SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  23
BELEZAS DA REGIÃO SUL
O Sul do país é formado por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, três estados onde o frio costuma aparecer de uma maneira mais acentuada. O território paranaense se destaca com sua capital, Curitiba, essa cidade possui uma infra-estrutura impressionante e cresce cada vez mais. Santa Catarina tem magníficas praias, principalmente a de Comburiu. Já no Rio Grande do Sul temos a rica culinária tradicional e a tranqüilidade oferecida pelos Pampas gaúchos.
Paraná uma beleza a ser conhecida Ao dirigir se para a primeira capital ao sul do Brasil vindo pelo sudeste podemos encontrar uma cidade aconchegante com estrutura para recepcionar as pessoas. Nesta capital há uma diversidade de oportunidades de conhecer suas belezas.A cidade de Curitiba no estado do Paraná agrega inúmeros hotéis de diversos valores que podem proporcionar descanso para seus turistas ou representantes comerciais. Ao mesmo tempo no centro da cidade há diversos restaurantes, lojas e shopings que oferece lazer e descontração para as pessoas.
Para conhecer a cidade com mais profundidade podemos encontrar um ônibus estilo londrino na Praça Tiradentes no centro da cidade, que levam as pessoas para conhecerem os pontos turísticos da capital. Entre essas paradas podemos visitar o Jardim Botânico, a Torre Panorâmica, a Ópera de Arame e os parques espalhados pela região.
Retomando a estrada e seguindo para o litoral paranaense encontramos a cidade de Paranaguá. Uma região tranqüila no qual agregam alguns pontos turísticos e o Porto de Paranaguá. A cidade por situar-se sob a beira do Oceano Atlântico oferece barcos para diversas praias próxima a costa litorânea e algumas ilhas da região.A cidade oferece alguns pontos turísticos litúrgicos e a visitação ao porto de Paranaguá. O porto pode ser visitado pela APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Atonina) no qual realiza-se um cadastro dos visitantes em horários agendados.
Tratando de um lugar especial vizinha a esta cidade encontramos a Ilha do Mel, região próxima da costa litorânea em que, entre a saída de barco partindo de Paranaguá até a ilha leva em torno de 1 hora. Neste trajeto podemos observar as belezas naturais em percurso tranquilo.A ilha revela uma imagem fantástica. Há um pequeno porto no qual atracam os barcos vindo das regiões próximas. Ao chegar encontramos algumas pousadas, lanchonetes e bazares com produtos artesanais. Do outro lado da ilha, podemos conhecer suas praias e alguns pontos turísticos.
Entre eles podemos visitar a Gruta das Encantadas, um ambiente rochoso beira mar. Para chegar neste local há um caminho com indicações desde o porto da ilha no qual atracam os barcos, até o local da gruta. Nas praias da ilha próxima à costa há algumas lanchonetes e algumas bicas d'água para as pessoas se lavarem pós água salgada.
SANTA CATARINA Lugar reconhecido pelas belezas naturais, a riqueza histórica e a vocação empreendedora, Santa Catarina é um dos estados brasileiros onde se vive mais e melhor. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)1 é de 0,840, considerado elevado, o que o coloca atrás apenas do Distrito Federal. As boas condições de desenvolvimento humano desfrutadas por Santa Catarina se refletem, por exemplo, na expectativa de vida de 75,2 anos, acima da média nacional, que é de 72,4.
Entre as 33 Regiões Metropolitanas do País, as quatro primeiras no ranking do IDH Municipal ficam em Santa Catarina: Grande Florianópolis, Joinville, Blumenau e Tubarão. Das dez primeiras colocadas, apenas quatro são de outros Estados. Santa Catarina tem 27 cidades colocadas entre as 100 brasileiras com melhor IDH. Dos 573 municípios com nível elevado de desenvolvimento humano, 123 (mais de 20%) são catarinenses. Florianópolis é considerada a capital com a mais alta qualidade de vida e a quarta melhor cidade do País para se viver, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Florianópolis é também a cidade brasileira que mais enriqueceu nas últimas três décadas. Seu PIB per capita cresceu, em média, 6% por ano e atualmente é R$ 19,6 mil – acima da média brasileira. De acordo com estudo realizado pela Escola Brasileira de Administração Pública, Florianópolis é a oitava melhor cidade do Brasil para um profissional fazer carreira. Além disso, é a primeira capital do Brasil e a terceira cidade do País no ranking da inclusão digital, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com uma taxa de 33,29%. Sete municípios catarinenses figuram entre os 50 mais bem colocados nesse índice.
Santa Catarina está entre os estados brasileiros com os melhores indicadores de educação, saúde e renda dos jovens, que formam o Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ), publicado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), pelo Instituto Sangari e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2007. Detém o segundo melhor IDJ no ranking dos estados brasileiros, sendo superado apenas pelo Distrito Federal. O analfabetismo juvenil foi praticamente erradicado em Santa Catarina, que ocupa o primeiro lugar neste quesito.
