SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  28
Télécharger pour lire hors ligne
Universidade Estácio de Sá Gestão  de Recursos Humanos Trabalho de Gestão de Pessoas Professor : Dimas Vidal
INTRODUÇÃO  “ 5 S” é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos  princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta,  ela surgiu nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial,  quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas,  sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”. O país precisava reestruturar-se, organizar as indústrias e melhorar a  produção para ser compatível com o mercado mundial .O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco  conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença  no Sistema da Qualidade. A Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porém com nomes diferentes: “Teoria da Escova” e “Housekeeping”, respectivamente; mas a idéia é a mesma- sempre buscar o Sistema da Qualidade Total. Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni. Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Não só os aspectos de qualidade e produtividade devem ser delegados aos funcionários, o mesmo deve ocorrer com relação a organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação, limpeza, áreas isentas de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia após dia.  O caminho prático é a implantação dos 5Ss, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova.
Os 5 conceitos são:   1.º S - SEIRI  - SENSO DE UTILIZAÇÃO CONCEITO: "separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".   2.º S - SEITON  - SENSO DE ARRUMAÇÃO CONCEITO: "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente".   3.º S - SEISO  - SENSO DE LIMPEZA CONCEITO: "manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar".   4.º S - SEIKETSU  - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE CONCEITO: "manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene".   5.º S - SHITSUKE  - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA CONCEITO: "fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida".      
OBJETIVO    O objetivo principal do  5 S é melhorar a qualidade de vida das pessoas,  construindo um  ambiente saudável e acolhedor para todos. Este objetivo somente será alcançado se todos  nós vivermos alguns  valores básicos como  respeito a cada pessoa,  trabalho em equipe,  qualidade  e excelência no trabalho,  responsabilidade,  organização e empenho,  defesa da vida, satisfação e alegria de todos.    O novo cenário mundial tem motivado empresas para  avaliarem sua postura  em relação  ao consumidor,  isto é, aos seus clientes, sejam internos ou externos.  Os requisitos de Qualidade Total  (qualidade intrínseca, custo, entrega, segurança e moral)  são fatores críticos para a sobrevivência das empresas diante deste cenário  e junto com a visão da qualidade total há o programa 5S.    
SEIRI SENSO DE UTILIZAÇÃO
Seiri significa separar o necessário do desnecessário.  Manter no local de trabalho apenas o que você realmente precisa e usa,  na quantidade certa.  Refere-se a identificação, classificação e remanejamento  dos recursos que são  úteis ao fim desejado. Refere-se a eliminar tarefas desnecessárias e desperdícios de recursos,  inclui uma utilização correta dos equipamentos para um aumento do tempo de vida destes.  Não deve haver excessos de materiais, equipamentos ou  ferramentas no local de trabalho.  Devemos lembrar de manter somente  o necessário ocupando espaço.  Isso se aplica a todos os aspectos do ambiente do trabalho: mesas, gavetas, armários, etc.  Não ache que jogar fora é desperdício, nem de descartar algo achando que poderia precisar daquilo algum dia.  O material deverá ser enviado à área de descarte.
Procedimentos:   1 - Analisar tudo o que está no local de trabalho.  2 - Separar o necessário do que é desnecessário.  3 - Verificar utilidade de cada item perguntando : agrega valor?  4 - Manter estritamente o necessário.  Resultado:  Sem bagunça, melhora a produção.   
SEITON SENSO DE ORDENAÇÃO
Seiton significa a arte de cada coisa em seu lugar para pronto uso.  Refere-se a disposição dos objetivos, comunicação visual e facilitação do fluxo de pessoas, com isto há diminuição do cansaço físico, economia de tempo e facilita a tomada de medidas emergenciais.  O primeiro passo é definir um lugar para as coisas.  O segundo passo é como guardar as coisas.  O terceiro passo é obedecer as regras.  Cada coisa tem que ter nome. Dê nome a tudo! Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.  Nenhum item sem lugar definido. Mesmo que alguém esteja usando o item. Assim fica mais fácil de localizar as coisas.  Devemos usar muito as etiquetas em tudo que há no local de trabalho: nas pastas, nos armários, nas ferramentas e materiais que utilizamos no dia a dia.
Procedimentos:  1- Definir arranjo físico da área de trabalho.  2- Padronizar nomes.  3- Guardar objetos semelhantes no mesmo lugar.  4- Usar rótulos e cores vivas para identificação.  5- Buscar comprometimento de todos na manutenção da ordem.  Resultado:  Em um ambiente organizado vive-se e trabalha-se melhor. Não perde-se tempo e evitam-se erros.
SEISO  SENSO DE LIMPEZA
Seiso significa inspeção, zelo, a arte de tirar o pó.  Cada pessoa deve limpar a sua própria área de trabalho e  conscientizar o grupo  para não sujar. Tem por objetivo manter o ambiente físico agradável.  Mantenha tudo sempre limpo. Limpeza é forma de inspeção. Ela possibilita a identificação de defeitos, peças quebradas, vazamentos, etc. O local de trabalho deve ser dividido em áreas de responsabilidade.  Cada um deve cuidar da sua área.  Seguem algumas dicas para manter o ambiente continuamente  limpo: realizar diariamente a limpeza dos 3 minutos;  comece a observar a entrada da sua organização que é o elo de  ligação com a comunidade e logicamente com os nossos clientes. Observe com atenção: A grama está cortada? Há lixo espalhado?  O meio fio está pintado? O portão está com a tinta toda desbotada? Falta grama no jardim? Veja a imagem da sua organização pelos olhos do cliente.  Mas o mais importante mesmo é não sujar! Evite a sujeira desnecessária. Lembre-se que ambiente limpo não é o que mais se limpa, é o que menos se suja!
