SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 29
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO  PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM  DOS ALUNOS DO ENSINO  FUNDAMENTAL E MÉDIO
1- OBJETIVO: Viabilizar a sistematização do trabalho a ser realizado pelos Técnicos de Avaliação e Acompanhamento do Ensino Fundamental e Médio (SEDUC), pelos Técnicos de Acompanhaemnto da Escola (DRE), visualizando de forma prática, passo a passo, o processo de Monitoramento e Avaliação, direcionando-o através dos instrumentos de acompanhamento e  utilizando-se de estratégias para intervenções necessárias .
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
                      ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELO TAE/DRE PARA MONITORAMENTO  E AVALIAÇÃO  “ IN LOCO ”   1.  Apresentar o Mapeamento Situacional da Unidade Escolar à Equipe Pedagógica. 2.  Realizar reunião de trabalho com a Equipe pedagógica da escola para: 2.1 Analisar quantitativamente os resultados das turmas/alunos que apresentarem baixo desempenho.  2.2 Verificar as intervenções realizadas pela U.E para melhoria dos resultados apresentados.
2 .3 Acompanhar as ações desenvolvidas pela equipe pedagógica no trabalho junto aos professores e alunos. 2.4 Dar suporte pedagógico à equipe da escola, visando fortalecer o trabalho desenvolvido por esta equipe junto aos professores e alunos.
1           CONSIDERAÇÕES Finais  G arantir um período por semana aos Técnicos de Acompanhamento da Escola, para realização de reuniões internas na sede da DRE e estudos semanais. Da mesma forma, faz-se necessário destinar uma semana de cada mês aos Técnicos de Acompanhamento da Escola para fechamento de relatórios, resoluções e pendências com relação ao acompanhamento realizado nas U.Es.         
Se necessário, o acompanhamento poderá ser realizado, ainda, por Assessores de Currículo, Técnicos da Gestão, Técnicos da Educação na Diversidade, entre outros, com o objetivo de subsidiar o desenvolvimento das estratégias presentes no Plano de Ação ou de fazer as intervenções necessárias ao cumprimento das metas.   
Finalmente, a Coordenadoria de Ensino Fundamental da DRE deverá elaborar e emitir relatório semestral, referente ao monitoramento e a avaliação da aprendizagem realizado pelos técnicos junto as UEs, evidenciando pontos significativos do monitoramento realizado nas escolas.  
INSTRUMENTOS
MONITORAMENTO DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO/SEDUC  A Matriz Diagnóstica/Seduc, deverá ser construída junto ao Técnico de Acompanhamento da Escola – TAAE, sob a Coordenação do Técnico de Acompanhamento e Avaliação do Ensino Fundamental e Médio/SEDUC, onde será consolidado as debilidades, ameaças, Fortalezas e oportunidades das Unidades Escolares na Diretoria Regional de Ensino, diagnosticadas através do acompanhamento.
Matriz Diagnóstica OPORTUNIDADES FORTALEZAS AMEAÇAS(externas)  FRAGILIDADES (internas)
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA ESCOLA SEMESTRAL / DRE Este instrumento objetiva avaliar o processo Pedagógico do Ensino Aprendizagem em sua complexidade, para que a Unidade Escolar possa dinamizar oportunidades de ação – reflexão – ação, partindo do princípio de que a realização da ação em si não é suficiente, mas como é feita a ação e os seu respectivos resultados. Portanto cada questão foi cuidadosamente elaborada, tendo em vista a não indução das respostas, para que o profissional da escola reflita efetivamente sobre sua prática, focando, o “como é feito” e não “se é feito”. Assim, o instrumento permitirá um acompanhamento permanente de toda a dinâmica organizacional da escola viabilizando uma redefinição das ações relacionadas ao processo educacional. Ressaltando que no bimestre em que este instrumento for utilizado como diagnosticador da funcionabilidade dos diversos segmentos da Escola, deverão ser levantada as possíveis intervenções de melhorias, as quais deverão ser acompanhadas e monitoradas no bimestre posterior.
Para preenchimento do formulário, cada questão geradora (a que será tabulada) está dividida em sub-questões, que por sua vez foram elaboradas para que o TAE tenha informações suficientes para averiguar o questionamento da questão geradora e atribuir um conceito sendo (1) Ótimo / (2) Bom / (3) Fraco.  As respostas das sub-questões serão registradas pelo TAE de maneira sintetizada e atribuindo um conceito de (+) para positivas e (-) para negativas, ou seja, se a resposta do profissional da escola for dentro do esperado será (+), caso contrário será (-). Ao ser preenchido todas as sub-questões será atribuído um valor na escala 1(  ), 2(  ) ou 3(  ). Ressaltamos que para o preenchimento desta ficha o TAE reunirá, o Gestor, os Coordenadores Pedagógicos, Orientador Educacional, representantes dos Professores (no mínimo 2), representantes dos Alunos, Comunidade e Pais, sendo observada a coerência e sintonia das colocações de cada profissional e representante.  As perguntas deverão ser lançadas para o grupo e não para uma pessoa especifica, no entanto deverá ser observado quem responde, quem não responde e como o grupo se articulará para responder os questionamentos, sendo que estes dados deverão ser registrados nas observações gerais.
3 (  ) 2 (  ) 1 (  ) GESTOR 1. O Diretor monitora regularmente os resultados da aprendizagem dos alunos e acompanha com freqüência o desempenho dos professores e suporte pedagógico?  1.21 Como a escola avalia os resultados destes índices? R.: 2.0 Como a escola se apropria dos índices de aprendizagem dos alunos? R.: 1.9 Como o Conselho de Classe é realizado na Unidade Escolar? R.: 1.8 A escola possui regimento interno? Como for articulado a sua construção?  R.: 1.7 Como a escola articula para que as decisões sejam tomadas democraticamente? R.: 1.6 O que evidência o bom relacionamento entre gestor, suporte pedagógico, corpo docente e dicente? R.: 1.5 Como são tratadas as questões administrativas na U.E.?  R.: 1.4 Quais os procedimentos adotados pela gestão da escola em relação a ausência de professores, afim de não prejudicar o cumprimento dos 200 dias letivos previstos no calendário escolar? R.: 1.3 Quais os procedimentos adotados pelo Diretor para a verificação e acompanhamento do trabalho dos professores e suporte pedagógico? R.: 1.2 Que medidas são adotadas pelo Diretor para elevar o desempenho acadêmico dos alunos? R.: 1.1 Como a escola constrói os objetivos suas metas, estratégias e o plano de ação?  R.: - + Sub – Questões
