Planejamento bimestral ed. infantil
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Planejamento bimestral ed. infantil

le

  • 27,944 vues

Planejamento Bimestral da Educação Infantil desenvolvido em 2011.

Planejamento Bimestral da Educação Infantil desenvolvido em 2011.

Statistiques

Vues

Total des vues
27,944
Vues sur SlideShare
27,944
Vues externes
0

Actions

J'aime
2
Téléchargements
187
Commentaires
0

0 Ajouts 0

No embeds

Accessibilité

Catégories

Détails de l'import

Uploaded via as Microsoft Word

Droits d'utilisation

© Tous droits réservés

Report content

Signalé comme inapproprié Signaler comme inapproprié
Signaler comme inapproprié

Indiquez la raison pour laquelle vous avez signalé cette présentation comme n'étant pas appropriée.

Annuler
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Êtes-vous sûr de vouloir
    Votre message apparaîtra ici
    Processing...
Poster un commentaire
Modifier votre commentaire

Planejamento bimestral ed. infantil Presentation Transcript

  • 1. Planejamento Bimestral / I UnidadeMATEMÁTICAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoEstruturas lógicas; Discriminação Atividades escrita e Reconhecer características numéricas dos Formativa, pautada nos(semelhanças/diferenças, oral; conjuntos; conhecimentos prévios dos alunosigual/diferente/aberto/fechado/ Identificação dos Grafar os numerais naturais; Avaliação será contínua, através dacurvas); números; Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo observação diária da criança noConjuntos; Situações problemas relações entre os conceitos e a realidade; desempenho de suas atividades, noTamanho e formas (círculo, diversos orais e Desenvolver o conceito numérico através da relacionamento com os colegas etriângulo, quadrado, retângulo). escritos simples; expressão verbal e gráfica; com a professora.Número de 1 a 10; Desenvolver a noção de quantidade, tamanho eQuantidade (mais, menos, forma em relação aos objetos do cotidiano.muito, pouco).HISTÓRIAConteúdo Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoProgramáticoAniversários; Socialização oral e escrita de Conhecer sistematicamente a história do De cunho inicial diagnóstico, para a partir dosCarnaval; informações; Brasil através das datas comemorativas; conhecimentos prévios mediarPáscoa; Representação à mão livre; Entender o valor da temporalidade nas aprendizagem, com características positivasDia do Livro Infantil; Leitura compartilhada e características das cidades e na criação de entrosamento, domínio dos conceitos eDia do Índio. discussão textual; das cidades históricas. identificação geográfica e cultural.CIÊNCIASConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoGênero - Menino ou Atividade escrita e oral; Identificar as diversas partes do corpo e Toma por base a participaçãoMenina? Pesquisa; suas características; ativa nas atividades diversas,As Partes do Corpo Colagem; Identificar e reconhecer as funções além da apropriação dosOs cinco sentidos; Atividades experimentais. relacionadas aos cinco sentidos. conceitos e sua aplicação no dia- a-dia.
  • 2. Planejamento Bimestral / I UnidadeLÍNGUA PORTUGUESAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoPercepção visual Jogos, brincadeiras e material Ampliar a coordenação viso-motora; Formativa baseada na aplicação dospreparatória (linhas retas, pedagógico; Desenvolver vocabulário, linguagem e a conceitos socializados na sala de aula,curvas, sinuosas e mistas); Desenhos livres e dirigidos, labirinto, comunicação entre os alunos; por meio das atividades individuais eEstudo de seu próprio pintura, recorte, colagem, Reconhecer, ler e escrever seu nome, grupais onde a turma balizou seusnome (primeiro e pontilhado, atividade gráficas. além de reconhecer o de seus colegas. conhecimentos.completo); Reconhecer, ler, traçar e escrever vogais.Estudo das vogais deimprensa minúscula emaiúscula.RELIGIÃOConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoDeus fez a luz; Diálogos informais; Aplicar conceitos aprendidos nas relações Contínua e formativaDeus fez as plantas; Aplicação didática na vida real; na escola; embasada na