SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  14
Vamos conhecer Florianópolis? Praias, cidade bem estruturada, vida noturna ativa, muitas opções culturais e o que é melhor: “Qualidade de vida” Clique para mudar
Florianópolis, capital de Santa Catarina, habitada por 280 mil privilegiados, um dos principais destinos turísticos do Brasil e opção de residência para quem busca qualidade de vida.
 
O espírito açoriano, herdado dos imigrantes que povoaram a região há 250 anos, personaliza a ilha. Os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial,  qualificam o turismo em alta intensidade.
Vilarejos envoltos em tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, resistem aos avanços da modernidade.
As praias do norte têm águas calmas e boa infra-estrutura turística. Jurerê, Canasvieiras e Ingleses são as mais procuradas, principalmente por argentinos.
História e dados gerais Os primeiros habitantes da região de Florianópolis foram os índios tupis-guaranis. Praticavam a agricultura, mas tinham na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência. Os indícios de sua presença encontram-se nos sambaquis e sítios arqueológicos cujos registros mais antigos datam de 4.800 A.C. Já no início do século XVI, embarcações que demandavam à Bacia do Prata aportavam na Ilha de Santa Catarina para abastecerem-se de água e víveres. Entretanto, somente por volta de 1675 é que Francisco Dias Velho, junto com sua família e agregados, dá início a povoação da ilha com a fundação de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) - segundo núcleo de povoamento mais antigo do Estado, ainda fazendo parte da vila de Laguna - desempenhando importante papel político na colonização da região.  A partir desta data intensifica-se o fluxo de paulistas e vicentistas que ocupam vários outros pontos do litoral.
Em 1726, Nossa Senhora do Desterro é elevada a categoria de vila, a partir de seu desmembramento de Laguna. A ilha de Santa Catarina, por sua invejável posição estratégica como vanguarda dos domínios portugueses no Brasil meridional, passa a ser ocupada militarmente a partir de 1737, quando começam a ser erigidas as fortalezas necessárias à defesa do seu território. Esse fato resultou num importante passo na ocupação da ilha. Com a ocupação, tiveram prosperidade a agricultura e a indústria manufatureira de algodão e linho, permanecendo, ainda hoje, resquícios desse passado no que se refere à confecção artesanal da farinha de mandioca e das rendas de bilro. Nesta época, meados do século XVIII, verifica-se a implantação das "armações" para pesca da baleia, em Armação da Piedade (Governador Celso Ramos) e Armação do Pântano do Sul (Florianópolis), cujo óleo era comercializado pela Coroa fora de Santa Catarina, não trazendo benefício econômico à região.
No século XIX, Desterro foi elevada à categoria de cidade; tornou-se Capital da Província de Santa Catarina em 1823 e inaugurou um período de prosperidade, com o investimento de recursos federais. Projetou-se a melhoria do porto e a construção de edifícios públicos, entre outras obras urbanas. A modernização política e a organização de atividades culturais também se destacaram, marcando inclusive os preparativos para a recepção ao Imperador D. Pedro II (1845). Com o advento da República (1889), as resistências locais ao novo governo provocaram um distanciamento do governo central e a diminuição dos seus investimentos. A vitória das forças comandadas pelo Marechal Floriano Peixoto determinaram em 1894 a mudança do nome da cidade para Florianópolis, em homenagem a este oficial. A cidade, ao entrar no século XX, passou por profundas transformações, sendo que a construção civil foi um dos seus principais suportes econômicos. A implantação das redes básicas de energia elétrica e do sistema de fornecimento de água e captação de esgotos somaram-se à construção da Ponte Governador Hercílio Luz, como marcos do processo de desenvolvimento urbano.
Hoje, a área do município, compreendendo a parte continental e a ilha, encampa 436,5 km2 , com uma população de 369.781 habitantes em 2003 (segundo estimativa do IBGE). Fazem parte do Município de Florianópolis os seguintes distritos: Sede, Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche, Canasvieiras, Ingleses do Rio Vermelho, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Ratones, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e São João do Rio Vermelho. Florianópolis tem sua economia alicerçada nas atividades do comércio, prestação de serviços públicos, indústria de transformação e turismo. Recentemente a indústria do vestuário e a informática vem se tornando também setores de grande desenvolvimento. Dentre os atrativos turísticos da capital salientam-se hoje, além das magníficas praias, as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como o Ribeirão da Ilha, a Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico da cidade de Florianópolis.
Guia Turístico de Florianópolis Este guia é uma coletânea com informações selecionadas e direcionadas para aqueles que querem conhecer o que a cidade tem de melhor: - Praias - Patrimônio histórico - Mapas - Trilhas - Hospedagem - Gastronomia - Entretenimento - Serviços - Fones Úteis Termine a apresentação e, querendo sabe mais, clique nos itens.
Estrutura Organizacional (clique para acessar) Prefeitura Municipal de Florianópolis   Administração Direta Secretaria Municipal de Planejamento   Secretaria Municipal de Governo   Procuradoria Geral do Município  Secretaria de Comunicação Social   Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos  Secretaria Municipal de Saúde   Secretaria de Administração   Secretaria de Finanças   Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes  Secretaria Municipal da Habitação e Saneamento Ambiental   Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão   Secretaria Municipal de Educação   Secretaria Municipal de Obras   Secretaria Municipal de Transportes e Terminais   Secretaria Regional do Continente   Secretaria Municipal da Receita   Secretaria Municipal da Criança, Adolescente, Idoso, Família e Desenvolvimento Social   Administração Indireta Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis   Fundação Cultural de Florianópolis - Franklin  Cascaes   Fundação Municipal de Esportes   Fundação Municipal do Meio Ambiente   Companhia Melhoramentos da Capital  Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis
As praias são belas e excelentes para a prática do surfe. Na região norte as praias são mais tranqüilas. Já na região sul, a caminhada passa por morros coberto pela mata Atlântica.    Mensagem do editor: Espero, com esta apresentação, ter tornado mais fácil sua pesquisa acerca dessa que é uma das cidades mais belas, organizadas, promissoras e tranqüilas do País. Eu adoro Florianópolis, embora sendo um paulistano da gema. Floripa é tão bela e tão completa, que começa a se ver saturada, tal o volume de pessoas que optam por todo seu encanto para suas férias e até mesmo para morar. É completa, pois além de sua beleza natural, situa-se num estado com uma infinidade de também ótimas opções para lazer, turismo, compras, cultura, etc.  Programe Florianópolis para suas próximas férias. A viagem de carro ainda deixa um pouco a desejar, mas com um pouco de atenção, o passeio é interessante. Mas compensa, pois ao chegar em Floripa, tudo é beleza, tudo é magia, tudo é sedução. Renato Cardoso www.renatocardoso.com.br
Fotos que circulam pela Internet Pesquisa: Thaís Segalla Cabreira Apresentação por  Renato Cardoso www.vivendobauru.com.br

