SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  26
Presença Social, Interação e Aprendizagem Online Por Juliana Antunes Lisboa - Jun/2010
Introdução 	Este  serviu o propósito de criar (REA), no âmbito da unidade curricular "Materiais e Recursospara e-Learning", do Professor José Mota,  e apresentar o trabalho de elaboração de um Recurso Educacional Aberto integrado na 4ª Edição do Mestrado em Pedagogia do e-Learning, da Universidade Aberta.  	Este recurso é abrangido pela licença
Objectivos  O objectivo principal deste recurso é apresentar as principais ideias  sobre Presença Social e Interação na Aprendizagem Online dos principais intelectuais  que estudaram o tema na actualidade. No final desta leitura, terá informação para: Compreender  o conceito de Presença e quais os diversos tipos existentes.  Conhecer as caracteristas da Presença Social nos ambientes de aprendizagem on-line. Saber a importância da interação social nos contextos de aprendizagem on-line. Identificar as barreiras existentes e como superá-las.
Para ilustrar este recurso sobre a Presença Social, Interação e Aprendizagem Online, vou contar-lhes a história da Rita. Curiosa e sedenta por aprender, ela resolveu fazer um Mestrado para melhorar a sua qualificação profissional.
Logo surgiram outras preocupações e receios... Será que vou conseguir me relacionar com os colegas? Será que vou conseguir estudar sozinha? E terei auxílio dos professor à distância?
Rita é secretária em um grande empresa e têm uma rotina de trabalho bastante intensa. Sua preocupação neste momento é conseguir conciliar ofício com os estudos e por isso optou pelo Ensino à Distância.
Apesar dos receios, Rita persistiu...
Pouco tempo depois, ficou surpreendida com o que descobriu e experênciou... Os meus colegas são tão agradáveis e com experiências tão diferentes. Vou aprender imenso com eles! Que bom que os Professores estão sempre a propor actividades e consigo comunicar facilmente com eles por e-mail!
Mas o que fez a Rita perder rapidamente os seus receios? Certamente que foi a sua integração aos colegas, o sentimento de presença social e interação que foram proporcionados. Estes elementos além de facilitadores, também foram motivacionais para ela.  Estou ansiosa para a aula de hoje porque vamos debater um assunto interessante.
Rita estabeleceu relações interpessoais e sentiu que a sua presença no ambiente da formação era importante e notada pelos colegas e professores.  Preciso partilhar este link que encontrei com o grupo. Vai  ajudar-nos nas pesquisas.
Ela está satisfeita com a escolha que fez e agora tem novos amigos! Só há uma coisa que gostaria neste momento... !
Meu chefe bem podia ser também virtual para não ter que vê-lo mau-humorado todos os dias!!!
	A situação representada é um exemplo da presença social na aprendizagem online. Veremos a seguir os principais conceitos dos estudiosos desta temática.
Significado de Presença(1) A experiência da presença é um produto da mente do indivíduo e esta varia de acordo com as suas capacidades motoras, as suas percepções, estados mentais, características, necessidades, preferências, experiência, etc.  A percepção muda constantemente à medida que avançamos e interagimos com o mundo em tempo real. Esta mudança ocorre tanto com a estimulação do ambiente físico como do ambiente midiatizado.  (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados.  (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
Significado de Presença(1) Para Slater e os seus colaboradores, as variáveis que determinam a presença de um utilizador são: as características dos meios de comunicação; e do utilizador. Relativamente às características do meio comunicação, a forma da comunicação e o conteúdo da comunicação, têm um impacto significativo sobre o sentido da presença dos indivíduos, conduzindo a diferentes níveis de presença.  (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados.  (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
Os diversos tipos de Presença Um dos modelos que tem contribuído para acompreensão do contexto online como um contexto social é ode “comunidade de inquirição” proposto por Garrison e  colaboradores. De acordo com este modelo, a aprendizagem tem lugar numa comunidade, através da articulação entre três elementos básicos que constituem os pré-requisitos fundamentais da experiência educacional a nível da formação no ensino superior: Presença Cognitiva – é um elemento vital na experiência educativa e define-se pelo facto de os participantes construírem o significado e o conhecimento através da comunicação.
