SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  15
 
Os dispositivos móveis podem ser pagers, telefones celulares, webphones, pagers bidirecionais, PDAs (assistentes digitais pessoais) e aparelhos para aceder a Internet. Essa lista vem crescendo, à medida que mais dispositivos novos são introduzidos a cada dia! Os dispositivos móveis permitem a comunicação com outras pessoas e a obtenção de informações em qualquer lugar, a qualquer hora.
Smartphone  é um  telefone celular  com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu  Sistema Operacional . Os Sistemas Operacionais dos Smartphones são "abertos" (não confundir com código-fonte aberto), o que significa que é possível que qualquer pessoa desenvolva programas que podem funcionar nesses telefones. Numa tradução livre, do inglês "smartphone" - "telefone inteligente". Usualmente um smartphone possui características mínimas de  hardware  e software, sendo as principais: capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal e agenda de contatos que utiliza toda a memória disponível no celular (não é limitada a um número fixo de contactos). [
Personal digital assistants  ( PDA s ou  Handheld s), ou  Assistente Pessoal Digital , é um  computador  de dimensões reduzidas (cerca de  A6 ), dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funções de agenda e sistema informático de escritório elementar, com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios -  wi-fi  - para acesso a  correio electrónico  e  internet . Os PDAs de hoje possuem grande quantidade de  memória  e diversos  softwares  para várias áreas de interesse. Os modelos mais sofisticados possuem  modem  (para acesso à  internet ), câmera digital acoplada (para fotos e filmagens), tela colorida, rede sem fio embutida.
Os PDAs guardam das agendas eletrônicas somente as dimensões, pois sua utilidade e aplicabilidade estão se aproximando cada vez mais rapidamente dos computadores de mesa. Existem duas famílias principais de PDA no mercado hoje: Os  PalmOne  e os  Pocket PC . Os PalmOne utilizam o  sistema operacional   Palm OS  da  PalmSource  (ex-Palm Computing), um sistema estável, mas restrito quanto ao número de fabricantes que o adoptaram, actualmente o sistema operativo mais utilizado no mundo é o Windows Mobile, como comprovam todos os estudos de mercado, de tal modo que a própria Palm passou também a adoptar esse sistema nos terminais com função celular como é o exemplo do Palm Treo 700 e 750v e treo 500v.
O número de PDAs no mundo vem crescendo de forma exponencial, mas tendências indicam que em poucos anos os  Smartphones  (desenvolvido através da "fusão" entre um PDA e um  telefone celular ) serão maioria absoluta. Veja, como exemplo, a linha  Treo , da Palm. Atualmente os PDAs estão fazendo de tudo. Desde tocar  mp3  e tirar fotos, até servir de controle remoto para os seus equipamentos electrónicos. Existem também PDAs rodando o sistema operacional  Linux . Um dos projectos mais conhecidos e interessante é o  Pocket Linux , desenvolvido todo com base na distribuição do  Debian , a ideia é criar um Linux extremamente fácil de manipular e utilizar, para substituir o sistema operacional proprietário de vários PDAs.
A interface é simples e bem familiar aos usuários dos portáteis, e pode ser moldada através de temas que os próprios usuários podem criar, estes temas e configurações são salvos em XML podendo facilmente ser transportados para outros SO`s proprietários. O sistema tem um bom conjunto de aplicativos, como cliente de e-mail, leitor de música digital, jogos e até visualizadores de vídeo. O reconhecimento de escrita também está presente, e pode-se utilizar o teclado na tela do PDA. A indispensável sincronização com o PC também está disponível.
Um  telefone celular   ( ou  telemóvel  é um aparelho de comunicação por  ondas electromagnéticas  que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A  invenção do telefone celular  ocorreu em  1947  pelo laboratório  Bell , nos  EUA [1] .
Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, baseadas na compressão das informações ou na sua distribuição: na  primeira geração ( 1G )  (a analógica, desenvolvida no início dos  anos 80 ), com os sistemas  NMT  e  AMPS ; na  segunda geração (2G)  (digital, desenvolvida no final dos  anos 80  e início dos  anos 90 ):  GSM ,  CDMA  e  TDMA ; na  segunda geração e meia ( 2,5G )  (uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adopção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias  GPRS ,  EDGE ,  HSCSD ,  EVDO  e  1xRTT ; na  terceira geração ( 3G )  (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos  anos 90 ), como  UMTS ; na  terceira geração e meia ( 3,5G ) , como HSDPA, HSPA e HSUPA.
A indústria classifica os sistemas de telefonia móvel em gerações: a primeira geração (1G), analógica; a segunda geração (2G), digital; a segunda geração e meia ( 2,5G ), com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos; a terceira geração (3G). E já em desenvolvimento a  4G  (quarta geração). Aparelhos análogos baseados no  rádio  já eram utilizados pelos autoridades policiais de  Chicago  na década de trinta, entre outras tecnologias.
Um  Console portátil  é um aparelho  eletrônico  de dimensões reduzidas para que possa ser facilmente transportado. Tem como objetivo executar jogos eletrônicos como num  video game . Para isto o aparelho possui  tela , controles e  caixas de som  acoplados juntamente com o console alimentado por  pilhas  ou baterias. Durante as décadas de  70  e  80  algumas empresas tentaram produzir consoles portáteis, embora muitos dos aparelhos não possam ser chamados de consoles por possibilitarem jogar apenas um jogo. Em  1979  a  Microvision  produziu o primeiro console portátil que aceitava  cartuchos  com diferentes jogos. Porém o mercado de consoles portáteis só iria se popularizar com a  Nintendo  através do  Game Boy  lançado em  1989 . Desde então ela tem dominado o mercado com os sucessores do Game Boy. Atualmente o maior sucesso da Nintendo nesta área é o console portátil  Nintendo DS . Consoles portáteis não devem ser confundidos com  celulares que rodam jogos , já que os portáteis são aparelhos projetados para terem como objetivo principal rodar jogos eletrônicos.
O  Ultra Mobile PC , abreviadamente  UMPC , apresenta-se como sendo a próxima geração de computadores móveis. É um intermédio entre o  Tablet PC  e o  Pocket PC , e actualmente corre o  Windows XP  Tablet PC Edition 2005, estando no entando prevista a inclusão do  Windows Vista  aquando do seu lançamento.
Os Ultra Mobile PCs, normalmente, têm telas touchscreen de 20 centímetros com uma resoluções mínimas de 800X480 e correm uma versão adaptada do  Windows XP  Tablet PC Edition 2005 de forma a facilitar o seu uso. Trazem também incluído um  software  denominado  Touch Pack Interface  para tornar o uso da própria mão do indivíduo tão simplificado como o uso da pequena caneta digital incorporada para introduzir dados. Esse software disponibiliza também um teclado digital.
Os Ultra Mobile PCs poderão incluir um  processador   Pentium M  de 1 GHz ou o novo  Atom , com operações de até 1.8Ghz,  Memória RAM  de 256 MB a 1 GB,  disco rígido  de 30 a 160 GB, ou drives de  SSD  e podem incluir  Bluetooth ,  Wi-Fi  e  Ethernet . Podem também servir de aparelhos  GPS , e podem trazer  webcam , leitor de impressões digitais para fácil acesso a conteúdo protegido, sintonizador de  TV  ou leitor de cartões de memória. Como acessórios podem ser ligados ao UMPC tanto  mouse  como  teclados  para auxílio na introdução de dados, dado que os UMPCs beneficiam de portas  USB   2.0.
FIM No futuro, os UMPCs deverão possuir maior tempo de autonomia (deverão passar de 2 horas e 30 minutos a cerca de 8 horas), os seus preços deverão baixar e deverão incorporar o próximo  sistema operativo  da  Microsoft , o  Windows 7 . Também é muito aguardada a possibilidade de que o usuário possa instalar qualquer  sistema operativo .

