SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  18
Bem-Estar Temporal
Mosias 2:41 E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse. E ainda mais, quisera queconsiderásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse.
Perguntas
Deus quer nos abençoar financeira e materialmente? Pois assim diz o Senhor: Eu, o Senhor, sou misericordioso e benigno para com aqueles que me temem e deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim. Pois assim diz o Senhor: Eu, o Senhor, sou misericordioso e benigno para com aqueles que me temem e deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim. SIM! Deleitar = agradar, dar prazer, deliciar, gostar.
Deus pode nos abençoar financeira e materialmente? Grandes e maravilhosas são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso! Alto nos céus está o teu trono; e teu poder e bondade e misericórdia estendem-se sobre todos os habitantes da Terra; e porque és misericordioso, não permitirás que pereçam aqueles que vierem a ti. (1 Néfi 1:14) Assim vemos que os mandamentos de Deus devem ser cumpridos. E se os filhos dos homens guardam os mandamentos de Deus, ele alimenta-os e fortalece-os e dá-lhes meios pelos quais poderão cumprir as coisas que lhes ordenou; portanto ele nos deu os meios de sobrevivermos enquanto permanecíamos no deserto. (1 Néfi 17:3) SIM! E o Senhor visitou-os e fê-los prosperar; e tornaram-se um povo numeroso e rico. (Mosias 27:7). Ora, nada havia em toda a terra que impedisse o povo de prosperar continuamente, a não ser que caísse em transgressão. (3 Néfi 6:5)
Deus deve nos abençoar financeira e materialmente? Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma. (D&C 82:10). Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma. (D&C 82:10). SIM! Mas somente se fazermos o que Ele pede. Obrigado = necessário, forçado, coagido, sujeito.
Deus pode nos livrar das dívidas? E também, em verdade vos digo com respeito a vossas dívidas: Eis que é minha vontade que pagueis todas as vossas dívidas. E é minha vontade que vos humilheis perante mim e alcanceis essa bênção por vossa diligência e humildade e pela oração da fé. E se fordes diligentes e humildes e exercitardes a oração da fé, eis que abrandarei o coração de vossos credores até eu vos enviar meios para liberar-vos. (...) E se fordes humildes e fiéis e invocardes meu nome, eis que vos darei a vitória (...)  Faço-vos a promessa de que desta vez sereis libertados de vossa escravidão. Dou-vos permissão esta vez; e eis que, se fizerdes as coisas que vos mostrei, segundo meus mandamentos, o Mestre não consentirá que sua casa seja destruída, pois todas essas coisas são minhas e vós sois meus mordomos. Assim seja. Amém. (D&C 104:78-80,82-83, 86) E por vossa causa repreenderei o devorador e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa videira derrubará antes do tempo o seu fruto nos campos, diz o Senhor dos Exércitos. (3 Néfi 24:11)  Eu, o Senhor, estendi os céus e formei a Terra, obra de minhas mãos; e todas as coisas que neles há são minhas. E é meu propósito suprir a meus santos, pois todas as coisas são minhas. Mas é necessário que seja feito a meu modo; (...) Pois a Terra está repleta e há bastante e de sobra (D&C 104:14-17) SIM! E também, em verdade vos digo com respeito a vossas dívidas: Eis que é minha vontade que pagueis todas as vossas dívidas. E é minha vontade que vos humilheis perante mim e alcanceis essa bênção por vossa diligência e humildade e pela oração da fé. E se fordes diligentes e humildes e exercitardes a oração da fé, eis que abrandarei o coração de vossos credores até eu vos enviar meios para liberar-vos. (...) E se fordes humildes e fiéis e invocardes meu nome, eis que vos darei a vitória (...)  Faço-vos a promessa de que desta vez sereis libertados de vossa escravidão. Dou-vos permissão esta vez; e eis que, se fizerdes as coisas que vos mostrei, segundo meus mandamentos, o Mestre não consentirá que sua casa seja destruída, pois todas essas coisas são minhas e vós sois meus mordomos. Assim seja. Amém. (D&C 104:78-80,82-83, 86)
Humildade = A humildade é reconhecer nossa dependência de Deus e desejarmos sujeitar-nos a sua vontade. Diligência = Esforço constante e corajoso, especialmente para servir ao Senhor e obedecer a sua palavra. Empenho. Oração da Fé = A oração é a comunicação do homem com Deus; A fé é a esperança nas coisas que se não vemos. A fé sem obras é morta. A oração da fé é a oração da ação; ou seja, é a oração que tem real intenção (compromisso de fazer algo a respeito do que foi pedido).
Elder Bednar, dos Doze disse: Há muito trago gravada em meu ser a verdade de que para que a oração seja significativa são indispensáveis tanto a comunicação sagrada como as ações consagradas. Para recebermos uma bênção é preciso alguma ação ou esforço de nossa parte, e a oração, como uma forma de ação, é um dos meios indicados para a obtenção da mais elevada de todas as bênçãos. Prosseguimos e perseveramos na ação consagrada de orar após dizermos “amém” quando fazemos algo em relação ao que dissemos ao Pai Celestial. Pedir com fé exige honestidade, esforço, compromisso e persistência. (Pedir com Fé, Conferência Geral - 04/08)
Porque Deus permitiu que ficássemos nesta situação (financeira)? Os homens são livres segundo a carne; e todas as coisas de que necessitam lhes são dadas. E são livres para escolher a liberdade e a vida eterna por meio do grande Mediador de todos os homens, ou para escolherem o cativeiro e a morte, de acordo com o cativeiro e o poder do diabo; pois ele procura tornar todos os homens tão miseráveis como ele próprio. E agora, meus filhos, gostaria que confiásseis no grande Mediador e désseis ouvidos a seus grandes mandamentos; e que fôsseis fiéis a suas palavras e escolhêsseis a vida eterna, conforme a vontade do seu Santo Espírito. E que não escolhêsseis a morte eterna, conforme a vontade da carne e o mal que nela há, que dá ao espírito do diabo poder para escravizar, para levar-vos ao inferno, a fim de reinar sobre vós em seu próprio reino. Disse-vos estas poucas palavras, meus filhos, nos últimos dias de minha provação; e eu escolhi a boa parte, de acordo com as palavras do profeta. E não tenho outro objetivo que não seja o eterno bem-estar de vossa alma. Amém. (2 Néfi 2:27-30) Os homens são livres segundo a carne; e todas as coisas de que necessitam lhes são dadas. E são livres para escolher a liberdade e a vida eterna por