Os diversos tipos de Presença Presença Social - refere-se ao modo como os participantes são capazes de se projectar pessoalmente enquanto indivíduos (social e emocionalmente) na comunidade, funcionando como um suporte da presença cognitiva e facilitando indirectamente o pensamento crítico empreendido pela comunidade de aprendentes. Presença de Ensino - é um elemento da responsabilidade do professor, embora, em determinadas circunstâncias, os estudantes assumam também uma parte dessa responsabilidade.
Presença Social A presença social é permeada pela formação de um mundo coerente que dá sustentação e significado a cada um de seus membros. Short et al. caracterizam os meios de comunicação em termos do seu potencial para comunicar pistas sócio-emocionais de tal forma que a outra pessoa na comunicação é percebida como “fisicamente” presente. Eles definem presença social como o “grau de relevância da outra pessoa na interacção e consequente relevância das relações interpessoais.
Interação social A interacção social é considerada unanimemente como um dos factores primordiais no desenvolvimento humano, nas relações interpessoais, na comunicação e no processo de  ensinoaprendizagem. Designam um espaço social como “positivo” se o espaço social for caracterizado por relações de trabalho efectivo, uma forte coesão de grupo, confiança, respeito e integração, satisfação, e um forte sentido de comunidade. Um espaço social positivo determina, reforça e sustenta a interacção social que se está a estabelecer entre os membros do grupo. Esse espaço social positivo é importante porque facilita e  reforça a interacção social, o que, por sua vez, influencia a eficácia da aprendizagem colaborativa.
Interação social A educação online possibilita níveis de interacção elevados entre os participantes (tutor e estudante e  entre estudantes), possuindo por isso potencialidades para expressar modelos de ensino-aprendizagem que se baseiam na interacção social. Só o entendimento de que a interacção social é o elemento capaz de reduzir a distância e, portanto, criar proximidade poderá contribuir para que seja conceptualizada como uma parte inseparável do processo de ensino-aprendizagem.
Relações Interpessoais na Aprendizagem Online “Ensinar e aprender online implica o estabelecimento de relações interpessoais e educacionais ou seja, de interacções ou transacções. São estas que suportam, quer a aprendizagem, quer o ensino e, que afastam o acto de aprender e o acto de ensinar de um acto mecânico, socialmente descontextualizado,isolado.” Interacção e presença social em ambientes virtuais deaprendizagem - Deise Francisco; Lina Morgado; Glaucio Machado; António Quintas Mendes
Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online A aprendizagem online é uma promissora nova geração de ferramentas educativas que possibilitam que os alunos estejam geográfica e temporalmente dispersos, permitindo a formação de grupos de aprendizagem distribuída compostos por membros provenientes de culturas diferentes. Entretanto há algumas barreiras que precisam ser ultrapassadas para o sucesso da aprendizagem:
Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online Não há uma pedagogia adequada. Os media CMC-digitais baseiam-se em texto, deixando de fora as indicações não-verbais (gestuais) e outros sinais de retorno que dificultam a formação de impressões. Os ambientes de ensino online  podem não corresponder aos critérios de concepção de interacção e de usabilidade. A melhor forma de ultrapassar essas barreiras e de conseguir uma efectiva aprendizagem colaborativa em grupos de aprendizagem depende em grande parte do surgimento de um espaço social positivo, o que indica que se estabeleceu uma comunidade de aprendizagem.
Conclusão “ A presença social é necessária para reforçar e promover a interacção social on-line, que é o principal veículo de aprendizagem social", e “se a presença social for baixa, o estabelecimento da aprendizagem social, da interacção social, não ocorre.” Determinar Sociabilidade, Espaço Social e Presença Social em Grupos Colaborativos (A)Síncronos  - KAREL KREIJNS, M.Sc., 1 PAULA. KIRSCHNER, Ph.D., 2 WIM JOCHEMS, Ph.D., 2 e Hans van Buuren, MA3
Referências ,[object Object]
Garrison, R. (2007) - "Researching the community of inquiry framework: Review, issues, and future directions".