3 (  ) 2 (  ) 1 (  ) COORDENADOR PEDAGÓGICO 2. É assegurada a atuação do Coordenador Pedagógico nas suas atribuições? 2.6 Os professores são subsidiados nas suas dificuldades? Como? R.: 2.5  Como é articulado o cumprimento das ações acordadas no PPP? R.: 2.4 Como são trabalhadas as questões disciplinares dos alunos? R.: 2.3 Como o Coord. Pedagógico orienta o professor no planejamento? R.: 2.2  Mencione os assuntos relevantes discutidos nas respectivas reuniões. R.: 2.1  O  Coord. Pedagógico realiza reunião com professores?  Qual a periodicidade? R.: - + Sub – Questões 3 (  ) 2 (  ) 1 (  ) SUPORTE PEDAGÓGICO 3. O trabalho do suporte pedagógico está de acordo com os objetivos do PPP? 3.5 Como o Orientador Educacional e o Coord. Pedagógico integra os seus trabalho? R.: 3.4 Como é assegurado o cumprimento das ações acordadas no PPP? R.: 3.3 Qual a linha de ação do Orientador Educacional? R.: 3.2 Em que o suporte pedagógico se fundamenta para propor e intervir com ações de melhorias? R.: 3.1 Como é desenvolvido o trabalho do suporte pedagógico tendo em vista o alcance das metas e objetivos da Escola? R.: - + Sub – Questões
3 (  ) 2 (  ) 1 (  ) PROFESSOR 4. É manifestado o comprometimento dos professores com a aprendizagem dos alunos, objetivos e metas da Escola? 4.8 Como a avaliação do processo ensino – aprendizagem é percebida e apropriada pelos professores? R.: 4.7 Como a escola trabalha a formação de valores? R.: 4.6 Quais são os eixos norteadores dos projetos desenvolvidos na escola? R.: 4.5 Quais são as estratégias utilizadas pelos professores para se aproximarem do universo dos alunos? R.: 4.4 Com que freqüência os professores articulam atividades em outros espaços educativos e como é direcionado este trabalho? R.: 4.3 Que recursos são utilizados para atender as diferentes necessidades e ritmos dos alunos?  R.: 4.2 Quais as estratégias adotadas pelo professor para estimular e acompanhar os alunos com dificuldades de aprendizagem?  R.: 4.1 Como o professor intervém e elabora ações que podem contribuir para o sucesso dos alunos? R.: - + Sub – Questões
3 (  ) 2 (  ) 1 (  ) ALUNO 5. Os alunos demonstram comprometimento com a aprendizagem nas atividades realizadas? 5.10 Como os alunos percebem a avaliação do processo ensino e aprendizagem? R.: 5.9 Como é o relacionamento dos alunos com o corpo dicente e docente da escola? R.: 5.8 Como os alunos participam das decisões da escola? R.: 5.7 Como os alunos se posicionam frente ao Regimento Interno? R.: 5.6 Como é percebido o fator disciplina dos alunos? R.: 5.5 Como é o envolvimento dos alunos nas atividades propostas pela U.E.?  R.: 5.4 Quais são os maiores fatores que interferem no processo ensino aprendizagem dos alunos? R.: 5.3 O fator assiduidade dos alunos tem interferido na aprendizagem? R.: 5.2 Quais as disciplinas em que os alunos demonstram maior interesse? A que é atribuído este interesse?  R.: 5.1 Os alunos têm o habito de realizar atividades e trabalhos para casa? R.: - + Sub – Questões 3 (  ) 2 (  ) 1 (  ) COMUNIDADE 6. Há participação dos pais e comunidade na gestão da escola? 6.4 Pais e comunidade mantêm um contato direto com a escola por iniciativa própria? Como é feito este contato? 6.3 Como é promovido na escola o contato entre pais e professores? R.: 6.2 Como se dá a participação dos pais nas atividades escolares? R.: 6.1 Qual é o apoio da comunidade junto à escola? R.: - + Sub – Questões
3 (  ) 2 (  ) 1 (  ) QUESTIONÁRIO TÉCNICO 7.  Aspectos físicos / Organizacionais / Recursos Didáticos / Tecnológicos  7.15  O espaço físico favorece o bom desempenho das atividades? R.: 7.14 Possui Transcoder? R.: 7.13 Possui Data-Show? R.: 7.12 Possui Câmera Filmadora? R.: 7.11 Possui Câmera Digital? R.: 7.10 Possui Retro-projetor? R.: 7.9 Possui DVD? R.: 7.8 Possui Vídeo? R.: 7.7 Possui TV? R.: 7.6 Foram ministradas aulas de reforço ou plantão de dúvidas em horário extra-aula, os alunos participaram? R.: 7.5 As recomendações nutricionais são garantidas no lanche dos alunos, conforme as orientações do PNAE? R.: 7.4  A alimentação escolar é oferecida diariamente aos alunos? R.: 7.3  O transporte garantiu  a presença dos alunos durante o período de aula? R.: 7.2 O  transporte Escolar é assegurado aos alunos que residem em zona rural? R.: 7.1 Os alunos receberam o Livro didático no período certo? R.: - + Sub – Questões
Legenda:  1: ÓTIMO 2: BOM 3: FRACO Obs.: O técnico deverá sintetizar as respostas, pontuando as palavras-chaves.  3( ) 2 (  ) 1(  ) CONSIDERAÇÕES 8. Observações Gerais do Técnico de Acompanhamento da Escola 8.3 Em relação a sintonia e relacionamento da equipe  R.: 8.2 Em relação à conservação do patrimônio  R.: 8.1 Em relação à limpeza da Escola R.: - + Sub – Questões
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA ESCOLA  DRE/BIMESTRAL   O TAA/DRE irá consolidar os resultados das questões geradoras do Instrumento de Monitoramento e Avaliação Bimestral da Gestão da Escola, realizado nas Unidades de Ensino.
ESCOLAS: Nº. 3 2 1 6. Pais, alunos e comunidade local participam das ações educativas na escola ? ESCOLAS: Nº. 3 2 1 5. Os alunos demonstram interesse e resultados na aprendizagem em relação às atividades realizadas na escola ? ESCOLAS: Nº. 3 2 1 4. É efetivado na prática diária dos professores o comprometimento com a aprendizagem dos alunos, cumprindo objetivos e metas da Escola ? ESCOLAS: Nº. 3 2 1 3. O trabalho do suporte pedagógico está de acordo com os objetivos do PPP ? ESCOLAS: Nº. 3 2 1 2. É assegurada à disponibilidade do Coordenador Pedagógico para acompanhamento e orientação no planejamento das atividades do professor ? ESCOLAS: Nº. 3 2 1 1. Os Gestores monitoram regularmente os resultados da aprendizagem dos alunos e acompanham com freqüência o desempenho dos professores e suporte pedagógico?
MONITORAMENTO DA DRE/SEDUC (BIMESTRAL)  Este instrumento deverá ser preenchido pelo Técnico de Acompanhamento da Escola e encaminhado à Seduc; 07 06 05 04 03 02 01 RESULTADOS ALCANÇADOS PROVIDÊNCIAS TOMADAS DIFICULDADES ENCONTRADAS ANO/SERIE MODALIDADE UNIDADE ESCOLAR