meio do grande Mediador de todos os homens, ou para escolherem o cativeiro e a morte, de acordo com o cativeiro e o poder do diabo; pois ele procura tornar todos os homens tão miseráveis como ele próprio. E agora, meus filhos, gostaria que confiásseis no grande Mediador e désseis ouvidos a seus grandes mandamentos; e que fôsseis fiéis a suas palavras e escolhêsseis a vida eterna, conforme a vontade do seu Santo Espírito. E que não escolhêsseis a morte eterna, conforme a vontade da carne e o mal que nela há, que dá ao espírito do diabo poder para escravizar, para levar-vos ao inferno, a fim de reinar sobre vós em seu próprio reino. Disse-vos estas poucas palavras, meus filhos, nos últimos dias de minha provação; e eu escolhi a boa parte, de acordo com as palavras do profeta. E não tenho outro objetivo que não seja o eterno bem-estar de vossa alma. Amém. (2 Néfi 2:27-30) Meu povo deve ser provado em todas as coisas a fim de preparar-se para receber a glória que tenho para ele, sim, a glória de Sião; e quem não suporta correção não é digno do meu reino. (D&C 136:31) Foram vagarosos em atender à voz do Senhor seu Deus; portanto o Senhor seu Deus é vagaroso em atender a suas orações, em responder-lhes no dia de suas tribulações. (D&C 107:7) Porque foi por terdes sido afastados e desprezados por vossos irmãos, devido a vossa extrema pobreza, que haveis humilhado vosso coração; porque fostes obrigados a vos humilhardes. E agora, porque fostes compelidos a ser humildes, benditos sois; porque o homem, às vezes, se é compelido a humilhar-se, procura o arrependimento; e certamente quem se arrepender encontrará misericórdia. (Alma 32:12-13) Pecado Não ouvir os profetas Não administrar os recursos Emergências Outros motivos
Ainda temos esperança de sair dessas dívidas e sermos auto-suficientes? ,[object Object],Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. (Mateus 19:26) Eis que ele envia um convite a todos os homens, pois os braços de misericórdia lhes estão estendidos e ele diz: Arrependei-vos e receber-vos-ei. (Alma 5:33) É preciso haver esperança (...) E se não tendes esperança, deveis estar em desespero; e o desespero vem por causa da iniqüidade. (Morôni 10:20, 22) Por agora não podeis, com vossos olhos naturais, ver o desígnio de vosso Deus com respeito às coisas que virão mais tarde nem a glória que se seguirá depois de muitas tribulações. Pois após muitas tribulações vêm as bênçãos. Portanto vem o dia em que sereis coroados de muita glória; ainda não é chegada a hora, mas está próxima. (D&C 58:3-4) O que eu, o Senhor, disse está dito e não me desculpo; e ainda que passem os céus e a Terra, minha palavra não passará, mas será toda cumprida, seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo. (D&C 1:38) ,[object Object],[object Object]
Élder Robert D. Hales disse: Falo hoje a todos cuja liberdade de escolha foi prejudicada por más decisões no passado. Falo especificamente a respeito de escolhas que levaram a dívidas excessivas (...) É claro que algumas dívidas, como a feita para pagar os estudos, a compra de uma casa modesta ou um carro básico podem ser necessárias a uma família. Mas, infelizmente, o excesso de dívidas ocorre quando não conseguimos controlar nossos desejos compulsivos. E, tanto para as dívidas quanto para o mau hábito, a solução esperada é a mesma — precisamos nos voltar para o Senhor e seguir Seus mandamentos. Devemos desejar, mais do que qualquer outra coisa, mudar nossa vida para quebrar o ciclo da dívida e de nossos desejos descontrolados.
Élder Robert D. Hales: Precisamos lembrar-nos de que o adversário nos conhece extremamente bem. Ele sabe onde, quando e como nos tentar. Se formos obedientes aos sussurros do Espírito Santo, poderemos aprender a reconhecer as tentações do adversário. Antes de cedermos às tentações, precisamos aprender a dizer com resolução inflexível: “Para trás de mim, Satanás” (Mateus 16:23). Nosso sucesso nunca é medido pela força com que somos tentados, mas sim pela fé com que reagimos. Precisamos pedir a ajuda de nosso Pai Celestial e procurar forças por meio da Expiação de Seu Filho, Jesus Cristo. Tanto nas coisas temporais como nas espirituais, obter Sua ajuda divina nos capacita a tornar-nos provedores previdentes para nós mesmos e para os outros.
Como podemos, então, evitar e superar os padrões de dívida e maus hábitos com relação às coisas materiais? Permitam-me compartilhar com vocês duas lições de viver previdente que podem ajudar a cada um de nós. Aprendi a primeira lição quando éramos recém-casados e tínhamos bem pouco dinheiro. Eu estava na Força Aérea e não tínhamos passado o Natal juntos, pois recebera uma missão no estrangeiro. Quando voltei para casa, vi um bonito vestido na vitrine de uma loja e sugeri a minha esposa que, se ela gostasse, eu o compraria. Mary entrou no provador da loja. Depois de algum tempo, a balconista saiu, passou por mim e recolocou o vestido na vitrine. Ao sairmos da loja, perguntei-lhe: “O que aconteceu?” Ela respondeu: “Era um bonito vestido, mas não estamos em condições de comprá-lo!” Aquelas palavras foram direto ao meu coração. Aprendi que as três palavras mais amáveis são “Eu te amo”, e as quatro palavras mais carinhosas para aqueles a quem amamos são “Não estamos em condições”.
Élder Robert D. Hales: Essas duas lições são a essência do viver previdente. Quando se apresenta a oportunidade de comprar, consumir ou de nos dedicarmos a coisas e atividades mundanas, precisamos aprender a dizer um ao outro: “Não estamos em condições, embora o queiramos!” ou “Estamos em condições, mas não precisamos disso — e nem ao menos queremos isso!” Presto meu testemunho especial de que, por meio da Expiação, Ele sobrepujou todas as coisas. Que cada um de nós também possa vencer as tentações do mundo, achegando-se ao Senhor e tornando-se provedor previdente, temporal e espiritualmente, de si mesmo e de outros, é minha humilde oração. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Passos: Dízimo. (Malaquias 3:8-11) Reunir a família e fazer um conselho (Moisés 5:1, Jacó 5:61) Fazer um orçamento (D&C 88:119) Não fazer dívidas (Mosias 4:28)  Jejuar e orar (Mateus 17:21) Trabalhar duro, e pagar os devedores (Provérbios 21:25) Não desanimar. Perseverar. (Hebreus 6:15) Armazenamento(3 Néfi 4:4, 16-21) Agradecer(D&C 59:21)
O que nos espera? E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais. (D&C 78:19)
Bem estar temporal