Procedimentos:   1- Educar para não sujar  2- Limpar instrumentos de trabalho após uso.  3- Conservar limpas mesas, gavetas, armários, equipamentos  e móveis em geral.  4- Inspecionar enquanto executar a limpeza.  5- Descobrir e eliminar as fontes de sujeira.  Resultado:   Ambiente de trabalho saudável e agradável.
SEIKETSU   SENSO DE SAÚDE
Seiketsu significa padrões, ambientação, higiene, conservação, asseio. É a arte de manter em estado de limpeza.  Manter condições favoráveis de saúde, no trabalho, em casa e pessoalmente.  Refere-se a preocupação com a própria saúde a nível físico, mental e emocional.  A aplicação dos 3S acima citados já faz com que o senso de saúde não seja abalado por outros aspectos que poderiam afetar a saúde.  Padronização significa manter “em estado de limpeza” que, no contexto dos 5S,  inclui outras considerações, tais como: cores, formas, iluminação, ventilação, calor,  vestuário, higiene pessoal, e tudo o que causar uma impressão de limpeza.  A padronização busca então manter os três primeiros S (organização, arrumação e limpeza)  de forma contínua.  A padronização, ou seja, a definição de métodos standard de trabalho é fundamental, por exemplo: Pintura das paredes, devem ser usados padrões de cores para cada setor,  a sinalização também é bastante importante, letras claras e grandes, pisos, de tubulações, de alerta (tigrado), marcas no piso de onde deve ficar a lixeira, voltagem de cada tomada, indicadores de extintores de incêndio, itens móveis,  tamanho das setas que estão sendo utilizadas, tipos de etiquetas,  cores “padrões” de máquinas.
A partir do estabelecimento do que é certo, fica fácil para o funcionário saber o que está errado.  Exemplo: Pintamos no piso, ou há uma placa de identificação na parede  do local de um  equipamento móvel e identificamos o local e o equipamento.  Cada equipamento deve contar com 2 pontos: facilidade para visualizar onde se encontra, facilidade para desenvolver para o local correto. A partir deste ponto, se o funcionário usa o equipamento e não o devolve ao local fica evidente que há uma anomalia. As anomalias devem saltar aos olhos devido ao processo de padronização.  Outros aspectos de padronização são o cuidado com a higiene pessoal, com o uniforme, etc.  A folha de verificação reflete o padrão de cada área.  Fica fácil saber onde devemos atacar.  A padronização busca criar “O estado de limpeza”.  Não basta estar limpo, é necessário também parecer limpo.  Devemos definir qual o padrão ideal para o nosso ambiente de trabalho, buscando,  como objetivo, a melhoria da qualidade de vida no trabalho.  Devemos nos preocupar com a ambientação, quebrando o peso da área de trabalho,  através de uso de aquários, plantas (auxiliam o relaxamento), salas dos funcionários,  paisagens, em suma tudo aquilo que possa contribuir positivamente para um bom ambiente. Isto é uma forma de desacelerar as pessoas.
Procedimentos:  1- Pensar e agir positivamente.  2- Manter bons hábitos e higiene pessoal.  3- Manter limpos e higienizados ambientes de uso comum.  4- Conservar ambiente de trabalho com aspecto agradável.  5- Evitar qualquer tipo de poluição.  6- Melhorar as condições de trabalho.  Resultado:  Cuidar da saúde tanto em casa como no trabalho.     
SHITSUKE  SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
Significa auto-disciplina, educação, harmonia.  A arte de fazer as coisas certas, naturalmente.  Comprometimento com normas e padrões éticos, morais e técnicos e com a melhoria contínua ao nível pessoal e organizacional.  Refere-se a padrões éticos e morais.  Uma pessoa auto-disciplinada discute até o último momento mas, assim que a decisão for tomada, ela executa o combinado.  Disciplina é a base de uma civilização e o mínimo para que a sociedade funcione em harmonia.  A disciplina é o caminho para a melhoria do caráter dos funcionários.  Nós enxergamos a disciplina nos 5S quando:  Executamos a limpeza diária dos 3 minutos, como rotina;  Fazemos a medição periódica, utilizando a folha de verificação e colocando os resultados no gráfico de controle;  Quando não sujamos mais, e quando sujamos limpamos imediatamente;  Quando devolvemos ao seu local os instrumento que utilizamos;  Quando repintamos os letreiros que estão apagados e corrigimos  a pintura do piso se aparecem falhas;  E quando se quer fazer algo bem feito e com habilidade o que se deve fazer?  Praticar! Repetir! Atletas repetem lances, o estudante que almeja uma vaga na Universidade, estuda, estuda e estuda.  Artistas repetem ensaios. Disciplinar é praticar e praticar para que as pessoas façam a coisa certa naturalmente.  É uma forma de criar bons hábitos. Disciplina é um processo de repetição e prática.  Assim estaremos no caminho certo.
Procedimentos:   1- Compartilhar visão e valores.  2- Educar para a criatividade.  3- Ter padrões simples.  4- Melhorar comunicação em geral.  5- Treinar com paciência e persistência.  Resultado Interesse pelo melhoramento contínuo.