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Portefolio Instrumento Supervisao
Portefolio Instrumento SupervisaoPortefolio Instrumento Supervisao
Portefolio Instrumento SupervisaoSamuel Branco
 
O papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores em s...
O papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores em s...O papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores em s...
O papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores em s...Portal QEdu
 
Por que usar indicadores de desempenho na Educação?
Por que usar indicadores de desempenho na Educação?Por que usar indicadores de desempenho na Educação?
Por que usar indicadores de desempenho na Educação?Elizabeth Fantauzzi
 
Cw 20141110102416
Cw 20141110102416Cw 20141110102416
Cw 201411101024167f14_15
 
Avaliação do Desempenho Docente
Avaliação do Desempenho DocenteAvaliação do Desempenho Docente
Avaliação do Desempenho DocenteAlan Ciriaco
 
ATPC Como Espaço de Formação - Avaliação
ATPC Como Espaço de Formação - AvaliaçãoATPC Como Espaço de Formação - Avaliação
ATPC Como Espaço de Formação - AvaliaçãoClaudia Elisabete Silva
 
Educação pré escolar avaliação das crianças e as metas de aprendizagem
Educação pré escolar avaliação das crianças e as metas de aprendizagemEducação pré escolar avaliação das crianças e as metas de aprendizagem
Educação pré escolar avaliação das crianças e as metas de aprendizagemMaria João Silva
 
Observação de aulas em parceria - uma experiência de formação
Observação de aulas em parceria - uma experiência de formação Observação de aulas em parceria - uma experiência de formação
Observação de aulas em parceria - uma experiência de formação Alexandra Carneiro
 
Avaliação na prática escolar: níveis e funções
Avaliação na prática escolar: níveis e funçõesAvaliação na prática escolar: níveis e funções
Avaliação na prática escolar: níveis e funçõesPaulo Alves de Araujo
 
Material para capacitação suportes pedagógicos 2011
Material para capacitação suportes pedagógicos 2011Material para capacitação suportes pedagógicos 2011
Material para capacitação suportes pedagógicos 2011Sme Otacílio Costa
 
10 Indicadores Para Uma Boa Escola Ramiro Marques
10 Indicadores Para Uma Boa Escola Ramiro Marques10 Indicadores Para Uma Boa Escola Ramiro Marques
10 Indicadores Para Uma Boa Escola Ramiro Marquesguest3d46ef
 
SUGESTÔES DE TEXTOS PARA ESTUDOS COLETIVOS- 2010
SUGESTÔES DE TEXTOS PARA ESTUDOS COLETIVOS- 2010SUGESTÔES DE TEXTOS PARA ESTUDOS COLETIVOS- 2010
SUGESTÔES DE TEXTOS PARA ESTUDOS COLETIVOS- 2010Doralice Jacinto da Silva
 
Avaliação do Desempenho Docente
Avaliação do Desempenho DocenteAvaliação do Desempenho Docente
Avaliação do Desempenho Docenteviviprof
 

Mais procurados (20)

Portefolio Instrumento Supervisao
Portefolio Instrumento SupervisaoPortefolio Instrumento Supervisao
Portefolio Instrumento Supervisao
 
O papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores em s...
O papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores em s...O papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores em s...
O papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores em s...
 
Por que usar indicadores de desempenho na Educação?
Por que usar indicadores de desempenho na Educação?Por que usar indicadores de desempenho na Educação?
Por que usar indicadores de desempenho na Educação?
 
Metodologia e didática
Metodologia e didáticaMetodologia e didática
Metodologia e didática
 
Cw 20141110102416
Cw 20141110102416Cw 20141110102416
Cw 20141110102416
 
Formador de formadores
Formador de formadoresFormador de formadores
Formador de formadores
 
Avaliação do Desempenho Docente
Avaliação do Desempenho DocenteAvaliação do Desempenho Docente
Avaliação do Desempenho Docente
 
ATPC Como Espaço de Formação - Avaliação
ATPC Como Espaço de Formação - AvaliaçãoATPC Como Espaço de Formação - Avaliação
ATPC Como Espaço de Formação - Avaliação
 
Educação pré escolar avaliação das crianças e as metas de aprendizagem
Educação pré escolar avaliação das crianças e as metas de aprendizagemEducação pré escolar avaliação das crianças e as metas de aprendizagem
Educação pré escolar avaliação das crianças e as metas de aprendizagem
 
Observação de aulas em parceria - uma experiência de formação
Observação de aulas em parceria - uma experiência de formação Observação de aulas em parceria - uma experiência de formação
Observação de aulas em parceria - uma experiência de formação
 
Avaliação e autoavaliação
Avaliação e autoavaliaçãoAvaliação e autoavaliação
Avaliação e autoavaliação
 
Livro dez questoes-pisa_2018 interessante
Livro dez questoes-pisa_2018 interessanteLivro dez questoes-pisa_2018 interessante
Livro dez questoes-pisa_2018 interessante
 
Avaliação na prática escolar: níveis e funções
Avaliação na prática escolar: níveis e funçõesAvaliação na prática escolar: níveis e funções
Avaliação na prática escolar: níveis e funções
 
Material para capacitação suportes pedagógicos 2011
Material para capacitação suportes pedagógicos 2011Material para capacitação suportes pedagógicos 2011
Material para capacitação suportes pedagógicos 2011
 
Folheto divulgacaof
Folheto divulgacaofFolheto divulgacaof
Folheto divulgacaof
 
Indicadores de Qualidade na Escola
Indicadores de Qualidade na EscolaIndicadores de Qualidade na Escola
Indicadores de Qualidade na Escola
 
10 Indicadores Para Uma Boa Escola Ramiro Marques
10 Indicadores Para Uma Boa Escola Ramiro Marques10 Indicadores Para Uma Boa Escola Ramiro Marques
10 Indicadores Para Uma Boa Escola Ramiro Marques
 
