SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 19
Comunicabilidade dos Espíritos VI Encontro Estadual de Coordenadores e Monitores do ESDE
Apresentação: Quais são os Espíritos que irão se comunicar hoje?
Aquecimento: ,[object Object]
Abrangência do Tema: ,[object Object]
A comunicabilidade na Antiguidade: “ Quanto à comunicabilidade dos espíritos, lemos nos Vedas que, no sacrifício do fogo, muito usado na antigüidade, compareciam os Espíritos denominados Assouras. Assouras, que no panteão indiano constituem divindades do mal, e os Pitris, que eram almas dos antepassados, e dele tomavam parte .”  (ABC do Espiritismo)
A comunicabilidade no Evangelho: ,[object Object],“ (...) A hipótese desse pedido, formulada na parábola, mostra ser real a crença na  comunicabilidade dos mortos com os vivos , crença que, de fato, era corrente entre os judeus .” (SAYÃO, Elucidações Evangélicas)
A comunicabilidade no Evangelho: Mateus, 17 1. Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João seu irmão, e elevou-os à parte a um alto monte. 2. E foi transfigurado diante deles: seu rosto resplandeceu como o sol, e suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3. E eis que foram vistos Moisés e Elias conversando com ele. 4. Então Pedro disse a Jesus: " Senhor, é bom estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; para ti uma, para Moisés uma e uma para Elias! ".
A comunicabilidade na Codificação:
Ciência, Filosofia e Religião...  “ O Espiritismo é uma Ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal .”  (Allan Kardec – O que é o espiritismo – Preâmbulo) “ A única forma de demonstrar e confirmar a imortalidade da alma é mediante a sua comunicabilidade, o que oferece consolações e esperanças inimagináveis  (...)”  (Joanna de Ângelis, Do Livro: O Homem Integral) “ Na comunicabilidade com os chamados mortos deparamo-nos com a profunda consolação de constatarmos com certeza a continuidade da vida extrafisicamente transformada, a certeza da eternidade para o espírito submetido às necessidades da matéria densa .”  (Chico Xavier, Do Livro: Janelas para a Vida)
A Importância das Comunicações  “ Repelir as comunicações de além-túmulo é repudiar o meio mais poderoso de instruir-se, já pela iniciação nos conhecimentos da vida futura, já pelos exemplos que tais comunicações nos fornecem. A experiência nos ensina, além disso, o bem que podemos fazer, desviando do mal os Espíritos imperfeitos, ajudando os que sofrem a desprenderem-se da matéria e a se aperfeiçoarem. Interdizer as comunicações é, portanto, privar as almas sofredoras da assistência que lhes podemos e devemos dispensar .”  (JOANNA DE ANGELIS, Estudos Espíritas)
Não acrediteis em todos os Espíritos... “ A questão da identidade dos Espíritos é uma das mais controvertidas, mesmo entre os adeptos do Espiritismo . É que, com efeito, os Espíritos não nos trazem um ato de notoriedade e sabe-se com que facilidade alguns dentre eles tomam nomes que nunca lhes pertenceram.  Esta, por isso mesmo, é, depois da obsessão, uma das maiores dificuldades do Espiritismo prático .”  (Kardec, O Livro dos Médiuns, XXIV – 255)
RECEITA DE BOLO Combine  estudo persistente, análise criteriosa  e misture com  observação  à vontade. Passe tudo pela peneira do  bom-senso  e deixe descansar com muita  perseverança . Cubra tudo com muita  humildade  e saboreie com  moderação .
Momento Descontração!!! G Ê N I O 1. Designação Variante dos Espíritos 2. A força que une os elementos da matéria nos corpos orgânicos e inorgânicos é submetida à mesma lei de ... A  T  R  A  Ç  Ã  O 3. Fluido condensado, responsável pela desmaterialização do médium E  C  T  O  P  L  A  S  M  A 4. Importante obra de Allan Kardec que estuda o desenvolvimento da mediunidade, além de todos os gêneros de manifestações com o mundo espírita O  L  I  V  R  O  D  O  S  M  É  D  I  U  N  S 5. Os fenômenos espíritas decorrem da própria lei da ... N T U R E Z A 6. Médiuns suscetíveis de sentir a presença dos espíritos  S E N S I T I V O S 7. Termo que se refere a um tipo de mediunidade, onde ocorre o fenômeno da corporificação dos espíritos através do ectoplasma do médium  M A E R I A L I Z A Ã O L U M I N S A 8. Cidade onde moravam as irmãs Fox H I D E S I L L E 9. O fenômeno ... é produzido pelo encarnado com suas próprias faculdades espirituais, sem o uso dos sentidos físicos, graças a expansão do seu perispírito N Í M I C O 10. Mensageiro de Deus, incubido de zelar pela execução de seus desígnios em todo o universo A  J  O 11. Fenômeno mediúnico; visão das coisas e seres do plano espiritual V  D  N  C  I  A 12. Apelido de um famoso médium brasileiro de ectoplasmia E I X O T I N H 13. O fenômeno das mesas ... foi um dos primeiros efeitos observados nas manifestações espíritas G  I  R  A  N  T  E  S 14. Em 1949 foi realizado o maior acordo de unificação do movimento espírita. Este acordo é chamado de ... P C O Á U R E 15. Ato da Potência Divina contrário às leis da natureza M L A G R E 16. Linguagem dos sinais por meio de pancadas, modo de comunicação dos espíritos T  I  P  T  O  L  G  I  A 17. Nome vulgar das almas ainda não depuradas E M Ô N I O S 18. O desconhecido, o que não tem começo nem fim I  N  F  N  T 19. A ... simboliza a desagregação do envoltório grosseiro que a alma abandona M R T E 20. A escrita ... é um dos mais extraordinários fenômenos espíritas, demonstrando de maneira mais evidente a ação das inteligências ocultas D R E A
 
Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita   Programa Fundamental – Tomo I Comunicabilidade dos Espíritos Possibilitar entendimento do processo de comunicação dos Espíritos com o mundo corporal.  Objetivo Geral: Módulo V:
Roteiro  1 –  Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida;   Módulo V Roteiro  2 –  Mediunidade e médium ;  Roteiro  3 –  Mediunidade com Jesus .  Comunicabilidade dos Espíritos
[object Object],Módulo V -  Roteiro 1 Objetivos Específicos: ,[object Object],Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida ,[object Object]
[object Object],Módulo V -  Roteiro 2 Objetivos Específicos: Mediunidade e Médium ,[object Object]
Módulo V -  Roteiro 3 Objetivo Específico: Mediunidade com Jesus ,[object Object]

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Das evocações
Das evocaçõesDas evocações
Das evocações
home
 

Mais procurados (20)

04 A categoria de médiuns de efeitos físicos
04   A categoria de médiuns de efeitos físicos04   A categoria de médiuns de efeitos físicos
04 A categoria de médiuns de efeitos físicos
 
Comunicações mediúnicas!
Comunicações mediúnicas!Comunicações mediúnicas!
Comunicações mediúnicas!
 
2.1.5 diferentes ordens de espiritos - escala espirita
2.1.5   diferentes ordens de espiritos - escala espirita2.1.5   diferentes ordens de espiritos - escala espirita
2.1.5 diferentes ordens de espiritos - escala espirita
 
A reencarnação visão geral
A reencarnação visão geralA reencarnação visão geral
A reencarnação visão geral
 
Fluidos e Perispírito
Fluidos e PerispíritoFluidos e Perispírito
Fluidos e Perispírito
 
Dimensões espirituais do centro espírita!
Dimensões espirituais do centro espírita!Dimensões espirituais do centro espírita!
Dimensões espirituais do centro espírita!
 
Evangeliza - Diferentes categorias de mundos habitados
Evangeliza - Diferentes categorias de mundos habitadosEvangeliza - Diferentes categorias de mundos habitados
Evangeliza - Diferentes categorias de mundos habitados
 
Perispirito: formação, propriedades e funções.
Perispirito: formação, propriedades e funções.Perispirito: formação, propriedades e funções.
Perispirito: formação, propriedades e funções.
 
O livro dos médiuns
O livro dos médiunsO livro dos médiuns
O livro dos médiuns
 
Origem e natureza do Espirito parte 1
Origem e natureza do Espirito parte 1Origem e natureza do Espirito parte 1
Origem e natureza do Espirito parte 1
 
Roteiro 2 a prece = importância, eficácia e ação
Roteiro 2   a prece = importância, eficácia e açãoRoteiro 2   a prece = importância, eficácia e ação
Roteiro 2 a prece = importância, eficácia e ação
 
Das evocações
Das evocaçõesDas evocações
Das evocações
 
2.1.4 perispirito
2.1.4   perispirito2.1.4   perispirito
2.1.4 perispirito
 
Médiuns e mediunidade!
Médiuns e mediunidade!Médiuns e mediunidade!
Médiuns e mediunidade!
 