Roteiro Sugestivo para implantar o 5S: 1ª etapa: equipe de implantação Formada por 3 pessoas, no mínimo, de diferentes setores da instituição e 1 pessoa da alta administração. A equipe tem que ter disponibilidade para conduzir o processo, orientar, esclarecer dúvidas e fazer visitas  rotineiras de  acompanhamento. 2ª etapa: Planejamento Equipe de implantação pode elaborar um cronograma, um plano de orientação, determinar as ferramentas  que serão  Utilizadas  e dividir as atividades. As tarefas e as responsabilidades devem ser distribuídas e todos devem se comprometer  com os prazos de cumprimento. 3ª etapa: Fotos e registros É importante registrar a situação atual da organização, em todas as áreas, especialmente onde forem percebidas necessidades de melhoria. Posteriormente, a equipe deve se reunir e discutir as falhas, as ações corretivas, dar sugestões de  melhoria  baseadas nas fotos. É importante a opinião de cada um,  principalmente por que pertencem a áreas diferentes na empresa.  4ª etapa: Reunião A equipe pode convidar o pessoal da instituição para uma reunião, compartilhar os dados e mostrar o compromisso e a disposição para implantar o método. Nesta reunião, a equipe pode iniciar o trabalho de conscientização do pessoal, da importância do programa 5S para a melhoria do trabalho. A equipe também pode explicar os objetivos do trabalho, mostrar as vantagens do programa e os benefícios.
5ª Etapa: Implantação Após esta reunião de sensibilização do pessoal com a equipe responsável,  o programa começa a ser efetivamente implantado. As responsabilidades são divididas de acordo com as áreas de trabalho, bem como os mapas de acompanhamento do trabalho. Em casa fase,  o pessoal envolvido deve se reunir para definir as atividades, esclarecer as dúvidas, citar exemplos, etc.  A interação da equipe com o pessoal envolvido é importante, para que não fiquem dúvidas a respeito do programa e para que tudo corra bem na fase seguinte.  6ª Etapa: Acompanhamento A  equipe organizadora planeja e se organiza para fazer visitas nas áreas de implantação com pelo menos um membro da equipe  Organizadora  supervisionando a visita.  Nas visitas, os quesitos necessários para a implantação do programa devem ser acordados, conforme a orientação do colaborador.  Os pontos positivos, como os negativos devem ser apontados, pois o pessoal deve ser motivado a seguir as orientações.  O ideal é que a equipe faça um mapa de acompanhamento mensal para verificar os benefícios, os resultados , as mudanças. É essencial que todos sigam o programa, desde os gerentes e diretores aos técnicos de apoio. Com o tempo, cada integrante vai diagnosticar a importância dos conceitos e de sua aplicação, tornando a metodologia um hábito no trabalho.  Dessa forma, o sistema vai se consolidando, junto com o Sistema da Qualidade. Os técnicos e funcionários novos,  que forem se incorporando  à empresa, também se habituarão a aplicar os conceitos, uma vez que entrarem num sistema já implantado.  A gerência, setor ou empresa deve também se responsabilizar por planejar reuniões periódicas com os membros da equipe para verificar como  está sendo seguida cada fase do programa e as melhorias que podem ser feitas. Isso garante a motivação em sempre manter o hábito da metodologia e a manutenção do programa sempre implantado.  Os treinamentos dos membros da equipe, técnicos e funcionários, deve ser periódico e o acompanhamento deve ser constante.  Com os novos treinamentos, a equipe pode verificar os resultados, avaliações do pessoal, as melhoras e o que ainda pode ser feito. Também é uma oportunidade de reciclagem dos conhecimentos de cada um e harmonização da equipe.  
Custo de Implantação do Método 5S: O custo para a implantação do programa não é alto e os recursos podem  ser alocados do orçamento da empresa ou do setor.  De acordo depoimentos de instituições em que com o método  já foi implantado ou  está em implantação, não houve dificuldades  para o custeio ou necessidades de  compra excessiva de itens. Algumas fases podem ter o custo mais elevado que outras, o que dependerá também  do número de pessoas envolvidas no processo, do nível de compromisso da equipe, da estrutura física e da situação atual da empresa. Quanto mais rápido o pessoal se mobilizar para implantar o programa e se dedicar, menores serão tempo e gastos para implantar.
Idéias principais do Método 5S : ‘ Se você sabe e não faz, é como se você não soubesse.” “ Os três primeiros Ss, ou seja, as 3 primeiras fases são a base para o sucesso da implantação do programa.” “ Ordenar é identificar.” “ O ambiente mais limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja.” “ Organização do pessoal reflete organização do ambiente.” “ Todo o trabalho tem de ser feito em equipe.” “  A tolerância também é uma ferramenta de trabalho, desde que usada na medida certa.”  
RESULTADO: Não é possível e nem faz sentido discutir sobre o 5S isoladamente pois é uma ferramenta fundamental para girar a engrenagem do sistema e  deve fazer parte da rotina diária de cada indivíduo seja empresa onde trabalha ou na sua casa.  Pode se dizer que a essência do programa 5S está baseada na fé,  somente quando o empregado acreditar que trabalhar em um local digno e se dispuser a melhorá-lo continuamente, ter-se-á compreendido a essência do 5S.  A implantação do 5S é simples e os resultados já podem ser obtidos apenas  com a implantação dos 3S iniciais, que impressionam muitos, pois trazem grandes mudanças, o que é altamente estimulante.  O mais difícil é a manutenção e melhoria a longo prazo,  mas é um desafio e isto que impulsiona o ser humano.  No Brasil o 5S começou a ser implantado por cerca de 1991 e a sua prática  tem produzido conseqüências visíveis no aumento da auto-estima, respeito ao próximo, ao ambiente e crescimento pessoal.  
VIDEOS http://www.youtube.com/watch?v=z5Xrgvdglec http://www.youtube.com/watch?v=y_go54Tg_xw http://www.youtube.com/watch?v=b2UA0OlsIWI http://www.youtube.com/watch?v=DX1zcs4YR8k http://www.youtube.com/watch?v=fd3nfG8rMcQ
FONTES   http:// www.spiner.com.br http:// qualidade-total-umc.blogspot.com http://www.informagroup.com.br / Videos : YOUTUBE  
Grupo: Philip Lesniczki Martins Priscila Ferreira Milene de Assis

