SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  3
A Árvore que Dava Olhos deMaria Keil, João Paulo Cotrim  Sinopse: Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para apoio a projectos relacionados com Natureza/Defesa do Ambiente nos 3º, 4º, 5º e 6º anos."Tantas vezes a árvore veio à nossa conversa que a apanhamos para um conto.Esta árvore contém, como todas, muitas histórias por desvendar.Para dormir e para acordar em todas as idades.Um livro belíssimo."
A Árvore Generosa de Shel Silverstein Sinopse:Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.Duas fortes qualidades aliam-se neste livro. O facto de abordar questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade, tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios, assim como a aposta ao nível estético, na sobriedade narrativa e ilustrativa, com o traço simples e preciso de Silverstein.
Os Guardiões das Florestas de Márcia Morgado e Evandro Morgado «Esta aventura estava a ser muito atrevida! Não havia espaço para falhas. “Os passos bem medidos, os pés bem colocados e os olhos sempre despertos”, repetia o pai do Alex, um Guarda-florestal muito experimentado.  As vertigens da mãe não a deixavam seguir aquele ritmo, mas a Regina acompanhava-a e mantinha a Família unida.» «A curiosidade empurrou-a para o desafio e seguiu os trilhos desenhados no chão e as marcas impressas estrategicamente nos penedos mais vistosos. À medida que se aproximava, vinham ter com ela uns sussurros que ecoavam e eclodiam da gruta… com alguma dificuldade afastou os ramos que faziam de porta à Pedra Bela… transpôs uma laje que guardava a entrada, impedindo a intromissão de visitas metediças… e deparou com seis rostos cobertos pela sombra de umas túnicas brancas e improvisadas!»

Contenu connexe

Similaire à Árvore Generosa e Guardiões das Florestas

Similaire à Árvore Generosa e Guardiões das Florestas (20)

PNL - AquisiçõEs 20092010
PNL - AquisiçõEs 20092010PNL - AquisiçõEs 20092010
PNL - AquisiçõEs 20092010
 
Relatório biblioteca 3ºperíodo
Relatório biblioteca   3ºperíodoRelatório biblioteca   3ºperíodo
Relatório biblioteca 3ºperíodo
 
PNL pré-escolar e 1º ciclo
PNL pré-escolar e 1º cicloPNL pré-escolar e 1º ciclo
PNL pré-escolar e 1º ciclo
 
DeClara19
DeClara19DeClara19
DeClara19
 
Contacto 1.º período
Contacto   1.º períodoContacto   1.º período
Contacto 1.º período
 
Ao encontro da-moura_semana da leitura
Ao encontro da-moura_semana da leituraAo encontro da-moura_semana da leitura
Ao encontro da-moura_semana da leitura
 
Sugestões PNL
Sugestões PNLSugestões PNL
Sugestões PNL
 
Sugestões PNL
Sugestões PNLSugestões PNL
Sugestões PNL
 
Mf16 EducaçãO Sexual
Mf16 EducaçãO SexualMf16 EducaçãO Sexual
Mf16 EducaçãO Sexual
 
Atividade1 ling port
Atividade1 ling portAtividade1 ling port
Atividade1 ling port
 
Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de Abril
Dia Internacional do Livro Infantil  - 2 de AbrilDia Internacional do Livro Infantil  - 2 de Abril
Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de Abril
 
Novos livros
Novos livrosNovos livros
Novos livros
 
livros oferecidos
livros oferecidoslivros oferecidos
livros oferecidos
 
As nossas sugestões 7a
As nossas sugestões 7aAs nossas sugestões 7a
As nossas sugestões 7a
 
Sugestões de leitura
Sugestões de leituraSugestões de leitura
Sugestões de leitura
 
Lançamentos março das Editoras Arqueiro e Sextante
Lançamentos março das Editoras Arqueiro e SextanteLançamentos março das Editoras Arqueiro e Sextante
Lançamentos março das Editoras Arqueiro e Sextante
 
Dez obras para ler em família
Dez obras para ler em famíliaDez obras para ler em família
Dez obras para ler em família
 
Indicação Bibliográfica
Indicação BibliográficaIndicação Bibliográfica
Indicação Bibliográfica
 
Sugestões de leitura
Sugestões de leituraSugestões de leitura
Sugestões de leitura
 
Livros 10 01_11
Livros 10 01_11Livros 10 01_11
Livros 10 01_11
 

Árvore Generosa e Guardiões das Florestas

  • 1. A Árvore que Dava Olhos deMaria Keil, João Paulo Cotrim Sinopse: Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para apoio a projectos relacionados com Natureza/Defesa do Ambiente nos 3º, 4º, 5º e 6º anos."Tantas vezes a árvore veio à nossa conversa que a apanhamos para um conto.Esta árvore contém, como todas, muitas histórias por desvendar.Para dormir e para acordar em todas as idades.Um livro belíssimo."
  • 2. A Árvore Generosa de Shel Silverstein Sinopse:Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.Duas fortes qualidades aliam-se neste livro. O facto de abordar questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade, tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios, assim como a aposta ao nível estético, na sobriedade narrativa e ilustrativa, com o traço simples e preciso de Silverstein.
  • 3. Os Guardiões das Florestas de Márcia Morgado e Evandro Morgado «Esta aventura estava a ser muito atrevida! Não havia espaço para falhas. “Os passos bem medidos, os pés bem colocados e os olhos sempre despertos”, repetia o pai do Alex, um Guarda-florestal muito experimentado. As vertigens da mãe não a deixavam seguir aquele ritmo, mas a Regina acompanhava-a e mantinha a Família unida.» «A curiosidade empurrou-a para o desafio e seguiu os trilhos desenhados no chão e as marcas impressas estrategicamente nos penedos mais vistosos. À medida que se aproximava, vinham ter com ela uns sussurros que ecoavam e eclodiam da gruta… com alguma dificuldade afastou os ramos que faziam de porta à Pedra Bela… transpôs uma laje que guardava a entrada, impedindo a intromissão de visitas metediças… e deparou com seis rostos cobertos pela sombra de umas túnicas brancas e improvisadas!»