Contenu connexe

Tendances

Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Hume
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David HumeTeorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Hume
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Humeguest9578d1
 
Ficha de orações subordinadas
Ficha de orações subordinadasFicha de orações subordinadas
Ficha de orações subordinadaszedobarco3
 
Metodologias de investigação em sociologia
Metodologias de investigação em sociologiaMetodologias de investigação em sociologia
Metodologias de investigação em sociologiaturma12c
 
O que é paradigma segundo thomas kuhn
O que é paradigma segundo thomas kuhnO que é paradigma segundo thomas kuhn
O que é paradigma segundo thomas kuhnMíria Alves Cirqueira
 
Ficha nº 4 STC 1
Ficha nº 4 STC 1Ficha nº 4 STC 1
Ficha nº 4 STC 1poesiarte
 
Orações subordinadas substantivas e adjetivas - Apresentação de conteúdos (SU...
Orações subordinadas substantivas e adjetivas - Apresentação de conteúdos (SU...Orações subordinadas substantivas e adjetivas - Apresentação de conteúdos (SU...
Orações subordinadas substantivas e adjetivas - Apresentação de conteúdos (SU...Rosalina Simão Nunes
 
Os diferentes tipos de plantas das cidades
Os diferentes tipos de plantas das cidadesOs diferentes tipos de plantas das cidades
Os diferentes tipos de plantas das cidadesrmmpr
 
Resumos 10ºano - Economia A (1ª parte)
Resumos 10ºano - Economia A (1ª parte)Resumos 10ºano - Economia A (1ª parte)
Resumos 10ºano - Economia A (1ª parte)Raffaella Ergün
 
Exercícios Filsofia
Exercícios Filsofia Exercícios Filsofia
Exercícios Filsofia Jorge Barbosa
 
Ficha trabalho coordenação
Ficha trabalho coordenaçãoFicha trabalho coordenação
Ficha trabalho coordenaçãoMargarida Gomes
 
Inlcusão -Power point inclusão c musica
Inlcusão -Power point inclusão c musicaInlcusão -Power point inclusão c musica
Inlcusão -Power point inclusão c musicaLuís Henrique Silva
 
Orações coordenadas e subordinadas esquema
Orações coordenadas e subordinadas   esquemaOrações coordenadas e subordinadas   esquema
Orações coordenadas e subordinadas esquemaPaulo Portelada
 
O poder da comunicação social
O poder da comunicação socialO poder da comunicação social
O poder da comunicação socialDRaul8
 
Fenómenos fonéticos português 9º
Fenómenos fonéticos português 9ºFenómenos fonéticos português 9º
Fenómenos fonéticos português 9ºFelisbela da Silva
 
A importância das florestas
A importância das florestasA importância das florestas
A importância das florestaselmachon
 

Tendances (20)

Constituintes imediatos de uma frase
Constituintes imediatos de uma fraseConstituintes imediatos de uma frase
Constituintes imediatos de uma frase
 
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Hume
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David HumeTeorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Hume
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Hume
 
Ficha de orações subordinadas
Ficha de orações subordinadasFicha de orações subordinadas
Ficha de orações subordinadas
 
Metodologias de investigação em sociologia
Metodologias de investigação em sociologiaMetodologias de investigação em sociologia
Metodologias de investigação em sociologia
 
O que é paradigma segundo thomas kuhn
O que é paradigma segundo thomas kuhnO que é paradigma segundo thomas kuhn
O que é paradigma segundo thomas kuhn
 
Ficha nº 4 STC 1
Ficha nº 4 STC 1Ficha nº 4 STC 1
Ficha nº 4 STC 1
 
Orações subordinadas substantivas e adjetivas - Apresentação de conteúdos (SU...
Orações subordinadas substantivas e adjetivas - Apresentação de conteúdos (SU...Orações subordinadas substantivas e adjetivas - Apresentação de conteúdos (SU...
Orações subordinadas substantivas e adjetivas - Apresentação de conteúdos (SU...
 
Os diferentes tipos de plantas das cidades
Os diferentes tipos de plantas das cidadesOs diferentes tipos de plantas das cidades
Os diferentes tipos de plantas das cidades
 
Descartes críticas
Descartes críticasDescartes críticas
Descartes críticas
 
Resumos 10ºano - Economia A (1ª parte)
Resumos 10ºano - Economia A (1ª parte)Resumos 10ºano - Economia A (1ª parte)
Resumos 10ºano - Economia A (1ª parte)
 
Projeto de intervenção modelo
Projeto de intervenção modeloProjeto de intervenção modelo
Projeto de intervenção modelo
 
Exercícios Filsofia
Exercícios Filsofia Exercícios Filsofia
Exercícios Filsofia
 
Ficha trabalho coordenação
Ficha trabalho coordenaçãoFicha trabalho coordenação
Ficha trabalho coordenação
 
Popper – o problema da demarcação
Popper – o problema da demarcaçãoPopper – o problema da demarcação
Popper – o problema da demarcação
 
Inlcusão -Power point inclusão c musica
Inlcusão -Power point inclusão c musicaInlcusão -Power point inclusão c musica
Inlcusão -Power point inclusão c musica
 