Contenu connexe

Tendances (17)

Litoral pr&sc
Litoral pr&scLitoral pr&sc
Litoral pr&sc
 
GEOGRAFIA HUMANA DO MARANHÃO
GEOGRAFIA HUMANA DO MARANHÃOGEOGRAFIA HUMANA DO MARANHÃO
GEOGRAFIA HUMANA DO MARANHÃO
 
Power Point Revelando SP
Power Point Revelando SPPower Point Revelando SP
Power Point Revelando SP
 
Santa Catarina - uma marca um produto turístico
Santa Catarina - uma marca   um produto turísticoSanta Catarina - uma marca   um produto turístico
Santa Catarina - uma marca um produto turístico
 
Revelando são paulo
Revelando são pauloRevelando são paulo
Revelando são paulo
 
Identidade regional
Identidade regionalIdentidade regional
Identidade regional
 
ARACAJU A MELHOR OPÇÃO
ARACAJU A MELHOR OPÇÃOARACAJU A MELHOR OPÇÃO
ARACAJU A MELHOR OPÇÃO
 
Projeto Aracaju
Projeto AracajuProjeto Aracaju
Projeto Aracaju
 
Monte sião mg
Monte sião mgMonte sião mg
Monte sião mg
 
Stc 6 são joão das lampas
Stc 6 são joão das lampasStc 6 são joão das lampas
Stc 6 são joão das lampas
 
Campo Grande
Campo GrandeCampo Grande
Campo Grande
 
Revelando são paulo
Revelando são pauloRevelando são paulo
Revelando são paulo
 
Revelando são paulo
Revelando são pauloRevelando são paulo
Revelando são paulo
 
Rose bernardes trabalho -PPT
Rose bernardes trabalho -PPTRose bernardes trabalho -PPT
Rose bernardes trabalho -PPT
 
Cabo Verde - apresentação oral do Ricardo Pereira
Cabo Verde - apresentação oral do Ricardo PereiraCabo Verde - apresentação oral do Ricardo Pereira
Cabo Verde - apresentação oral do Ricardo Pereira
 