Contenu connexe

Tendances (19)

Higiene e limpeza na mecânica automotiva
Higiene e limpeza na mecânica automotivaHigiene e limpeza na mecânica automotiva
Higiene e limpeza na mecânica automotiva
 
5s[1]
5s[1]5s[1]
5s[1]
 
Programa 5 s_seeduc_26_08
Programa 5 s_seeduc_26_08Programa 5 s_seeduc_26_08
Programa 5 s_seeduc_26_08
 
Os 5S's da gestão
Os 5S's da gestãoOs 5S's da gestão
Os 5S's da gestão
 
5s
5s5s
5s
 
Programa 5S
Programa 5SPrograma 5S
Programa 5S
 
02 aula sistemas dos 5s
02 aula sistemas dos 5s02 aula sistemas dos 5s
02 aula sistemas dos 5s
 
Programação 5S
Programação 5SProgramação 5S
Programação 5S
 
Programa 5S
Programa 5SPrograma 5S
Programa 5S
 
Ferramenta 5 s´s
Ferramenta 5 s´sFerramenta 5 s´s
Ferramenta 5 s´s
 
5s
5s5s
5s
 
Slides 5 s
Slides 5 sSlides 5 s
Slides 5 s
 
D-Olho na qualidade 5Ss
D-Olho na qualidade 5SsD-Olho na qualidade 5Ss
D-Olho na qualidade 5Ss
 
Housekeeping 5 s
Housekeeping 5 sHousekeeping 5 s
Housekeeping 5 s
 
5s cap 53
5s cap 535s cap 53
5s cap 53
 
5s
5s5s
5s
 
Palestra A visao do 5s
Palestra A visao do 5sPalestra A visao do 5s
Palestra A visao do 5s
 
Seminário 5 s
Seminário 5 sSeminário 5 s
Seminário 5 s
 
Treinamento 5 S
Treinamento 5 STreinamento 5 S
Treinamento 5 S
 

En vedette

AprersentaçãO 5 S
AprersentaçãO 5 SAprersentaçãO 5 S
AprersentaçãO 5 Sguestb15f10
 
Trabalho gestão de pessoas
Trabalho gestão de pessoasTrabalho gestão de pessoas
Trabalho gestão de pessoasBianca Sousa
 
Modelos de Gestão de Pessoas em ambiente de fusões e aquisições
Modelos de Gestão de Pessoas em ambiente de fusões e aquisiçõesModelos de Gestão de Pessoas em ambiente de fusões e aquisições
Modelos de Gestão de Pessoas em ambiente de fusões e aquisiçõesAnderson Rafael Brugnera
 
O Século XXI , O Setor de Serviços e os Novos Processos de Recrutamento e Sel...
O Século XXI , O Setor de Serviços e os Novos Processos de Recrutamento e Sel...O Século XXI , O Setor de Serviços e os Novos Processos de Recrutamento e Sel...
O Século XXI , O Setor de Serviços e os Novos Processos de Recrutamento e Sel...Angelo Peres
 
Marketing Direto - Estratégia para Captar e Manter Clientes
Marketing Direto - Estratégia para Captar e Manter ClientesMarketing Direto - Estratégia para Captar e Manter Clientes
Marketing Direto - Estratégia para Captar e Manter ClientesIvagner Ferreira
 
Marketing para Empresas de Saúde
Marketing para Empresas de SaúdeMarketing para Empresas de Saúde
Marketing para Empresas de SaúdeFábio M Torres
 
Aula "Marketing em Saúde" - MBA FGV
Aula "Marketing em Saúde" - MBA FGVAula "Marketing em Saúde" - MBA FGV
Aula "Marketing em Saúde" - MBA FGVDANICAMARINHA
 
Apresentação marketing em saúde 2010
Apresentação marketing em saúde 2010Apresentação marketing em saúde 2010
Apresentação marketing em saúde 2010EPMJunior
 
LIVRO VIRTUAL - EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE
LIVRO VIRTUAL - EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDELIVRO VIRTUAL - EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE
LIVRO VIRTUAL - EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDEPLATAFORMA1CURSOS
 
Projeto de captação de recurso
Projeto de captação de recursoProjeto de captação de recurso
Projeto de captação de recursophillipbanks
 
Tutorial para usar o slideshare
Tutorial para usar o slideshareTutorial para usar o slideshare
Tutorial para usar o slideshareProjeto UCA
 
Kesan Penyalahgunaan Dadah
Kesan Penyalahgunaan Dadah Kesan Penyalahgunaan Dadah
Kesan Penyalahgunaan Dadah Belalang Chizu
 
O que é SlideShare
O que é SlideShareO que é SlideShare
O que é SlideSharealexdutra
 

En vedette (20)

AprersentaçãO 5 S
AprersentaçãO 5 SAprersentaçãO 5 S
AprersentaçãO 5 S
 
Trabalho gestão de pessoas
Trabalho gestão de pessoasTrabalho gestão de pessoas
Trabalho gestão de pessoas
 
Modelos de Gestão de Pessoas em ambiente de fusões e aquisições
Modelos de Gestão de Pessoas em ambiente de fusões e aquisiçõesModelos de Gestão de Pessoas em ambiente de fusões e aquisições
Modelos de Gestão de Pessoas em ambiente de fusões e aquisições
 
Apresentação grupo green
Apresentação grupo greenApresentação grupo green
Apresentação grupo green
 
O Século XXI , O Setor de Serviços e os Novos Processos de Recrutamento e Sel...
O Século XXI , O Setor de Serviços e os Novos Processos de Recrutamento e Sel...O Século XXI , O Setor de Serviços e os Novos Processos de Recrutamento e Sel...
O Século XXI , O Setor de Serviços e os Novos Processos de Recrutamento e Sel...
 