O caminho para que Santa Catarina se mantenha no trilho do desenvolvimento já está traçado: é a educação de seu povo. Uma característica do Estado é a constante preocupação com o ensino, desde o nível básico até o superior, que o transformou em modelo a ser seguido no País. São 92 instituições de ensino superior, das quais 15 se encontram na capital e 77 no interior. Com isso, 15,3% da força catarinense de trabalho já chegaram aos bancos universitários. E 43,5% têm ao menos ensino médio completo. Ao mesmo tempo, os pequenos catarinenses continuam sendo cuidadosamente preparados para o futuro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado detém uma das menores taxas de analfabetismo do país, 4,41%, que é menos da metade da média nacional, de 9,99%.
O custo de vida é mais baixo do que em outros estados, as escolas são boas e a capacidade de consumo per capita dos catarinenses está entre as mais altas do País.Mais educação e mais qualidade de vida, associados a um trabalho eficiente de segurança pública, são atributos que refletem diretamente nos índices de violência. Em Santa Catarina, esses índices estão muito abaixo da média nacional. De acordo com ranking elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo em abril de 2009, Santa Catarina tem a segunda menor incidência de homicídios entre os 23 estados brasileiros pesquisados, com uma taxa de 13 por 100 mil habitantes em 2008 – menos da metade da taxa média de homicídios no país, que é de 27,4.
Segundo o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros de 2008, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apenas seis municípios catarinenses figuram entre os 556 mais violentos do país: Planalto Alegre, Santa Cecília, Passos Maia, Irati, Vargem e Palmeira, pequenas localidades madeireiras situadas nas regiões Oeste e Meio-Oeste. O que tem maior índice aparece 228a posição.
Não por acaso a revista norte-americana Newsweek, em sua edição europeia de 3 de julho de 2006, relacionou a capital catarinense entre as 10 cidades mais dinâmicas do planeta. A publicação destaca que “o círculo virtuoso” de Florianópolis começou quando a cidade proibiu a entrada de indústria pesada na Ilha de Santa Catarina.
Os números do turismo catarinense crescem a cada ano – o verão de 2008 foi o melhor dos últimos 10 anos. O movimento de turistas, na alta temporada, alcançou 4,3 milhões, gerando uma receita estimada de US$ 1,5 bilhão e uma taxa de ocupação na rede hoteleira de 66%.
O Rio Grande do Sul é o Estado mais hospitaleiro do país. Povo miscigenado por uma diversificada formação étnica é alegre, culto e sabe receber bem seus visitantes, em qualquer uma das regiões do Estado. Possui 496 municípios (IBGE/00), situados em zona urbana ou rural. Entre os principais, com altos índices de densidade demográfica e participação na composição econômica do Estado, estão à capital Porto Alegre; Canoas (na região metropolitana), Caxias do Sul (principal cidade do pólo metal-mecânico na região serrana), Santa Maria (no centro do Estado); Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana (na fronteira com a Argentina).
Os municípios de Canela e Gramado são destaques turísticos. Este Estado é considerado um dos estados mais ricos do país. Conta com uma boa infra-estrutura turística. A área metropolitana de Porto Alegre é a mais desenvolvida de toda a região Sul, e a colonização européia deixou sua marca e os gaúchos como são chamados falam o nosso idioma com uma forte influência portenha e alguns ainda usam as calças largas (bombachas), como os homens das pampas argentinos.
Este Estado é o mais frio do país, e é uma alternativa diferente para o turismo. O litoral do Rio Grande do Sul tem praias com águas cristalinas como: Torres a 209 quilômetros de Porto Alegre, Tramandaí a 126 quilômetros de Porto Alegre, Capão da Canoa, Atlântida e outras.
É interessante visitar as ruínas das antigas missões jesuítas guaranis, dos séculos  XVII e XVII, que são consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A Serra Gaúcha está repleta de atrações naturais. As montanhas de Gramado e Canela são lugares de grande interesse turístico.
Neste Estado, o turismo pode ser aproveitado de janeiro até dezembro. Sua população atual e de: 11.108.343 hab. De acordo ao censo de 2007.A Capital do Rio Grande do Sul e a cidade de Porto Alegre com uma população atual de: 2.421.005 hab. De acordo ao censo de 2007.
FONTES http://www.blogbrasil.com.br/beleza-da-regiao-sul-do-brasil/ http://www.webartigos.com/articles/56846/1/Parana-uma-beleza-a-ser-conhecida/pagina1.html http://www.santacatarinabrasil.com.br/pt/qualidade-de-vida/ http://www.turismoportoalegre.com.br/index.html