mudançaO sol, a lua e as estrelas; Atividades escritas e lúdicas. Entender as diferenças entre os povos e comportamentalDeus criou os animais; pessoas; evidenciando aprendizadoDeus criou todas as pessoas; Intuir sobre a causa e efeito das ações das regras de bom convívio.Adão e Eva desobedecem a Deus; humanas segundo os conceitos bíblicos.A barca de Noé.GEOGRAFIAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoEu e minha família; Observação visual de diferentes Entender os diferentes grupos sociais e Somativa com base naMoradias; localidades para reflexão; sua formação; participação e apropriação dosOs cômodos e suas funções; Atividade escrita, pinturas coletivas e Debater os diversos locais e formas de conhecimentos novos. individuais; moradia;
  • 3. Planejamento Bimestral / II UnidadeMATEMÁTICAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoNúmero de 10 a 20; Atividades escrita e oral; Dominar paulatinamente a adição Buscando o aprendizado ligado aoQuantidade (cheio e vazio); Identificação das formas, rotineiramente; contexto real da criança, a avaliaçãoTamanho de objetos (pequeno, espaços, tamanhos e Definir e distinguir os novos numerais; formativa verificará a aplicação dosgrande, maior, menor, grosso e distâncias; Perceber os diferentes tipos de forma, conhecimentos no dia-a-dia, bem como afino); Pinturas e colagens. tamanho, distancia e lateridade. participação ativa dos alunos e aDistância, espaço e forma compreensão dos conteúdos.(longe, perto, direita/esquerda);Noção de Adição.LÍNGUA PORTUGUESAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoEncontros Vocálicos (a, e, i, o, u); Atividade escrita; Perceber diferença sonora no encontro Será feita através das atividades Gêneros textuais: música, Leitura de imagens em criação das vogais e grafá-los; individuais e grupais por onde separlendas; de textos orais; Desenvolver vocabulário, linguagem e a balizou os novos conteúdos, suaOralidade e redação de pequenos Pinturas, colagem, recorte, comunicação com colegas e professor. aplicação coerente, participação etextos. etc. Diferenciar as vogais cursivas e de domínio.Vogais cursivas maiúsculas e Confeccionar cartazes, murais. imprensa.minúsculas. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.GEOGRAFIAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoA Escola e a sala de aula; Atividades recreativas, de Compreender a necessidade da cooperação de Formativa com base naA comunidade; pinturas, colagens e escrita. todos os membros da comunidade e da escola, participação e apropriaçãoMeu município - Abreu e Lima e entre si; dos conhecimentos novos.suas características. Conhecer no sentido macro as características físicas de seu município.
  • 4. Planejamento Bimestral / II UnidadeHISTÓRIAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoAniversários; Atividades práticas, orais e Contextualizar períodos históricos de Formativa despertando para oAniversário de Abreu e Lima; escritas; acordo com as comemorações; reconhecimento de seu valor comoDia do Trabalho; Pinturas e colagens; Reconhecer importância das partícipe desta nação.Dia das Mães; Brincadeiras e danças. festividades para as cidadesDia Mundial do Meio Ambiente; brasileiras.Festas Juninas.CIÊNCIASConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoHigiene e Saúde; Atividades diversas Formar bons hábitos de higiene e saúde. Formativa e contínua verificandoPlantas, hortas e alimento experienciais, escrita e Identificar o valor nutritivo e a procedências mudanças no aprendizado da criança,(frutas, verduras, legumes); oral; dos alimentos; participação e domínio dos conceitos.Culinária – cuidados com os Diálogos contínuos; Identificar o processo de germinação ealimentos; Pinturas e colagens. crescimento das plantas e hortalícias;Dentes. Entender os cuidados com os dentes.RELIGIÃOConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoDeus dá comida para o seu povo ; Diálogos informais; Conhecer a vida de Jesus e aprender com Contínua e formativa embasada naA morte de Jesus; Atividades escritas, seu exemplo; mudança comportamentalJesus vive! ; práticas e lúdicas; Despertar interesse pelo servir ao outro e evidenciando aprendizadoJesus e o cego; Pinturas. a Deus; atitudinais de bom convívio eJesus ensina as pessoas; Desenvolver valores éticos, morais e interação.Jesus e o homem que não podia andar; espirituais;Crianças louvam Jesus. Relacionar ensinamentos ao cotidiano.