Identidade regional
Identidade regionalIdentidade regional
Identidade regional
 
3 ano artes campo grande
 3 ano artes campo grande 3 ano artes campo grande
3 ano artes campo grande
 

En vedette

Els grups lingüístics en la societat andorrana
Els grups lingüístics en la societat andorranaEls grups lingüístics en la societat andorrana
Els grups lingüístics en la societat andorranaNatxo Sorolla
 
Copia De Sangrados De La Primera Mitad Del Embarazo1
Copia De Sangrados De La Primera Mitad Del Embarazo1Copia De Sangrados De La Primera Mitad Del Embarazo1
Copia De Sangrados De La Primera Mitad Del Embarazo1infecto
 
Tulevaisuus Rahan Ja Lain Tuolla Puolen
Tulevaisuus Rahan Ja Lain Tuolla PuolenTulevaisuus Rahan Ja Lain Tuolla Puolen
Tulevaisuus Rahan Ja Lain Tuolla PuolenAleksi Neuvonen
 
Webanalyse og rapportering
Webanalyse og rapporteringWebanalyse og rapportering
Webanalyse og rapporteringKjetil Manheim
 
Publicitatea romaneasca. Astazi.
Publicitatea romaneasca. Astazi.Publicitatea romaneasca. Astazi.
Publicitatea romaneasca. Astazi.trender_WOM
 

En vedette (9)

sdsasdad
sdsasdadsdsasdad
sdsasdad
 
Els grups lingüístics en la societat andorrana
Els grups lingüístics en la societat andorranaEls grups lingüístics en la societat andorrana
Els grups lingüístics en la societat andorrana
 
Copia De Sangrados De La Primera Mitad Del Embarazo1
Copia De Sangrados De La Primera Mitad Del Embarazo1Copia De Sangrados De La Primera Mitad Del Embarazo1
Copia De Sangrados De La Primera Mitad Del Embarazo1
 
Tulevaisuus Rahan Ja Lain Tuolla Puolen
Tulevaisuus Rahan Ja Lain Tuolla PuolenTulevaisuus Rahan Ja Lain Tuolla Puolen
Tulevaisuus Rahan Ja Lain Tuolla Puolen
 
Webanalyse og rapportering
Webanalyse og rapporteringWebanalyse og rapportering
Webanalyse og rapportering
 
Discografía
DiscografíaDiscografía
Discografía
 
Probando
ProbandoProbando
Probando
 
Publicitatea romaneasca. Astazi.
Publicitatea romaneasca. Astazi.Publicitatea romaneasca. Astazi.
Publicitatea romaneasca. Astazi.
 
Just an example
Just an exampleJust an example
Just an example
 

Similaire à Conheça Florianópolis: praias, história, qualidade de vida e muito mais

Condomínio Residencial no Estreito
Condomínio Residencial no EstreitoCondomínio Residencial no Estreito
Condomínio Residencial no Estreitofinhocrippa
 
SÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOS
SÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOSSÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOS
SÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOSngeloMarcosArruda
 
Trabalho turismo
Trabalho turismoTrabalho turismo
Trabalho turismoColegio
 
Projeto História Viva Serro
Projeto História Viva SerroProjeto História Viva Serro
Projeto História Viva SerroSabrina Soares
 
Disciplina Gestao Publica (IFSP Campus Cubatao) (aula 08)
Disciplina Gestao Publica (IFSP Campus Cubatao) (aula 08)Disciplina Gestao Publica (IFSP Campus Cubatao) (aula 08)
Disciplina Gestao Publica (IFSP Campus Cubatao) (aula 08)Aristides Faria
 
São francisco do sul
São francisco do sulSão francisco do sul
São francisco do sulAdrinic
 
Apostila olinda-final-trade
Apostila olinda-final-tradeApostila olinda-final-trade
Apostila olinda-final-tradeMarli Rodrigues
 
Região sudeste do brasil
Região sudeste do brasilRegião sudeste do brasil
Região sudeste do brasilErika Renata
 

Similaire à Conheça Florianópolis: praias, história, qualidade de vida e muito mais (20)

Condomínio Residencial no Estreito
Condomínio Residencial no EstreitoCondomínio Residencial no Estreito
Condomínio Residencial no Estreito
 
SÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOS
SÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOSSÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOS
SÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOS
 