Pauta
PautaPauta
Pauta
 
SUGESTÔES DE TEXTOS PARA ESTUDOS COLETIVOS- 2010
SUGESTÔES DE TEXTOS PARA ESTUDOS COLETIVOS- 2010SUGESTÔES DE TEXTOS PARA ESTUDOS COLETIVOS- 2010
SUGESTÔES DE TEXTOS PARA ESTUDOS COLETIVOS- 2010
 
Avaliação do Desempenho Docente
Avaliação do Desempenho DocenteAvaliação do Desempenho Docente
Avaliação do Desempenho Docente
 

Semelhante a MonitoramentoEnsinoAprendizagem

Gestão escolar i papel do pcp
Gestão escolar i   papel do pcpGestão escolar i   papel do pcp
Gestão escolar i papel do pcpValdir Almeida
 
Análises de resultados SARESP 2021
Análises de resultados SARESP 2021Análises de resultados SARESP 2021
Análises de resultados SARESP 2021Claudinei Silva
 
Projeto_MAIA_Abacao_julho2021.pdf
Projeto_MAIA_Abacao_julho2021.pdfProjeto_MAIA_Abacao_julho2021.pdf
Projeto_MAIA_Abacao_julho2021.pdfOlivia Moreira
 
PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DAS ESCOLAS E SEDE DA 12ª GR...
PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DAS ESCOLAS E SEDE DA 12ª GR...PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DAS ESCOLAS E SEDE DA 12ª GR...
PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DAS ESCOLAS E SEDE DA 12ª GR...AlexandrePanta2
 
Guia do Especialista
Guia do EspecialistaGuia do Especialista
Guia do EspecialistaFabipedagoga
 
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS_MATEMATICA.pdf
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS_MATEMATICA.pdfPLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS_MATEMATICA.pdf
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS_MATEMATICA.pdfWeslleyDias8
 
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS.pdf
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS.pdfPLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS.pdf
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS.pdfAntonio Burnat
 
Modelo Auto AvaliaçãO Da Biblioteca Escolar
Modelo Auto AvaliaçãO Da Biblioteca EscolarModelo Auto AvaliaçãO Da Biblioteca Escolar
Modelo Auto AvaliaçãO Da Biblioteca Escolarmizedomingues
 
IGE 08 09 Tópicos
IGE 08 09 TópicosIGE 08 09 Tópicos
IGE 08 09 Tópicosameliafig
 
Ige 08 09 Topicos
Ige 08 09 TopicosIge 08 09 Topicos
Ige 08 09 Topicosameliafig
 
Orientativo pefe 2018 (1)
Orientativo pefe 2018 (1)Orientativo pefe 2018 (1)
Orientativo pefe 2018 (1)Gleibiane Silva
 

Semelhante a MonitoramentoEnsinoAprendizagem (20)

Gestão de resultados na educação pública.pdf
Gestão de resultados na educação pública.pdfGestão de resultados na educação pública.pdf
Gestão de resultados na educação pública.pdf
 
Guia elaboracao mat[1]
Guia elaboracao mat[1]Guia elaboracao mat[1]
Guia elaboracao mat[1]
 
Gestão escolar i papel do pcp
Gestão escolar i   papel do pcpGestão escolar i   papel do pcp
Gestão escolar i papel do pcp
 
64470 olimpio camargo prof 2014630 (1)
64470 olimpio camargo prof 2014630 (1)64470 olimpio camargo prof 2014630 (1)
64470 olimpio camargo prof 2014630 (1)
 
Análises de resultados SARESP 2021
Análises de resultados SARESP 2021Análises de resultados SARESP 2021
Análises de resultados SARESP 2021
 
Estrutura plano de ação
Estrutura plano de açãoEstrutura plano de ação
Estrutura plano de ação
 
Sala de educador_02_03_2015 (2)
Sala de educador_02_03_2015 (2)Sala de educador_02_03_2015 (2)
Sala de educador_02_03_2015 (2)
 
Projeto_MAIA_Abacao_julho2021.pdf
Projeto_MAIA_Abacao_julho2021.pdfProjeto_MAIA_Abacao_julho2021.pdf
Projeto_MAIA_Abacao_julho2021.pdf
 
PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DAS ESCOLAS E SEDE DA 12ª GR...
PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DAS ESCOLAS E SEDE DA 12ª GR...PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DAS ESCOLAS E SEDE DA 12ª GR...
PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DAS ESCOLAS E SEDE DA 12ª GR...
 
