos estudá-la através dos vasos de cerâmica.
  • 19. 2009/2010 Cratera HISTORIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA Cratera em forma de cálice dos Nióbidas, de Orvieto. Está datado de cerca de 460-450 a.C. e actualmente no Museu do Louvre, em Paris.
  • 20. 2009/2010 Cratera HISTORIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA A cratera em forma de cálice, do pintor Nióbidas é destacada de entre as cerâmicas áticas de figuras vermelhas. Na parte central, está representada uma assembleia de heróis e vários deuses, entre os quais podemos destacar Héracles e a deusa Atena. As figuras mostram os seus sentimentos através das posturas que reconhecem e um grande realismo representados pelos corpos nus e pelas vestes. É uma peça em terracota, de 54 centímetros de altura.
  • 21. 2009/2010 Arquitectura, Escultura e Cerâmica HISTORIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA As manifestações artísticas do mundo grego alcançaram um notável desenvolvimento, reflectindo as tradições e as principais transformações que ocorreram nessa sociedade ao longo da antiguidade. Por isso, podemos considerar a arte grega antropocêntrica, procurou realçar a beleza humana destacando a perfeição das suas formas, naturalista e racionalista, reflectindo nas suas manifestações as observações concretas dos elementos que envolvem o homem.
  • 22. 2009/2010 Bibliografia HISTORIA A – 10ºANO ARTE GREGA ARQUITECTURA, ESCULTURA E CERAMICA http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_de_Laocoonte http://greciantiga.org/iniciantes.asp?num=0313 Activa Multimédia, Enciclopédia de Consulta , Lexicultural – Actividades Editoriais, Lda. Vol. 8 ( Arte e Música)