Contenu connexe

Tendances

Sunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassSunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassMariadaSilva95
 
Justificado para ser justo e santo
Justificado para ser justo e santoJustificado para ser justo e santo
Justificado para ser justo e santoSilvio Dutra
 
A Felicidade de se Aproximar de Deus - Thomas Watson
A Felicidade de se Aproximar de Deus  - Thomas Watson A Felicidade de se Aproximar de Deus  - Thomas Watson
A Felicidade de se Aproximar de Deus - Thomas Watson Silvio Dutra
 
Sunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassSunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassMariadaSilva95
 
Sunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassSunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassMariadaSilva95
 
Hinário powerpoint 42 61
Hinário powerpoint 42 61Hinário powerpoint 42 61
Hinário powerpoint 42 61cp31outubro
 
O homem segundo o coração de deus
O homem segundo o coração de deusO homem segundo o coração de deus
O homem segundo o coração de deusClaudio Melo David
 
43. o selamento dos 144 mil
43. o selamento dos 144 mil43. o selamento dos 144 mil
43. o selamento dos 144 milpohlos
 
Primeira carta do Apostolo Pedro
Primeira carta do Apostolo PedroPrimeira carta do Apostolo Pedro
Primeira carta do Apostolo PedroMensagens Virtuais
 
Primeira carta do Apostolo Pedro 1
Primeira carta do Apostolo Pedro 1Primeira carta do Apostolo Pedro 1
Primeira carta do Apostolo Pedro 1Mensagens Virtuais
 
Hinário power point parte 1
Hinário power point parte 1Hinário power point parte 1
Hinário power point parte 1cp31outubro
 
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 24
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 24LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 24
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 24Elva Judy Nieri
 
Hinário powerpoint 62 81
Hinário powerpoint 62 81Hinário powerpoint 62 81
Hinário powerpoint 62 81cp31outubro
 
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em Deus
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em DeusOs Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em Deus
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em DeusJUERP
 
Hinário powerpoint 105 123
Hinário powerpoint 105 123Hinário powerpoint 105 123
Hinário powerpoint 105 123cp31outubro
 
