SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  8
 
O trânsito inserido nas áreas curriculares Língua Portuguesa e Trânsito O trânsito pode ser inserido na Língua Portuguesa, especialmente, a partir da leitura, análise e interpretação de textos jornalísticos, uma vez que é bastante comum encontrar nos jornais matérias sobre o assunto. No entanto, panfletos   educativos, livros paradidáticos e de literatura, crônicas, quadrinhos, entre tantos outros recursos também podem suscitar debates e reflexões. Os alunos podem, da mesma forma, registrar por escrito as observações do trânsito de sua cidade, elaborando descrições subjetivas, propiciando a sequencialização das imagens visuais no processo da escrita. A produção de panfletos, de cartazes e de outros materiais de trânsito, promove a criatividade escrita: criar  slogans  ou frases sobre os conhecimentos adquiridos estimulam a troca de ideias entre o grupo. Distribuir as produções realizadas aos demais alunos da escola e à comunidade é uma forma de estabelecer relações sociais.
O trânsito inserido nas áreas curriculares Matemática e Trânsito A potencialidade do conhecimento matemático deve ser explorada por meio do contato com as diferentes linguagens matemáticas: esquemas, gráficos, tabelas. A utilização de jogos e a resolução de problemas (com aplicabilidade prática) possibilitam a convivência social, uma vez que a Matemática está presente na vida das pessoas em incontáveis momentos e situações. A partir de dados estatísticos encontrados em sítios dos órgãos do Governo Federal, Estadual ou Municipal, é possível  trabalhar com infinitas possibilidades matemáticas relacionadas ao trânsito. Ao elaborar com os alunos o levantamento de dados, você pode sugerir a construção de gráficos, a elaboração de tabelas, utilizando diferentes linguagens matemáticas. A resolução de problemas também pode partir de situações ocorridas no trânsito. Porém, o mais importante é que você não deixe de analisar e de refletir com seus alunos os dados coletados e as situações ocorridas, oportunizando o debate e a manifestação de opiniões a respeito do tema. Não basta apenas calcular índices, produzir gráficos e tabelas ou, ainda, efetuar operações matemáticas, sem refletir sobre as situações abordadas em sala de aula e criar soluções de compromisso capazes de aumentar a qualidade de vida das pessoas no trânsito.
O trânsito inserido nas áreas curriculares Ciências Naturais e Trânsito Por sua abrangência, a área das Ciências Naturais permite a plena inclusão do tema trânsito. Para se ter uma idéia, os grandes agentes da poluição atmosférica são as indústrias e os veículos motorizados. As fibras de amianto, que escapam dos freios dos veículos, liberam poeira (material particulado), enquanto que os motores – diesel e gasolina – lançam no ar gases tóxicos. Os veículos motorizados têm, também, grande parcela de responsabilidade pelas chuvas ácidas, devido aos gases tóxicos e aos materiais particulados emitidos por eles. A poluição sonora é outro agravante à questão ambiental, assim como os objetos que são jogados pelas ruas da cidade, podendo levar centenas de anos para transformar-se em compostos mais simples. Sob o ponto de vista tecnológico, você pode analisar com seus alunos o avanço dos equipamentos de segurança, de sinalização e de fiscalização de trânsito, especialmente, nos últimos dez anos.  A tecnologia tem sido uma aliada ao trânsito, uma vez que atualmente existem sistemas interligando todos os Departamentos Estaduais de Trânsito. A implantação dos sistemas RENACH (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação) que visa integrar as informações sobre cidadãos, condutores em todo o território nacional; RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) que tem como objetivo integrar as informações sobre todos os veículos da frota nacional, além do RENAINF (Registro Nacional de Infrações Interestaduais) também pode ser fonte de discussões sobre a era tecnológica do trânsito.
O trânsito inserido nas áreas curriculares História e Trânsito A História deve promover o estudo das obras humanas, do presente e do passado, a fim de que os alunos desenvolvam noções de diferença e semelhança, de continuidade e permanência, no tempo e no espaço, para a formação de sua identidade social. É o saber histórico, acumulado durante muitas gerações, que possibilita a produção de novos saberes, transformando e definindo o presente. O trânsito, percebido como processo histórico, pode ser inserido como objeto de conhecimento em diversos conteúdos. Reconstruir a história da cidade onde vivem é um exemplo: os alunos podem pesquisar junto aos seus avós ou a pessoas mais velhas, questionando-os sobre como era o espaço físico, a forma de vida, os costumes, as brincadeiras, quando eram crianças. Coletar fotos antigas e estabelecer relações entre fotos atuais, percebendo as transformações ocorridas – em diversos aspectos – no decorrer dos tempos é, da mesma forma, importante para a compreensão dos fatos e sujeitos históricos. A pesquisa sobre a evolução dos meios de transporte e de transporte coletivo pode conduzir à análise dos aspectos sociais envolvidos neste processo histórico: meio de transporte como necessidade e como bem de consumo. Estabelecer relações entre os antigos e o atual CTB, contextualizando-os com o momento social e político em que foram aprovados é, também, uma forma de trabalhar com fatos, sujeitos e tempo históricos. Para abordar os conteúdos, você deve utilizar muitas imagens (fotos, vídeos, jornais e outras fontes visuais), uma vez que são recursos indispensáveis para construção do conhecimento histórico.