  • 5. Planejamento Bimestral / III UnidadeMATEMÁTICAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoNúmero de 21 a 30; Atividades escrita; Dominar paulatinamente a subtração Avaliação através das atividadesVelocidade (rápido, lento, devagar, Confeccionar cartazes, murais, rotineiramente; realizadas pelos alunos e correçõesdepressa); fichas, números; Definir e distinguir os novos numerais; das lições, sempre verificando aMedidas (leve/pesado, maior/menos, Recorte, colagem e pintura; Empregar conceitos de comprimento e participação, interesse egrande/pequeno, grosso/fino, Músicas, jogos, brincadeiras. medidas coerentemente; aprendizagem.largo/estreito). Desenvolver raciocínio lógico- Avaliação contínua e diáriaPosicionamento: frente/ atrás, em matemático. desenvolvendo raciocínio lógico-cima/embaixo, dentro/fora, primeiro/ matemático.último;Noções de Subtração.LÍNGUA PORTUGUESAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoEstudo do Alfabeto (primeiras Atividades escritas. Identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, Centrada na participação e domínio10 consoantes) imprensa e Atividade de leitura e maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva); individual dos alunos relacionadoscursiva, maiúsculas e oralidade. Proporcionar aos alunos atividades referentes às famílias aos novos conteúdos.minúsculas; Pesquisas. silábicas, de forma natural e espontânea (iniciação);Famílias Silábicas (das Reconhecer novas palavras disponíveis na sala de aula eprimeiras 10 consoantes); na escola.Ampliação do vocabulário Desenvolver orientação temporal na leitura (começo, meio e fim).GEOGRAFIAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoMeios de Comunicação; Leitura; Pesquisar pontos relevantes ao estudo; Avaliação será feita através dos exercícios eMeios de Transporte. Atividades escrita, pinturas, Reconhecer as formas de locomoção; atividades realizadas em sala, verificando a colagens e de pesquisa. Apreender e distinguir os meios de aprendizagem, assimilação e compreensão. comunicação.
  • 6. Planejamento Bimestral / III UnidadeHISTÓRIAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoAniversários; Socialização oral e escrita de Conhecer o contexto histórico das Diagnóstica, a partir dos conhecimentosDia dos Pais; informações; datas comemorativas desta época; prévios, mediar aprendizagem, por meio doFolclore; Leitura compartilhada e discussão Refletir e valorizar as diferentes entrosamento, da participação e domínio dosIndependência; textual; formas de comemorações na sua conceitos geográficos, históricos e culturais.Dia da Arvore; Atividades escritas, pinturas e cidade.Dia das Crianças. colagens.CIÊNCIASConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoO meio ambiente; Atividade escrita e oral; Explorar o ambiente em que vive; Toma por base a apropriação dosOs seres vivos e inanimados; Com apoio do livro didático e/ Diferenciar animais, plantas e os seres conceitos sua aplicação coerente, eOs animais (pêlos, selvagens, ou material mimeografado; inanimados; participação ativa nas atividadesdomésticos). Pinturas e desenhos livres e Identificar, distinguir e caracterizar os animais. diversas. dirigidos.RELIGIÃOConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoOs amigos Davi e Jônatas; Diálogos informais; Estabelecer valores norteadores de um Somativa embasada no crescimento cognitivo Jonas em Nínive; Atividades escritas. relacionamento saudável com Jesus; quanto os conceitos e na mudançaJesus perdoa Zaqueu; Dinâmicas; Estabelecer atitudes positivas de efeito comportamental verificada através dasPedro anda em cima da água; Atividades artísticas. permanente para intervir na realidade atitudes diárias.José é levado para o Egito; como resposta do amor a Deus.Ajudando quem precisa;Agradecer sempre a Deus.