O homem segundo o coração de deus [modo de compatibilidade]
O homem segundo o coração de deus [modo de compatibilidade]O homem segundo o coração de deus [modo de compatibilidade]
O homem segundo o coração de deus [modo de compatibilidade]Claudio Melo David
 

Tendances (19)

Sunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassSunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese Mass
 
Justificado para ser justo e santo
Justificado para ser justo e santoJustificado para ser justo e santo
Justificado para ser justo e santo
 
A Felicidade de se Aproximar de Deus - Thomas Watson
A Felicidade de se Aproximar de Deus  - Thomas Watson A Felicidade de se Aproximar de Deus  - Thomas Watson
A Felicidade de se Aproximar de Deus - Thomas Watson
 
Sunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassSunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese Mass
 
Sunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassSunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese Mass
 
Hinário powerpoint 42 61
Hinário powerpoint 42 61Hinário powerpoint 42 61
Hinário powerpoint 42 61
 
O homem segundo o coração de deus
O homem segundo o coração de deusO homem segundo o coração de deus
O homem segundo o coração de deus
 
43. o selamento dos 144 mil
43. o selamento dos 144 mil43. o selamento dos 144 mil
43. o selamento dos 144 mil
 
Primeira carta do Apostolo Pedro
Primeira carta do Apostolo PedroPrimeira carta do Apostolo Pedro
Primeira carta do Apostolo Pedro
 
Primeira carta do Apostolo Pedro 1
Primeira carta do Apostolo Pedro 1Primeira carta do Apostolo Pedro 1
Primeira carta do Apostolo Pedro 1
 
Hinário power point parte 1
Hinário power point parte 1Hinário power point parte 1
Hinário power point parte 1
 
Painosso
PainossoPainosso
Painosso
 
Novo CâNtico
Novo CâNticoNovo CâNtico
Novo CâNtico
 
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 24
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 24LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 24
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 24
 
Hinário powerpoint 62 81
Hinário powerpoint 62 81Hinário powerpoint 62 81
Hinário powerpoint 62 81
 
124 anos(mat)
124 anos(mat)124 anos(mat)
124 anos(mat)
 
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em Deus
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em DeusOs Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em Deus
Os Salmos de Celebração de Vitórias – Confiança em Deus
 
Hinário powerpoint 105 123
Hinário powerpoint 105 123Hinário powerpoint 105 123
Hinário powerpoint 105 123
 
O homem segundo o coração de deus [modo de compatibilidade]
O homem segundo o coração de deus [modo de compatibilidade]O homem segundo o coração de deus [modo de compatibilidade]
O homem segundo o coração de deus [modo de compatibilidade]
 

En vedette

Pérola de grande valor esquematizada
Pérola de grande valor esquematizadaPérola de grande valor esquematizada
Pérola de grande valor esquematizadaLucas Guerreiro
 
Transmissão das obrigações assunção de dívida
Transmissão das obrigações assunção de dívidaTransmissão das obrigações assunção de dívida
Transmissão das obrigações assunção de dívidaMakvel Reis Nascimento
 
Coletânea de exercícios direito civil ii (1º semestre 2008)(pdf)(rev)
Coletânea de exercícios   direito civil ii (1º semestre 2008)(pdf)(rev)Coletânea de exercícios   direito civil ii (1º semestre 2008)(pdf)(rev)
Coletânea de exercícios direito civil ii (1º semestre 2008)(pdf)(rev)Ítalo Pinto
 
Direito das Obrigações - Transmissão das Obrigações
Direito das Obrigações - Transmissão das ObrigaçõesDireito das Obrigações - Transmissão das Obrigações
Direito das Obrigações - Transmissão das ObrigaçõesGuido Cavalcanti
 
01 Simulado de Direito Civil 1/1
01 Simulado de Direito Civil 1/101 Simulado de Direito Civil 1/1
01 Simulado de Direito Civil 1/1Clairton Rocha
 
Direito Civil (Obrigações) - Adimplemento e Extinção das Obrigaçõe
Direito Civil (Obrigações) - Adimplemento e Extinção das ObrigaçõeDireito Civil (Obrigações) - Adimplemento e Extinção das Obrigaçõe
Direito Civil (Obrigações) - Adimplemento e Extinção das ObrigaçõeDayane Barros
 

En vedette (15)

Pérola de grande valor esquematizada
Pérola de grande valor esquematizadaPérola de grande valor esquematizada
Pérola de grande valor esquematizada
 
O que é um profeta?
O que é um profeta?O que é um profeta?
O que é um profeta?
 