Sistemas de Normatização Corporativos
Sistemas de Normatização CorporativosSistemas de Normatização Corporativos
Sistemas de Normatização Corporativos
 
Marketing Direto - Estratégia para Captar e Manter Clientes
Marketing Direto - Estratégia para Captar e Manter ClientesMarketing Direto - Estratégia para Captar e Manter Clientes
Marketing Direto - Estratégia para Captar e Manter Clientes
 
Programa 5S
Programa 5SPrograma 5S
Programa 5S
 
Marketing para Empresas de Saúde
Marketing para Empresas de SaúdeMarketing para Empresas de Saúde
Marketing para Empresas de Saúde
 
Aula "Marketing em Saúde" - MBA FGV
Aula "Marketing em Saúde" - MBA FGVAula "Marketing em Saúde" - MBA FGV
Aula "Marketing em Saúde" - MBA FGV
 
Marketing hospitalar
Marketing hospitalarMarketing hospitalar
Marketing hospitalar
 
Marketing nas empresas de saude
Marketing nas empresas de saudeMarketing nas empresas de saude
Marketing nas empresas de saude
 
Apresentação marketing em saúde 2010
Apresentação marketing em saúde 2010Apresentação marketing em saúde 2010
Apresentação marketing em saúde 2010
 
LIVRO VIRTUAL - EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE
LIVRO VIRTUAL - EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDELIVRO VIRTUAL - EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE
LIVRO VIRTUAL - EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE
 
Projeto de captação de recurso
Projeto de captação de recursoProjeto de captação de recurso
Projeto de captação de recurso
 
Tutorial para usar o slideshare
Tutorial para usar o slideshareTutorial para usar o slideshare
Tutorial para usar o slideshare
 
Kesan Penyalahgunaan Dadah
Kesan Penyalahgunaan Dadah Kesan Penyalahgunaan Dadah
Kesan Penyalahgunaan Dadah
 
Treinamento 5s
Treinamento 5sTreinamento 5s
Treinamento 5s
 
O que é SlideShare
O que é SlideShareO que é SlideShare
O que é SlideShare
 
Adm tempo e 5 s
Adm tempo e 5 sAdm tempo e 5 s
Adm tempo e 5 s
 

Similaire à Os Cinco S (20)

Trabalho 5s
Trabalho 5sTrabalho 5s
Trabalho 5s
 
Programa 5 s trabalho 1
Programa 5 s   trabalho 1Programa 5 s   trabalho 1
Programa 5 s trabalho 1
 
Gerenciamento da Rotina_MODULO_4
Gerenciamento da Rotina_MODULO_4Gerenciamento da Rotina_MODULO_4
Gerenciamento da Rotina_MODULO_4
 
Treinamento 5S tttttttttttttttttttttttttt
Treinamento 5S ttttttttttttttttttttttttttTreinamento 5S tttttttttttttttttttttttttt
Treinamento 5S tttttttttttttttttttttttttt
 
Cinco s
Cinco sCinco s
Cinco s
 
5's projeto
5's projeto5's projeto
5's projeto
 
Apostila 5s hoje.pdf
Apostila 5s hoje.pdfApostila 5s hoje.pdf
Apostila 5s hoje.pdf
 
5's PlotDigital
5's PlotDigital5's PlotDigital
5's PlotDigital
 
Cartilha8 S
Cartilha8 SCartilha8 S
Cartilha8 S
 
5s apostila-treinamento-e-aplicacao1
5s apostila-treinamento-e-aplicacao15s apostila-treinamento-e-aplicacao1
5s apostila-treinamento-e-aplicacao1
 
Palestra 5 s
Palestra 5 sPalestra 5 s
Palestra 5 s
 
Programa 5 S
Programa 5 SPrograma 5 S
Programa 5 S
 
5s
5s5s
5s
 
Kaisen e 5s
Kaisen e 5sKaisen e 5s
Kaisen e 5s
 
Apresentação - Conceito 5S.pptx
Apresentação - Conceito 5S.pptxApresentação - Conceito 5S.pptx
Apresentação - Conceito 5S.pptx
 
5s-apostila-treinamento-e-aplicacao1.ppt
5s-apostila-treinamento-e-aplicacao1.ppt5s-apostila-treinamento-e-aplicacao1.ppt
5s-apostila-treinamento-e-aplicacao1.ppt
 
PROGRAMA 5S 003.ppt
PROGRAMA 5S 003.pptPROGRAMA 5S 003.ppt
PROGRAMA 5S 003.ppt
 
Cinco Sensos da Qualidade
Cinco Sensos da Qualidade Cinco Sensos da Qualidade
Cinco Sensos da Qualidade
 
Os 5 Sensos da Qualidade
Os 5 Sensos da QualidadeOs 5 Sensos da Qualidade
Os 5 Sensos da Qualidade
 
senso do 5s treinamento.ppt
senso do 5s treinamento.pptsenso do 5s treinamento.ppt
senso do 5s treinamento.ppt
 