ESDE - Roteiro complementar. Módulo I, roteiro 5: sorte das crianças depois d...
ESDE - Roteiro complementar. Módulo I, roteiro 5: sorte das crianças depois d...ESDE - Roteiro complementar. Módulo I, roteiro 5: sorte das crianças depois d...
ESDE - Roteiro complementar. Módulo I, roteiro 5: sorte das crianças depois d...
 
Evangeliza - Passe
Evangeliza - PasseEvangeliza - Passe
Evangeliza - Passe
 
Conhece se a árvore pelos frutos gec 03-09-2011
Conhece se a árvore pelos frutos gec 03-09-2011Conhece se a árvore pelos frutos gec 03-09-2011
Conhece se a árvore pelos frutos gec 03-09-2011
 
Influência dos espíritos em nossas vidas 1,5h
Influência dos espíritos em nossas vidas   1,5hInfluência dos espíritos em nossas vidas   1,5h
Influência dos espíritos em nossas vidas 1,5h
 
Perispírito
PerispíritoPerispírito
Perispírito
 
Vigiando o pensamento-1,5h
Vigiando o pensamento-1,5hVigiando o pensamento-1,5h
Vigiando o pensamento-1,5h
 

Destaque

Prática mediúnica - perispírito
Prática mediúnica - perispíritoPrática mediúnica - perispírito
Prática mediúnica - perispírito
FEEAK
 
Comunicabilidade dos Espíritos
Comunicabilidade dos Espíritos Comunicabilidade dos Espíritos
Comunicabilidade dos Espíritos
Leonardo Pereira
 
BI religioes orientais
BI religioes orientaisBI religioes orientais
BI religioes orientais
António Alves
 
Terceiro Módulo - 13ª aula - Mundo espírita e mundo corporal - manifestações ...
Terceiro Módulo - 13ª aula - Mundo espírita e mundo corporal - manifestações ...Terceiro Módulo - 13ª aula - Mundo espírita e mundo corporal - manifestações ...
Terceiro Módulo - 13ª aula - Mundo espírita e mundo corporal - manifestações ...
CeiClarencio
 
Tormentos da obsessao divaldo franco
Tormentos da obsessao   divaldo francoTormentos da obsessao   divaldo franco
Tormentos da obsessao divaldo franco
Francisco de Morais
 
As linhas básicas do espiritismo
As linhas básicas do espiritismoAs linhas básicas do espiritismo
As linhas básicas do espiritismo
Carlos Steigleder
 
Comunicação mediúnica - No
Comunicação mediúnica - NoComunicação mediúnica - No
Comunicação mediúnica - No
ADEP Portugal
 

Destaque (20)

Prática mediúnica - perispírito
Prática mediúnica - perispíritoPrática mediúnica - perispírito
Prática mediúnica - perispírito
 
Comunicabilidade dos Espíritos
Comunicabilidade dos Espíritos Comunicabilidade dos Espíritos
Comunicabilidade dos Espíritos
 
Comunicabilidade dos Espíritos
Comunicabilidade dos EspíritosComunicabilidade dos Espíritos
Comunicabilidade dos Espíritos
 
A comunicacao mediunica-eduardo_w
A comunicacao mediunica-eduardo_wA comunicacao mediunica-eduardo_w
A comunicacao mediunica-eduardo_w
 
Introdução aos upanishads
Introdução aos upanishadsIntrodução aos upanishads
Introdução aos upanishads
 
Imortalidade da alma
Imortalidade da almaImortalidade da alma
Imortalidade da alma
 
Fundamentos espiritas e o evangelho de jesus
Fundamentos espiritas e o evangelho de jesusFundamentos espiritas e o evangelho de jesus
Fundamentos espiritas e o evangelho de jesus
 
05 pbde - comunicabilidade dos espíritos
05   pbde - comunicabilidade dos espíritos05   pbde - comunicabilidade dos espíritos
05 pbde - comunicabilidade dos espíritos
 
BI religioes orientais
BI religioes orientaisBI religioes orientais
BI religioes orientais
 