Contenu connexe

Tendances

Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 1
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 1Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 1
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 1Carlos Eugenio Torres
 
Introdução a Programação de Dispositivos Móveis
Introdução a Programação de Dispositivos MóveisIntrodução a Programação de Dispositivos Móveis
Introdução a Programação de Dispositivos Móveisigorpimentel
 
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos (setembro ...
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos (setembro ...Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos (setembro ...
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos (setembro ...Carlos Eugenio Torres
 
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 2
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 2Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 2
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 2Carlos Eugenio Torres
 
Teste para dispositivos móveis - EATS Manaus 2014
Teste para dispositivos móveis - EATS Manaus 2014Teste para dispositivos móveis - EATS Manaus 2014
Teste para dispositivos móveis - EATS Manaus 2014Luana Lobão
 
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos 2014
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos 2014Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos 2014
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos 2014Carlos Eugenio Torres
 
A P R E S E N T AÇÃ O M U L T I M I D I A
A P R E S E N T AÇÃ O  M U L T I M I D I AA P R E S E N T AÇÃ O  M U L T I M I D I A
A P R E S E N T AÇÃ O M U L T I M I D I Araquelcarvalheiro
 
Impacto das NTIC para Sistemas de Informação
Impacto das NTIC para Sistemas de InformaçãoImpacto das NTIC para Sistemas de Informação
Impacto das NTIC para Sistemas de Informaçãotorreacme
 
Aula 1 - Introdução ao Mobile
Aula 1 - Introdução ao MobileAula 1 - Introdução ao Mobile
Aula 1 - Introdução ao MobileCloves da Rocha
 
Sergio antao 03_s_tc5_final
Sergio antao 03_s_tc5_finalSergio antao 03_s_tc5_final
Sergio antao 03_s_tc5_finalSérgio Antao
 
Mobile - Uma introdução sobre sistemas para dispositivos móveis.
Mobile - Uma introdução sobre sistemas para dispositivos móveis.Mobile - Uma introdução sobre sistemas para dispositivos móveis.
Mobile - Uma introdução sobre sistemas para dispositivos móveis.Júlia Fernandes Alves
 

Tendances (15)

Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 1
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 1Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 1
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 1
 
Introdução a Programação de Dispositivos Móveis
Introdução a Programação de Dispositivos MóveisIntrodução a Programação de Dispositivos Móveis
Introdução a Programação de Dispositivos Móveis
 
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos (setembro ...
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos (setembro ...Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos (setembro ...
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos (setembro ...
 
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 2
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 2Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 2
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 2
 
Palestra Mobilidade
Palestra MobilidadePalestra Mobilidade
Palestra Mobilidade
 
Teste para dispositivos móveis - EATS Manaus 2014
Teste para dispositivos móveis - EATS Manaus 2014Teste para dispositivos móveis - EATS Manaus 2014
Teste para dispositivos móveis - EATS Manaus 2014
 
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos 2014
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos 2014Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos 2014
Palestra Mobilidade - Computação móvel, Dispositivos e Aplicativos 2014
 
A P R E S E N T AÇÃ O M U L T I M I D I A
A P R E S E N T AÇÃ O  M U L T I M I D I AA P R E S E N T AÇÃ O  M U L T I M I D I A
A P R E S E N T AÇÃ O M U L T I M I D I A
 
Impacto das NTIC para Sistemas de Informação
Impacto das NTIC para Sistemas de InformaçãoImpacto das NTIC para Sistemas de Informação
Impacto das NTIC para Sistemas de Informação
 
Smartphone pesquisa
Smartphone pesquisaSmartphone pesquisa
Smartphone pesquisa
 
Aplicativos Móveis
Aplicativos MóveisAplicativos Móveis
Aplicativos Móveis
 
Aula 1 - Introdução ao Mobile
Aula 1 - Introdução ao MobileAula 1 - Introdução ao Mobile
Aula 1 - Introdução ao Mobile
 
Sergio antao 03_s_tc5_final
Sergio antao 03_s_tc5_finalSergio antao 03_s_tc5_final
Sergio antao 03_s_tc5_final
 
Mobile - Uma introdução sobre sistemas para dispositivos móveis.
Mobile - Uma introdução sobre sistemas para dispositivos móveis.Mobile - Uma introdução sobre sistemas para dispositivos móveis.
Mobile - Uma introdução sobre sistemas para dispositivos móveis.
 