Princípio e doutrina
Princípio e doutrinaPrincípio e doutrina
Princípio e doutrina
 
Civil apresentação 1
Civil apresentação 1Civil apresentação 1
Civil apresentação 1
 
Direito constitucional
Direito constitucionalDireito constitucional
Direito constitucional
 
Transmissão das obrigações assunção de dívida
Transmissão das obrigações assunção de dívidaTransmissão das obrigações assunção de dívida
Transmissão das obrigações assunção de dívida
 
Aula transmissão das obrigações
Aula   transmissão das obrigaçõesAula   transmissão das obrigações
Aula transmissão das obrigações
 
Pagamento
PagamentoPagamento
Pagamento
 
Resumo obrigações
Resumo obrigaçõesResumo obrigações
Resumo obrigações
 
Coletânea de exercícios direito civil ii (1º semestre 2008)(pdf)(rev)
Coletânea de exercícios   direito civil ii (1º semestre 2008)(pdf)(rev)Coletânea de exercícios   direito civil ii (1º semestre 2008)(pdf)(rev)
Coletânea de exercícios direito civil ii (1º semestre 2008)(pdf)(rev)
 
Direito das Obrigações - Transmissão das Obrigações
Direito das Obrigações - Transmissão das ObrigaçõesDireito das Obrigações - Transmissão das Obrigações
Direito das Obrigações - Transmissão das Obrigações
 
Direito das obrigações
Direito das obrigaçõesDireito das obrigações
Direito das obrigações
 
01 Simulado de Direito Civil 1/1
01 Simulado de Direito Civil 1/101 Simulado de Direito Civil 1/1
01 Simulado de Direito Civil 1/1
 
Direito Empresarial 2
Direito Empresarial 2Direito Empresarial 2
Direito Empresarial 2
 
Direito Civil (Obrigações) - Adimplemento e Extinção das Obrigaçõe
Direito Civil (Obrigações) - Adimplemento e Extinção das ObrigaçõeDireito Civil (Obrigações) - Adimplemento e Extinção das Obrigaçõe
Direito Civil (Obrigações) - Adimplemento e Extinção das Obrigaçõe
 

Similaire à Bem estar temporal

Relacionamentos Familiares
Relacionamentos FamiliaresRelacionamentos Familiares
Relacionamentos FamiliaresPedro Siena
 
Suplica dos dons do espírito santo
Suplica dos dons do espírito santoSuplica dos dons do espírito santo
Suplica dos dons do espírito santoJMVSobreiro
 
O que Deus espera de você, pr. Lécio Dornas
O que Deus espera de você, pr. Lécio DornasO que Deus espera de você, pr. Lécio Dornas
O que Deus espera de você, pr. Lécio Dornasmiguelrmn
 
Sunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassSunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassMariadaSilva95
 
Escola da líderes - 12 conselhos.ppt
Escola da líderes - 12 conselhos.pptEscola da líderes - 12 conselhos.ppt
Escola da líderes - 12 conselhos.pptzanwashington
 
29. preparação do povo de deus
29. preparação do povo de deus29. preparação do povo de deus
29. preparação do povo de deuspohlos
 
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus manMas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus manfabiana Izabel
 
Tomada de decisao (estudo 4 de 8)
Tomada de decisao (estudo 4 de 8)Tomada de decisao (estudo 4 de 8)
Tomada de decisao (estudo 4 de 8)Pedro Siena
 
Orações notáveis registradas na Bíblia
Orações notáveis registradas na Bíblia Orações notáveis registradas na Bíblia
Orações notáveis registradas na Bíblia Freekidstories
 
Purpose of Missionary Work PORTUGUESE
Purpose of Missionary Work PORTUGUESEPurpose of Missionary Work PORTUGUESE
Purpose of Missionary Work PORTUGUESEdearl1
 
Purpose of Missionary Work PORTUGUESE
Purpose of Missionary Work PORTUGUESEPurpose of Missionary Work PORTUGUESE
Purpose of Missionary Work PORTUGUESEdearl1
 
EBJ - Encontro 27/05/2012
EBJ - Encontro 27/05/2012EBJ - Encontro 27/05/2012
EBJ - Encontro 27/05/2012EBJ IPBCP
 
Riquezas
RiquezasRiquezas
RiquezasJNR
 
Aprofundamento, o conhecimento e a compreensão da fé, o
Aprofundamento, o conhecimento e a compreensão da fé, oAprofundamento, o conhecimento e a compreensão da fé, o
Aprofundamento, o conhecimento e a compreensão da fé, oMauricio Gonçalves
 
COMO FAZER DEUS FELIZ E VENCER EM TODAS AS AREAS DA VIDA
COMO FAZER DEUS FELIZ E VENCER EM TODAS AS AREAS DA VIDACOMO FAZER DEUS FELIZ E VENCER EM TODAS AS AREAS DA VIDA
COMO FAZER DEUS FELIZ E VENCER EM TODAS AS AREAS DA VIDAEversonMichel1
 
36. o reino da graça
36. o reino da graça36. o reino da graça
36. o reino da graçapohlos
 
Quarta feira de cinzas - Ano C
Quarta feira de cinzas - Ano CQuarta feira de cinzas - Ano C
Quarta feira de cinzas - Ano CJosé Lima
 

Similaire à Bem estar temporal (20)

Relacionamentos Familiares
Relacionamentos FamiliaresRelacionamentos Familiares
Relacionamentos Familiares
 
Suplica dos dons do espírito santo
Suplica dos dons do espírito santoSuplica dos dons do espírito santo
Suplica dos dons do espírito santo
 