O trânsito inserido nas áreas curriculares Geografia e Trânsito Atualmente, a Geografia ocupa lugar de destaque na escola, sendo reconhecida como a ciência do espaço. Compreendendo que o espaço geográfico não se limita aos aspectos visíveis nas paisagens, o estudo da Geografia transcende ao nível das aparências e mergulha nas manifestações físicas das sociedades que se desenvolvem nas diferentes paisagens. Por isso, para entender o significado dos lugares: sua forma de vida, suas regras, sua aparência, é necessário entender, também, as relações existentes entre eles. Para tanto, o professor de Geografia precisa incentivar seus alunos a observar os lugares com um olhar mais aprofundado e crítico. Assim, compreenderão que o lugar onde vivem não se encerra em si mesmo, uma vez que depende, de forma direta ou indireta, de outros lugares. O trabalho humano, nos diversos momentos históricos, é o fator determinante da diferença entre as paisagens e da construção do espaço geográfico. O foco da Geografia recai, portanto, sobre as ações das pessoas (individuais ou coletivas) no espaço e no tempo e as consequências destas ações tanto para si próprio quanto para a sociedade.  Assim observada, a Geografia tem grande compatibilidade com o tema trânsito, pois, por meio do estudo do espaço geográfico e de suas paisagens, torna-se impossível deixar de analisar o fenômeno da urbanização e, por conseguinte, a problemática que envolve o trânsito. Além disso, o trânsito está relacionado, também, ao espaço da produção industrial (bens de produção, bens de consumo), importante aspecto a ser estudado nesta área.
O trânsito inserido nas áreas curriculares Arte e Trânsito O estudo da Arte desenvolve a percepção, a reflexão, a imaginação, a criatividade. Para aprender Arte é preciso conviver com as diferentes linguagens artísticas: pintura, escultura, música, teatro, dança... Conhecer as produções artísticas de diferentes épocas e culturas amplia os horizontes das pessoas; expande seu mundo interior. Por isso, o ensino da Arte deve estar fundamentado em dois relevantes aspectos: o acesso à arte e a possibilidade de manifestar-se artisticamente. Assim, você pode promover atividades que propiciem o acesso à arte, incentivando a sensibilidade dos alunos: visitas a museus, leitura de obras específicas, passeios ao teatro, caminhadas pelo setor histórico da cidade, entre tantas outras vivências que darão sentido e movimento ao universo artístico. O trânsito pode ser transversalizado, por exemplo, quando os alunos compreendem que as chuvas ácidas, causadas pelos gases poluentes lançados no ar, especialmente por fábricas de automóveis, corroem esculturas e monumentos artísticos. Neste momento, o trânsito precisa ser debatido a fim de que os alunos estudem o fato e posicionem-se diante dele. Outro modo de inserir o trânsito na Arte é produzir uma peça de teatro relacionada ao tema. Os alunos podem escrever o roteiro, confeccionar os cenários, desenhar e confeccionar o figurino, selecionar as músicas para a trilha sonora. Enfim, utilizar uma série de linguagens e expressões artísticas voltadas ao tema.
O trânsito inserido nas áreas curriculares Educação Física e Trânsito Na escola, o que se pretende não é formar profissionais do esporte, mas desenvolver as potencialidades corporais de cada aluno por meio de diversas atividades corporais e lúdicas. Os jogos, a dança, a ginástica e os esportes podem ser tratados como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura. Portanto, cada aula de Educação Física deve explorar novas possibilidades corporais. A Educação Física pode incluir o tema trânsito em seu currículo ao trabalhar com noções de lateralidade e espaciais, imprescindíveis à locomoção. Atividades corporais de deslocamento que solicitem o domínio dos conhecimentos esquerda, direita, para frente, para trás, são muito importantes para a localização espacial. Você também pode programar com alunos, pais e comunidade, um passeio ciclístico. Traçar, juntamente com os alunos, o caminho a ser percorrido, solicitar segurança dos agentes de trânsito, discutir sobre o uso de equipamentos de segurança, analisar as regras estabelecidas para os ciclistas e outras questões voltadas ao trânsito, serão fundamentais para os alunos compreenderem que andar de bicicleta na via pública requer cuidados e muita responsabilidade. As aulas de Educação Física podem levar ao debate sobre brincadeiras na via pública. Os alunos precisam compreender que não se pode jogar bola ou praticar outra atividade esportiva em locais próximos à via. Você pode pesquisar com seus alunos os locais da cidade apropriados para brincadeiras e elaborar uma lista com os endereços de quadras poliesportivas, praças, parques e outros lugares destinados ao lazer. Outras situações, como: uso de skates, de patins, de carrinhos de rolimã na via pública, devem ser discutidas com o objetivo de conscientizar os alunos sobre os cuidados necessários.