Estudo sobre Religião
Estudo sobre ReligiãoEstudo sobre Religião
Estudo sobre Religião
 
Curso de passes pesc
Curso de passes pescCurso de passes pesc
Curso de passes pesc
 
Conversando o Evangelho - Mediunidade o que é
Conversando o Evangelho - Mediunidade   o que éConversando o Evangelho - Mediunidade   o que é
Conversando o Evangelho - Mediunidade o que é
 
Terceiro Módulo - 13ª aula - Mundo espírita e mundo corporal - manifestações ...
Terceiro Módulo - 13ª aula - Mundo espírita e mundo corporal - manifestações ...Terceiro Módulo - 13ª aula - Mundo espírita e mundo corporal - manifestações ...
Terceiro Módulo - 13ª aula - Mundo espírita e mundo corporal - manifestações ...
 
Tormentos da obsessao divaldo franco
Tormentos da obsessao   divaldo francoTormentos da obsessao   divaldo franco
Tormentos da obsessao divaldo franco
 
Diversidade dos Carismas -Estudo e Pratica da Mediunidade
Diversidade dos Carismas -Estudo e Pratica da MediunidadeDiversidade dos Carismas -Estudo e Pratica da Mediunidade
Diversidade dos Carismas -Estudo e Pratica da Mediunidade
 
Mundo dos espiritos
Mundo dos espiritosMundo dos espiritos
Mundo dos espiritos
 
Olm 100908-natureza das comunicações-sematologia-voz direta-psicografia
Olm 100908-natureza das comunicações-sematologia-voz direta-psicografiaOlm 100908-natureza das comunicações-sematologia-voz direta-psicografia
Olm 100908-natureza das comunicações-sematologia-voz direta-psicografia
 
Olm 100818-manif.inteligente-teoria manif.físicas-manif.físicas exp
Olm 100818-manif.inteligente-teoria manif.físicas-manif.físicas expOlm 100818-manif.inteligente-teoria manif.físicas-manif.físicas exp
Olm 100818-manif.inteligente-teoria manif.físicas-manif.físicas exp
 
As linhas básicas do espiritismo
As linhas básicas do espiritismoAs linhas básicas do espiritismo
As linhas básicas do espiritismo
 
Comunicação mediúnica - No
Comunicação mediúnica - NoComunicação mediúnica - No
Comunicação mediúnica - No
 

Semelhante a Comunicabilidade dos Espíritos

Fundamental I - Modulo V - Roteiro 2 - [2009]Euzebio.ppt
Fundamental I - Modulo V - Roteiro 2 - [2009]Euzebio.pptFundamental I - Modulo V - Roteiro 2 - [2009]Euzebio.ppt
Fundamental I - Modulo V - Roteiro 2 - [2009]Euzebio.ppt
GilvaniaKardinally
 
Apresentação 01 pentateuco
Apresentação 01 pentateucoApresentação 01 pentateuco
Apresentação 01 pentateuco
danieladaj
 
Revista espírita 1863
Revista espírita   1863Revista espírita   1863
Revista espírita 1863
anaccc2013
 
Estudando o espiritismo
Estudando o espiritismoEstudando o espiritismo
Estudando o espiritismo
anaccc2013
 
O livro dos mediuns
O livro dos mediunsO livro dos mediuns
O livro dos mediuns
sheilaleite
 
Aula- O que é Espiritismo?
Aula- O que é Espiritismo?Aula- O que é Espiritismo?
Aula- O que é Espiritismo?
Harleyde Santos
 

Semelhante a Comunicabilidade dos Espíritos (20)

Fundamental I - Modulo V - Roteiro 2 - [2009]Euzebio.ppt
Fundamental I - Modulo V - Roteiro 2 - [2009]Euzebio.pptFundamental I - Modulo V - Roteiro 2 - [2009]Euzebio.ppt
Fundamental I - Modulo V - Roteiro 2 - [2009]Euzebio.ppt
 
Os precursores do espiritismo
Os precursores do espiritismoOs precursores do espiritismo
Os precursores do espiritismo
 
Apresentação da Doutrina Espírita e do Livro dos Espíritos.pptx
Apresentação da Doutrina Espírita e do Livro dos Espíritos.pptxApresentação da Doutrina Espírita e do Livro dos Espíritos.pptx
Apresentação da Doutrina Espírita e do Livro dos Espíritos.pptx
 