Os Cinco S

  • 1. Universidade Estácio de Sá Gestão de Recursos Humanos Trabalho de Gestão de Pessoas Professor : Dimas Vidal
  • 2. INTRODUÇÃO “ 5 S” é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta, ela surgiu nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”. O país precisava reestruturar-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial .O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade. A Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porém com nomes diferentes: “Teoria da Escova” e “Housekeeping”, respectivamente; mas a idéia é a mesma- sempre buscar o Sistema da Qualidade Total. Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni. Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Não só os aspectos de qualidade e produtividade devem ser delegados aos funcionários, o mesmo deve ocorrer com relação a organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação, limpeza, áreas isentas de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia após dia. O caminho prático é a implantação dos 5Ss, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova.
  • 3. Os 5 conceitos são:   1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO CONCEITO: "separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".   2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO CONCEITO: "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente".   3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA CONCEITO: "manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar".   4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE CONCEITO: "manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene".   5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA CONCEITO: "fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida".      
  • 4. OBJETIVO O objetivo principal do 5 S é melhorar a qualidade de vida das pessoas, construindo um ambiente saudável e acolhedor para todos. Este objetivo somente será alcançado se todos nós vivermos alguns valores básicos como respeito a cada pessoa, trabalho em equipe, qualidade e excelência no trabalho, responsabilidade, organização e empenho, defesa da vida, satisfação e alegria de todos. O novo cenário mundial tem motivado empresas para avaliarem sua postura em relação ao consumidor, isto é, aos seus clientes, sejam internos ou externos. Os requisitos de Qualidade Total (qualidade intrínseca, custo, entrega, segurança e moral) são fatores críticos para a sobrevivência das empresas diante deste cenário e junto com a visão da qualidade total há o programa 5S.    
  • 5. SEIRI SENSO DE UTILIZAÇÃO
  • 6. Seiri significa separar o necessário do desnecessário. Manter no local de trabalho apenas o que você realmente precisa e usa, na quantidade certa. Refere-se a identificação, classificação e remanejamento dos recursos que são úteis ao fim desejado. Refere-se a eliminar tarefas desnecessárias e desperdícios de recursos, inclui uma utilização correta dos equipamentos para um aumento do tempo de vida destes. Não deve haver excessos de materiais, equipamentos ou ferramentas no local de trabalho. Devemos lembrar de manter somente o necessário ocupando espaço. Isso se aplica a todos os aspectos do ambiente do trabalho: mesas, gavetas, armários, etc. Não ache que jogar fora é desperdício, nem de descartar algo achando que poderia precisar daquilo algum dia. O material deverá ser enviado à área de descarte.
  • 7. Procedimentos: 1 - Analisar tudo o que está no local de trabalho. 2 - Separar o necessário do que é desnecessário. 3 - Verificar utilidade de cada item perguntando : agrega valor? 4 - Manter estritamente o necessário. Resultado: Sem bagunça, melhora a produção.  
  • 8. SEITON SENSO DE ORDENAÇÃO
  • 9. Seiton significa a arte de cada coisa em seu lugar para pronto uso. Refere-se a disposição dos objetivos, comunicação visual e facilitação do fluxo de pessoas, com isto há diminuição do cansaço físico, economia de tempo e facilita a tomada de medidas emergenciais. O primeiro passo é definir um lugar para as coisas. O segundo passo é como guardar as coisas. O terceiro passo é obedecer as regras. Cada coisa tem que ter nome. Dê nome a tudo! Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Nenhum item sem lugar definido. Mesmo que alguém esteja usando o item. Assim fica mais fácil de localizar as coisas. Devemos usar muito as etiquetas em tudo que há no local de trabalho: nas pastas, nos armários, nas ferramentas e materiais que utilizamos no dia a dia.
  • 10. Procedimentos: 1- Definir arranjo físico da área de trabalho. 2- Padronizar nomes. 3- Guardar objetos semelhantes no mesmo lugar. 4- Usar rótulos e cores vivas para identificação. 5- Buscar comprometimento de todos na manutenção da ordem. Resultado: Em um ambiente organizado vive-se e trabalha-se melhor. Não perde-se tempo e evitam-se erros.
  • 11. SEISO SENSO DE LIMPEZA
  • 12. Seiso significa inspeção, zelo, a arte de tirar o pó. Cada pessoa deve limpar a sua própria área de trabalho e conscientizar o grupo para não sujar. Tem por objetivo manter o ambiente físico agradável. Mantenha tudo sempre limpo. Limpeza é forma de inspeção. Ela possibilita a identificação de defeitos, peças quebradas, vazamentos, etc. O local de trabalho deve ser dividido em áreas de responsabilidade. Cada um deve cuidar da sua área. Seguem algumas dicas para manter o ambiente continuamente limpo: realizar diariamente a limpeza dos 3 minutos; comece a observar a entrada da sua organização que é o elo de ligação com a comunidade e logicamente com os nossos clientes. Observe com atenção: A grama está cortada? Há lixo espalhado? O meio fio está pintado? O portão está com a tinta toda desbotada? Falta grama no jardim? Veja a imagem da sua organização pelos olhos do cliente. Mas o mais importante mesmo é não sujar! Evite a sujeira desnecessária. Lembre-se que ambiente limpo não é o que mais se limpa, é o que menos se suja!