Contenu connexe

Tendances

Região centro oeste
Região centro oesteRegião centro oeste
Região centro oesteJohn Joseph
 
Região sudeste café, população e economia
Região sudeste   café, população e economiaRegião sudeste   café, população e economia
Região sudeste café, população e economiaflaviocosac
 
Região Centro-Oeste
Região Centro-OesteRegião Centro-Oeste
Região Centro-OesteBianca Toledo
 
7º ano unidade 6 - Nordeste do Brasil
7º ano   unidade 6 - Nordeste do Brasil7º ano   unidade 6 - Nordeste do Brasil
7º ano unidade 6 - Nordeste do BrasilChristie Freitas
 
Produção de energia elétrica no brasil
Produção de energia elétrica no brasilProdução de energia elétrica no brasil
Produção de energia elétrica no brasilHávila Said
 
História de Santa Catarina - parte 1 de 3
História de Santa Catarina - parte 1 de 3História de Santa Catarina - parte 1 de 3
História de Santa Catarina - parte 1 de 3Elton Zanoni
 
Região centro-oeste Prof. Tiago Marinho
Região centro-oeste Prof. Tiago MarinhoRegião centro-oeste Prof. Tiago Marinho
Região centro-oeste Prof. Tiago MarinhoTiago Marinho
 
Atlas Geográfico de Santa Catarina - Estado de Santa Catarina/SEPLAN
Atlas Geográfico de Santa Catarina  - Estado de Santa Catarina/SEPLANAtlas Geográfico de Santa Catarina  - Estado de Santa Catarina/SEPLAN
Atlas Geográfico de Santa Catarina - Estado de Santa Catarina/SEPLANCamila Cancelier
 
A conquista da baía de guanabara – 1502
A conquista da baía de guanabara – 1502A conquista da baía de guanabara – 1502
A conquista da baía de guanabara – 1502Saiba História
 
Orientação no espaço localização
Orientação no espaço   localizaçãoOrientação no espaço   localização
Orientação no espaço localizaçãoLuciano Pessanha
 
Brasil/Pontos turisticos
Brasil/Pontos turisticosBrasil/Pontos turisticos
Brasil/Pontos turisticosJoemille Leal
 
Os Bandeirantes - Prof. Altair Aguilar
Os Bandeirantes - Prof. Altair AguilarOs Bandeirantes - Prof. Altair Aguilar
Os Bandeirantes - Prof. Altair AguilarAltair Moisés Aguilar
 
Regiões Brasileiras - Centro-Oeste
Regiões Brasileiras - Centro-OesteRegiões Brasileiras - Centro-Oeste
Regiões Brasileiras - Centro-OesteAndré Zambon
 

Tendances (20)

Região centro oeste
Região centro oesteRegião centro oeste
Região centro oeste
 
Região sul
Região sulRegião sul
Região sul
 
Região sudeste café, população e economia
Região sudeste   café, população e economiaRegião sudeste   café, população e economia
Região sudeste café, população e economia
 