Livro dos Espíritos Q. 404 e 405 - ESE Introducao_II
Livro dos Espíritos Q. 404 e 405 - ESE Introducao_IILivro dos Espíritos Q. 404 e 405 - ESE Introducao_II
Livro dos Espíritos Q. 404 e 405 - ESE Introducao_II
 
( Espiritismo) # - augusto oliveira - conheca o espiritismo
( Espiritismo)   # - augusto oliveira - conheca o espiritismo( Espiritismo)   # - augusto oliveira - conheca o espiritismo
( Espiritismo) # - augusto oliveira - conheca o espiritismo
 
Espiritismo lição 02
Espiritismo lição 02Espiritismo lição 02
Espiritismo lição 02
 
Apresentação 01 pentateuco
Apresentação 01 pentateucoApresentação 01 pentateuco
Apresentação 01 pentateuco
 
Sou medium e agora aula x palestra,
Sou medium e agora aula  x palestra,Sou medium e agora aula  x palestra,
Sou medium e agora aula x palestra,
 
Espiritismo e mediunidade 01
Espiritismo e mediunidade 01Espiritismo e mediunidade 01
Espiritismo e mediunidade 01
 
Revista espírita 1863
Revista espírita   1863Revista espírita   1863
Revista espírita 1863
 
Revista1859
Revista1859Revista1859
Revista1859
 
Tratado de numerologia cabalistica
Tratado de numerologia cabalisticaTratado de numerologia cabalistica
Tratado de numerologia cabalistica
 
Estudando o espiritismo
Estudando o espiritismoEstudando o espiritismo
Estudando o espiritismo
 
Beume jul14
Beume jul14Beume jul14
Beume jul14
 
O livro dos mediuns
O livro dos mediunsO livro dos mediuns
O livro dos mediuns
 
Tríplice Aspecto da Doutrina Espírita
Tríplice Aspecto da Doutrina EspíritaTríplice Aspecto da Doutrina Espírita
Tríplice Aspecto da Doutrina Espírita
 
Introdução ao ESE.pptx
Introdução ao ESE.pptxIntrodução ao ESE.pptx
Introdução ao ESE.pptx
 
Aula- O que é Espiritismo?
Aula- O que é Espiritismo?Aula- O que é Espiritismo?
Aula- O que é Espiritismo?
 
O consolador prometido
O consolador prometidoO consolador prometido
O consolador prometido
 
Introdução a doutrina espirita-Palestra do Curso Espiritismo E Evangelho-GECM...
Introdução a doutrina espirita-Palestra do Curso Espiritismo E Evangelho-GECM...Introdução a doutrina espirita-Palestra do Curso Espiritismo E Evangelho-GECM...
Introdução a doutrina espirita-Palestra do Curso Espiritismo E Evangelho-GECM...
 

Mais de igmateus

Mais de igmateus (20)

Violência não
Violência   nãoViolência   não
Violência não
 
A Eficácia da Prece
A Eficácia da PreceA Eficácia da Prece
A Eficácia da Prece
 
Obsessão e suas relações com as doenças da alma
Obsessão e suas relações com as doenças da almaObsessão e suas relações com as doenças da alma
Obsessão e suas relações com as doenças da alma
 
Amar ao próximo como a si mesmo
Amar ao próximo como a si mesmoAmar ao próximo como a si mesmo
Amar ao próximo como a si mesmo
 
Jesus: Roteiro de Luz, Espiritismo: Receita de Vida
Jesus: Roteiro de Luz, Espiritismo: Receita de VidaJesus: Roteiro de Luz, Espiritismo: Receita de Vida
Jesus: Roteiro de Luz, Espiritismo: Receita de Vida
 
O Caminho da Felicidade
O Caminho da FelicidadeO Caminho da Felicidade
O Caminho da Felicidade
 
O que você quer ser quando crescer
O que você quer ser quando crescerO que você quer ser quando crescer
O que você quer ser quando crescer
 
Obsessão e Desobsessão
Obsessão e Desobsessão Obsessão e Desobsessão
Obsessão e Desobsessão
 
Decepcoes, Ingratidao, Afeicoes Destruidas
Decepcoes, Ingratidao, Afeicoes DestruidasDecepcoes, Ingratidao, Afeicoes Destruidas
Decepcoes, Ingratidao, Afeicoes Destruidas
 