Contenu connexe

Tendances

Projeto Trânsito Seguro
Projeto Trânsito SeguroProjeto Trânsito Seguro
Projeto Trânsito SeguroRose Oliveira
 
Projeto criança no transito
Projeto criança no transitoProjeto criança no transito
Projeto criança no transitoÍris Ferreira
 
Educando para um Trânsito Educado
Educando para um Trânsito EducadoEducando para um Trânsito Educado
Educando para um Trânsito Educadoguesta09e46
 
Projeto sobre transito
Projeto sobre transitoProjeto sobre transito
Projeto sobre transitoAndreia Mello
 
Educar para humanizar o trânsito
Educar para humanizar o trânsitoEducar para humanizar o trânsito
Educar para humanizar o trânsitoNice Lacerda
 
Projeto do Trânsito das Educadoras da 1ª fase do 1º ciclo da Escola Estadua...
Projeto do Trânsito  das Educadoras da 1ª fase do 1º ciclo da  Escola Estadua...Projeto do Trânsito  das Educadoras da 1ª fase do 1º ciclo da  Escola Estadua...
Projeto do Trânsito das Educadoras da 1ª fase do 1º ciclo da Escola Estadua...Aleinat
 
Projeto educação para o trânsito
Projeto educação para o trânsitoProjeto educação para o trânsito
Projeto educação para o trânsitoMarina Heitor
 
Projeto Educação no Trânsito
Projeto Educação no TrânsitoProjeto Educação no Trânsito
Projeto Educação no TrânsitoJoyce Romão
 
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011Dutra Santos
 
A humanização no trânsito
A humanização no trânsitoA humanização no trânsito
A humanização no trânsitoNice Lacerda
 
Projeto conscientização do transito
Projeto conscientização do transitoProjeto conscientização do transito
Projeto conscientização do transitoGisela Martin
 
Projeto de pesquisa psicologia do transito ;.,; união nacional das instituiçõ...
Projeto de pesquisa psicologia do transito ;.,; união nacional das instituiçõ...Projeto de pesquisa psicologia do transito ;.,; união nacional das instituiçõ...
Projeto de pesquisa psicologia do transito ;.,; união nacional das instituiçõ...Sergio Nazario
 
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011Dutra Santos
 
Informativo mensal do mês de Outubro de 2014
Informativo  mensal do mês de Outubro de 2014Informativo  mensal do mês de Outubro de 2014
Informativo mensal do mês de Outubro de 2014ObsDrFurb
 
Ativ 4-5-cleuzalopes-rosimare2
Ativ 4-5-cleuzalopes-rosimare2Ativ 4-5-cleuzalopes-rosimare2
Ativ 4-5-cleuzalopes-rosimare2osmeria
 

Tendances (20)