DigCompEdu: competencia digital dos educadores
DigCompEdu: competencia digital dos educadoresDigCompEdu: competencia digital dos educadores
DigCompEdu: competencia digital dos educadores
 
Orações coordenadas e subordinadas esquema
Orações coordenadas e subordinadas   esquemaOrações coordenadas e subordinadas   esquema
Orações coordenadas e subordinadas esquema
 
O poder da comunicação social
O poder da comunicação socialO poder da comunicação social
O poder da comunicação social
 
Fenómenos fonéticos português 9º
Fenómenos fonéticos português 9ºFenómenos fonéticos português 9º
Fenómenos fonéticos português 9º
 
A importância das florestas
A importância das florestasA importância das florestas
A importância das florestas
 

En vedette

Michael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalMichael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalJoão Pinto
 
Meta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance EducationMeta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance EducationSu-Tuan Lulee
 
Marcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o DiigoMarcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o DiigoCarlos Pinheiro
 
Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)Teresa Pombo
 
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026Rural Pecuária
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociaisminisociologas
 
Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)Wilton Moretto
 
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair AguilarSociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair AguilarAltair Moisés Aguilar
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociaisRafael Barros
 
The Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content CurationThe Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content CurationBeth Kanter
 
Grupos sociais e integração
Grupos sociais e integraçãoGrupos sociais e integração
Grupos sociais e integraçãoColegio GGE
 

En vedette (16)

Michael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalMichael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccional
 
The Interaction Equivalency Theorem_20110805
The Interaction Equivalency Theorem_20110805The Interaction Equivalency Theorem_20110805
The Interaction Equivalency Theorem_20110805
 
Meta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance EducationMeta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance Education
 
EDEN 2013 20130609
EDEN 2013 20130609EDEN 2013 20130609
EDEN 2013 20130609
 
Marcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o DiigoMarcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o Diigo
 
Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)
 
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociais
 
Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)
 
Curación de Contenidos
Curación de ContenidosCuración de Contenidos
Curación de Contenidos
 
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair AguilarSociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
 
Grupos sociais
Grupos sociaisGrupos sociais
Grupos sociais
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociais
 
The Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content CurationThe Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content Curation
 
Grupos sociais e integração
Grupos sociais e integraçãoGrupos sociais e integração
Grupos sociais e integração
 
Blogs y Educación
Blogs y EducaciónBlogs y Educación
Blogs y Educación
 

Similaire à Presença social, interação e aprendizagem online

Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de AprendizagemAspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de AprendizagemTelEduc
 
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigoMetafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigoSannya Rodrigues
 
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.docOS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.docMônica Coropos
 
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022Fabio Batalha M Barros
 
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TICMemorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TICvalma fideles
 
Universidade federal fluminense
Universidade federal fluminenseUniversidade federal fluminense
Universidade federal fluminenseStg Shuba
 
Desafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferenteDesafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferenteslucarz
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoslucarz
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoslucarz
 
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.Paula Fogaça Marques
 
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereiraPlanejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereiraDany Pereira
 
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...JOSÉ ADEMIR DAMASCENO JÚNIOR
 
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociaisAmbientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociaisGlayson Paraiso Macedo
 
Interação Social em AVA
Interação Social em AVAInteração Social em AVA
Interação Social em AVAJoanirse
 
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuaisAprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuaisDeylane Melo
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitoscomputacaoufjf
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosDilene Matos
 

Similaire à Presença social, interação e aprendizagem online (20)

Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de AprendizagemAspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
 
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigoMetafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
 
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.docOS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
 
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
 
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TICMemorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
 
Universidade federal fluminense
Universidade federal fluminenseUniversidade federal fluminense
Universidade federal fluminense
 
Desafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferenteDesafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferente
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completo
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completo
 
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
 
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereiraPlanejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
 
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
 
Wie 2009 cva (1)
Wie 2009 cva (1)Wie 2009 cva (1)
Wie 2009 cva (1)
 
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociaisAmbientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
 
Interação Social em AVA
Interação Social em AVAInteração Social em AVA
Interação Social em AVA
 
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuaisAprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuais
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitos
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitos
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitos
 
Jealav 2014 - USP
Jealav 2014 - USP Jealav 2014 - USP
Jealav 2014 - USP
 

Dernier

DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfIedaGoethe
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarIedaGoethe
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 

Dernier (20)

DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 

Presença social, interação e aprendizagem online

  • 1. Presença Social, Interação e Aprendizagem Online Por Juliana Antunes Lisboa - Jun/2010
  • 2. Introdução Este serviu o propósito de criar (REA), no âmbito da unidade curricular "Materiais e Recursospara e-Learning", do Professor José Mota, e apresentar o trabalho de elaboração de um Recurso Educacional Aberto integrado na 4ª Edição do Mestrado em Pedagogia do e-Learning, da Universidade Aberta. Este recurso é abrangido pela licença
  • 3. Objectivos O objectivo principal deste recurso é apresentar as principais ideias sobre Presença Social e Interação na Aprendizagem Online dos principais intelectuais que estudaram o tema na actualidade. No final desta leitura, terá informação para: Compreender o conceito de Presença e quais os diversos tipos existentes. Conhecer as caracteristas da Presença Social nos ambientes de aprendizagem on-line. Saber a importância da interação social nos contextos de aprendizagem on-line. Identificar as barreiras existentes e como superá-las.
  • 4. Para ilustrar este recurso sobre a Presença Social, Interação e Aprendizagem Online, vou contar-lhes a história da Rita. Curiosa e sedenta por aprender, ela resolveu fazer um Mestrado para melhorar a sua qualificação profissional.
  • 5. Logo surgiram outras preocupações e receios... Será que vou conseguir me relacionar com os colegas? Será que vou conseguir estudar sozinha? E terei auxílio dos professor à distância?
  • 6. Rita é secretária em um grande empresa e têm uma rotina de trabalho bastante intensa. Sua preocupação neste momento é conseguir conciliar ofício com os estudos e por isso optou pelo Ensino à Distância.
  • 7. Apesar dos receios, Rita persistiu...
  • 8. Pouco tempo depois, ficou surpreendida com o que descobriu e experênciou... Os meus colegas são tão agradáveis e com experiências tão diferentes. Vou aprender imenso com eles! Que bom que os Professores estão sempre a propor actividades e consigo comunicar facilmente com eles por e-mail!
  • 9. Mas o que fez a Rita perder rapidamente os seus receios? Certamente que foi a sua integração aos colegas, o sentimento de presença social e interação que foram proporcionados. Estes elementos além de facilitadores, também foram motivacionais para ela. Estou ansiosa para a aula de hoje porque vamos debater um assunto interessante.
  • 10. Rita estabeleceu relações interpessoais e sentiu que a sua presença no ambiente da formação era importante e notada pelos colegas e professores. Preciso partilhar este link que encontrei com o grupo. Vai ajudar-nos nas pesquisas.
  • 11. Ela está satisfeita com a escolha que fez e agora tem novos amigos! Só há uma coisa que gostaria neste momento... !
  • 12. Meu chefe bem podia ser também virtual para não ter que vê-lo mau-humorado todos os dias!!!
  • 13. A situação representada é um exemplo da presença social na aprendizagem online. Veremos a seguir os principais conceitos dos estudiosos desta temática.
  • 14. Significado de Presença(1) A experiência da presença é um produto da mente do indivíduo e esta varia de acordo com as suas capacidades motoras, as suas percepções, estados mentais, características, necessidades, preferências, experiência, etc. A percepção muda constantemente à medida que avançamos e interagimos com o mundo em tempo real. Esta mudança ocorre tanto com a estimulação do ambiente físico como do ambiente midiatizado. (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados. (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
  • 15. Significado de Presença(1) Para Slater e os seus colaboradores, as variáveis que determinam a presença de um utilizador são: as características dos meios de comunicação; e do utilizador. Relativamente às características do meio comunicação, a forma da comunicação e o conteúdo da comunicação, têm um impacto significativo sobre o sentido da presença dos indivíduos, conduzindo a diferentes níveis de presença. (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados. (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
  • 16. Os diversos tipos de Presença Um dos modelos que tem contribuído para acompreensão do contexto online como um contexto social é ode “comunidade de inquirição” proposto por Garrison e colaboradores. De acordo com este modelo, a aprendizagem tem lugar numa comunidade, através da articulação entre três elementos básicos que constituem os pré-requisitos fundamentais da experiência educacional a nível da formação no ensino superior: Presença Cognitiva – é um elemento vital na experiência educativa e define-se pelo facto de os participantes construírem o significado e o conhecimento através da comunicação.