Desenvolvimento 3G
Desenvolvimento 3GDesenvolvimento 3G
Desenvolvimento 3G
 

Similaire à Dispositivos Móveis

Apostila CBTU - Informática - Part#7
Apostila CBTU - Informática - Part#7Apostila CBTU - Informática - Part#7
Apostila CBTU - Informática - Part#7Thomas Willams
 
Linux e sistemas embarcados
Linux e sistemas embarcadosLinux e sistemas embarcados
Linux e sistemas embarcadosRicardo Pinheiro
 
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1ruitavares998
 
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1ruitavares998
 
informatica-retificada-alba.pdf
informatica-retificada-alba.pdfinformatica-retificada-alba.pdf
informatica-retificada-alba.pdfLeandroTelesRocha2
 
NG5-Evolução do Telemóvel
NG5-Evolução do TelemóvelNG5-Evolução do Telemóvel
NG5-Evolução do TelemóvelAT
 
Mobile Linux com Google Android
Mobile Linux com Google AndroidMobile Linux com Google Android
Mobile Linux com Google Androidfelipebzr
 
Linux Móvel: do EZX ao MeeGo
Linux Móvel: do EZX ao MeeGoLinux Móvel: do EZX ao MeeGo
Linux Móvel: do EZX ao MeeGoUEPA
 
ABCVIDA Informática básica abc atualizado
ABCVIDA Informática básica abc atualizadoABCVIDA Informática básica abc atualizado
ABCVIDA Informática básica abc atualizadoluizsuss
 
Informática básica abc atualizado
Informática básica abc atualizadoInformática básica abc atualizado
Informática básica abc atualizadoluizsuss
 
Terminal
TerminalTerminal
TerminalAngCamp
 
Computacao Movel e Sem Fio
Computacao Movel e Sem FioComputacao Movel e Sem Fio
Computacao Movel e Sem FioDouglas Frari
 
Cidadania e profissionalidade - novos processos de trabalho
Cidadania e profissionalidade - novos processos de trabalhoCidadania e profissionalidade - novos processos de trabalho
Cidadania e profissionalidade - novos processos de trabalhobenficamateus
 

Similaire à Dispositivos Móveis (20)

Apostila CBTU - Informática - Part#7
Apostila CBTU - Informática - Part#7Apostila CBTU - Informática - Part#7
Apostila CBTU - Informática - Part#7
 
TelemóVeis E Sistemas Operativos
TelemóVeis E Sistemas OperativosTelemóVeis E Sistemas Operativos
TelemóVeis E Sistemas Operativos
 
Linux e sistemas embarcados
Linux e sistemas embarcadosLinux e sistemas embarcados
Linux e sistemas embarcados
 
Foc tecnologia 09
Foc tecnologia 09Foc tecnologia 09
Foc tecnologia 09
 
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1
 
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1
Tcvb2 rui tavares__sistemasoperativos_v1
 
trabalho de tic
trabalho de tic trabalho de tic
trabalho de tic
 
informatica-retificada-alba.pdf
informatica-retificada-alba.pdfinformatica-retificada-alba.pdf
informatica-retificada-alba.pdf
 
Informática + Linux
Informática + LinuxInformática + Linux
Informática + Linux
 
NG5-Evolução do Telemóvel
NG5-Evolução do TelemóvelNG5-Evolução do Telemóvel
NG5-Evolução do Telemóvel
 
Mobile Linux com Google Android
Mobile Linux com Google AndroidMobile Linux com Google Android
Mobile Linux com Google Android
 
A história do computador.ppt
A história do computador.pptA história do computador.ppt
A história do computador.ppt
 
Linux Móvel: do EZX ao MeeGo
Linux Móvel: do EZX ao MeeGoLinux Móvel: do EZX ao MeeGo
Linux Móvel: do EZX ao MeeGo
 
ABCVIDA Informática básica abc atualizado
ABCVIDA Informática básica abc atualizadoABCVIDA Informática básica abc atualizado
ABCVIDA Informática básica abc atualizado
 
Informática básica abc atualizado
Informática básica abc atualizadoInformática básica abc atualizado
Informática básica abc atualizado
 
Ciclo de palestras da JFRJ - Aplicativos Móveis
Ciclo de palestras da JFRJ - Aplicativos MóveisCiclo de palestras da JFRJ - Aplicativos Móveis
Ciclo de palestras da JFRJ - Aplicativos Móveis
 