A Gratidão como Roteiro de Vida
A Gratidão como Roteiro de VidaA Gratidão como Roteiro de Vida
A Gratidão como Roteiro de Vida
 
Auta de Souza e Chico Xavier
Auta de Souza e Chico XavierAuta de Souza e Chico Xavier
Auta de Souza e Chico Xavier
 
Auta de Souza e Chico Xavier
Auta de Souza e Chico XavierAuta de Souza e Chico Xavier
Auta de Souza e Chico Xavier
 
Jesus - Uma Verdade para ser Vivida
Jesus - Uma Verdade para ser VividaJesus - Uma Verdade para ser Vivida
Jesus - Uma Verdade para ser Vivida
 
ENTRENAT 2012 - DAM
ENTRENAT 2012 - DAMENTRENAT 2012 - DAM
ENTRENAT 2012 - DAM
 
Como NÃO tornar seu filho um delinquente
Como NÃO tornar seu filho um delinquenteComo NÃO tornar seu filho um delinquente
Como NÃO tornar seu filho um delinquente
 
Viagem Espírita em 1862
Viagem Espírita em 1862Viagem Espírita em 1862
Viagem Espírita em 1862
 
Falsos Profetas da Erraticidade
Falsos Profetas da ErraticidadeFalsos Profetas da Erraticidade
Falsos Profetas da Erraticidade
 
Caracteres do Verdadeiro Profeta
Caracteres do Verdadeiro ProfetaCaracteres do Verdadeiro Profeta
Caracteres do Verdadeiro Profeta
 
Provas da Reencarnação
Provas da ReencarnaçãoProvas da Reencarnação
Provas da Reencarnação
 
Oficina NEP 2012
Oficina NEP 2012Oficina NEP 2012
Oficina NEP 2012
 

Último

A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTOA Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
ADALBERTO COELHO DA SILVA JR
 
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINALAntropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
MiltonCesarAquino1
 
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).pptAUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
VilmaDias11
 
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfTHIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
thandreola
 

Último (14)

A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTOA Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
 
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdfComentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
 
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINALAntropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
 
O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiro
O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiroO CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiro
O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiro
 
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptxLição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
 
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyoNovo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
 
Lição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptx
Lição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptxLição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptx
Lição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptx
 
Oração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroOração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo Brasileiro
 
JOGRAL para o dia das MÃES igreja .pdf
JOGRAL  para o dia das MÃES igreja .pdfJOGRAL  para o dia das MÃES igreja .pdf
JOGRAL para o dia das MÃES igreja .pdf
 
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).pptAUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
 
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptxFORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
 
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptxBíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
 
Missões News 04/2024 - Informativo Missionário
Missões News 04/2024 - Informativo MissionárioMissões News 04/2024 - Informativo Missionário
Missões News 04/2024 - Informativo Missionário
 
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfTHIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
 