O que Deus espera de você, pr. Lécio Dornas
O que Deus espera de você, pr. Lécio DornasO que Deus espera de você, pr. Lécio Dornas
O que Deus espera de você, pr. Lécio Dornas
 
Sunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassSunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese Mass
 
Escola da líderes - 12 conselhos.ppt
Escola da líderes - 12 conselhos.pptEscola da líderes - 12 conselhos.ppt
Escola da líderes - 12 conselhos.ppt
 
Oração tipos
Oração tiposOração tipos
Oração tipos
 
29. preparação do povo de deus
29. preparação do povo de deus29. preparação do povo de deus
29. preparação do povo de deus
 
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus manMas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man
 
Tomada de decisao (estudo 4 de 8)
Tomada de decisao (estudo 4 de 8)Tomada de decisao (estudo 4 de 8)
Tomada de decisao (estudo 4 de 8)
 
Orações notáveis registradas na Bíblia
Orações notáveis registradas na Bíblia Orações notáveis registradas na Bíblia
Orações notáveis registradas na Bíblia
 
Purpose of Missionary Work PORTUGUESE
Purpose of Missionary Work PORTUGUESEPurpose of Missionary Work PORTUGUESE
Purpose of Missionary Work PORTUGUESE
 
Purpose of Missionary Work PORTUGUESE
Purpose of Missionary Work PORTUGUESEPurpose of Missionary Work PORTUGUESE
Purpose of Missionary Work PORTUGUESE
 
EBJ - Encontro 27/05/2012
EBJ - Encontro 27/05/2012EBJ - Encontro 27/05/2012
EBJ - Encontro 27/05/2012
 
Riquezas
RiquezasRiquezas
Riquezas
 
Aprofundamento, o conhecimento e a compreensão da fé, o
Aprofundamento, o conhecimento e a compreensão da fé, oAprofundamento, o conhecimento e a compreensão da fé, o
Aprofundamento, o conhecimento e a compreensão da fé, o
 
COMO FAZER DEUS FELIZ E VENCER EM TODAS AS AREAS DA VIDA
COMO FAZER DEUS FELIZ E VENCER EM TODAS AS AREAS DA VIDACOMO FAZER DEUS FELIZ E VENCER EM TODAS AS AREAS DA VIDA
COMO FAZER DEUS FELIZ E VENCER EM TODAS AS AREAS DA VIDA
 
36. o reino da graça
36. o reino da graça36. o reino da graça
36. o reino da graça
 
Quando Deus partilha os seus pensamentos
Quando Deus partilha os seus pensamentosQuando Deus partilha os seus pensamentos
Quando Deus partilha os seus pensamentos
 
Quarta feira de cinzas - Ano C
Quarta feira de cinzas - Ano CQuarta feira de cinzas - Ano C
Quarta feira de cinzas - Ano C
 
Erga se
Erga seErga se
Erga se
 

Dernier

A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...LizanSantos1
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 

Dernier (20)