  • 17. Os diversos tipos de Presença Presença Social - refere-se ao modo como os participantes são capazes de se projectar pessoalmente enquanto indivíduos (social e emocionalmente) na comunidade, funcionando como um suporte da presença cognitiva e facilitando indirectamente o pensamento crítico empreendido pela comunidade de aprendentes. Presença de Ensino - é um elemento da responsabilidade do professor, embora, em determinadas circunstâncias, os estudantes assumam também uma parte dessa responsabilidade.
  • 18. Presença Social A presença social é permeada pela formação de um mundo coerente que dá sustentação e significado a cada um de seus membros. Short et al. caracterizam os meios de comunicação em termos do seu potencial para comunicar pistas sócio-emocionais de tal forma que a outra pessoa na comunicação é percebida como “fisicamente” presente. Eles definem presença social como o “grau de relevância da outra pessoa na interacção e consequente relevância das relações interpessoais.
  • 19. Interação social A interacção social é considerada unanimemente como um dos factores primordiais no desenvolvimento humano, nas relações interpessoais, na comunicação e no processo de ensinoaprendizagem. Designam um espaço social como “positivo” se o espaço social for caracterizado por relações de trabalho efectivo, uma forte coesão de grupo, confiança, respeito e integração, satisfação, e um forte sentido de comunidade. Um espaço social positivo determina, reforça e sustenta a interacção social que se está a estabelecer entre os membros do grupo. Esse espaço social positivo é importante porque facilita e reforça a interacção social, o que, por sua vez, influencia a eficácia da aprendizagem colaborativa.
  • 20. Interação social A educação online possibilita níveis de interacção elevados entre os participantes (tutor e estudante e entre estudantes), possuindo por isso potencialidades para expressar modelos de ensino-aprendizagem que se baseiam na interacção social. Só o entendimento de que a interacção social é o elemento capaz de reduzir a distância e, portanto, criar proximidade poderá contribuir para que seja conceptualizada como uma parte inseparável do processo de ensino-aprendizagem.
  • 21. Relações Interpessoais na Aprendizagem Online “Ensinar e aprender online implica o estabelecimento de relações interpessoais e educacionais ou seja, de interacções ou transacções. São estas que suportam, quer a aprendizagem, quer o ensino e, que afastam o acto de aprender e o acto de ensinar de um acto mecânico, socialmente descontextualizado,isolado.” Interacção e presença social em ambientes virtuais deaprendizagem - Deise Francisco; Lina Morgado; Glaucio Machado; António Quintas Mendes
  • 22. Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online A aprendizagem online é uma promissora nova geração de ferramentas educativas que possibilitam que os alunos estejam geográfica e temporalmente dispersos, permitindo a formação de grupos de aprendizagem distribuída compostos por membros provenientes de culturas diferentes. Entretanto há algumas barreiras que precisam ser ultrapassadas para o sucesso da aprendizagem:
  • 23. Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online Não há uma pedagogia adequada. Os media CMC-digitais baseiam-se em texto, deixando de fora as indicações não-verbais (gestuais) e outros sinais de retorno que dificultam a formação de impressões. Os ambientes de ensino online podem não corresponder aos critérios de concepção de interacção e de usabilidade. A melhor forma de ultrapassar essas barreiras e de conseguir uma efectiva aprendizagem colaborativa em grupos de aprendizagem depende em grande parte do surgimento de um espaço social positivo, o que indica que se estabeleceu uma comunidade de aprendizagem.
  • 24. Conclusão “ A presença social é necessária para reforçar e promover a interacção social on-line, que é o principal veículo de aprendizagem social", e “se a presença social for baixa, o estabelecimento da aprendizagem social, da interacção social, não ocorre.” Determinar Sociabilidade, Espaço Social e Presença Social em Grupos Colaborativos (A)Síncronos - KAREL KREIJNS, M.Sc., 1 PAULA. KIRSCHNER, Ph.D., 2 WIM JOCHEMS, Ph.D., 2 e Hans van Buuren, MA3
  • 25.
  • 26. Garrison, R. (2007) - "Researching the community of inquiry framework: Review, issues, and future directions".
  • 27. Huan Ho et al. (2007) - "Evaluating online conversation in an asynchronous learning environment".
  • 28. Ijsselsteijn, W. et al. (2003) - "Being There: the experience of presence in mediated environments“.
  • 29. Kehrwald, B. (2008) - "Understanding Social Presence in text-based online learning environments“.
  • 30. Kreijns, K. et al. (2004) - "Determining Sociability, Social Space, and Social (A)synchronuous Collaborative Groups“.
  • 31. Riva,G. et al. ( 2004) - "The Layers of Presence: A Bio-Cultural Approach to Presence in Natural and Mediated Environments".
  • 32.