  • 7. Planejamento Bimestral / IV UnidadeMATEMÁTICAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoNúmero de 31 a 40; Atividades escrita e oral; Aplicar conhecimentos com os novos Está relacionada com o domínio dosSom (alto, baixo); Atividades práticas com numerais, e ao som nas atividades conteúdos e sua aplicação conscienteTempo e temperatura (muito materiais presente no dia-a- diárias; nas atividades e dia-a-dia, buscandotempo, pouco tempo, ontem e dia; Perceber as diferentes possibilidades um cunho formativo do aprendizado.amanhã, quente, frio); Cálculos. matemáticas de tempo e temperatura;Adição e subtração com dinheiro. Realizar adição e subtração com números naturais e dinheiro.LÍNGUA PORTUGUESAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoAmpliação do vocabulário; Atividades orais e Desenvolver orientação temporal (começo, meio e fim) de Realizada durante aEstudo do Alfabeto (últimas escritas; textos orais; apresentação dos conteúdos,11 consoantes), cursiva e de Leitura e Identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, verificando coerência nasimprensa, maiúsculas e interpretação; maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva); informações socializadas,minúsculas; Pesquisas. Proporcionar aos alunos atividades referentes às famílias domínio da leitura e oralidade.Famílias Silábicas (das silábicas, de forma natural e espontânea (iniciação).últimas 11 consoantes). Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização.CIÊNCIASConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoA água; Atividades experienciais, Perceber e evitar ambientes e objetos De caráter formativo, propomos verificarO lixo; prática, escrita e oral; passíveis a acidentes; a mudança de comportamento dosO tempo e as estações do ano; Pinturas e colagens. Identificar o tempo e suas estações; indivíduos relacionado aos novosEvitando acidentes. Reconhecer os tipos e usos da água, e dos conhecimentos, sua ativa participação e cuidados com o lixo. domínio dos conteúdos.
  • 8. Planejamento Bimestral / IV UnidadeGEOGRAFIAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoO transito (locomoção); Atividades escrita, colagens e Desenvolver atividades e conhecimentos Somativa, baseada na interligação dosAs profissões. de pesquisa; sociais, habilidades de disciplina, conceitos apresentados e o ambiente local, Dinâmicas e músicas; independência e habilidades relacionadas bem como a interação grupal, a participação Jogos e brincadeiras. ao trânsito e profissões. individual e o envolvimento também serão observados.HISTÓRIAConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoDia do Professor; Discussão didática crítica; Valorar as datas finais em sua Baseada na desenvoltura, participaçãoDia da Bandeira Nacional; Pesquisa de campo; completude, discernindo criticamente; e domínio dos novos conteúdos.O Natal; Atividade escrita, colagem e Compreender a relação social eO Réveillon. pintura. individual das datas comemorativas.RELIGIÃOConteúdo Programático Situação Didática Indicador de desempenho Critério de avaliaçãoMarta e Maria; Diálogos informais; Conhecer os principais fatos da vida de Baseada na concretude das ações cristãsDaniel na cova dos leões; Atividades escritas e Jesus narrados nos Evangelhos; que realizam na sala, na realizaçãoRute cuida de Noemi; práticas; Despertar o amor ao próximo e aos coerente das atividades propostas e naAna pede um filho para Deus; necessitados; desenvoltura deles nos diálogos críticosSalomão constrói um Templo para Deus; Confiar no amor, amparo e condução formados na sala de aula.Os discípulos falam de Jesus; divina.Jesus entra em Jerusalém.
  • 9. OBJETIVO GERALDespertar o conhecimento prévio das diferentes realidades e incorporar à rotina novos elementos, situações e descobertas, tendo a brincadeiracomo ponto de partida para uma aprendizagem social educativa, de forma intencional para ampliar o repertório cultural, matemático e intelectualdo indivíduo, desenvolvendo e construindo o aprendizado a partir de suas ações. Tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criançaaté seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.