-guia especialista vf.indd
-guia especialista vf.indd-guia especialista vf.indd
-guia especialista vf.indd
 
Guia do Especialista
Guia do EspecialistaGuia do Especialista
Guia do Especialista
 
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS_MATEMATICA.pdf
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS_MATEMATICA.pdfPLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS_MATEMATICA.pdf
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS_MATEMATICA.pdf
 
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS.pdf
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS.pdfPLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS.pdf
PLANO_DE_CURSO_2022_ANOS_FINAIS.pdf
 
Av Prof.Ccap
Av Prof.CcapAv Prof.Ccap
Av Prof.Ccap
 
Modelo Auto AvaliaçãO Da Biblioteca Escolar
Modelo Auto AvaliaçãO Da Biblioteca EscolarModelo Auto AvaliaçãO Da Biblioteca Escolar
Modelo Auto AvaliaçãO Da Biblioteca Escolar
 
Ppt0000019
Ppt0000019Ppt0000019
Ppt0000019
 
IGE 08 09 Tópicos
IGE 08 09 TópicosIGE 08 09 Tópicos
IGE 08 09 Tópicos
 
Ige 08 09 Topicos
Ige 08 09 TopicosIge 08 09 Topicos
Ige 08 09 Topicos
 
Orientativo pefe 2018 (1)
Orientativo pefe 2018 (1)Orientativo pefe 2018 (1)
Orientativo pefe 2018 (1)
 