Comunicabilidade dos Espíritos

  • 1. Comunicabilidade dos Espíritos VI Encontro Estadual de Coordenadores e Monitores do ESDE
  • 2. Apresentação: Quais são os Espíritos que irão se comunicar hoje?
  • 3.
  • 4.
  • 5. A comunicabilidade na Antiguidade: “ Quanto à comunicabilidade dos espíritos, lemos nos Vedas que, no sacrifício do fogo, muito usado na antigüidade, compareciam os Espíritos denominados Assouras. Assouras, que no panteão indiano constituem divindades do mal, e os Pitris, que eram almas dos antepassados, e dele tomavam parte .” (ABC do Espiritismo)
  • 6.
  • 7. A comunicabilidade no Evangelho: Mateus, 17 1. Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João seu irmão, e elevou-os à parte a um alto monte. 2. E foi transfigurado diante deles: seu rosto resplandeceu como o sol, e suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3. E eis que foram vistos Moisés e Elias conversando com ele. 4. Então Pedro disse a Jesus: " Senhor, é bom estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; para ti uma, para Moisés uma e uma para Elias! ".
  • 8. A comunicabilidade na Codificação:
  • 9. Ciência, Filosofia e Religião... “ O Espiritismo é uma Ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal .” (Allan Kardec – O que é o espiritismo – Preâmbulo) “ A única forma de demonstrar e confirmar a imortalidade da alma é mediante a sua comunicabilidade, o que oferece consolações e esperanças inimagináveis (...)” (Joanna de Ângelis, Do Livro: O Homem Integral) “ Na comunicabilidade com os chamados mortos deparamo-nos com a profunda consolação de constatarmos com certeza a continuidade da vida extrafisicamente transformada, a certeza da eternidade para o espírito submetido às necessidades da matéria densa .” (Chico Xavier, Do Livro: Janelas para a Vida)
  • 10. A Importância das Comunicações “ Repelir as comunicações de além-túmulo é repudiar o meio mais poderoso de instruir-se, já pela iniciação nos conhecimentos da vida futura, já pelos exemplos que tais comunicações nos fornecem. A experiência nos ensina, além disso, o bem que podemos fazer, desviando do mal os Espíritos imperfeitos, ajudando os que sofrem a desprenderem-se da matéria e a se aperfeiçoarem. Interdizer as comunicações é, portanto, privar as almas sofredoras da assistência que lhes podemos e devemos dispensar .” (JOANNA DE ANGELIS, Estudos Espíritas)
  • 11. Não acrediteis em todos os Espíritos... “ A questão da identidade dos Espíritos é uma das mais controvertidas, mesmo entre os adeptos do Espiritismo . É que, com efeito, os Espíritos não nos trazem um ato de notoriedade e sabe-se com que facilidade alguns dentre eles tomam nomes que nunca lhes pertenceram. Esta, por isso mesmo, é, depois da obsessão, uma das maiores dificuldades do Espiritismo prático .” (Kardec, O Livro dos Médiuns, XXIV – 255)
  • 12. RECEITA DE BOLO Combine estudo persistente, análise criteriosa e misture com observação à vontade. Passe tudo pela peneira do bom-senso e deixe descansar com muita perseverança . Cubra tudo com muita humildade e saboreie com moderação .
  • 13. Momento Descontração!!! G Ê N I O 1. Designação Variante dos Espíritos 2. A força que une os elementos da matéria nos corpos orgânicos e inorgânicos é submetida à mesma lei de ... A T R A Ç Ã O 3. Fluido condensado, responsável pela desmaterialização do médium E C T O P L A S M A 4. Importante obra de Allan Kardec que estuda o desenvolvimento da mediunidade, além de todos os gêneros de manifestações com o mundo espírita O L I V R O D O S M É D I U N S 5. Os fenômenos espíritas decorrem da própria lei da ... N T U R E Z A 6. Médiuns suscetíveis de sentir a presença dos espíritos S E N S I T I V O S 7. Termo que se refere a um tipo de mediunidade, onde ocorre o fenômeno da corporificação dos espíritos através do ectoplasma do médium M A E R I A L I Z A Ã O L U M I N S A 8. Cidade onde moravam as irmãs Fox H I D E S I L L E 9. O fenômeno ... é produzido pelo encarnado com suas próprias faculdades espirituais, sem o uso dos sentidos físicos, graças a expansão do seu perispírito N Í M I C O 10. Mensageiro de Deus, incubido de zelar pela execução de seus desígnios em todo o universo A J O 11. Fenômeno mediúnico; visão das coisas e seres do plano espiritual V D N C I A 12. Apelido de um famoso médium brasileiro de ectoplasmia E I X O T I N H 13. O fenômeno das mesas ... foi um dos primeiros efeitos observados nas manifestações espíritas G I R A N T E S 14. Em 1949 foi realizado o maior acordo de unificação do movimento espírita. Este acordo é chamado de ... P C O Á U R E 15. Ato da Potência Divina contrário às leis da natureza M L A G R E 16. Linguagem dos sinais por meio de pancadas, modo de comunicação dos espíritos T I P T O L G I A 17. Nome vulgar das almas ainda não depuradas E M Ô N I O S 18. O desconhecido, o que não tem começo nem fim I N F N T 19. A ... simboliza a desagregação do envoltório grosseiro que a alma abandona M R T E 20. A escrita ... é um dos mais extraordinários fenômenos espíritas, demonstrando de maneira mais evidente a ação das inteligências ocultas D R E A
  • 14.  
  • 15. Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Comunicabilidade dos Espíritos Possibilitar entendimento do processo de comunicação dos Espíritos com o mundo corporal. Objetivo Geral: Módulo V:
  • 16. Roteiro 1 – Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida; Módulo V Roteiro 2 – Mediunidade e médium ; Roteiro 3 – Mediunidade com Jesus . Comunicabilidade dos Espíritos
  • 17.
  • 18.
  • 19.