Trânsito(1)
Trânsito(1)Trânsito(1)
Trânsito(1)
 
Projeto Trânsito Seguro
Projeto Trânsito SeguroProjeto Trânsito Seguro
Projeto Trânsito Seguro
 
Projeto criança no transito
Projeto criança no transitoProjeto criança no transito
Projeto criança no transito
 
Educando para um Trânsito Educado
Educando para um Trânsito EducadoEducando para um Trânsito Educado
Educando para um Trânsito Educado
 
Projeto sobre transito
Projeto sobre transitoProjeto sobre transito
Projeto sobre transito
 
Educar para humanizar o trânsito
Educar para humanizar o trânsitoEducar para humanizar o trânsito
Educar para humanizar o trânsito
 
Projeto do Trânsito das Educadoras da 1ª fase do 1º ciclo da Escola Estadua...
Projeto do Trânsito  das Educadoras da 1ª fase do 1º ciclo da  Escola Estadua...Projeto do Trânsito  das Educadoras da 1ª fase do 1º ciclo da  Escola Estadua...
Projeto do Trânsito das Educadoras da 1ª fase do 1º ciclo da Escola Estadua...
 
Projeto "Trânsito"
Projeto "Trânsito"Projeto "Trânsito"
Projeto "Trânsito"
 
Projeto educação para o trânsito
Projeto educação para o trânsitoProjeto educação para o trânsito
Projeto educação para o trânsito
 
Projeto Educação no Trânsito
Projeto Educação no TrânsitoProjeto Educação no Trânsito
Projeto Educação no Trânsito
 
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011
 
A humanização no trânsito
A humanização no trânsitoA humanização no trânsito
A humanização no trânsito
 
Trânsito 4º ano 2014
Trânsito 4º ano 2014Trânsito 4º ano 2014
Trânsito 4º ano 2014
 
Projeto Nosso Trânsito
Projeto Nosso TrânsitoProjeto Nosso Trânsito
Projeto Nosso Trânsito
 
Projeto conscientização do transito
Projeto conscientização do transitoProjeto conscientização do transito
Projeto conscientização do transito
 
Projeto de pesquisa psicologia do transito ;.,; união nacional das instituiçõ...
Projeto de pesquisa psicologia do transito ;.,; união nacional das instituiçõ...Projeto de pesquisa psicologia do transito ;.,; união nacional das instituiçõ...
Projeto de pesquisa psicologia do transito ;.,; união nacional das instituiçõ...
 
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011
Tcc a valorização da vida através da educação para o trânsito 2011
 
Informativo mensal do mês de Outubro de 2014
Informativo  mensal do mês de Outubro de 2014Informativo  mensal do mês de Outubro de 2014
Informativo mensal do mês de Outubro de 2014
 
Ações para o trânsito
Ações para o trânsitoAções para o trânsito
Ações para o trânsito
 
Ativ 4-5-cleuzalopes-rosimare2
Ativ 4-5-cleuzalopes-rosimare2Ativ 4-5-cleuzalopes-rosimare2
Ativ 4-5-cleuzalopes-rosimare2
 

Similaire à O tema trânsito inserido nas áreas curriculares

Trânsito uma proposta transversal
Trânsito uma proposta transversalTrânsito uma proposta transversal
Trânsito uma proposta transversalSimoneHelenDrumond
 
17463213 cartografia
17463213 cartografia17463213 cartografia
17463213 cartografiaCarla Sena
 
Conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvas
Conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvasConteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvas
Conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvasFlávia Maria
 
Otm. conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvas
Otm. conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvasOtm. conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvas
Otm. conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvaselannialins
 
ORIENTACOES CURRICULARES ARTES
ORIENTACOES CURRICULARES ARTESORIENTACOES CURRICULARES ARTES
ORIENTACOES CURRICULARES ARTESJayme Sousa
 
O uso de fontes em sala de aula
O uso de fontes em sala de aulaO uso de fontes em sala de aula
O uso de fontes em sala de aulaAdilour Souto
 
Educação inclusiva meios de transportes e trânsito
Educação inclusiva meios de transportes e trânsitoEducação inclusiva meios de transportes e trânsito
Educação inclusiva meios de transportes e trânsitoSimoneHelenDrumond
 
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdf
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdfGuia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdf
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdfCludiaMelo29
 