Terminal
TerminalTerminal
Terminal
 
Desenvolvimento para Windows Mobile
Desenvolvimento para Windows MobileDesenvolvimento para Windows Mobile
Desenvolvimento para Windows Mobile
 
Computacao Movel e Sem Fio
Computacao Movel e Sem FioComputacao Movel e Sem Fio
Computacao Movel e Sem Fio
 
Cidadania e profissionalidade - novos processos de trabalho
Cidadania e profissionalidade - novos processos de trabalhoCidadania e profissionalidade - novos processos de trabalho
Cidadania e profissionalidade - novos processos de trabalho
 

Dispositivos Móveis

  • 1.  
  • 2. Os dispositivos móveis podem ser pagers, telefones celulares, webphones, pagers bidirecionais, PDAs (assistentes digitais pessoais) e aparelhos para aceder a Internet. Essa lista vem crescendo, à medida que mais dispositivos novos são introduzidos a cada dia! Os dispositivos móveis permitem a comunicação com outras pessoas e a obtenção de informações em qualquer lugar, a qualquer hora.
  • 3. Smartphone é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu Sistema Operacional . Os Sistemas Operacionais dos Smartphones são "abertos" (não confundir com código-fonte aberto), o que significa que é possível que qualquer pessoa desenvolva programas que podem funcionar nesses telefones. Numa tradução livre, do inglês "smartphone" - "telefone inteligente". Usualmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais: capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal e agenda de contatos que utiliza toda a memória disponível no celular (não é limitada a um número fixo de contactos). [
  • 4. Personal digital assistants ( PDA s ou Handheld s), ou Assistente Pessoal Digital , é um computador de dimensões reduzidas (cerca de A6 ), dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funções de agenda e sistema informático de escritório elementar, com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios - wi-fi - para acesso a correio electrónico e internet . Os PDAs de hoje possuem grande quantidade de memória e diversos softwares para várias áreas de interesse. Os modelos mais sofisticados possuem modem (para acesso à internet ), câmera digital acoplada (para fotos e filmagens), tela colorida, rede sem fio embutida.
  • 5. Os PDAs guardam das agendas eletrônicas somente as dimensões, pois sua utilidade e aplicabilidade estão se aproximando cada vez mais rapidamente dos computadores de mesa. Existem duas famílias principais de PDA no mercado hoje: Os PalmOne e os Pocket PC . Os PalmOne utilizam o sistema operacional Palm OS da PalmSource (ex-Palm Computing), um sistema estável, mas restrito quanto ao número de fabricantes que o adoptaram, actualmente o sistema operativo mais utilizado no mundo é o Windows Mobile, como comprovam todos os estudos de mercado, de tal modo que a própria Palm passou também a adoptar esse sistema nos terminais com função celular como é o exemplo do Palm Treo 700 e 750v e treo 500v.
  • 6. O número de PDAs no mundo vem crescendo de forma exponencial, mas tendências indicam que em poucos anos os Smartphones (desenvolvido através da "fusão" entre um PDA e um telefone celular ) serão maioria absoluta. Veja, como exemplo, a linha Treo , da Palm. Atualmente os PDAs estão fazendo de tudo. Desde tocar mp3 e tirar fotos, até servir de controle remoto para os seus equipamentos electrónicos. Existem também PDAs rodando o sistema operacional Linux . Um dos projectos mais conhecidos e interessante é o Pocket Linux , desenvolvido todo com base na distribuição do Debian , a ideia é criar um Linux extremamente fácil de manipular e utilizar, para substituir o sistema operacional proprietário de vários PDAs.
  • 7. A interface é simples e bem familiar aos usuários dos portáteis, e pode ser moldada através de temas que os próprios usuários podem criar, estes temas e configurações são salvos em XML podendo facilmente ser transportados para outros SO`s proprietários. O sistema tem um bom conjunto de aplicativos, como cliente de e-mail, leitor de música digital, jogos e até visualizadores de vídeo. O reconhecimento de escrita também está presente, e pode-se utilizar o teclado na tela do PDA. A indispensável sincronização com o PC também está disponível.