Região Centro-Oeste
Região Centro-OesteRegião Centro-Oeste
Região Centro-Oeste
 
7º ano unidade 6 - Nordeste do Brasil
7º ano   unidade 6 - Nordeste do Brasil7º ano   unidade 6 - Nordeste do Brasil
7º ano unidade 6 - Nordeste do Brasil
 
Produção de energia elétrica no brasil
Produção de energia elétrica no brasilProdução de energia elétrica no brasil
Produção de energia elétrica no brasil
 
História de Santa Catarina - parte 1 de 3
História de Santa Catarina - parte 1 de 3História de Santa Catarina - parte 1 de 3
História de Santa Catarina - parte 1 de 3
 
Região centro-oeste Prof. Tiago Marinho
Região centro-oeste Prof. Tiago MarinhoRegião centro-oeste Prof. Tiago Marinho
Região centro-oeste Prof. Tiago Marinho
 
Nordeste.
Nordeste.Nordeste.
Nordeste.
 
Atlas Geográfico de Santa Catarina - Estado de Santa Catarina/SEPLAN
Atlas Geográfico de Santa Catarina  - Estado de Santa Catarina/SEPLANAtlas Geográfico de Santa Catarina  - Estado de Santa Catarina/SEPLAN
Atlas Geográfico de Santa Catarina - Estado de Santa Catarina/SEPLAN
 
Regiao sul
Regiao sulRegiao sul
Regiao sul
 
A conquista da baía de guanabara – 1502
A conquista da baía de guanabara – 1502A conquista da baía de guanabara – 1502
A conquista da baía de guanabara – 1502
 
Orientação no espaço localização
Orientação no espaço   localizaçãoOrientação no espaço   localização
Orientação no espaço localização
 
Região sul do Brasil
Região sul do BrasilRegião sul do Brasil
Região sul do Brasil
 
Brasil/Pontos turisticos
Brasil/Pontos turisticosBrasil/Pontos turisticos
Brasil/Pontos turisticos
 
Geografia sudeste
Geografia   sudesteGeografia   sudeste
Geografia sudeste
 
Região Sul
Região SulRegião Sul
Região Sul
 
Os Bandeirantes - Prof. Altair Aguilar
Os Bandeirantes - Prof. Altair AguilarOs Bandeirantes - Prof. Altair Aguilar
Os Bandeirantes - Prof. Altair Aguilar
 
Região Sul
Região SulRegião Sul
Região Sul
 
Regiões Brasileiras - Centro-Oeste
Regiões Brasileiras - Centro-OesteRegiões Brasileiras - Centro-Oeste
Regiões Brasileiras - Centro-Oeste
 

Similaire à Belezas Sul: PR, SC e RS

Santa Catarina uma marca - um produto turístico
Santa Catarina uma marca -  um produto turísticoSanta Catarina uma marca -  um produto turístico
Santa Catarina uma marca - um produto turísticomaittomkt
 
Santa Catarina - uma marca um produto turístico
Santa Catarina - uma marca   um produto turísticoSanta Catarina - uma marca   um produto turístico
Santa Catarina - uma marca um produto turísticoAlexandre Maitto
 
Trabalho turismo
Trabalho turismoTrabalho turismo
Trabalho turismoColegio
 
Rio grande tecendo saberes camila e vih
Rio grande tecendo saberes camila e vihRio grande tecendo saberes camila e vih
Rio grande tecendo saberes camila e vihisabelelopes
 
Trabalho power point machadinho d oeste, minha terra, meu refugio.
Trabalho power point   machadinho d oeste, minha terra, meu refugio.Trabalho power point   machadinho d oeste, minha terra, meu refugio.
Trabalho power point machadinho d oeste, minha terra, meu refugio.jeovanefranciscobatista
 
Brasil geoeconômico maisa
Brasil geoeconômico maisaBrasil geoeconômico maisa
Brasil geoeconômico maisaAlaor
 
Peculiaridades de-municipios-brasileiros
Peculiaridades de-municipios-brasileirosPeculiaridades de-municipios-brasileiros
Peculiaridades de-municipios-brasileirosPaulo Bachur
 
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019Adilson Moreira
 
Peculiaridades de municípios brasileiros
Peculiaridades de municípios brasileirosPeculiaridades de municípios brasileiros
Peculiaridades de municípios brasileirosLuiz Carlos Dias
 