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdf
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdfGuia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdf
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdfMiguelFontoura3
 
Educacao das artes_visuais_na_perspectiva_da_cultura_visual_conceituacoes_pro...
Educacao das artes_visuais_na_perspectiva_da_cultura_visual_conceituacoes_pro...Educacao das artes_visuais_na_perspectiva_da_cultura_visual_conceituacoes_pro...
Educacao das artes_visuais_na_perspectiva_da_cultura_visual_conceituacoes_pro...Priscila Macedo
 
31 997320837 semana cultural virtual
31 997320837 semana cultural virtual31 997320837 semana cultural virtual
31 997320837 semana cultural virtualDescomplicaConsultor
 
Plano de curso, CH, 1º ano, 2023.pdf
Plano de curso, CH, 1º ano, 2023.pdfPlano de curso, CH, 1º ano, 2023.pdf
Plano de curso, CH, 1º ano, 2023.pdfFbioGil9
 
Programa Mais Cultura nas Escolas
Programa Mais Cultura nas EscolasPrograma Mais Cultura nas Escolas
Programa Mais Cultura nas EscolasIEE Wilcam
 
Currículo referência geohgrafia 6º ao 9º ano
Currículo referência geohgrafia 6º ao 9º anoCurrículo referência geohgrafia 6º ao 9º ano
Currículo referência geohgrafia 6º ao 9º anotecnicossme
 
Arte livro 2013 - Curriculo minimo
Arte livro 2013 - Curriculo minimoArte livro 2013 - Curriculo minimo
Arte livro 2013 - Curriculo minimoMunique Silva
 
Partilhando experiências interdisciplinares em arte, uma proposta de cartogra...
Partilhando experiências interdisciplinares em arte, uma proposta de cartogra...Partilhando experiências interdisciplinares em arte, uma proposta de cartogra...
Partilhando experiências interdisciplinares em arte, uma proposta de cartogra...pibiduergsmontenegro
 

Similaire à O tema trânsito inserido nas áreas curriculares (20)

Trânsito uma proposta transversal
Trânsito uma proposta transversalTrânsito uma proposta transversal
Trânsito uma proposta transversal
 
Sequencia didatica
Sequencia didaticaSequencia didatica
Sequencia didatica
 
Sequencia Didatica Arte-3oEM
Sequencia Didatica Arte-3oEMSequencia Didatica Arte-3oEM
Sequencia Didatica Arte-3oEM
 
BNCC Linguagens e suas Tecnologias.pdf
BNCC Linguagens e suas Tecnologias.pdfBNCC Linguagens e suas Tecnologias.pdf
BNCC Linguagens e suas Tecnologias.pdf
 
17463213 cartografia
17463213 cartografia17463213 cartografia
17463213 cartografia
 
Conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvas
Conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvasConteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvas
Conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvas
 
Otm. conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvas
Otm. conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvasOtm. conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvas
Otm. conteudos programaticos artes_ef_01_a_09_ano_curvas
 
ORIENTACOES CURRICULARES ARTES
ORIENTACOES CURRICULARES ARTESORIENTACOES CURRICULARES ARTES
ORIENTACOES CURRICULARES ARTES
 
O uso de fontes em sala de aula
O uso de fontes em sala de aulaO uso de fontes em sala de aula
O uso de fontes em sala de aula
 
Educação inclusiva meios de transportes e trânsito
Educação inclusiva meios de transportes e trânsitoEducação inclusiva meios de transportes e trânsito
Educação inclusiva meios de transportes e trânsito
 
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdf
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdfGuia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdf
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdf
 
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdf
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdfGuia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdf
Guia_Educação_Artistica_1º_ciclo__Digital.pdf
 
Educacao das artes_visuais_na_perspectiva_da_cultura_visual_conceituacoes_pro...
Educacao das artes_visuais_na_perspectiva_da_cultura_visual_conceituacoes_pro...Educacao das artes_visuais_na_perspectiva_da_cultura_visual_conceituacoes_pro...
Educacao das artes_visuais_na_perspectiva_da_cultura_visual_conceituacoes_pro...
 