  • 13. Procedimentos: 1- Educar para não sujar 2- Limpar instrumentos de trabalho após uso. 3- Conservar limpas mesas, gavetas, armários, equipamentos e móveis em geral. 4- Inspecionar enquanto executar a limpeza. 5- Descobrir e eliminar as fontes de sujeira. Resultado: Ambiente de trabalho saudável e agradável.
  • 14. SEIKETSU SENSO DE SAÚDE
  • 15. Seiketsu significa padrões, ambientação, higiene, conservação, asseio. É a arte de manter em estado de limpeza. Manter condições favoráveis de saúde, no trabalho, em casa e pessoalmente. Refere-se a preocupação com a própria saúde a nível físico, mental e emocional. A aplicação dos 3S acima citados já faz com que o senso de saúde não seja abalado por outros aspectos que poderiam afetar a saúde. Padronização significa manter “em estado de limpeza” que, no contexto dos 5S, inclui outras considerações, tais como: cores, formas, iluminação, ventilação, calor, vestuário, higiene pessoal, e tudo o que causar uma impressão de limpeza. A padronização busca então manter os três primeiros S (organização, arrumação e limpeza) de forma contínua. A padronização, ou seja, a definição de métodos standard de trabalho é fundamental, por exemplo: Pintura das paredes, devem ser usados padrões de cores para cada setor, a sinalização também é bastante importante, letras claras e grandes, pisos, de tubulações, de alerta (tigrado), marcas no piso de onde deve ficar a lixeira, voltagem de cada tomada, indicadores de extintores de incêndio, itens móveis, tamanho das setas que estão sendo utilizadas, tipos de etiquetas, cores “padrões” de máquinas.
  • 16. A partir do estabelecimento do que é certo, fica fácil para o funcionário saber o que está errado. Exemplo: Pintamos no piso, ou há uma placa de identificação na parede do local de um equipamento móvel e identificamos o local e o equipamento. Cada equipamento deve contar com 2 pontos: facilidade para visualizar onde se encontra, facilidade para desenvolver para o local correto. A partir deste ponto, se o funcionário usa o equipamento e não o devolve ao local fica evidente que há uma anomalia. As anomalias devem saltar aos olhos devido ao processo de padronização. Outros aspectos de padronização são o cuidado com a higiene pessoal, com o uniforme, etc. A folha de verificação reflete o padrão de cada área. Fica fácil saber onde devemos atacar. A padronização busca criar “O estado de limpeza”. Não basta estar limpo, é necessário também parecer limpo. Devemos definir qual o padrão ideal para o nosso ambiente de trabalho, buscando, como objetivo, a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Devemos nos preocupar com a ambientação, quebrando o peso da área de trabalho, através de uso de aquários, plantas (auxiliam o relaxamento), salas dos funcionários, paisagens, em suma tudo aquilo que possa contribuir positivamente para um bom ambiente. Isto é uma forma de desacelerar as pessoas.
  • 17. Procedimentos: 1- Pensar e agir positivamente. 2- Manter bons hábitos e higiene pessoal. 3- Manter limpos e higienizados ambientes de uso comum. 4- Conservar ambiente de trabalho com aspecto agradável. 5- Evitar qualquer tipo de poluição. 6- Melhorar as condições de trabalho. Resultado: Cuidar da saúde tanto em casa como no trabalho.    
  • 18. SHITSUKE SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
  • 19. Significa auto-disciplina, educação, harmonia. A arte de fazer as coisas certas, naturalmente. Comprometimento com normas e padrões éticos, morais e técnicos e com a melhoria contínua ao nível pessoal e organizacional. Refere-se a padrões éticos e morais. Uma pessoa auto-disciplinada discute até o último momento mas, assim que a decisão for tomada, ela executa o combinado. Disciplina é a base de uma civilização e o mínimo para que a sociedade funcione em harmonia. A disciplina é o caminho para a melhoria do caráter dos funcionários. Nós enxergamos a disciplina nos 5S quando: Executamos a limpeza diária dos 3 minutos, como rotina; Fazemos a medição periódica, utilizando a folha de verificação e colocando os resultados no gráfico de controle; Quando não sujamos mais, e quando sujamos limpamos imediatamente; Quando devolvemos ao seu local os instrumento que utilizamos; Quando repintamos os letreiros que estão apagados e corrigimos a pintura do piso se aparecem falhas; E quando se quer fazer algo bem feito e com habilidade o que se deve fazer? Praticar! Repetir! Atletas repetem lances, o estudante que almeja uma vaga na Universidade, estuda, estuda e estuda. Artistas repetem ensaios. Disciplinar é praticar e praticar para que as pessoas façam a coisa certa naturalmente. É uma forma de criar bons hábitos. Disciplina é um processo de repetição e prática. Assim estaremos no caminho certo.
  • 20. Procedimentos: 1- Compartilhar visão e valores. 2- Educar para a criatividade. 3- Ter padrões simples. 4- Melhorar comunicação em geral. 5- Treinar com paciência e persistência. Resultado Interesse pelo melhoramento contínuo.