Peculiaridades de Municipios Brasileiros
Peculiaridades de Municipios BrasileirosPeculiaridades de Municipios Brasileiros
Peculiaridades de Municipios Brasileiroslevvidal
 

Similaire à Belezas Sul: PR, SC e RS (20)

Dia de Santa Catarina - versão digital
Dia de Santa Catarina - versão digitalDia de Santa Catarina - versão digital
Dia de Santa Catarina - versão digital
 
Rosilene
RosileneRosilene
Rosilene
 
Santa Catarina uma marca - um produto turístico
Santa Catarina uma marca -  um produto turísticoSanta Catarina uma marca -  um produto turístico
Santa Catarina uma marca - um produto turístico
 
Santa Catarina - uma marca um produto turístico
Santa Catarina - uma marca   um produto turísticoSanta Catarina - uma marca   um produto turístico
Santa Catarina - uma marca um produto turístico
 
Mato grosso do sul
Mato grosso do sulMato grosso do sul
Mato grosso do sul
 
Matogroso completo
Matogroso completoMatogroso completo
Matogroso completo
 
Trabalho turismo
Trabalho turismoTrabalho turismo
Trabalho turismo
 
5 sc --geral
5 sc --geral5 sc --geral
5 sc --geral
 
São Paulo
São PauloSão Paulo
São Paulo
 
Rio grande tecendo saberes camila e vih
Rio grande tecendo saberes camila e vihRio grande tecendo saberes camila e vih
Rio grande tecendo saberes camila e vih
 
3 sc --geral
3 sc --geral3 sc --geral
3 sc --geral
 
Trabalho power point machadinho d oeste, minha terra, meu refugio.
Trabalho power point   machadinho d oeste, minha terra, meu refugio.Trabalho power point   machadinho d oeste, minha terra, meu refugio.
Trabalho power point machadinho d oeste, minha terra, meu refugio.
 
Festival de dança
Festival de dançaFestival de dança
Festival de dança
 
Brasil geoeconômico maisa
Brasil geoeconômico maisaBrasil geoeconômico maisa
Brasil geoeconômico maisa
 
Sudeste
SudesteSudeste
Sudeste
 
Peculiaridades de-municipios-brasileiros
Peculiaridades de-municipios-brasileirosPeculiaridades de-municipios-brasileiros
Peculiaridades de-municipios-brasileiros
 
Sul
SulSul
Sul
 
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019
 
Peculiaridades de municípios brasileiros
Peculiaridades de municípios brasileirosPeculiaridades de municípios brasileiros
Peculiaridades de municípios brasileiros
 
Peculiaridades de Municipios Brasileiros
Peculiaridades de Municipios BrasileirosPeculiaridades de Municipios Brasileiros
Peculiaridades de Municipios Brasileiros
 

Dernier

Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira partecoletivoddois
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?MrciaRocha48
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 

Dernier (20)

Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 

Belezas Sul: PR, SC e RS

  • 2. O Sul do país é formado por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, três estados onde o frio costuma aparecer de uma maneira mais acentuada. O território paranaense se destaca com sua capital, Curitiba, essa cidade possui uma infra-estrutura impressionante e cresce cada vez mais. Santa Catarina tem magníficas praias, principalmente a de Comburiu. Já no Rio Grande do Sul temos a rica culinária tradicional e a tranqüilidade oferecida pelos Pampas gaúchos.
  • 3. Paraná uma beleza a ser conhecida Ao dirigir se para a primeira capital ao sul do Brasil vindo pelo sudeste podemos encontrar uma cidade aconchegante com estrutura para recepcionar as pessoas. Nesta capital há uma diversidade de oportunidades de conhecer suas belezas.A cidade de Curitiba no estado do Paraná agrega inúmeros hotéis de diversos valores que podem proporcionar descanso para seus turistas ou representantes comerciais. Ao mesmo tempo no centro da cidade há diversos restaurantes, lojas e shopings que oferece lazer e descontração para as pessoas.
  • 4. Para conhecer a cidade com mais profundidade podemos encontrar um ônibus estilo londrino na Praça Tiradentes no centro da cidade, que levam as pessoas para conhecerem os pontos turísticos da capital. Entre essas paradas podemos visitar o Jardim Botânico, a Torre Panorâmica, a Ópera de Arame e os parques espalhados pela região.
  • 5. Retomando a estrada e seguindo para o litoral paranaense encontramos a cidade de Paranaguá. Uma região tranqüila no qual agregam alguns pontos turísticos e o Porto de Paranaguá. A cidade por situar-se sob a beira do Oceano Atlântico oferece barcos para diversas praias próxima a costa litorânea e algumas ilhas da região.A cidade oferece alguns pontos turísticos litúrgicos e a visitação ao porto de Paranaguá. O porto pode ser visitado pela APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Atonina) no qual realiza-se um cadastro dos visitantes em horários agendados.
  • 6. Tratando de um lugar especial vizinha a esta cidade encontramos a Ilha do Mel, região próxima da costa litorânea em que, entre a saída de barco partindo de Paranaguá até a ilha leva em torno de 1 hora. Neste trajeto podemos observar as belezas naturais em percurso tranquilo.A ilha revela uma imagem fantástica. Há um pequeno porto no qual atracam os barcos vindo das regiões próximas. Ao chegar encontramos algumas pousadas, lanchonetes e bazares com produtos artesanais. Do outro lado da ilha, podemos conhecer suas praias e alguns pontos turísticos.
  • 7. Entre eles podemos visitar a Gruta das Encantadas, um ambiente rochoso beira mar. Para chegar neste local há um caminho com indicações desde o porto da ilha no qual atracam os barcos, até o local da gruta. Nas praias da ilha próxima à costa há algumas lanchonetes e algumas bicas d'água para as pessoas se lavarem pós água salgada.
  • 8. SANTA CATARINA Lugar reconhecido pelas belezas naturais, a riqueza histórica e a vocação empreendedora, Santa Catarina é um dos estados brasileiros onde se vive mais e melhor. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)1 é de 0,840, considerado elevado, o que o coloca atrás apenas do Distrito Federal. As boas condições de desenvolvimento humano desfrutadas por Santa Catarina se refletem, por exemplo, na expectativa de vida de 75,2 anos, acima da média nacional, que é de 72,4.
  • 9. Entre as 33 Regiões Metropolitanas do País, as quatro primeiras no ranking do IDH Municipal ficam em Santa Catarina: Grande Florianópolis, Joinville, Blumenau e Tubarão. Das dez primeiras colocadas, apenas quatro são de outros Estados. Santa Catarina tem 27 cidades colocadas entre as 100 brasileiras com melhor IDH. Dos 573 municípios com nível elevado de desenvolvimento humano, 123 (mais de 20%) são catarinenses. Florianópolis é considerada a capital com a mais alta qualidade de vida e a quarta melhor cidade do País para se viver, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).
  • 10. Florianópolis é também a cidade brasileira que mais enriqueceu nas últimas três décadas. Seu PIB per capita cresceu, em média, 6% por ano e atualmente é R$ 19,6 mil – acima da média brasileira. De acordo com estudo realizado pela Escola Brasileira de Administração Pública, Florianópolis é a oitava melhor cidade do Brasil para um profissional fazer carreira. Além disso, é a primeira capital do Brasil e a terceira cidade do País no ranking da inclusão digital, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com uma taxa de 33,29%. Sete municípios catarinenses figuram entre os 50 mais bem colocados nesse índice.
  • 11. Santa Catarina está entre os estados brasileiros com os melhores indicadores de educação, saúde e renda dos jovens, que formam o Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ), publicado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), pelo Instituto Sangari e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2007. Detém o segundo melhor IDJ no ranking dos estados brasileiros, sendo superado apenas pelo Distrito Federal. O analfabetismo juvenil foi praticamente erradicado em Santa Catarina, que ocupa o primeiro lugar neste quesito.