31 997320837 semana cultural virtual
31 997320837 semana cultural virtual31 997320837 semana cultural virtual
31 997320837 semana cultural virtual
 
Plano de curso, CH, 1º ano, 2023.pdf
Plano de curso, CH, 1º ano, 2023.pdfPlano de curso, CH, 1º ano, 2023.pdf
Plano de curso, CH, 1º ano, 2023.pdf
 
Tecnologías digitales y retos para una práctica pedagógica educomunicativa
Tecnologías digitales y retos para una práctica pedagógica educomunicativaTecnologías digitales y retos para una práctica pedagógica educomunicativa
Tecnologías digitales y retos para una práctica pedagógica educomunicativa
 
Programa Mais Cultura nas Escolas
Programa Mais Cultura nas EscolasPrograma Mais Cultura nas Escolas
Programa Mais Cultura nas Escolas
 
Currículo referência geohgrafia 6º ao 9º ano
Currículo referência geohgrafia 6º ao 9º anoCurrículo referência geohgrafia 6º ao 9º ano
Currículo referência geohgrafia 6º ao 9º ano
 
Arte livro 2013 - Curriculo minimo
Arte livro 2013 - Curriculo minimoArte livro 2013 - Curriculo minimo
Arte livro 2013 - Curriculo minimo
 
Partilhando experiências interdisciplinares em arte, uma proposta de cartogra...
Partilhando experiências interdisciplinares em arte, uma proposta de cartogra...Partilhando experiências interdisciplinares em arte, uma proposta de cartogra...
Partilhando experiências interdisciplinares em arte, uma proposta de cartogra...
 

Dernier

Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...AnaAugustaLagesZuqui
 
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDFRenascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDFRafaelaMartins72608
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptNathaliaFreitas32
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...azulassessoria9
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...marcelafinkler
 
QUIZ ensino fundamental 8º ano revisão geral
QUIZ ensino fundamental 8º ano revisão geralQUIZ ensino fundamental 8º ano revisão geral
QUIZ ensino fundamental 8º ano revisão geralAntonioVieira539017
 
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfAula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfKarinaSouzaCorreiaAl
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfamarianegodoi
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.denisecompasso2
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptjricardo76
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...PatriciaCaetano18
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLidianePaulaValezi
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfAutonoma
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do séculoBiblioteca UCS
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedJaquelineBertagliaCe
 
Cópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptx
Cópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptxCópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptx
Cópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptxSilvana Silva
 

Dernier (20)

Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
 
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDFRenascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDF
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
 
QUIZ ensino fundamental 8º ano revisão geral
QUIZ ensino fundamental 8º ano revisão geralQUIZ ensino fundamental 8º ano revisão geral
QUIZ ensino fundamental 8º ano revisão geral
 
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfAula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
 
Cópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptx
Cópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptxCópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptx
Cópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptx
 