Piratininga em foco
Piratininga em focoPiratininga em foco
Piratininga em foco
 
Piratininga pps
Piratininga ppsPiratininga pps
Piratininga pps
 
Piratininga Pps
Piratininga PpsPiratininga Pps
Piratininga Pps
 
Trabalho turismo
Trabalho turismoTrabalho turismo
Trabalho turismo
 
Paripueira ibge
Paripueira ibgeParipueira ibge
Paripueira ibge
 
Dia de Santa Catarina - versão digital
Dia de Santa Catarina - versão digitalDia de Santa Catarina - versão digital
Dia de Santa Catarina - versão digital
 
Piratininga
PiratiningaPiratininga
Piratininga
 
Guia do Litoral do Paraná
Guia do Litoral do ParanáGuia do Litoral do Paraná
Guia do Litoral do Paraná
 
Cidade velha
Cidade velhaCidade velha
Cidade velha
 
Copa do Mundo 2014
Copa do Mundo 2014Copa do Mundo 2014
Copa do Mundo 2014
 
Projeto História Viva Serro
Projeto História Viva SerroProjeto História Viva Serro
Projeto História Viva Serro
 
Disciplina Gestao Publica (IFSP Campus Cubatao) (aula 08)
Disciplina Gestao Publica (IFSP Campus Cubatao) (aula 08)Disciplina Gestao Publica (IFSP Campus Cubatao) (aula 08)
Disciplina Gestao Publica (IFSP Campus Cubatao) (aula 08)
 
Balaio
BalaioBalaio
Balaio
 
São francisco do sul
São francisco do sulSão francisco do sul
São francisco do sul
 
Aluizio azevedo
Aluizio azevedoAluizio azevedo
Aluizio azevedo
 
Apostila olinda-final-trade
Apostila olinda-final-tradeApostila olinda-final-trade
Apostila olinda-final-trade
 
Região sudeste do brasil
Região sudeste do brasilRegião sudeste do brasil
Região sudeste do brasil
 
REGIÃO SUDESTE
REGIÃO SUDESTEREGIÃO SUDESTE
REGIÃO SUDESTE
 

Plus de guestd53d60

O Meu Olhar é Nítido Como Um Girassol
O Meu Olhar é Nítido Como Um GirassolO Meu Olhar é Nítido Como Um Girassol
O Meu Olhar é Nítido Como Um Girassolguestd53d60
 
Deixa, Não é Comigo
Deixa, Não é ComigoDeixa, Não é Comigo
Deixa, Não é Comigoguestd53d60
 
Te Cobri De Presentes
Te Cobri De PresentesTe Cobri De Presentes
Te Cobri De Presentesguestd53d60
 
Gostar De Mulher
Gostar De MulherGostar De Mulher
Gostar De Mulherguestd53d60
 
Impossível dizer adeus
Impossível dizer adeusImpossível dizer adeus
Impossível dizer adeusguestd53d60
 
Agora Refaço Minha Agenda
Agora Refaço Minha AgendaAgora Refaço Minha Agenda
Agora Refaço Minha Agendaguestd53d60
 
Amar é a eterna Inocência
Amar é a eterna InocênciaAmar é a eterna Inocência
Amar é a eterna Inocênciaguestd53d60
 
Aniversário do Marcão
Aniversário do MarcãoAniversário do Marcão
Aniversário do Marcãoguestd53d60
 
Amissão comentada
Amissão comentadaAmissão comentada
Amissão comentadaguestd53d60
 
Assobie.relaxa e goza
Assobie.relaxa e gozaAssobie.relaxa e goza
Assobie.relaxa e gozaguestd53d60
 
A Verdadeira História da mulher
A Verdadeira História da mulherA Verdadeira História da mulher
A Verdadeira História da mulherguestd53d60
 
A Paz Que Trago Em Meu Peito
A Paz Que Trago Em Meu PeitoA Paz Que Trago Em Meu Peito
A Paz Que Trago Em Meu Peitoguestd53d60
 
V EÍ C E M A R CÃ O
V EÍ C E M A R CÃ OV EÍ C E M A R CÃ O
V EÍ C E M A R CÃ Oguestd53d60
 

Plus de guestd53d60 (19)

O Meu Olhar é Nítido Como Um Girassol
O Meu Olhar é Nítido Como Um GirassolO Meu Olhar é Nítido Como Um Girassol
O Meu Olhar é Nítido Como Um Girassol
 