Matematica
MatematicaMatematica
Matematica
 

MonitoramentoEnsinoAprendizagem

  • 1. Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda
  • 2. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
  • 3. 1- OBJETIVO: Viabilizar a sistematização do trabalho a ser realizado pelos Técnicos de Avaliação e Acompanhamento do Ensino Fundamental e Médio (SEDUC), pelos Técnicos de Acompanhaemnto da Escola (DRE), visualizando de forma prática, passo a passo, o processo de Monitoramento e Avaliação, direcionando-o através dos instrumentos de acompanhamento e utilizando-se de estratégias para intervenções necessárias .
  • 4.
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11.                      ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELO TAE/DRE PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO “ IN LOCO ”   1. Apresentar o Mapeamento Situacional da Unidade Escolar à Equipe Pedagógica. 2. Realizar reunião de trabalho com a Equipe pedagógica da escola para: 2.1 Analisar quantitativamente os resultados das turmas/alunos que apresentarem baixo desempenho. 2.2 Verificar as intervenções realizadas pela U.E para melhoria dos resultados apresentados.
  • 12. 2 .3 Acompanhar as ações desenvolvidas pela equipe pedagógica no trabalho junto aos professores e alunos. 2.4 Dar suporte pedagógico à equipe da escola, visando fortalecer o trabalho desenvolvido por esta equipe junto aos professores e alunos.
  • 13. 1          CONSIDERAÇÕES Finais  G arantir um período por semana aos Técnicos de Acompanhamento da Escola, para realização de reuniões internas na sede da DRE e estudos semanais. Da mesma forma, faz-se necessário destinar uma semana de cada mês aos Técnicos de Acompanhamento da Escola para fechamento de relatórios, resoluções e pendências com relação ao acompanhamento realizado nas U.Es.         
  • 14. Se necessário, o acompanhamento poderá ser realizado, ainda, por Assessores de Currículo, Técnicos da Gestão, Técnicos da Educação na Diversidade, entre outros, com o objetivo de subsidiar o desenvolvimento das estratégias presentes no Plano de Ação ou de fazer as intervenções necessárias ao cumprimento das metas.  
  • 15. Finalmente, a Coordenadoria de Ensino Fundamental da DRE deverá elaborar e emitir relatório semestral, referente ao monitoramento e a avaliação da aprendizagem realizado pelos técnicos junto as UEs, evidenciando pontos significativos do monitoramento realizado nas escolas.  
  • 17. MONITORAMENTO DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO/SEDUC A Matriz Diagnóstica/Seduc, deverá ser construída junto ao Técnico de Acompanhamento da Escola – TAAE, sob a Coordenação do Técnico de Acompanhamento e Avaliação do Ensino Fundamental e Médio/SEDUC, onde será consolidado as debilidades, ameaças, Fortalezas e oportunidades das Unidades Escolares na Diretoria Regional de Ensino, diagnosticadas através do acompanhamento.
  • 18. Matriz Diagnóstica OPORTUNIDADES FORTALEZAS AMEAÇAS(externas) FRAGILIDADES (internas)
  • 19. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA ESCOLA SEMESTRAL / DRE Este instrumento objetiva avaliar o processo Pedagógico do Ensino Aprendizagem em sua complexidade, para que a Unidade Escolar possa dinamizar oportunidades de ação – reflexão – ação, partindo do princípio de que a realização da ação em si não é suficiente, mas como é feita a ação e os seu respectivos resultados. Portanto cada questão foi cuidadosamente elaborada, tendo em vista a não indução das respostas, para que o profissional da escola reflita efetivamente sobre sua prática, focando, o “como é feito” e não “se é feito”. Assim, o instrumento permitirá um acompanhamento permanente de toda a dinâmica organizacional da escola viabilizando uma redefinição das ações relacionadas ao processo educacional. Ressaltando que no bimestre em que este instrumento for utilizado como diagnosticador da funcionabilidade dos diversos segmentos da Escola, deverão ser levantada as possíveis intervenções de melhorias, as quais deverão ser acompanhadas e monitoradas no bimestre posterior.