O tema trânsito inserido nas áreas curriculares

  • 1.  
  • 2. O trânsito inserido nas áreas curriculares Língua Portuguesa e Trânsito O trânsito pode ser inserido na Língua Portuguesa, especialmente, a partir da leitura, análise e interpretação de textos jornalísticos, uma vez que é bastante comum encontrar nos jornais matérias sobre o assunto. No entanto, panfletos educativos, livros paradidáticos e de literatura, crônicas, quadrinhos, entre tantos outros recursos também podem suscitar debates e reflexões. Os alunos podem, da mesma forma, registrar por escrito as observações do trânsito de sua cidade, elaborando descrições subjetivas, propiciando a sequencialização das imagens visuais no processo da escrita. A produção de panfletos, de cartazes e de outros materiais de trânsito, promove a criatividade escrita: criar slogans ou frases sobre os conhecimentos adquiridos estimulam a troca de ideias entre o grupo. Distribuir as produções realizadas aos demais alunos da escola e à comunidade é uma forma de estabelecer relações sociais.
  • 3. O trânsito inserido nas áreas curriculares Matemática e Trânsito A potencialidade do conhecimento matemático deve ser explorada por meio do contato com as diferentes linguagens matemáticas: esquemas, gráficos, tabelas. A utilização de jogos e a resolução de problemas (com aplicabilidade prática) possibilitam a convivência social, uma vez que a Matemática está presente na vida das pessoas em incontáveis momentos e situações. A partir de dados estatísticos encontrados em sítios dos órgãos do Governo Federal, Estadual ou Municipal, é possível trabalhar com infinitas possibilidades matemáticas relacionadas ao trânsito. Ao elaborar com os alunos o levantamento de dados, você pode sugerir a construção de gráficos, a elaboração de tabelas, utilizando diferentes linguagens matemáticas. A resolução de problemas também pode partir de situações ocorridas no trânsito. Porém, o mais importante é que você não deixe de analisar e de refletir com seus alunos os dados coletados e as situações ocorridas, oportunizando o debate e a manifestação de opiniões a respeito do tema. Não basta apenas calcular índices, produzir gráficos e tabelas ou, ainda, efetuar operações matemáticas, sem refletir sobre as situações abordadas em sala de aula e criar soluções de compromisso capazes de aumentar a qualidade de vida das pessoas no trânsito.
  • 4. O trânsito inserido nas áreas curriculares Ciências Naturais e Trânsito Por sua abrangência, a área das Ciências Naturais permite a plena inclusão do tema trânsito. Para se ter uma idéia, os grandes agentes da poluição atmosférica são as indústrias e os veículos motorizados. As fibras de amianto, que escapam dos freios dos veículos, liberam poeira (material particulado), enquanto que os motores – diesel e gasolina – lançam no ar gases tóxicos. Os veículos motorizados têm, também, grande parcela de responsabilidade pelas chuvas ácidas, devido aos gases tóxicos e aos materiais particulados emitidos por eles. A poluição sonora é outro agravante à questão ambiental, assim como os objetos que são jogados pelas ruas da cidade, podendo levar centenas de anos para transformar-se em compostos mais simples. Sob o ponto de vista tecnológico, você pode analisar com seus alunos o avanço dos equipamentos de segurança, de sinalização e de fiscalização de trânsito, especialmente, nos últimos dez anos. A tecnologia tem sido uma aliada ao trânsito, uma vez que atualmente existem sistemas interligando todos os Departamentos Estaduais de Trânsito. A implantação dos sistemas RENACH (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação) que visa integrar as informações sobre cidadãos, condutores em todo o território nacional; RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) que tem como objetivo integrar as informações sobre todos os veículos da frota nacional, além do RENAINF (Registro Nacional de Infrações Interestaduais) também pode ser fonte de discussões sobre a era tecnológica do trânsito.
  • 5. O trânsito inserido nas áreas curriculares História e Trânsito A História deve promover o estudo das obras humanas, do presente e do passado, a fim de que os alunos desenvolvam noções de diferença e semelhança, de continuidade e permanência, no tempo e no espaço, para a formação de sua identidade social. É o saber histórico, acumulado durante muitas gerações, que possibilita a produção de novos saberes, transformando e definindo o presente. O trânsito, percebido como processo histórico, pode ser inserido como objeto de conhecimento em diversos conteúdos. Reconstruir a história da cidade onde vivem é um exemplo: os alunos podem pesquisar junto aos seus avós ou a pessoas mais velhas, questionando-os sobre como era o espaço físico, a forma de vida, os costumes, as brincadeiras, quando eram crianças. Coletar fotos antigas e estabelecer relações entre fotos atuais, percebendo as transformações ocorridas – em diversos aspectos – no decorrer dos tempos é, da mesma forma, importante para a compreensão dos fatos e sujeitos históricos. A pesquisa sobre a evolução dos meios de transporte e de transporte coletivo pode conduzir à análise dos aspectos sociais envolvidos neste processo histórico: meio de transporte como necessidade e como bem de consumo. Estabelecer relações entre os antigos e o atual CTB, contextualizando-os com o momento social e político em que foram aprovados é, também, uma forma de trabalhar com fatos, sujeitos e tempo históricos. Para abordar os conteúdos, você deve utilizar muitas imagens (fotos, vídeos, jornais e outras fontes visuais), uma vez que são recursos indispensáveis para construção do conhecimento histórico.