Deixa, Não é Comigo
Deixa, Não é ComigoDeixa, Não é Comigo
Deixa, Não é Comigo
 
Te Cobri De Presentes
Te Cobri De PresentesTe Cobri De Presentes
Te Cobri De Presentes
 
Gostar De Mulher
Gostar De MulherGostar De Mulher
Gostar De Mulher
 
Favela
FavelaFavela
Favela
 
Impossível dizer adeus
Impossível dizer adeusImpossível dizer adeus
Impossível dizer adeus
 
Agora Refaço Minha Agenda
Agora Refaço Minha AgendaAgora Refaço Minha Agenda
Agora Refaço Minha Agenda
 
Aceitação
AceitaçãoAceitação
Aceitação
 
Amar é a eterna Inocência
Amar é a eterna InocênciaAmar é a eterna Inocência
Amar é a eterna Inocência
 
Aniversário do Marcão
Aniversário do MarcãoAniversário do Marcão
Aniversário do Marcão
 
Amissão comentada
Amissão comentadaAmissão comentada
Amissão comentada
 
Assobie.relaxa e goza
Assobie.relaxa e gozaAssobie.relaxa e goza
Assobie.relaxa e goza
 
Corinthians
CorinthiansCorinthians
Corinthians
 
Eu Aprendi 2
Eu Aprendi 2Eu Aprendi 2
Eu Aprendi 2
 
A Verdadeira História da mulher
A Verdadeira História da mulherA Verdadeira História da mulher
A Verdadeira História da mulher
 
A Paz Que Trago Em Meu Peito
A Paz Que Trago Em Meu PeitoA Paz Que Trago Em Meu Peito
A Paz Que Trago Em Meu Peito
 