  • 20. Para preenchimento do formulário, cada questão geradora (a que será tabulada) está dividida em sub-questões, que por sua vez foram elaboradas para que o TAE tenha informações suficientes para averiguar o questionamento da questão geradora e atribuir um conceito sendo (1) Ótimo / (2) Bom / (3) Fraco. As respostas das sub-questões serão registradas pelo TAE de maneira sintetizada e atribuindo um conceito de (+) para positivas e (-) para negativas, ou seja, se a resposta do profissional da escola for dentro do esperado será (+), caso contrário será (-). Ao ser preenchido todas as sub-questões será atribuído um valor na escala 1( ), 2( ) ou 3( ). Ressaltamos que para o preenchimento desta ficha o TAE reunirá, o Gestor, os Coordenadores Pedagógicos, Orientador Educacional, representantes dos Professores (no mínimo 2), representantes dos Alunos, Comunidade e Pais, sendo observada a coerência e sintonia das colocações de cada profissional e representante. As perguntas deverão ser lançadas para o grupo e não para uma pessoa especifica, no entanto deverá ser observado quem responde, quem não responde e como o grupo se articulará para responder os questionamentos, sendo que estes dados deverão ser registrados nas observações gerais.
  • 21. 3 ( ) 2 ( ) 1 ( ) GESTOR 1. O Diretor monitora regularmente os resultados da aprendizagem dos alunos e acompanha com freqüência o desempenho dos professores e suporte pedagógico? 1.21 Como a escola avalia os resultados destes índices? R.: 2.0 Como a escola se apropria dos índices de aprendizagem dos alunos? R.: 1.9 Como o Conselho de Classe é realizado na Unidade Escolar? R.: 1.8 A escola possui regimento interno? Como for articulado a sua construção? R.: 1.7 Como a escola articula para que as decisões sejam tomadas democraticamente? R.: 1.6 O que evidência o bom relacionamento entre gestor, suporte pedagógico, corpo docente e dicente? R.: 1.5 Como são tratadas as questões administrativas na U.E.? R.: 1.4 Quais os procedimentos adotados pela gestão da escola em relação a ausência de professores, afim de não prejudicar o cumprimento dos 200 dias letivos previstos no calendário escolar? R.: 1.3 Quais os procedimentos adotados pelo Diretor para a verificação e acompanhamento do trabalho dos professores e suporte pedagógico? R.: 1.2 Que medidas são adotadas pelo Diretor para elevar o desempenho acadêmico dos alunos? R.: 1.1 Como a escola constrói os objetivos suas metas, estratégias e o plano de ação? R.: - + Sub – Questões
  • 22. 3 ( ) 2 ( ) 1 ( ) COORDENADOR PEDAGÓGICO 2. É assegurada a atuação do Coordenador Pedagógico nas suas atribuições? 2.6 Os professores são subsidiados nas suas dificuldades? Como? R.: 2.5 Como é articulado o cumprimento das ações acordadas no PPP? R.: 2.4 Como são trabalhadas as questões disciplinares dos alunos? R.: 2.3 Como o Coord. Pedagógico orienta o professor no planejamento? R.: 2.2 Mencione os assuntos relevantes discutidos nas respectivas reuniões. R.: 2.1 O Coord. Pedagógico realiza reunião com professores? Qual a periodicidade? R.: - + Sub – Questões 3 ( ) 2 ( ) 1 ( ) SUPORTE PEDAGÓGICO 3. O trabalho do suporte pedagógico está de acordo com os objetivos do PPP? 3.5 Como o Orientador Educacional e o Coord. Pedagógico integra os seus trabalho? R.: 3.4 Como é assegurado o cumprimento das ações acordadas no PPP? R.: 3.3 Qual a linha de ação do Orientador Educacional? R.: 3.2 Em que o suporte pedagógico se fundamenta para propor e intervir com ações de melhorias? R.: 3.1 Como é desenvolvido o trabalho do suporte pedagógico tendo em vista o alcance das metas e objetivos da Escola? R.: - + Sub – Questões
  • 23. 3 ( ) 2 ( ) 1 ( ) PROFESSOR 4. É manifestado o comprometimento dos professores com a aprendizagem dos alunos, objetivos e metas da Escola? 4.8 Como a avaliação do processo ensino – aprendizagem é percebida e apropriada pelos professores? R.: 4.7 Como a escola trabalha a formação de valores? R.: 4.6 Quais são os eixos norteadores dos projetos desenvolvidos na escola? R.: 4.5 Quais são as estratégias utilizadas pelos professores para se aproximarem do universo dos alunos? R.: 4.4 Com que freqüência os professores articulam atividades em outros espaços educativos e como é direcionado este trabalho? R.: 4.3 Que recursos são utilizados para atender as diferentes necessidades e ritmos dos alunos? R.: 4.2 Quais as estratégias adotadas pelo professor para estimular e acompanhar os alunos com dificuldades de aprendizagem? R.: 4.1 Como o professor intervém e elabora ações que podem contribuir para o sucesso dos alunos? R.: - + Sub – Questões