  • 6. O trânsito inserido nas áreas curriculares Geografia e Trânsito Atualmente, a Geografia ocupa lugar de destaque na escola, sendo reconhecida como a ciência do espaço. Compreendendo que o espaço geográfico não se limita aos aspectos visíveis nas paisagens, o estudo da Geografia transcende ao nível das aparências e mergulha nas manifestações físicas das sociedades que se desenvolvem nas diferentes paisagens. Por isso, para entender o significado dos lugares: sua forma de vida, suas regras, sua aparência, é necessário entender, também, as relações existentes entre eles. Para tanto, o professor de Geografia precisa incentivar seus alunos a observar os lugares com um olhar mais aprofundado e crítico. Assim, compreenderão que o lugar onde vivem não se encerra em si mesmo, uma vez que depende, de forma direta ou indireta, de outros lugares. O trabalho humano, nos diversos momentos históricos, é o fator determinante da diferença entre as paisagens e da construção do espaço geográfico. O foco da Geografia recai, portanto, sobre as ações das pessoas (individuais ou coletivas) no espaço e no tempo e as consequências destas ações tanto para si próprio quanto para a sociedade. Assim observada, a Geografia tem grande compatibilidade com o tema trânsito, pois, por meio do estudo do espaço geográfico e de suas paisagens, torna-se impossível deixar de analisar o fenômeno da urbanização e, por conseguinte, a problemática que envolve o trânsito. Além disso, o trânsito está relacionado, também, ao espaço da produção industrial (bens de produção, bens de consumo), importante aspecto a ser estudado nesta área.
  • 7. O trânsito inserido nas áreas curriculares Arte e Trânsito O estudo da Arte desenvolve a percepção, a reflexão, a imaginação, a criatividade. Para aprender Arte é preciso conviver com as diferentes linguagens artísticas: pintura, escultura, música, teatro, dança... Conhecer as produções artísticas de diferentes épocas e culturas amplia os horizontes das pessoas; expande seu mundo interior. Por isso, o ensino da Arte deve estar fundamentado em dois relevantes aspectos: o acesso à arte e a possibilidade de manifestar-se artisticamente. Assim, você pode promover atividades que propiciem o acesso à arte, incentivando a sensibilidade dos alunos: visitas a museus, leitura de obras específicas, passeios ao teatro, caminhadas pelo setor histórico da cidade, entre tantas outras vivências que darão sentido e movimento ao universo artístico. O trânsito pode ser transversalizado, por exemplo, quando os alunos compreendem que as chuvas ácidas, causadas pelos gases poluentes lançados no ar, especialmente por fábricas de automóveis, corroem esculturas e monumentos artísticos. Neste momento, o trânsito precisa ser debatido a fim de que os alunos estudem o fato e posicionem-se diante dele. Outro modo de inserir o trânsito na Arte é produzir uma peça de teatro relacionada ao tema. Os alunos podem escrever o roteiro, confeccionar os cenários, desenhar e confeccionar o figurino, selecionar as músicas para a trilha sonora. Enfim, utilizar uma série de linguagens e expressões artísticas voltadas ao tema.
  • 8. O trânsito inserido nas áreas curriculares Educação Física e Trânsito Na escola, o que se pretende não é formar profissionais do esporte, mas desenvolver as potencialidades corporais de cada aluno por meio de diversas atividades corporais e lúdicas. Os jogos, a dança, a ginástica e os esportes podem ser tratados como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura. Portanto, cada aula de Educação Física deve explorar novas possibilidades corporais. A Educação Física pode incluir o tema trânsito em seu currículo ao trabalhar com noções de lateralidade e espaciais, imprescindíveis à locomoção. Atividades corporais de deslocamento que solicitem o domínio dos conhecimentos esquerda, direita, para frente, para trás, são muito importantes para a localização espacial. Você também pode programar com alunos, pais e comunidade, um passeio ciclístico. Traçar, juntamente com os alunos, o caminho a ser percorrido, solicitar segurança dos agentes de trânsito, discutir sobre o uso de equipamentos de segurança, analisar as regras estabelecidas para os ciclistas e outras questões voltadas ao trânsito, serão fundamentais para os alunos compreenderem que andar de bicicleta na via pública requer cuidados e muita responsabilidade. As aulas de Educação Física podem levar ao debate sobre brincadeiras na via pública. Os alunos precisam compreender que não se pode jogar bola ou praticar outra atividade esportiva em locais próximos à via. Você pode pesquisar com seus alunos os locais da cidade apropriados para brincadeiras e elaborar uma lista com os endereços de quadras poliesportivas, praças, parques e outros lugares destinados ao lazer. Outras situações, como: uso de skates, de patins, de carrinhos de rolimã na via pública, devem ser discutidas com o objetivo de conscientizar os alunos sobre os cuidados necessários.