  • 8. Um telefone celular ( ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell , nos EUA [1] .
  • 9. Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, baseadas na compressão das informações ou na sua distribuição: na primeira geração ( 1G ) (a analógica, desenvolvida no início dos anos 80 ), com os sistemas NMT e AMPS ; na segunda geração (2G) (digital, desenvolvida no final dos anos 80 e início dos anos 90 ): GSM , CDMA e TDMA ; na segunda geração e meia ( 2,5G ) (uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adopção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias GPRS , EDGE , HSCSD , EVDO e 1xRTT ; na terceira geração ( 3G ) (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 90 ), como UMTS ; na terceira geração e meia ( 3,5G ) , como HSDPA, HSPA e HSUPA.
  • 10. A indústria classifica os sistemas de telefonia móvel em gerações: a primeira geração (1G), analógica; a segunda geração (2G), digital; a segunda geração e meia ( 2,5G ), com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos; a terceira geração (3G). E já em desenvolvimento a 4G (quarta geração). Aparelhos análogos baseados no rádio já eram utilizados pelos autoridades policiais de Chicago na década de trinta, entre outras tecnologias.
  • 11. Um Console portátil é um aparelho eletrônico de dimensões reduzidas para que possa ser facilmente transportado. Tem como objetivo executar jogos eletrônicos como num video game . Para isto o aparelho possui tela , controles e caixas de som acoplados juntamente com o console alimentado por pilhas ou baterias. Durante as décadas de 70 e 80 algumas empresas tentaram produzir consoles portáteis, embora muitos dos aparelhos não possam ser chamados de consoles por possibilitarem jogar apenas um jogo. Em 1979 a Microvision produziu o primeiro console portátil que aceitava cartuchos com diferentes jogos. Porém o mercado de consoles portáteis só iria se popularizar com a Nintendo através do Game Boy lançado em 1989 . Desde então ela tem dominado o mercado com os sucessores do Game Boy. Atualmente o maior sucesso da Nintendo nesta área é o console portátil Nintendo DS . Consoles portáteis não devem ser confundidos com celulares que rodam jogos , já que os portáteis são aparelhos projetados para terem como objetivo principal rodar jogos eletrônicos.
  • 12. O Ultra Mobile PC , abreviadamente UMPC , apresenta-se como sendo a próxima geração de computadores móveis. É um intermédio entre o Tablet PC e o Pocket PC , e actualmente corre o Windows XP Tablet PC Edition 2005, estando no entando prevista a inclusão do Windows Vista aquando do seu lançamento.
  • 13. Os Ultra Mobile PCs, normalmente, têm telas touchscreen de 20 centímetros com uma resoluções mínimas de 800X480 e correm uma versão adaptada do Windows XP Tablet PC Edition 2005 de forma a facilitar o seu uso. Trazem também incluído um software denominado Touch Pack Interface para tornar o uso da própria mão do indivíduo tão simplificado como o uso da pequena caneta digital incorporada para introduzir dados. Esse software disponibiliza também um teclado digital.
  • 14. Os Ultra Mobile PCs poderão incluir um processador Pentium M de 1 GHz ou o novo Atom , com operações de até 1.8Ghz, Memória RAM de 256 MB a 1 GB, disco rígido de 30 a 160 GB, ou drives de SSD e podem incluir Bluetooth , Wi-Fi e Ethernet . Podem também servir de aparelhos GPS , e podem trazer webcam , leitor de impressões digitais para fácil acesso a conteúdo protegido, sintonizador de TV ou leitor de cartões de memória. Como acessórios podem ser ligados ao UMPC tanto mouse como teclados para auxílio na introdução de dados, dado que os UMPCs beneficiam de portas USB 2.0.
  • 15. FIM No futuro, os UMPCs deverão possuir maior tempo de autonomia (deverão passar de 2 horas e 30 minutos a cerca de 8 horas), os seus preços deverão baixar e deverão incorporar o próximo sistema operativo da Microsoft , o Windows 7 . Também é muito aguardada a possibilidade de que o usuário possa instalar qualquer sistema operativo .