  • 24. 3 ( ) 2 ( ) 1 ( ) ALUNO 5. Os alunos demonstram comprometimento com a aprendizagem nas atividades realizadas? 5.10 Como os alunos percebem a avaliação do processo ensino e aprendizagem? R.: 5.9 Como é o relacionamento dos alunos com o corpo dicente e docente da escola? R.: 5.8 Como os alunos participam das decisões da escola? R.: 5.7 Como os alunos se posicionam frente ao Regimento Interno? R.: 5.6 Como é percebido o fator disciplina dos alunos? R.: 5.5 Como é o envolvimento dos alunos nas atividades propostas pela U.E.? R.: 5.4 Quais são os maiores fatores que interferem no processo ensino aprendizagem dos alunos? R.: 5.3 O fator assiduidade dos alunos tem interferido na aprendizagem? R.: 5.2 Quais as disciplinas em que os alunos demonstram maior interesse? A que é atribuído este interesse? R.: 5.1 Os alunos têm o habito de realizar atividades e trabalhos para casa? R.: - + Sub – Questões 3 ( ) 2 ( ) 1 ( ) COMUNIDADE 6. Há participação dos pais e comunidade na gestão da escola? 6.4 Pais e comunidade mantêm um contato direto com a escola por iniciativa própria? Como é feito este contato? 6.3 Como é promovido na escola o contato entre pais e professores? R.: 6.2 Como se dá a participação dos pais nas atividades escolares? R.: 6.1 Qual é o apoio da comunidade junto à escola? R.: - + Sub – Questões
  • 25. 3 ( ) 2 ( ) 1 ( ) QUESTIONÁRIO TÉCNICO 7. Aspectos físicos / Organizacionais / Recursos Didáticos / Tecnológicos 7.15 O espaço físico favorece o bom desempenho das atividades? R.: 7.14 Possui Transcoder? R.: 7.13 Possui Data-Show? R.: 7.12 Possui Câmera Filmadora? R.: 7.11 Possui Câmera Digital? R.: 7.10 Possui Retro-projetor? R.: 7.9 Possui DVD? R.: 7.8 Possui Vídeo? R.: 7.7 Possui TV? R.: 7.6 Foram ministradas aulas de reforço ou plantão de dúvidas em horário extra-aula, os alunos participaram? R.: 7.5 As recomendações nutricionais são garantidas no lanche dos alunos, conforme as orientações do PNAE? R.: 7.4 A alimentação escolar é oferecida diariamente aos alunos? R.: 7.3 O transporte garantiu a presença dos alunos durante o período de aula? R.: 7.2 O transporte Escolar é assegurado aos alunos que residem em zona rural? R.: 7.1 Os alunos receberam o Livro didático no período certo? R.: - + Sub – Questões
  • 26. Legenda: 1: ÓTIMO 2: BOM 3: FRACO Obs.: O técnico deverá sintetizar as respostas, pontuando as palavras-chaves. 3( ) 2 ( ) 1( ) CONSIDERAÇÕES 8. Observações Gerais do Técnico de Acompanhamento da Escola 8.3 Em relação a sintonia e relacionamento da equipe R.: 8.2 Em relação à conservação do patrimônio R.: 8.1 Em relação à limpeza da Escola R.: - + Sub – Questões
  • 27. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA ESCOLA DRE/BIMESTRAL O TAA/DRE irá consolidar os resultados das questões geradoras do Instrumento de Monitoramento e Avaliação Bimestral da Gestão da Escola, realizado nas Unidades de Ensino.
  • 28. ESCOLAS: Nº. 3 2 1 6. Pais, alunos e comunidade local participam das ações educativas na escola ? ESCOLAS: Nº. 3 2 1 5. Os alunos demonstram interesse e resultados na aprendizagem em relação às atividades realizadas na escola ? ESCOLAS: Nº. 3 2 1 4. É efetivado na prática diária dos professores o comprometimento com a aprendizagem dos alunos, cumprindo objetivos e metas da Escola ? ESCOLAS: Nº. 3 2 1 3. O trabalho do suporte pedagógico está de acordo com os objetivos do PPP ? ESCOLAS: Nº. 3 2 1 2. É assegurada à disponibilidade do Coordenador Pedagógico para acompanhamento e orientação no planejamento das atividades do professor ? ESCOLAS: Nº. 3 2 1 1. Os Gestores monitoram regularmente os resultados da aprendizagem dos alunos e acompanham com freqüência o desempenho dos professores e suporte pedagógico?
  • 29. MONITORAMENTO DA DRE/SEDUC (BIMESTRAL) Este instrumento deverá ser preenchido pelo Técnico de Acompanhamento da Escola e encaminhado à Seduc; 07 06 05 04 03 02 01 RESULTADOS ALCANÇADOS PROVIDÊNCIAS TOMADAS DIFICULDADES ENCONTRADAS ANO/SERIE MODALIDADE UNIDADE ESCOLAR