  • 12. O caminho para que Santa Catarina se mantenha no trilho do desenvolvimento já está traçado: é a educação de seu povo. Uma característica do Estado é a constante preocupação com o ensino, desde o nível básico até o superior, que o transformou em modelo a ser seguido no País. São 92 instituições de ensino superior, das quais 15 se encontram na capital e 77 no interior. Com isso, 15,3% da força catarinense de trabalho já chegaram aos bancos universitários. E 43,5% têm ao menos ensino médio completo. Ao mesmo tempo, os pequenos catarinenses continuam sendo cuidadosamente preparados para o futuro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado detém uma das menores taxas de analfabetismo do país, 4,41%, que é menos da metade da média nacional, de 9,99%.
  • 13. O custo de vida é mais baixo do que em outros estados, as escolas são boas e a capacidade de consumo per capita dos catarinenses está entre as mais altas do País.Mais educação e mais qualidade de vida, associados a um trabalho eficiente de segurança pública, são atributos que refletem diretamente nos índices de violência. Em Santa Catarina, esses índices estão muito abaixo da média nacional. De acordo com ranking elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo em abril de 2009, Santa Catarina tem a segunda menor incidência de homicídios entre os 23 estados brasileiros pesquisados, com uma taxa de 13 por 100 mil habitantes em 2008 – menos da metade da taxa média de homicídios no país, que é de 27,4.
  • 14. Segundo o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros de 2008, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apenas seis municípios catarinenses figuram entre os 556 mais violentos do país: Planalto Alegre, Santa Cecília, Passos Maia, Irati, Vargem e Palmeira, pequenas localidades madeireiras situadas nas regiões Oeste e Meio-Oeste. O que tem maior índice aparece 228a posição.
  • 15. Não por acaso a revista norte-americana Newsweek, em sua edição europeia de 3 de julho de 2006, relacionou a capital catarinense entre as 10 cidades mais dinâmicas do planeta. A publicação destaca que “o círculo virtuoso” de Florianópolis começou quando a cidade proibiu a entrada de indústria pesada na Ilha de Santa Catarina.
  • 16. Os números do turismo catarinense crescem a cada ano – o verão de 2008 foi o melhor dos últimos 10 anos. O movimento de turistas, na alta temporada, alcançou 4,3 milhões, gerando uma receita estimada de US$ 1,5 bilhão e uma taxa de ocupação na rede hoteleira de 66%.
  • 17. O Rio Grande do Sul é o Estado mais hospitaleiro do país. Povo miscigenado por uma diversificada formação étnica é alegre, culto e sabe receber bem seus visitantes, em qualquer uma das regiões do Estado. Possui 496 municípios (IBGE/00), situados em zona urbana ou rural. Entre os principais, com altos índices de densidade demográfica e participação na composição econômica do Estado, estão à capital Porto Alegre; Canoas (na região metropolitana), Caxias do Sul (principal cidade do pólo metal-mecânico na região serrana), Santa Maria (no centro do Estado); Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana (na fronteira com a Argentina).
  • 18. Os municípios de Canela e Gramado são destaques turísticos. Este Estado é considerado um dos estados mais ricos do país. Conta com uma boa infra-estrutura turística. A área metropolitana de Porto Alegre é a mais desenvolvida de toda a região Sul, e a colonização européia deixou sua marca e os gaúchos como são chamados falam o nosso idioma com uma forte influência portenha e alguns ainda usam as calças largas (bombachas), como os homens das pampas argentinos.
  • 19. Este Estado é o mais frio do país, e é uma alternativa diferente para o turismo. O litoral do Rio Grande do Sul tem praias com águas cristalinas como: Torres a 209 quilômetros de Porto Alegre, Tramandaí a 126 quilômetros de Porto Alegre, Capão da Canoa, Atlântida e outras.
  • 20. É interessante visitar as ruínas das antigas missões jesuítas guaranis, dos séculos XVII e XVII, que são consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A Serra Gaúcha está repleta de atrações naturais. As montanhas de Gramado e Canela são lugares de grande interesse turístico.
  • 21. Neste Estado, o turismo pode ser aproveitado de janeiro até dezembro. Sua população atual e de: 11.108.343 hab. De acordo ao censo de 2007.A Capital do Rio Grande do Sul e a cidade de Porto Alegre com uma população atual de: 2.421.005 hab. De acordo ao censo de 2007.
  • 22.
  • 23. FONTES http://www.blogbrasil.com.br/beleza-da-regiao-sul-do-brasil/ http://www.webartigos.com/articles/56846/1/Parana-uma-beleza-a-ser-conhecida/pagina1.html http://www.santacatarinabrasil.com.br/pt/qualidade-de-vida/ http://www.turismoportoalegre.com.br/index.html