A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 

Bem estar temporal

  • 2. Mosias 2:41 E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse. E ainda mais, quisera queconsiderásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse.
  • 4. Deus quer nos abençoar financeira e materialmente? Pois assim diz o Senhor: Eu, o Senhor, sou misericordioso e benigno para com aqueles que me temem e deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim. Pois assim diz o Senhor: Eu, o Senhor, sou misericordioso e benigno para com aqueles que me temem e deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim. SIM! Deleitar = agradar, dar prazer, deliciar, gostar.
  • 5. Deus pode nos abençoar financeira e materialmente? Grandes e maravilhosas são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso! Alto nos céus está o teu trono; e teu poder e bondade e misericórdia estendem-se sobre todos os habitantes da Terra; e porque és misericordioso, não permitirás que pereçam aqueles que vierem a ti. (1 Néfi 1:14) Assim vemos que os mandamentos de Deus devem ser cumpridos. E se os filhos dos homens guardam os mandamentos de Deus, ele alimenta-os e fortalece-os e dá-lhes meios pelos quais poderão cumprir as coisas que lhes ordenou; portanto ele nos deu os meios de sobrevivermos enquanto permanecíamos no deserto. (1 Néfi 17:3) SIM! E o Senhor visitou-os e fê-los prosperar; e tornaram-se um povo numeroso e rico. (Mosias 27:7). Ora, nada havia em toda a terra que impedisse o povo de prosperar continuamente, a não ser que caísse em transgressão. (3 Néfi 6:5)
  • 6. Deus deve nos abençoar financeira e materialmente? Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma. (D&C 82:10). Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma. (D&C 82:10). SIM! Mas somente se fazermos o que Ele pede. Obrigado = necessário, forçado, coagido, sujeito.
  • 7. Deus pode nos livrar das dívidas? E também, em verdade vos digo com respeito a vossas dívidas: Eis que é minha vontade que pagueis todas as vossas dívidas. E é minha vontade que vos humilheis perante mim e alcanceis essa bênção por vossa diligência e humildade e pela oração da fé. E se fordes diligentes e humildes e exercitardes a oração da fé, eis que abrandarei o coração de vossos credores até eu vos enviar meios para liberar-vos. (...) E se fordes humildes e fiéis e invocardes meu nome, eis que vos darei a vitória (...) Faço-vos a promessa de que desta vez sereis libertados de vossa escravidão. Dou-vos permissão esta vez; e eis que, se fizerdes as coisas que vos mostrei, segundo meus mandamentos, o Mestre não consentirá que sua casa seja destruída, pois todas essas coisas são minhas e vós sois meus mordomos. Assim seja. Amém. (D&C 104:78-80,82-83, 86) E por vossa causa repreenderei o devorador e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa videira derrubará antes do tempo o seu fruto nos campos, diz o Senhor dos Exércitos. (3 Néfi 24:11) Eu, o Senhor, estendi os céus e formei a Terra, obra de minhas mãos; e todas as coisas que neles há são minhas. E é meu propósito suprir a meus santos, pois todas as coisas são minhas. Mas é necessário que seja feito a meu modo; (...) Pois a Terra está repleta e há bastante e de sobra (D&C 104:14-17) SIM! E também, em verdade vos digo com respeito a vossas dívidas: Eis que é minha vontade que pagueis todas as vossas dívidas. E é minha vontade que vos humilheis perante mim e alcanceis essa bênção por vossa diligência e humildade e pela oração da fé. E se fordes diligentes e humildes e exercitardes a oração da fé, eis que abrandarei o coração de vossos credores até eu vos enviar meios para liberar-vos. (...) E se fordes humildes e fiéis e invocardes meu nome, eis que vos darei a vitória (...) Faço-vos a promessa de que desta vez sereis libertados de vossa escravidão. Dou-vos permissão esta vez; e eis que, se fizerdes as coisas que vos mostrei, segundo meus mandamentos, o Mestre não consentirá que sua casa seja destruída, pois todas essas coisas são minhas e vós sois meus mordomos. Assim seja. Amém. (D&C 104:78-80,82-83, 86)
  • 8. Humildade = A humildade é reconhecer nossa dependência de Deus e desejarmos sujeitar-nos a sua vontade. Diligência = Esforço constante e corajoso, especialmente para servir ao Senhor e obedecer a sua palavra. Empenho. Oração da Fé = A oração é a comunicação do homem com Deus; A fé é a esperança nas coisas que se não vemos. A fé sem obras é morta. A oração da fé é a oração da ação; ou seja, é a oração que tem real intenção (compromisso de fazer algo a respeito do que foi pedido).
  • 9. Elder Bednar, dos Doze disse: Há muito trago gravada em meu ser a verdade de que para que a oração seja significativa são indispensáveis tanto a comunicação sagrada como as ações consagradas. Para recebermos uma bênção é preciso alguma ação ou esforço de nossa parte, e a oração, como uma forma de ação, é um dos meios indicados para a obtenção da mais elevada de todas as bênçãos. Prosseguimos e perseveramos na ação consagrada de orar após dizermos “amém” quando fazemos algo em relação ao que dissemos ao Pai Celestial. Pedir com fé exige honestidade, esforço, compromisso e persistência. (Pedir com Fé, Conferência Geral - 04/08)