  • 21. Roteiro Sugestivo para implantar o 5S: 1ª etapa: equipe de implantação Formada por 3 pessoas, no mínimo, de diferentes setores da instituição e 1 pessoa da alta administração. A equipe tem que ter disponibilidade para conduzir o processo, orientar, esclarecer dúvidas e fazer visitas rotineiras de acompanhamento. 2ª etapa: Planejamento Equipe de implantação pode elaborar um cronograma, um plano de orientação, determinar as ferramentas que serão Utilizadas e dividir as atividades. As tarefas e as responsabilidades devem ser distribuídas e todos devem se comprometer com os prazos de cumprimento. 3ª etapa: Fotos e registros É importante registrar a situação atual da organização, em todas as áreas, especialmente onde forem percebidas necessidades de melhoria. Posteriormente, a equipe deve se reunir e discutir as falhas, as ações corretivas, dar sugestões de melhoria baseadas nas fotos. É importante a opinião de cada um, principalmente por que pertencem a áreas diferentes na empresa. 4ª etapa: Reunião A equipe pode convidar o pessoal da instituição para uma reunião, compartilhar os dados e mostrar o compromisso e a disposição para implantar o método. Nesta reunião, a equipe pode iniciar o trabalho de conscientização do pessoal, da importância do programa 5S para a melhoria do trabalho. A equipe também pode explicar os objetivos do trabalho, mostrar as vantagens do programa e os benefícios.
  • 22. 5ª Etapa: Implantação Após esta reunião de sensibilização do pessoal com a equipe responsável, o programa começa a ser efetivamente implantado. As responsabilidades são divididas de acordo com as áreas de trabalho, bem como os mapas de acompanhamento do trabalho. Em casa fase, o pessoal envolvido deve se reunir para definir as atividades, esclarecer as dúvidas, citar exemplos, etc. A interação da equipe com o pessoal envolvido é importante, para que não fiquem dúvidas a respeito do programa e para que tudo corra bem na fase seguinte. 6ª Etapa: Acompanhamento A equipe organizadora planeja e se organiza para fazer visitas nas áreas de implantação com pelo menos um membro da equipe Organizadora supervisionando a visita. Nas visitas, os quesitos necessários para a implantação do programa devem ser acordados, conforme a orientação do colaborador. Os pontos positivos, como os negativos devem ser apontados, pois o pessoal deve ser motivado a seguir as orientações. O ideal é que a equipe faça um mapa de acompanhamento mensal para verificar os benefícios, os resultados , as mudanças. É essencial que todos sigam o programa, desde os gerentes e diretores aos técnicos de apoio. Com o tempo, cada integrante vai diagnosticar a importância dos conceitos e de sua aplicação, tornando a metodologia um hábito no trabalho. Dessa forma, o sistema vai se consolidando, junto com o Sistema da Qualidade. Os técnicos e funcionários novos, que forem se incorporando à empresa, também se habituarão a aplicar os conceitos, uma vez que entrarem num sistema já implantado. A gerência, setor ou empresa deve também se responsabilizar por planejar reuniões periódicas com os membros da equipe para verificar como está sendo seguida cada fase do programa e as melhorias que podem ser feitas. Isso garante a motivação em sempre manter o hábito da metodologia e a manutenção do programa sempre implantado. Os treinamentos dos membros da equipe, técnicos e funcionários, deve ser periódico e o acompanhamento deve ser constante. Com os novos treinamentos, a equipe pode verificar os resultados, avaliações do pessoal, as melhoras e o que ainda pode ser feito. Também é uma oportunidade de reciclagem dos conhecimentos de cada um e harmonização da equipe.  
  • 23. Custo de Implantação do Método 5S: O custo para a implantação do programa não é alto e os recursos podem ser alocados do orçamento da empresa ou do setor. De acordo depoimentos de instituições em que com o método já foi implantado ou está em implantação, não houve dificuldades para o custeio ou necessidades de compra excessiva de itens. Algumas fases podem ter o custo mais elevado que outras, o que dependerá também do número de pessoas envolvidas no processo, do nível de compromisso da equipe, da estrutura física e da situação atual da empresa. Quanto mais rápido o pessoal se mobilizar para implantar o programa e se dedicar, menores serão tempo e gastos para implantar.
  • 24. Idéias principais do Método 5S : ‘ Se você sabe e não faz, é como se você não soubesse.” “ Os três primeiros Ss, ou seja, as 3 primeiras fases são a base para o sucesso da implantação do programa.” “ Ordenar é identificar.” “ O ambiente mais limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja.” “ Organização do pessoal reflete organização do ambiente.” “ Todo o trabalho tem de ser feito em equipe.” “ A tolerância também é uma ferramenta de trabalho, desde que usada na medida certa.”  
  • 25. RESULTADO: Não é possível e nem faz sentido discutir sobre o 5S isoladamente pois é uma ferramenta fundamental para girar a engrenagem do sistema e deve fazer parte da rotina diária de cada indivíduo seja empresa onde trabalha ou na sua casa. Pode se dizer que a essência do programa 5S está baseada na fé, somente quando o empregado acreditar que trabalhar em um local digno e se dispuser a melhorá-lo continuamente, ter-se-á compreendido a essência do 5S. A implantação do 5S é simples e os resultados já podem ser obtidos apenas com a implantação dos 3S iniciais, que impressionam muitos, pois trazem grandes mudanças, o que é altamente estimulante. O mais difícil é a manutenção e melhoria a longo prazo, mas é um desafio e isto que impulsiona o ser humano. No Brasil o 5S começou a ser implantado por cerca de 1991 e a sua prática tem produzido conseqüências visíveis no aumento da auto-estima, respeito ao próximo, ao ambiente e crescimento pessoal.  
  • 26. VIDEOS http://www.youtube.com/watch?v=z5Xrgvdglec http://www.youtube.com/watch?v=y_go54Tg_xw http://www.youtube.com/watch?v=b2UA0OlsIWI http://www.youtube.com/watch?v=DX1zcs4YR8k http://www.youtube.com/watch?v=fd3nfG8rMcQ
  • 27. FONTES   http:// www.spiner.com.br http:// qualidade-total-umc.blogspot.com http://www.informagroup.com.br / Videos : YOUTUBE  
  • 28. Grupo: Philip Lesniczki Martins Priscila Ferreira Milene de Assis