Me Encante
Me EncanteMe Encante
Me Encante
 
A Paz
A PazA Paz
A Paz
 
V EÍ C E M A R CÃ O
V EÍ C E M A R CÃ OV EÍ C E M A R CÃ O
V EÍ C E M A R CÃ O
 

Conheça Florianópolis: praias, história, qualidade de vida e muito mais

  • 1. Vamos conhecer Florianópolis? Praias, cidade bem estruturada, vida noturna ativa, muitas opções culturais e o que é melhor: “Qualidade de vida” Clique para mudar
  • 2. Florianópolis, capital de Santa Catarina, habitada por 280 mil privilegiados, um dos principais destinos turísticos do Brasil e opção de residência para quem busca qualidade de vida.
  • 3.  
  • 4. O espírito açoriano, herdado dos imigrantes que povoaram a região há 250 anos, personaliza a ilha. Os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial, qualificam o turismo em alta intensidade.
  • 5. Vilarejos envoltos em tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, resistem aos avanços da modernidade.
  • 6. As praias do norte têm águas calmas e boa infra-estrutura turística. Jurerê, Canasvieiras e Ingleses são as mais procuradas, principalmente por argentinos.
  • 7. História e dados gerais Os primeiros habitantes da região de Florianópolis foram os índios tupis-guaranis. Praticavam a agricultura, mas tinham na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência. Os indícios de sua presença encontram-se nos sambaquis e sítios arqueológicos cujos registros mais antigos datam de 4.800 A.C. Já no início do século XVI, embarcações que demandavam à Bacia do Prata aportavam na Ilha de Santa Catarina para abastecerem-se de água e víveres. Entretanto, somente por volta de 1675 é que Francisco Dias Velho, junto com sua família e agregados, dá início a povoação da ilha com a fundação de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) - segundo núcleo de povoamento mais antigo do Estado, ainda fazendo parte da vila de Laguna - desempenhando importante papel político na colonização da região. A partir desta data intensifica-se o fluxo de paulistas e vicentistas que ocupam vários outros pontos do litoral.
  • 8. Em 1726, Nossa Senhora do Desterro é elevada a categoria de vila, a partir de seu desmembramento de Laguna. A ilha de Santa Catarina, por sua invejável posição estratégica como vanguarda dos domínios portugueses no Brasil meridional, passa a ser ocupada militarmente a partir de 1737, quando começam a ser erigidas as fortalezas necessárias à defesa do seu território. Esse fato resultou num importante passo na ocupação da ilha. Com a ocupação, tiveram prosperidade a agricultura e a indústria manufatureira de algodão e linho, permanecendo, ainda hoje, resquícios desse passado no que se refere à confecção artesanal da farinha de mandioca e das rendas de bilro. Nesta época, meados do século XVIII, verifica-se a implantação das "armações" para pesca da baleia, em Armação da Piedade (Governador Celso Ramos) e Armação do Pântano do Sul (Florianópolis), cujo óleo era comercializado pela Coroa fora de Santa Catarina, não trazendo benefício econômico à região.
  • 9. No século XIX, Desterro foi elevada à categoria de cidade; tornou-se Capital da Província de Santa Catarina em 1823 e inaugurou um período de prosperidade, com o investimento de recursos federais. Projetou-se a melhoria do porto e a construção de edifícios públicos, entre outras obras urbanas. A modernização política e a organização de atividades culturais também se destacaram, marcando inclusive os preparativos para a recepção ao Imperador D. Pedro II (1845). Com o advento da República (1889), as resistências locais ao novo governo provocaram um distanciamento do governo central e a diminuição dos seus investimentos. A vitória das forças comandadas pelo Marechal Floriano Peixoto determinaram em 1894 a mudança do nome da cidade para Florianópolis, em homenagem a este oficial. A cidade, ao entrar no século XX, passou por profundas transformações, sendo que a construção civil foi um dos seus principais suportes econômicos. A implantação das redes básicas de energia elétrica e do sistema de fornecimento de água e captação de esgotos somaram-se à construção da Ponte Governador Hercílio Luz, como marcos do processo de desenvolvimento urbano.
  • 10. Hoje, a área do município, compreendendo a parte continental e a ilha, encampa 436,5 km2 , com uma população de 369.781 habitantes em 2003 (segundo estimativa do IBGE). Fazem parte do Município de Florianópolis os seguintes distritos: Sede, Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche, Canasvieiras, Ingleses do Rio Vermelho, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Ratones, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e São João do Rio Vermelho. Florianópolis tem sua economia alicerçada nas atividades do comércio, prestação de serviços públicos, indústria de transformação e turismo. Recentemente a indústria do vestuário e a informática vem se tornando também setores de grande desenvolvimento. Dentre os atrativos turísticos da capital salientam-se hoje, além das magníficas praias, as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como o Ribeirão da Ilha, a Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico da cidade de Florianópolis.
  • 11. Guia Turístico de Florianópolis Este guia é uma coletânea com informações selecionadas e direcionadas para aqueles que querem conhecer o que a cidade tem de melhor: - Praias - Patrimônio histórico - Mapas - Trilhas - Hospedagem - Gastronomia - Entretenimento - Serviços - Fones Úteis Termine a apresentação e, querendo sabe mais, clique nos itens.
  • 12. Estrutura Organizacional (clique para acessar) Prefeitura Municipal de Florianópolis Administração Direta Secretaria Municipal de Planejamento Secretaria Municipal de Governo Procuradoria Geral do Município Secretaria de Comunicação Social Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos Secretaria Municipal de Saúde Secretaria de Administração Secretaria de Finanças Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes Secretaria Municipal da Habitação e Saneamento Ambiental Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Obras Secretaria Municipal de Transportes e Terminais Secretaria Regional do Continente Secretaria Municipal da Receita Secretaria Municipal da Criança, Adolescente, Idoso, Família e Desenvolvimento Social Administração Indireta Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis Fundação Cultural de Florianópolis - Franklin Cascaes Fundação Municipal de Esportes Fundação Municipal do Meio Ambiente Companhia Melhoramentos da Capital Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis
  • 13. As praias são belas e excelentes para a prática do surfe. Na região norte as praias são mais tranqüilas. Já na região sul, a caminhada passa por morros coberto pela mata Atlântica.  Mensagem do editor: Espero, com esta apresentação, ter tornado mais fácil sua pesquisa acerca dessa que é uma das cidades mais belas, organizadas, promissoras e tranqüilas do País. Eu adoro Florianópolis, embora sendo um paulistano da gema. Floripa é tão bela e tão completa, que começa a se ver saturada, tal o volume de pessoas que optam por todo seu encanto para suas férias e até mesmo para morar. É completa, pois além de sua beleza natural, situa-se num estado com uma infinidade de também ótimas opções para lazer, turismo, compras, cultura, etc. Programe Florianópolis para suas próximas férias. A viagem de carro ainda deixa um pouco a desejar, mas com um pouco de atenção, o passeio é interessante. Mas compensa, pois ao chegar em Floripa, tudo é beleza, tudo é magia, tudo é sedução. Renato Cardoso www.renatocardoso.com.br
  • 14. Fotos que circulam pela Internet Pesquisa: Thaís Segalla Cabreira Apresentação por Renato Cardoso www.vivendobauru.com.br