  • 10. Porque Deus permitiu que ficássemos nesta situação (financeira)? Os homens são livres segundo a carne; e todas as coisas de que necessitam lhes são dadas. E são livres para escolher a liberdade e a vida eterna por meio do grande Mediador de todos os homens, ou para escolherem o cativeiro e a morte, de acordo com o cativeiro e o poder do diabo; pois ele procura tornar todos os homens tão miseráveis como ele próprio. E agora, meus filhos, gostaria que confiásseis no grande Mediador e désseis ouvidos a seus grandes mandamentos; e que fôsseis fiéis a suas palavras e escolhêsseis a vida eterna, conforme a vontade do seu Santo Espírito. E que não escolhêsseis a morte eterna, conforme a vontade da carne e o mal que nela há, que dá ao espírito do diabo poder para escravizar, para levar-vos ao inferno, a fim de reinar sobre vós em seu próprio reino. Disse-vos estas poucas palavras, meus filhos, nos últimos dias de minha provação; e eu escolhi a boa parte, de acordo com as palavras do profeta. E não tenho outro objetivo que não seja o eterno bem-estar de vossa alma. Amém. (2 Néfi 2:27-30) Os homens são livres segundo a carne; e todas as coisas de que necessitam lhes são dadas. E são livres para escolher a liberdade e a vida eterna por meio do grande Mediador de todos os homens, ou para escolherem o cativeiro e a morte, de acordo com o cativeiro e o poder do diabo; pois ele procura tornar todos os homens tão miseráveis como ele próprio. E agora, meus filhos, gostaria que confiásseis no grande Mediador e désseis ouvidos a seus grandes mandamentos; e que fôsseis fiéis a suas palavras e escolhêsseis a vida eterna, conforme a vontade do seu Santo Espírito. E que não escolhêsseis a morte eterna, conforme a vontade da carne e o mal que nela há, que dá ao espírito do diabo poder para escravizar, para levar-vos ao inferno, a fim de reinar sobre vós em seu próprio reino. Disse-vos estas poucas palavras, meus filhos, nos últimos dias de minha provação; e eu escolhi a boa parte, de acordo com as palavras do profeta. E não tenho outro objetivo que não seja o eterno bem-estar de vossa alma. Amém. (2 Néfi 2:27-30) Meu povo deve ser provado em todas as coisas a fim de preparar-se para receber a glória que tenho para ele, sim, a glória de Sião; e quem não suporta correção não é digno do meu reino. (D&C 136:31) Foram vagarosos em atender à voz do Senhor seu Deus; portanto o Senhor seu Deus é vagaroso em atender a suas orações, em responder-lhes no dia de suas tribulações. (D&C 107:7) Porque foi por terdes sido afastados e desprezados por vossos irmãos, devido a vossa extrema pobreza, que haveis humilhado vosso coração; porque fostes obrigados a vos humilhardes. E agora, porque fostes compelidos a ser humildes, benditos sois; porque o homem, às vezes, se é compelido a humilhar-se, procura o arrependimento; e certamente quem se arrepender encontrará misericórdia. (Alma 32:12-13) Pecado Não ouvir os profetas Não administrar os recursos Emergências Outros motivos
  • 11.
  • 12. Élder Robert D. Hales disse: Falo hoje a todos cuja liberdade de escolha foi prejudicada por más decisões no passado. Falo especificamente a respeito de escolhas que levaram a dívidas excessivas (...) É claro que algumas dívidas, como a feita para pagar os estudos, a compra de uma casa modesta ou um carro básico podem ser necessárias a uma família. Mas, infelizmente, o excesso de dívidas ocorre quando não conseguimos controlar nossos desejos compulsivos. E, tanto para as dívidas quanto para o mau hábito, a solução esperada é a mesma — precisamos nos voltar para o Senhor e seguir Seus mandamentos. Devemos desejar, mais do que qualquer outra coisa, mudar nossa vida para quebrar o ciclo da dívida e de nossos desejos descontrolados.
  • 13. Élder Robert D. Hales: Precisamos lembrar-nos de que o adversário nos conhece extremamente bem. Ele sabe onde, quando e como nos tentar. Se formos obedientes aos sussurros do Espírito Santo, poderemos aprender a reconhecer as tentações do adversário. Antes de cedermos às tentações, precisamos aprender a dizer com resolução inflexível: “Para trás de mim, Satanás” (Mateus 16:23). Nosso sucesso nunca é medido pela força com que somos tentados, mas sim pela fé com que reagimos. Precisamos pedir a ajuda de nosso Pai Celestial e procurar forças por meio da Expiação de Seu Filho, Jesus Cristo. Tanto nas coisas temporais como nas espirituais, obter Sua ajuda divina nos capacita a tornar-nos provedores previdentes para nós mesmos e para os outros.
  • 14. Como podemos, então, evitar e superar os padrões de dívida e maus hábitos com relação às coisas materiais? Permitam-me compartilhar com vocês duas lições de viver previdente que podem ajudar a cada um de nós. Aprendi a primeira lição quando éramos recém-casados e tínhamos bem pouco dinheiro. Eu estava na Força Aérea e não tínhamos passado o Natal juntos, pois recebera uma missão no estrangeiro. Quando voltei para casa, vi um bonito vestido na vitrine de uma loja e sugeri a minha esposa que, se ela gostasse, eu o compraria. Mary entrou no provador da loja. Depois de algum tempo, a balconista saiu, passou por mim e recolocou o vestido na vitrine. Ao sairmos da loja, perguntei-lhe: “O que aconteceu?” Ela respondeu: “Era um bonito vestido, mas não estamos em condições de comprá-lo!” Aquelas palavras foram direto ao meu coração. Aprendi que as três palavras mais amáveis são “Eu te amo”, e as quatro palavras mais carinhosas para aqueles a quem amamos são “Não estamos em condições”.
  • 15. Élder Robert D. Hales: Essas duas lições são a essência do viver previdente. Quando se apresenta a oportunidade de comprar, consumir ou de nos dedicarmos a coisas e atividades mundanas, precisamos aprender a dizer um ao outro: “Não estamos em condições, embora o queiramos!” ou “Estamos em condições, mas não precisamos disso — e nem ao menos queremos isso!” Presto meu testemunho especial de que, por meio da Expiação, Ele sobrepujou todas as coisas. Que cada um de nós também possa vencer as tentações do mundo, achegando-se ao Senhor e tornando-se provedor previdente, temporal e espiritualmente, de si mesmo e de outros, é minha humilde oração. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
  • 16. Passos: Dízimo. (Malaquias 3:8-11) Reunir a família e fazer um conselho (Moisés 5:1, Jacó 5:61) Fazer um orçamento (D&C 88:119) Não fazer dívidas (Mosias 4:28) Jejuar e orar (Mateus 17:21) Trabalhar duro, e pagar os devedores (Provérbios 21:25) Não desanimar. Perseverar. (Hebreus 6:15) Armazenamento(3 Néfi 4:4, 16-21) Agradecer(D&C 59:21)
  • 17. O que nos espera? E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais. (D&C 78:19)